• Nenhum resultado encontrado

DIREITO COMERCIAL PROGRAMA 2020/21

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO COMERCIAL PROGRAMA 2020/21"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

D

IREITO

C

OMERCIAL

PROGRAMA 2020/21

ELEMENTOS DA DISCIPLINA

Docência: Prof. Doutor Paulo Olavo Cunha (regente e responsável pelas aulas teóricas), Mestres Francisco Barona, José Marques Estaca e Mariana Viveiros (docentes responsáveis pelas aulas práticas).

Ano Letivo: 2020/2021 | 1.º Semestre | Disciplina Obrigatória

Carga horária: 3h teóricas/semanais e 2,25h práticas/semanais | 6 ECTS Ensino: Aulas teóricas e Aulas práticas

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

O curso destina-se a proporcionar aos alunos da licenciatura em Direito uma primeira abordagem do Direito Comercial e do Mercado, desde a qualificação dos atos que justificam a aplicação do regime comercial; o estudo da empresa e do estabelecimento; os sujeitos de Direito Comercial (desde o comerciante ou empresário individual até às Sociedades Comerciais) o regime específico que lhes é aplicável e as suas contrapartes negociais (os consumidores); os contratos comerciais e os instrumentos comerciais e financeiros; e pretende, em especial, conceder aos alunos o enquadramento da vida comercial e da intervenção dos respetivos sujeitos no mercado.

Mas não esgota a matéria do Direito Comercial em toda a sua extensão e profundidade, deixando espaço para desenvolvimentos característicos de cursos de mestrado e pós-graduação, onde são lecionadas disciplinas sobre Títulos de Crédito e Valores Mobiliários e Insolvência.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Do Direito Comercial ao Direito do Mercado – Atividade comercial, fontes, atos de comércio e contratos comerciais.

Mercado e defesa da Concorrência e Propriedade Industrial. Empresa e estabelecimento comercial.

Sujeitos do Direito Comercial – pessoas singulares, sociedades comerciais, outras entidades personalizadas e consumidores – e respetivo estatuto. Insolvência. Registo, supervisão e foro específicos da atividade comercial.

Contratos comerciais e contratação comercial; aspetos gerais e especificidades. As garantias. Tipos de contratos comerciais (incluindo bancários).

Instrumentos comerciais e financeiros: títulos de crédito; valores mobiliários e meios de pagamento.

(2)

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA DISCIPLINA

A disciplina reveste um caráter formativo, partindo da qualificação da matéria mercantil e – após uma Introdução sobre a atividade comercial, o comércio e a sua evolução e desenvolvimento, com indicação das fontes do Direito Comercial – é perspetivado o mercado onde interagem os respetivos agentes, com recurso a direitos privativos da propriedade industrial.

Depois é analisada e equacionada a empresa e diferenciada do estabelecimento comercial, sendo analisados os sujeitos do Direito Comercial e do Mercado (incluindo os consumidores), que justificam a qualificação dos atos e contratos e estudado o estatuto comum que os caracteriza. Nesta sede é feita referência à situação de crise na empresa (insolvência) e ao registo, supervisão e foro específicos da atividade mercantil.

Em seguida são abordados os principais aspetos dos contratos comerciais e alguns dos seus tipos mais relevantes, para concluirmos nos instrumentos comerciais e financeiros ao dispor de todos os interessados.

Concluído o périplo pela matéria comercial o estudante estará preparado para enfrentar os desenvolvimentos característicos de ramos específicos do Direito Comercial (e do Mercado). O curso prepara os alunos para a vida profissional e constitui enquadramento adequado para o estudo e desenvolvimento de matérias de Direito Comercial que integram planos de formação de pós-licenciatura.

MÉTODO DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO

O ensino da disciplina é baseado em aulas teóricas, de exposição e sistematização da matéria, e em aulas práticas em que é lecionada a matéria com componente prática, para além de serem resolvidos casos práticos.

