• Nenhum resultado encontrado

Palavra Sábia: União

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavra Sábia: União"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Centro de Educação Integrada Mais

Ao ler o livro "O Pequeno Príncipe", os alunos dos 5º anos, refletiram sobre amizade, observando o diálogo entre a raposa e o Pequeno Príncipe e produziram textos expressando suas opiniões sobre o tema SER AMIGO É. Surgiram textos fantásticos e aqui compartilhamos alguns com vocês.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Antoine de Saint-Exupéry

Palavra Sábia: União

Segundo o dicionário, união é ação de resultado de unir, ou ligar, juntar-se. Em minhas palavras, união é um sentimento muito bom que as pessoas ficam juntas e unidas, mas não juntas e brigando, juntas como uma família que não briga.

Várias pessoas não valorizam a união, mas é uma coisa tão bela que era para as pessoas valorizarem a união que é uma das coisas que mais temos que valorizar, que é muito importante.

Eu tenho três pilares: União, respeito e amor. Se você tem união precisa desses dois pilares para conseguir ter união; se você não tem amor e respeito, ninguém vai ficar unido.

Eu em primeiro lugar, tenho que ficar com minha família e amigos. Aluna: Ana Flávia Pereira.

Turma: 5° AV

Ser amigo é...

Para mim, ser amigo é ajudar a alguém, toda vez que ele precisar, é estar sempre à disposição para ajudar, sempre que você puder dar conselhos e fazer tudo o que for possível para lhe ajudar, sem esperar nada em troca.

Ter um amigo, o qual você trata como irmão, é maravilhoso, ter um amigo que te trata com respeito é bom demais!

Eu gosto muito dos meus amigos, cada um de sua forma especial, mas é claro que algumas vezes brigamos, mas mesmo assim continuamos sendo amigos.

É muito bom saber que pode contar com alguém.

E finalizando, eu amo ter amigos como os meus. E sempre nos divertimos quando estamos juntos.

Aluna: Ana Gabriela Turma: 5º AV

(2)

Palavra sábia: União

Segundo o dicionário união é: ação ou resultado de unir, ligar ou juntar-se. Associação de pessoas ou coisas, formando um todo. Acordo, coesão.

A união faz com que as pessoas vivam em paz em fraternidade e em harmonia. Viver em união faz bem a nós mesmo e aos próximos.

A princípio, quando não conhecemos uma pessoa direito temos dificuldade em nos unir, mas com o passar do tempo vamos começar a respeitar as diferenças um dos outro e nos unir.

Então vamos nos unir!

Aluno: Artur Alcaniz Turma: 5º AV

Ser amigo é...

Ser amigo é ter sempre alguém para conversar e te apoiar, os amigos te ajudam nas horas mais difíceis, ser amigo é confiar um no outro.

Ser amigo é ter alguém para compartilhar seus sentimentos e segredos, ser amigo é cativar alguém, os amigos podem discutir às vezes, mas nunca deixam de ser amigos.

Ser amigo é poder abrir seu coração e ter alguém para realizar um sonho juntos, como o meu de abrir um abrigo de animais, junto com minha amiga Rita. Amigos são sempre unidos, brincam juntos, e defendem uns aos outros, não importa se estejam distantes, sempre serão amigos.

Aluna: Bruna Assunção Turma: 5º AM

Palavra sábia: união

Segundo o dicionário, união é: ato ou efeito de unir, adesão, aliança, casamento.

União significa: Amar o companheiro, é juntar-se a seus colegas, é unir-se a um time, é unir-se à coisa mais valiosa, que é a família. A união significa ganhar mais amizades.

O oposto da união é excluir alguém que quer se unir a você, é não aceitar seu amigo. Essas coisas são o contrário de união, são muito ruins para continuar a união. Um dos jeitos mais simples de fazer união é se enturmar com seus amigos, é aceitar seu amigo do jeitinho que ele é.

(3)

União é uma coisa valiosa nas nossas vidas e nunca vamos parar de se unir.

Aluna: Clara Othon Turma: 5º AV

Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é o sentimento de reverência ou consideração.

Na minha opinião, respeito é uma forma legal de receber as pessoas, como: ajudar um idoso a atravessar a rua, defender uma pessoa de bullying ou defender de uma briga e também deixar um idoso sentar no banco de ônibus. Respeito é ajudar uma pessoa.

Mas agora vamos falar o que não respeito. Uma pessoa que não tem respeito é quando uma pessoa não ajuda a ninguém, e não é bondoso.

Na minha sala há várias formas de praticar o respeito, não fazendo bullying, ajudando os colegas e falar de forma legal.

Aluno: Fábio Rogério Turma: 5º AM

Ser amigo é...

Ter amigos faz bem à saúde. A pessoa tem que ter amigos para brincar, se divertir, fazer trabalho em grupo, para conversar, para não ser solitário e entre outros.

Tente também ser amigo para você apoiá-lo, e ele apoiar você em qualquer coisa. Para ele te deixar animado, te ajudar nos momentos tristes e compartilhar os felizes.

É bom você não ter só um amigo, é bom você ter vários amigos, para respeitar a todos eles e eles também respeitarem você e para a brincadeira ficar mais divertida.

E, por favor, não arranje encrenca com ele, não procure ferir os sentimentos dele, não o traia, não o xingue e não senta ciúmes dele por qualquer coisa que acontecer.

E se você achar uma pessoa negra, gorda ou deficiente, não tenha preconceito, pelo contrário, seja muito amigo dele e tenha várias amizades.

Aluno: Gabriel Ramalho Turma: 5º AV

(4)

Palavra sábia: União

Segundo o dicionário, união é o resultado de unir, ligar ou juntar. Pra mim, união é quando você é amigo das pessoas, você é unido a elas. União, para mim, é isso, você ser amigo, ser unido aos seus amigos, não brigar com eles, ser uma equipe!

A união é importante porque a união faz a força, a união faz você ter amigos e muitas coisas legais. Com a união seu time é bem mais forte. Ex: sem união não teria time, seria só você e não teria forças.

A união em família também é muito importante, pois precisamos ser unidos com a nossa família. Sem a nossa família, nós seríamos sozinhos e tristes.

Sem a união, todo mundo brigaria, não teria famílias e o mundo não iria ser legal.

Aluna: Júlia Bulhões Turma: 5º AV

Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é “ação ou resultado de respeitar, sentimento de reverência ou consideração, sentimento de apresentação, cumprimentos e saudações”.

Para mim, respeito é um ótimo comportamento, é quando a pessoa sempre ouve sem interromper quem está falando, trata todos bem, sendo educado. Respeito não é tratar os outros com maldade, frieza, falta de educação e não saber ouvir. Respeito é saber falar na hora adequada.

Pessoas que respeitam merecem ser respeitadas, por exemplo, quando uma pessoa joga lixo na lixeira, ela está respeitando o planeta Terra que também tem que ser respeitado.

Aluna: Lívia Caldas Turma: 5º AM

Ser amigo é...

Ser amigo é ser companheiro, ser companheira, evitar brigar e etc. Ser amiga não é porque ele tem uma coisa que você não tem, e você ache legal, é porque ele tem respeito e carinho.

Eu sou novata na escola, mas já aprendi várias coisas com minhas amigas novas.

(5)

Os amigos vão te ajudar nas batalhas mais difíceis da sua vida. Devemos brigar pelos amigos, mas não brigar com os amigos.

Aluna: Luana Turma: 5º AM

Palavra Sábia: União

Segundo o dicionário, união é a associação de pessoas ou coisas, formando um todo ou ação, ou resultado de unir, ligar ou juntar-se.

Para mim, união é um conjunto de pessoas em um lugar só, junto com a amizade, pois pode ser um conjunto de amigos.

Agora vou dar um exemplo, aquela turma precisa se unir mais, pois está em conflito, para mim, é isso que significa união.

O que não é união é não ter um grupo de amigos juntos. Que é o que está acontecendo com nosso grupo, cada um tem um lugar como se fosse AV e BV.

Aluna: Maria Clara Turma: 5º AV

Ser amigo é ...

Pra mim ser amigo é muito importante. Para ser amigo de alguém, você precisa cativá-lo, ou seja, cuidar bem dele, conversar, não ter vergonha de falar com ele e acima de tudo ajudar quando ele precisar, para que sua amizade possa ficar ainda maior com essa pessoa, e talvez até criar brincadeiras junto com ela.

Para que seu amigo não deixe de gostar de você, você precisa: - Não xingar;

- Dar atenção para seu amigo; - Brincar com ele quando puder.

Se você conseguir fazer tudo isso que eu disse, você poderá ter ou continuar tendo seu amigo, e talvez vocês consigam ser tão amigos com isso que poderão virar melhores amigos.

Aluno: Nicolas Cavalcanti Turma: 5º AM

(6)

Ser amigo é...

Ser amigo é ser praticamente um irmão, são aqueles amigos que se falam todo dia, brincam toda hora, todo minuto. No livro “O pequeno príncipe” tem algo a ver com isso, primeiro o pequeno príncipe e a raposa marcam um horário e lugar par se encontrar todos os dias, a raposa olhava o trigo e lembrava-se do pequeno príncipe e estava esperando ele. Eu tenho vários amigos na vida real e todos eles eu trato como se fossem parentes, amigos que eu vejo todo dia, brinco toda hora. Aqueles que não têm amigos não tem ninguém.

Bom, eu acho que falei muito, então, vou por aqui. Despeço-me com um abraço carinhoso, e lembre-se, você também é meu amigo!

Aluno: Luigi Scala Turma: 5º AM

Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é ação ou resultado de respeitar-se, sentimento de reverência ou consideração: tem que existir muito respeito pelos mais velhos, sentimento de apreensão.

Para mim, respeito é ser amigável e não ser falso com as pessoas, respeitar idosos e pessoas de todas as idades, porque ao longo do tempo as pessoas podem não te respeitar, mas você faz ao contrário, mesmo que as pessoas não te respeitem e chamam você de feia, gorda, não ligue, porque você é uma ótima pessoa. Respeito é considerar as pessoas e não fazer bullying.

Aluna: Nicole Câmara Turma: 5º AM

Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é o “sentimento de reverência de consideração”.

Todos nós precisamos respeitar as pessoas com quem convivemos, sejam professores, pessoas da família ou amigos.

Exemplos de respeitar: quando uma pessoa está falando você deve escutar com atenção, esperar que a pessoa termine de falar e não interromper, respeitar a opinião das pessoas, entre outros exemplos.

Não respeitar é quando, por exemplo, tem um amigo que não quer contar uma coisa e você fica pressionando essa pessoa a te contar,

(7)

mesmo sabendo que ela não quer, isso é não respeitar o amigo, não respeitar a privacidade dele.

Aluna: Nicole Pinheiro Turma: 5º AM

Palavra sábia: Respeito

Segundo o dicionário, respeito é ação ou resultado de respeitar. Todo o dia na escola, em casa, em todo lugar, eu respeito a todos. Não é necessário conhecer a pessoa para respeitar, só é necessário ser gentil.

Não respeitar é quando dão apelido, fazem bullying e coisas chatas. Não faça com as pessoa o que não querem que façam com você.

Todo dia eu ajudo, como também, as pessoas me ajudam.

Não ajudar o meio ambiente também é uma forma de desrespeito, jogar lixo no chão, chutar as plantas e etc. Não se deve fazer isso porque é errado, então, não faça isso!

Aluno: Pedro Arruda Turma: 5º AM

Ser amigo é...

Ter um amigo é uma coisa muito boa, porque com um amigo você pode brincar, compartilhar sentimentos e muitas outras coisas divertidas. Você pode ver uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas, se você fizer dele um amigo, essa pessoa vai se tornar única no mundo para você.

Então, podemos dizer que ter amigos é uma coisa muito boa, porque viver sozinho e não ter amigos não é uma coisa nada boa.

Aluno: Rafael Villela Turma: 5º AV

Ser amigo é...

Para mim, ser amigo é apoiar o seu amigo, dar atenção e carinho a ele.

Se você não trata bem o seu amigo, ele irá se afastar. Esta frase que acabei de escrever, eu associo ao livro “O Pequeno Príncipe”, pois a Rosa e a Raposa são um grande exemplo de amizade. A raposa, só de olhar

(8)

para o Pequeno Príncipe, já sabia dos sentimentos dele. Trazendo esse fato para a vida real, significa que se você confiar no seu amigo, ele também irá confiar em você, pois você passando confiança a ele, o seu amigo também irá te passar.

O exemplo da rosa também é muito bom: o Pequeno Príncipe protegia muito bem aquela rosa. Pois para ele, ela era única. Trazendo esse fato para a vida real, significa que nós temos que proteger o nosso amigo, pois para mim, os meus amigos são únicos!

Aluna: Stella Martinez Turma: 5º AV

Ser amigo é...

Bem legal, é bom ter um amigo, para você ter com quem passar seu tempo se divertir e conversar; bom, é claro que temos que tratá-lo bem, primeiramente temos que aceitar suas diferenças, se ele é devagar, se ele é gordo, se ele tem problema de audição, etc. Também não é bom humilhá-los quando você ganhar dele ou quando tem algo bem melhor que ele, etc.

Além do mais, se você é menino não precisa ter só amigos meninos, ou se você é menina, não precisa só ter amigas meninas, pode ter amigos de todos os tipos, até adultos, como seu pai, sua mãe e toda sua família. É que nem no pequeno príncipe, eles eram pessoas normais, daí eu as cativei e elas viraram meus amigos.

Aluno: Theo Aquino Turma: 5º AM

Referências

Documentos relacionados

Troglóbios são animais restritos ao ambiente subterrâneo, que evoluíram sob um regime seletivo muito particular – ausência total de luz, estabilidade ambiental e

A avaliação deve ser realizada de forma contínua através do envolvimento do aluno na aula, resolução de lista de problemas através do processo de modelagem, apresentação

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Sua motorização, 4 cilindros e 16v Flex 2.0L com potência máxima de 151cv a 6.000 rpm, é acoplada, de acordo com a versão, a um câmbio manual de cinco marchas ou a um novo

A sensibilidade, especificidade, valor de previ- são positivo e valor de previsão negativo da lesão do tronco da artéria coronária esquerda para a ocorrên- cia de óbitos e para

Jesus aproveita para ensinar aos seus discípulos, que somos todos nós, que as riquezas servem para serem partilhadas com os mais necessitados, que para Deus o que conta é

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27