• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO FINAL FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor Dr. Vitor Rhein Schirato

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO FINAL FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor Dr. Vitor Rhein Schirato"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO FINAL FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 2020 - Professor Dr. Vitor Rhein Schirato

Orientações gerais

Esta avaliação está disponível para leitura e resposta entre 07:25 do dia 19 de junho de 2020 e 07:25 do dia 20 de junho de 2020, no ambiente virtual (Moodle) da disciplina “Funções Administrativas”, ministrada em 2020.

Cada uma das questões abaixo poderá ter atribuída a nota máxima de 5,0 (cinco) pontos. A prova tem valor máximo de 10 (dez) pontos, com peso 6 (seis) no cálculo da média final.

Para a elaboração de sua resposta, considere o seguinte material de apoio disponibilizado na plataforma Moodle:

GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988, 17ª ed.. São Paulo: Malheiros, 2015. pp.126-132.

MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno, 19ª ed.. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015. pp. 376-379.

SCHIRATO, Vitor Rhein. A Noção de Serviço Público em Regime de Competição. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. pp. 192-201.

A elaboração da prova deverá ser limitada em até 4 (quatro) laudas, observado a formatação Times 12 e Espaçamento 1,5. Serão desconsiderados na correção quaisquer trechos que excedam este limite.

As respostas deverão ser elaboradas em arquivo no formato .pdf e enviadas pela plataforma Moodle, em link ali indicado, dentro do prazo de duração da prova. Não serão aceitos envios após o prazo. Ao nomear o arquivo para upload, adote a seguinte nomenclatura: NomeSobrenome-ProvaFinalFunções

Questões 01

Diante do posicionamento doutrinário de EROS ROBERTO GRAU, ODETE MEDAUAR e

VITOR RHEIN SCHIRATO (disponibilizados na plataforma Moodle), discuta se a prestação

de serviços de transporte intermunicipal de cargas consiste em serviço público, indicando os elementos que justificam a caracterização jurídica desta atividade nos termos da Constituição Federal. Considerando sua análise, avalie, ainda, se é possível estabelecer uma exigência legal de autorização do Poder Público para o exercício desta atividade.

(2)

02

O cenário pandêmico instalado com a propagação da Covid-19 pelo País tem exigido empenho das autoridades do distante Município de Ribeirão Azul. Ainda sem casos confirmados, o prefeito azul-ribeirense já se desespera com a possibilidade de ocupação do único leito de tratamento médico intensivo disponível na cidade.

Diversas medidas têm sido tomadas para a implementação de políticas públicas de prevenção à disseminação da doença na cidade. Logo quando ocorreram os primeiros casos de contaminação comunitária no Brasil, foi aprovada na Câmara Municipal de Ribeirão Azul a Lei 1.234/2020 (adiante reproduzida na íntegra).

A Prefeitura de Ribeirão Azul também tomou rápidas providências: (i) expediu o Decreto 9.001/2020 para determinar o uso obrigatório de máscaras em ambientes públicos ou com circulação superior a 10 (dez) pessoas; e (ii) editou o Decreto 9.002/2020, alterando o Decreto 9.001/2020 para obrigar estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais a adotar condições sanitárias mínimas para a prevenção do alastramento da doença. A íntegra dos decretos está reproduzida adiante.

Maria também está apreensiva com a evolução da pandemia. Ela é síndica do Condomínio Edifício Ville D’Or, localizado na região central de Ribeirão Azul, e logo buscou implementar todas as medidas necessárias para atender a legislação e proteger os condôminos de qualquer potencial foco de propagação da Covid-19. Foram instaladas comunicações de conscientização e orientações sobre melhores práticas de prevenção ao contágio, disponibilizados álcool em gel em todas as áreas comuns do edifício e um novo protocolo foi adotado na portaria para medir a temperatura corporal de visitantes.

Na última semana, um servidor da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de Ribeirão Preto compareceu no condomínio para fiscalizar as medidas adotadas em cumprimento da legislação. Todos as exigências legais estavam sendo conferidas como cumpridas pelo fiscal até que um condômino, em meio à fiscalização, foi visto sem usar máscara. O servidor da Secretaria de Ordem Pública emitiu imediatamente um auto de infração e estabeleceu multa nos termos do Decreto 9.001/2020.

Não bastasse, o fiscal entendeu que não estava sendo cumprido determinada exigência de prevenção de emergências médicas. A razão, argumentou a fiscalização, é que o portão da garagem subterrânea do condomínio não tem dimensões para receber uma ambulância dentro da garagem em situação de resgate – esta obstrução de acesso caracterizaria descumprimento do artigo 9º do Decreto 9.001/2020. Apesar do portão de entrada térrea comportar as dimensões exigidas para o acesso de uma ambulância, o fiscal entendeu por autuar o condomínio.

Inconformada, Maria procura advogado para avaliar a legalidade das autuações recebidas, bem como a validade jurídica das normas infralegais que estabelecem essas obrigações que nem mesmo a diligente síndica foi capaz de cumprir.

Avalie as circunstâncias do caso e, na posição de advogado contratado por Maria, elabore orientações a respeito licitude dos atos normativos e fiscalizatórios praticados pelos agentes de Ribeirão Azul.

(3)

LEI MUNICIPAL Nº 1.234, DE 15 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre medidas de proteção da saúde pública para o enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Ribeirão Azul.

O Prefeito do Município de Ribeirão Azul, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, nos termos do seu Regimento Interno, decretou e eu promulgo a seguinte lei:

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre medidas de proteção da saúde pública para o enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Ribeirão Azul.

Art. 2º Fica o Prefeito Municipal de Ribeirão Azul autorizado decretar quarentena no Município de Ribeirão Azul, consistente em restrição de atividades de maneira a evitar a possível contaminação ou propagação do coronavírus, nos termos a serem regulamentados por decreto.

Art. 3º No caso de decretação de quarentena no Município de Ribeirão Azul, fica o Prefeito Municipal de Ribeirão Azul autorizado a estabelecer por decreto normas de medidas de proteção de saúde pública, bem como condições de fiscalização e sanção das medidas estabelecidas.

Art. 4º As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 15 de março de 2020. PREFEITO

(4)

DECRETO MUNICIPAL Nº 9.001, DE 16 DE MARÇO DE 2020

Regulamenta a Lei nº 1.234, de 15 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de proteção da saúde pública para o enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Ribeirão Azul e determina normas de prevenção individual ao contágio.

O Prefeito do Município de Ribeirão Azul, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

CONSIDERANDO o disposto na Lei nº 1.234, de 15 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de proteção da saúde pública para o enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Ribeirão Azul;

CONSIDERANDO a necessidade de se conter a disseminação da COVID-19 e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde;

D E C R E T A:

Art. 1º Este decreto regulamenta o disposto na Lei nº 1.234, de 15 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de proteção da saúde pública para o enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Ribeirão Azul e determina normas de prevenção individual ao contágio.

Art. 2º Fica decretada medida de quarentena no Município de Ribeirão Azul, consistente em restrição de atividades de maneira a evitar a possível contaminação ou propagação do coronavírus, nos termos deste decreto.

Art. 3º Enquanto perdurar a medida de quarentena instituída por este Decreto, fica determinado o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, preferencialmente de uso não profissional:

I - nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população;

II - no interior de:

a) estabelecimentos que executem atividades essenciais, por consumidores, fornecedores, clientes, empregados e colaboradores;

b) em repartições públicas estaduais, pela população, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares; e

c) em áreas comuns de condomínios residenciais e comerciais.

Art. 4º Os estabelecimentos comerciais, de serviços e similares abertos ao público em geral e condomínios residenciais e comerciais, no âmbito do Município de Ribeirão Azul, deverão condicionar o uso de máscara para o ingresso e a permanência de seus consumidores em seus estabelecimentos.

Art. 5º A obrigatoriedade de uso de máscara nos espaços e logradouros públicos estabelecida pelo disposto neste decreto deverá ser fiscalizada pelos agentes da guarda civil municipal.

(5)

Parágrafo Únicoº Poderão os agentes da guarda civil municipal impor multa aos infratores das normas deste decreto no valor de 1 (um) salário mínimo.

Art. 6º. Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO AZUL, aos 16 de março de 2020. PREFEITO

(6)

DECRETO MUNICIPAL Nº 9.002, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Altera o Decreto Municipal n.º 9.001, de 16 de março de 2020, que regulamenta a Lei nº 1.234, de 15 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de proteção da saúde pública para o enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Ribeirão Azul e determina normas de prevenção individual ao contágio. O Prefeito do Município de Ribeirão Azul, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

CONSIDERANDO o disposto na Lei nº 1.234, de 15 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de proteção da saúde pública para o enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Município de Ribeirão Azul e determina normas de prevenção individual ao contágio;

CONSIDERANDO a necessidade de se conter a disseminação da COVID-19 e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde;

D E C R E T A:

Art. 1º O Decreto Municipal n.º 9.001, de 16 de março de 2020, passa a incluir os artigos 7º, 8º, 9º e 10º, de acordo com a seguinte redação:

“Art. 7º Os estabelecimentos comerciais, de serviços e similares abertos ao público em geral, bem como as áreas comuns de edificações de condomínios residenciais e municipais no âmbito do Município de Ribeirão Azul, deverão disponibilizar recipientes abastecidos com álcool em gel 70% ou produto similar para a higienização das mãos dos funcionários, colaboradores, frequentadores ou consumidores.

Art. 8º A distribuição de álcool gel 70% será disponibilizada aos frequentadores e/ou consumidores dos estabelecimentos, em recipientes localizados em local visível e de fácil acesso, preferencialmente próximo da entrada e saída.

Art. 9º Deverão ser livres os acessos dos serviços médicos e de socorro do Município de Ribeirão Azul nos estabelecimentos comerciais, de serviços e similares abertos ao público em geral, bem como as áreas comuns de edificações de condomínios residenciais e municipais no âmbito do Município de Ribeirão Azul.

Art. 10º Incumbirá à Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Município de Ribeirão Azul fiscalizar o cumprimento das disposições dos artigos 7º, 8º e 9º acima.”

Art. 2º. O artigo 6º do Decreto Municipal n.º 9.001, de 16 de março de 2020, passará a ser numerado como artigo 11.

(7)

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO AZUL, aos 17 de março de 2020. PREFEITO

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. B) vida cotidiana das pessoas mais escolarizadas. C) liberdade da imprensa nos países desenvolvidos. D) importância

A presente licitação tem por objeto Contratação de empresa especializada para locação dos seguintes equipamentos de precisão para topografia: Estação Total,

Lamentamos, desde já, o sucedido e agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção, pois a melhoria contínua dos nossos serviços passa também

O módulo de controle fuzzy implementa o subsistema que controla a direção e a velocidade do robô móvel durante o percurso da rota de navegação, considerando-se que o robô só

Apesar de haver enca- minhamento médico para atendimento ambulatorial em 53,3% (89/167 - dados referentes a 2 pacientes não foram fornecidos) dos casos, apenas 16% (27/169)

Estudos são necessários a m de encontrar alternativas para o controle das plantas de soja voluntárias, assim, o objetivo do estudo foi avaliar a e ciência de herbicidas utilizados

Você será capaz de captar esses sons e muito mais, mas como mais um implante coclear pode afetá-lo.. Mais claramente, você terá uma maior percepção dos sons ao