• Nenhum resultado encontrado

RESUMO E REGRAS DO CONCURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO E REGRAS DO CONCURSO"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

NOVO CONCURSO MUNDIAL DA SINAPSE

DE PRODUTIVIDADE EM EMBALAGEM

USANDO SIMULADORES FLEXO E OFFSET PLANA

Ganhe uma viagem para as finais ao vivo em

Drupa em Jun/2016*

Ganhe reconhecimento internacional

para você e para sua escola

RESUMO E REGRAS DO CONCURSO

(3)

O projeto

Mostre a seus alunos as relações entre a pré-impressão e a

impressão na produção gráfica, utilizando dois diferentes processos

de impressão.

Obtenha reconhecimento mundial para sua escola e para os seus

alunos !

Nesta que é a terceira edição do seu concurso mundial, a Sinapse oferece a oportunidade a todos os estudantes de artes gráficas obterem uma visão global de pré-impressão e impressão.

- trabalhando desde a concepção até a impressão virtual em dois projetos diferentes (um pôster promocional e uma embalagem flexível),

- usando dois diferentes processos de impressão, Offset Plana e Flexo com os correspondentes simuladores Sinapse.

Instrutores, tanto do departamento de design gráfico como dos departamentos de impressão podem integrar este projeto no seu programa pedagógico para 2015-2016.

Os dois melhores competidores em design, os dois melhores competidores em habilidades de impressão e os 4 respectivos instrutores (total de 8 pessoas) ganharão uma viagem à feira líder mundial em impressão, a Drupa 2016 em Düsseldorf, Alemanha, em junho de 2016.

O concurso é composto de duas partes :

- O concurso de design acontecerá a partir de agora até 29 de janeiro de 2016

- O concurso de produção virtual, feito com os simuladores de Offset Plana e Flexo, será realizado em 4 rodadas de 1º de fevereiro até 14 de abril, com finais durante a primeira semana de junho na Alemanha. O período de tempo de prática para o concurso de produção estará aberto a partir da metade de novembro de 2015 até o final do concurso.

Para este concurso, a Sinapse oferece o uso on-line de seu simulador SHOTS para offset plana e o simulador para Flexo. Isto permitirá o accesso individual aos simuladores de qualquer lugar e a qualquer momentopara todos os participantes.

Os instrutores registrarão suas escolas e seus alunos no nosso site. Os alunos não podem inscrever-se individualmente.

(4)

O desafio

Os participantes competirão promovendo os produtos (comprimidos) de uma empresa fictícia chamada VitamiPrint. Esta empresa desenvolveu uma nova molécula que estimula o desejo de conhecimento para todas as disciplinas de impressão, com uma taxa excepcional de memorização de qualquer informação relacionada sobre Artes Gráficas. A VitamiPrint ainda não possui um guia de identidade visual.

O objetivo

As escolas primeiramente trabalharão nos projetos de design (altamente recomendado para bônus).

Concurso de design:de 15 de outubro de 2015 a 29 de janeiro de 2016 Projete os seguintes produtos:

- 1 Pôster promocional no formato de 70x100 cm – projetado para offset plana

- 1 embalagem de comprimidos (saco do tipo batatas chips) - projetada para Flexo de tambor central (Flexo CI)

Você terá que projetar o logotipo e o layout dos 2 produtos, usando os textos e as instruções do resumo Criativo (página 9 a 16) e tendo em conta as limitações técnicas descritas neste documento.

Cada escola submeterá à Sinapse o seu melhor pôster e embalagem (1 projeto por escola) e enviá-los para a Sinapse via “WeTransfer” para olivier.descatoire@sinapseprint.com e celine.saint-martin@sinapseprint.comantes de 29 de janeiro de 2016.

Os 8 projetos selecionados de design - 4 embalagens (flexo), 4 pôsteres (offset) - irão adicionar bônus para a pontuação da competição de impressão conforme descrito na página 16. Os resultados do concurso de design serão anunciados no dia 19 de fevereiro de 2016.

Os projetos selecionados serão integrados nos simuladores Shots e Flexo para a segunda rodada e serão utilizados nos exercícios da competição.

Eles serão exibidos no site e nas comunicações da Sinapse e disponibilizados para todos os usuários do simulador.

Os projetos eliminados não desqualificarão os concorrentes da competição de habilidades de impressão. Todos os bônus provenientes do concurso de design serão integrados nas notas individuais

(5)

O Concurso de Produção em Impressão com simuladores offset plana e flexo: Prática: de 16 de novembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016

Competição: de 1º de fevereiro a 14 de abril de 2016

Os participantes podem praticar em ambos os simuladores a partir de 16 de novembro de 2015. Haverá 5 sessões WebEx oferecidas pela Sinapse para responder as perguntas técnicas e quando necessário ajudar na instalação dos simuladores.

O concurso de produção começará assim que o concurso de design terminar.

Os concorrentes competirão em 4 rodadas, resolvendo 2 exercícios no simulador Shots e 2 exercícios no simulador Flexo em cada rodada. Os exercícios serão classificados de fácil a difícil e os competidores irão resolvê-los a qualquer momento durante cada rodada, buscando realizar a produção com o menor custo, com menos desperdício e no menor tempo de produção.

Apenas uma solução por exercício será aceita. Uma penalidade será aplicada quando um aluno não resolveu um exercício. Se o aluno não tiver iniciado os 4 exercícios de cada rodada, ele será automaticamente eliminado da competição.

As pontuações individuais serão publicadas após cada rodada.

USO DOS SIMULADORES

Os competidores precisarão de um computador (PC ou MAC) conectado à internet e irão usar o

software on-line. As informações serão enviadas pelo nosso servidor em nuvem e vão permitir a prática em qualquer lugar e a qualquer hora.

O coordenador irá baixar as pastas de trabalho do simulador. O link para este download será enviado após a inscrição.

Todos os computadores utilizados devem estar conectados à Internet para: - praticar com o simulador e resolver os exercícios da competição

- enviar os resultados de cada competidor para o servidor da Sinapse

Cada participante terá seu próprio log-on e ID de usuário (atribuído pelo seu instrutor) para iniciar a sessão no simulador através do servidor em nuvem.

(6)

Praticando com os simuladores

Os competidores podem usar qualquer um dos idiomas disponíveis nos simuladores: . Shots: Chinês, Dinamarquês, Holandês, Inglês, Francês, Alemão, Finlandês, Italiano, Japonês, Coreano, Polonês, Português, Russo, Espanhol

. Flexo: Chinês, Inglês, Francês, Italiano, Norueguês, Português

As pastas de trabalho descrevem o simulador e a impressora, e mostram como usar os simuladores com uma série de exercícios práticos.

Cada usuário terá o mesmo conjunto de exercícios e o coordenador pode avaliar e comparar os resultados destes exercícios e discuti-los com os usuários.

Os novos usuários devem fazer exercícios para praticar antes de tentar os exercícios da competição.

Os competidores podem fazer os exercícios para praticar, quantas vezes quiserem. Mas eles podem fazer os exercícios da competição UMA SÓ VEZ.

(7)

AGENDA DO CONCURSO

Inscrições:

de 15 de outubro de 2015 a 15 novembro de 2015 emwww.sinapseprint.com

Reuniões WebEx (para questões técnicas):

- 20 de novembro de 2015: 10 h até as 11 h, horário de Paris (7h-8h no Brasil) - 26 de novembro de 2015: 17 h até as 18 h, horário de Paris (14h-15h no Brasil) - 11 de dezembro de 2015: 10 h até as 11 h, horário de Paris (7h-8 h no Brasil) - 17 de dezembro de 2015: 17 h até as 18 h, horário de Paris (14h-15h no Brasil) - 22 de janeiro de 2016: 10 h até as 11 h, horário de Paris (7h-8h no Brasil)

Concurso de Design:

A partir de 15 de out de 2015 até 29 de jan de 2016 Anúncio dos resultados: 19 de fevereiro, 2016

Concurso de Produção:

O período para práticas vai de 16 de novembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016 Os competidores podem usar a seção de prática até o final da competição

A competição será de 1º de fevereiro a 14 de abril de 2016 - 1ª Rodada: 1º de fevereiro a 15 de fevereiro de 2016 - 2ª Rodada: 22 de fevereiro a 7 de março de 2016 - 3ª Rodada: 14 de março a 25 de março de 2016 - 4ª Rodada: 4 de abril a 14 de abril de 2016

- Finais ao vivo: data a ser definida entre 31 de maio e 10 de junho de 2016 - Anúncio dos nomes dos 2 finalistas e seus respectivos instrutores:

(8)

PREMIAÇÃO

- Uma viagem para Drupa (passagens aéreas e entrada para a feira) + acomodação em hotel para 2 noites, oferecidos aos dois finalistas do concurso de design, para os dois finalistas do concurso de habilidades de impressão e seus 4 respectivos instrutores. - Troféus para os finalistas e para o vencedor.

- 1º prémio para o vencedor do concurso de produção: 1 conexão para 1 conta do e-simulador (a escolher entre Shots e flexo) por 2 anos.

- 2º prêmio para o finalista do concurso de produção: 1 conexão para 1 conta do e-simulador (a escolher entre o shots e Flexo) por 1 ano.

- Publicidade através de comunicados de imprensa, mídias sociais e pelo site da Sinapse. - Certificados de reconhecimento para todos os participantes.

(9)

RESUMO CRIATIVO

É importante seguir as instruções detalhadas abaixo.

- 1/ COMUNICAÇÃO DE DADOS

- Empresa e informações sobre o produto - Identidade e valores

- Objetivo

- Mercado: competição e distribuição - Orçamento

- Mensagem

- Texto de integração para o pôster e para a embalagem

2/ RESUMO TÉCNICO DO PÔSTER 3/ RESUMO TÉCNICO DA EMBALAGEM

Você deve encontrar anexo a este documento 4 modelos de layout adicionais no formato ai.

(10)

COMUNICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

O primeiro objetivo do seu programa de comunicação é criar um pôster comercial e uma embalagem (formato do tipo saco para batata chips). Você deve incluir o logotipo da empresa nos dois projetos.

Informações da empresa e dos produtos:

Você está lançando uma campanha publicitária para uma nova empresa chamada «VitamiPrint ». Esta empresa desenvolveu uma nova molécula que estimula o apetite para o conhecimento em todas as matérias de impressão com uma taxa excepcional de memorização de qualquer informação relacionada com Artes Gráficas.

Os comprimidos da VitamiPrint são bastante semelhantes aos doces M&M’s™, aproximadamente do mesmo tamanho e das mesmas cores e todos são embalados em um único tamanho de saco (formato de saco de batatas chips).

Identidade e valores :

VitamiPrint foi criada em julho de 2015 e ainda não tem nenhum guia de identidade visual. No entanto, seu ambicioso programa de desenvolvimento é definitivamente voltado para o futuro, com valores claros orientados para a positividade, o dinamismo e o espírito de conquista de conhecimento e novos mercados.

Público alvo:

90% do público alvo é composto por estudantes e trainees de escolas de Artes gráficas e de universidades, com idade entre 15 a 26 anos e com diferentes níveis de qualificação e conhecimento. Uma pesquisa recente mostrou que os comprimidos da companhia VitamiPrint têm exatamente os mesmos efeitos positivos independentemente da idade, do nível de habilidade e dos conhecimentos (resultados com base em uma amostra de 100 estudantes em todo o mundo).

Principais atributos de venda do produto:

- Sem riscos

- Resultados imediatos - Gosto bom

- Conteúdo: feito com a orientação do instrutor, a curiosidade dos alunos e o poder do treinamento do simulador

(11)

Mercado:

Esta empresa não tem concorrente no seu mercado de atuação e tem um público-alvo de 50 milhões de clientes em todo o mundo.

Os Comprimidos da VitamiPrint estão disponíveis na seguinte rede de distribuição : - Máquinas automáticas de venda de alimentos em escolas e empresas de impressão - Restaurantes (escolas, centros de formação, universidades, empresas de embalagens) - Livrarias

- Lojas de impressão

Mensagem:

A fim de facilitar a comunicação a nível global, foi decidido que toda a comunicação deve ser apresentada em Inglês.

Orçamento:

O orçamento global para o desenvolvimento do programa de comunicação da empresa é $ 3.000 para o design e o desenvolvimento do Guia de Identidade Visual e das diretrizes $ 850 para o design do pôster e da embalagem

$ 4.500 para a impressão de 1.500 pôsteres e 10.000 embalagens

(12)

RESUMO TÉCNICO DO PÔSTER

Tecnologia de Impressão : Offset plana

Material: Papel branco com revestimento Quantidade Máxima de tintas: 6

Verniz: Não

Layouts para usar: Modelo de Layout Poster Size1.ai (pôster no tamanho Real) Modelo de Layout Poster Sim.ai (pôster conforme exibido no Simulator)

Entrega: ambos os layouts mencionados acima, concluído com sua arte. Formato: .ai (Compatível com Illustrator CS2)

Especificações do Arquivo: 1 camada por tinta, etiquetada com o nome da tinta

Artes não-nativas (como JPEG, TIFF, ...) deve ser incorporado no Ai, e também anexado como arquivos separados.

Todas as fontes devem ser vetorizadas

Meios-tons sobre os sólidos não serão tratados adequadamente pelo simulador: sólidos irão prevalecer sobre o meio-tom.

Sem Transparências

Especificações da Artefinal:

* MARGEM : Respeite a margem como descrito nos layouts. Essas zonas são impressas, mas nenhum texto ou informação significativa deve estar sobre elas.

* SANGRIA : Respeitar as sangrias (“bleeds”) como descrito no layout «Layout do Poster modelo Sim.ai ». A sangria não tem que aparecer no «Layout Template Poster Sim.ai ».

* ORIENTAÇÃO: Retrato.

*FONTES : Tamanho Mínimo (texto positivo) = 8 pontos (Serif), 6 pontos (Sans Serif) *FONTES : Tamanho Mínimo (texto reverso) = 12 pontos (Serif), 10 pontos (Sans Serif)

*LINHAS DE SEPARAÇÃO: Tamanho Mínimo (positivo) = 0,2 mm *LINHAS DE SEPARAÇÃO: Tamanho Mínimo (reverso) = 0,33 mm Elementos de Comunicação Obrigátórios:

Nome da empresa, endereço e website Nome da sua escola, website e logotipo

(13)

Texto obrigatório para o pôster:

Fortaleça seus conhecimentos e habilidades de impressão com VitamiPrint!

Descubra os novos comprimidos revolucionários* que irão ampliar seus conhecimentos das artes gráficas e as habilidades de impressão gráfica.

À venda a partir de Junho de 2016 na feira de Drupa, e em todas as escolas de artes gráficas, lojas de impressão ou empresas de embalagens.

*Ingredientes: 50% de energia em treinamento no simulador, 25% de orientação do instrutor, 25% curiosidade do estudante - 0% de gordura, 0% de colesterol, 100% de conhecimento.

VitamiPrint na Sinapse

Rota de l’Orme aux merisiers - 91 194 Saint-Aubin cedex – França Visite-nos em www.vitamiPrint.com

(14)

RESUMO TÉCNICO DA EMBALAGEM

Tecnologia de Impressão: Flexografia CI (Comum / Tambor Central) Material: PET Branco Flexível

Máximo número de tintas: 6 Verniz: Não

Layouts para usar: Modelo de Layout Chips Bag.ai (1 pacote) Modelo de Layout Chips Bag Imp.ai (Composição para Flexo Web)

Tipo de Embalagem:

Saco do tipo batatas Chips (2 linhas de solda, uma no topo e outra na base + 1 de solda na parte de trás)

no Topo e na Base Linhas de Solda

Linha de Solda na parte de trás do embalagem

(15)

RESUMO TÉCNICO DA EMBALAGEM

Apresentação: ambos os layouts mencionados, concluídos com sua arte. Formato: .ai (Compatível com Illustrator CS2).

Especificações do Arquivo: 1 camada por tinta, etiquetado com o nome da tinta.

Artes não-nativas (como JPEG, TIFF, ...) devem ser incorporadas no Ai, e também anexadas como arquivos separados.

Todas as fontes devem ser vetorizadas.

Meios-tons sobre os sólidos não serão tratados adequadamente pelo simulador: sólidos irão prevalecer sobre o meio-tom.

Sem Transparências.

Especificaões da arte gráfica:

*MARGEM : Respeite a zona quieta como descrito nos layouts. Essas zonas são impressas, mas nenhum texto ou informação significativa deve estar sobre elas.

*CÓDIGO DE BARRAS: o código de barras deverá ser paralelo à direção de impressão. Vide layout «Modelo de Layout de saco de batata chips Imp.ai».)

*CÓDIGO DE BARRAS : Tipo EAN-13

*CÓDIGO DE BARRAS : Tamanho Nominal : 37 x 26 mm *CÓDIGO DE BARRAS : Tamanho Mínimo = 100% do Nominal *CÓDIGO DE BARRAS : Tamanho Máximo = 120% do Nominal

*CÓDIGO DE BARRAS : Margem (zona vazia ao redor do código de barras) = 3 mm ao redor

(16)

RESUMO TÉCNICO DA EMBALAGEM

*FONTES : Tamanho Mínimo (texto positivo) = 8 pontos (Serif), 6 pontos (Sans Serif)

*FONTES : Tamanho Mínimo (texto reverso) = 12 pontos (Serif), 10 pontos (Sans Serif)

*LINHAS DE SEPARAÇÃO: Tamanho Mínimo (positivo) = 0,2 mm *LINHAS DE SEPARAÇÃO: Tamanho Mínimo (reverso) = 0,33 mm

Texto Obrigatório e elementos de comunicação para a embalagem

VitamiPrint

Fortaleça seus conhecimentos em habilidades de impressão

Nesta embalagem: 6 meses de um desempenho excepcional no conhecimento de impressão

Lista dos ingredientes: 50% de energia em treinamento no simulador, 25% orientação do instrutor, 25% curiosidade do estudante - 0% de gordura, 0% de colesterol, 100% de conhecimento.

Produzido na França Código de Barras

Conteúdo: 360 comprimidos (400 gramas) – Tudo natural VitamiPrint na Sinapse

Rota de l’Orme aux merisiers - 91 194 Saint-Aubin cedex – França Visite-nos em www.vitamiPrint.com

(17)

REGRAS E CÁLCULO DE PONTUAÇÃO

Aumente a sua chance de ganhar com o Concurso de Design:

O concurso de design adicionará bônus para o concurso de produção. Todos os bônus serão adicionados nas notas individuais na primeira rodada da competição de produção.

. Todos os projetos (pôster e embalagem) que cumpram os requisitos descritos acima irão adicionar um bônus de 10% para a pontuação de produção calculado no final da primeira rodada. O bônus será de 5%, se apenas um dos 2 projetos for validado . Este bônus adicional é válido para todos os competidores de uma mesma escola.

. De acordo com um júri de especialistas em artes gráficas, a Sinapse selecionará 8 projetos (4 pôsteres e 4 embalagens) que serão utilizados para a competição. O mesmo competidor pode ganhar bônus no Shots e no Flexo se os dois projetos escolares forem selecionados .

Os 8 projetos selecionados receberão os seguintes bônus :

Os 4 melhores cartazes irão adicionar bônus como descrito abaixo: -10% da pontuação média no Shots para o 1º projeto no ranking - 8% da pontuação média no Shots para o 2º projeto no ranking - 6% da pontuação média no Shots para o 3º projeto no ranking - 4% da pontuação média no Shots para o 4º projeto no ranking

A mesma regra de cálculo do bônus será aplicada para as 4 melhores embalagens.

Concurso de Produção:

O vencedor será o competidor que tiver consistentemente resolvido os problemas de impressão com o menor custo de produção, menos desperdício e melhor metodologia.

Esta informação será monitorada pelo simulador conforme os usuários forem resolvendo os problemas. Ele dará o "score" global e será utilizado para classificar os competidores.

(18)

GANHE UMA VIAGEM PARA DRUPA:

Drupa é a principal feira no mundo para o ramo gráfico e de impressão industrial. O evento será realizado em Düsseldorf, Alemanha, de 31 de maio a 10 de junho de 2016. O evento acontece a cada 4 anos.

Você pode encontrar mais informações emwww.drupa.com

Passagem aérea para a Alemanha, hospedagem em hotel para 2 noites e visita a Drupa são prêmios que receberão os 4 melhores competidores de todo o mundo (2 para design e 2 para o concurso de produção) e seus respectivos instrutores.

Os finalistas em habilidades de impressão irão competir ao vivo (data a ser definida) durante a primeira semana de Junho de 2016.

DIREITOS AUTORAIS:

O nome, o logotipo e o endereço do website das escolas têm que estar presentes em ambos os projetos. A participação no concurso implica a aceitação integral do uso do nome, logotipo e website das escolas que se inscreveram, bem como a utilização dos trabalhos criados como projetos livre de royalties durante e após a competição.

(19)

BOA SORTE

A

TODOS COMPETIDORES !

NOVO CONCURSO MUNDIAL SINAPSE DE

PRODUTIVIDADE EM EMBALAGEM

Simuladores FLEXO E Offset Plana

Simuladores de Impressão Sinapse

Estrada de l’Orme aux merisiers - Les Algorithmes – Edifício Epicure

91 194 Saint-Aubin cedex – França

Tel. +33 (0)1 6935 5400 – Fax. +33 (0=1 6935 0715 Visite-nos em www.sinapseprint.com–

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, para alguns, os animais de laboratório eram considerados como ‘um mal necessário’ e nessas circunstâncias, quando eram utilizados nas investigações e pesquisas,

- Ligados pelo rio Nilo, os povos da Núbia e do Egito estabeleceram rotas comerciais, trocas de produtos e um intenso intercâmbio cultural.. - Arquitetura das pirâmides,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

O efetivo pagamento da(s) RECEITA(S) FIXA(S) estará condicionado ao início da operação comercial da(s) USINA(S), devendo os recursos financeiros associados a este

Considerando a importância do assunto, a variabilidade existente nas características físicas e a ausência de dados na literatura especializada referente a

Crescimento em área basal m2 ha-1 dos fustes das espécies lenhosas adultas levantadas em área de caatinga, entre os anos de 2011 e 2013, Floresta- PE.. Em que: Bf = Área basal