• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Município de Formosa do Sul - SC Processo Seletivo 001/2018

Prova objetiva escrita para o cargo de:

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término as 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 25 (vinte e cinco) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. Ao final da prova encontra-se o seu Cartão resposta o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

7. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá pintar o quadro da alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa correta

01 A B C D

02 A C D

03 A B D

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 8. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

9. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

10. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Processo Seletivo 001/2018.

11. Boa prova.

12. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

... Processo Seletivo Município de Formosa do Sul – SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

01- Lei de diretrizes e bases da educação nacional Lei no 9.394/1996 Estabelece Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: Analise as sentenças a seguir:

I – A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

II – Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. III – Orientação para o trabalho.

IV – Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais. Agora assinale a alternativa CORRETA.

a) As sentenças I, II, III e IV estão corretas. b) As sentenças II e III estão corretas.

c) As sentenças I e III estão corretas. d) Somente a sentença IV está correta.

02- Parâmetros operacionais e distribuição dos recursos do Fundeb são destinatários dos recursos do Fundo os Estados, Distrito Federal e Municípios que oferecem atendimento na educação básica. Na distribuição desses recursos, são consideradas as matrículas nas escolas públicas e conveniadas apuradas no último Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). Os alunos considerados, portanto, são aqueles atendidos: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Nas etapas de educação infantil (creche e pré-escola), do ensino fundamental (de oito ou de nove anos) e do ensino médio.

( )Nas modalidades de ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino profissional integrado.

( )Nas escolas localizadas nas zonas urbana e rural.

( )Nos turnos com regime de atendimento em tempo integral ou parcial (matutino e vespertino ou noturno).

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F – F – V – F.

b) V – V – V – V. c) V – F – V – F. d) F – V – F – V.

03- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 57. O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do: Assinale a alternativa CORRETA:

a) Ensino superior obrigatório. b) Ensino infantil obrigatório. c) Ensino médio obrigatório. d) Ensino fundamental obrigatório.

(4)

04- Quando e como comprovar a aplicação dos recursos do Fundeb. A legislação estabelece a obrigatoriedade de os governos estaduais e municipais apresentarem a comprovação da utilização dos recursos do Fundo em três momentos distintos: Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Mensalmente. b) Bimestralmente. c) Semestralmente. d) Anualmente.

05- Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País. Portanto, as metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as desigualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. O PNE foi elaborado com esses compromissos, largamente debatidos e apontados como estratégicos pela sociedade na CONAE 2010, os quais foram aprimorados na interação com o Congresso Nacional. A elaboração de um plano de educação não pode: Assinale a alternativa CORRETA:

a) Prescindir de incorporar os princípios do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão e à valorização dos profissionais que atuam na educação de milhares de pessoas todos os dias.

b) Afirmar com elevado grau de certeza que, em conjunto com as características socioeconômicas.

c) Expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.

d) Organizar-se classes, ou turmas, com alunos.

06- O planejamento e organização do trabalho pedagógico global da escola corresponde às ações sobre o funcionamento administrativo e pedagógico da escola; para tanto, este planejamento necessita da participação em conjunto da comunidade escolar. Nos dias atuais, em que o trabalho pedagógico tem sido solicitado em forma de projeto, o planejamento escolar pode estar contido no: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas:

( )Projeto Político Pedagógico - PPP.

( )Plano de Desenvolvimento Escolar - PDE. ( )FUNDEB.

( )CNE/CEB.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F – V – V – F.

b) V – V – F – F. c) F – V – F – V. d) V – F – V – V.

07- Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. O conjunto de temas aqui proposto Temas Transversais, indicando a metodologia proposta para sua inclusão no currículo e seu tratamento didático: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas:

(5)

( )Ética e Meio Ambiente. ( )Saúde e Orientação Sexual. ( )Pluralidade e Cultural. ( )Trabalho e Consumo.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V – V – V – V.

b) V – F – V – F. c) V – F – V – V. d) V – V – V – F.

08- A concepção pedagógica que permeiam a avaliação no contexto escolar no contexto da avaliação formativa, o professor se transforma em pesquisador da prática pedagógica e, para tanto, deve pautar-se pelos seguintes princípios: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas:

( )Conscientizar se de que sua atividade tem por objetivo “iluminar” a realidade de aprendizagem de seu aluno.

