• Nenhum resultado encontrado

PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EXMO. SR. DR. JUIZ DA VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE CONTAGEM.

PRIORIDADE

ESTATUTO DO IDOSO

PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

SINDICATO DOS EMPREGADOS E TÉCNICOS EM LABORATÓRIOS, BANCOS DE SANGUE E ANÁLISES CLÍNICAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS – SINTRALAB/MG, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 00.534.766/0001-56, com sede à Rua Tenente Brito Melo, 427, 7º andar, Belo Horizonte – MG, por seus procuradores, na qualidade de SUBSTITUTO PROCESSUAL de membros integrantes de sua categoria profissional, conforme lista anexa, vem, perante Vossa Excelência, propor

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, ATUANDO COMO SUBSTITUTO PROCESSUAL

Contra SEPARE - SERVIÇOS DE PATOLOGIA REUNIDOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ 18.568.063/0001-04, com endereço na Rua Casuarinas, nº 112, Eldorado, Contagem/MG, CEP 32310-570, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:

I - O Autor é o legítimo representante da categoria profissional a que pertencem os empregados da Ré, conforme atesta seu estatuto social e Carta Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho.

(2)

É legítima a intervenção processual do Sindicato ao ajuizar a presente demanda, atuando como Substituto processual. Veja-se a jurisprudência a seguir:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. LEGITIMIDADE ATIVA DO SINDICATO. SUBSTITUTO PROCESSUAL. DIREITOS INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS. Possibilidade. O Supremo Tribunal Federal, ao julgar o recurso extraordinário nº 210.029/RS (DJ de 17/8/2007), da lavra do ministro joaquim barbosa, firmou entendimento de que os sindicatos têm ampla legitimidade para atuar na defesa dos direitos e interesses individuais ou coletivos dos integrantes da categoria. O sindicato está legitimado para, em juízo, postular, na condição de substituto processual, quaisquer direitos subjetivos individuais e coletivos dos integrantes da categoria por ele representada (art. 8º, III, da Constituição Federal), entendimento confirmado no julgamento do re 647543/SP, de lavra do ministro ricardo lewandowski (DJ de 5/8/2011). No caso, o sindicato dos trabalhadores defende interesses individuais homogêneos de parcela da categoria: Busca de rescisão indireta dos contratos de trabalho e o pagamento de parcelas rescisórias. Tais direitos têm origem comum, decorrente de fato registrado pelo regional, qual seja a empresa estaria na iminência de perder o posto perante a segunda reclamada e não teria interesse em rescindir os contratos de trabalho, obrigando os empregados a pedir demissão. Assim, a situação é idêntica a todos os substituídos, o que evidencia a legitimação do sindicato, na condição de substituto processual, nos moldes do artigo 8º, III, da Constituição Federal. Agravo de instrumento não provido. (Tribunal Superior do Trabalho TST; AIRR 11309-36.2010.5.04.0000; Primeira Turma; Rel. Min. José Pedro de C. R. de Sousa; DEJT 22/06/2012; Pág. 310

II – Os Trabalhadores do Laboratório alegam que a Reclamada não está cumprindo com as suas obrigações, desrespeitando as normas trabalhistas em vigor, conforme exposto em seguida:

1. O Laboratório vem, reiteradamente, pagando o salário dos trabalhadores fora do prazo;

2. O FGTS dos trabalhadores não está sendo recolhido corretamente, estando em débito desde setembro;

3. Os trabalhadores foram mandados para casa, não lhes sendo atribuída qualquer atividade laboral.

4. A empresa corre o sério risco de encerrar suas atividades, sem que o acerto rescisório seja feito com os trabalhadores.

III – Por diversas vezes o Sindicato tentou resolver a pendência de forma amigável mas nenhuma solução efetiva foi apresentada.

A empresa alega que não prestará mais serviços para a prefeitura de Contagem, possuindo um crédito que está sendo indevidamente retido pela municipalidade. Alega que o recurso é proveniente do SUS e a prefeitura é mera repassadora, mas, injustificadamente, não libera os recursos.

(3)

O risco do empreendimento é do empregador e não pode ser repassado para os trabalhadores.

Nos últimos dois meses o laboratório não presta mais serviços para a prefeitura e os trabalhadores ficam aguardando em casa a solução dessa situação. O certo é que a empresa liberasse os trabalhadores, fazendo as devidas rescisões.

Temem os trabalhadores que a empresa encerre suas atividades e não pague o que têm a receber por direito.

IV – O descumprimento das obrigações do empregador gera para os empregados o direito a ter o seu contrato de trabalho rescindido, devendo a rescisão indireta ser declarada para que o Laboratório seja condenado a pagar aos trabalhadores todas as verbas rescisórias, tais como, aviso prévio, saldo de salário, férias vencidas e proporcionais, acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional, liberação das guias de FGTS – código 01 – multa do FGTS no importe de 40% e liberação das guias do Seguro Desemprego.

Nos termos do artigo 483, "d", parágrafo 3º, da CLT os reclamantes optam por não mais prestar serviços à Reclamada, a partir desta data.

V – Para resguardar o integral cumprimento do direito dos trabalhadores deve-se, a título de TUTELA ANTECIPADA, determinar a transferência do crédito que a Reclamada tem com a Prefeitura Municipal de Contagem, para a conta judicial, à disposição do Juízo.

O débito estimado da Reclamada monta na quantia de R$220.000,00 (duzentos e vinte mil reais), conforme cálculo aproximado apresentado em anexo.

Requer, ainda a título de tutela antecipada, que a empresa proceda à entrega das guias do TRCT, chave de conectividade para saque do FGTS (garantida a integralidade dos depósitos) e guias CD/SD para recebimento do seguro desemprego (sob pena de indenização substitutiva, caso não receba por culpa da reclamada).

Deverá a empresa, desde já, em tutela antecipada, proceder a baixa na CTPS de todos os substituídos, a fim de permitir aos trabalhadores procurarem um novo emprego.

VI - O Sindicato/Autor, ao fazer uso da faculdade de comparecer em Juízo assistido por advogado, o que é sempre recomendável, abre mão, expressamente, do direito ao jus

postulandi, devendo ser aplicada a regra do art. 20 do CPC, em respeito à Instrução Normativa nº27

do c. TST, exceção feita às situações disciplinadas na Lei no. 5.584/70, relativas à assistência judiciária.

Lembre-se, ainda, que a substituição processual supera a simples assistência judiciária.

(4)

VII – A lista de substituídos, bem como o débito da Reclamada FORAM ELABORADOS DE FORMA ESTIMATIVA, pois é certo que o Autor não possui a ficha financeira da Ré, nem o valor exato dos salários pagos aos empregados substituídos.

EM RAZÃO DISSO, DEVE A EMPRESA/RÉ SER COMPELIDA A CONDUZIR AOS AUTOS, NOS TERMOS DO ART. 355 DO CPC, A RELAÇÃO DE

EMPREGADOS E AS FOLHAS DE PAGAMENTOS/FICHAS FINANCEIRAS,

RELATIVAMENTE AO PERÍODO AQUI RECLAMADO, OSTENTANDO TODOS OS VALORES DE VERBAS SALARIAIS PAGAS, SOB PENA DE DETERMINAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PERÍCIA CONTÁBIL, FICANDO A EMPRESA/RÉ RESPONSÁVEL PELA QUITAÇÃO DOS HONORÁRIOS PERICIAIS.

Certo, por fim, que o valor exato do débito deverá ser apurado em regular liquidação de sentença.

VIII – Há entre os substituídos pessoas com mais de 60 anos, gozando dos benefícios do artigo 71 do Estatuto do Idoso, que garante prioridade na tramitação dos processos judiciais.

IX - Pelo exposto, o Autor requer que seja processada a presente ação, na forma da lei e que seja julgado procedente o pedido para DECLARAR A RESCISÃO INDIRETA DO CONTRATO DE TRABALHO DE TODOS OS EMPREGADOS SUBSTITUÍDOS e condenar a Requerida:

1) As verbas rescisórias devidas a cada um dos substituídos, tais como, aviso prévio, saldo de salário, 13º salário proporcional, Férias integrais e proporcionais, acrescidos de 1/3;

2) A proceder ou comprovar que já fez o recolhimento, em conta vinculada dos substituídos, do FGTS de todo o período de trabalho dos Substituídos;

3) Liberação das guias de FGTS – código 01;

4) Multa do FGTS no importe de 40% (quarenta por cento);

5) Liberação das guias do Seguro Desemprego, sob pena de indenização substitutiva;

6) Baixa na CTPS de todos os substituídos;

7) A Condenação da Empresa/Ré ao pagamento de honorários advocatícios ao

Sindicato/Autor - valor resultante da aplicação do percentual de 20% (vinte por cento) sobre o montante líquido capitalizado da condenação, conforme se apurar em liquidação de sentença.

(5)

Ressalva-se que deverão ser compensados todos os pagamentos que a Reclamada efetivamente comprove ter realizado, a fim de se evitar o enriquecimento sem causa.

Outrossim, requer ainda que:

As verbas objeto de postulação sejam corrigidas monetariamente, acrescidas de juros de mora (estes contados da data do ajuizamento da ação e incidirão sobre o principal corrigido, no percentual de 1%, pro rata die, não capitalizados ).

A citação da Empresa/Ré, com observância do endereço indicado no preâmbulo, para, querendo, comparecer à audiência inaugural, oportunidade em que poderá apresentar contestação válida, sob pena de configuração da revelia e aplicação da pena de confissão ficta.

A Empresa/Ré seja compelida a conduzir aos autos, nos termos do art. 355 do CPC, a relação de empregados e as folhas de pagamento/fichas financeiras, relativamente ao período aqui reclamado, ostentando todos os valores de verbas salariais pagas, a fim de que seja permitida a liquidação da sentença, sob pena de determinação de realização de perícia contábil, ficando a Empresa/Ré responsável pela quitação dos honorários periciais.

PROTESTA pela apresentação de provas admitidas no direito, em especial, prova documental, testemunhal, pericial e depoimento pessoal do representante da Empresa/Ré, este desde já requerido, sob pena de aplicação da pena de confissão ficta.

Dá-se à causa, para efeitos meramente fiscais e de fixação de alçada, o valor de R$50.000,00.

Pede deferimento.

Belo Horizonte, 12 de maio de 2015. P.p.

Carlos Magno da Silva Guerra OAB/MG 57.892

Referências

Documentos relacionados

A17 Figura 35 – Mapa interactivo que permite visualizar a qualidade da água em território irlandês (NS Share, 2004). A20 Figura 39 - Representação gráfica do pH em

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

Mas, como patrocinador, ele também não deixa de ser só um torcedor, que tem de torcer para o time ir bem, mas que pode cobrar com um pouco mais de peso se o resultado não

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Não podem ser deduzidas dos nossos dados quaisquer informações sobre uma dada característica específica, nem sobre a aptidão para um determinado fim. Os dados fornecidos não eximem

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio