• Nenhum resultado encontrado

Caminhos da pesquisa: o professor reflexivo em dança e os possíveis diálogos com a educação infantil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caminhos da pesquisa: o professor reflexivo em dança e os possíveis diálogos com a educação infantil"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Caminhos da pesquisa: o professor reflexivo em dança e os possíveis

diálogos com a educação infantil

Paths of research: the reflexive teacher in dance and the possible dialogues with early childhood education

Carolina Romano de Andrade (UNESP)

Resumo: Este painel pretende apresentar os caminhos que permeiam a pesquisa de doutoramento desenvolvida na Universidade Estadual Paulista, sob a orientação da Prof Dra Kathya Maria Ayres de Godoy. Desta maneira, esta pesquisa objetiva elaborar uma proposta orientadora de matrizes do ensino de dança que intitulo O Professor Reflexivo

em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil em que compartilho das ideias de

Donald Schön (2000) no que se refere ao professor reflexivo, que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à ação. A proposta pretende refletir sobre os saberes necessários ao profissional que atua/atuará com dança na escola especificamente na Educação Infantil a partir da análise da formação inicial e continuada do professor. A perspectiva é que essas diretrizes possibilitem um pensamento crítico reflexivo em relação a atuação do professor que esteja disposto a desenvolver os contextos próprios da dança.

Palavras-Chave: Dança. Formação de Professores. Educação Infantil.

Abstract: This paper present the doctoral research developed at the Universidade Estadual Paulista, under the supervisor of Prof. Dr. Kathya Maria Ayres deGodoy. Thus, this research aims to develop a proposal for guiding matrices teaching dance nominated The Reflective teacher in Dance: possible dialogue with kindergarten where I share the ideas of Donald Schön (2000) with regard to the reflective teacher, who build their knowledge in relation to the action, reflection and back to action. The proposal reflects on the necessary knowledge to professionals who work dance with in Early Childhood Education from the analysis of initial and continuing teacher. The prospect is that these guidelines allow critical thinking reflective about the role of the teacher who is willing to develop the dance contexts.

Keywords: Dance. Teacher Education. Early Childhood Education. Um pouco de história

Os caminhos que permeiam essa pesquisa de doutoramento se misturam a minha trajetória na dança, iniciada em 1989. Acredito que as dúvidas e inquietações surgiram dos momentos vivenciados na dança, pautado por práticas artísticas, educativas, reflexões e o constante desejo de explicações e respostas. Por isso, convido o leitor a

(2)

conhecer um pouco dessa história, a fim de que possa entender as escolhas e opções feitas nesse percurso.

Aprendi a dançar nas aulas de ballet, como a maioria das meninas da minha idade. E, logo depois de 5 anos de dança fui convidada a frequentar a preparação de professores da Royal Academy of Dance (RAD) na escola de Ballet Lúcia Millas, Santos-SP. Além disso, participei de um período de cursos intensivos e práticas de aula que eram monitoradas por meio de tutores.

A fim de continuar meus estudos em dança no ano de 1999 iniciei a graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Dança (1999/2003) na Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Neste período tive a oportunidade de realizar minha primeira pesquisa acadêmica por meio da iniciação científica: O gestual humano nas pinturas Renascentistas sob o ponto de vista de François Delsarte. O trabalho de análise do movimento pôde ser aprofundado no decorrer do desenvolvimento da dissertação de mestrado (2004-2006) na mesma universidade O gestual humano e o Barroco Mineiro à luz dos estudos de François Delsarte.

Juntamente com a pesquisa acadêmica, repensei a atividade docente na área de dança em escolas de Educação Infantil e academias em que atuava, tempo no qual pude ministrar aulas e observar o movimento dos alunos. Com a aplicação dos estudos de autores, como Klauss Vianna (1990) Rudolf Laban (1978), François Delsarte, (DELSARTE in MADUREIRA, 2002) as aulas foram assumindo outra dimensão. A partir daí, comecei a analisar as minhas práticas educativas, e modificá-las de acordo com a realidade em que lecionava.

No decorrer desse período pude observar carências nas práticas dos cursistas, como por exemplo, a falta valorização da dança como linguagem. Além disso, os participantes estavam habituados com atividades prontas, e tinham pouca habilidade para criar, construir ou adaptar as propostas que foram apresentadas.

As experiências como docente na universidade e em cursos de formação continuada apontaram para lacunas na formação do professor que atuará com dança na escola, desde seu reconhecimento como linguagem (GODOY, 2010) até a apropriação em forma de práticas educativas.

(3)

pesquisa que pudesse discutir a formação do profissional que trabalha com dança na escola. A partir dessa ideia inicial, fui ao encontro de um grupo de pesquisa que dialogasse com meus interesses de investigação. No 2ª semestre de 2011 me aproximei do Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE) liderado pela Profa. Dra. Kathya Maria Ayres de Godoy. As discussões e reflexões multidisciplinares do grupo giram em torno de temas e abordagens advindas da dança, entre eles processos criativos, experiências educacionais, corpo, movimento e cultura. Interessei-me pelo grupo principalmente porque uma das sublinhas, Formação, ensino e aprendizagem em Dança, se preocupa em investigar as relações entre o ensino e o aprendizado em dança, o que abrange entre outros aspectos, pesquisas sobre formação inicial e continuada de professores, metodologias de ensino e produção de material didático.

A partir desse contato com o grupo de pesquisa, passei a frequentar como aluna (tutora em formação e posteriormente formadora) o projeto Poéticas da Dança na Educação Básica, realizado em 2011/2012. O projeto “visou desenvolver, registrar e refletir sobre uma proposta de educação continuada com a linguagem da dança integrada as linguagens artísticas (teatro, música e visuais) para professores da educação básica” (GODOY, 2012). O GPDEE optou por trabalhar com a integração de linguagens e aprofundamentos na área de Arte, ensino e reflexão, além dos saberes da dança, com questionamentos acerca de que dança se ensina no espaço escolar.

Considerando esse contexto, o projeto foi dividido em três etapas: a primeira, no ano de 2011, quando aconteceu a formação de tutores/formadores; a segunda etapa, no primeiro semestre de 2012 na qual esses tutores formaram outros professores/cursistas e a terceira etapa, no segundo semestre de 2012, quando ocorreu o acompanhamento desses professores/cursistas, realizado por membros do GPDEE e pelos tutores/formadores, no desenvolvimento de projetos de trabalho em dança no ambiente escolar.

Para onde vou.

As vivências ocorridas no projeto Poéticas da Dança na Educação Básica de uma maneira geral, chamaram a atenção para esta constante reflexão na ação, direcionada para as práticas educativas em dança. Essa experiência me estimulou a dar continuidade na busca de como se dá a formação do professor que trabalhará com dança.

(4)

Desta maneira, esta pesquisa de doutoramento objetiva elaborar uma proposta orientadora de matrizes do ensino de dança que intitulo O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil em que compartilho das ideias de Donald Schön (2000) no que se refere ao professor reflexivo, que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à ação.

A proposta pretende refletir sobre os saberes necessários ao profissional que atua/atuará com dança na escola especificamente na Educação Infantil a partir da análise da formação inicial e continuada do professor. A perspectiva é que essas diretrizes possibilitem um pensamento crítico reflexivo em relação a atuação do professor que esteja disposto a desenvolver os contextos próprios da dança.

A formação a que me refiro é no sentido mais amplo da palavra, supõe um processo em constante transformação, e com necessidade de frequentes atualizações. Larosa (2004) aponta que a formação passa por um desenvolvimento integral e continuado cheio de inclinações e possibilidades. As escolhas se dão no decorrer de um período que não se finda, mas que se harmoniza e desorganiza de acordo com o que esse o sujeito em formação se depara. Nesse sentido, a formação esta atrelada a diversos aspectos que não se limitam aos anos que o futuro profissional passa na universidade. A formação está conectada ao contexto histórico, político, cultural e social que este sujeito está imerso, que vai além das vivências educacionais, profissionais que cada um traz como experiência.

O conhecimento para Larosa (2004) é construído por meio da experiência, ou do que chamamos de experenciar, vivenciar a experiência. Nesse processo de experenciar o sujeito é afetado pelas constantes relações com o meio. Uma dessas possibilidades de troca ocorre em espaços de reflexão e aprendizagem como o projeto de formação continuada Poéticas da Dança na Educação Básica, porque além da aproximação com a linguagem da dança, ocorre a oportunidade de discussões e experimentações a fim de o profissional lançar um novo olhar sobre suas práticas educacionais.

Onde pretendo chegar

A proposta orientadora de matrizes do ensino de dança “O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil” abrange necessariamente a formação inicial, continuada e atuação profissional. Sob essa perspectiva, a formação não ocorre

(5)

somente no ambiente educacional formal (faculdade, universidade, entre outros), acontece em múltiplos espaços, destinados ou não a formação.

Schön (1992, p. 89) questiona: “O que significa, então, formar um professor para que ele se torne mais capaz de refletir na e sobre a sua prática?”, para ele as práticas reflexivas envolvem três momentos: a reflexão na ação, a reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão.

Neste aspecto, a proposta pretende apontar caminhos para que o profissional tenha autonomia em suas escolhas educacionais, tanto em suas práticas educativas quanto em sua formação.

Diante do panorama apresentado pretendo direcionar os estudos para a formação do profissional que atua/atuará com dança na escola na Educação Infantil. A resolução CNE nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, intitula que é no curso de Pedagogia que acontece a “formação inicial de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental”. (BRASIL, 2006, p. 02).

Nessa perspectiva, será desenvolvido um estudo empírico de natureza qualitativa que tem como estratégia de investigação o estudo de caso (YIN, 2005). O estudo de caso (YIN, 2005) será realizado no projeto Poéticas da Dança na Educação Básica me permitirá ter subsídios para discutir os saberes em dança necessários a esse profissional. Ademais este enfoque de pesquisa pode permitir ao pesquisador aliar sua prática e conhecimento educativos, com interpretações sobre as problemáticas que surgem desse contexto. Assumindo assim um papel mais ativo no desenvolvimento da pesquisa. (STAKE, 2006). Nesse sentido, o estudo de caso permitirá identificar elementos que constituirão a proposta orientadora de matrizes do ensino de dança que proponho O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil.

As discussões provenientes dessa pesquisa permitirão gerar um material relevante para produção acadêmica nacional no tocante a formação de professores, Dança e Educação Infantil.

(6)

GODOY, K. M. A. A dança, a criança e a escola: como estabelecer essa conversa. In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK Cristiane; MARINHO Nirvana. Algumas perguntas sobre Dança e Educação. 1ª edição. Joinville: Nova Letra, 2010.

______. A Criança e a Dança na Educação Infantil. In: KERR, D. M. (orgs.) Caderno de formação: formação de professores conteúdos e didática de Artes. Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação; Universidade Virtual do Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v.5, 152p.

______. Multiplicando Olhares Sobre a Dança na Escola: Construção De Saberes e Experiências em um Curso de Formação Continuada para Professores Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) – 2012 Teorias do Corpo Dança: ensino, pesquisa e cena, Comitê Dança em Mediações Educacionais – Julho/2012.

LARROSA, J. Pedagogia profana, danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n° 19, J/F/M/A de 2002.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3 ed. Lisboa: DomQuixote, 1997. p. 79-91.

______. Educando um profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Minicurrículo

Carolina Romano de Andrade é doutoranda em Artes (2012) e faz parte do grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE-IA/Unesp) sob a orientação da profa. Dra. Kathya Maria Ayres de Godoy. Possui Mestrado em Artes (2006), graduação Bacharelado (2003) e Licenciatura (2006) em dança pela Universidade Estadual de Campinas. É bailarina, credenciada pela Royal Academy of Dance e tem experiência docente nas áreas de Artes e Educação Física. Atualmente pesquisa a formação de professores de dança na escola para a educação infantil.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do projeto é verificar a influência do suporte ventilatório não invasivo (VNI) sobre a hiperinsuflação pulmonar dinâmica (HPD) em portadores de doença Pulmonar

O papel do professor da Educação Infantil quanto aos benefícios da música na formação e no desenvolvimento integral da criança, está sujeito também as suas condições de

O presente trabalho teve como pesquisa a Importância da Música na Educação Infantil, buscando entender os benefícios que a música traz para o educador e para o educando, pois

Sendo assim, é indiscutível que a rotina que envolve os momentos aqui destacados são de grande importância na organização do trabalho pedagógico, e que para serem

Para ele, a consciência do corpo é adquirida por meio de alguns elementos que a compõem, como o esquema corporal, que é noção do próprio corpo, o reconhecimento do estado e

II. Embora as primeiras iniciativas em prol da defesa do meio ambiente no Brasil, ainda no século XIX, tenham sido pouco representativas, dadas as dimensões continentais do

São apresentadas as diversas linguagens presentes nas artes visuais no processo de aprendizagem tais como: desenho, que tem a atribuição de significação do objeto expresso

Neste contexto foram definidas as seguintes hipóteses de trabalho: a aprendizagem da criança possui relação com a maneira como a família se relaciona com a temática e com a