( )Comprometer se com uma visão pedagógica que leve em consideração o fato de que o ser humano sempre pode aprender.

( )Estar ciente de que a construção do conhecimento depende tanto da exposição teórica de conteúdos quanto dos instrumentos utilizados para abordá los na prática, além de algumas outras variáveis.

( )Ter a noção clara de que a prática avaliativa vinculada à aprendizagem só faz sentido se for parte de um processo e também se fornecer uma posição sobre a aprendizagem final do aluno. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V – V – V – V. b) V – V – F – F. c) F – F – V – V. d) V – F – V – V.

09- Artigo 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394, 20 de dezembro de 1996: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”. Sobre os currículos do ensino fundamenta e médio classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas:

( )Com a perspectiva de atender aos desafios postos pelas orientações e normas vigentes, é preciso olhar de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas e fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu retorno e sua organização interna.

( )Torna-se fundamental, com essa discussão, permitir que todos os envolvidos se questionem e busquem novas possibilidades sobre currículo: o que é? Para que serve? A quem se destina? Como se constrói? Como se implementa?

( )Levando em consideração que o processo educativo é complexo e fortemente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, entendemos que esse não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura.

( )É justamente divulgando parte dessa pluralidade que o MEC contribui com a discussão. Há diversidade nas reflexões teóricas, porque há diversidade de projetos curriculares nos sistemas, nas escolas. Esse movimento, do nosso ponto de vista, enriquece o debate.

(6)

a) F – F – V – F. b) V – V – V – F. c) F – F – F – V. d) V – V – V– V.

10- LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: Paragrafo V – a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas. ( )Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

( )Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

( )Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. ( )Aproveitamento de estudos concluídos com êxito e obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V – F – V – F.

b) V – F – F – V. c) V – V – V – V. d) F – V – F – V.

Conhecimentos Específicos

11- Segundo Vygotsky, são consideradas como principais, características das novas tecnologias da informação e da comunicação presentes na elaboração de materiais didáticos e projetos fundamentados na abordagem construtivista: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )A possibilidade de interatividade.

( )As possibilidades que o computador tem de simular aspectos da realidade.

( )A possibilidade que as novas tecnologias de comunicação, acopladas com a informática, oferecem de interação a distância.

( )A possibilidade de armazenamento e organização de informações representadas de várias formas, tais como textos, vídeos, gráficos, animações e áudios, possível nos bancos de dados eletrônicos e sistemas multimídia.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F – F – V – F.

b) V – V – V – V. c) V – F – V – F. d) F – V – F – V.

12- Em seu sentido amplo, conforme proposto no Art. 1º. da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem: Analise as sentenças a seguir:

I- Na vida familiar e na convivência humana.

II- No trabalho e nas instituições de ensino e pesquisa. III- Nos movimentos sociais.

(7)

Agora assinale a alternativa CORRETA.

a) As sentenças I, II, III e IV estão corretas. b) As sentenças II e III estão corretas.

c) As sentenças I e III estão corretas. d) Somente a sentença IV está correta.

13- Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE trata-se de um plano estratégico, em que se define a natureza da escola, a sua missão: Analise as sentenças a seguir:

I- Visão, valores, finalidades e objetivos gerais, estratégias de atuação.

II- Plano de melhoria organizacional, para promover a realização do Projeto Político- Pedagógico.

III- O PDE engloba a política educacional da escola e as regras e regulamentos que possam garantir a sua efetivação.

IV- Portanto, se constitui em um instrumento da melhoria e organização institucional escolar, de modo que possa realizar seu trabalho educativo.

Agora assinale a alternativa CORRETA. a) Somente a sentença I está correta. b) As sentenças I e III estão corretas. c) As sentenças II e III estão corretas.

d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

14- O plano de ensino se assenta sobre o PPP e a organização curricular adotada pela escola, em acordo com as Diretrizes Curriculares nacionais e estaduais definidas para o nível de ensino em questão. Ele organiza o conjunto das experiências de sala de aula e extraclasse a serem promovidas sob a orientação do professor, em um ano letivo. Embora sua implementação seja feita pelo professor de turma, sua elaboração deve ser participativa, envolvendo o diretor da escola, a coordenação/ supervisão pedagógica e os demais professores, de modo que: Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Haja unidade entre os diferentes planos de ensino.

b) Os planos sejam definidos a partir de visão de conjunto e mediante múltiplas contribuições que lhe dê em maior consistência e visão abrangente.

c) O trabalho do diretor em orientar os professores nessa compreensão não é, pois, fundamental para a qualidade do ensino.

d) Se estabeleça um compromisso coletivo com a qualidade do ensino e equilíbrio no seu desenvolvimento.

