• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL I DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL I DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO GERAL I – DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS

Artigo 1º Este Regulamento “padrão” dispõe sobre os Campeonatos promovidos pela Liga Hortolandense de Futsal (LHFS) com o apoio da Federação Paulista de Futebol de Salão e da Prefeitura Municipal de Hortolândia através da Secretaria Municipal de Esportes, podendo ser patrocinados por empresas que colaborem com a entidade. Artigo 2º Procurar-se-á através do desenvolvimento dos Campeonatos, promover um maior intercâmbio esportivo entre os participantes, bem como contribuir para o desenvolvimento técnico do Futsal de Hortolândia e Região, dentro do Espírito Olímpico “Fair Play” Jogo Limpo.

II – DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

Artigo 3º Os Campeonatos obedecerão às disposições deste Regulamento, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, da Federação Paulista de Futebol de Salão, dos Comunicados Oficiais e Circulares da LHFS, Congressos Técnicos e demais legislações esportiva em vigor no país.

Artigo 4º A organização e coordenação geral deste certame caberão a LHFS, através do seu Depto. Técnico dirigido pelo Diretor e na ausência pelo Presidente da entidade, que cumprirá e fará cumprir este Regulamento.

Artigo 5º Nos casos de urgência, o Presidente da LHFS poderá tomar resoluções “AD REFERENDUM” do Depto. Técnico, conforme os estatutos Sociais da Entidade.

O presidente da entidade poderá nos casos mais graves, antes de qualquer punição, suspender preventivamente o atleta ou membro da comissão técnica, antes que seja adotado as medidas cabíveis.

(2)

III– DAS INSCRIÇÕES

Artigo 6º A inscrição de atleta e dirigente devera ser feita através site: (www.sistema.hortofutsal.com.br), o cadastro devera ter em anexo copia de documento oficial colorido (RG, CNH, reservista ou Carteirinha de Trabalho), CPF, comprovante de endereço nominal e foto 3x4.

Artigo 7° O prazo para cadastro para estarem aptos para a 1ª partida será de até o dia 10/01, e o prazo final para inscrição será até a 5ª rodada da competição e não da equipe. Poderão participar atletas acima de 15 anos, com autorização de menor (modelo no site) com firma reconhecida de um responsável somente para atuar como jogador. Não será permitida a participação de atleta ou dirigente menor de idade como técnico na partida.

OBS: A EQUIPE, que confirmar participação por email ou zap, participar do congresso e desistir da competição após divulgado chaveamento ou tabela, além da multa conforme Regimento de Taxas, os atletas participantes dessa equipes estarão suspensos até a quitação da multa.

Artigo 8° Em nenhuma hipótese o atleta ou o treinador poderá participar da partida sem a apresentação da carteirinha. Caso um atleta ou equipe esqueça a carteirinha, o árbitro esta autorizado a dar inicio á partida com a apresentação do RG, a equipe terá até o final da partida para apresentar a mesma, caso não consiga, perderá automaticamente os pontos da partida permanecendo gols e cartões, neste caso será WO técnico, ou seja, a equipe dará continuidade a competição sem pagamento de multas.

Artigo 9° Caso uma equipe tenha 01 ou mais jogadores ou treinadores em situação irregular de acordo com o regulamento fica a cargo da equipe que se sentir prejudicada, entrar com um recurso por escrito no prazo de 02 dias úteis após a realização da partida e colher as provas para apresentar na LHFS.

Não haverá possibilidade de transferência de Atleta de uma equipe para outra na mesma competição. A transferência só será válida de um Campeonato para outro com taxa conforme regimento de taxa no site: hortofutsal.com.br

Atleta que se inscrever para uma DIVISAO NAO poderá atuar como treinador para outra equipe em uma outra divisão.

IV – DO SISTEMA DE DISPUTA

Artigo 10° O campeonato terá seu sistema de disputa conforme estabelecido em congresso técnico dos clubes participantes de cada Campeonato.

(3)

Troféus e medalhas para campeão e vice-campeão, artilheiro e defesa menos vazada, lembrando que a equipe que ultrapassar a 20 inscrições receberão somente 20 medalhas.

OBS: Acesso e descenso COPA HORTO categoria adulto masculino.

Na 1ª Divisão cairão as 6 ultimas equipes classificadas, e subirão as 4 primeiras colocadas da 2ª Divisão. Terão mais 2 vagas para acesso a primeira divisão: o vencedor do desafio campeão da Copa Regional x Copa Municipal e Campeão da Taça Hortolândia.

Na 2ª Divisão cairão as 8 ultimas equipes classificadas, e subirão as 4 primeiras colocadas da 3ª divisão.

Na 3ª Divisão cairão as 6 ultimas equipes classificadas para 4ª divisão. Na 4ª Divisão será livre para equipes novas.

Caso uma equipe desista da participação perderá sua vaga no ano seguinte, sendo assim subirá a próxima colocada na classificação geral da mesma. E assim sucessivamente.

Copa Municipal será competição para equipes com atletas da cidade de Hortolândia, estando liberado somente 2 atletas de fora.

Copa Regional será realizado para equipes de toda região.

Taça Hortolândia: Esta competição será realizada com as 8 melhores equipes classificadas da copa municipal e as 8 melhores da copa regional. Somente poderão jogar atletas que participaram da competição pelas suas equipes, não podendo transferir atletas de equipes que não se classificaram. Estando autorizado atletas que não possuem registro em equipes participantes na Copa municipal e Regional por outra equipe.

Nas categorias Sub 10, Sub 12 e Sub 14, serão computados cartões amarelos e vermelhos, mas não terá cobrança das taxas de cartões. Mas segue regra oficial.

Nas categorias acima do Sub 16 serão computados cartões, e cobrado taxa normal como descrito: VII Das Disposições Gerais deste regulamento.

V – DOS JOGOS

Artigo 11° Todas as partidas terão duração de tempo estabelecidos nas regras, sub 18, sub 20 e adulto 20x20, Menores sub 08 e sub 10: 12x12, sub 12; 14 e 16 15x15, sendo cronômetro corrido exceto na semi final e final que será cronometrado nas categoria principal, sub 20, e 18, os últimos 6 minutos do 2º período, abaixo do sub 16 os últimos 3 minutos do segundo tempo.

(4)

Artigo 12° Cada equipe terá que levar uma bola em condições de jogo(PREMIUN), caso a equipe não leve será penalizada com a perca de 3 pontos da classificação.

Artigo 13° Em todos os campeonatos da LHFS será obrigatória a presença do treinador, dirigente ou atleta desde que não atue na partida no banco de reservas, sem o qual o Árbitro não dará início a partida. Só poderão compor o banco de reservas 2 dirigentes em cada partida devidamente uniformizados (camisa com manga, calça comprida, no caso de bermuda deverá ter o brasão ou nome da equipe e terá que ser diferente do calção dos atletas), meia e calçado fechado e com suas respectivas carteirinhas.

Obs: no caso de um atleta ficar como treinador só será substituído pelo dirigente ou atleta que não tenha atuado na partida, ou seja, não poderá exercer duas funções em uma partida.

Artigo 14° Os jogos terão horário fixado na tabela sendo admitida uma tolerância de 15 (Quinze) minutos somente para o primeiro jogo da rodada.

§ 1°A equipe que não se apresentar pronta para jogar dentro da quadra de jogo, no mínimo com 03 (Três) atletas (devidamente uniformizados) ou com seus equipamentos em ordem, cito caneleira e calçado adequado, mais o treinador no banco de reservas, após a tolerância de 15 minutos (quando houver), perderá por W.O. A equipe adversária além dos 03 (três) pontos ganhos terá a seu favor o placar de 3x0.

Para efeito de estatística, serão computados 03 (três) gols para o Artilheiro.

§ 2° No caso de WO a equipe deverá apresentar justificativa em 48 horas, caso aceita deverá efetuar o pagamento da taxa de arbitragem completa para prosseguir na competição. Será devolvida 50% para equipe que compareceu. (ex: equipes que chegam atrasados, ou horários diferentes da tabela.)

§ 3° Equipes que derem WO, não comparecimento e não apresentarem justificativa aceita em dois dias úteis, todos os integrantes da equipe estarão suspensos de participar de qualquer atividade organizada pela Liga Hortolandense de Futsal por 2 anos mais multa de taxa individual de cada atleta de R$ 200,00 (duzentos reais). § 4° Será obrigatório com 10 minutos antes do início da partida de sua equipe apresentar carteirinhas juntamente com a relação nominal com numeração dos atletas e taxa de arbitragem, a não entrega no prazo estabelecido não impedirá a realização da partida, porém estará ciente que qualquer irregularidade será de sua responsabilidade, ou seja, a equipe infratora poderá ser penalizada com a perda dos pontos. Taxas de arbitragem e de cartões dos presentes deverão serem efetuadas antes do inicio do jogo, na qual a equipe de arbitragem não dará inicio a partida.

(5)

Lembrando que a equipe poderá completar sua equipe em qualquer momento da partida, desde que o atleta esteja devidamente cadastrado pela equipe.

§ 5° Não é permitido participar da partida com bermuda térmica de cor diferente da cor predominante a da bermuda do uniforme, joias (aliança, piercing, pulseiras e correntes) nem sem caneleira ou usando chuteira soçaite. Lembrando que o atleta que for flagrado com papelão ou outro material que não proporcione segurança a sua integridade física, será punido com cartão amarelo.

§ 6° Será obrigatório o uso dos coletes, sem os coletes, equipe não poderá compor seu banco de reservas, ou seja, poderão atuar da partida somente os 5 titulares.

Artigo 15° O “mando” do jogo pertencerá sempre á equipe colocada em primeiro lugar na tabela, (ou seja, a esquerda da tabela) cabendo á mesma responsabilidade pela troca de camisas, em caso de coincidência de cores.

VI – DA CLASSIFICAÇÃO

Artigo 16° Para efeito de classificação, a contagem de pontos (ganhos) será a seguinte: *Vitória...03 Pontos

*Empate...01 Ponto *Derrota...00 Ponto

Artigo 17° Ao término de cada fase disputada quando for o caso, será conhecida como primeiro lugar a equipe que somar maior número de pontos ganhos, e assim sucessivamente na ordem decrescente.

Artigo 18° Quando 02 (duas) ou mais equipes terminarem empatadas nas soma de pontos ganhos em fase com pontuação, o desempate far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva de eliminação, estabelecendo-se sempre com base num critério único, que será a classificada:

1) Presença no congresso técnico; 2) menor número de cartão vermelho; 3) Confronto direto;

4] maior número de vitórias; 5) melhor saldo de gols;

6) maior número de gols marcados; 7) menor número de gols sofridos; 8] sorteio.

(6)

Artigo 19° Os Atletas e Dirigentes expulsos ou atletas que tenham recebido 03 (três) cartões amarelos, estarão automaticamente suspensos por uma partida, quando for os 02 (dois) casos cumprirá 02 (duas) partidas, independente das punições que poderão ser impostas (dois casos: amarelo e vermelho).

O cartão vermelho não elimina o cartão amarelo na mesma partida.

Artigo 20° Atletas que estejam cumprindo suspensão pela Liga Hortolandense de Futsal estão impossibilitados de jogar até que cesse a sua punição. Atletas que forem punidos neste campeonato cumprirão suas suspensões em qualquer atividade organizada pela Liga Hortolandense de Futsal. Inclusive em amistosos realizados pela LHFS, ou seja, atletas poderão pegar suspensão em fatos ocorridos em amistosos. Artigo 21° No caso de Ofensas Verbais aos Oficias de arbitragem, diretores da LHFS, membros da SER, o(s) infrator(es) (atleta, dirigente, pais ou torcedores), INCLUSIVE EM REDE SOCIAIS, estará automaticamente suspenso por até 90 (noventa) dias ou até 12 partidas, no caso de reincidência a suspensão será de até 180 dias ou até 24 partidas independente de outras punições que poderão ser impostas pela LHFS, inclusive atletas e dirigentes que estejam nos ginásios como torcedores. Atletas registrados na liga independente de estarem inscritos a alguma equipe ou não.

Artigo 22° No caso de provocações ou ações que causem tumulto antes durante ou após a partida, o envolvido, estará automaticamente suspenso por até 90 (noventa) dias ou até 12 partidas, no caso de reincidência a suspensão será de até 180 dias ou até 24 partidas independente de outras punições que poderão ser impostas pela LHFS, inclusive atletas e dirigentes que estejam nos ginásios como torcedores.

Artigo 23° No caso de AGRESSÃO ou TENTATIVA de AGRESSÃO aos Oficias de arbitragem , diretores da LHFS, membros da SER ou adversários, o(s) infrator(es) (atleta ou dirigente), estará automaticamente ELIMINADO do certame, e estará suspenso de qualquer atividade realizada pela Liga Hortolandense de Futsal por até 02 anos. Independente de outras punições que poderão ser impostas, inclusive atletas e dirigentes que estejam nos ginásios como torcedores.

§1º Em caso da ação ser causada por mais de dois elementos da equipe (atleta, treinador, massagista, preparador físico, dirigente, pais ou torcedores), será considerada ação generalizada e a equipe estará automaticamente ELIMINADA da competição. Independente de outras punições que poderão ser impostas, inclusive atletas e dirigentes que estejam nos ginásios como torcedores.

Em caso de atletas adentrarem a quadra de jogo, sem autorização do árbitro, independente do motivo, será punido com cartão amarelo, na reincidência será expulso. No caso de dirigente será excluso do banco de reservas.

§ 2º Atleta que receber Cartão Vermelho deverá pagar antes da próxima partida o valor de R$ 15,00 e o que receber Cartão Amarelo deverá pagar R$ 5,00, caso não pague estará impossibilitado de participar da mesma, e se atuar sem o respectivo pagamento perderá os pontos da partida. Caso o atleta receba o cartão amarelo e o vermelho na mesma partida deverá efetuar o pagamento de ambos.

(7)

§3º Cabe aos participantes controlar a suspensão automática por expulsão ou pelos cartões amarelos de seus elementos e não colocá-los irregularmente no jogo. Em caso de vitória após computar os 03 (três) pontos, a equipe infratora será penalizada com a perda de 03 (três) pontos na classificação, e a equipe derrotada será computado 03 (três) pontos. E o atleta terá que cumprir 1 automática na partida seguinte. Os gols serão mantidos para efeito de estatística.

§4º Se durante a realização de uma partida for identificado que a equipe apresentou carteirinha de um atleta ou dirigente que não esta presente para outra pessoa jogar ou ficar como treinador, a equipe estará automaticamente ELIMINADA da competição, e todos atletas presentes serão eliminados por 2 anos.

Os cartões amarelos serão zerados da primeira para segunda fase, mas no caso de uma atleta estar com dois cartões e ser advertido com terceiro amarelo na ultima rodada cumpre-se a automática no primeiro jogo da fase seguinte.

Artigo 24°Antes do início das partidas, as equipes deverão entrar na quadra de jogo em fila indiana atrás dos árbitros. Deverão obrigatoriamente saudar os torcedores presentes e cumprimentar os adversários. O não cumprimento desta determinação, caso relatado pelos oficiais, poderá ser punida a equipe infratora.

a) Não será permitido o aquecimento e orações das equipes dentro da quadra de jogo, a menos que ainda não tenha ultrapassado o horário do jogo, previsto na Tabela. O aquecimento e oração deverão ser realizados do lado de fora da quadra de jogo, ou nos vestiários, antecipadamente ao horário do jogo;

b) Será permitida a permanência em pé, em frente ou ao lado do banco de reservas, dos técnicos das equipes, devendo este obedecer à distância de 5 metros da mesa do anotador.

Artigo 25° Os Atletas, Treinadores e Dirigentes, quando expulsos do jogo ou cumprindo qualquer tipo de suspensão, quando presentes nos locais dos jogos, deverão se posicionar, obrigatoriamente, no lado oposto do local onde se encontra o banco de reservas de sua equipe na quadra de jogo, não sendo permitido qualquer tipo de manifestação. Sendo responsabilidade de sua equipe controlar seus jogadores, torcedores e responsáveis para o melhor andamento da partida, caso isso não ocorra, o árbitro paralisará a partida e a equipe infratora perderá os pontos da partida se os causadores não se retirarem do ginásio em cinco minutos, independente de outras punições que poderão ser impostas.

Artigo 26° O Atleta, quando expulso do jogo por uma jogada violenta com uso de força excessiva desnecessária contra seu adversário causando lesão que o afaste da competição, o infrator ficará suspenso das atividades da LHFS o mesmo período que o atleta lesionado ficar para sua recuperação.

Artigo 27 º Fica determinado que cabem aos dirigentes das equipes participantes dos jogos, a responsabilidade de orientar todos seus torcedores para que assistam aos jogos nas arquibancadas, a partir do 2º degrau. Os torcedores não poderão permanecer atrás dos gols,

(8)

atrás dos bancos de reservas e nem debruçados sobre o gradil que separa a quadra de jogo hostilizando e proferindo xingamentos a quem quer que seja, ou se manifestando contra a arbitragem. Neste caso o árbitro solicitará ao capitão da equipe que oriente seu torcedor quanto a este artigo do regulamento. Caso o indivíduo torne a atrapalhar o bom andamento da partida, o árbitro solicitará ao capitão da equipe a retirada deste do ginásio.

Se a solicitação não for acatada com relação a retirada de torcedores que permaneçam irregularmente conforme descrito acima, o Árbitro, poderá suspender o jogo ou não iniciá-lo, lembrando que a tolerância é de 05 (cinco) minutos para a retirada do mesmo. Não serão permitidos, no interior dos ginásios, a utilização de buzinas, instrumentos de percussão, baterias, caneta laser e afins e/ou quaisquer outros objetos ou artefatos que produzam som ou ruídos (exemplo: bate-bate, garrafas plásticas contendo grãos, etc) e que venham a dificultar e/ou perturbar o bom andamento dos jogos, conforme determina a Lei Municipal, Estadual e Federal. O não cumprimento dos artigos acima, o clube infrator será penalizado com a perda dos pontos da partida, na reincidência o clube causador será eliminado da competição .

Artigo 28º Fica terminantemente proibida a utilização de sinalizadores e fogos de artifícios em ginásios onde forem realizados jogos de futsal com organização da FPFS, conforme lei federal nº 12.299 de julho de 2010.

Parágrafo Único: A equipe mandante, visitante ou torcedor identificado do clube que provocar o incidente, será penalizada com à perder dos pontos ou ser afastada da competição.

Artigo 29º Se o árbitro presenciar atletas OU TORCEDORES de outras equipes torcendo de forma provocativa, podendo influenciar no andamento da partida, deverá primeiramente alertá-los ou adverti-los verbalmente, se houver continuidade na ação, o árbitro deverá relatar e os atletas identificados serão suspensos por até 30 dias ou até 4 partidas.

Artigo 30° Todos os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Liga Hortolandense de Futsal, através dos estatutos da entidade e do CBJD.

Artigo 31° A junta disciplinar se reunira somente quando houver relatórios que serão julgados, sendo assim, todas as quintas feiras, já estará disponível informação sobre os casos ocorridos da rodada anterior. Fica de responsabilidade de cada equipe entrar em contato com liga através de email ou whatzapp.

Artigo 32º A CERIMÔNIA de Abertura será no dia 20/01/2018 no Ginásio Victor Savala, 19:00hs as equipes que comparecerem com no mínimo 5 atletas uniformizados (camisa, bermuda podendo ser de passeio e calçado apropriado, lembrando que os 3 integrantes ou mais terão que estar todos iguais) para o desfile, será computado 3 pontos na tabela de classificação na primeira fase.

APOS DIVULGADA A TABELA OFICIAL A LIGA NÃO FARÁ MAIS ALTERAÇÕES DE JOGOS.

Acompanhe os resultados, artilharia e tabela de jogos no site:

(9)

Email: hortofutsal@hotmail.com

Referências

Documentos relacionados

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

FUNDO, englobando a taxa de administração paga pelos fundos investidos pelo CSHG EQUITY HEDGE LEVANTE MASTER, no qual o FUNDO investe preponderantemente seus recursos, será

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Este artigo tem por objetivo a avaliação da vida marinha e terrestre na praia da vila no Município de Imbituba em Santa Catarina, o estudo traz uma avaliação da vida existente