• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO SINCADES. Grande Vitória entra no ritmo do 2º Festival ES de Dança EM REVISTA. Festival promove valorização da Cultura Capixaba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO SINCADES. Grande Vitória entra no ritmo do 2º Festival ES de Dança EM REVISTA. Festival promove valorização da Cultura Capixaba"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INSTITUT

O SINC

ADES

INSTITUT O DE A ÇÃ O SOCIAL E CUL TURAL

INSTITUTO

SINCADES

13

ANO IV / 2012 Uma revista de f omento às aç ões sócio

culturais no Espírit o Santo.

E M R E V I S T A

J A N F E V M A R A B R M A I J U N J U L A G O S E T O U T N O V D E Z

Grande Vitória entra no ritmo

do 2º Festival ES de Dança

Mestres Franceses: o

melhor da arte mundial

no Palácio Anchieta

P

12

P

10

P

11

Festival promove

valorização da

Cultura Capixaba

(2)

A leitura desta edição da Revis-ta do Instituto sintetiza, de forma exemplar a riqueza da cultura ca-pixaba. E mostra a contribuição de nossa entidade para que a popula-ção capixaba e aqueles que visitam nosso Estado tenham acesso am-plo e gratuito a importantes ativi-dades artístico-culturais. Em um mesmo mês pudemos, ao mesmo tempo, nos encantar com a expo-sição de pinturas de quatro Mes-tres Franceses no Palácio Anchieta e participar de um belíssimo des-file que reuniu, no centro da capi-tal, quase todos os grupos

folclóri-cos do estado, incluindo os de ori-gem africana, européia, indígena, cigana e religiosa.

Assim, cada vez mais, oportu-nizamos, por meio de uma exito-sa parceria com o Governo do Es-tado que a cultura seja valorizada, os artistas tenham mais oportuni-dades de expressar seu talento e a história dos capixabas seja conta-da, registrada e eternizada.

Neste momento, cerca de ou-tros 20 projetos estão sendo rea-lizados ou construídos. Recente-mente o importante Festival ES de Dança levou grupos de diversos

es-tados a encontrar com os dança-rinos capixabas pelas ruas e pra-ças, num congraçamento e tro-ca de experiências que relatamos nesta edição.

Aproveitamos para registrar as nossas boas vindas ao novo Secre-tario de Cultura do Estado, o Sr. Maurício Silva, ator, especialista em cenografia e um respeitado agen-te público, dedicou 35 anos de sua vida profissional à cultura capixa-ba, tendo dirigido com êxito diver-sas instituições.

Boa leitura,

Idalberto Luiz Moro

Efetivo do Estado há 35 anos o técni-co em cultura, Mauricio Silva, casado, 56 anos e 3 filhos, terá a oportunidade de colocar em prática toda sua expe-riência em favor da cultura capixaba.

Estado tem novo secretário de Cultura

Ele que já foi gestor do Departa-mento Estadual de Cultura e tam-bém diretor do Theatro Carlos Go-mes, é muito bem vindo.

Sucesso!

Entrevista

Palavra do Presidente

Expediente

INSTITUTO SINCADES DIRETORIA

IDALBERTO LUIZ MORO Presidente

CARLOS ANTôNIO MARIANELLI Vice-Presidente

ANTôNIO MARCELO CONTARINI BRESSAN

1º Secretário

MALSIMAR LUCIO MALACARNE 2º Secretário

RENATO VIANNA MAIA 1º Tesoureiro

EDSON BISPO DOS SANTOS 1º Tesoureiro

CONSELHO FISCAL

PEDRO MIGUEL MONDADORI LUIZ CARLOS COLOMBI LESSA

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL

ELIZEU SOUSA DOS SANTOS JOãO HENRIqUE FIORIO CHECON ROGéRIO ZAMPERLINI

CONSELHO CONSULTIVO

JOSé LINO SEPULCRI Presidente GERENTE EXECUTIVO DORVAL ULIANA COORDENADORA DE PROGRAMAS E PROjETOS IVETE PAGANINI ANALISTA DE PROjETOS

