• Nenhum resultado encontrado

Identificação. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Com solicitação de bolsas e/ou recursos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação. PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1. Modalidade: Com solicitação de bolsas e/ou recursos"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia Departamento / Seção:

Unidade:

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Título:

Modalidade:

Triciclo motorizado para pessoas paraplégicas

Ano Base: 2013

Com solicitação de bolsas e/ou recursos

Outras Instituições:

Início: 02/01/2013

Término:

Telefone: (18)37431038

Email: padua.dem@gmail.com

Local de realização: Ilha Solteira

Área Temática 1: Tecnologia Área Temática 2: Saúde Grande Área: Engenharias

Linha Programática: Atenção a Grupos de Pessoas com Necessidades Espec

Palavras-Chave:

Link Descrição

Testes no triciclo fabricado http://www.youtube.com/watch?v=o6M-0GSKgAw

Planejamento e fabricação do triciclo http://www.youtube.com/watch? Doação do triciclo http://www.youtube.com/watch?v=Cx6Vr6mz5Mw Projeto - 1 http://www.dem.feis.unesp. Projeto - 2 http://www.dem.feis.unesp.

Premiação melhor trabalho técnico da sessão http://www.flickr. Teste 1 http://www.youtube.com/watch? Teste 2 http://www.youtube.com/watch? Teste 1 na cidade

http://www.youtube.com/watch?v=zBl-Filme mostrando a premiação no V Congresso

http://www.expoaluminio.com.br/A-31/12/2013

Coordenador: ANTONIO DE PADUA LIMA FILHO Trâmite Atual: Manifestação da CPEU

Descrição Anexo

certificado_premiado_DESENV-NOVOS-PROD.jpg Premiação V Congresso Internacional do Alumínio

1090.pdf 6o. Congresso Extensão Universitária

Triciclo para pessoas paraplégicas;

Identificação

Projeto Institucionalizado a quem pertence: Não se aplica

(2)

Descrição Anexo

Abal300.pdf Artigo premiado

1. SISTEMA ESTRUTURAL

Tubos e barras de alumínio serão adquiridos, usinados e soldados utilizando a solda TIG (equipamento necessário para soldar este tipo de material)para compor a estrutura do triciclo, tornando-os mais leves, assim mais confortáveis e exigindo menor força para superar aclives. A análise estrutural será feita através de carregamento e descarregamento na estrutura até 175 kg. Três relógios comparadores serão posicionados na estrutura do triciclo: 1. na coluna de direção (parte frontal); 2. no meio da estrutura; e 3. no eixo das rodas traseiras.

2. SISTEMA DE TRANSMISSÃO

O sistema de transmissão do triciclo será acionado:

1. manualmente por uma manivela que acionará através de corrente um cubo Shimano Nexus de três marchas e um sistema de frenagem integrado.

Os sistemas de tração e frenagem eliminarão peças móveis expostas (câmbio e cabo de aço, por exemplo) resultando melhor segurança e conforto para o usuário; e

2. motor "bruschless" 800W/48V/470rpm na roda traseira. Este sistema de tração possibilita a inclusão social de pessoas com deficiência cardiovascular. Os motores "bruschless" são mais eficientes em termos de consumo de energia em relação aos motores com escova. A velocidade é de no máximo 50 km/h. Entretanto, a velocidade será controlada para atingir até 20 km/h, suficiente para superar ruas com aclives confortavelmente e com segurança.

3. SISTEMA DE ASSENTO

O assento do triciclo será projetado de forma ergonômica e de fácil regulagem. A estrutura será projetada para facilitar a entrada do paraplégico no triciclo.

4. DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

O triciclo será testado pelos voluntários no interior do Campus Universitário no plano e subindo rampas para cadeirantes. O teste nas vias públicas da cidade de Ilha Solteira será feito com a ajuda da Guarda Municipal. Os médicos voluntários Dr. Assis Marinho e Dr.Valter de Araújo acompanharão os testes.

O sistema de acionamento/freio manual do triciclo com o emprego de um sistema de cubo posicionado na roda dianteira como descrito anteriormente, exigirá menos esforço físico do paraplégico em relação aos outros triciclos fabricados anteriormente pela equipe do proponente. Por outro lado, o acionamento através do motor elétrico "bruschless" como descrito acima, fornecerá autonomia e inclusão social para o paraplégico que tem problema cardiovascular. De fato, fomos procurados por uma família que tem um cadeirante com problemas cardíacos. Os resultados serão publicados em revistas especializadas e em congressos nacional e internacional. O projeto será divulgado também pela internet para ser copiado e ser acessível para pessoas com recursos financeiros limitados.

Resultados Esperados: Metodologia:

(3)

1. COMPONENTE ESTRUTURAL

Tubos de alumínio 6063 T5 de 30 mm de diâmetro externo e espessura de 2,8 mm, e 6063 T5 de 40 mm de diâmetro externo e espessura de 2,38 mm serão cortados, dobrados e soldados (TIG) para compor a estrutura do triciclo e assento do banco.

Período: 1-2 meses 2. TESTE ESTRUTURAL

Pesos de até 175 kg serão posicionados na estrutura como descrito anteriormente para verificar os possíveis pontos de falha por deflexão.

Período: 3-4 meses

3. SISTEMA DIANTEIRO (sistema de tração manual)

Instalação do cubo de três marchas com sistema de frenagem integrado. Período: 5-6 meses

4. SISTEMA TRASEIRO

Instalação da roda motorizada no eixo traseiro. Período: 6-7 meses

5. CONTROLE DO MOTOR TRASEIRO

Posicionamento do controlador do motor, alavanca de corte e energia. e velocidade do acelerador junto a manivela de acionamento manual do triciclo.

Período: 8-9 meses

6. SISTEMA DE ASSENTO

Dobramento dos tubos de alumínio, solda (TIG) e revestimento. Período: 9-10 meses

7. TESTES

No interior do Campus Universitário e nas vias públicas da cidade. Período: 11 mes

8. RELATÓRIOS

Publicação dos resultados em revistas indexadas, participação em congressos nacional e internacional.

Período: 12 mes

Este trabalho tem como objetivo projetar, construir e avaliar um triciclo com acionamento manual e através de motor elétrico "bruschless" de custo acessível para possibilitar acessibilidade e inclusão social de pessoas paraplégicas com problemas cardiovasculares com baixo poder aquisitivo.

Release para Mídia: Cronograma de Atividades:

(4)

Característica do Projeto

Participação de Alunos

Alunos tem participado dos projetos de extensão universitária como bolsista e voluntários. Em 2011, dois alunos apresentaram o Trabalho de Graduação relativo ao tema do projeto de extensão proposto: 1.Desenvolvimento e construção de dois triciclos feitos com quadros de alumínio reciclados para pessoas com deficiência física dos membros inferiores (aluno: Luís Otávio Carlin Gimenes); e 2. Desenvolvimento e construção de uma handbike de alumínio (aluno: Bruno Kenji Ishikawa). Atualmente quatro alunos de graduação(Thúlio José Rodrigues, Danilo Antônio Gomide, Danilo Yoshi Shinkawa e Izaque Arruda de Paula) tem participado junto ao grupo de pesquisa e submetido resumo para Congresso de Iniciação Científica.

Nível de Exequibilidade

O Departamento de Engenharia Mecânica tem um Laboratório de Máquinas Operatrizes que tem atendido a fabricação dos equipamentos desenvolvidos pelos Projetos de Extensão Universitária anteriores: 1. Triciclo adaptado para portador de deficiência física dos membros inferiores (IDs. No. 7805, 4144 e 6068); e 2. Equipamentos para promoção de melhor qualidade de vida com deficiência motora (IDs. No. 8147 e 12682). No último projeto de extensão, a APAE - Ilha Solteira já recebeu duas carteiras escolares para cadeirantes e um pórtico para marcha ereta de pessoas paraplégicas (integração sensorial)em fase de finalização. Parcerias foram feitas e recebemos máquina de solda Precision TIG 255 no valor de R$10.000,00 da Empresa Lincoln Electric do Brasil Ltda, necessária para a soldagem dos tubos de alumínio do triciclo.

Visibilidade para a Universidade

Triciclos foram doados para pessoas de outra cidade do Estado de São Paulo: Mirante do Paranapanema; e Estrela D'Oeste. Um triciclo foi doado para o Estado de Minas Gerais (Rubim-MG) em dezembro de 2011, e um outro será doado para a cidade de Campina Grande-PB. Um triciclo está sendo usado na cidade de Ilha Solteira-SP. Dessa forma, fazendo a divulgação do projeto de extensão universitária e promovendo a inclusão social. Estamos divulgando os testes na internet como mostrado anteriormente. Os resultados foram divulgados em jornais da cidade de Ilha Solteira e região. O triciclo motorizado para pessoas paraplégicas permitirá a inclusão de u m a f a i x a d e p o p u l a ç ã o q u e a p r e s e n t a p r o b l e m a cardiovascular. Este é um ponto importante, pois é um produto projetado e construído dentro da Universidade.

Indicadores de Impacto

Trabalhos têm sido apresentados em congressos de iniciação científica (CIC) e extensão universitária da Unesp/Proex.

(5)

Indicadores de Impacto

O trabalho intitulado "TRICICLOS PERSONALIZADOS FEITOS DE BICICLETAS DE ALUMÍNIO RECICLADO PARA PESSOAS PARAPLÉGICAS" recebeu o prêmio de melhor trabalho técnico da sessão Desenvolvimento de Novos Produtos do V Congresso Internacional do Alumínio, realizado de 24 a 26 de abril de 2012, como descrito anteriormente. A revista ABM - Metalurgia, Materiais & Mineração, da ABM (www.abmbrasil.com.br) vai produzir uma matéria técnica sobre o conteúdo dos trabalhos premiados apresentados no Congresso da ABAL para sua edição de julho/agosto de 2012. Temos um trabalho (FABRICAÇÃO DE CARTEIRAS PARA PESSOAS PARAPLÉGICAS) submetido no XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, Porto de Galinhas - 01 a 05 de outubro de 2012. Este trabalho faz parte do projeto de extensão atual.

Externo (fora do âmbito da Universidade)

Articulação com Ensino e Pesquisa

Os projetos de extensão universitária iniciaram na disciplina Seleção e Especificação dos Materiais na Unesp-Campus de Ilha Solteira-Departamento de Engenharia Mecânica, sob a responsabilidade do proponente. A equipe participou com apresentação de trabalho no I Workshop de Engenharia de Reabilitação e Tecnologia Assistiva no Campus Central da Unesp-Ilha Solteira realizado de 16 a 17 de dezembro de 2011. O proponente ministrou palestra: Acessibilidade promovendo a qualidade de vida das pessoas com deficiência aos discentes da UNESP-FEIS na 3a. Semana da Mobilidade, realizada de 21 e 25 de maio de 2012.

Importância na Formação do Aluno

Os alunos participarão desde a fase do projeto e construção do equipamento. Aprenderão a trabalhar em equipe e isto é fundamental na formação deles. Os nossos alunos terão contato direto com pessoas de necessidades especiais. Este contato será também de grande importância no aprendizado de nossos alunos.

Potencial para geração de produtos

A experiência obtida no projeto dos triciclos para pessoas paraplégicas acionados manualmente foi importante para dar base para submeter este projeto de triciclo com acionamento tanto manual como motorizado "bruschless". Como descrito anteriormente, o triciclo motorizado permitirá a acessibilidade e inclusão social de pessoas paraplégicas que têm problemas cardiovasculares. O preço deste triciclo deve ser inferior em comparação dos disponibilizados no mercado.

Mérito do Projeto

Um triciclo com acionamento manual foi doado em 2010. Recentemente, os familiares da pessoa que recebeu o equipamento perguntou-nos se estávamos desenvolvendo triciclo de acionamento motorizado, pois o parente não podia mais mover o triciclo manualmente por problema no coração. Os familiares ressaltou que o custo do triciclo disponível no mercado é elevado. Estas foram as informações recebidas e motivou o nosso grupo a submeter este projeto de extensão universitária.

(6)

Mérito do Projeto

O mérito no projeto está em promover a acessibilidade e a inclusão social de pessoas paraplégicas com problema cardíaco. O triciclo projetado e construído até o momento permite ao paraplégico idoso superar aclive de 7º. O acionamento do motor "bruschless" (800 W/48 V) permitirá a superação de qualquer inclinação de ruas e avenidas.

(7)

Organização de livros Nacionais

Organização de livros Internacionais

Livros publicados Nacionais

Livros publicados Internacionais

Capítulos publicados Nacionais

Capítulos publicados Internacionais

Artigos publicados em periódicos Nacionais

Artigos publicados em periódicos Internacionais

(8)

1

Resumo em Eventos Nacionais 1. Fabricação e doação de triciclos para pessoas paraplégicas. 6º Congresso de Extensão Universitária da UNESP

25 a 27 de outubro de 2011. Hotel Majestic - Águas de Lindóia-SP.

Resumo em Eventos Internacionais

Resumo Expandido em Eventos Nacionais

Resumo Expandido em Eventos Internacionais

3 Apresentação de Trabalhos em Eventos

-oral Nacional

1. Reciclagem de quadros de bicicletas empregados na fabricação de triciclos para deficientes físicos dos membros inferiores.

64º Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. 13 a 17 de julho de 2009. EXPOMINAS - Belo Horizonte - MG.

2.Fabricação e doação de triciclos para pessoas paraplégicas. 6º Congresso de Extensão Universitária da UNESP

25 a 27 de outubro de 2011. Hotel Majestic - Águas de Lindóia-SP.

3.Triciclos personalizados feitos de bicicletas de alumínio reciclado para pessoas paraplégicas.

V Congresso Internacional do Alumínio, Desenvolvimento de Novos Produtos, 24 a 26 de abril de 2012, Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo, SP.

Apresentação de Trabalhos em Eventos -pôster Internacional

4 Textos em jornais Nacionais (especificar

jornal e data)

1. "Jornal da Ilha", 18 de agosto de 2007, "UNESP- entrega triciclo adaptado para portador de deficiência", Página A-05. 2. "A Voz do Povo". Quinta-feira, 20 de novembro de 2008, Folha 5: "Projeto pioneiro dará mobilidade para portadores de necessidades especiais - Social - O projeto recicla bicicletas que encontram-se a há mais de seis meses nos depósitos do Departamento de

(9)

Trânsito e da Delegacia de Polícia Civil".

3. "Jornal da Ilha", 20 de dezembro de 2008, Folha A-07: "Bicicletas doadas são recicladas e transformadas em triciclos para portadores de necessidades especiais - UNESP e Prefeitura firmam parceria."

4. "Jornal da Região" A12 Folha da Região, Araçatuba, domingo, 14 de agosto de 2008 "Bicicletas apreendidas viram triciclos adaptados – Projeto da UNESP de Ilha Solteira desenvolve triciclos para portadores de deficiência física".

Textos em jornais Internacionais (especificar jornal e data)

Textos em revistas Nacionais (especificar revista e data)

Textos em revistas Internacionais (especificar revista e data)

4

TCC(s) 1. Projeto, construção e avaliação de um triciclo para deficientes físicos dos membros inferiores.

Aluno: Otássio Gomes Barca Data: Dezembro de 2006.

2. Implementação de um triciclo para deficientes físicos dos membros inferiores.

Aluna: Larissa Watanabe Data: Dezembro de 2007.

3. Desenvolvimento e construção de dois triciclos feitos com quadros de alumínio reciclado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores.

Aluno: Luís Otávio Carlin Gimenes Data: Junho de 2011.

4. Desenvolvimento e construção de uma handbike de alumínio.

Aluno: Bruno Kenji Ishikawa Data: Dezembro de 2011.

(10)

Dissertações

Teses

Bolsas de Iniciação Científica (IC)/Agência

9

Material Audiovisual 1. <http://www.youtube.com/watch?v=o6M-0GSKgAw>

2.<http://www.youtube.com/watch?v=ZF5poPLt670&feature=m fu_in_order&list=UL> 3. <www.youtube.com/watch?v=Cx6Vr6mz5Mw> 4. <http://www.dem.feis.unesp.br/cadernetaeletronica/padua/ Projetos_Triciclo_Para_Deficientes/TA1%20PDF/> 5. <http://www.dem.feis.unesp.br/cadernetaeletronica/padua/ Projetos_Triciclo_Para_Deficientes/TA2%20PDF/> 6 . <http://www.youtube.com/watch?v=c7qCH3x6X_I&feature=rela ted> 7 . <http://www.youtube.com/watch?v=XSY5zlPWWAQ&feature=r elat ed> 8 . < h t t p : / / w w w . y o u t u b e . c o m / w a t c h ? v = z B l -g K 1 Z D 3 4 & f e a t u r e = r e l a t e d &-gt; 9 . <http://www.youtube.com/watch?v=7tTihWPY0RY&feature=rel ated>

(11)

Nome Email Participante Função

Participantes

DANIEL YVAN MARTIN DELFORGE delforge@dem.feis.unesp.br Docente Colaborador Thúlio José Rodrigues thulio.jrodri@gmail.com Aluno Voluntário Danilo Antonio Gomide danilo_gomide@hotmail.com Aluno Voluntário Danilo Yoshi Shinkawa d.shinkawa@hotmail.com Aluno Voluntário ANTONIO DE PADUA LIMA FILHO padua@dem.feis.unesp.br Docente Coordenador

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 3

Atividades previstas: A equipe trabalhará simultaneamente no projeto. Entretanto, as atividades dos bolsista serão divididas da seguinte forma:

Bolsista 1

Projeto do triciclo motorizado empregando softwares para desenho. Bolsista 2

Construir o triciclo motorizado projetado. Bolsista 3

Fazer os testes e analisar eventuais mudanças para o aprimoramento do projeto

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

1 deficientes físicos social pacientes

1 carentes comunidades cuidadores de idosos

(12)

DANIEL YVAN MARTIN DELFORGE Nome :

Docente Tipo Participante:

Função: Colaborador

Nível Acadêmico: Doutorado Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal: Atividade Prevista: Observação:

31/12/2013 02/01/2013

2

Participar de reuniões da equipe. Faculdade de Engenharia

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Thúlio José Rodrigues Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal: Atividade Prevista: Observação:

31/12/2013 02/01/2013

4

O aluno tem participado do grupo de pesquisa como aluno de Iniciação Científica no projeto intitulado "Fabricação de carteira escolar para alunos cadeirantes".

O aluno participará desde o projeto do triciclo motorizado até a fabricação e testes.

O aluno tem demonstrado interesse em continuar sua pesquisa nessa linha de atuação.

Danilo Antonio Gomide Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal: Atividade Prevista: Observação:

31/12/2013 02/01/2013

4

O aluno tem participado do grupo de pesquisa e está desenvolvendo um projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado "Colher especial para pessoas com deficiência motora". O aluno participará desde a fase do projeto, construção e teste do triciclo motorizado.

O aluno tem mostrado interesse de participar neste projeto de extensão universitária.

(13)

Danilo Yoshi Shinkawa Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal: Atividade Prevista: Observação:

31/12/2013 02/01/2013

4

O aluno está desenvolvendo um Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica intitulado "Triciclo adaptado para portador de deficiência física dos membros inferiores". O aluno participará desde o projeto do triciclo motorizada até fabricação e testes.

O aluno tem participado do grupo de pesquisa e mostrado interesse em continuar nessa linha de pesquisa.

ANTONIO DE PADUA LIMA FILHO Nome :

Docente Tipo Participante:

Função: Coordenador

Nível Acadêmico: Mestrado Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal: Atividade Prevista: Observação:

31/12/2013 02/01/2013

8

Coordenar/orientar a equipe com reuniões semanais e fazer as RMS para a compra dos materiais de consumo e serviços externo a UNESP. Verificar os meios de comunicação para divulgar os resultados do trabalho: congressos de iniciação científica, nacional e internacional, palestras e revistas científicas.

Faculdade de Engenharia

(14)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Material de consumo Cubo Shimano Nexus 1 319,00 319,00

Material de consumo Kit de 800W/48V/470 1 1.349,99 1.349,99

Material de consumo Cubo de 20 mm de 2 140,00 280,00

Material de consumo Corrente index KMC 2 18,00 36,00

Material de consumo Caixa de centro 1 34,00 34,00

Material de consumo Pedivela Truvativ 1 109,00 109,00

Material de consumo Caixa de direção over 1 15,00 15,00

Material de consumo Garfo de alumínio com 1 50,00 50,00

Material de consumo Velocímetro 1 70,00 70,00

Material de consumo Camaras de ar 26" 3 7,00 21,00

Material de consumo Pneu 1.15 x 26" 3 33,00 99,00

Material de consumo Aro 26" Vzan Extreme 2 33,00 66,00

Material de consumo Raios inox para as 2 18,00 36,00

Material de consumo Parafusos, porcas e 1 15,00 15,00

Material de consumo Tubos, barras e chapas 1 300,00 300,00

Outros Serviço de bicicletaria 1 150,00 150,00

Outros Estofamento do assento 1 70,00 70,00

Recursos

Tipo Recurso Descrição Valor R$

Patrocínio Lincoln Electric do Brasil Ltda 10.000,00

Total: Total: R$ 0,00 Total: R$ 10.000,00

Total de Recursos:

R$ 13.019,99

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

(15)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 15/08/2012

O projeto diz respeito a construção de um triciclo motorizado para pessoas paraplégicas. A iniciativa é altamente louvável pelo fato de facilitar a locomoção e o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, esse projeto já possui uma estrutura necessária para a confecção do produto final, em função da expertise de seus componentes. Em função do exposto, sou favorável a aprovação do projeto acima citado.

Considerando a importância do projeto e a grande contribuição social desta iniciativa, aprovo ad referendum do Conselho do Departamento de Engenharia Mecânica. Prof. Dr. André Luiz Seixlack

Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica

18/08/2012 Situação Aprovado Data da análise 18/08/2012 CPEU Parecer do Relator Concluído em:

O projeto tem como objetivo projetar, construir e avaliar um triciclo com acionamento manual e através de motor elétrico "bruschless" de custo acessível para possibilitar acessibilidade e inclusão social de pessoas paraplégicas com problemas cardiovasculares com baixo poder aquisitivo.

Considerando ser de incontestável valia social, recomendo a aprovação do referido projeto, parabenizando todos os envolvidos no projeto.

Prof. Dr. Francisco Carlos Vieira Malange

24/08/2012

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Estamos em um nível pré-expressivo 1 , onde o ator trabalha, em seu treinamento cotidiano, sua energia, sua presença, “o bios de suas ações e não seu significado” como nos

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

No caso de uma apresentação de Artigo em formato Áudio, o arquivo deverá ser enviado em CD por correio postal para:.. Comitê Editorial INFEIES - RM

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e