• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 192. De 14/09/2017 à 21/09/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 192. De 14/09/2017 à 21/09/2017"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 192

De 14/09/2017 à 21/09/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

EUA NEGAM CONFRONTO DO IRÃ COM NAVIO NORTE-AMERICANO

Em recente pronunciamento, o governo do Irã disse que um de seus navios militares confrontou um navio de guerra dos Estados Unidos na região do Golfo e o alertou para manter distância de um barco de pesca iraniano. Os Estados Unidos, por sua vez, negaram qualquer contato com as forças iranianas ou mesmo com sua região de pesca. As tensões entre os militares iranianos e norte-americanos tem aumentado nos últimos meses, principalmente em relação à produção nuclear iraniana.

Fonte: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BL0T9-OBRWD

ÁSIA/LESTE EUROPEU

SUSPEITOS DO ESTADO ISLÂMICO SÃO DETIDOS NA TURQUIA

A polícia antiterrorismo turca prendeu três pessoas na província de Adana, ao sul do país, por suspeita de recrutamento para o grupo Estado Islâmico (EI). A operação de combate ao terrorismo envolveu um helicóptero policial e uma incursão por forças especiais nas casas de suspeitos de serem militantes do EI. Ancara está em alerta máximo particularmente após a derrota do Estado Islâmico em Mosul e Tal Afar, no Iraque, onde mais de 170 militantes do grupo se renderam ao exército iraquiano, às milícias Hashd Al-Shaabi e às forças de peshmerga curdas no Iraque.

(2)

Fonte: TOKYAY, Menekse. 3 held in new Turkish crackdown on Daesh. Arab News, Dubai, p. 3, 10 set.

2017.

QUESTÃO DOS ROHINGYAS SEGUE DEIXANDO REFUGIADOS NO SUDESTE ASIÁTICO

Nas últimas semanas, mais de 400 mil Rohingyas fugiram de Mianmar em direção a diversos países asiáticos, principalmente para Bangladesh. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a grande quantidade de refugiados está sobrecarregando as agências humanitárias da região, além de imagens de drones mostrarem execuções arbitrárias. Mianmar negou um acordo de cessar-fogo decretado pelo Exército da Salvação de Arakan. A líder do país, Aaung San Suu Kyi, declarou que não irá à Assembleia Geral da ONU para cuidar dos problemas internos. Frente a isso, Bangladesh propôs a criação de "zonas seguras" administradas por grupos de ajuda para os Rohingya muçulmanos no estado de Rakhine, em Mianmar, para impedir que milhares de refugiados atravessassem seu território em decorrência da repressão militar. É improvável que o plano ganhe força em Mianmar, onde muitos consideram a comunidade Rohingya de 1,1 milhão como imigrantes ilegais de Bangladesh.

Fonte: YAVUZ, Mustafa fatİh. Israel supplies arms while Myanmar kills Rohingyas. Daily Sabah

(Turkey), Ancara, p. 12, 11 set. 2017; B’DESH wants ‘safe zones’ for Rohingyas. Hindustan Times (Bathinda), Bathinda, p. 14, 09 set. 2017; https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BO1EP-OBRWD e https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BM1OD-OBRWD; https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BJ1SG-OBRWD

ÉXERCITO RUSSO ANUNCIA BAIXA NA LIDERNANÇA DO ESTADO ISLÂMICO

A Rússia afirmou ter matado vários comandantes de alto escalão do grupo terrorista Estado Islâmico em um ataque aéreo na Síria, incluindo o “Ministro da Guerra” do grupo, que teria uma recompensa de US$ 3 milhões por sua captura. O exército russo, apoiado pelo governo do presidente sírio Bashar al-Assad, afirmou que matou vários dirigentes do grupo Estado Islâmico perto de Deir Ezzor, leste da Síria, incluindo um ex-chefe das forças especiais tadjiques que havia desertado, apresentado como o "ministro da Guerra" dos jihadistas. O Ministério russo de Defesa comunicou que quase

(3)

40 combatentes do grupo morreram, incluindo 4 líderes influentes. Com isso o exército sírio conseguiu uma importante vitória ao romper o cerco de um dos dois territórios governamentais de Deir Ezzor sitiados pelos jihadistas desde 2015.

Fontes: https://g1.globo.com/mundo/noticia/exercito-russo-anuncia-que-matou-importante-lider-do-ei.ghtml e RUSSIA claims it has killed Islamic State’s ‘minister of war’ in Syria. Hindustan Times (Bathinda), Bathinda, p. 14, 9 set. 2017.

JAPÃO MANTÉM PRESSÃO SOB COREIA DO NORTE E FAZ NOVOS EXERCÍCIOS COM EUA

Enquanto as tensões seguem aumentando devido às novas sanções ao regime norte-coreano e seu programa nuclear bélico, o Japão vem intensificando sua postura na região ao realizar mais uma série de exercícios militares conjuntos com as forças armadas estadunidenses. Os exercícios envolveram o sobrevoo de caças japoneses e bombardeiros estadunidenses sobre o Mar da China Oriental, uma área que é alvo de reivindicações constantes de China e Japão. Além disto, os representantes do Japão declararam que estão preparados para aumentar a pressão sob a Coreia do Norte, até que ela abandone seu programa nuclear. A declaração também exortou apoio às sanções recém-impostas a Pyongyang.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BK0OR-OBRWD e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BN198-OBRWD

ATAQUE SUICIDA CONTRA COMBOIO DA OTAN DEIXA FERIDOS NO AFEGANISTÃO

Um ataque suicida na província de Parwan, no norte do Afeganistão, contra um comboio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) deixou um número indeterminado de soldados e civis feridos. O grupo fundamentalista Talibã reivindicou a ação através de um comunicado. Os soldados encontram-se fora de perigo, mas não há informações sobre o estado dos civis. A OTAN mantém aproximadamente 13 mil militares no Afeganistão desde o fim de sua missão, em 2015, para fins de assessoria e capacitação, enquanto os EUA mantém outros 11 mil para ações anti-terroristas.

(4)

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/09/11/ataque-suicida-contra-comboio-da-otan-no-afeganistao-deixa-varios-feridos.htm

ORIENTE MÉDIO

MILÍCIA SHIITA PROMETE VOLTAR-SE CONTRA OS ESTADOS UNIDOS

O exército dos Estados Unidos tem mantido um olhar cauteloso sobre a milícia iraniana mais violenta que atua no Iraque e que fez promessas de começar a matar estadunidenses assim que o Estado Islâmico for totalmente repelido. Os Estados Unidos calculam que o grupo terrorista, outrora composto por 25.000 pessoas, está reduzido a alguns milhares de membros, no máximo, na contensão apenas de bolsões de resistência. De acordo com a Fars News Agency iraniana, um comandante do batalhão xiita, também conhecido como Kata'ib Hezbollah (KH) – a maior e mais cruel milícia iraniana do Iraque lutando naquele país e na Síria – advertiu os estadunidenses que eles devem retirar-se do Iraque ou enfrentarão uma nova guerra. De acordo com o The Washington Times, os Estados Unidos planejam contra-atacar o batalhão (KH) caso este realmente comece a ameaçar seus cidadãos. Atualmente, apenas cerca de 5.000 militares dos Estados Unidos estão dentro do Iraque o que, de acordo com oficiais do país, indica que não há uma grande presença de força militar para ser alvo desse tipo de ataque. O Washington Times questionou se a força-tarefa conjunta do Iraque tem em seus planos lidar com as milícias apoiadas pelo Irã após a derrota do Estado Islâmico, mas não obteve resposta confirmando ou negando informações acerca da capacidade, efetivos da força, locais ou intenções para futuras operações, dentro ou fora do Iraque e da Síria.

Fonte: SCARBOROUGH, Rowan. Shiite militia vows to turn against U.S.: Waiting to oust Islamic State

from Iraq. The Washington Times Daily, Washington, p. 01, 8 set. 2017.

IÊMEN: 145 MILITANTES DO HUTIS MORREM EM UMA SEMANA

De acordo com o Ministério da Defesa do Iêmen, desde o início do mês de setembro, 145 militantes Hutis foram mortos em intensos combates com forças do governo iemenita. Um general do exército local disse que os dados mostram que o movimento rebelde fora esgotado por mortes e atritos, apesar de suas tentativas de provar que ainda tem capacidade ofensiva. Os Hutis geralmente não divulgam números de acidentes

(5)

militares para não diminuir o moral do movimento. Entretanto, os números apresentados pelo Ministério são semelhantes aos números divulgados pelos meios de comunicação locais.

Fonte: 145 Al Houthis die in one week in Yemen: Morale among the rebels is quickly diminishing, says

a spokesperson for the Yemeni army. Gulf News, Dubai, p.12, 11 set. 2017.