15- No âmbito internacional, o Brasil participa: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Do programa PISA (Programa Internacional para Avaliação de Alunos).

( )No âmbito nacional há o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). ( )O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

( )O ENCCEJA (Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos), a Prova Brasil e a Provinha Brasil.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F – V – F – V.

b) V – V – V – V. c) F – V – V – V. d) F – F – V – V.

(8)

16- O conceito de cultura organizacional se refere, pois, às práticas regulares e habituais da escola, à sua personalidade coletivamente construída e amalgamada, a partir do modo como as pessoas, em conjunto: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( )Pensam sobre a escola como um todo; sobre o papel que a escola representa em sua comunidade e na sociedade em geral.

( )Sobre o papel individual e coletivo das atuações de seus participantes.

( )Também se refere aos valores que expressam e traduzem em seus discursos comuns, em suas ações cotidianas e em sua comunicação e relacionamento interpessoal regularmente estabelecidos.

( )É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização, ela se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F – V – V – V.

b) F – V – F – V. c) V – V – V – V. d) F – F – V – V.

17- Brincar é o modo que a criança tem de conhecer o mundo que a cerca. É por meio da brincadeira que a criança descobre, aprende e se desenvolve, tanto na escola quanto em casa, na rua, no jardim e, assim por diante. Segundo Vygotsky (1998) compreende o brincar como: Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Uma atividade social da criança, cuja natureza e origem especifica seriam elementos fundamentais para o desenvolvimento cultural.

b) O brincar como compreensão da realidade. É no brincar que a criança se comporta, além do seu comportamento habitual, diário, vivenciando desafios e situações novas. c) Para o autor o brinquedo não é o principal meio de desenvolvimento cultural da criança. d) O brincar atua nas zonas de desenvolvimento proximal e real da criança.

18- Segundo os fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais as tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas. Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro grandes tendências: Diante deste texto, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- A “pedagogia tradicional”. II- A “pedagogia renovada”. III- A “pedagogia tecnicista”. IV- A “pedagogia libertadora”.

( )Nessa proposta, a atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata; analisam-se os problemas, seus fatores determinantes e organiza-se uma forma de atuação para que se possa transformar a realidade social e política. O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos.

( )Inspirado nas teorias behavioristas da aprendizagem e da abordagem sistêmica do ensino, que definiu uma prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor, com atividades mecânicas inseridas numa proposta educacional rígida e passível de ser totalmente programada em detalhes.

(9)

( )É uma proposta de educação centrada no professor, cuja função se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria.

( )É uma concepção que inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. Tais correntes, embora admitam divergências, assumem um mesmo princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) III – IV – II – I.

b) IV – III – I – II. c) I – II – IV – III. d) IV – I – III – II.

19- Edgar Morin, que é um epistemólogo da contemporaneidade, tem contribuído de forma significativa nas áreas do conhecimento, tendo como princípio: Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a) O pensamento que busca (re)ligar saberes que, por muito tempo, vem sendo tratado em lacunas, em fragmentos.

b) O currículo escolar é mínimo e fragmentado. Na maioria das vezes, peca tanto quantitativa sobre qualitativamente.

c) As disciplinas com seus programas e conteúdos não se integram ou complementam, dificultando a perspectiva de conjunto e de globalização, que favorece a aprendizagem. d) Assim, a fragmentação do saber apresenta lacunas que não oferecem uma abordagem

de ligação entre áreas, limitando e, até mesmo, dificultando a aprendizagem dos envolvidos com o processo de ensino.

20- Há uma necessidade em realizar mudanças na base curricular. Metodologias didáticas deve integrar o aluno ao mundo contemporâneo, possibilitando que os novos conhecimentos tragam significado na sua vida. Diante disso, analise as sentenças a seguir:

I- O currículo pode ser entendido como os conteúdos e os planos pedagógicos desenvolvidos pelos professores.

II- Podemos dizer que o currículo é entendido como as experiências vividas pelos alunos na escola.

III- Os objetivos não estão inseridos no currículo escolar, pois são avaliados de forma separada.

IV- Podemos dizer que o currículo pode ser elaborado por meio do contexto social em que a escola está inserida.

Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) Somente a sentença IV está correta. b) As sentenças I e III estão corretas. c) As sentenças II e III estão corretas. d) As sentenças I, II, e IV estão corretas.

21- As Diretrizes Parâmetros Curriculares Nacionais definem em seu art. 3º os fundamentos norteadores que devem orientar os projetos pedagógicos desenvolvidos nas instituições de Educação Infantil: Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum.

b) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática.

c) Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.

(10)

d) Princípios Políticos dos Direitos firmar outro paradigma para a própria concepção de Ensino Infantil.

22- Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais o debate sobre a qualidade da educação da criança até 6 anos no Brasil tem uma história. Para situar o atual momento, é necessário rever concepções e recuperar os principais fios dessa história para que a discussão atual possa dialogar com os avanços e as dificuldades anteriores, alcançando um novo patamar nesse processo de múltiplas autorias. Essa contextualização busca contemplar: Diante disso, analise as sentenças a seguir:

I- A concepção de criança e de pedagogia da Educação Infantil.

II- O debate sobre a qualidade da educação em geral e o debate específico no campo da educação da criança de 0 até 6 anos.

III- Os resultados de pesquisas recentes.

IV- A qualidade na perspectiva da legislação e da atuação dos órgãos oficiais do país. Agora assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente a sentença I está correta. b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas. c) As sentenças I, II e III estão corretas. d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

23- As Diretrizes Curriculares Nacionais têm como objetivo, auxiliar no desenvolvimento pleno das crianças, adolescente e jovens. É interessante ressaltar que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica têm por objetivos: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

( )Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

( )A reflexão é a prática exercida em sala de aula que não permite uma ressignificação do conceito do que é ser professor, do papel do aluno, de como elaborar as aulas e de como poderá acontecer aprendizagem.

( )Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais-docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que integram, indistintamente da rede a que pertençam.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F – V – V – F.

b) V – V – F – V. c) V – V – V – V. d) F – F – V – V.

24- O currículo escolar é construído socialmente por meio das relações entre professores, alunos, gestores, administradores, enfim, todas as relações que permeiam o espaço escolar e fora dele. No entanto, a palavra currículo pode ser entendida como as vivências realizadas pela comunidade escolar. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:

I- O currículo deve estar relacionado com a realidade da escola, com os conteúdos trabalhados e com o seu planejamento.

(11)

II- O currículo escolar diz respeito às atividades realizadas somente pelos professores e gestores da escola.

III- Não é necessário desenvolver um currículo escolar baseado na realidade em que a comunidade escolar esteja inserida.

IV- Não podemos entender currículo oculto como as práticas escolares, a rotina do cotidiano e a forma que se encontram estruturadas as salas de aula.

Agora assinale a alternativa CORRETA. a) Somente a sentença I está correta. b) As sentenças I, II, e IV estão corretas. c) As sentenças I, II e III estão corretas. d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

25- A partir de Rousseau surge um novo conceito de infância, pautado na valorização do mundo da criança, bem como um novo projeto educacional, voltado inicialmente à experiência, levando em consideração o desenvolvimento: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Natural e espontâneo da criança, como forma de crítica ao conceito de infância provindo de uma organização pedagógica tradicional.

( )Natural e espontâneo da criança, como forma de crítica ao conceito de infância provindo de uma organização pedagógica tecnicista.

( )O conceito de infância resultante do método pedagógico tradicional traz a ideia de criança como um “adulto em miniatura”,

( )A infância tem maneiras de ver, de pensar e de sentir que lhe são próprias; nada é menos sensato do que querer substituir essas maneiras pelas nossas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F – V – V – F.

b) V – F – F – V. c) F – V – F – V. d) V – F – V – V.

Referências

Documentos relacionados

O exemplo do integralismo brasileiro, no entanto, mostra um retardo temporal entre a inde- pendência política e um esforço intelectual representativo em se construir a nação contra

manter a decisão monocrática impugnada no sentido de determinar que o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais promova estudos, com consequente conclusão, no prazo

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

• Como containers também são componentes um container (janela) pode conter outros containers

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente