• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FÍSICO EM PACIENTES CARDIOPATAS COM O USO DE PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NAS VIAS AÉREAS (CPAP)

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: FISIOTERAPIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CARLOS HENRIQUE FREITAS, CAROLINE DE SOUZA ALMEIDA, LUANA DE OLIVEIRA, MAIRA DE LARA CECILIO

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): EDUARDO VICTOR PIANCA ORIENTADOR(ES):

(2)

A insuficiência cardíaca (IC) caracteriza-se por anormalidade da função cardíaca levando o coração a incapacidade de bombear sangue, causando insuficiências para suprir as necessidades metabólicas dos órgãos e tecidos. (STEFANO et al., 2011). O uso de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), na IC, é recomendado, pois promove uma melhora na troca gasosa e adequação do músculo cardíaco, segundo a II Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Aguda (MONTERA et al.,2009). Essa pesquisa pretende demonstrar através de uma revisão bibliográfica, os benefícios do uso do CPAP durante o treino aeróbio em cardiopatas. Sabe-se que os mesmos têm capacidade funcional e qualidade de vida diminuída. A pressão positiva auxilia no aumento das trocas gasosas nos alvéolos pulmonares, aumenta a oxigenação da musculatura cardíaca e por consequência melhora o desempenho funcional (BUSSONI, 2011). Segundo REIS et al (2014), exercícios de alta intensidade promovem a distribuição do fluxo sanguíneo da musculatura periférica para a musculatura ventilatória ocasionando a fadiga precoce. A associação da ventilação ao exercício físico ameniza o trabalho da musculatura ventilatória tendo a diminuição da fadiga. Os estudos de STEFANO et al (2011), demonstram que a IC é um dos mais importantes desafios clínicos da área da saúde. Representa a principal causa de internação no SUS, em indivíduos com mais de sessenta e cinco anos de idade. A busca dos artigos para a revisão bibliográfica foi realizada nas bases de dados científicas: Bireme, Lilacs, MedLine, PubMed, Scielo e SCI-HUB. Os artigos foram procurados e selecionados com as palavras chave: consumo de oxigênio, CPAP, pressão positiva, respiração com pressão positiva, tolerância ao exercício físico, ventilação física e ventilação não invasiva.

(3)

4

2. INTRODUÇÃO

A insuficiência cardíaca (ICC) caracteriza-se por anormalidade da função cardíaca levando o coração a incapacidade de bombear sangue, causando insuficiências para suprir as necessidades metabólicas dos órgãos e tecidos. (STEFANO et al., 2011).

O uso de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), na ICC, é recomendado, pois promove uma melhora na troca gasosa e adequação do músculo cardíaco, segundo a II Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Aguda (MONTERA et al.,2009)

O presente Projeto traz a proposta de realizar uma revisão literária dos artigos disponíveis nas bases cientificas: Bireme, Lilacs, MedLine, PubMed, Scielo e SCI-HUB. Tendo como objetivo avaliar os efeitos do uso do CPAP durante treinamento físico de cardiopatas.

(4)

1.1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Este trabalho tem como objetivo revisar a literatura afim de avaliar os efeitos benéficos da pressão positiva contínua durante o treino físico de pacientes

cardiopatas.

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 Avaliar os resultados obtidos no teste de caminhada de seis minutos;

 Avaliar os sinais vitais (frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão

arterial e SpO2).

 Avaliar os resultados obtidos na Escala de BORG;

 Avaliar os resultados obtidos no Questionário de Qualidade de Vida de

(5)

6

4. METODOLOGIA

A busca dos artigos para a revisão bibliográfica desse Projeto de Pesquisa foi realizada nas bases de dados científicas: Bireme, Lilacs, MedLine, PubMed, Scielo e SCI-HUB.

Os artigos foram procurados e selecionados com as palavras chave: consumo de oxigênio, CPAP, pressão positiva, respiração com pressão positiva, tolerância ao exercício físico, ventilação física e ventilação não invasiva.

Ao todo selecionamos previamente vinte e cinco artigos, dos quais pretendemos utiliza-los para elaborar este trabalho. No decorrer da pesquisa, poderão ser incluídos ou excluídos artigos conforme a necessidade.

Também foram utilizados como fonte de pesquisa, livros de fisiologia cardíaca, fisioterapia na reabilitação cardíaca e ventilação mecânica.

Ficou estipulado que no último final de semana de cada mês, do período em que ocorrerá a pesquisa, ocorrerá uma reunião com os pesquisadores, onde serão discutidos o progresso da pesquisa. Caso sejam apontadas dificuldades, o grupo se responsabilizará em encontrar soluções.

Além disso, foi criado um grupo em um comunicador instantâneo (WhatsApp), que servirá como canal de comunicação e compartilhamento de informações, entre os pesquisadores.

(6)

O CPAP é um aparelho de ventilação mecânica não invasiva por pressão positiva, que tem por objetivo manter o fluxo aéreo permanente, mantendo as vias aéreas abertas, permitindo assim melhor perfusão do oxigênio nos alvéolos (AZEREDO, 1994). Ele promove uma pressão positiva nas vias aéreas tanto na inspiração quanto na expiração o que mantem as vias áreas abertas, proporcionando assim diminuição do trabalho respiratório (BUSSONI, 2011).

De um modo geral, o CPAP proporciona um fluxo adequado à demanda inspiratória, que deve ser superior ao fluxo inspiratório máximo ou aproximadamente quatro vezes o seu volume por minuto, com a finalidade de não despressurizar o sistema (REGENGA, 2011).

Segundo o III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica, recomenda-se o uso do valor mínimo de 10cmH20 para garantir os benefícios hemodinâmicos e ventilatórios do CPAP (SCHETTINO et al., 2007).

A insuficiência cardíaca é uma síndrome caracterizada por qualquer anormalidade da função cardíaca levando a incapacidade do coração em bombear sangue suficiente para atender as necessidades metabólicas de diversos órgãos e tecidos (SIMÕES et al., 2005).

Segundo BRAUNWALD (2003), a insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração em adequar sua ejeção às necessidades metabólicas do organismo, ou fazê-la somente através de elevadas pressões de enchimento.

(7)

8

6. RESULTADOS

Segundo BUSSONI (2011), a insuficiência cardíaca está associada a um índice de 80% de mortalidade após cinco anos dos primeiros sintomas de descompensacão. O tratamento atual tem como objetivos reduzir os sintomas, impedir a progressão da lesão miocárdica e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.

Os estudos de STEFANO et al (2011), demonstram que a insuficiência cardíaca é um dos mais importantes desafios clínicos da área da saúde. Representa a principal causa de internação no Sistema Único de Saúde (SUS), em indivíduos com mais de sessenta e cinco anos de idade. É um problema em progressão em decorrência do aumento na expectativa de vida da população e da maior efetividade dos novos fármacos para o tratamento que prolongam a vida.

Segundo o DATASUS, há no Brasil cerca de dois milhões de pacientes com insuficiência cardíaca, sendo diagnosticados 240 mil casos por ano. Em 2025 estima se que 30 milhões de habitantes sejam idosos, aumentando ainda mais as chances de novos casos de insuficiência cardíaca.

A ventilação não invasiva (VNI) melhora a capacidade respiratória devido à troca gasosa, ocorrendo também à diminuição de dispneia, aumento da oxigenação arterial e melhora da tolerância ao exercício (SILVA et al., 2014).

Segundo REIS et al (2014), exercícios de alta intensidade promovem a distribuição do fluxo sanguíneo da musculatura periférica para a musculatura ventilatória ocasionando a fadiga precoce. A associação da ventilação ao exercício físico ameniza o trabalho da musculatura ventilatória tendo a diminuição da fadiga.

O uso da pressão positiva em pacientes cardiopatas torna se importante, pois o mesmo favorece a pressão intratorácica e por consequência a pré e pós-carga do ventrículo esquerdo, fazendo com que o coração exerça sua função adequadamente (COSTA et al., 2010).

(8)

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o treinamento físico ocorre a melhora das trocas gasosas devido ao fortalecimento da musculatura respiratória. Nos pacientes cardiopatas, o treinamento físico traz benefícios como: ajuda a reverter à disfunção, aumenta o consumo de oxigênio e a potência aeróbica máxima e melhora a capacidade oxidava (FRANÇA et al., 2015).

O treinamento físico promove a qualidade de vida dos pacientes cardiopatas, uma vez que os tornam mais independentes para realizarem suas atividades de vida diárias. Além disso, diminuem custos de interações e o risco de morte.

(9)

10

8. REFERÊNCIAS

1. AZEREDO, C. A. C. Ventilação Mecânica – Invasiva e Não Invasiva. Rio de Janeiro: Revinter, 1994.

2. BRAUNWALD, Eugene. Tratado de medicina cardiovascular. 6. ed. São Paulo: Roca, 2003.

3. BUSSONI, Márjory Fernanda. Efeito agudo de CPAP na função diastólica ventricular e na capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca. 2011. 86 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista,

Faculdade de Medicina de Botucatu, 2011. Disponível em:

<http://hdl.handle.net/11449/92151>. Acesso em: 18 mar. 2016.

4. COSTA, Murillo Frazão de Lima e; BARROS, Matheus Pires de; LIMA, José Hariston Morais. O impacto do CPAP na reabilitação cardíaca de pacientes com ICC: relato de caso. Arq. Bras. Cardiologia, São Paulo, v. 95, n. 1, p.

e7-e9, Jul 2010. Disponível em: <

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2010001100023>. Acesso em: 18 mar. 2016.

5. FRANÇA, Naiara Costa et al. Efeitos do treinamento muscular inspiratório associado ao aeróbico na capacidade funcional em paciente com insuficiência cardíaca crônica: relato de caso. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 5, n. 2, 2015. Disponível em <https://sci-hub.io/>. Acesso em 12 Mar. 2016.

6. MONTERA, Marcelo et al. II Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Aguda. Arq. Bras. Cardiologia, São Paulo, v. 93, n. 3, supl. 3, p. 2-65, 2009.

Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2009001900001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 12 Mar. 2016.

7. REGENGA, Marisa. Fisioterapia em Cardiologia - Da Unidade de Terapia Intensiva à Reabilitação. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

8. REIS, Hugo V. et al . Impacto da CPAP sobre a tolerância ao exercício físico e a modulação simpatovagal de pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Braz. J. Phys. Ther., São Carlos , v. 18, n. 3, p. 218-227, Jun 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552014000300218&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 Mar. 2016.

(10)

9. SCHETTINO, Guilherme P. P. et al . Ventilação mecânica não invasiva com pressão positiva. J. bras. pneumol., São Paulo, v. 33, supl. 2, p.

92-105, Jul 2007. Disponível em: <

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132007000800004>. Acesso em 10 Mar. 2016.

10. SILVA, Kécila Mothé et al. Ventilação não-invasiva associada ao treinamento físico em indivíduos saudáveis: ensaio clínico randomizado. Perspectivas OnLine 2007-2010, v. 3, n. 10, 2014. Disponível em: <https://sci-hub.io/>. Acesso em 12 Mar. 2016.

11. SIMÕES MV, MARQUES F O” connell JR Diagnósticos e avaliações

prognósticas da insuficiência cardíaca. IN:Nobre F Serrano CAJ, editors tratado de cardiologia-SOCESP.1.ed São Paulo; Manole,2005.p 750.61

12. STEFANO, Denise Di; Zonta, Maíra Bruno. Aplicação de pressão positiva na insuficiência cardíaca: uma revisão bibliográfica. 2011. 26 f. Dissertação (monografia) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de

Ribeirão Preto, 2011. Disponível em:

<http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/ses-22382#>. Acesso em 12 Mar. 2016.

Referências

Documentos relacionados

egyetlen kifejezés kedvéért. Minden felfedezése helyességét igazolta, bár senki sem akarta elfogadni. Azt még elviselte, hogy tudós kollégái nem értenek vele

Neste artigo, trataremos acerca da utilização da pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP) na sala de parto, visto que diversos artigos, estudos e autores nos apresentam

O objetivo do estudo foi de verificar a necessidade de manutenção da Pressão Expiratória Positiva Final (PEEP) acima de 8 cm H 2 O, de acordo com os achados

Requer a concessão de tutela antecipada recursal para determinar que o Município de Manaus se abstenha de proceder a nomeação e posse dos canditatos aprovados

Estas séries não podem ser classificadas ainda como experiências transmidiáticas ou mesmo como transgaming, pois as mecânicas de ambos os jogos não se entrelaçavam e se

O Sistema de navegação Toyota Touch2&amp;GO é a atualização ideal para a sua Hilux que está equipada com o sistema multimédia Toyota Touch 2. Este sistema integra-se com

No presente estudo, objetivou-se averiguar se medidas seriadas do índice prognóstico APACHE II ofereceriam uma capacidade de discriminação mais acurada sobre o desfecho dos pacientes

Preparação da bateria para utilização (calibração da bateria) Antes de utilizar a bateria pela primeira vez, o circuito integrado Smart Battery existente na bateria deve ser