FORÇAS PREPARAM NOVA OFENSIVA CONTRA O ESTADO ISLÂMICO

As Forças Democráticas da Síria, uma milícia curda apoiada por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, disseram que têm o objetivo de retirar os militantes islâmicos do território a leste do rio Eufrates, acelerando, assim, uma disputa global pelo controle da região rica em petróleo do país. Essa ofensiva, apelidada de “Operação Tempestade Jazeera” ocorrerá no vale do rio Khabur, afirmou a coalizão, que planeja entregar a área para um conselho civil. Entretanto, devido à complexidade dos conflitos no campo de batalha sírio, essa conquista ainda não é certa.

Fonte: LOVELUCK, Louisa. U.S.-backed forces launch anti-ISIS push: Offensive targeting caliphate

stronghold in oil-rich east Syria. Houston Chronicle Sunday, Houston, p. A25, 10 set. 2017.

SEPULTURA EM MASSA É DESCOBERTA PERTO DE TEL AFAR

As forças iraquianas afirmaram terem encontrado uma sepultura na região noroeste de Tal Afar, com cerca de 50 corpos de pessoas que teriam sido mortas por terroristas do grupo Takfiri, filiado ao Estado Islâmico (EI), enquanto as forças governamentais, apoiadas por voluntários das Unidades de Mobilização Popular, estavam envolvidas em uma operação para libertar a cidade dos extremistas. Essa descoberta foi feita no distrito de al-‘Ayadiya, que fica próximo a Tal Afar, enquanto era feita a limpeza da área dos últimos remanescentes de terroristas do EI e de dispositivos explosivos deixados pelos Takfiris.

(6)

ISRAEL ATACA ALVO SÍRIO POR POSSÍVEL VINCULAÇÃO A ARMAS QUÍMICAS

De acordo com o exército sírio, Israel atingiu uma de suas posições na província de Hama, na qual os Estados Unidos afirmam haver produção de armas químicas. O ataque aéreo matou duas pessoas e causou danos materiais perto da cidade síria de Masyaf. O governo da Síria nega o uso de armas químicas. Foi atingido também um acampamento militar que foi usado para armazenar foguetes terra-a-chão e onde o pessoal do Irã e seu grupo aliado, o Hezbollah, foram vistos mais de uma vez. Ademais, o exército sírio declarou que o ataque israelense foi feito em apoio ao movimento do Estado islâmico. Fontes: DADOUCH, Sarah e HELLER, Jeffrey. Israel hits Syria target reportedly tied to chemical

weapons. The Jakarta Post, Jacarta, p. 12, 8 set. 2017 e https://g1.globo.com/mundo/noticia/bombardeio-de-israel-deixa-dois-mortos-em-instalacao-militar-na-siria.ghtml

ARÁBIA SAUDITA SUSPENDE DIÁLOGOS COM CATAR

A Arábia Saudita suspendeu todos os diálogos com o Catar, acusando-o de "fatos distorcidos", logo após um telefonema entre os líderes de ambos os países sugerindo um avanço na disputa do Golfo. A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e o Bahrein reduziram as ligações diplomáticas e comerciais com o Catar durante o mês de junho, suspendendo as rotas aéreas e marítimas com o maior exportador mundial de gás natural liquefeito, que abriga a maior base militar dos Estados Unidos. As nações dizem que Doha, capital de Catar, apoia o inimigo regional do Irã e os islâmicos. O Kuwait tem tentado mediar a disputa.

Fonte:

https://www.theguardian.com/world/2017/sep/09/saudi-arabia-suspends-dialogue-saying-qatar-distorting-facts/

FORÇA AÉREA DOS EUA ADMITE TER AUXILIADO O ESTADO ISLÂMICO

Ao final do mês de agosto, a Força Aérea dos Estados Unidos evacuou um grupo de cerca de 20 comandantes operacionais e militantes do Estado Islâmico durante a operação bem-sucedida das forças governamentais sírias para libertar a área dos terroristas. Os militantes teriam sido levados ao norte da Síria. Ao ser questionada, a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos negou a informação. Um

(7)

ex-tenente-coronel da Força Aérea estadunidense afirmou que isto é um procedimento comum para operações secretas da CIA (agência de inteligência civil do governo dos

Estados Unidos) para esconder seu rastros e que os evacuados deviam ser pessoas que os

militares e a inteligência dos EUA queriam defender.

Fonte: http://www.marchaverde.com.br/2017/09/sobre-retirada-de-terroristas-na-siria.html

HEZBOLLAH DECLARA VITÓRIA NA SÍRIA

O grupo xiita libanês Hezbollah se consagrou vitorioso na guerra da Síria. Ao mesmo tempo a Rússia afirmou que as forças do governo sírio expulsaram militantes de grande parte do país. Os novos avanços do governo recuperaram partes do leste sírio do Estado Islâmico, na mesma região em que atuam milícias curdas e árabes apoiadas pelos Estados Unidos. Sayyed Hassan Nasrallah (líder do Hezbollah), grupo que mandou milhares de combatentes à Síria, minimizou os combates ainda por vir no país vizinho, denominando-os “batalhas esparsas”.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BN2QT-OBRWD;

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/hezbollah-declara-vitoria-na-siria-russia-diz-que-maior-parte-do-pais-foi-recuperada,9f2dd7c4ff5a140b1f639164528915e4hhe2uqfx.html e

http://revistaopera.com.br/2017/09/12/siria-hezbollah-diz-que-vitoria-foi-alcancada/

ESTADO ISLÂMICO REIVINDICA AUTORIA DE EXPLOSÃO NO SINAI

Pelo menos 18 policiais egípcios morreram e outros três ficaram feridos em um ataque reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico contra um comboio das forças de segurança na Península do Sinai. Fontes médicas e de segurança falaram que o ataque ocorreu próximo à capital da província de Sinai do Norte e que dois dos mortos eram oficiais. Paralelamente, militantes detonaram um dispositivo explosivo improvisado e destruíram três veículos blindados e um de bloqueio de sinais. O ataque foi seguido por uma troca de tiros e os militantes também dispararam contra equiper médicas, deixando quatro feridos. O Estado Islâmico reivindicou responsabilidade desse ataque.

(8)

ÁFRICA

NIGÉRIA: CONFLITOS ENTRE GRUPO SEPARATISTA E EXERCITO AUMENTAM TENSÕES NO PAÍS

Um grupo anteriormente responsável por campanha para a separação de Biafra, no sudeste da Nigéria, acusou o exército nigeriano de assediar a casa de seu líder, localizada no estado de Abia. Segundo os membros do povo indígena do grupo Biafra (IPOB), os soldados cercaram a casa de seu líder em visível ato de intimidação, além de invadirem o complexo familiar do líder. Todas as acusações foram negadas pelo exército e devido ao aumento dessas tensões, o governador do Estado foi obrigado a declarar toque de recolher. O sentimento separatista surgiu na região desde que a rebelião separatista de Biafra levou o país a uma guerra civil em 1967-70 que matou, aproximadamente, um milhão de pessoas. A presença militar no sudeste da Nigéria aumentou nas últimas semanas para reprimir o crime na região.

Fonte:

https://www.reuters.com/article/us-nigeria-politics/biafra-separatists-nigerian-army-disagree-over-siege-allegations-idUSKCN1BN31Q

BOKO HARAM REALIZA MAIS ATAQUES EM TERRITÓRIO NIGERIANO

Jihadistas do grupo Boko Haram atacaram um campo de refugiados que abriga pessoas desalojadas pelo conflito no nordeste da Nigéria, matando pelo menos sete pessoas. No Estado de Borno, o Boko Haram realizou dois outros ataques, deixando 11 pessoas mortas, 13 feridas e oito desaparecidas. Membros de um grupo de ‘vigilantes’ conhecido como ‘Civis JTF’ recuperaram nove corpos de fazendeiros que teriam sido capturados por militantes do grupo extremista. Paralelamente, duas mulheres bomba suicidas detonaram um dispositivo explosivo improvisado que estava preso a seus corpos contra um veículo na estrada entre Maiduguri e Mafa. Somente as duas mulheres morreram, mas oito pessoas ficaram feridas no ataque.

Fontes: 7 killed in Boko Haram attack on displaced camp. Hindustan Times (Chandigarh), Kano, p. 12,

10 set. 2017 e SAWAB, Ibrahim; OLATUNJI, Omirin. Boko Haram kills 11, injures 13 in Borno. Sunday Trust, Maiduguri, p. 04, 10 set. 2017.

(9)

REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA PODE TER ESCALADA NO CONFLITO

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado recentemente, o conflito étnico que ocorre na República Centro-Africana pode tomar proporções ainda maiores se nada for feito para desarmar os combatentes e neutralizar as tensões. Ademais, o chefe de operações de paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, disse acreditar que o contingente militar autorizado para a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA) é menor que o necessário. O mandato da MINUSCA autoriza 10.750 militares, um relatório recente da ONU informou que havia 10.098 no terreno.

