• Nenhum resultado encontrado

PROF. 1 o ANO SOCIOLOGIA PADRÃO VOL. IV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROF. 1 o ANO SOCIOLOGIA PADRÃO VOL. IV"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

Direção Executiva:

Fabio Benites

Gestão Editorial:

Maria Izadora Zarro

Diagramação, Ilustração

de capa e Projeto Gráfico:

Alan Gilles Mendes

Alex França

Dominique Coutinho

Erlon Pedro Pereira

Estevão Cavalcante

Paulo Henrique de Leão

Estagiários:

Amanda Silva

Fabio Rodrigues

Gustavo Macedo

Lucas Araújo

Irium Editora Ltda

Rua Desembargador Izidro,

n

o

114 - Tijuca - RJ

CEP: 20521-160

Fone: (21) 2560-1349

www.irium.com.br

Biologia:

Filosofia:

Física:

Geografia:

História:

Leitura e Produção:

Língua Espanhola:

Língua Inglesa:

Língua Portuguesa:

Literatura:

Matemática:

Química:

Sociologia:

Língua Espanhola:

Língua Inglesa:

Matemática:

Química:

Autores:

Atualizações:

Alexandre Bandeira

Gustavo Bertoche

Wilmington Collyer

Gonzalo Lopez

Roberto José Alves

Vinícius Carvalho

Mizael Souza

Caroline Carvalho

Vinícius Carvalho

Vinícius Carvalho

Ricardo Viz

André Ventura

Anne Nunes

Karina Paim

Maria Izadora Zarro

Gabriella Moreira

Beattriz Guedes

(3)

uma proposta de educação exigente e plural.

Neste livro, você encontrará uma teoria na medida certa, focada nas informações mais importantes hoje em dia, e muitos exercícios para fortalecer sua aprendizagem e preparação para os desafios futuros.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este livro?

Todo capítulo inicia com uma capa, onde você encontrará uma imagem ilustrativa e os objetivos de aprendizagem. Estes resumem o que queremos que você aprenda. Quando chegar no final do capítulo, se você quiser saber se aprendeu o que é realmente importante, volte na capa e verifique se alcançou cada um dos objetivos propostos.

Antes de entrarmos na teoria, em cada capítulo, você encontrará uma contextualização. Ela funcio-na para mostrar para você porque o assunto é importante e como você poderá usar esse conhecimento no seu dia a dia.

(4)

No meio do caderno, quando estiver estudando, você encontrará inserções com informações rele-vantes e que “conversam” com portais da Irium Educação. É o caso do box Como pode cair no ENEM?, que trazem temas conectados ao assunto do capítulo e propõem questões do ENEM ou com o estilo da prova. Você poderá resolver os exercícios no seu caderno ou acessar o portal comopodecairnoenem. com.br. Lá você também encontrará todas essas questões resolvidas em vídeo.

Outra inserção interessante, que visa oferecer mais conhecimento relevante, é o 4News. Nessa se-ção, será possível acessar notícias recentes que conectam o tema do capítulo com uma informação importante para a sua formação e para os diversos vestibulares. Na apostila, essas informações estão resumidas, mas poderá acessar esse conteúdo, produzido pela nossa equipe de professores, na ínte-gra, através do portal 4newsmagazine.com.br ou utilizando o QR code inserido no box.

Uma das principais marcas dos livros da Irium Educação são os exercícios, que primam pela quan-tidade e qualidade. Para ajudar os alunos a tirarem suas dúvidas, existem inúmeras questões com soluções gravadas em vídeo. Elas aparecem com uma câmera e um código. Para acessar a solução, utilize o código no campo de busca no espaço destinado (videoteca) no nosso site irium.com.br/videoteca ou até mesmo no Youtube.

Além dos exercícios tradicionais, de concursos, propomos uma atividade mais experimental no final de cada capítulo. Na seção Pesquisando, você encontrará uma proposta de reflexão e/ou pesquisa com o intuito de tornar o aprendizado teórico mais prático e concreto. Essa atividade poderá ser usada para seminários e apresentações, de acordo com a agenda pedagógica da escola.

Para finalizar, que tal encontrar um conteúdo ideal para aquelas revisões na véspera de provas e concursos? Essa é a proposta da seção Resumindo, na última página de cada capítulo. Aqui, você en-contrará uma síntese com as principais informações do capítulo, como as fórmulas mais importantes, que você não pode esquecer.

(5)

1

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º ANO – 2016 / 2017

SOCIOLOGIA

1

o

BIMESTRE

EM1SOC01: Introdução à Sociologia: a ciência que busca compreender a sociedade

• Entender que a Sociologia deve afastar-se do senso comum; • Identificar a Sociologia e sua evolução no mundo, a partir da necessidade de se ter uma ciência que estuda os conflitos e as interações que surgem de maior aglomeração de pessoas num momento em que os centros urbanos crescem de forma intensa; • Compreender o papel do sociólogo como um investigador dos costumes, dos conflitos sociais, das relações sociais; • Perceber a interação entre individuo e sociedade; • Compreender a Sociologia como uma forma de pensar criticamente os problemas a fim de buscar soluções para os conflitos.

EM1SOC02: Introdução à Sociologia: como as instituições interferem na vida dos

indivíduos

• Incentivar ao aluno olhar a seu redor e a pensar sobre si mesmo (sua formação, seus valores, sua educação) através do entendimento do papel das instituições sociais em sua vida; • Identificar o papel e o que são as instituições sociais e sua importância na sociedade; • Perceber quais impactos as instituições sociais geram na construção do indivíduo; • Problematizar a relação sociedade e indivíduo em relação às regras, normas e padrões socialmente estabelecidos; • Identificar como os principais sociólogos analisam criticamente essas instituições sociais.

2

o

BIMESTRE

EM1SOC03: Cultura: a cultura como marca social

• Perceber a relação entre cultura e identidade; • Compreender o conceito de nação, como foi construído tal qual conhecemos hoje, e como se relaciona com a cultura; • Identificar e compreender os símbolos como características de uma identidade cultural; • Analisar como se dá o compartilhamento de identidade entre os “seus” e a necessidade de se diferenciar dos “outros”: o princípio de alteridade (perceber o outro através da diferenciação de si mesmo); • Estabelecer relação entre cultura e história.

(6)

EM1SOC04: Cultura: o Brasil e sua pluralidade cultural

• Perceber as diversidades estabelecendo relação com a nossa história; • Conhecer algumas visões que nos cercam até os dias atuais sobre nossa cultura, identificando as visões: eurocêntrica, visão em perspectiva afro-brasileira e a visão crítica sobre como o Brasil lida com a diversidade; • Analisar criticamente os preconceitos, como necessidade de autoconhecimento, de reconhecimento cultural, identificando as distâncias e aproximações culturais; • Entender a nossa história cultural através da relação que ela tem com outras culturas e histórias: africana em perspectiva de diáspora, europeia através da exploração colonial brasileira e de outras tantas contribuições de povos que aqui chegaram;

• Identificar as principais visões sobre nossa história cultural através da concepção de alguns conceitos como: miscigenação, matrizes culturais, multiculturalismo, o mito de democracia racial, as desigualdades e opressões decorrentes de visões eurocêntricas sobre nossa cultura e dentro da nossa sociedade.

3

o

BIMESTRE

EM1SOC05: Cultura: um olhar sociológico sobre as manifestações artístico-culturais

• Conhecer e classificar os tipos de manifestações artístico-culturais; • Identificar a cultura popular e sua historicidade para uma sociedade; • Identificar e analisar criticamente a cultura de massa e seu poder de homogeneização através da indústria cultural; • Detectar a influência entre a alienação, massificação e a sociedade de consumo; • Conhecer a cultura erudita a partir de sua forma de elaboração acadêmica através do conhecimento teórico.

EM1SOC06: Cultura: a sociedade de consumo e o conceito de felicidade

• Pensar criticamente sobre os nossos dias em relação à cultura mercadoria e sua promessa de “felicidade”. Entender criticamente o consumo exagerado de supérfluos, a vida e o cotidiano superficial resultante de uma busca de uma sociedade globalizada que busca “ter” mais do que “ser” e “estar”; • Identificar a Escola de Frankfurt e os sociólogos críticos da felicidade como um resultado do consumo e da diversão alienada; • Conhecer os Sociólogos contemporâneos que discutem conceitos como Modernidade Líquida, amor Líquido (como Zygmunt Bauman), Bordieu (violência simbólica) como fenômenos socioculturais da atualidade; • Perceber as relações sociais como efêmeras e superficiais, as redes sociais como instrumentos de “socialização” virtual.

(7)

3

4

o

BIMESTRE

EM1SOC07: Cultura: as religiosidades e as religiões como formas de manifestação

cultural

• Perceber o papel das religiões para as sociedades;

• Conhecer as principais religiões presentes em nossa sociedade brasileira;

• Identificar a partir de visões sociológicas as religiões ditas universais e as primitivas;

• Estabelecer uma relação entre nossa história brasileira e nossas práticas religiosas, das mais diversas como: as religiões afrobrasileiras, o catolicismo trazido pelos europeus, o protestantismo e seus desdobramentos (movimento evangélico e neopentecostal);

• Analisar o sincretismo presente desde as religiosidades afrobrasileiras passando pelas práticas religiosas indígenas.

EM1SOC08: Cultura: os processos interculturais

• Perceber os choques culturais que ocorreram entre tantas sociedades, que em algum momento da história se aproximaram fisicamente na atualidade e/ou em tempos antigos que por meio da tecnologia como nos nossos dias ou por imposição, violência física ou simbólica promoveram algumas transformações; • Perceber como a antropologia pretende contribuir para o conhecimento desses processos e para o respeito às diferenças; • Identificar os Processos de endoculturação e de aculturação; • Analisar a visão e prática do Etnocentrismo e do relativismo cultural.

(8)
(9)

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO MÉDIO 2017/2018

O material didático da Irium Educação foi reformulado para o biênio 2017/2018 com o

intuito de estar atualizado com as demandas educacionais dos principais concursos do país e

alinhado com os pilares educacionais elementares defendidos pela editora.

Além de conter um projeto pedagógico de vanguarda, o projeto gráfi co é totalmente inovador. O design de cada página foi projetado para ser agradável para a leitura e atrativo visualmente, favorecendo a aprendizagem. Há uma identidade visual para cada disciplina e as seções são marcadas com foco artístico e acadêmico.

(10)

Didaticamente, há um projeto traçado que envolve fundamentos pedagógicos de vanguarda. Além disso, o material impresso dialoga com sites e aplicativos, e vídeos dispostos na videoteca do irium.com.br.

Confi ra os fundamentos pedagógicos do material e suas justifi cativas:

Fundamento 01:

Apresentar um conteúdo com ementa e nível de acordo com os Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCNs), refl etidos pelos principais concursos do país do referido segmento. Descrição: O conteúdo de cada série segue as orientações dos PCNs e conteúdo programático

do exame nacional do Ensino Médio (ENEM). Existem duas linhas de material. O pacote

Otimizado aborda todo o conteúdo dividido em três anos, enquanto o Padrão encerra todo o

conteúdo nos dois primeiros anos, e o terceiro ano funciona como um pré-vestibular abordando toda a ementa do ENEM e dos principais vestibulares do Brasil.

Fundamento 02:

Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Descrição: Ainda na capa de cada caderno (capítulo), professores e alunos encontrarão os

objetivos a serem alcançados naquela unidade. Dessa forma, pretende-se que docentes e discentes comecem “com o objetivo em mente”, ou seja, que tenham clareza desde o início dos objetivos.

Como funciona na prática? Logo na capa do caderno, sugerimos que o professor apresente os

objetivos pedagógicos do caderno, ou seja, o que o aluno deve assimilar e quais competências ele deve desenvolver, quando o caderno estiver com a teoria lecionada e os exercícios realizados.

Na capa do caderno de Hidrostática, ao lado, ao ler os objetivos

da unidade, junto com os alunos, o professor deixa claro que visa ensinar, para compreensão dos alunos, compreender os conceitos de pressão, massa específi ca e densidade de um corpo, assim como o teorema de Stevin, de Arquimedes e o princípio de Pascal.

(11)

3

Fundamento 03:

Transcender o conteúdo tradicional, a partir do diálogo entre este e outros saberes, não

previstos na Base Nacional Comum, mas considerados relevantes para a formação do jovem, segundo a visão da Irium Educação.

Descrição: Além do conteúdo tradicional, o material do Ensino Médio é focado em novos saberes

essenciais para a formação dos jovens hoje em dia. Saberes como Economia, Noções de Nutrição, Geopolítica e Meio Ambiente são apresentados de forma dialógica com os conteúdos tradicionais. De forma prática, em cada caderno há pelo menos uma inserção transdisciplinar em formato de observação. Essas inserções surgem no material impresso em uma versão reduzida e o artigo na íntegra pode ser acessado no site do projeto 4newsmagazine.com.br.

Como funciona na prática? As inserções são apresentadas em um quadro específi co e o

conteúdo é exposto pela bandeira interdisciplinar 4NEWS MAGAZINE. Esta é uma revista de atualidades que possui uma linguagem própria da adolescência, o que gera identifi cação com os alunos. Com isso, terão a oportunidade de ler, entender e debater temas importantes do Brasil e do mundo de uma forma mais interessante para a faixa etária que se encontram. Para os professores, fi ca a sugestão de utilizar esses artigos transdisciplinares para apresentar como o conteúdo presente “dialoga” com outros, estendendo a aprendizagem e mostrando outras áreas do conhecimento com as quais alguns alunos, com certeza, irão se identifi car. Esse fundamento do material didático é uma grande oportunidade para fazer conexões entre os saberes, valorizando cada um e ainda mais a sinergia entre eles. Além do artigo presente na apostila, os educadores podem incentivar os discentes a acessar o conteúdo completo, no site, possibilitando a navegação por outros artigos e, consequentemente, o acesso a mais informações de qualidade. Veja no recorte abaixo, como a notícia sobre a infl uência da igreja católica na geopolítica mundial foi utilizada para dialogar com o caderno de História do 3º ano “Formação do Brasil colonial”, enriquecendo ainda mais o conhecimento cultural do aluno.

(12)

Fundamento 04:

Sugerir contextos para apresentação dos conteúdos a fi m de tornar o aprendizado mais prático e concreto para o aluno.

Descrição: Um desafi o para os educadores é não cair no “conteudismo” puro, distante da

aplicabilidade desses e da realidade dos alunos. Para isso não acontecer, o material traz sugestões de contextualizações para o início do conteúdo, além de outras exemplifi cações práticas ao longo da apresentação da teoria.

Como funciona na prática? Na segunda página de cada caderno, há uma charge, uma tirinha,

uma citação, um meme ou outra representação que o professor pode usar como “gancho” para iniciar a sua aula de forma contextualizada, trazendo mais signifi cado para o aprendizado desde o início da aula. Repare que o texto abaixo (à esquerda) propõe uma refl exão sobre o porquê alguns corpos fl utuam e outros não. Essa provocação cabe perfeitamente para o início da exposição, considerando que se pretende explicar o conceito de hidrostática, ou seja, ciência que estuda os líquidos em equilíbrio estático. No outro exemplo (à direita), o autor inseriu uma imagem para criticar a concentração fundiária no Brasil.

(13)

5

Fundamento 05:

Promover uma linguagem mais dialógica e sedutora para o aluno, a fi m de sensibilizá-lo

para a importância do conteúdo, facilitando o processo de aprendizagem.

Descrição: A forma como as informações são apresentadas é essencial para criar simpatia

ou rejeição por parte dos alunos. Pensando nisso, reformulamos a linguagem do material, especialmente no início de cada caderno, na primeira impressão, para que ela fosse mais atrativa para os jovens. Assim, o texto “conversa” com o leitor, favorecendo a apresentação do conteúdo e evitando rejeições devido a forma como ele é apresentado.

Como funciona na prática? Os textos do material não possuem linguagem coloquial, eles

são técnicos. Porém, não são puramente técnicos no sentido tradicional. Eles buscam uma aproximação do educando, como se o autor estivesse “conversando” com o leitor. Esse tipo de construção favorece a compreensão, e os professores podem usar isso em exercícios como: reescreva determinado texto com suas palavras, deixando claro o que você entendeu. Nos textos tradicionais, normalmente, os alunos têm difi culdade de entenderem sozinhos. Veja os textos abaixo como são convidativos.

(14)

Fundamento 06:

Articular conteúdo e exercícios de forma planejada, a fi m de tirar o melhor proveito

desses últimos, funcionando como validação dos conceitos básicos trabalhados ou espelhando a realidade dos mais diversos concursos.

Descrição: Há três seções de exercícios “tradicionais”. Os Praticando possuem o aspecto de

validação da aprendizagem, os Aprofundando refl etem a clássica abordagem dos concursos e

os Desafi ando (somente na versão Padrão) são os mais difíceis, até mesmo para os principais

concursos do país. Existem também, em todas as seções, questões resolvidas em vídeo. Elas estão sinalizadas com um ícone de uma câmera, que indica que há solução gravada, e podem ser localizadas pelo código justaposto. Através desse código, o aluno-usuário deverá acessar a área da Videoteca, localizada em irium.com.br.

Como funciona na prática? Os exercícios Praticando, por serem validações da aprendizagem,

permeiam a teoria, ou seja, teoria 1 → praticando 1 → teoria 2 → praticando 2 → ... Os

Aprofundando servem como mini simulados de concursos e são recomendados “para casa”

para serem corrigidos na aula seguinte. Os Desafi ando, por serem os mais difíceis, podem

valer pontos extras em atividades a parte.

Fundamento 07:

Incentivar o aluno a estender sua aprendizagem além da sala de aula, seja com links para

sites e aplicativos ou através de atividades complementares de pesquisa e refl exão. Descrição: O material possui também atividades não

ortodoxas. As questões “tradicionais” são testes para verifi car se o aluno consegue reproduzir aquilo que deveria ser aprendido. Na seção Pesquisando, o material propõe

exercícios novos, que incentivam a pesquisa on-line e

off-line, refl exões sobre escolhas e comportamentos e

servem também, para possibilitar a atuação dos responsáveis na educação formal do fi lho, pois podem ajudá-los nas pesquisas e refl exões sugeridas pela atividade. Para o terceiro ano, não há a sugestão da atividade Pesquisando, mas uma seção denominada Competências e Habilidades onde são informadas e

trabalhadas as cento e vinte habilidades da matriz de referência do ENEM.

(15)

7

Como funciona na prática? A seção Pesquisando é constituída de exercícios “fora da caixinha”,

isto é, aqueles que exigem pesquisas e/ou refl exões. Há algumas utilizações pedagógicas interessantes para essa seção. Exemplos: 1) O professor poderia pedir um caderno separado para registro desses exercícios. Ao fi nal ele teria um verdadeiro portfólio da produção dos alunos ao longo de determinado tempo; 2) Os pais poderiam ser convidados a participar da educação formal do fi lho, ajudando-o ou simplesmente perguntando sobre os temas abordados nesses exercícios, pois são mais fáceis para esse intuito do que os exercícios tradicionais; 3) O aluno poderia exercitar sua oratória apresentando atividades propostas nessa seção; 4) Alguns Pesquisando podem ser usados como temas para debates em sala, desenvolvendo as

habilidades de ouvir e compreender o outro, além, obviamente, da capacidade de argumentação. A seção Competências e Habilidades, presente no material do terceiro ano, informa

qual(is) habilidade(s) está(ão) relacionada(s) àquele conteúdo, qualifi cando o educando nesse conteúdo.

Fundamento 08:

Oferecer informações sintetizadas, a fi m de atender momentos de revisão do conteúdo.

Descrição: No fi nal de todo caderno, apresentamos uma seção denominada Resumindo,

onde é apresentada uma síntese do conteúdo do caderno. O intuito é possibilitar que o aluno tenha um resumo bem construído para uma revisão rápida, quando necessária.

(16)
(17)

9

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ENSINO MÉDIO 2017

1º ano

SOCIOLOGIA

4

o

bimestre:

Aula: 29

Tópico: Cultura: as religiosidades e as religiões como formas de manifestação cultural

Objetivos: Perceber o papel das religiões para as sociedades; Conhecer as principais religiões presentes em nossa sociedade brasileira; Identifi car a partir de visões sociológicas as religiões ditas universais e as primitivas; Estabelecer uma relação entre nossa história brasileira e nossas práticas religiosas, das mais diversas como: as religiões afrobrasileiras, o catolicismo trazido pelos europeus, o protestantismo e seus desdobramentos (movimento evangélico e neopentecostal); Analisar o sincretismo presente desde as religiosidades afrobrasileiras passando pelas práticas religiosas indígenas

Subtópicos: As visões da Sociologia; Exercícios: x

Para casa: x

Aula: 30

Tópico: Cultura: as religiosidades e as religiões como formas de manifestação cultural

Objetivos: Perceber o papel das religiões para as sociedades; Conhecer as principais religiões presentes em nossa sociedade brasileira; Identifi car a partir de visões sociológicas as religiões ditas universais e as primitivas; Estabelecer uma relação entre nossa história brasileira e nossas práticas religiosas, das mais diversas como: as religiões afrobrasileiras, o catolicismo trazido pelos europeus, o protestantismo e seus desdobramentos (movimento evangélico e neopentecostal); Analisar o sincretismo presente desde as religiosidades afrobrasileiras passando pelas práticas religiosas indígenas

Subtópicos: A Sociedade brasileira e as religiões Exercícios: Praticando 1 ao 2

Para casa: Aprofundando

Aula: 31

Tópico: Cultura: as religiosidades e as religiões como formas de manifestação cultural

Objetivos: Perceber o papel das religiões para as sociedades; Conhecer as principais religiões presentes em nossa sociedade brasileira; Identifi car a partir de visões sociológicas as religiões ditas universais e as primitivas; Estabelecer uma relação entre nossa história brasileira e nossas práticas religiosas, das mais diversas como: as religiões afrobrasileiras, o catolicismo trazido pelos europeus, o protestantismo

(18)

e seus desdobramentos (movimento evangélico e neopentecostal); Analisar o sincretismo presente desde as religiosidades afrobrasileiras passando pelas práticas religiosas indígenas

Subtópicos: Textos complementares Exercícios: Aprofundando

Para casa: Desafi ando e Pesquisando

Aula: 32

Tópico: Cultura: os processos interculturais

Objetivos: Perceber os choques culturais que ocorreram entre tantas sociedades, que em algum momento da história se aproximaram fi sicamente na atualidade e/ou em tempos antigos que por meio da tecnologia como nos nossos dias ou por imposição, violência física ou simbólica promoveram algumas transformações; Perceber como a antropologia pretende contribuir para o conhecimento desses processos e para o respeito às diferenças; Identifi car os Processos de endoculturação e de aculturação; Analisar a visão e prática do Etnocentrismo e do relativismo cultural

Subtópicos: Conceitos antropológicos sobre cultura Exercícios: x

Para casa: Praticando 1

Aula: 33

Tópico: Cultura: os processos interculturais

Objetivos: Perceber os choques culturais que ocorreram entre tantas sociedades, que em algum momento da história se aproximaram fi sicamente na atualidade e/ou em tempos antigos que por meio da tecnologia como nos nossos dias ou por imposição, violência física ou simbólica promoveram algumas transformações; Perceber como a antropologia pretende contribuir para o conhecimento desses processos e para o respeito às diferenças; Identifi car os Processos de endoculturação e de aculturação; Analisar a visão e prática do Etnocentrismo e do relativismo cultural

Subtópicos: Etnocentrismo e relativismo Exercícios: x

Para casa: Praticando 2 ao 4

Aula: 34

Tópico: Cultura: os processos interculturais

Objetivos: Perceber os choques culturais que ocorreram entre tantas sociedades, que em algum momento da história se aproximaram fi sicamente na atualidade e/ou em tempos antigos que por meio da tecnologia como nos nossos dias ou por imposição, violência física ou simbólica promoveram algumas transformações; Perceber como a antropologia pretende contribuir para o conhecimento

(19)

11

Aula: 35

Tópico: Cultura: os processos interculturais

Objetivos: Perceber os choques culturais que ocorreram entre tantas sociedades, que em algum momento da história se aproximaram fi sicamente na atualidade e/ou em tempos antigos que por meio da tecnologia como nos nossos dias ou por imposição, violência física ou simbólica promoveram algumas transformações; Perceber como a antropologia pretende contribuir para o conhecimento desses processos e para o respeito às diferenças; Identifi car os Processos de endoculturação e de aculturação; Analisar a visão e prática do Etnocentrismo e do relativismo cultural

Subtópicos: Revisão Exercícios: Aprofundando

Para casa: Desafi ando e Pesquisando

Aula: 36

Tópico: Revisão Objetivos:

Subtópicos: Revisão

Exercícios: Revisão bimestral Para casa: Revisão bimestral

(20)
(21)

EM1SOC07

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO

As religiosidades e

re-ligiões como formas de

manifestação cultural

Objetivos de aprendizagem:

• Perceber o papel das religiões para as socie-dades;

• Identificar as grandes religiões do mundo; • Conhecer as principais religiões presentes em nossa sociedade brasileira;

• identificar a partir de visões sociológicas as religiões ditas universais e as primitivas;

• Estabelecer uma relação entre nossa his-tória brasileira e nossas práticas religiosas, das mais diversas como: as religiões afrobrasileiras, o catolicismo trazido pelos europeus, o protes-tantismo e seus desdobramentos( movimento evangélico e neopentecostal);

• Analisar o sincretismo presente desde as re-ligiosidades afrobrasileiras passando pelas práti-cas religiosas indígenas.

Conteúdo:

• O significado de religião;

• Principais religiões no mundo: cristianismo judaísmo e islamismo;

• As religiões afro-brasileiras e sua história; • Sincretismo religioso No Brasil.

Sugestão didática:

Organizar a turma em grupos que farão pes-quisas sobre 3 religiões históricas brasileiras e seus principais símbolos. Após pesquisa, segue su-gestão de apresentação dos temas para a turma.

Praticando:

1) É a correspondência de símbolos de culturas diferentes, na tentativa de preservar alguns ele-mentos importantes de uma dada cultura , fazen-do parte fazen-do processo de contato e miscigenação de símbolos.

2) A

Aprofundando:

3) Sabe-se que os escravos africanos não podiam cultuar seus deuses,Inkices, Vodunsou orixás, e por esse motivo, se curvavam às imagens e san-tos católicos, porém criando entre eles adapta-ções desses símbolos e ícones das suas entida-des religiosas com o objetivo de preservar suas crenças e ressignificá-las em novo contexto só-cio- espacial e temporal.

4) C 5) E

Desafiando:

6) C

(22)
(23)

EM1SOC08

3

ORIENTADOR METODOLÓGICO

Cultura: os processos

inter-culturais

Objetivos de aprendizagem:

• Perceber os choques culturais que ocorre-ram entre tantas sociedades, que em algum mo-mento da história se aproximaram fisicamente na atualidade e/ou em tempos antigos que por meio da tecnologia como nos nossos dias ou por imposição, violência física ou simbólica promo-veram algumas transformações;

• Perceber como a antropologia pretende contribuir para o conhecimento desses proces-sos e para o respeito às diferenças;

• Identificar os Processos de endoculturação e de aculturação;

• Analisar a visão e prática do Etnocentrismo e do relativismo cultural.

Conteúdo:

• Os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural;

• Endoculturação e aculturação – problemati-zando os conceitos historicamente;

• A tolerância x respeito às diferenças.

Sugestão didática:

Exposição do documentário( As hiper mulheres) e debate sobre:

As Hiper Mulheres é um filme que mistura documentário e ficção e foi premiado em impor-tantes festivais de cinema tanto no Brasil como no exterior. A história se desenrola quando um velho índio da tribo Kuikuro pede que a comu-nidade realize o Jamurikumalu para sua esposa doente – um famoso ritual de canto feito apenas pelas mulheres do grupo.

O filme faz parte do projeto Vídeo nas Aldeias, criado por Vincent Carelli para introduzir a pro-dução cinematográfica nas aldeias indígenas brasileiras. Dessa forma, As Hiper Mulheres foi filmado pelos próprios Kuikuros, com direção dos cineastas TakumãKuikuro e Leonardo Sette, além do antropólogo Carlos Fausto. Disponível no Netflix.

Praticando:

1) Através do processo educacional ou quando através de algum tipo de contato, há o aprendi-zado e apreensão de símbolos culturais

2) Pois aculturação como pressupõe que uma cultura impõe sua cultura a outra, alguns antro-pólogos chamam atenção para a ideia errada de que somente um dos lados sofrerá influência que simplesmente uma cultura inteira se extinguiria. 3) Um exemplo que poderíamos citar são as di-versas culturas indígenas que entraram em con-tato com os europeus na América do Sul e que sofreram diversas e mútuas influências.

4) • A tolerância existe entre indivíduos ou grupos com diferentes convicções, modos de vida etc.;

• É necessário reconhecer conscientemente es-sas diferenças;

• As diferenças reconhecidas têm de ser impor-tantes e afetar os indivíduos e não se pode ficar indiferente a sua existência;

• As diferenças referem-se a pensamentos, há-bitos, valores, crenças diferentes daquelas acei-tas ou aprovadas pelos indivíduos como padrão de vida;

• Embora não se concorde com as diferenças, admite-se o direito do outro de ser diferente e manter livremente suas diferenças;

5) Sim. O aluno deve salientar a questão da ridi-cularização ou julgamento prévio, através de va-lores pré-estabelecidos em relação ás crenças do outro.

Aprofundando:

6) A

7) B

8) O Aluno deve questionar e constatar que pelo etnocentrismo ocidental, todos os povos do Oriente passaram a ser vistos como povos terro-ristas erroneamente.

(24)

CULTURA: OS PROCESSOS INTERCULTURAIS

9) a) Postura de superioridade étnica, econômi-ca, social e cultural de um grupo, povo ou nação para com os demais; Quando uma cultura enxer-ga seus valores como superiores aos de outras culturas concebendo apenas sua visão de mundo como a melhor e mais coerente.

b) Ambos entendem que a cultura é algo univer-sal, ou seja, todos os povos possuem um conjun-to de conhecimenconjun-tos, hábiconjun-tos, costumes, cren-ças, artes, que se adquire na vida em sociedade. 10) D

Desafiando:

11) C

Referências

Documentos relacionados

Não tive muita dificuldade com a área específica médica, porque toda essa área de saúde também me atrai muito, então eu não sinto tanta dificuldade com o universo das ciências

em plantios puros e/ou consorciados com sabiá, utilizando como indicadores de qualidade a atividade microbiana total, avaliada pelo método enzimático da hidrólise do diacetato

10.1 O município de Alvorada reserva-se o direito de chamar os candidatos aprovados no Concurso Público, na medida de suas necessidades, de acordo com as respectivas

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PERÍODO LETIVO Compreensão/ Expressão Oral Compreender

Procuro focalizar um momento em que a Chaulmoogra representava a grande esperança para o tratamento da doença, a partir da compreensão que a história do

Procurar soluções para instalar a ESD de forma condigna. Melhorar o conforto térmico e acústico dos espaços reservados aos serviços, professores e estudantes, através da

Portanto, como, para Kant, só Deus é santo, ou seja: “apenas a vontade santa é necessariamente determinada pela razão pura, segundo uma lei não obrigante.” 82 , o homem, por

No Hospital dos Lázaros do Rio de Janeiro, que se constituiu não apenas num espaço de asilamento dos doentes, como se tornaria na segunda metade do século XIX um importante centro