• Nenhum resultado encontrado

Queridos irmãos, ao findar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Queridos irmãos, ao findar"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Jornal Informativo da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso - (GLEMT) - Reg. Abim 071-J - Ano XIV - nº 73 - Out-Nov-2015 - Cuiabá - MT - Brasil

Belíssima Sessão de Adoção de Lowtons

Q

ueridos irmãos, ao findar 2015 comemoramos também um ano e meio de nossa administração, pauta-da pelo compromisso de fazer Maçonaria.

Estivemos presentes em todas as Lojas Simbólicas jurisdiciona-das à nossa querida Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, em Sessões Econômicas, Iniciações, Elevações e Exalta-ções, Sessões comemorativas e eventos paramaçônicos da Ordem DeMolay e Filhas de Jó, além de Adoção de Lowtons.

Levamos o conhecimento e aprendemos com nossos irmãos de cada Oficina visitada. Realiza mos cursos de Mestre Maçom em

Em uma belíssima cerimônia, a Loja de Lowtons Cavalei-ros da Esperança, nº 01, Oriente de Cuiabá (MT), realizou, no dia oito de novembro de 2015, às 08h00, a adoção de 17 sobrinhos, filhos de maçons. A Sessão Magna de Adoção aconteceu no Templo da ARLS Filhos de Hiran, nº 12.

A sessão contou com a presença de amigos e familiares e a ilustríssima participação dos Sereníssimos Grão-Mestres da GLEMT, Irmão Geraldo de Souza Macedo e Grão-Mes-tre Adjunto do GOB-MT Irmão Floriano Imada, ambos com suas comitivas.

várias regiões, ministrados pelos valorosos irmãos da Comissão de Cultura e Ritualística, onde

ins-truimos e também aprendemos. Nesse ano e meio de administra-ção, a GLEMT consolidou a sua

projeção internacional, por meio de eventos como a Assembleia Geral da Confederação Maçônica Internacional (CMI), realizada na Espanha.

Em outubro, por ocasião de nossa Assembleia Geral Ordinária (AGO) e das comemorações do 37º Aniversário de nossa querida Grande Loja, tivemos a honra de receber, pela primeira vez, o Se-cretário Executivo da CMI, irmão Rudy Barboza Levy, e uma comiti-va de Grão-Mestres, Grão-Mestres Adjuntos e ex-Grão Mestres de 12 Grandes Lojas do Brasil.

Irmão Geraldo de Souza Macedo Grão-Mestre

Irmão Afonso Henrique de Oliveira Grão-Mestre Adjunto

(2)

D

urante a cerimônia de adoção, os irmãos Geraldo de Souza Macedo e Flavio Vieira de Moura, rece-beram homenagens da Loja de Lowtons Cavaleiros da Esperança nº 01, em agradecimento e reconhecimento ao apoio inconteste que dedicam a Loja de Lowtons.

A Loja de Lowtons é uma entidade maçônica administra-da pela GLEMT que congrega Lowtons, filhos de maçons, de todas as potências regulares do Estado de Mato Grosso. Suas sessões são itinerantes e realizadas em Templos de todas as potências no primeiro domingo de cada mês.

Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso - Filiada à Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil-CMSB Palácio da Harmonia

Avenida Djalma Ferreira de Souza, 1.100 Morada do Ouro - Cuiabá-MT

Telefone: (65) 3319-3700 e-mail: glemt@glemt.org

CONSELHO EDITORIAL Geraldo de Souza Macedo Grão-Mestre

Afonso Henrique de Oliveira

Grão-Mestre Adjunto

Rui Matos

Grande Secretário de Comunicação

Ronan Jackson

Grande Secretário de Relações Interiores

CS PORTUGAL ME CNPJ 07.789.272/0001-61

Editor

Moises Graciano Alves Portugal Reg. MTb 478 - DRT/MT

Diretor

Carony Santos Portugal caronyportugal@gmail.com

(3)

EDUARDO: Ensino da Força, da Virtude e da União. ELYAN: Mundo Irmão, Amor e Educação.

ENZO: Esquadro da Perfeição. GIANCARLLO: Grandeza Cordial. GUSTAVO: Graça Celestial.

HEITOR: Humanidade, Maçonaria Universal. IGOR: Imensa Fé e Louvor.

IGOR: Iluminado Monte Elevado do Bom Pastor. JOÃO: Evangelista do Livro Sagrado.

JOÃO: Batista, Batismo e Batizado. JOÃO: Discípulo de Jesus Amado. LUCAS: Luz da Esperança. LUCAS: Liberdade e Temperança.

LUCCA: Labor da Fraternidade Edificante. LUÍS FELLIPE: Lição da Caridade Atuante. MATHEUS: Manancial da Igualdade. RAYAN: Raio da Santíssima Trindade.

Dia de Adoção. Sagrado Dever. Carinho Cordial. Liturgia e Ritual. Acolhimento Espiritual. Direcionamento Existencial. Responsabilidade Institucional. Liberdade em Pavimento Sagrado. Igualdade em mais de um Predicado. Fraternidade em Campo Devidamente Cultivado. Infância Acolhida. Infância Protegida. Infância Guiada. Infância Elevada. Infância Exaltada. Infância Abençoada. Humanidade Ampliada no Compasso Edificante do Criador. Boa Vontade Operante no Esquadro Bem Aventurado do Amor. Caráter e Responsabilidade Social. Virtude e Moral. Mãos Puras. Palavras vivificantes. Coração purificado. Ser humano poli-do e lapidapoli-do. Sobrinhos Lawtons em Templo Iluminapoli-do. GADU para sempre Glorificado! Assim seja!

Tio Airton Reis – ARLS Legionários do Saber, Número 89, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso Oriente de Cuiabá, 08 de Novembro de 2015.

Adoção de Lowtons

(4)

GLEMT recebe Grão-Mestres de 12 Grandes Lojas e secretário executivo da CMI

G

rão-Mestres de doze (12) Grandes Lojas Maçônicas do Brasil prestigiaram a Assembleia Geral e o

jantar dançante comemorativo aos 37 anos de fundação da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato

Grosso (GLEMT), realizados no dia 10 de outubro de 2015, em Cuiabá (MT), Os eventos contaram

com a presença do Secretário Executivo da Confederação Maçônica Internacional (CMI), irmão Rudy Barbosa

Levy, ex Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica da Bolívia. Foi a primeira vez que a CMI esteve em Cuiabá.

D

urante a Assembleia Geral, às 16h00, no Templo da Loja Simbólica Filhos de Hiran (Jardim Itália), os

Grão-Mestres foram agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito “Edroin Reverdito”, assim como

uma plêiade de quatorze (14) irmãos das Lojas da GLEMT com 30 anos de Maçonaria (ou mais).

O Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo de Souza Macedo, está colhendo os frutos do trabalho que vem

sendo realizado pela Grande Loja do Estado de Mato Grosso, constituindo-se em um dos Grão-Mestres mais

co-nhecidos entre as 27 Grandes Loja do Brasil, pela sua atuação nas relações exteriores

.

AUTORIDADES AGRACIADAS:

Secretário Executivo da CMI: irmão Rudy Barbosa Levy Grão-Mestre do Amazonas: irmão Elzio Alecrim. Grão-Mestre de Minas Gerais: irmão Geraldo Eustáquio. Grão-Mestre de Rondônia: Aldino Brasil.

Grão-Mestre de MT do Sul: irmão Sebastião Nogueira. Grão-Mestre do Paraná: irmão Waldemar.

Grão-Mestre do Tocantins: irmão Izelmon. Grão-Mestre de Goiás: irmão Adolfo Valadares. Grão-Mestre Adjunto do Paraguai: irmão Ronald Ex Grão-Mestre do Pará: irmão José Nazareno. Ex Grão-Mestre do Maranhão: irmão Bolivar. Ex Grão-Mestre do Acre: irmão Pedro Longo. IRMÃOS DO QUADRO DAS LOJAS DA GLEMT: Ademar Rocha de Oliveira: Loja VI de Outubro – Cáceres. Alvarino R. de Arruda: Loja XV de Maio – Várzea Grande. Antônio Roque M. Flores: Portal de Aquarius – B. do Garças. Baltazar Fernandes: Obreiros da Ilha do Bananal – São Félix. Benedito A. Daltro de Carvalho: Cavaleiros Templários.

Diniz da Silva Moraes: Loja Duque de Caxias – Cuiabá. Ermelindo Flumignan: Loja Duque de Caxias – Cuiabá. Eronide Antônio Mendes: Loja Filhos de Salomão – Cuiabá. Inácio M. de Vasconcellos Rocha: Duque de Caxias – Cuiabá. Lourival Pereira de Almeida: Loja Dom Pedro I – Arenápolis Nildomar Paula de Souza: Loja Monte Moriá – Castanheira. Normando Corral: Estrela de Tangará – Tangara da Serra. Pedro Aparecido de Oliveira: Phoenix do Oriente - Cuiabá.

(5)
(6)

Juiza Selma Arruda fala sobre Corrupção & Anticorrupção na ARLS Filhos de Salomão

C

onvidada pelo Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Filhos de Salomão, nº 1, irmão Eronide Antônio Mendes, a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda, ministrou palestra sobre o tema CORRUPÇÃO & ANTICORRUPÇÃO. O evento foi realizado no dia 24 de novembro de 2015, com a presença do Eminente Grão--Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Afonso Henrique de Oliveira, irmãos do quadro da Oficina e de outras Lojas Maçônicas.

Ao abrir o trabalho, ela definiu a palavra CORRUPÇÃO como o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. Etimologicamente, o termo “CORRUPÇÃO” surgiu a partir do latim corruptus, que significa “o ato de quebrar

aos pedaços”, ou seja, decompor e deteriorar algo. A ação de cor-romper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.

Em seguida, fez um breve histórico sobre as principais con-venções contra a Corrupção em vários países do mundo, dentre elas, Convenção sobre a Proteção dos Interesses Financeiros da União Europeia (1995) – define fraude e impõe a necessidade de sanções;Convenção Interamericana contra a Corrupção, firmada em 29 de março de 1996, em Caracas, Venezuela - no Brasil, ela foi aprovada pelo Decreto Legislativo nº 152, de 25 de junho de 2002, e promulgada pelo Decreto Presidencial nº 4.410, de 7 de outubro de 2002; Convenção sobre a Luta contra a Corrupção Envolvendo Funcionários da União Europeia – 1997; Convenção

da Organização para a Colaboração e Desenvolvimento Econô-mico contra a Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros, em dezembro de 1997, firmada pelos Estados membros da OCDE, aos quais se somaram Brasil, Argentina, Bulgária, Chile e Repú-blica Eslovaca. A Convenção entrou em vigor em 1999. No Brasil, foi ratificada em 15 de junho de 2000 e promulgada pelo Decreto nº. 3.678, de 30 de novembro de 2000. O principal objetivo da Convenção é o de prevenir e combater o delito de corrupção de funcionários públicos estrangeiros na esfera de transações comer-ciais internacionais; e a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (2003).

Prosseguindo, ela falou das espécies de Corrupção: Ativa, Pas-siva, Peculato, Concussão, tráfico de influência e fraude à licitação, citando seus respectivos artigos e lei. Discorreu sobre “Crimes Afins” ligados à Corrupção, tais como Lavagem de Dinheiro (Lei 9.613/98); Crimes contra a Ordem Tributária (Lei 8.137/90); Crimes contra a Ordem Econômica (Lei 8.176/91) e Organização Criminosa (Lei 12.850/13).

A juiz falou ainda sobre os “Paraísos Fiscais” e citou os maiores escândalos em 2015 no mundo e no Brasil, bem com os maiores e últimos escândalos em Mato Grosso:

MAIORES ESCÂNDALOS EM 2015 NO MUNDO

FIFA – 14 membros do comitê executivo – 150 milhões de dólares.

PETROTIGER (COLÔMBIA) – 335 mil dólares.

OHL MÉXICO e OHL ESPANHA – 850 milhões de dólares. BANKIA e CAIXA DE MADRID – 87 conselheiros – 16,5 milhões de dólares.

HSBC (SWISSLEAKS) – 180 bilhões de dólares para lavagem e financiamento ao terrorismo entre 2005 e 2007.

TOSHIBA – 1,2 bilhões de dólares – superestimou lucros entre 2008 e 2014.

OBEDRECH – 2 bilhões de dólares desviados da Petrobrás.

MAIORES ESCÂNDALOS NO BRASIL

CGU:

NAVALHA – 154 milhões – 2004 – (prefeituras, câmara e Min. Minas Energia) - SANGUESSUGAS – 110 milhões -2001/2006 – Congresso x Prefeituras.

FURNAS – 177 milhões – 2008 (hidrelétricas em MG e GO) MÁFIA DOS TRANSPORTES – 23 milhões - 2011 (DNIT).

OUTROS CASOS:

ANÕES DO ORÇAMENTO – 800 milhões – 1989/1992 (Congresso Nacional).

TRT DE SP – 923 milhões – 1992/1999 (juiz Lalau x empre-sas).

BANCO MARKA – 1,8 bilhões – 1999 (Banco Central). VAMPIROS DA SAÚDE – 2,4 bilhões – 1990/2004 (Ministé-rio da Saúde).

BANESTADO – 42 bilhões – 1996-2000 ( Banestado – PR). PETROLÃO – 70 bilhões - BNDES - 500 bilhões.

MAIORES/ÚLTIMOS ESCÂNDALOS EM MT

OPERAÇÃO ARARATH – 10 inquéritos (PF) – 93 milhões de reais.

OPERAÇÃO IMPERADOR – 02 ações penais – 15 réus – 60 milhões de reais.

OPERAÇÃO VENTRÍLOQUO – 01 ação penal – 04 réus – 9,5 milhões de reais do HSBC.

ESCÂNDALO DOS MAQUINÁRIOS – 01 Ação penal – 44 milhões.

OPERAÇÃO ARQUEIRO – 01 ação penal – Desvios da SE-TAS 3,5 milhões.

OPERAÇÃO SODOMA – 01 ação penal – PRODEIC – 2,5 milhões propina com prejuízo ao Estado de mais de 8 milhões.

OPERAÇÃO DRÍADES – CCSEMA – inserção de créditos falsos – 70 km em metros cúbicos.

OPERAÇÃO METÁSTASE – 1,7 MILHÃO – Suprimento de fundos ALMT.

OPERAÇÃO VESPEIRO – BBPAG – 101 milhões.

A juíza Selma Arruda finalizou falando dos Mecanismos de Combate à Corrução e às Organizações Criminosas. Ela citou o

(7)

3º Encontro Estadual da

Ordem de Cavalaria de Mato Grosso

N

os dias 20 e 21 de novembro de 2015 foi realizado na Loja Simbólica Filhos de Hiran, n° 12, no Jardim Itália, em Cuiabá (MT), o 3º Encontro Estadual da Ordem de Cavalaria de Mato Grosso para concessão das Sublimes Ordens de Cavalaria. O anfitrião desse grande encontro foi o Priorado Ema-nuel Ribeiro Daubian, nº 25.

Durante o Encontro foram realizadas todas as encenações das Sublimes Ordens de Cavalaria, além da Investidura do Grau de Cavaleiro e o Grau da Ordem do Ébano, para os DeMolays com idade adequadaO evento é uma organização do Emanuel Ribeiro Daubian nº 25 em parceria do Grande Conselho Estadual n° 3 da Ordem DeMolay de Mato Grosso (GCE-MT).

A abertura foi no dia 20, sexta-feira, às 19h00. Em seguida, às 20:00, a Cerimônia de Investidura ao Grau de Nobre Cavaleiro. Às 21h00 os participantes discutiram o “O futuro da Ordem da Cava-laria em Mato Grosso”. Logo após foi servido o jantar. Às 23h00 foi realizada a Cerimônia de Exaltação ao grau de Ébano.

No dia 21, sábado, de manhã, foram discutidos os seguintes assuntos:

08:00 - Ordem do Pacto Secreto

09:00 - Ordem do Mestre da Cruz de Salém 10:00 - Coffe-Break

10:15 - Ordem do Cavaleiro Ex-Templário 11:00 - Ordem do Cavaleiro da Fidelidade 12:00 - Almoço

E no período vespertino entraram em pauta: 13:00 - Quiz do Priorado

14:00 - Ordem do Cavaleiro da Chama Imortal 15:00 - Ordem do Cavaleiro da Tríade

16:00 - Ordem do Cavaleiro Anon 17:00 - Ordem do Cavaleiro da Cadência 18:30 - Coffe-Break

Já no período noturno, às19h00, foi feita a Posse do Grande Priorado, com encerramento às 20h00, seguido de um suculento jantar servido a todos os participantes.

Referências

Documentos relacionados

Para começarmos a controlar nossa animação e até mesmo para que o uso de botões faça sentido, é hora de aprendermos como inserir Ações no Flash. Através de Ações é

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

possui aplicação principalmente para casos de privatização de hidrelétricas com grandes reservatórios e hidrelétricas em cascata e consiste na criação de

1934 Criação da SEC (Security and Exchange Commission), nos EUA, aumentando a importância da profissão do auditor como guardião da transparência das informações contábeis

o Há continuidade sintática entre E1 (“enunciado” antes do parêntese) e E3 (“enunciado” após o parêntese) – E3 prossegue o tópico suspenso por E2 (“enunciado”

Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo: Revista dos Tribunais, v.. MENEZES, Paulo Roberto Brasil Teles