Fonte: http://www.africanews.com/2017/09/09/car-risks-larger-scale-conflict-if-nothing-is-done-un-report/

INCREMENTO DE SOLDADOS NA MINUSMA E ATAQUE A MERCADO NO MALI

Nos próximos dias as forças da Missão de Paz das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) irão receber um contingente adicional de 140 soldados senegaleses. Paralelamente, homens armados suspeitos de serem membros de grupos rebeldes locais realizam uma incursão no mercado de Indeliman, na região de Menaka. Durante a incursão, várias lojas foram queimadas e saquedas e, ao final, um jovem foi sequestrado após tentar se opor aos militantes. O grupo em questão atua principalmente na região da fronteira entre Níger e Mali e também foi responsável por um ataque recente que deixou dois mortos. Fontes: http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/194022-minusma-un-nouveau-contingent-de-140-policiers-senegalais-biento.html e http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/194054- m%C3%A9naka-incursion-d%E2%80%99hommes-arm%C3%A9s-au-march%C3%A9-d%E2%80%99indeliman.html

(10)

SOLDADOS DO MALI E BURQUINA FASO SÃO ACUSADOS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS

As operações militares dos governos do Mali e de Burquina Faso para combater a crescente presença de grupos armados islâmicos no Mali resultaram em graves violações de direitos humanos. Segundo a ONG de direitos humanos Human Rights Watch (HRW), desde 2016 soldados dos dois países cometeram assassinatos, torturas, desaparecimentos e prisões contra homens acusados de apoiar grupos armados. As violações aconteceram nas regiões de Mopti e Segou. A HRW afirmou que três covas contendo os restos de pelo menos 14 homens foram descobertas e que há documentado 27 casos de desaparecimentos inexplicados. Em junho, soldados de Burquina Faso detiveram 70 homens acusados de pertencerem a grupos armados, dos quais dois morreram sob custódia. O diretor da HRW exotou os governos dos dois países a processar os culpados.

Fonte: MALI, Burquinabe soldiers accused of rights abuses. Daily Nation (Kenya), Bamako, p. 43, 10

set. 2017

GOVERNO DA ARGÉLIA PRENDE SUSPEITOS DE TERRORISMO

Duas pessoas foram presas na Argélia acusadas de terem participado de um ataque suicida que matou dois policiais durante o mês de agosto. A responsabilidade do ataque foi reivindicada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A Argélia também vem lutando contra o terrorismo já que, além do EI, outros grupos terroristas atuam no país, como a Al-Qaeda do Magreb Islâmico (AQIM).

Fonte: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2017/09/10/argelia-prende-2-por-ligacoes-suspeitas-com-ataque-suicida-804122

OFICIAIS DO SUDÃO DO SUL RECEBEM SANÇÃO DOS EUA

A administração de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, impôs sanções contra dois altos funcionários do Sudão do Sul e o ex-chefe do exército do país. A

(11)

medida foi como alerta ao governo sobre os crescentes ataques contra civis e trabalhadores humanitários durante os quatro anos de guerra civil no país.

Fonte: US blacklists3 S. Sudan officials. Khaleej Times, Dubai, p. 07, 08 set. 2017.

AL SHABAAB: MILITANTE É MORTO E GRUPO É SUSPEITO DE ATAQUE

Militares estadunidenses realizaram um ataque aéreo na Somália contra o grupo extremista Al Shabaab, matando um militante na operação. Esse foi o segundo ataque realizado no início do mês de setembro, contabilizando um total de quatro combatentes mortos no período. Além disso, quatro pessoas morreram e três ficaram feridas após um ataque realizado por um homem-bomba em um restaurante na cidade de Baidoa, no sudoeste da Somália. Segundo informações de um oficial da polícia, o homem adentrou o restaurante, que estava lotado, se passando por um cliente. Até o momento nenhum grupo reivindicou o ataque, mas acredita-se ter sido realizado pelo Al Shabaab. Este mesmo grupo atacou uma base militar cidade de Beled Hawo, na fronteira com o Quênia, matando 10 militares. Os militantes que participaram do ataque entraram com um carro bomba dentro da base e, em seguida, realizaram o ataque.

Fontes: US air raid kills Al Shabaab militant. Khaleej Times, Dubai, p. 07, 9 set. 2017; FOUR dead in

suicide bombing at Somalia restaurant. Sunday Observer, Mogadishu, p. 28, 10 set. 2017 e http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-09-11-Al-Shabaab-mata-pelo-menos-10-militares-na-Somalia

TERRORISTA É CAPTURADO EM KANO

O Departamento de Serviço do Estado (DSS) da Nigéria afirmou ter prendido Husseini Mai-Tangaran, um membro do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWA) procurado pelas autoridades locais. Um funcionário do DSS afirmou que o Serviço descobriu e frustrou os planos dos terroristas do ISWA. Eles haviam planejado realizar ataques e atentados suicidas em alvos selecionados em Abuja, Kano, Kaduna, Níger, Bauchi, Yobe e Borno. Husseini Mai-Tangaran é responsável por uma série de outros ataques. Fonte: MUTUM, Ronald. IS commander arrested in Kano: Suspected behind attacks on Kano Zone 1

Police HQ, Central Mosque DDS Foils Plot to Bomb Abuja, others. Sunday Trust, Abuja. p. 04, 10 set. 2017.

(12)

ONU

CHINA PRESSIONA POR MAIS DIÁLOGO COM GOVERNO NORTE-COREANO

A China concordou que a Organização das Nações Unidas (ONU) deveria adotar novas medidas contra a Coréia do Norte após o último teste nuclear, ao mesmo tempo em que pressiona por diálogo para ajudar a resolver o impasse. A Coreia do Norte disse que responderia às novas sanções da ONU e à pressão dos Estados Unidos com "contra-medidas poderosas", acusando os Estados Unidos de quererem entrar em guerra. O governo estadunidense pede por sanções econômicas mais rígidas, enquanto a China afirma que as sanções devem atingir somente a movimentação militar e nuclear norte-coreana. Um documento redigido por especialistas da ONU afirmou também que a Coreia do Norte está contornando cada vez mais as sanções do Conselho de Segurança, que está prestes a votar seu oitavo pacote de sanções contra o governo de Kim Jong-un. O documento afirma que o país continua ignorando o embargo de armas, por meio dos avanços tecnológicos na produção de armas de destruição em massa, e as sanções econômicas, através de agentes que realizam transações financeiras no exterior para entidades da Coréia.

Fontes: CHINA agrees UN action. Arab Times, Kuwait, p.8, 8 set. 2017; https://oglobo.globo.com/mundo/coreia-do-norte-evita-cada-vez-mais-as-sancoes-segundo-onu-21805509; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BI2PD-OBRWD; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BM2W7-OBRWD; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BM17Z-OBRWD; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BN14Y-OBRWD e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1BO16P-OBRWD

ONU ACUSA MIANMAR DE NÃO PROTEGER O POVO ROHINGYA

O governo de Mianmar foi denunciado pelo Alto Comissário dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Zeid Ra'ad al Hussein, de realizar uma “operação brutal de segurança” contra o povo muçulmano Rohingyas no estado de Rakhine, em uma situação que se aproximaria de uma limpeza étnica. Os constantes atos agressivos como incêndios de aldeias, execuções extrajudiciais e tiroteio contra civis forçam a emigração de 300 mil muçulmanos da etnia Rohingyas, sem contar os que ficam presos nas fronteiras ao lado

(13)

de minas terrestres colocadas pelas autoridade de Mianmar. Em 2016, Zeid emitiu um relatório sobre um ataque militar contra os Rohingyas, por conta de “um ataque sistemático contra a comunidade” que poderia ser classificado como crime contra a humanidade.

Referências

Documentos relacionados

O ATLETA QUE ESTIVER SUSPENSO PELO TJD DA LEMA, NÃO PODERÁ ATUAR NOS JOGOS. Wilson de

sequências nucleotídicas da região 5´LTR das amostras de HTLV-2 com outros 56 isolados disponíveis no Genbank, demonstrou que 16 isolados do presente estudo agruparam-se com outras

Membros titulares da CCP: Adriana Zavaglia (Presidente), Eliane Gouvêa Lousada (Vice- Presidente), Álvaro Faleiros, Véronique Marie Braun Dahlet, Vivian Morizono

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Quadro II.6.B-2 - Avaliação de magnitude, contexto de potencialização, grau de.. cumulatividade e importância do impacto A.1 – Alteração na qualidade

Por outro lado, as amostras de São Paulo, Araraquara (safra) e Piracicaba têm escores negativos na PC1 porque têm concentrações mais altas de BbF e BkF que as amostras de

(ii) sócios com participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valores mobiliários do emissor: Não aplicável por pertencer

Os diálogos entre os autores marcam que Writing Culture (organizado por George Marcus e James Clifford, mas com dois artigos de Paul Rabi- now) foi um livro para promover, analítica