A avaliação é feita essencialmente nas aulas práticas, implicando a resolução de uma prova escrita, para além do controlo de conhecimentos quotidiano.

No final é realizado um exame escrito, que consiste na resolução de um ou dois casos práticos, sendo o exame oral facultativo (para melhoria de classificação).

Para especificações, vd. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE O MÉTODO DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

O método de ensino, claramente desdobrado em aulas teóricas, de natureza expositiva – mas sem prejuízo de resolução pontual de dúvidas –, e em aulas práticas é o que mais adequadamente permite aos alunos assimilarem a matéria para poderem fazer aplicação prática dos seus conhecimentos.

No percurso feito nas aulas teóricas são concedidas pistas para reflexão, analisados preceitos legais, divulgados casos reais e formuladas interrogações. Mais do que avançar soluções para todas as situações, as preleções visam familiarizar os alunos com uma realidade a que não estão habituados e que é a de um ramo do Direito com uma adaptação dinâmica à realidade do mercado, no qual se movimentam pessoas jurídicas distintas das pessoas singulares (e físicas). O nível de abstração é,

(3)

por isso, elevado, obrigando os alunos a percecionarem a realidade prática do mundo dos negócios e da atividade económica e social em que tais sujeitos se integram e movimentam e estudarem os seus principais contratos e instrumentos.

Na sequência das aulas, os alunos deverão revistar todas as disposições legais citadas e analisadas para se consciencializarem do seu nível de conhecimentos. Depois, guiando-se eventualmente pelos apontamentos que colheram nas aulas, deverão proceder ao estudo da matéria recorrendo a material bibliográfico especificamente preparado para o efeito.

Em paralelo, nas aulas práticas os alunos procurarão complementar o ensino teórico, promover a feitura de trabalhos práticos, como sejam projetos de contratos de sociedade (estatutos), e resolver hipóteses académicas e casos da vida real.

O tipo de ensino, teórico e prático, permitirá ao aluno dispor das ferramentas indispensáveis ao exercício da sua atividade profissional, tornando-o apto a identificar a matéria que requere a aplicação de um regime jurídico especial.

PLANO DE AULAS1

1ª Lição Apresentação da equipa docente. A avaliação de conhecimentos. Elementos de trabalho e indicações de ordem prática.

2ª Lição INTRODUÇÃO – Do Direito Comercial ao Direito do Mercado

1. A atividade comercial e o comércio como objeto do Direito Comercial 2. Evolução histórica do Direito Comercial

3ª e 4ª Lições 3. A questão da (subsistência da) autonomia do Direito Comercial e os efeitos da crise global 4. Fontes

5. A noção de atos de comércio e os modernos contratos comerciais

5ª e 6ª Lições CAPÍTULO I – Concorrência e Propriedade Industrial

6. O mercado e a defesa da concorrência 7. A propriedade industrial

7ª e 8ª Lições CAPÍTULO II – Empresa e estabelecimento comercial

8. A empresa comercial

9. O estabelecimento comercial

9ª e 10ª Lições CAPÍTULO III – Sujeitos do Direito Comercial

10. O acesso à atividade comercial. Pessoas singulares

11. O estabelecimento (mercantil) individual de responsabilidade limitada (EIRL) 12. As sociedades comerciais

11ª Lição 13. Outras entidades personalizadas

14. Os consumidores

(4)

12ª Lição 15. O estatuto (próprio e) comum dos sujeitos de Direito Comercial

13ª Lição 16 Insolvência

14ª Lição 17. Registo, supervisão e foro específicos da atividade comercial

15ª Lição CAPÍTULO IV – Contratos comerciais

18. Contratos comerciais e contratação comercial; aspetos gerais e especificidades

16ª e 17ª Lições 19. Contratos instrumentais dos contratos comerciais: as garantias

20. Contratos comerciais de organização 21. Compra e venda comercial

18ª Lição 22. Representação comercial 23. Mediação 19ª Lição 24. Contratos de distribuição 25. Contrato de transporte 20ª Lição 26. Contrato de seguro

27. Contratos bancários e financeiros

21ª Lição 28. Outros contratos comerciais

22ª Lição CAPÍTULO V – Instrumentos comerciais e financeiros

29. Títulos de crédito em geral

23ª e 24ª Lições 30. Títulos de crédito em especial

25ª Lição 31. Valores mobiliários 26ª Lição 32. Meios de pagamento LEGISLAÇÃO Legislação comercial (2020). BIBLIOGRAFIA SELECIONADA

(5)

E também, para além de outros comentários, monografias, estudos e artigos temáticos, os seguintes comentários e obras gerais2:

ABREU, JORGE MANUEL COUTINHO DE – Curso de Direito Comercial, vol. I (Introdução, Atos de

comércio, Comerciantes, Empresa, Sinais distintivos), 12ª ed., Almedina, Coimbra, 2019.

ANTUNES,JOSÉ AUGUSTO ENGRÁCIA – Direito dos Contratos Comerciais, Almedina, Coimbra, 2009. CORDEIRO, ANTÓNIO MENEZES – Direito Comercial, 4ª ed., Almedina, Coimbra, 2016.

CORREIA, MIGUEL J. A. PUPO – Direito Comercial. Direito da Empresa, 14ª ed. (com a colab. de António José Tomás e Octávio Castelo Paulo), Ediforum, Lisboa, 2018.

GOMES, FÁTIMA – Direito Comercial. Noções Gerais e Regimes Complementares, 2ª ed., Universidade Católica Editora, Lisboa, 2017.

GOMES,MANUEL JANUÁRIO DA COSTA – Contratos Comerciais, Almedina, Coimbra, 2012.

RAMOS, MARIA ELISABETE – Direito Comercial e das Sociedades, Almedina, Coimbra, 2018.

SANTOS, FILIPE CASSIANO DOS – Direito Comercial Português, vol. I, Dos actos de comércio às

empresas: o regime dos contratos e mecanismos comerciais no Direito Português, Coimbra Editora, Coimbra, 2007.

VASCONCELOS, PEDRO PAIS DE – Direito Comercial, vol. I – Parte Geral, Contratos Mercantis, Títulos de

Crédito, Almedina, Coimbra, 2011.

CADERNO DE CASOS PRÁTICOS

Organizado pela equipa da disciplina (docentes responsáveis pelas aulas práticas).

C

ONTACTOS

Paulo Olavo Cunha – poc@lisboa.ucp.pt / poc@vda.pt Francisco Barona – fb@slcm.pt

José Marques Estaca – jose.estaca@gmail.com Mariana Ferraz Viveiros – tmffv@hotmail.com

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem por objetivo analisar os livros didáticos de Química do Ensino Médio disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a fim de

O mundo convocado é o das solenidades institucionais, o do oficialismo, de que de alguma maneira parecia termos saído no 25 de Abril, com todos os aspectos aparentes de

 Etiqueta auto-adesiva com código de barras na cor branca, superfície ultralisa, em material denominado transtherm-c2075 (papel específico para impressão por

Três variáveis ganharam destaques na comparação: saúde mental, vitalidade e função física, no qual os participantes que praticavam algum tipo de exercício

Em outro aspecto, a intoxicação exógena por psicofármacos foi abordada como o método mais utilizado nas tentativas de suicídio, sendo responsável por 33,3% do total de

A importância das fôrmas e do vibrador na concretagem: Para as cintas de amarração 12x20cm foram utilizadas fôrmas com tábuas de 0,30cm; quando estão prontas

1 As mesmas 60 mil caixas de açúcar custam no Brasil, conforme a citada compra, aproximadamente as 35 toneladas de ouro que a Companhia das Índias Ocidentais poderá pagar, em

Foram feitas avaliações de desgaste da ferramenta em número de furações para verificação do tempo de vida útil dessas brocas, além de análises