• Nenhum resultado encontrado

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Desafios Educacionais

A MEDIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

COLUSSI, Lisiane G1 MERLI, Ana Claudia O. G.2

GT 02 Processo de ensino/aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais.

RESUMO

O professor tem um papel fundamental no desenvolvimento dos sujeitos com necessidades educativas especiais, por meio da mediação promove a efetivação da educação inclusiva oportunizando a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. O presente estudo, de natureza bibliográfica, tem como objetivo analisar a educação inclusiva a partir da mediação docente. Serão abordados aspectos da legislação, do serviço de apoio especializado na sala de recursos multifuncional e da categoria mediação docente com fundamentação nos pressupostos da Psicologia Histórico-cultural. Esse entendimento percebe o homem como um ser constituído histórica, social e culturalmente nas relações que estabelece durante sua vida. Destaca-se, além destes aspectos da análise, principalmente as reflexões tecidas a respeito do olhar dos profissionais envolvidos com a efetivação da educação inclusiva. A partir disto, inferimos que a atuação mediatizadora docentes do ensino regular, da educação especial e do papel como agentes é o que propicia mudanças por meio de novos olhares e de práticas educativas que visem a inclusão de todos, legitimando a heterogeneidade humana. Conclui-se que a educação inclusiva enfrenta dificuldades para sua efetivação, apontando a bidocência como uma das alternativas para tal, ou seja, o trabalho coletivo entre professor do ensino regular e da educação especial.

Palavras-chave: educação inclusiva; mediação; docência

Mestranda em Educação (Unioeste – campus Cascavel) e Docente do Quadro Próprio do

Magistério (QPM) do Estado do Paraná.)1

(2)

INTRODUÇÃO

Um dos temas mais debatidos em educação no Brasil atualmente é a inclusão. No Brasil, em 1961, a Legislação Educacional cita pela primeira vez a educação especial na Lei 4024/61 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e posteriormente na Lei 5692/71. Desde a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em 2007 efervesceu o debate de posicionamentos divergentes de toda sociedade com diversos argumentos e movimentos favoráveis e contrários à deliberação desta Política.

Nesse estudo abordaremos a educação inclusiva a partir da atuação mediatizadora dos docentes e do papel que desempenham enquanto agentes promotores de mudanças através de novos olhares e de práticas educativas que visam a inclusão de todos, legitimando a heterogeneidade humana. Dessa forma, repercutindo nas concepções, crenças e valores que norteiam as atividades nas instituições escolares e ampliando as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais.

O documento do MEC/SEESP (2010), define os objetivos, os alunos e as garantias que a educação especial providencia. Segundo esse documento a educação especial é definida como:

[...] uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular (p. 21).

Conforme a legislação o atendimento educacional especializado é um direcionador e orientador da comunidade educacional à uma educação inclusiva, às mudanças que a escola deve realizar a fim de atender as necessidades sociais dos sujeitos.

A oferta de serviços de apoio complementar e suplementar especializado nas escolas da rede pública de ensino no estado do Paraná, em cumprimento às recomendações de documentos nacionais e internacionais que

(3)

direcionam ações para a construção de espaços educacionais inclusivos, organiza-se em Sala de Recursos Multifuncional (SRM), Centro de Atendimento Especializado (CAE), Professor de Apoio a Comunicação Alternativa (PAC), Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE) e Intérprete de LIBRAS.

O serviço de apoio especializado em SRM é definido como um atendimento educacional pedagógico, o qual deve complementar a escolarização dos alunos. Tem o objetivo de apoiar os sistemas de ensino, “[...] realizar o atendimento educacional especializado, disponibilizar os serviços e recursos próprios desse atendimento e orientar os alunos e professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular” (HONNEF, 2012, p. 127).

O trabalho pedagógico, na perspectiva da educação inclusiva, passa a ser articulado entre os professores da classe comum e o professor de educação especial, podendo ser apresentado como uma bidocência. Honnef (2012) esclarece que a bidocência:

[...] apresenta-se como uma nova perspectiva de ensino que tem como princípio o trabalho coletivo entre o professor de educação especial e o professor da classe comum, o que implica compartilhamento de vidas profissionais, concepções e processos [...] o trabalho coletivo entre os profissionais da educação, e que ela seja viável desde que se despenda especial atenção a forma como ela se dará, sendo necessário que professores de educação especial e professores da classe comum estejam dispostos a superar todos os desafios (p. 128).

Diante disso, tem-se verificado a importância e a dificuldade da efetivação deste trabalho articulado, uma vez que demandam pensar sobre o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais coletivamente.

Dispor-se a superar desafios, pressupõe a necessidade de compreender as mudanças do antigo para o novo cenário educacional que se concretiza com a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Segundo Beyer (2006):

A inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais é um desafio porque confronta o (pretenso) sistema escolar

(4)

homogêneo com uma heterogeneidade inusitada, a heterogeneidade dos alunos com condições de aprendizagem muito diversas (p. 81).

A educação inclusiva direciona o olhar para as mudanças que a escola deve realizar a fim de atender às necessidades sociais dos sujeitos. Nesse sentido, compreende a deficiência como uma construção social que deriva dos fatores e critérios que definem um sujeito como diferente/incapaz no grupo social. O professor é a figura central de mediação social para a superação das diferenças individuais na aprendizagem.

A abordagem histórico-cultural volta-se para as possibilidades do sujeito, que se constitui através do outro e nas relações estabelecidas. Diante disso, Rossetto (2009) afirma que “[...] desloca o seu olhar, anteriormente voltado somente ao aluno e suas próprias condições individuais e internas de desenvolvimento, para o campo das relações sociais nos quais ele está inserido (p. 17)”.

Deve-se acrescentar que, para Vigotski, a relação eu-outro é fundamental para a constituição cultural do ser humano. A incorporação dos instrumentos culturais acontece por meio da interação com os outros, é um processo ativo em que o sujeito, de uma maneira particular e individual, se apropria do social, se transforma e atua ativamente na transformação ao seu redor.

Diante disso, tem-se estabelecido o papel fundamental do professor na educação inclusiva quanto aos processos de mediação e para superação das diferenças individuais na aprendizagem. Conforme Rossetto (2009), a atuação mediatizadora do docente envolve “[...] conceber que os processos psicológicos têm sua natureza situada no âmbito das relações culturais, socialmente mediadas (p. 31)”.

Um dos princípios norteadores da educação inclusiva é o de não categorizar os alunos em com e sem deficiência, com e sem distúrbios, com e sem necessidades especiais. O que existem são pessoas que fazem parte da comunidade escolar e que apresentam necessidades diversas (Beyer, 2006).

Alguns encaminhamentos para a efetivação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nos são dados por Honnef (2012) em

(5)

pesquisa realizada junto a cinco Secretarias Municipais de Educação no Rio Grande do Sul. A autora ressalta a relevância do “[...] estabelecimento de uma parceria entre o professor de educação especial e o professor da classe comum, para efetivação de um trabalho que proporcione aprendizagem e desenvolvimento aos alunos com NEE (p. 131)”. A aprendizagem dos alunos é o objetivo maior da escola, a organização e a gestão escolar contribuem decisivamente para melhorar a qualidade dessa aprendizagem. A pesquisa revela também a importância de haver frequentes diálogos entre professores e todos os membros da comunidade escolar, com a finalidade de esclarecimentos e reflexões à cerca da educação inclusiva e ao respeito à diversidade.

Outro ponto considerado pela autora reside na “[...] importância do professor de educação especial e sua tarefa, de realizar a formação dos professores frente à educação inclusiva” (p.132). Dessa forma, a atuação do professor especializado nas escolas é o de apoio pedagógico aos professores e de disponibilidade em prestar informações.

A pesquisa de Honnef (2012) observa que a dedicação, o comprometimento e a predisposição dos professores são fatores essenciais para um trabalho articulado entre a educação especial e o ensino comum, o que nem sempre acontece devido a resistência de alguns profissionais, constituindo-se como forma de defesa frente ao novo, ao desconhecido.

OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

Objetiva-se discutir a mediação docente. Especificamente pretende-se abordar as possiblidades de desenvolver novos olhares em relação à educação inclusiva a fim apresentar alguns desafios e desmistificar o trabalho docente voltado a alunos com necessidades educacionais especiais

METODOLOGIA

O estudo é de caráter teórico-bibliográfico. As análises e discussões aqui apresentadas se consubstanciaram a partir da legislação nacional vigente que orienta a educação inclusiva e dos fundamentos teóricos de Lev

(6)

Vigotski(1896-1934) que abordou as necessidades educacionais especiais, chamada de defectologia a seu tempo, desenvolveu ricas considerações que são capazes de subsidiar o trabalho docente ainda hoje

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Educação inclusiva tem exigido uma nova postura dos educadores diante do desconhecido, do singular; o que nem sempre vem acompanhado do acolhimento necessário para prosperar. Nesse sentido, Real e Rossetto (2010, p.100), argumentam, através da metáfora de uma viagem, que “nem todos se dispõem a viajar e há aqueles que preferem os lugares já conhecidos, onde se sentem confortáveis e podem transitar em espaços ordenados, preestabelecidos, com menos possibilidades de ocorrências inesperadas.

REFERÊNCIAS

BEYER, Otto Hugo. Da integração escolar à educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, C. R. (Org.). Inclusão e escolarização:

múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 73-81.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos

político-legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília: Secretaria de Educação

Especial, 2010.

HONNEF, Cláucia. A gestão educacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: percepções acerca do trabalho articulado entre professores de educação especial e professores da classe comum. In: COSTAS, F. A. T. (Org.). Educação, educação especial e inclusão: fundamentos, contextos e práticas. Curitiba: Appris, 2012, p. 125-138.

REAL, D. C; ROSSETTO E. Todos a bordo: reflexões sobre uma escola

para todos. Disponível em: <www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacao/article/view/181>. Acesso em: abr. 2013. ROSSETTO, Elisabeth. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes

e significados. Porto Alegre: UFGRS, 2009. Tese (Doutorado em Educação)

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Obras completas. Tomo cinco. Fundamentos de

Referências

Documentos relacionados

- considerando que quaisquer pensamentos nos ocorrem quando estamos acordados também podem ocorrer enquanto dormimos, sem que exista nenhum, nesse

Deste modo, verificou-se que, tanto para o Grupo A (p=0,49), como para o Grupo B (p=0,39) não existem diferenças estatisticamente significativas nas notas médias

perfeita dos mundos físico e digital através de sensores em rede, atuadores, hardware e software incorporados mudará os modelos industriais (Global Agenda Council on

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Inicialmente, foram avaliadas duas soluções oxidantes para a lixiviação de platina e paládio: solução sulfonítrica e solução de água-régia.. Em ambas, tanto a

Consequentemente, baseando-se nas posições dos ranks resultantes das combinações das diferenças de acurácia com os testes estatísticos aplicados nos gráficos ilustrados, quando

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento