• Nenhum resultado encontrado

Direito Internacional dos Direitos Humanos e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Direito Internacional dos Direitos Humanos e"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

D

ireito

i

nternacional

Dos

D

ireitos

H

umanos

e

i

mpactos

na

o

rDem

i

nterna

Controle de convencionalidade, tridimensionalidade protetiva e garantia do princípio pro homine

(2)
(3)

D

ireito

i

nternacional

Dos

D

ireitos

H

umanos

e

i

mpactos

na

o

rDem

i

nterna

Controle de convencionalidade, tridimensionalidade protetiva e garantia do princípio pro homine

VALERIO DE OLIVEIRA MAZZUOLI

(Coordenador)

ANA FLAVIA MARCELINO DE BARROS

(organizadora)

Belo Horizonte 2021

(4)

341.1219 Direito internacional dos direitos humanos e impactos na ordem interna: controle de D598 convencionalidade, proteção multinível e garantia do princípio pro homine / [Coordenado 2021 por] Valerio de Oliveira Mazzuoli; [Organizado por] Ana Flavia Marcelino de Barros. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2021.

467 p.

ISBN: 978-65-5929-038-3 ISBN: 978-65-5929-039-0 (E-book)

1. Direito internacional. 2. Direito internacional dos direitos humanos. 3. Direitos humanos internacionais. 4. Direito internacional público – Brasil. I. Mazzuoli, Valerio de Oliveira (Coord.). II. Barros, Ana Flavia Marcelino de (Org.). III. Título.

CDDir – 341.1219 CDD(21.ed.)– 341.481

Belo Horizonte 2021

CONSELHO EDITORIAL

Elaborada por: Fátima Falci CRB/6-700

É proibida a reprodução total ou parcial desta obra, por qualquer meio eletrônico, inclusive por processos reprográficos, sem autorização expressa da editora.

Impresso no Brasil | Printed in Brazil

Arraes Editores Ltda., 2021.

matriz

Av. Nossa Senhora do Carmo, 1650/loja 29 - Bairro Sion Belo Horizonte/MG - CEP 30330-000

Tel: (31) 3031-2330

Filial

Rua Senador Feijó, 154/cj 64 – Bairro Sé São Paulo/SP - CEP 01006-000

Tel: (11) 3105-6370

www.arraeseditores.com.br arraes@arraeseditores.com.br

Álvaro Ricardo de Souza Cruz André Cordeiro Leal André Lipp Pinto Basto Lupi Antônio Márcio da Cunha Guimarães Antônio Rodrigues de Freitas Junior Bernardo G. B. Nogueira Carlos Augusto Canedo G. da Silva Carlos Bruno Ferreira da Silva Carlos Henrique Soares Claudia Rosane Roesler Clèmerson Merlin Clève David França Ribeiro de Carvalho Dhenis Cruz Madeira Dircêo Torrecillas Ramos Edson Ricardo Saleme Eliane M. Octaviano Martins Emerson Garcia Felipe Chiarello de Souza Pinto Florisbal de Souza Del’Olmo Frederico Barbosa Gomes Gilberto Bercovici Gregório Assagra de Almeida Gustavo Corgosinho Gustavo Silveira Siqueira Jamile Bergamaschine Mata Diz Janaína Rigo Santin Jean Carlos Fernandes

Jorge Bacelar Gouveia – Portugal Jorge M. Lasmar

Jose Antonio Moreno Molina – Espanha José Luiz Quadros de Magalhães Kiwonghi Bizawu

Leandro Eustáquio de Matos Monteiro Luciano Stoller de Faria

Luiz Henrique Sormani Barbugiani Luiz Manoel Gomes Júnior Luiz Moreira

Márcio Luís de Oliveira Maria de Fátima Freire Sá Mário Lúcio Quintão Soares Martonio Mont’Alverne Barreto Lima Nelson Rosenvald

Renato Caram

Roberto Correia da Silva Gomes Caldas Rodolfo Viana Pereira

Rodrigo Almeida Magalhães Rogério Filippetto de Oliveira Rubens Beçak

Sergio André Rocha Sidney Guerra

Vladmir Oliveira da Silveira Wagner Menezes William Eduardo Freire

Coordenação Editorial: Produção Editorial e Capa:

Imagem de Capa: Revisão:

Fabiana Carvalho Danilo Jorge da Silva Alexas_Fotos (Pixabay.com) Fabiana Carvalho

(5)

V

c

olaboraDores

ALIANNA CAROLINE SOUSA CARDOSO

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Mestranda em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), graduada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), Advogada.

ALINE MILANSKI

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com graduação sanduíche pela Universidade do Porto – Portugal (UNIPORTO). Advogada Tributarista.

AMAURY REIS FERNANDES FILHO

Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), pós--graduado em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Advogado da União.

ANA FLAVIA MARCELINO DE BARROS

Mestranda em Direito, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós--graduada em Direito do Estado e das Relações Sociais, pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul (ESMAGIS). Pós-graduada em Direito Ambiental Urbano, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Gra-duada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Integrante do Grupo de Pesquisa Tutela Penal dos Bens Jurídicos Difusos da UFMT. Analista Judiciária do Tribunal de Mato Grosso (TJMT)

ANTONIO HENRIQUE GRACIANO SUXBERGER

Doutor e Mestre em Direito. Pós-Doutor pelo IGC da Universidade de Coim-bra. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado do Centro

(6)

VI

Universitário de Brasília (UniCEUB) e dos cursos de Pós-Graduação da Fun-dação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT). Promotor de Justiça no Distrito Federal.

ANTONIO SERGIO CORDEIRO PIEDADE

Doutor e Mestre em Direito Penal pela PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Brasil. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Uni-versidade Federal de Mato Grosso UFMT. Professor do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Líder do Grupo de pesquisa Tutela Penal dos Bens Jurídicos Difusos da UFMT. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

CAMILA PARENTE ALMEIDA

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPDG/ UFMT). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Analista de Contas em gabinete de Procurador de Contas do Ministério Públi-co de Contas do Estado de Mato Grosso (MPC-MT)

CARLOS EDUARDO SILVA E SOUZA

Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (USP). Mestre em Direito Agroambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Fede-ral Mato Grosso. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (Nível Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo e Coordenador do Laboratório de Direito Civil Contemporâneo da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador e Professor na Fundação Escola Superior do Ministério Públi-co de Mato Grosso. Membro do IBDCONT (Instituto Brasileiro de Direito Contratual), do IBERC (Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil) e do IBEA (Instituto Brasileiro de Estudos do Agronegócio. Titular da Cadeira de nº 16 da Academia Mato-grossense de Direito. Membro do Conselho Editorial e Revisor de Diversas Revistas Jurídicas. Advogado.

CARLOS HENRIQUE CÂNDIDO

Mestrando em direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá e graduado em Proces-samento de Dados pela Faculdade de Informática de Cuiabá. Pós-graduado em Direito Eleitoral, Governança de TI e em Banco de Dados. Coordenador de Infraestrutura Computacional no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

(7)

VII

CAROLINA ATALA CASTILHO

Mestranda em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada (lato sensu) em Direito do Trabalho pela Universidade

Cândi-do Mendes (UCAM) e Didática Cândi-do Ensino Superior pela Universidade de Cuiabá, unidade Tangará Sul (UNIC). Graduada pela Faculdade de Direito de Tangará da Serra. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/ MT. Advogada.

FELIPE CARDOSO DE SOUZA HIGA

Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Especialista em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previ-denciário pela FESMP/MT (2017), graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Professor Voluntário da Faculdade de Direito e Membro do Grupo de Pesquisa de Direito do Trabalho Contemporâneo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Advogado. Secretário-adjunto da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/MT (2019-2021)

KLEDSON DIONYSIO DE OLIVEIRA

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Pós--graduado em Direito Constitucional e Direito Processual Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Promotor de Justiça no Estado de Mato Grosso. Integra o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – GAECO.

GONZALO HANCCO SUYO

Advogado pela Universidade Nacional de San Antonio Abad de Cusco (Peru). Mestre em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Representou o Estado peruano perante a Comissão e a Corte Interamericanas de Direitos Humanos no quadro dos trabalhos relativos à Procuradoria Públi-ca Especializada Supranacional. Atualmente é assessor jurídico na Secretaria Executiva da Comissão Multisetorial de Alto Nível – CMAN (Perú).

LINDINALVA CORREIA RODRIGUES

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML). Graduan-da em Filosofia pela UniversiGraduan-dade Federal de Mato Grosso (UFMT). Espe-cialista em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (ESMT). Especialista em Direito Financeiro e Tributário pela Uni-versidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Promotora de Justiça do Estado de Mato Grosso.

(8)

VIII

MARCELLE RODRIGUES DA COSTA E FARIA

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Pós--graduada em Direito Ambiental pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Promotora de Justiça no Estado de Mato Grosso. Presidente da “Confraria do Júri” (Associação Nacional dos Promotores de Justiça do Júri).

MARCELO ANTONIO THEODORO

Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Associado dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e do Mestrado da Faculdade de Direito da UFMT e pesquisador do CNPQ. Mem-bro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e Presidente da Academia Matogrossense de Direito (AMD).

MAYKA MARQUES PAES DE BARROS LEAL

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Advogada.

MEIRE ROCHA DO NASCIMENTO

Mestranda em Direito e Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Direito Público, Direito Civil e Proces-so Civil. Membro do Observatório Jurídico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Analista Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT)

PATRÍCIA ALMEIDA CAMPOS BORGES

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Advogada licenciada. Assessora de Gabinete da Turma Recursal do TJMT.

RICARDO DE AZEVEDO WATZEL

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Direito Civil Contemporâneo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Advogado.

(9)

IX

Professor-associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-Doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, Doutor summa cum laude em Direito Internacional pela

Universida-de FeUniversida-deral do Rio GranUniversida-de do Sul – UFRGS, Mestre em Direito pela Universi-dade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Franca.

Professor dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito da Universida-de Universida-de Itaúna – UIT. Membro da SociedaUniversida-de Brasileira Universida-de Direito Internacional (SBDI) e da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABCD). Membro-consultor da Comissão Especial de Direito Internacional do Conse-lho Federal da OAB. Membro-titular da Academia Mato-Grossense de Letras, ocupante da Cadeira nº 36.

VANESSA ROSIN FIGUEIREDO

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Especialista em Direito Civil e Consumidor pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho Contemporâneo da Faculdade de Direito da UFMT. Advogada.

WALESKA ROBERTA RODRIGUES CIPRIANO

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso. Es-pecialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tutela Penal dos Bens Jurídicos Difusos da UFMT. Assessora no Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

(10)
(11)

XI

s

umário

APRESENTAÇÃO ... XV

Capítulo 1

AFERIÇÃO E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

Valerio de Oliveira Mazzuoli, Marcelle Rodrigues da Costa e Faria,

Kledson Dionysio de Oliveira ... 1

Capítulo 2

MONISMO INTERNACIONALISTA DIALÓGICO: O CAMINHO DA EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DO DIÁLOGO DA FONTES, O MÚLTIPLO DIALÉTICO E A ÉTICA RIZOMÁTICA

Alianna Caroline Sousa Cardoso ... 39

Capítulo 3

O MÍNIMO EXISTENCIAL NO ÂMBITO DO DIREITO TRIBUTÁRIO E A RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO POR VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Aline Milanski ... 65

Capítulo 4

O PRO HOMINE ENQUANTO PRINCÍPIO DE PROTEÇÃO

AOS DIREITOS HUMANOS E SUA APLICABILIDADE NO SISTEMA REGIONAL INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E NO BRASIL

(12)

XII

Capítulo 5

PROCEDIMENTO ABREVIADO NO BRASIL:

CONSTITUCIONALIDADE E CONVENCIONALIDADE

Antonio Henrique Graciano Suxberger ... 115

Capítulo 6

A RESPOSTA PENAL NO TRÁFICO DE PESSOAS COMO FORMA DE PROTEÇÃO E REAFIRMAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Antonio Sergio Cordeiro Piedade, Waleska Roberta Rodrigues Cipriano ... 147

Capítulo 7

A TRIDIMENSIONALIDADE DAS RELAÇÕES SUPRANACIONAIS: AS CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA EUROPEU PARA O DESENVOLVIMENTO DO MODELO SUL-AMERICANO

Camila Parente Almeida ... 159

Capítulo 8

O QUE FIZEMOS DO REGIME DAS INCAPACIDADES E DA PROTEÇÃO DA PESSOA COM DEFICÊNCIA MENTAL NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO? UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DO CONTROLE JURISDICIONAL DA

CONVENCIONALIDADE DAS LEIS

Carlos Eduardo Silva e Souza ... 199

Capítulo 9

POSSÍVEIS RAZÕES PARA O ATUAL CONTEXTO DA APLICAÇÃO DAS NORMAS DE DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO NO BRASIL

Carlos Henrique Cândido ... 219

Capítulo 10

OS DIREITOS COMUNICATIVOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

E PENSAMENTO E O HATE SPEECH

Carolina Atala Castilho ... 235

Capítulo 11

A CRISE HUMANITÁRIA NA VENEZUELA E SEUS REFLEXOS NO ESTADO BRASILEIRO: QUESTÕES

(13)

XIII

SOBRE A RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL PELA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS DOS IMIGRANTES E REFUGIADOS

Felipe Cardoso de Souza Higa ... 261

Capítulo 12

OS GRITOS DE DOR IGNORADOS PELO MUNDO

Lindinalva Correia Rodrigues ... 287

Capítulo 13

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS

Marcelo Antonio Theodoro, Gonzalo Hancco Suyo ... 311

Capítulo 14

AS TRAGÉDIAS SOCIOAMBIENTAIS NO BRASIL: A EMERGÊNCIA DA RESPONSABILIZAÇÃO DAS EMPRESAS MINERADORAS FRENTE À VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Mayka Marques Paes de Barros Leal ... 327

Capítulo 15

DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS CENÁRIOS INTERNACIONAL E BRASILEIRO: PROTEÇÃO VS. EFETIVIDADE

Meire Rocha do Nascimento ... 351

Capítulo 16

RESOLUÇÃO DAS ANTINOMIAS JURÍDICAS NO CENÁRIO INTERNACIONAL PÓS-MODERNO: OS DIREITOS HUMANOS COMO FIO CONDUTOR

Patrícia Almeida Campos Borges ... 379

Capítulo 17

DIREITO AO DESENVOLVIMENTO E DANO

INTELECTUAL: ASPECTOS DA RESPONSABILIDADE

INTERNACIONAL DO ESTADO DECORRENTE DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DEFICITÁRIA NO ÂMBITO DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS

(14)

XIV

Capítulo 18

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO, CONFIGURAÇÕES CONTEMPORÂNEAS MULTIFORMES: RECONHECIMENTO E CONDENAÇÃO DO BRASIL POR RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL.

(15)

XV

a

presentação

Este livro é resultado das pesquisas realizadas nos anos de 2019 e 2020 por mestres e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Uni-versidade Federal de Mato Grosso, contando também com professores-douto-res convidados da UFMT e de outras instituições.

Os textos dos mestrandos aqui estampados foram apresentados na con-clusão da minha disciplina no Mestrado em Direito da UFMT, ao que agre-guei textos de outros colegas-pesquisadores na área do direito internacional e dos direitos humanos.

Esta publicação reflete o espírito aberto e democrático da universidade pública brasileiro e sua vontade de contribuir para com o avanço do tema da proteção dos direitos humanos no Brasil. Esse é o espírito que nos leva – na Universidade Federal de Mato Grosso – a implementar melhorias no nosso Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, que tem como linhas de

pesquisas “direitos humanos e fundamentais” (linha 1) e “direito ambiental e a sustentabilidade” (linha 2).

Todos os estudos aqui estampados apresentam extrema qualidade e de-têm-se em pontos importantes (e pouco investigados até o momento) da te-mática lato sensu dos direitos humanos, sem o que o Brasil não avançará na

construção de sua tardia cidadania.

De minha parte, só posso desejar que esta obra encontre lugar de desta-que nas academias e nas mãos de pesquisadores desta-que têm no papel dos direitos humanos um ideal ético e transformador.

Externo um agradecimento especial à Ana Flavia Marcelino de Barros pelo auxílio na organização e revisão dos textos que compõem esta obra.

Cuiabá, maio de 2021.

VALERIO DE OLIVEIRA MAZZUOLI

Professor-associado da Faculdade de Direito da UFMT. Pós-Doutor pela Uni-versidade de Lisboa. Doutor summa cum laude em Direito Internacional pela UFRGS e Mestre em Direito pela Unesp, campus de Franca.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, as manifestações de junho de 2013 acirraram, mas não inauguraram um ce- nário de desconfiança em relação à mediação jornalística. 8, grifo nosso), casos de rejeição

O objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa.. EXEMPLO

Por fim, a fase final da pesquisa - análise e interpretação dos dados- evidenciou, ainda que de forma parcial, as tendências, os avanços e as lacunas das produções discentes nos

Advogada, Mestre em Direito Constitucional com Especialização em Direito Processual Civil e Direito do Trabalho, com experiência na área Direito Público,

logar a numerosos trabalhos, com o fim de apreciar o valor de um methodo, cuja simplicidade technica parecia pôr, emfim, nas mãos do clinico, um meio de diagnostico da

VI Cancelamento por adequação a novo RAC (vencimento do 1º. Submeter ao Cgcre, para análise e aprovação da utilização, os memorandos de Entendimento, no escopo

0,438 Abertura de boca (qualitativa) versus Grupo Qui-quadrado de Pearson 0,662 corte axial direito versus Grupo e Deslocamento ANOVA Simples 0,037 T1 a direito versus Grupo

Este Cluster será para atender parte dos clientes do Projeto Pré-Wimax IMA – INTELIG na localidade de Campinas, conforme concorrência pública