• Nenhum resultado encontrado

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aluno(a): Nº

Ano:2017 1º Turma: Data: 11/05/2018 Nota:

Professor(a): Diego Guedes Valor da Prova: 40 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15.

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

Definições de literatura, Gêneros literários Trovadorismo. Textos para as questões 1 e 2 Texto 1

Soneto de fidelidade – Vinícius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.

1ª Questão: Sobre os textos, responda:

a) Apesar de possuírem quase o mesmo título, quais as principais diferenças estruturais e temáticas existentes entre os textos?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Texto 2 Soneto - WIkipedia

O soneto é um poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos.

Olvido: esquecido.

Findas: que acabam, que têm fim.

Colégio XIX de Março

Educação do jeito que deve ser

2018

(2)

b) Por que chamamos apenas um deles de literatura? Apresente exemplos que confirmem o seu posicionamento. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

2ª Questão: Comparando os dois textos e levando em conta sua estrutura e temática, conclui-se

que:

a) Considerando que literatura é um conceito relativo, ambos podem ser considerados exemplos de expressão literária.

b) Ainda que possuam quase o mesmo título e conteúdo bastante similar, e por isso não se pode afirmar que ambos são literários.

c) A estrutura distinta de cada um deles não cria expectativas diferentes no leitor.

d) A principal diferença entre os textos está na autoria, uma vez que o fato do primeiro texto ter sido escrito por Vinícius de Moraes já o torna literário.

e) Apesar do mesmo título o primeiro texto pode ser considerado literário por sua elaboração especial, chamando a atenção do leitor para elementos inexistentes no segundo texto.

3ª Questão:

Cordas de Aço

Cartola

Ah, essas cordas de aço Este minúsculo brado

Do violão que os dedos meus acariciam Ah, este bojo perfeito

Que trago junto ao meu peito Só você violão

Compreende porque perdi toda alegria E no entanto meu pinho

Pode crer, eu adivinho Aquela mulher

Até hoje está nos esperando Solte o teu som da madeira Eu você e a companheira Na madrugada iremos pra casa Cantando

A partir da letra da música, responda:

a) Por que é possível dizer que trata de uma música autorreflexiva ou metalinguística?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Na letra da canção, o músico conversa com o violão sobre sua desilusão amorosa e pede sua ajuda para conseguir algo. O que o cantor que alcançar com a ajuda do violão?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(3)

Texto para as questões 4, 5 e 6

Eu nunca dormio nada, cuidand'en meu amigo; el que tan muito tarda, se outr'amor ha sigo, ergo o meu, quería morrer hoj'este día. E cuid'en esto sempre; non sei que de mí seja; el que tan muito tarda, se outro ben deseja, ergo o meu, quería

morrer hoj'este día. Se o faz, faz-mi torto e, par Deus, mal me mata el que tan muito tarda, se rostro outro lho cata, ergo o meu, quería morrer hoj'este día. Ca meu dano sería de viver máis un día.

Joan Lopez d'Ulhoa

4ª Questão: Sobre a cantiga, é correto afirmar que:

a) É uma cantiga de amigo, por ter um eu-lírico masculino.

b) Trata-se de uma cantiga de amor, pois o eu-lírico é um homem.

c) A cantiga é de mal dizer, pois o eu-lírico prefere morrer ao ver o “amigo”.

d) É uma cantiga amigo, já que nela uma mulher reclama da saudade do companheiro. e) É uma cantiga de amizade, já que nela amigos juram ser cúmplices até a morte.

5ª Questão: Na cantiga, o eu-lírico diz preferir a morte que ver o companheiro com outra pessoa.

Qual a oposição criada com a morte nos últimos versos?

a) Que a vida seria um nova oportunidade de conseguir ser feliz mesmo que sozinho.

b) Que um dia a mais sem o amado seria como um dano para o eu-lírico, sendo a morte a única solução.

c) Que a morte pode gerar uma vida melhor, no paraíso.

d) Que mesmo que haja vontade de morrer por ver o amado com outra pessoa, vale tentar mais um vez viver.

e) Que a fuga da morte é a única forma de encontrar o amor.

6ª Questão: Compare a cantiga acima com o seguinte trecho, reproduzido abaixo.

Estes meus olhos nunca perderán, Senhor, gran coita, mentr’eu vivo for,

E direi-vos, fremosa mia senhor, Destes meus olhos a coita que hán: Choran e ceganquando’alguen non veem

E ora cegam por alguem que veem.

João Garcia de Guilhade

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(4)

Texto para as questões 7, 8 e 9 7ª Questão:

O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. E os que lêem o que escreve, Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve, Mas só a que eles não têm. E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razão, Esse comboio de corda Que se chama coração

Autopsicografia Fernando Pessoa

Para o poeta, a literatura é:

a) Um processo que transforma sentimentos em textos. b) A inspiração que vem do coração.

c) A criação de realidade para o leitor, ainda que ele não consiga acessar o que o poeta sentiu. d) Uma forma de fazer o leitor sentir exatamente o que o poeta sentiu ao escrever.

e) A forma mais direta de se lidar com a dor e o sofrimento.

8ª Questão: A partir da leitura do poema, responda:

a) Por que o texto pode ser considerado autorreflexivo?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Comente sobre aspectos formais do poema, como métrica e rimas.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

9ª Questão: A temática central do texto é:

a) o sofrimento amoroso. b) o fingimento dos poetas. c) a criação de literatura. d) a desilusão diante da vida. e) a supressão da racionalidade.

Textos para as questões 10 e 11 Texto 1

Ondas do mar de Vigo, se vistes meu amigo E ai Deus, se verrá cedo! Ondas do mar levado,

se vistes meu amado! E ai Deus, se verrá cedo

MartimCodax

Verrá: virá Levado: agitado

(5)

Texto 2

Me sinto com a cara no chão, mas a verdade precisa ser dita ao menos uma vez: aos 52 anos eu ignorava a admirável forma lírica da canção paralelística. O Cantar de amor foi fruto de meses de leitura dos cancioneiros. Li tanto e tão seguidamente aquelas deliciosas cantigas, que fiquei com a cabeça cheia de “velidas” e ”mha senhor” e “nula ren”; sonhava com as ondas do mar de Vigo e com romarias a San Servando. O único jeito de me livrar da obsessão era fazer uma cantiga.

Manuel Bandeira 10ª Questão: Assinale a afirmativa correta sobre o texto I.

a) Nessa cantiga de amigo, o eu lírico masculino manifesta a Deus seu sofrimento amoroso.

b) Nessa cantiga de amor, o eu lírico feminino dirige-se a Deus para lamentar a morte do ser amado. c) Nessa cantiga de amigo, o eu-lírico masculino, manifesta às ondas do mar sua angústia por ter perdido amigo em trágico naufrágio.

d) Nessa cantiga de amor, o eu-lírico masculino dirige-se às ondas do mar para expressar sua solidão. e) Nessa cantiga de amigo, o eu-lírico feminino dirige-se às ondas do mar para expressar sua ansiedade com relação à volta do amado.

11ª Questão: No texto II, o autor

a) manifesta sua resistência à obrigatoriedade de ler textos medievais durante o período de formação acadêmica.

b) utiliza a expressão “cabeça cheia” para depreciar as formas linguísticas do galaico- português, como “mha senhor” e “nula ren”.

c) relata circunstâncias que o levaram a compor um poema que recupera a tradição medieval.

d) emprega a palavra “cancioneiros” em substituição a “poetas”, uma vez que os textos medievais eram cantados.

e) usa a expressão “deliciosas cantigas” em sentido irônico, já que os modernistas consideraram medíocres os estilos do passado.

12ª Questão:

“Estes meus olhos nunca perderán, Senhor, gran coita, mentr’eu vivo for,

E direi-vos, fremosa mia senhor, Destes meus olhos a coita que hán: Choran e ceganquando’alguen non veem

E ora cegam por alguem que veem. O texto acima é um(a):

a) soneto b) cantiga de amor c) cantiga de amigo

d) cantiga satírica d) cantiga de mal-dizer

13ª Questão: Os gêneros literários são empregados com finalidade estética. Leia os textos a seguir.

Busque Amor novas artes, novo engenho, Para matar-me, e novas esquivanças; Que não pode tirar-me as esperanças, Que mal me tirará o que eu não tenho.

(Camões, L. V. de. Sonetos. Lisboa: Livraria Clássica Editora. 1961. Fragmento.)

Porém já cinco sóis eram passados Que dali nos partíramos, cortando Os mares nunca doutrem navegados, Prosperamente os ventos assoprando, Quando uma noite, estando descuidados

Na cortadora proa vigiando, Uma nuvem, que os ares escurece,

Sobre nossas cabeças aparece.

(6)

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação dos textos. a) Épico e lírico. b) Lírico e épico. c) Lírico e dramático. d) Dramático e épico. e) Épico e dramático. Questões 14

Trem de ferro (excerto) Manuel Bandeira

Café com pão Café com pão Café com pão

Virgem Maria que foi isto maquinista? Agora sim

Café com pão Agora sim Café com pão Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força Muita força Muita força Oô.. Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pato Passa boi Passa boiada Passa galho De ingazeira Debruçada Que vontade De cantar! Trem

O trem é um transporte ferroviário que consiste num ou vários veículos (vagões ou carruagens), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre trilhos ou carris, para transportarem pessoas ou cargas de um lado para outro, segundo uma rota previamente planeada.

Wikipedia

Sobre o poema de Manuel Bandeira, “Trem de ferro”, é correto afirmar que:

a) Há um movimento autorreflexivo, uma vez que assunto do poema é o próprio poema.

b) Busca-se o prazer estético como principal característica, já que o poeta utiliza métrica e rimas para dar mais beleza ao texto.

c) O foco central está na ficção, o que é perceptível pelo fato de não haver nada próximo da realidade nos versos.

d) O autor cria uma interação entre níveis de linguagem, uma vez que ao mesmo tempo que se fala do trem é produzido um som parecido com o barulho do trem.

e) Busca-se apenas a criação de sons divertidos de se falar, sem nenhuma preocupação com a significação das palavras, como em um trava-língua.

15ª Questão: Um boi vê os homens

Tão delicados (mais que um arbusto) e correm e correm de um para o outro lado, sempre esquecidos de alguma coisa. Certamente falta-lhes não sei que atributo essencial, posto se apresentem nobres e graves, por vezes.

Ah, espantosamente graves, até sinistros.

Coitados, dir-se-ia que não escutam nem o canto do ar nem os segredos do feno, como também parecem não enxergar o que é visível

e comum a cada um de nós, no espaço.

E ficam tristes e no rasto da tristeza chegam à crueldade. Toda a expressão deles mora nos olhos -

(7)

Nada nos pêlos, nos extremos de inconcebível fragilidade, e como neles há pouca montanha, e que secura e que reentrâncias e que impossibilidade de se organizarem em formas calmas, permanentes e necessárias.

Têm, talvez, certa graça melancólica (um minuto) e com isto se fazem

perdoar a agitação incômoda e o translúcido vazio interior que os torna tão pobres e carecidos de emitir sons absurdos e agônicos: desejo, amor, ciúme

(que sabemos nós), sons que se despedaçam e tombam no campo como pedras aflitas e queimam a erva e a água,

e difícil, depois disto, é ruminarmos nossa verdade.

Carlos Drummond de Andrade – Claro Enigma 1951

a) O texto acima pertence a qual gênero literário?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Explique quem é o eu-lírico do poema e como isso está ligado ao fato de a literatura utilizar de ficção. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

A tabela abaixo apresenta as temperaturas de ebulição (TE), para três líquidos à pressão atmosférica. b) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os

“A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.”

( ) Gostaria de ser respeitada se pedir uma cesariana após conhecer a dor do parto, ainda que esteja tudo bem comigo e com o bebê - e mesmo sabendo dos riscos atribuídos à

Uma grande vantagem em receber dividendos e fazer com que esse valor possa ser um fator multiplicador de renda, onde com esse retorno o investidor possa comprar mais ações