• Nenhum resultado encontrado

SUPORTE TÉCNICO EBS Horário de atendimento: Das 08h00min às 18h00min, de Segunda a Sexta-feira. Formas de atendimento:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUPORTE TÉCNICO EBS Horário de atendimento: Das 08h00min às 18h00min, de Segunda a Sexta-feira. Formas de atendimento:"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

SUPORTE TÉCNICO EBS Horário de atendimento:

Das 08h00min às 18h00min, de Segunda a Sexta-feira.

Formas de atendimento:

E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br.

Suporte Online (Chat): Atendimento em tempo real através da Internet. Para acessar esta forma de atendimento clique no ícone na tela principal do seu site do Cordilheira

Gestão Web.

Espaço do Cliente: abra um chamado offline para nosso suporte técnico através do link: http://espacodocliente.ebs.com.br

Telefones: Curitiba / PR:

Cordilheira, Gestão Web, HD e FOX: (41) 3906-4949

São Paulo:

Cordilheira, Gestão Web, HD e FOX: (11) 4062-0604

Recife / PE:

Cordilheira, Gestão Web, HD e FOX: (81) 4062-0604

Porto Alegre / RS:

(2)

Índice

1. SPED – Sistema Público de Escrituração Digital ... 3

1.1. Projeto do SPED ... 3 1.2. Objetivos do SPED ... 4 1.3. Universo de atuação ... 4 2. SPED CONTÁBIL ... 5 2.1. O que é? ... 5 2.2. Como Funciona? ... 5 2.3. Obrigatoriedade ... 6

2.4. Obrigações acessórias dispensadas no caso de transmissão da escrituração via SPED Contábil 7 2.5. Prazos para entrega da ECD... 8

2.6. Livros abrangidos pela ECD ... 9

2.7. Impressão dos livros... 9

2.8. Hash do livro ... 9

2.9. Impressão dos Livros ... 9

2.10. Quantidade de Livros por Arquivo e Quantidade de Arquivos por Ano-Calendário10 2.11. Limite de Tamanho e Período dos Livros ... 10

2.12. Substituição do Livro Digital Transmitido ... 11

2.13. Assinatura digital ... 15

2.14. Utilização do Receitanet e do ReceitanetBX... 15

2.15. Dados Agregados ... 16

2.16. Lançamentos de Quarta Fórmula e Planos de Contas com 4 níveis. ... 16

2.17. Configurações Necessárias para Consultar a Situação da Escrituração no PVA do Sped Contábil 16 2.18. Autenticação dos Livros Digitais ... 16

2.19. Multa por Atraso na Entrega da Escrituração Digital ... 17

3. Parametrização dos sistemas Cordilheira para a geração da ECD... 19

3.1. Estruturação do Plano de Contas ... 19

3.2. Numeração dos Livros Contábeis. ... 20

3.3. Responsáveis pela empresa: ... 21

3.4. Vinculação do plano de contas referencial: registros I050 – plano de contas e registro I051 plano referencial. ... 23

3.4.1 . Vinculação Automática do Plano de Contas Referencial: ... 24

3.4.2 . Estrutura do histórico padrão – Registro I075... 24

4. Geração do arquivo do Sped contábil através do Cordilheira ... 27

4.1. Geração do arquivo: ... 27

4.2. Escrituração do SPED contábil com as demonstrações contábeis ... 29

4.3. Assinatura digital do arquivo do SPED contábil ... 30

4.4. Requerimento de autenticação/substituição de livro digital ... 30

4.5. Consulta situação da escrituração contábil ... 31

5. Principais Erros ... 32

5.1. I150 - Soma dos saldos Iniciais é diferente da soma dos saldos finais do registro I15032 5.2. J150 – O valor informado nas contas de maior detalhamento do registro da DRE não corresponde a soma dos valores informados nos registros de saldos das contas de resultado antes da apuração na mesma data. ... 32

5.3. I355 – As contas de Resultado, nos meses em que houver encerramento, devem ter saldo zero. 32

(3)

1. SPED – Sistema Público de Escrituração Digital

1.1. Projeto do SPED

Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.

De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

Representa uma iniciativa integrada das administrações tributárias nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal.

Mantém parceria com 20 instituições, entre órgãos públicos, conselho de classe, associações e entidades civis, na construção conjunta do projeto.

Firma Protocolos de Cooperação com 27 empresas do setor privado, participantes do projeto-piloto, objetivando o desenvolvimento e o disciplinamento dos trabalhos conjuntos.

Possibilita, com as parcerias fisco-empresas, planejamento e identificação de soluções antecipadas no cumprimento das obrigações acessórias, em face às exigências a serem requeridas pelas administrações tributárias.

Faz com que a efetiva participação dos contribuintes na definição dos meios de atendimento às obrigações tributárias acessórias exigidas pela legislação tributária, contribua para aprimorar esses mecanismos e confira a esses instrumentos maior grau de legitimidade social.

Estabelece um novo tipo de relacionamento, baseado na transparência mútua, com reflexos positivos para toda a sociedade.

(4)

1.2. Objetivos do SPED

O SPED tem como objetivos, entre outros:

• Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais.

• Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores.

• Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

1.3. Universo de atuação

A maioria dos contribuintes já se utiliza dos recursos de informática para efetuar tanto a escrituração fiscal como a contábil. As imagens em papel simplesmente reproduzem as informações oriundas do meio eletrônico.

A facilidade de acesso à escrituração, ainda que não disponível em tempo real, amplia as possibilidades de seleção de contribuintes e, quando da realização de auditorias, gera expressiva redução no tempo de sua execução.

Universo de Atuação: Sped – Contábil FCONT Sped – Fiscal EFD-Contribuições eSocial

NF-e – Ambiente Nacional NFS-e

CT-e

Central de balanços e-LALUR

(5)

2. SPED CONTÁBIL 2.1. O que é?

A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:

I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver;

III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

2.2. Como Funciona?

A partir do seu sistema de contabilidade, a empresa gera um arquivo digital no formato especificado no anexo único à Instrução Normativa RFB nº 787/07 (disponível no menu Legislação).

Devido às peculiaridades das diversas legislações que trata da matéria, este arquivo pode ser tratado pelos sinônimos: Livro Diário Digital, Escrituração Contábil Digital – ECD, ou Escrituração Contábil em forma eletrônica.

Este arquivo é submetido ao Programa Validador e Assinador – PVA fornecido pelo Sped.

Faça o download do PVA e do Receitanet e instale-os em um computador ligado à internet.

Por meio do PVA do Sped Contábi, execute os seguintes passos: I - Validação do arquivo contendo a escrituração.

II - Assinatura digital do livro pela(s) pessoa(s) que têm poderes para assinar, de acordo com os registros da Junta Comercial e pelo Contabilista.

III - Geração e assinatura de requerimento para autenticação dirigido à Junta Comercial de sua jurisdição. Para geração do requerimento é indispensável, exceto para a Junta Comercial de Minas Gerais, informar a identificação do documento de arrecadação do preço da autenticação. Verifique na Junta Comercial de sua Jurisdição como obter a identificação.

IV - Assinados a escrituração e o requerimento, faça a transmissão para o Sped. V - Concluída a transmissão, será fornecido um recibo.

(6)

VI - Imprima-o, pois ele contém informações importantes para a prática de atos posteriores.

Ao receber a ECD, o Sped extrai um resumo (requerimento, Termo de Abertura e Termo de Encerramento) e o disponibiliza para a Junta Comercial competente. Na atual estrutura, cabe à Junta Comercial buscar o resumo no ambiente Sped. Enquanto ela não adota tal providência, ao consultar a situação, a resposta obtida será "o livro digital foi recebido pelo Sped Contábil, porém ainda não foi encaminhado para a Junta Comercial".

Verifique na Junta Comercial de sua jurisdição como fazer o pagamento do preço para autenticação. Recebido o pagamento, a Junta Comercial analisará o requerimento e o Livro Digital.

A análise poderá gerar três situações, todas elas com o termo próprio: a) Autenticação do livro;

b) Indeferimento; e c) Sob exigência.

IMPORTANTE: Para que um livro colocado sob exigência pela Junta Comercial possa ser autenticado, após sanada a irregularidade, ele deve ser reenviado ao Sped. Não há necessidade de novo pagamento do preço da autenticação. Deve ser gerado o requerimento específico para substituição de livros não autenticados e colocados sob exigência.

Para verificar o andamento dos trabalhos, utilize a funcionalidade “Consulta Situação” do PVA. Os termos lavrados pela Junta Comercial, inclusive o de Autenticação, serão transmitidos automaticamente à empresa durante a consulta.

O PVA tem ainda as funcionalidades de visualização da escrituração e de geração recuperação de backup.

Autenticada a escrituração, adote as medidas necessárias para evitar a deterioração, extravio ou destruição do livro digital. Ele é composto por dois arquivos principais: o do livro digital e o de autenticação (extensão aut). Faça, também, cópia do arquivo do requerimento (extensão rqr) e do recibo de entrega (extensão rec). Todos os arquivos têm o mesmo nome, variando apenas a extensão.

2.3. Obrigatoriedade

Segundo o art. 3o da Instrução Normativa RFB no 1.420/2013, estão obrigadas a adotar a ECD, em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2014:

(7)

I - as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no lucro real;

II - as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita; e

III - as pessoas jurídicas imunes e isentas que, em relação aos fatos ocorridos no ano calendário, tenham sido obrigadas à apresentação da Escrituração Fiscal Digital das

Contribuições, nos termos da Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012. IV – as Sociedades em Conta de Participação (SCP), como livros auxiliares do sócio ostensivo.

Para as outras sociedades empresárias a ECD é facultativa. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.

2.4. Obrigações acessórias dispensadas no caso de transmissão da escrituração via SPED Contábil

As regras de obrigatoriedade não levam em consideração se a sociedade empresária teve ou não movimento no período. Sem movimento não quer dizer sem fato contábil. Normalmente ocorrem eventos como depreciação, incidência de tributos, pagamento de aluguel, pagamento do contador, pagamento de luz, custo com o cumprimento de obrigações acessórias, entre outras.

No caso de transmissão da escrituração via Sped Contábil, há uma dispensa implícita: a impressão dos livros. De acordo com o art. 6o da Instrução Normativa RFB no 1.420/2013: Art. 6º A apresentação dos livros digitais, nos termos desta Instrução Normativa e em relação aos períodos posteriores a 31 de dezembro de 2007, supre: I - em relação às mesmas informações, a exigência contida na Instrução Normativa SRF nº 86, de 22 de outubro de 2001, e na

Instrução Normativa MPS/SRP nº 12, de 20 de junho de 2006. Anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis no 17/2015 Manual de Orientação do Leiaute da ECD Atualização: Março de 2015 RFB/Subsecretaria de Fiscalização/Coordenação Geral de Fiscalização/Divisão de

Escrituração Digital Página 9 de 311 II - a obrigatoriedade de escriturar o Livro Razão ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário, prevista no art. 14 da Lei nº 8.218, de 29 de agosto de 1991. III - a obrigatoriedade de

transcrever no Livro Diário o Balancete ou Balanço de Suspensão ou Redução do Imposto, de que trata o art. 35 da Lei nº 8.981, de 20 de janeiro de 1995, disciplinada na alínea “b” do § 5º do art. 12 da Instrução Normativa SRF nº 93, de 24 de dezembro de 1997. Parágrafo único. A adoção da Escrituração Fiscal Digital, nos termos do Ajuste Sinief no 02, de 3 de abril de 2009, supre: I - a elaboração, registro e autenticação de livros para registro de inventário e registro

(8)

de entradas, em relação ao mesmo período. (Lei nº 154, de 1947, arts. 2º, caput e § 7º, e 3º, e Lei nº 3.470, de 1958, art. 71 e Lei nº 8.383, de 1991, art. 48), desde que informados na

Escrituração Fiscal Digital, nos termos do arts. 261 e 292 a 298 do Regulamento do Imposto de Renda, Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999. II - em relação às mesmas informações, da exigência contida na Instrução Normativa SRF nº 86, de 22 de outubro de 2001, e na Instrução Normativa MPS/SRP nº 12, de 20 de junho de 2006.

2.5. Prazos para entrega da ECD

Para a RFB, o prazo foi fixado pelo art. 5o da Instrução Normativa no 1.420/2013, reproduzido abaixo: Art. 5º A ECD será transmitida anualmente ao Sped até o último dia útil do mês de junho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira a escrituração. § 1º Nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, a ECD deverá ser entregue pelas pessoas jurídicas extintas, cindidas, fusionadas, incorporadas e incorporadoras até o último dia útil do mês subsequente ao do evento. § 2º O prazo para entrega da ECD será encerrado às 23h59min59s (vinte e três horas, cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos), horário de Brasília, do dia fixado para entrega da escrituração. § 3º A obrigatoriedade de entrega da ECD, na forma prevista no § 1º, não se aplica à incorporadora, nos casos em que as pessoas jurídicas, incorporadora e incorporada, estejam sob o mesmo controle societário desde o ano-calendário anterior ao do evento. § 4º Nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, ocorridos de janeiro a maio do ano da entrega da ECD para situações normais, o prazo de que trata o § 1º será até o último dia útil do mês de junho do referido ano. § 5º Nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, ocorridos de janeiro a dezembro de 2014, o prazo de que trata o § 1º será até o último dia útil do mês de junho de 2015.

(9)

2.6. Livros abrangidos pela ECD

Todos os livros da escrituração contábil podem ser incluídos no Sped Contábil, em suas diversas formas. O diário e o razão são, para o Sped Contábil, um livro digital único. Cabe ao PVA do Sped Contábil mostrá-los no formato escolhido pelo usuário. São previstas as seguintes formas de escrituração:

• G - Diário Geral;

• R - Diário com Escrituração Resumida (vinculado a livro auxiliar); • A - Diário Auxiliar;

• Z - Razão Auxiliar;

• B - Livro de Balancetes Diários e Balanços; e • S – Livro da SCP Mantida pelo Sócio Ostensivo.

2.7. Impressão dos livros

A escrituração G, Diário Geral, não pode conviver com nenhuma outra escrituração no mesmo período, ou seja, as escriturações principais (G, R ou B) não podem coexistir. A escrituração G, Diário Geral, caso a empresa seja sócia ostensiva, poderá conviver com a escrituração S (escrituração da SCP mantida pela sócia ostensiva). As escriturações G ou S não possuem livros auxiliares (A ou Z), e, consequentemente, não podem conviver com esses tipos de escrituração. A escrituração resumida R pode conviver com os livros auxiliares (A e Z). O livro de balancetes e balanços diários B pode conviver com os livros auxiliares (A e Z).

2.8. Hash do livro

Ao ler o arquivo para a validação, o PVA do Sped Contábil calcula o hash do arquivo. O hash não tem letra "O" (é sempre o número ZERO (0)). Se o livro digital estiver validado, o hash do arquivo pode ser obtido utilizando o menu "Visualização > Dados da Escrituração". Despreze os separadores e o dígito verificador para transcrever o hash em quaisquer campos do arquivo.

2.9. Impressão dos Livros

São formas alternativas de escrituração: em papel, em fichas ou digital. Assim, elas não podem coexistir em relação ao mesmo período. Ou seja, não podem existir, ao mesmo tempo, dois livros diários em relação ao mesmo período, sendo um digital e outro impresso.

(10)

2.10. Quantidade de Livros por Arquivo e Quantidade de Arquivos por Ano-Calendário

O arquivo da ECD sempre corresponde a um livro, ou seja, não é possível que um arquivo contenha mais de um livro. Além disso, regra geral, a ECD será entregue em apenas um arquivo correspondente a todo o ano-calendário. Contudo, há algumas exceções, como por exemplo a escrituração resumida com livros auxiliares. Nessa situação, a escrituração poderá conter mais de um livro por ano-calendário e, consequentemente, mais de um arquivo, tendo em vista que haverá o livro principal (escrituração resumida) e um ou mais livros auxiliares. Há também o caso de o arquivo de um mês ultrapassar 1 GB (gigabyte), situação em que a escrituração pode ser entregue em arquivos mensais (12 arquivos por ano).

2.11. Limite de Tamanho e Período dos Livros

Como regra geral, o livro é mensal, mas pode conter mais de um mês, desde que não ultrapasse 1 GB (gigabyte). Os períodos de escrituração do livro principal e dos livros auxiliares devem coincidir. Portanto, se a escrituração possui um livro principal e um livro auxiliar e, em virtude do tamanho, o livro principal é fracionado em 12 livros mensais, o livro auxiliar também deverá ser dividido em 12 livros mensais, seguindo os períodos adotados no livro principal.

Existem outros limites:

- todos os meses devem estar contidos no mesmo ano.

- não deve conter fração de mês (exceto nos casos de início de atividade, cisão parcial ou total, fusão, incorporação ou extinção).

Para as situações especiais de cisão parcial ou incorporação (se incorporadora) serão geradas duas escriturações:

Escrituração 1: do início do ano-calendário (ou data posterior, caso o contribuinte tenha iniciado suas atividades do próprio ano-calendário) até a data da situação especial.

Escrituração 2: da data da situação especial até o final do ano-calendário.

Exemplo: Uma empresa iniciou atividades em 15/03/2011. Ocorreu um evento de cisão em 28/06/2011 e a empresa prosseguiu as atividades (cisão parcial).

Duas escriturações devem ser entregues.

Escrituração 1: de 15/03/2011 até 28/06/2011 (a data limite para a entrega será o último dia útil do mês de julho de 2011).

Escrituração 2: de 29/06/2011 a 31/12/2011 (a data limite para a entrega será o último dia útil do mês de junho de 2012).

(11)

A exceção, para esses casos (cisão parcial ou incorporação, quando é incorporadora), ocorre se a data da situação especial ocorrer no último dia do ano. Nesse caso, será gerada apenas uma escrituração.

Exemplo: Uma empresa iniciou atividades em 15/03/2011. Ocorreu um evento de cisão em 31/12/2011 e a empresa prosseguiu as atividades (cisão parcial).

Uma escrituração deve ser entregue: de 15/03/2011 até 31/12/2011 (a data limite para a entrega será o último dia útil do mês de janeiro de 2012).

Caso a situação especial ocasione a extinção da pessoa jurídica (incorporação, no caso de incorporada, ou cisão total ou fusão) só haverá escrituração do início do ano-calendário (ou data posterior, caso o contribuinte tenha iniciado suas atividades do próprio ano-calendário) até a data da situação especial.

Exemplo: Uma empresa iniciou atividades em 15/03/2011.

Ocorreu um evento de fusão em 28/06/2011. Uma escrituração deve ser entregue: de 15/03/2011 até 28/06/2011 (a data limite para a entrega será o último dia útil do mês de julho de 2011). - havendo mais de um mês, não pode haver descontinuidade na sequência de meses. Exemplo: Uma escrituração de janeiro a maio, não pode deixar de informar o mês de fevereiro. Mais algumas observações:

Apuração Trimestral do IRPJ: Respeitados os limites acima descritos, ainda que a apuração do IRPJ seja trimestral, o livro pode ser anual. A legislação do IRPJ obriga a elaboração e transcrição das demonstrações na data do fato gerador do tributo. Nada impede que, no mesmo livro, existam quatro conjuntos de demonstrações trimestrais e a

Mudança de contador no meio do período: Respeitados os limites acima, o período da escrituração pode ser fracionado para que cada contabilista assine o período pelo qual é responsável técnico.

Mudança de plano de contas da empresa no meio do período: Respeitados os limites acima, o período da escrituração pode ser fracionado para que cada plano contas corresponda a um período.

Mudança da sede da empresa para outra unidade federação: Nessa situação, a escrituração contábil do período que ainda não foi transmitido deve ser enviada considerando o NIRE da nova sede da empresa.

2.12. Substituição do Livro Digital Transmitido

Se o livro digital já foi enviado para o Sped e houver necessidade de substituição, é possível verificar o andamento dos trabalhos de autenticação por meio do PVA do Sped Contábil, no menu "Consulta Situação".

O livro pode ser substituído mediante a geração de requerimento específico de substituição utilizando a funcionalidade de gerenciar requerimento do PVA do Sped Contábil,

(12)

exceto quando estiver em um dos seguintes status: em análise (pela Junta Comercial) ou substituído.

Se o livro estiver "em análise", dirija-se, com urgência, àquele órgão do registro de comércio e solicite que o livro seja colocado em exigência. Também pode haver substituição nos seguintes estados: recebido, recebido parcialmente, aguardando processamento, aguardando pagamento e autenticado (*).

Após a autenticação do livro, as retificações de lançamentos feitos com erro estão disciplinadas no art. 16 da Instrução Normativa DREI n o 11/13:

Art. 16. A retificação de lançamento feito com erro, em livro já autenticado pela Junta Comercial, deverá ser efetuada nos livros de escrituração do exercício em que foi constatada a sua ocorrência, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, não podendo o livro já autenticado ser substituído por outro, de mesmo número ou não, contendo a escrituração retificada.

Parágrafo Único: Erros contábeis deverão ser tratados conforme previsto pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.

Não confunda substituição do livro com recomposição da escrituração. O mesmo ato normativo disciplina a recomposição da escrituração nos casos de extravio, destruição ou deterioração:

Art. 34. Ocorrendo extravio, deterioração ou destruição de qualquer dos instrumentos de escrituração, o empresário individual, a empresa individual de responsabilidade Ltda – Eireli, a sociedade empresária, cooperativa, consórcio, grupo de sociedades fará publicar, em jornal de grande circulação do local do estabelecimento, aviso concernente ao fato e deste fará minuciosa informação, dentro de quarenta e oito hora à Junta Comercial de sua jurisdição.

§ 1ª Recomposta a escrituração, o novo instrumento receberá o mesmo número de ordem do substituído, devendo o Termo de Autenticação ressalvar, expressamente, a ocorrência comunicada.

§ 2ª A autenticação de novo instrumento de escrituração só será procedida após o cumprimento do disposto no caput deste artigo.

§ 3ª No caso de livro digital, enquanto for mantida uma via do instrumento objeto de extravio, deterioração ou destruição no Sped, a Junta Comercial não autenticará livro

(13)

substitutivo, devendo o empresário ou sociedade obter reprodução do instrumento junto à administradora daquele Sistema.

(*) De acordo com os art. 17, 18, 19, 20 e 21 da Instrução Normativa DREI no 11/13:

Art. 17. Os termos de autenticação poderão ser cancelados quando lavrados com erro ou identificado erro de fato que torne imprestável a escrituração.

Parágrafo Único: Entende-se por erro de fato que torne imprestável a escrituração qualquer erro que não possa ser corrigido na forma do artigo precedente e que gere demonstrações contábeis inconsistentes.

Art. 18. O termo de cancelamento será lavrado:

I – Na mesma parte do livro onde foi lavrado o Termo de Autenticação, no caso de livro em papel ou fichas; e

II – Em arquivo próprio, quando livro digital.

Art. 19. O termo de cancelamento será lavrado por autenticador e conterá número do processo administrativo ou judicial que o determinou.

Art. 20. O processo administrativo poderá ser instaurado pela Junta Comercial ou por iniciativa do titular da escrituração.

Parágrafo Único: Quando o cancelamento for de iniciativa do titular da escrituração e decorrer de erro de fato que a torne imprestável, deverá ser anexado ao processo administrativo, laudo detalhado firmado por dois contadores.

Art. 21. Identificado erro material a Junta Comercial enviará ofício ao Departamento de Registro Empresarial e Integração, solicitando o cancelamento do Termo de Autenticação de livro digital, justificando claramente o motivo para o referido cancelamento.

Parágrafo Único: O DREI encaminhará ao gestor do Sped, na Receita Federal do Brasil, ofício com a solicitação deferida pela Junta Comercial contendo as informações do livro (Nome Empresarial, tipo de livro, no de ordem e período a que se refere), para providências cabíveis.

Os livros G, R e B são equivalentes. Assim, a substituição entre tais tipos é livre. Por exemplo, um livro R pode substituir um livro G, e vice-versa.

O NIRE é o Número de Inscrição no Registro de Empresas na Junta Comercial. Até a versão 2.X do PVA do Sped Contábil, o sistema identificava a escrituração pela chave [NIRE] + [HASH] do arquivo. O hash é, também, o número do recibo. Portanto, caso o atendimento da exigência dependa de modificação do NIRE, deve ser utilizado o requerimento normal (primeira opção no topo do formulário) e não o de substituição, pois o PVA do Sped Contábil não permite a

(14)

substituição de escrituração em virtude de NIRE incorreto. Tentativa de enviar com requerimento de substituição vai retornar mensagem informando que a escrituração a ser substituída não existe. Guarde cópia do termo de exigência e dos recibos de transmissão para eventual comprovação.

A partir da versão 3.X do PVA do Sped Contábil (a partir de julho de 2013), a chave é o [HASH]. Portanto, a partir da versão 3.X, será possível, caso o atendimento da exigência dependa de modificação do NIRE, efetuar a substituição da escrituração. No Sped Contábil é possível transmitir uma escrituração de um ano-calendário posterior e, depois, transmitir a escrituração de um ano-calendário anterior.

A mesma regra vale para a substituição. É possível substituir uma escrituração de um ano-calendário anterior, mesmo já tendo transmitido uma escrituração de um ano-ano-calendário posterior.

Roteiro prático para substituição do livro digital:

1. Corrija as informações no arquivo (livro digital): se o arquivo é o que foi assinado, remova a assinatura. A assinatura é um conjunto de caracteres "estranhos" que fica após o registro 9999. Basta apagar tudo que fica após tal registro. Para fazer isso, edite a escrituração com algum editor de texto do tipo “Bloco de Notas”.

Observação: A partir da versão 3.X do PVA do Sped Contábil, é possível corrigir as informações no próprio PVA que possui a funcionalidade de edição de campos.

2. Valide o livro no PVA do Sped Contábil utilizando a funcionalidade Arquivo/Escrituração Contábil/Validar Escrituração Contábil.

3. Assine.

4. Gere o requerimento de substituição (a opção está no topo do formulário) - o hash do livro a ser substituído é, também, o número do recibo de entrega. A informação deve ser preenchida utilizando somente os algarismos e as letras maiúsculas de A até F (Não há a letra “O” no hash; sempre é o numeral 0). Informe também o DV.

5. Assine o requerimento. 6. Transmita.

Observação: Em alguns casos de correção de exigências, o hash da escrituração substituta não é alterado, como por exemplo, na troca de assinatura do requerimento de autenticação de procurador para administrador. Nessas situações, para que um novo hash seja gerado, inclua um espaço em brando em qualquer campo texto (sem limitação de tamanho) da escrituração e adote novamente o procedimento de substituição do livro digital.

(15)

2.13. Assinatura digital

O livro digital deve ser assinado por, no mínimo, duas pessoas: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato e o contabilista. Não existe limite para a quantidade de signatários, mas os contabilistas sempre devem assinar por último. O PVA do Sped Contábil só permite que o contabilista assine após a assinatura de todos os representantes da empresa listados no registro J930.

O livro digital deve ser assinado com certificado digital de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Devem ser utilizados somente certificados digitais e-PF ou e-CPF, com segurança mínima tipo A3. Os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados.

O livro pode ser assinado por procuração, desde que ela seja arquivada na Junta Comercial. O Sped Contábil não faz qualquer conferência da assinatura ou dos procuradores. Esta verificação é feita pela Junta Comercial. A procuração eletrônica da RFB não pode ser utilizada. Caso o sistema não esteja reconhecendo o certificado digital, siga o seguinte procedimento:

1. Delete os certificados expirados do computador, se houver e tente assinar novamente. Caso não funcione:

2. Exporte a chave pública do certificado utilizando o Internet Explorer e envie para RFB via “Fale Conosco” do Sped.

3. Em caso de erro persistente, envie o print screen da tela de leitura dos certificados para análise via “Fale Conosco” do Sped (enquanto o PVA do Sped Contábil tenta ler o certificado).

4. Espere, pelo menos 10 minutos, se o PVA do Sped Contábil estiver demorando a ler um certificado.

2.14. Utilização do Receitanet e do ReceitanetBX

O programa Receitanet é utilizado para transmissão da escrituração contábil digital, enquanto que o programa ReceitanetBX é utilizado para fazer o download da escrituração contábil digital já transmitida pelo empresário ou pela sociedade empresária e dos dados agregados gerados pelo sistema.

O download, via ReceitanetBX, segue as seguintes regras:

- Empresário ou Sociedade Empresária: acessam apenas as escriturações contábeis digitais e os dados agregados do seu CNPJ.

- Representante Legal: acessa apenas as escriturações contábeis digitais e os dados agregados do CNPJ do qual ele representa.

- Procuração Eletrônica: acessa apenas as escriturações contábeis digitais e os dados agregados do CNPJ do qual ele é procurador.

(16)

O Receitanet utiliza, na transmissão, a porta 3456 e o endereço IP 200.198.239.21. Para verificar se a conexão está sem problemas, execute o comando "telnet 200.198.239.21 3456".

2.15. Dados Agregados

Os dados agregados consistem na consolidação mensal de informações de saldos contábeis e nas demonstrações contábeis. O sistema gera automaticamente os arquivos de dados agregados, assim que recebe a escrituração contábil digital.

2.16. Lançamentos de Quarta Fórmula e Planos de Contas com 4 níveis.

O Sped Contábil faz validações para que a Resolução CFC no 1.299/10 seja cumprida, conforme destacado abaixo:

- Os lançamentos de quarta fórmula podem ser utilizados desde que se refiram a um único fato contábil.

- O plano de contas da empresa deve ter, no mínimo, 4 níveis. Exemplo:

Nível 1: Ativo

Nível 2: Ativo Circulante Nível 3: Disponibilidades Nível 4: Caixa

2.17. Configurações Necessárias para Consultar a Situação da Escrituração

no PVA do Sped Contábil

Para consultar a situação, o PVA utiliza o IP 200.198.239.22 e a porta 80. Caso apareça a mensagem de erro "Erro ao consultar situação. Falha na conexão com o servidor", deve ser adotado o seguinte procedimento:

1. No Windows, selecionar: Iniciar ⇒ Executar;

2. Digitar "cmd" (para abrir o prompt de comando) e clicar "ok"; 3. Na janela aberta, digitar: "telnet 200.198.239.22 80"; 4. Se a tela ficar toda preta é porque existe conectividade; e

5. Se aparecer a mensagem "Conectando-se a 200.198.239.22. Não foi possível abrir conexão com host na porta 80: conexão falhou", a rede utilizada pelo usuário para acesso está sem conectividade com a internet ou algum ativo de rede (firewall) está bloqueando o acesso.

2.18. Autenticação dos Livros Digitais

A competência para autenticação de livros digitais é da Junta Comercial. As pendências relativas à autenticação devem ser verificadas diretamente na Junta Comercial.

(17)

Não podem existir duas escriturações relativas ao mesmo período. Portanto, no caso de já existir um livro em papel já autenticado, a empresa deve transmitir o livro digital para o mesmo período, para cumprir a obrigação com a RFB. Este livro deverá ser indeferido pela Junta Comercial, tendo em vista que já existe um livro em papel autenticado referente ao mesmo período.

2.19. Multa por Atraso na Entrega da Escrituração Digital

De acordo com o art. 57, da Medida Provisória no 2.158-35, de 24 de agosto de 2001, com a nova redação dada pela Lei no 12.766, de 27 de dezembro de 2012, o sujeito passivo que deixar de apresentar, nos prazos fixados, declaração, demonstrativo ou escrituração digital exigidos nos termos do art. 16, da Lei no 9.779, de 19 de janeiro de 1999, ou que os apresentar com incorreções ou omissões, será intimado para apresentá-los ou para prestar esclarecimentos pela RFB e sujeitar-se-á às seguintes multas:

Art. 57. O sujeito passivo que deixar de cumprir as obrigações acessórias exigidas nos termos do art. 16 da Lei n o 9.779, de 19 de janeiro de 1999, ou que as cumprir com incorreções ou omissões será intimado para cumprilas ou para prestar esclarecimentos relativos a elas nos prazos estipulados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e sujeitar-se-á às seguintes multas:

I - por apresentação extemporânea:

a) R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês-calendário ou fração, relativamente às pessoas jurídicas que estiverem em início de atividade ou que sejam imunes ou isentas ou que, na última declaração apresentada, tenham apurado lucro presumido ou pelo Simples Nacional; b) R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) por mês-calendário ou fração, relativamente às demais pessoas jurídicas; c) R$ 100,00 (cem reais) por mês-calendário ou fração, relativamente às pessoas físicas; II - por não cumprimento à intimação da Secretaria da Receita Federal do Brasil para cumprir obrigação acessória ou para prestar esclarecimentos nos prazos estipulados pela autoridade fiscal: R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês-calendário; III - por cumprimento de obrigação acessória com informações inexatas, incompletas ou omitidas: a) 3% (três por cento), não inferior a R$ 100,00 (cem reais), do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa jurídica ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta); b) 1,5% (um inteiro e cinco décimos por cento), não inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais), do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa física ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta. § 1o Na hipótese de pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional, os valores e o percentual referidos nos incisos II e III deste artigo serão reduzidos em 70% (setenta por cento). § 2o Para fins do disposto no inciso I, em relação às pessoas jurídicas que, na última

(18)

declaração, tenham utilizado mais de uma forma de apuração do lucro, ou tenham realizado algum evento de reorganização societária, deverá ser aplicada a multa de que trata a alínea b do inciso I do caput. § 3o A multa prevista no inciso I do caput será reduzida à metade, quando a obrigação acessória for cumprida antes de qualquer procedimento de ofício. § 4o Na hipótese de pessoa jurídica de direito público, serão aplicadas as multas previstas na alínea a do inciso I, no inciso II e na alínea b do inciso III.

(19)

3. Parametrização dos sistemas Cordilheira para a geração da ECD. 3.1. Estruturação do Plano de Contas

Para que o sistema possibilite a correta geração dos dados correspondentes ao SPED Contábil, o primeiro processo que precisa ser realizado é o cadastro adequado da empresa no sistema.

Como o processo de contabilização é um procedimento realizado de forma centralizada na matriz da empresa, os principais cadastros serão nos Parâmetros da Empresa em Parâmetros / Contabilização / Principal.

(20)

É extremamente importante que os parâmetros de estrutura do plano de contas estejam corretos para que então o Plano de contas possa ser configurado de acordo com a exigência que o SPED Contábil trata os dados.

O campo estrutura deverá ser composto por “X” que correspondem ao grau que cada conta apresentara no módulo contábil. Aqui o usuário poderá parametrizar quantos dígitos quiser para cada grau, desde que atenda a estrutura mínima de grau 4 para correta validação no PVA.

Na figura acima a estrutura corresponde a um plano de contas de grau 5 onde temos X-X-XX-XX-XXXX que correspondem ao plano de contas conforme o exemplo abaixo:

X- Conta de Grau 1 - Exemplo: ATIVO, PASSIVO, RESULTADO

X-X Conta de Grau 2 – Exemplo: ATIVO CIRCULANTE, PASSIVO CIRCULANTE X-X-XX Conta de Grau 3 – Exemplo: DISPONIBILIDADES

X-X-XX-XX Conta de Grau 4 – Exemplo: CAIXA, BANCO,

X-X-XX-XX-XXXX Conta de Grau 5 – Exemplo: CAIXA GERAL, BANCO DO BRASIL, FORNECEDORES, IMPOSTOS A PAGAR, ETC.

As contas de graus 1, 2, 3 e 4 são chamadas de Contas Sintéticas e as Contas de Grau 5 são chamadas de Contas Analíticas. Isso se dá, pois a conta de Grau 5 é a conta que irá receber os lançamentos contábeis no sistema. Caso a ultima conta estivesse no Grau 4, então essa seria a Conta Analítica do Plano de Contas.

OBSERVAÇÃO: O Cordilheira Software Contábil não aceita lançamentos em Contas Sintéticas, somente nas Analíticas.

Após parametrizado no cadastro da empresa, no módulo CORDILHEIRA SISTEMA CONTÁBIL acessamos Cadastro/Plano de Contas para informar os dados das Contas Contábeis que serão utilizadas pelas empresas:

3.2. Numeração dos Livros Contábeis.

No sistema deve-se também informar o número sequencial dos livros contábeis visto que esta informação irá compor o registro dos Livros gerados no SPED Contábil.

(21)

Para inserir estas informações dê duplo clique no estabelecimento e acesse: Estabelecimento/Parâmetros /Sistema Contábil.

Dica: No campo “Contas para Transferência de Resultado” não é obrigatório o preencimento das informações, porém para os lançamentos que irá realizar no sistema e consequentemente o Fechamento do Balanço com a Transferência de Resultados, é importante que as contas para zeramento e patrimônio líquido sejam definidas após a conclusão do cadastro do plano de contas.

3.3. Responsáveis pela empresa:

Ainda no cadastro da Empresa, é importante que seja validado e informado corretamente os dados inerentes aos responsáveis pela empresa, sendo estes os mesmos que fariam a assinatura dos livros contábeis, no caso a pessoa física do contador e também do sócio ou responsável pela empresa perante o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.

Esta informação deve ser incluída no sistema dando duplo clique no estabelecimento e acessando as abas Representantes e Responsáveis:

(22)

Em Responsáveis, caso não possua o cadastro do responsável no sistema, após pesquisar na tela, clique em Novo e preencha com os dados do Contador:

Estas informações irão gerar no SPED Contábil os registros:

DO BLOCO 0 – IDENTIFICAÇÃO DOS DADOS DA EMPRESA, o I030 – TERMO DE ABERTURA,

(23)

J930 – IDENTIFICAÇÃO DO SÓCIO E DO CONTADOR DA EMPRESA.

3.4. Vinculação do plano de contas referencial: registros I050 – plano de contas e registro I051 plano referencial.

O Plano de Contas da Empresa será vinculado ao Plano Referencial de acordo com as características de cada conta. No cadastro do Sistema esta vinculação deve ser feita na mesma rotina do Cadastro /Plano de Contas.

SITUAÇÃO 1: Quando a Conta Contábil da Empresa não tem uma conta idêntica no Plano Referencial o que devo fazer?

Em situações que a Conta Contábil da Empresa não existir no Plano Referencial, deve-se vincular uma conta que tenha características semelhantes onde a contabilização não afete o resultado final no Balanço Patrimonial.

SITUAÇÃO 2: A vinculação deve ser feita na conta sintética ou analítica?

Pode realizar a vinculação da conta Analítica do Plano Referencial a uma conta Sintética do Plano da Empresa quando as subcontas apresentarem um resultado semelhante e não influencie no resultado do Balanço Patrimonial.

(24)

3.4.1 . Vinculação Automática do Plano de Contas Referencial:

O Cordilheira Sistema Contábil tem um processo que ajuda na operação de geração da ECD, quanto ao tratamento da vinculação do Plano de Contas Contábil com o Plano Referencial de forma automática. Isso deverá ser feito da seguinte forma:

Na Rotina Módulos/SPED/Plano Referencial/Vinculação Automática o sistema efetua o vínculo das contas baseando-se nos seguintes critérios:

Nome Conta Contábil -> Nome da Conta Plano Referencial

Classificação Conta Contábil -> Classificação da Conta Plano Referencial

Para visualizar as informações da vinculação Automática, acesse a Rotina de Módulos/SPED/Plano Referencial/Relatório:

Caso haja necessidades de alterações nas vinculações do Plano Referencial poderá efetuar o processo de manutenção do Plano de Contas nas rotinas do próprio cadastro do Plano ou na rotina própria em Módulos/SPED/Plano Referencial/Manutenção.

3.4.2 . Estrutura do histórico padrão – Registro I075.

No Cordilheira as informações do histórico, pré-cadastrados em Cadastros/Histórico/Estrutura do histórico Padrão, irão gerar na ECD o Registro I075, que será vinculado aos lançamentos Contábeis.

(25)

Informe um código de cadastro, e atribua um título para identificar o histórico padrão. Este campo aceita letras e números, com até 25 caracteres.

Em Descrição para Importação, será utilizado quando não quiser considerar a estrutura do histórico na importação de lançamentos (nesse caso o campo 'Formatação' deverá permanecer em branco) ou se quiser acrescentar uma informação que virá antes da estrutura. Essa descrição será utilizada somente nas importações de lançamentos vindos de outros sistemas, e será considerada quando marcadas as opções: 'Considerar estrutura dos históricos padrão' e 'Considerar campo Descrição para Importação', em Utilitários/ Importação/ Lote Normal ou Lote Multi-Estabelecimento. Ela fará parte da composição do histórico dos lançamentos, da seguinte forma: DESCRIÇÃO PARA IMPORTAÇÃO + ESTRUTURA DO HISTÓRICO + COMPLEMENTO + HISTÓRICO ESPECIAL, conforme informações disponibilizadas no arquivo.

No quadro Utilização, marque o tipo de utilização mais usual, caso o histórico seja utilizado indevidamente, o sistema emitirá um alerta no momento do lançamento:

Débito Para lançamentos na conta Débito.

Crédito Para lançamentos na conta Crédito.

(26)

Lançamento referente a pagamento com cheque: marque esta opção para que no relatório da conciliação bancária, sejam listados os lançamentos não conciliados do extrato e da contabilidade, referente a conta bancária selecionada. Também, apresenta lançamentos referentes a cheques ainda não compensados pelo banco. Os lançamentos referentes a cheques serão identificados através da estrutura do histórico.

No quadro Formatação inclua a formatação do histórico combinando descrições e campos variáveis. Estes campos aparecem entre os sinais < >.

Clique sobre a letra A para inserir os campos deste histórico. Poderão ser incluídos campos para informação de texto, valor, número, conta de débito e crédito, data ou mês e ano.

Para cada campo inserido poderá ser incluída uma descrição para auxiliar na utilização do histórico nos lançamentos.

Exemplo:

CAMPO é o que está entre o sinal de maior e de menor <>, por exemplo, <ler data>. Você pode inserir uma descrição antes do campo. Neste exemplo foi inserida a descrição Data.

Data <ler data>

Para excluir um campo, clique sobre o mesmo e em seguida na letra X.

No quadro Visualização/Teste, visualize como este Histórico Padrão será mostrado no lançamento.

(27)

4. Geração do arquivo do Sped contábil através do Cordilheira

A geração do arquivo do SPED Contábil dependerá do fechamento Contábil que é a apresentação do Balanço Patrimonial, atendendo de forma igualitária os Valores de Ativos e Passivos e a Correspondente apuração dos Resultados. Para que não haja erros na validação da estrutura do arquivo, o mesmo deverá ser gerado somente após atender os seguintes procedimentos:

a) Realização dos lançamentos contábeis da empresa atendendo os procedimentos de débito e crédito.

b) Realização das integrações contábeis, quando houver a utilização dos módulos CRH e CEF.

c) Realização da Transferência de Resultados de acordo com o critério adotado pela empresa (mensal, trimestral, anual)

d) Sugere-se realizar a conciliação contábil dos lançamentos, visto que a Declaração do SPED Contábil é também a Escrituração da Empresa em meio Eletrônico.

e) Emissão dos Relatórios Contábeis com valores fechados.

4.1. Geração do arquivo:

Depois de realizada a escrituração contábil completa, o arquivo do SPED será gerado através da Rotina de Módulos / SPED / Geração de Arquivo da ECD:

(28)

O Arquivo gerado irá apresentar as informações conforme registros exigidos pelo Layout do SPED Contábil.

Após validação o sistema do SPED Contábil deverá apresentar a tela de validação da escrituração.

Para analisar a escrituração no SPED Contábil acesse no PVA Arquivo/Escrituração Contábil/Visualizar a escrituração.

(29)

O PVA irá apresentar justamente as informações escrituradas conforme o arquivo gerado pelo Cordilheira.

ATENÇÃO: Para que a escrituração seja utilizada como Registro Oficial dos Livros Diário e Razão, deve-se gerar a escrituração completa no Cordilheira, incluindo as Demonstrações Contábeis. Estas demonstrações serão geradas no Cordilheira Sistema Contábil quando estiverem marcadas a opção de “Gerar demonstrações contábeis Balanço /DRE)

4.2. Escrituração do SPED contábil com as demonstrações contábeis

Para que a ECD apresente as informações das DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, o primeiro ponto é verificar qual é a forma que foi realizada a Apuração do Resultado do Exercício que pode ser mensal, trimestral ou anual.

Dica: para essa identificação acesse a rotina de Consulta/Lotes e deixe marcada somente a opção de Transferência no campo Tipo e Liberado no campo Situação.

Se o período apresentado contiver 12 lotes, entendemos a apuração Mensal. Se apresentar 4 lotes entendemos a apuração Trimestral e se tiver somente 1 lote de transferência, então é apuração Anual.

(30)

Na rotina de Módulos/SPED/ Apuração das Demonstrações Contábeis informe o período, grau das contas e o tipo de Geração do Balanço Patrimonial e DRE.

Depois de realizado este processo, então poderá gerar o arquivo e validá-lo no PVA que serão apresentadas as demonstrações contábeis.

4.3. Assinatura digital do arquivo do SPED contábil

Deve ser feita dentro do próprio PVA através da rotina de Arquivo/Escrituração Contábil Digital/ Assinar Escrituração Contábil Digital.

4.4. Requerimento de autenticação/substituição de livro digital

Através desta rotina, que deve ser realizada no PVA, é feita a solicitação do registro dos livros contábeis. Acesse > Requerimento.

(31)

Importante: caso haja necessidade de ajuste da escrituração contábil e consequentemente o envio de retificação do SPED, deverá ser feito também através desta rotina o Pedido de Substituição do Livro Digital, que será analisado pela Junta Comercial competente.

4.5. Consulta situação da escrituração contábil

Através desta rotina no PVA será feito o acompanhamento se os livros foram deferidos ou não.

(32)

5. Principais Erros

5.1. I150 - Soma dos saldos Iniciais é diferente da soma dos saldos finais do registro I150

Não pode haver Saldo de Balanço ou Lançamentos Online ou por Lote (exceto de Transferência) para a conta que foi utilizada na Transferência de Resultados no campo Conta para Zeramento.

Estorne o Lote de Transferência e gere outro lote de Transferência com outra conta ou corrija os lançamentos para a conta informada.

5.2. J150 – O valor informado nas contas de maior detalhamento do registro da DRE não corresponde a soma dos valores informados nos registros de saldos das contas de resultado antes da apuração na mesma data.

Verifique no Plano de contas se o tipo para DRE esta informada em mais de um grau, por exemplo: Para um plano de contas de 5 níveis, o tipo para a DRE normalmente é informado nas contas de grau 3, já para um plano de 6 níveis, o grau 4 é mais utilizado. Lembrando que quanto mais alto o grau informado, mais detalhada será a DRE. Verifique também se não tem saldo de balanço nas contas de anos anteriores.

5.3. I355 – As contas de Resultado, nos meses em que houver encerramento, devem ter saldo zero.

Deverá verificar se tem um lote de lançamentos normais marcado como TRANSFERÊNCIA, caso tenha marque como NORMAL, efetue a transferência novamente e apuração das demonstrações contábeis.

Referências

Documentos relacionados

Segundo Anríquez e Stamoulis (2007), a agricultura permanece como uma importante força motora do crescimento e estratégica para o desenvolvimento socioeconômico,

A competência para autenticação de livros digitais é da Junta Comercial. As pendências relativas à autenticação devem ser verificadas diretamente na Junta

42 5940 SERVIÇOS INTEGRADOS COM OUTRA JUNTA COMERCIAL: CERTIDÃO INTEIRO TEOR. 43 5959 SERVIÇOS INTEGRADOS COM OUTRA JUNTA COMERCIAL:

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade, experiência

As dimensões de TI estudadas nessa pesquisa buscou identificar e relação entre Tecnologia da Informação e a entrega da Proposta de Valor Social pela Empresa estudada. A

- Caracterizar as condições de vida e de trabalho de professores da rede pública estadual de ensino do estado do Maranhão (Brasil), bem com as estratégias desenvolvidas para

Fornecimento de Refeição (café da manhã, almoço e jantar) para 60 pedreiros, 60 membros das comissões municipais e 2.442 beneficiários do projeto cisternas de placas, nos locais

A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde DMED é uma declaração instituída pela Secretaria da Receita Federal através da Instrução Normativa 985 de 22 de dezembro de 2009,