LíVIA CAETANO BRUNORO

ASSISTENTE DE PROjETOS

DAPHNE qUINELATO REDE CUlTURA JOVEM

COORDENAçãO

KêNIA MARqUES LyRA

COORDENADOR ADMINISTRATIVO

DANILO PACHECO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

BRUNA CASOLI CASSIMIRO

jORNALISTAS

LEONARDO LOPES DE OLIVEIRA

DESIGNER GRáFICO

PAULO ROBERTO OLIVEIRA TEIxERA

PROGRAMADOR

MURILO CARRATA POLESE

GESTORES DE PROjETOS

FRANCINARDO LUIZ DE OLIVEIRA MURIEL RODRIGUES FALCãO ROBySON ALVES DA SILVA THAIS FERREIRA APOLINáRIO AMANDA BROMMONSCHENKEL

ASSESSORIA DE COMUNICAçãO

ALDEIA COMUNICAçãO

FOTOS

DAMON ALMEIDA, BRENO DENICOLI, HERON SOUZA, ARqUIVO SINCADES E ARqUIVO INSTITUTO SINCADES

PROjETO GRáFICO / DIAGRAMAçãO

PRóSPER COMUNICAçãO (27) 3345.9148

(3)

Exposição

As instalações ficaram no

Maes por três meses.

Visitantes puderam interagir com as diferentes obras da exposição.

“Meditações Extravagantes” recebeu mais

de 4 mil visitantes

Aberta ao público no dia 20 de abril, a exposição “Meditações Extravagan-tes”, do artista Nenna, no Museu de Artes do Espírito Santo - Dionísio del Santo (Maes), já recebeu cerca de 4 mil visitantes que tiveram a oportuni-dade de interagir com as instalações montadas pelo controvertido artis-ta. A exposição é fruto de mais uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Sincades e segue até o dia 22 de julho, com entrada gratuita.

A Galeria de Arte Casarão, em Viana, abriu as portas para visitação à expo-sição ‘Renascente’ do artista Piatan Lube. A mostra contou com a parce-ria do Instituto Sincades e foi resultado da terceira edição do programa “Mas, que arte cabe numa cidade?”, progra-ma de residência artística e interven-ção urbana da Prefeitura de Viana.

A exposição ficou em cartaz até o dia 08 de julho, com visitas

moni-toradas de terça à sexta. “O que te faz renascente?” foi o grande eixo de discussão entre os grupos visi-tantes, uma questão que parte de uma ação coletiva para uma refle-xão pessoal e subjetiva. Em quatro intervenções, o artista convida o vi-sitante a relacionar a condição cícli-ca da água, com o ciclo da vida diá-ria, das relações humanas e o nosso movimento constante de recomeçar.

Residência artística em Viana

A instalação Tempo - Meditação VIII do artista capixaba Nenna ficou ex-posta na Galeria Homero Massena até o dia 08 de junho. A obra foi uma extensão da exposição “Meditações Extravagantes”, disponível no Museu de Arte do Espírito Santo “Dionísio Del Santo” (Maes) até o dia 20 de julho.

(4)

Espetáculos e Eventos

Com o objetivo de fortalecer e fomen-tar a cultura e as tradições capixa-bas, foi realizado, no dia 26 de maio, o III Festival da Identidade Capixaba que reuniu 150 grupos folclóricos de várias regiões do Espíritos Santo.

Os grupos se apresentaram em praças por toda a capital durante o sábado. O auge do festival ficou por conta do cortejo dos diversos grupos que exibiram suas tradições, colorin-do as ruas colorin-do centro da cidade en-tre a Praça Costa Pereira e as Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Festival promove valorização

da Cultura Capixaba

Congo, folia de reis, caxambu, danças e corais de

origem européia e indígena, boi-pintadinho e dezenas

de outras manifestações culturais passaram

(5)

Festival ES de Dança

Festival ES de Dança

Grupos nacionais e locais fizeram

apresentações gratuitas em bairros, praças,

parques e teatros da Grande Vitória.

Os capixabas tiveram a oportunida-de oportunida-de assistir a mais oportunida-de 30 espetá-culos locais e nacionais promovi-dos pelo 2º Festival ES de Dança, realizado durante os dias 20 a 24 de junho pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Sinca-des. O evento movimentou o Esta-do com as mais diversas apresen-tações das companhias, além de reunir o público em torno de deba-tes sobre a dança.

Três espaços culturais da capital capixaba serviram de palco: o Thea-tro Carlos Gomes e o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) no Centro, e Teatro do Sesi,

em Jardim da Penha. Para dinami-zar o evento e ampliar o acesso da população, o Festival ES de Dança também passou por diversos espa-ços públicos da cidade e em áreas integrantes do território da Paz, do Programa Estado Presente, do Go-verno do Estado.

Em sua segun-da edição, o obje-tivo do festival foi contribuir com a produção e discus-são sobre a dança no Espírito Santo e no Brasil, possibili-tando a troca de

ex-periências, a geração de conheci-mento e a integração entre partici-pantes locais e artistas, pensado-res e produtopensado-res de outros locais do País, além de fortalecer, valo-rizar, divulgar e incentivar a dan-ça no Espírito Santo.

(6)

Os capixabas foram presen-teados com mais uma bela exposição de renomados artistas contemporâneos. “Mestres Franceses” pro-porcionou ao público uma oportunidade única e gra-tuita de admirar as obras de artistas que contribuíram para o desenvolvimento de

movimentos vanguardistas em nível internacional. A exposição, realizada pelo Governo do Estado em parce-ria com o Instituto Sincades, foi lan-çada oficialmente no dia 26 de abril e trouxe 131 gravuras originais de

quatro artistas franceses: Edouard Manet, Pierre-Auguste Renoir, Fer-nand Léger e Marc Chagall.

O presidente do Instituto Sinca-des, Idalberto Moro, enfatizou o mo-mento importante que a cultura do

Estado vem passando. “O Espírito Santo está definiti-vamente no circuito de ex-posições nacionais e inter-nacionais. Podemos afirmar que os capixabas são multi-plicadores de conhecimento sobre arte. Os números de visitantes comprovam isto. No ano passado, 70 mil pes-soas prestigiaram as exposições do Palácio Anchieta, que está prepara-do para receber obras de arte. Hoje, os grandes expositores têm confian-ça em trazer uma mostra desse por-te para o Estado”, disse.

Mestes Franceses

Mestres Franceses: o melhor da

arte mundial no Palácio Anchieta

Nos 44 dias em que esteve na capital, a exposição

“Mestres Franceses” recebeu 14 mil visitantes.

Pelo terceiro ano consecutivo, essa ação possibilitará que a juventude

capixaba se expresse por meio da arte e da cultura.

Um total de 415 projetos concor-reram aos Editais Rede Cultura Jo-vem 2012, número que representa um crescimento de cerca de 30% em re-lação a 2011. Vindas de diversos mu-nicípios capixabas e relacionados com as mais diversas linguagens e expres-sões artístico-culturais, as iniciativas inscritas nas quatro modalidades dos Editais esbanjaram criatividade.

Foram selecionadas 73 propos-tas de jovens com idade entre 16 e 29 anos residentes no Espírito Santo.

Es-Editais RCj 2012 bate recorde de inscrições

ses projetos serão desenvolvidos até outubro deste ano e podem ter a sua execução acompanhada por meio do Portal Yah! (www.portalyah.com.br). No endereço também é possível ter acesso às atividades das iniciativas contempladas nos anos anteriores.

Os Editais RCJ fazem parte das ações de fomento do Programa

Rede Cultura Jovem (PRCJ), que tem a realização da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito San-to sob a execução do InstituSan-to Sin-cades. Lançado no final de 2009, o PRCJ tem promovido o intercâmbio e a visibilidade da produção cultural as diversas juventudes capixabas.

Referências

Documentos relacionados

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

(LTFP) aprovada pela Lei nº 35/2014, de 20/06, e do DL nº 209/2009, de 3/09, na sua redação atual, conjugados com a alínea b) do art.º 3º e art.º 19º da Portaria 83-A/2009,

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,