• Nenhum resultado encontrado

Estado do Amazonas Poder Judiciário Gabinete do Desembargador Aristóteles Lima Thury

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estado do Amazonas Poder Judiciário Gabinete do Desembargador Aristóteles Lima Thury"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Gabinete do Desembargador Aristóteles Lima Thury

Decisão Monocrática n.º 012/2013.

Autos: 4000733-90.2012.8.04.0000. Órgão: Terceira Câmara Cível.

Relator: Desembargador Aristóteles Lima Thury. Classe: Agravo de Instrumento.

Vara de Origem: 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal. Agravante: Ministério Público do Estado do Amazonas. Promotora: Dra. Cláudia Maria Raposo da Câmara Coêlho.

Agravado: Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração,

Município de Manaus.

Agravado: Município de Manaus.

Procurador do Município: Dr. Marcos Ricardo Herszon Cavalcanti,

OAB/AM 2.324.

AGRAVO DE INSTRUMENTO – PEDIDO

DE RECONSIDERAÇÃO -

IRREGULARIDADES INSUFICIENTES A ENSEJAR A SUSPENSÃO DO CONCURSO PÚBLICO - APLICAÇÃO DO PRINCIPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O

PARTICULAR - DECISÃO

RECONSIDERADA.

Vistos e etc...

Tratam os presentes autos de Agravo de Instrumento interposto por Ministério Público do Estado do Amazonas, inconformado com o teor da decisão acostada às fls. 29 dos presentes autos, proferida pelo Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal, nos autos de Ação Civil Pública de nº 0706375-68.2012.8.04.0001, que indeferiu o petitório ministerial colacionado às fls. 163/176 por entender que se cuidava de pedido de aditamento da inicial, bem como determinou seu desentranhamento dos autos principais.

(2)

Gabinete do Desembargador Aristóteles Lima Thury

O Agravante, em suas razões recursais de fls. 01/28, alega que houve equivoco do magistrado primevo em seu

decisum, uma vez que indeferiu o petitório acostado às fls. 163/176,

entendendo tratar-se de pedido de aditamento da inicial, enquanto, na realidade, o petitório possui natureza cautelar incidental.

Salienta que na hipótese de que fosse um pedido de aditamento, seria incabível o indeferimento de plano antes da manifestação do réu, uma vez que apenas não se admite alteração ao pedido inicial após o saneamento do processo, conforme estabelece o artigo 321 do CPC, ainda que ocorra a anuência dos réus.

Aduz que o magistrado de piso não observou a regra contida no artigo 462 do Diploma Processual Civil ao determinar o desentranhamento das peças dos autos principais.

Ademais, defende que as irregularidades do certame fizeram com que dezenas de canditatos fossem tolhidos no exercício do direito à livre acessibilidade aos cargos públicos, uma vez que essas irregularidades consistiram em: (i) insuficiência de cadernos de provas a todos os canditatos ao cargo de Assistente Administrativo; (ii) não preparo da prova ao cargo de Laçador nível fundamental; (iii) repetição de questões idênticas em provas para cargos distintos e com nível de escolaridade diferente; (iv) elaboração de questões em total desacordo com o que previa o conteúdo programático do edital; (v) repetição, na prova para o cargo de Especialista em Saúde Médico Pediatra, de 36 (trinta e seis) questões consecutivamente gabaritadas com a letra "A", representando mais de 50% (cinquenta por cento) das questões da prova com essa alternativa; (vi) aprovação para o cargo de Especialista em Saúde Cirurgião Dentista Geral da Presidente da Comissão de Seleção, Sra. Lay Taciana Barbosa da Silva, a qual era responsável por analisar as propostas e decidir pela escolha da instituição organizadora dos concursos, conforme pode-se verificar por meio da Portaria n.º 470/2011/SEMAD; entre outras irregularidades.

(3)

Gabinete do Desembargador Aristóteles Lima Thury

Requer a concessão de tutela antecipada recursal para determinar que o Município de Manaus se abstenha de proceder a nomeação e posse dos canditatos aprovados até o provimento final na Ação Civil Pública, sob pena de R$10.000,00 (dez mil reais) para cada nomeação, em face do perigo de dano irreversível ao Município de Manaus, aos próprios aprovados e à sociedade, bem como diante da nulidade absoluta dos concursos públicos regidos Editais n.º 007 e 008/2012 Prefeitura de Manaus.

Pede, alternativamente, que em caso de não acolhimento total do pedido, seja suspensa as nomeações e posses referente às provas para os cargos que houveram irregularidades na elaboração e/ou aplicação das provas.

Ao fim, requer seja dado provimento ao recurso interposto, reformando-se a decisão guerreada e confirmando o pedido de tutela antecipada recursal.

Colacionou documentos às fls. 29/191.

Às fls. 192, acautelei-me quanto ao pedido de liminar, determinei a notificação das autoridades coatoras e informações do juízo primevo.

Às fls. 202/213, a Agravada CETRO Concursos Públicos, Consultoria e Administração aduz em suas contrarrazões a possibilidade de danos irreparáveis ao interesse público em caso da concessão da tutela recursal.

Assevera que é irrefragável a necessidade de manter os trabalhos já realizados pela Prefeitura de Manaus e a consequente efetivação do acordo que previa a substituição imediata dos funcionários contratados em regime temporário, por funcionarios efetivos, regularmente aprovados nos concurso de Edital n.º 007 e 008/2012.

Aduz que a petição indeferida pelo magistrado a quo não traz nenhum fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito, bem como alega que nenhum membro da empresa

(4)

Gabinete do Desembargador Aristóteles Lima Thury

organizadora do certame participou de qualquer concurso público realizado pela Prefeitura de Manaus, assim como não fez parte da comissão de seleção do concurso.

Além disso, refuta a existência de fraude que justifique a anulação do certame e destaca que é necessário observar a primazia do interesse público sobre o interesse privado.

Requer, no fim, seja negado provimento ao recurso de Agravo de Instrumento.

Acosta procuração às fls. 214, contrato social às fls. 215/231, substabelecimento às fls. 235, e documentos ás fls. 232/234.

O Município de Manaus, em suas

contrarrazões às fls. 238/250, alega preliminarmente a ausência de certidão de intimação e, no mérito, aduz a impossibilidade de aditamento à inicial após a citação do requerido em respeito à estabilidade processual.

Ao fim, pede que seja negado provimento ao Agravo de Instrumento.

Instado a se manifestar, o Graduado Órgão Ministerial às fls. 263/273, pugna pelo conhecimento e parcial provimento do recurso interposto.

Às fls. 274/282, concedi a tutela antecipada recursal, no fito de suspender o certame até a apuração das irregularidades na Ação Civil Pública, determinando que a municipalidade se abstivesse de proceder a nomeação e posse dos candidatos aprovados até o provimento final da ação originária.

Às fls. 301/341, o Município de Manaus ingressou com pedido de reconsideração da decisão monocrática de fls.274/282, informando a existência de gravames imensuráveis às necessidades essênciais à saúde da população, uma vez que a municipalidade carece de profissionais na área.

(5)

Gabinete do Desembargador Aristóteles Lima Thury

Vieram-me os autos em conclusão. Eis o relato do essencial.

Decido.

Compulsando os autos, verifico pedido de reconsideração do Agravado com relação ao decisum de fls.274/282, por entender que a suspensão do certame está acarretando imensuráveis prejuízos às atividades essênciais à saúde da população, com a perda dos recursos destinados ao aperfeiçoamento destas atividades.

Nesse ponto, após um exame mais apurado da prova carreadas aos autos, entendo que o presente pedido de reconsideração merece agasalho.

Num juízo de cognição sumária, entendi necessária a suspensão do Concurso Público regidos pelos Editais n.º 007 e 008/2012 no intuito de resguardar a regularidade e lisura do certame, em observância aos Princípios basilares que norteiam a Administração Pública.

Contudo, o Município de Manaus

demonstrou a superficialidade das alegações expendidas pelo Agravante, na medida em que não podem ser tomadas como parâmetro para suspender um Concurso Público que visa o provimento de vagas de profissionais da área da saúde, objetivando uma melhoria para qualidade de vida para população manauara.

Assim, ressalto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Particular, o qual deve ser observado no presente caso, uma vez que a pretensão do Município é minimizar uma carência evidente na rede pública, que é a saúde pública.

Nesse contexto, o ilustre doutrinador Celso Antonio Bandeira de Melo caracterizou a Supremacia do Interesse Público sobre o Particular como "verdadeiro axioma reconhecível no

moderno Direito Público. Proclama a superioridade do interesse da coletividade, firmando a prevalência dele sobre o do particular, como condição, até mesmo, da sobrevivência e asseguramento deste último." (in

Curso de Direito Administrativo. 23ª ed. São Paulo: Malheiros, 2007.)

Dessa maneira, patente está a

necessidade em contratação de novos servidores para suprir a necessidade da população, principalmente no que pertine a um serviço essencial a ser prestado pelo Poder Público.

(6)

Gabinete do Desembargador Aristóteles Lima Thury

Além disso, verifico a

desproporcionalidade da medida adotada na decisão que reconsidero, pois embora exista irregularidades a serem apuradas, estas não são capazes de macular o certame por completo, uma vez que muitos candidatos estudaram visando sua aprovação no referido certame e conseguiram após muita dedicação, não sendo cabível a suspensão do certame sob pena de prejudica-los em detrimento da minoria que busca a apuração dos vícios apontados.

Sendo assim, entendo ser possível a nomeação e posse dos aprovados até a apuração das irregularidades apontadas, pois havendo tais vícios, a nulidade incidirá sobre o ato que se encontra eivado de vícios, não prejudicando aos demais.

Ante o exposto, forte nas razões expendidas, retromarcho da decisão de fls.274/282, abrindo a possibilidade à municipalidade proceder a nomeação e posse dos candidatos aprovados.

À Secretaria para providências.

Manaus, 21/01/2013.

Desembargador Aristóteles Lima Thury Relator

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

aperfeiçoe sua prática docente. Nesse contexto, a implementação da política afeta os docentes na práxis do cotidiano escolar.. Os dados revelam que a Política de Bonificação

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de