• Nenhum resultado encontrado

A ESCOLA E A DESIGUALDADE 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ESCOLA E A DESIGUALDADE 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A ESCOLA E A DESIGUALDADE

1

Ana Celuta Fulgêncio Taveira2 Edna Lemes Martins Pereira3 Eliézer Marques Faria4

O autor Juan Casassus é um estudioso da educação e um dos especialistas do Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação da UNESCO e coordenador de uma pesquisa que apresenta resultados e reflexões acerca da qualidade e equidade na educação da região da América Latina.

A pesquisa tomou como base documental os dados fornecidos pelos governos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela, e contou com a participação de múltiplas equipes de especialistas e colaboradores de diferentes países.

O autor foi encarregado de dirigir o Primeiro Estudo Internacional Comparativo em Linguagem, Matemática e Fatores Associados para Alunos de Terceira e Quarta Séries do Ensino Fundamental entre os anos de 1995 e 2000, cujo propósito era melhorar a compreensão sobre os fatores que influem no desempenho dos alunos para poder criar, com maior conhecimento, um conjunto de políticas destinadas a melhorar a qualidade e a equidade na educação.

A questão norteadora do livro é a de como melhorar a qualidade e alcançar a equidade na educação, tendo como foco de análise principal os mecanismos que geram e perpetuam a desigualdade no âmbito da educação, visando alcançar efeitos positivos na qualidade de vida e na redução das desigualdades sociais.

Durante a década de 1960 foram iniciados e continuam sendo realizados em alguns países desenvolvidos, estudos comparativos que produziram conhecimentos sobre as variáveis que afetam o rendimento escolar que deram origem à elaboração

1

Resenha crítica da obra: CASASSUS, Juan. A escola e a desigualdade. 2 ed. Brasília: Líber, UNESCO, 2007. 204 p.

2

Mestre em Direito e Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora da Faculdade Alfredo Nasser. E-mail: anaceluta@yahoo.com.br

3

Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora da Faculdade do Norte Goiano (FNG) e da UEG – Campus de Porangatu E-mail: ednapgtu@hotmail.com.

4

Doutor em Educação pela PUC Goiás. Professor do Instituto Federal de Goiás. E-mail: eliezerfaria@gmail.com.

(2)

de políticas educacionais nestas regiões. Na década de 1990, mesmo que os países da América Latina tenham mostrado melhora significativa nos indicadores econômicos, a má distribuição de renda e a pobreza continuaram assolando grande parte da população destes países.

Este primeiro estudo internacional de âmbito latino-americano sobre os fatores ligados ao sucesso de alunos do ensino fundamental levando em conta o seu rendimento em provas de linguagem e matemática e as condições sobre as quais se produziu a aprendizagem prende-se ao propósito de informar políticas e reformas sociais.

Nesta pesquisa foram aplicadas provas de linguagem e matemática a estudantes de terceiras e quartas séries; questionários a alunos, pais ou responsáveis, professores, diretores, bem como a coleta de informações sobre os estabelecimentos escolares.

Ficou comprovado que há, na América Latina, um currículo comum, constatação esta que evidencia uma base cultural comum na região, fator que facilita a comparação das condições em que são transmitidos os conteúdos pelos sistemas escolares.

A obra divide-se em três partes, compreendendo cinco capítulos: a primeira parte debate o marco conceitual que é referência para o estudo, a segunda fornece dados e análises relacionados ao desempenho dos alunos e a terceira contém um conjunto de conclusões que indicam tendências e caminhos possíveis de serem trilhados a partir das evidências e conclusões encontradas. Tais caminhos podem servir de pistas capazes de alterar o sentido comum subjacente à formulação das políticas públicas de educação nos últimos tempos.

Orientadas por este enfoque, as reformas educacionais dos anos 90 foram estruturadas tendo por base um modelo de insumo-produto direcionado para melhorar a qualidade da educação e não para superar a desigualdade. Ao final de dez anos de reforma, observa-se uma pequena melhoria no rendimento escolar, mas há persistência da distância entre as escolas.

Procurou-se, também, identificar, numa perspectiva sociológica, os fatores que influem no desempenho escolar: família, contexto econômico, social, cultural bem como as variáveis das escolas e seu comportamento em relação à diferença entre as escolas e não intra-escola, uma vez que a constituição social, cultural e econômica das escolas é semelhante.

(3)

A partir deste ponto, o texto expõe as características de escolas que podem favorecer um melhor desempenho: contam com prédios adequados; dispõem de materiais didáticos e quantidade suficiente de livros e recursos na biblioteca; têm autonomia na gestão; docentes com formação pós-médio; poucos alunos por professor; docentes com autonomia profissional e responsabilidade em relação ao sucesso/fracasso dos alunos; avaliação de forma sistemática; nenhum tipo de segregação; pais envolvidos com a comunidade escolar; ambiente emocional favorável à aprendizagem etc.

O capítulo 1 aborda o estudo da desigualdade evidenciando que a América Latina é a região que tem a maior desigualdade de renda do mundo. Tal fator possui grande peso no acesso e permanência na educação das pessoas que vivem ali. Durante a década de 1980 foram promovidos debates nacionais e internacionais acerca da qualidade da educação e seus reflexos em uma sociedade. Surge, então, a necessidade de “medir” a qualidade da educação. O primeiro passo para tornar visível a educação, do ponto de vista qualitativo, foi recorrer a instrumentos para dimensionar, “medir” a qualidade.

Primeiramente, foram elaboradas hipóteses sobre fatores “materiais” que determinam o resultado. Em seguida, formularam-se hipóteses sobre fatores imateriais, como as expectativas e interações que acontecem dentro das escolas ou no lar. Mas, finalmente, a atenção acabou se fixando no seu foco atual, que é a observação e medição do sucesso acadêmico.

O capítulo 2, intitulado “Um Modelo de Análise da Desigualdade: a interação dos diversos fatores explicativos”, o autor fala sobre a complexidade dos processos educacionais e que é preciso perceber as relações que existem entre a escola e fatores cultural, econômico e social, além das inter-relações com o que ocorre dentro da própria escola.

As análises feitas levaram a resultados que foram interpretados usando-se os métodos de análise de gradientes (análise dos fatores socioeconômicos e socioculturais), o de funções de produção, relativo a fatores internos à escola e a análise multinível, mediante a técnica de análise hierárquica multinível (HLM), que permite ver os impactos dos fatores internos e externos à escola.

O autor acredita que, com o conjunto desses instrumentos, é possível chegar a uma melhor compreensão sobre como os processos internos à escola

(4)

(práticas pedagógicas, gestão etc.) fazem que os contextos (família, comunidade) e os insumos (livros, equipamentos etc.) atuem de uma maneira positiva ou negativa.

No capítulo 3 há uma abordagem acerca da Medição da Desigualdade: Notas, Sucessos e Desempenhos. Foram observadas poucas diferenças de desempenho entre os países da América Latina, exceto Cuba. Pois os estudantes cubanos obtiveram altas notas em Linguagem e Matemática, o que os situa a uma distância considerável em relação aos dos outros países participantes do estudo. É necessário ressaltar, ainda, que os índices de repetência em Cuba são extremamente baixos.

A maioria dos países, com baixo sucesso, tem altas taxas de repetência. Foi verificado, também, que o nível de sucesso dos alunos é baixo no âmbito da Linguagem. Em matemática, os resultados são ainda mais inferiores e não são uniformes para toda a região.

O Brasil é o único país que apresenta a dupla faceta de ter um tópico particularmente forte (identificar o conteúdo da mensagem de um texto) e um tópico particularmente fraco (identificação de que tipo de texto se trata).

Cuba é o país que obteve os melhores resultados. Neste país, pode-se afirmar que os alunos conseguem desenvolver, de forma adequada, as competências exigidas para realizar processos inferenciais com relação à linguagem escrita.

O capítulo 4, Casassus ressalta os fatores que influem no sucesso escolar. A dimensão sociocultural é um dos fatores que tem grande influência no desempenho dos estudantes, e, portanto, desequilíbrios neste aspecto afetam negativamente o sucesso de uma educação de equidade. Com o objetivo de estudar a incidência da dimensão sociocultural, foram analisadas variáveis relacionadas com o contexto familiar do aluno.

A análise de quatro indicadores do contexto familiar do aluno forma o status sociocultural (SSC), são eles: nível de educação dos pais; tempo em que os pais permanecem em casa nos dias de trabalho; os livros e as revistas existentes em casa e a estrutura do núcleo familiar (se a família é uni ou biparente).

Pode-se notar que os países com melhor nível de rendimento escolar são os que apresentam melhor nível de SSC. É possível que um país tenha uma situação econômica deficitária, mas ao mesmo tempo, tenha uma boa educação.

(5)

O capítulo 5 se intitula “Integrando Perspectivas”. Ao analisar todas as informações oferecidas Casassus conclui que o desempenho em educação é “resultado de uma multiplicidade de efeitos combinados” em que cada fator exerce certa influência sobre a vida escolar dos alunos.

Essa diversidade nos resultados é característica da América Latina e também é notada em sociedades em que as diferenças sociais são consideráveis e tendem a aumentar. Pode-se concluir, portanto, que nos países da América Latina, que, no geral, adotam basicamente a mesma grade curricular nas suas escolas, as diferenças nos resultados dos desempenhos se devam a fatores que interferem na aprendizagem.

Assim, Casassus apresenta-nos a premissa de que a escola é geradora de equidade porque atenua o impacto negativo do contexto sociocultural dos alunos. Como consequência, é fundamental manter a área da educação como alta prioridade social nos países da América Latina para que se reduza a desigualdade social. Outra conclusão do pesquisador é que os acontecimentos intra-escola nos países da América Latina têm uma influência maior do que o que ocorre fora das escolas, motivo pelo qual é relevante ter uma maior compreensão do que acontece neste ambiente para que ocorram adequações que possam potencializar e melhorar as possibilidades das crianças atingidas negativamente pelas condições exteriores à escola.

Partindo das abordagens supracitadas torna-se necessário ressaltar que a descoberta mais importante do livro se refere ao ambiente emocional favorável, que possui peso maior do que todos os outros fatores reunidos.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem