• Nenhum resultado encontrado

SEMANA 9 1º TRIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMANA 9 1º TRIMESTRE"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ROTEIRO DE

ESTUDOSDOMICILIARES

ANOS INICIAIS

SEMANA 9 – 1º TRIMESTRE

DE 13 DE ABRIL A 19 DE ABRIL

COMPONENTE CURRICULAR:

CURRÍCULO INTEGRADO

PROFESSOR(A):

GRACE, CRISTIANA, VERÔNICA, GREYCE E

CRISTIANE

ANO/ TURMA:

(2)

Estas são as competências e habilidades que trabalharemos durante a semana: - Competências

C1. Consolidar a leitura de textos do cotidiano, com autonomia, de diferentes gêneros textuais apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características do portador da linguagem e do sistema de escrita.

C2. Produzir textos, utilizando conhecimentos linguísticos e gramaticais.

C3. Analisar e compor gêneros do discurso oral, reconhecendo e valorizando as diferentes linguagens adaptadas às diferentes situações e contextos comunicativos, como formas de significação da realidade e expressão de subjetividade e identidade sociais e culturais.

C4. Empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação.

C1. (Re) conhecer no contexto social, operações e diferentes significados e representações dos números naturais. C3. Compreender as noções de adição, subtração, multiplicação e divisão em situações problema.

C4. Identificar a lei de formação de sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras e completá-la. C11. Identificar, (re) conhecer, interpretar e utilizar informações expressas em tabelas e gráficos.

C2. Compreender as características e relações entre animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem, observando as alterações que ocorrem nestas espécies durante o seu ciclo de vida.

C3. Analisar e compor gêneros do discurso oral, reconhecendo e valorizando as diferentes linguagens adaptadas às diferentes situações e contextos comunicativos, como formas de significação da realidade e expressão de subjetividade e identidade sociais e culturais.

C1. Respeitar os diferentes grupos sociais, étnicos e religiosos, reconhecendo a importância dos acontecimentos ocorridos ao longo do tempo.

C1. Compreender a importância da defesa da Dignidade da Vida em todas as situações, na abordagem da Campanha da Fraternidade.

– Habilidades

H1. Aplicar o conhecimento do sistema de escrita para decodificar os textos escritos.

H2. Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

H5. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

H7. Localizar informações explícitas em textos escritos, buscar e selecionar informações de interesse, inferir informações implícitas de fácil identificação.

H8. Inferir informações implícitas nos textos lidos.

H9. Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. H14. Identificar em notícias e reportagens, os fatos, os participantes, local e tempo da ocorrência.

H15. Identificar recursos de persuasão: cores, imagens, escolhas de vocabulário, jogo de palavras, tamanho de letras, usados como elementos de convencimento em textos publicitários.

H22. Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisa em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

H25. Identificar funções sociocomunicativas de diferentes gêneros textuais.

H26. Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, alterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrãos e seu efeito de sentido.

H27. Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

H28. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma contextualizada.

H30. Ler e compreender, com certa autonomia, textos m versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

H31. Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

H37. Produzir anúncios publicitários, textos de campanhas, de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).

H.43 Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos por colegas.

H46. Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizados por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

H54. Ler e escrever palavras com correspondência regulares e contextuais entre grafemas e fonemas: c/qu, g/gu, r/RR, s/SS, o/não u, e/não i; marcas de nasalidade (til, m, n), e dígrafos (lh, nh, ch).

H2. Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

H4. (Re) conhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.

H5. Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para cálculo mental ou escrito.

H6. Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda. H9. Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

H12. Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes. H28. (Re) conhecer no gráfico (barras, coluna ou pictórico) qual a maior/menor frequência.

(3)

H30. Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

H31. Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

H7. Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

H43. Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos por colegas.

H45.Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com o apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa. H2. Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

H3. Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(4)

SEMANA 9 – 1º TRIMESTRE – 3º ANO

Aula: 13/04 - TERÇA-FEIRA

Na aula de Ciências apresentaremos o trabalho avaliativo da Ficha do Bicho. Logo após, realizaremos

as páginas 52 e 53 do livro de Ciências.

Na aula de Ensino Religioso vamos relembrar o que é fraternidade, solidariedade, união, entre outras

palavras relacionadas à Campanha da Fraternidade. Em seguida faremos as combinações para a confecção

do cartaz individual – Atividade Avaliativa 1 do 1º trimestre. Você deverá postar a foto do seu trabalho

na pasta até o dia 20 de abril, se prepare para apresentar seu trabalho nesse dia.

Na aula de Matemática vamos praticar a multiplicação, desenhando no nosso caderno, colorindo e

escrevendo as frases matemáticas correspondentes.

Lembrete

Não esqueça de postar a foto da sua Ficha do Bicho,

na pastinha AVALIAÇÕES, no Google Sala de Aula.

Atividade de Ensino Religioso - Data:

13/04/2021

O cartaz deve conter:

*Nome;

*Turma;

*Título;

*Frase e desenho sobre uma das palavras

relacionadas ao tema da Campanha da

Fraternidade que você escolheu.

Data da apresentação e postagem da

foto: 20 de abril.

(5)

1) Recorte cada tirinha abaixo. Cole-as no seu caderno, desenhe o que

está sendo solicitado e faça as frases matemáticas da adição e da

subtração.

5 árvores. 4 pássaros em cada árvore.

F.M. (+) ...

F.M. (x) ...

Quantos pássaros ao todo?...

3 bandejas. 10 frutas em cada bandeja.

F.M. (+) ...

F.M. (x) ...

Quantas frutas ao todo?...

6 vasos. 2 girassóis em cada vaso.

F.M. (+) ...

F.M. (x) ...

Quantos girassóis ao todo?...

8 saquinhos. 5 balas dentro de cada saquinho.

F.M. (+) ...

F.M. (x) ...

Quantas balas ao todo?...

(6)

Aula: 14/04 - QUARTA-FEIRA

Iniciaremos nossa aula de História e Geografia apresentando as árvores genealógicas. Em seguida,

iremos conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena para identificar a contribuição destes povos na

formação histórica do nosso país e município. Primeiro você assistirá um vídeo informativo e fará o registro

das descobertas. Em seguida, iremos ler um texto informativo e realizar um caça-palavras.

Na aula de Língua Portuguesa de hoje vamos trabalhar com o livro de Língua Portuguesa nas páginas

56 e 57.

Na próxima semana, teremos alguns fatos significativos da história do nosso país. É importante lembrá-los para

conhecer e compreender a formação do nosso povo, do nosso município e também a nossa própria história.

19 de abril – Dia dos Povos Indígenas;

21 de abril – Feriado Nacional – Tiradentes (personagem importante na história do nosso país);

22 de abril de 1500 – Chegada dos portugueses às terras brasileiras.

1)

Vamos começar assistindo um vídeo no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=lWlD7GEji5Y&t=15s

– Chegada dos portugueses

2) Agora registre seus conhecimentos, respondendo as questões abaixo através de desenho e

escrita.

a) Quem foram os primeiros habitantes do nosso país?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

b) Como era a paisagem do nosso país antes da chegada dos portugueses?

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

Atividade de História e Geografia – Data: 14/04/2021

Fatos históricos do mês de abril

Para a aula de amanhã separe seu livro preferido!

(7)

3) Leia o texto abaixo para conhecer um pouco mais sobre a contribuição dos povos indígenas

na formação do nosso município.

Povos indígenas e Porto Alegre

Porto Alegre se caracteriza pela diversidade social e cultural de seus habitantes, muitos com

suas origens em terras distantes: portugueses, espanhóis, alemães, italianos, poloneses, asiáticos

e africanos.

Mas muito antes da chegada desses estrangeiros, as terras brasileiras eram ocupadas por

inúmeros grupos nativos, organizados em aldeias ou famílias, com culturas adaptadas aos

diferentes ambientes de um imenso território.

Pesquisas arqueológicas recentes, realizadas em diferentes pontos do subsolo na região

onde se localiza Porto Alegre, identificaram uma sucessão de vestígios de ocupação humana de

até nove mil anos atrás.

A maioria desses grupos indígenas geralmente se estabelecia em pontos onde pudessem

obter, com facilidade, água e alimentos (animais e vegetais), buscando margens de rios ou lagos,

vales, áreas de matas ou encostas de morros.

Os primeiros grupos praticavam caça e pesca e coletavam alimentos diretamente da

natureza; produziam artefatos de trabalho e defesa – machados, lanças, arcos e flechas – usando

pedras, lascadas ou polidas, assim como madeiras ou ossos de animais.

Algumas contribuições desses povos são:

Indroduziram a agricultura e plantavam seus

alimentos em clareiras abertas na mata,

cultivando milho, mandioca, feijão, abóbora,

amendoim, batata e tabaco.

Cozinhavam a carne em

espetos de madeira no fogo

feito no chão e usavam

porongos para beber mate,

costumes que foram

incorporados pelos gaúchos.

Usavam barro para fazer panelas e potes de

cerâmica, utilizados para preparar alimentos e

bebidas.

Atualmente, habitam a região de Porto Alegre grupos de

Guarani e Kaigang. Para sua sobrevivência, produzem e

comercializam artesanato de fibras vegetais e pequenas

esculturas de madeira e podem ser encontrados no Centro Histórico e, nos finais de semana, no

Brique da Redenção.

Este texto foi extraído do material didático organizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre

(8)

4) Uma das formas de mostrar a presença indígena na nossa história é observando nomes de

ruas, bairros, monumentos, entre outros na nossa cidade. Marque na lista abaixo os locais

que você conhece e depois procure as palavras no diagrama.

( )

Guaíba

( )

Jari

( )

Camaquã

( )

Ipiranga

( )

Guarujá

( )

Itapuã

( )

Humaitá

( )

Icaraí

( )

Ipanema

( )

Sarandi

( )

Itu

( )

Chuí

( )

Sabará

( )

Obirici

I

T

U

N

O

B

I

R

I

C

I

A

P

H

U

O

H

R

P

S

E

A

U

I

A

V

B

G

U

A

I

B

A

M

S

A

N

B

L

J

M

I

R

F

G

A

R

O

E

C

F

S

A

X

A

A

B

Q

E

G

M

A

E

E

I

D

N

C

H

U

I

U

A

Z

I

Y

T

H

G

B

U

A

G

A

S

O

C

E

A

G

A

T

U

O

S

R

V

S

A

B

A

R

A

E

R

A

D

U

C

N

R

T

I

T

A

P

U

A

M

J

E

S

A

R

A

N

D

I

O

U

R

A

I

R

I

E

J

A

R

I

Q

Y

G

O

(9)

Aula: 15/04 - QUINTA-FEIRA

Na aula de Matemática de hoje vamos realizar um bingo! Durante a aula, a professora irá apresentar

os números que iremos escolher para nossa cartela e depois é só aguardar a hora do sorteio. Boa sorte!

Na aula de Língua Portuguesa iremos conversar sobre o início da história Felpo Filva e realizar uma

atividade. Ainda falaremos sobre o Dia do Livro (18 de abril) e a importância dessa data.

... ...

Cartela para o bingo

... ...

Apresentando o personagem...

Atividade de Matemática – Data: 15/04/2021

Em 18 de abril de 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato.

A data foi escolhida para homenagear o escritor, considerado um dos mais importantes. Monteiro

Lobato escreveu muitos livros para crianças. O mais conhecido é o “Sítio do Picapau Amarelo”.

Você conhece algum personagem dessa história?

Qual? ________________________

Desenhe.

(10)

Complete o texto abaixo.

Na toca 88, da Rua Despinhos, na cidade de Rapidópolis, morava um

_____________

solitário. Ele não recebia visitas, não tinha

___________

nunca

queria saber de conversa com ninguém.

Os vizinhos já estavam acostumados, diziam que ele vivia no mundo da lua,

que era

___________________

e

__________________

, e que tudo isso podia se

entender, pois ele era um

_______________

.

Ele era o famoso poeta e escritor

_______________________________

.

Felpo era assim solitário desde os tempos de

_______________

, porque ele

tinha uma

_______________

mais curta que a outra.

Essa diferença sempre foi um grande problema em sua vida!

Represente, por meio de um desenho, como era Felpo Filva quando criança.

E como seus coleguinhas de infância o tratavam?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

Como você imagina que Felpo se sentia quando era tratado assim pelos seus coleguinhas?

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

(11)

Aula: 16/04 - SEXTA-FEIRA

Na aula de Matemática de hoje, vamos ler e completar as páginas 114 até 117 do nosso livro de

Matemática. Retomaremos os problemas matemáticos, gráficos e tabelas.

Na aula de Português de hoje vamos conversar sobre anúncios. Trabalharemos também com o livro

de Língua Portuguesa na página 52.

Proposta:

Escolha um animal ameaçado de extinção para produzir o anúncio.

Elabore uma frase curta e direta, dizendo o que você deseja que seja feito pelo animal.

Exemplo: SALVEM AS TARTARUGAS-VERDES!

Cuide a apresentação e capriche!

Após tire uma foto e poste na pasta para a professora ver.

Atividade Língua Portuguesa – Data:

16/04/2021

Vamos realizar um ANÚNCIO!

Aliás, você sabe o que é um anúncio?

Um anúncio é uma

notícia ou um aviso que divulga algo para o público.

A professora irá

observar sua

dedicação, o capricho

da sua letra, da

pintura e também a

criatividade do seu

anúncio.

(12)

Atividade de Língua Portuguesa - Data: 16/04/2021- Tema de casa

Dica de leitura para esta semana:

Espertos – autor Jean Pierre Corseuil - Letra J

*** Realizar o jogo de perguntas

(13)

Aula: 19/04 - SEGUNDA-FEIRA

Na aula de Matemática de hoje, vamos observar com muita atenção uma tabela e completar alguns

desafios.

Na aula de Língua Portuguesa, trabalharemos com poema relacionando ao dia de hoje, o Dia do Índio.

Você poderá assistir a “Fafá Conta” através do link

https://www.youtube.com/watch?v=QNzu3aQ3ubw

...

1- Observe a tabela abaixo.

Nessa tabela você pode observar o número de visitantes a um museu, o Museu do Índio.

2- Responda:

a) Qual dia da semana o Museu do Índio apresentou o menor número de visitantes? _______________

b) Qual dia da semana apresentou o maior número de visitantes? ______________________________

c) Qual a diferença no número de visitantes de:

sábado para domingo

quinta para sexta

__________________

__________________

Cálculo

Cálculo

Dias da semana

Visitantes

quinta-feira

45

sexta-feira

103

sábado

144

domingo

275

Atividade de Matemática – Data:

19/04/2021

IMPORTANTE

A diferença é o resultado

de uma subtração. Para

encontrar a diferença entre

os dias da semana

precisamos fazer uma

Lembre-se: uma

subtração é o número

maior menos o número

(14)

Apresentando o texto...

Hoje, dia 19 de abril, foi comemorado no Brasil o “Dia do índio”.

Vamos explorar um texto que revela

a influência indígena nas palavras que usamos em nosso dia-a-dia.

Podemos não perceber, mas a língua tupi está inserida no nosso vocabulário... As palavras de origem

indígena fazem parte do nosso cotidiano e com o esse texto descobriremos que vários alimentos, animais e

plantas têm nomes dados pelos índios.

1- Leia o texto abaixo com atenção.

O tupi que você fala

Aposto que você sabe falar tupi

e eu provo aqui.

Você entende quando dizem guri,

jabuticaba ou jabuti?

Sabe que bicho é

quando falam sagui, tamanduá ou siri?

E sucuri, jacaré, capivara, arara, urubu,

tucano, paca ou tatu?

Sabe que fruta é

se falam caju, guaraná, pitanga ou maracujá?

Sabe o significado da palavra abacaxi?

Então... tudo isso é Tupi.

Também é Tupi:

Samambaia, sabiá e paçoca.

(15)

E piranha, taquara, perereca,

Taturana e peteca.

Você entende quando falam

Pororoca ou faz cara de boboca?

Se falam Saci,

Você sente um arrepio e escuta um assobio?

Viu como você entende tudo,

Sim senhor!

Sem precisar de um tradutor?

Você já falava Tupi e não percebia,

mesmo falando todo dia.

Comendo pipoca ou amendoim,

você é um pouco curumim.

Autor: Claudio Fragata

2- Sobre o texto, responda:

a- Qual o nome do autor do texto? _________________________________________________________

b- Qual o assunto principal apresentado pelo texto_____________________________________________

______________________________________________________________________________________

c-

O “O tupi que você fala” é um texto de qual tipo? Assinale com um

x

a resposta correta.

( ) história em quadrinhos ( ) poema ( ) receita de culinária ( ) conto de fadas

d- O texto está dividido de que forma? Assinale com um

x

a resposta correta.

( ) estrofes ( ) parágrafos

(16)

3-

Abaixo você encontrará substantivos comuns e próprios de origem indígena. São palavras

dessa origem, nomes de ruas, bairros, viadutos, praças e variados lugares de Porto Alegre.

 Leia os substantivos.

 Pinte de amarelo os substantivos comuns e de azul os substantivos próprios.

 Em seu caderno organize duas colunas: Substantivos próprios / Substantivos

comuns.

 Você deverá recortar os substantivos abaixo e colar na coluna correspondente em

ordem alfabética.

guri

Guaíba

Iberê

sagui

Ipanema

Camaquã

Humaitá

Itú-Sabará

arara

Nonoai

Ipiranga

caju

Obirici

sabiá

peteca

Referências

Documentos relacionados

5.13 Para a 3ª Etapa – Entrevista, serão convocados os 3 (três) candidatos com maior pontuação, para cada vaga, ou todos se em menor número, e desde que não eliminados, que

Os resultados originaram seis categorias: caracterização dos idosos internados pós-correção de fratura de fêmur proximal por queda; demandas dos idosos com correção de fratura

Não raramente, “os gestores deparam-se com situações que muitas vezes a empresa não está preparada” (Archer et al., 2010) e é neste ambiente de incertezas que ele deve

A critério do Mestre, o jogador pode usar esta A critério do Mestre, o jogador pode usar esta variante para determinar seus valores de atributo. O variante

indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Santa Catarina,

XI – ter autonomia para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão, em consonância com o seu Conselho

Nesse contexto, foi possível pensar que não devemos ignorar as diferenças existentes entre uns e outros como seres em si diante de um determinado viés ou contexto social aos quais