• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: MICROBIOLOGIA DE AMBIENTES: IDENTIFICANDO A PRESENÇA DE FUNGOS ANEMÓFILOS EM AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: BIOMEDICINA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): LARISSA APARECIDA MOREIRA, SÍLVIA CAROLINE BATISTA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ALINE GRITTI RODRIGUES, JOYCE BEIRA MIRANDA DA SILVA, LUIS HENRIQUE ROMANO

(2)

1 Resumo

O ar que respiramos contém uma diversidade de gêneros e espécies fúngicas. Esse tipo de microrganismo pode, na maioria das vezes, não ocasionar patologias em indivíduos saudáveis, entretanto podem ocasionar lesões quando inalados ou inoculados em lesões teciduais, principalmente em indivíduos imunocomprometidos. Neste estudo, objetivou-se a coleta de amostras fúngicas do ar de ambientes internos e externos por sedimentação passiva, utilizando para essa técnica placas de petri contento meio Agar sabouraud (ASD). A caracterização das colônias obtidas foi realizada através da visualização da macromorfologia e da microscopia óptica das amostras obtidas. Foram identificadas colônias de Aspergillus sp e possivelmente colônias de Penicillium sp e Cladosporium sp. A relevância dos resultados obtidos são confrontados com a literatura atual, onde os casos de patologias associadas aos fungos anemófilos em imunocomprometidos estão relacionadas com a qualidade do ar de ambientes.

Introdução

O mundo é microbiano. Partindo desta premissa, pode-se esclarecer que temos microrganismos em todos os locais, inclusive no ar. No ar são encontrados esporos de fungos, bactérias e vários outros tipos de microrganismos. Na maioria das vezes as espécies encontradas no ar não são patogênicas, porém quando o sistema imunológico do individuo esta deprimido, podem ocorrer patologias decorrentes das partículas aéreas (TORTORA, FUNKE E CASE, 2012).

Os fungos são classificados como seres heterotróficos e eucarióticos, encontrados nos mais variados habitats terrestres, como o ar, solo, água, animais, matérias em decomposição. Podem ser divididos em dois grupos: os filamentosos, fungos com características pluricelulares, com presença de hifas, septadas ou não, e os leveduriformes, fungos unicelulares (ZAITZ, RUIZ E SOUZA, 2004).

Grande parte das infecções respiratórias decorrentes em seres humanos são adquiridas através da inalação de microparticulas aerossóis, dispersas no ar ambiente. Nesse ambiente os fungos são classificados como anemófilos, utilizando esse habitat para que ocorra a dispersão de seus esporos (CARMO et al., 2007; ANVISA, 2004; ANDRADE et al., 2015).

(3)

2

Em estudos feitos por COSTA e MACHADO (2015) foram encontrados e isolados 4 gêneros de fungos anemófilos em uma creche pública, evidenciando a predominância do gênero Aspergillus, Cladosporium e Penicillium. Dados como este ressaltam a importância do estudo microbiológico do ar ambiente em locais internos, sendo que em creches, os usuários possuem um sistema imune ainda imaturo, desta maneira, mais susceptíveis a doenças ocasionadas pela inalação de esporos aéreos.

CARMO et al., 2007 desenvolveu um trabalho semelhante aplicado a uma unidade de terapia intensiva, analisando vários ambientes hospitalares quanto a variedade microbiológica de fungos em cada um deles, a predominância também foi de Aspergillus e Penicillium, além de serem descritos outros fungos como por exemplo Micelia sterilia, Curvularia sp, Fusarium sp, entre outros. Levando em consideração o ambiente hospitalar observa-se a importância da pesquisa da microbiologia fúngica do ar para melhorar o cuidado e prognóstico do paciente (MOTA et al., 2014).

Neste estudo, objetivou-se a observação da variedade de fungos anemófilos presentes em ambientes internos e externos, considerando ambiente interno aquele que possui delimitação física como paredes, tetos e janelas, sendo escolhido para representar este o ambiente do banheiro, próximo ao vaso sanitário, uma vez que possui características que propiciam o desenvolvimento de fungos, e como ambiente externo locais sem delimitação física, como a área de estacionamento, ambos ambientes localizados no UNIFIA, na cidade de Amparo – SP, para análise da composição fúngica aérea destes locais.

Objetivos

Evidenciar na prática a biodiversidade microbiológica fúngica presente no ar ambiente, tanto interno quanto externo, objetivando-se a coleta de amostras do ar e identificar espécies fúngicas de interesse médico.

Metodologia

A obtenção das amostras foi realizada em placas de petri contendo meio ágar Sabouraud (ASD) - composto por caseína (5g/L), extrato de levedura (25g/L), dextrose (1g/L) e Agar (15g/L), com pH de 5,6 (±2), o meio foi confeccionado no

(4)

3

laboratório de microbiologia do Centro Universitário Amparense (UNIFIA) -, utilizando a técnica de sedimentação passiva, expondo a placa de petri por 5 minutos. Após a exposição ao ar ambiente, a placa foi fechada e estocada em estufa microbiológica por 07 dias em temperatura de 25ºC (VERMELHO et al., 2006).

A cultura pura foi obtida através da deposição de uma pequena quantidade de material fúngico em placa de petri esterelizada contendo o meio ASD. Além do método de deposição dos fungos, utilizou-se a técnica de esgotamento por estrias, ocorrendo um crescimento fúngico mais satisfatório e esparso. Todo o processo ocorreu em área estéril de câmara de fluxo laminar. Após crescimento em estufa por 72 horas, as placas foram armazenadas em refrigerador a 4ºC (BARBOSA, TORRES E FURLANETO, 2010; ANVISA, 2004).

A identificação do fungo obtido foi realizada através de microscopia óptica com a utilização do corante azul de metila na lâmina contendo o material fúngico, além da observação das características macroscópicas das colônias (LACAZ et al., 1998).

Desenvolvimento

Os meios de cultura se caracterizam como substrato fornecedor de nutrientes para o crescimento de microrganismos de laboratório. O meio Agar sabouraud Dextrose (ASD), é considerado um meio complexo, e é um dos meios mais utilizados para o crescimento fúngico devido as suas características químicas, como o pH próximo a 5,6 e a fonte de carbono e nitrogênio, encontrados na dextrose e caseína que o compõe.

Neste estudo, utilizaram-se meios de culturas ASD estéreis para a obtenção de amostras fúngicas presentes no ar, buscando obter esporos e demais estruturas de fungos anemófilos. Para isso, as placas foram expostas ao ar ambiente por cinco minutos, sendo posteriormente fechadas e armazenadas em estufa de crescimento microbiológico, em temperatura ambiente, próximo aos 25ºC, por sete dias.

Os locais escolhidos para a exposição das placas foram os banheiros próximos aos sanitários como ambiente interno por possuir delimitações físicas, e optou-se pela exposição de placas de petri com ASD na área de estacionamento, ambientes caracterizados como externos – sem delimitações físicas. Todos os locais de exposição das placas se encontram localizados no campus do Centro Universitário Amparense – UNIFIA.

(5)

4

As placas foram observadas macroscopicamente após 7 e 14 dias posteriormente a sua exposição ao ar ambiente, enfatizando que nos 7 primeiros dias o crescimento fúngico foi lento (figura 1 - A) e após 14 dias do dia de abertura das placas foi possível a visualização de colônias fúngicas mais satisfatórias (figura 1 - B).

Figura 1: A) Crescimento fúngico após 7 dias de exposição. B) Crescimento

Fúngico após 14 dias de exposição.

Fonte: Autores.

Observou-se que nas placas expostas no meio interno, o crescimento fúngico foi mais satisfatório, caracterizado por uma maior numero de colônias formadas, quando comparadas as placas expostas no meio externo, como visualiza – se nas figuras 2 e 3, respectivamente.

Figura 2: Crescimento fúngico respectivo ao meio interno, apresentando frente e

verso da placa de petri com ASD.

Fonte: Autores.

(6)

5 Figura 3: Crescimento fúngico respectivo ao meio externo, apresentando frente e

verso da placa de petri com ASD.

Fonte: Autores.

A cultura pura foi realizada em amostra oriunda do ar ambiente interno, uma vez que essa placa apresentou sinais de inibição de crescimento de outros fungos, isolando dois tipos de fungos, um com coloração marrom-esverdeada, e outra com coloração branca-rósea. Este tipo de técnica permite o isolamento de apenas um microrganismo em um meio de cultura, tendo como principio de que apenas uma célula microbiana quando isolada em um meio que favoreça seu crescimento, tende a se reproduzir e formar grupamentos semelhantes a si, as chamadas colônias (Figura 4).

Figura 4: A) representando a placa obtida após exposição ao ar ambiente interno

com presença de várias colônias. B) isolamento do fungo com coloração braça/rósea. C) isolamento do fungo com coloração marrom/esverdeada.

Fonte: Autores.

(7)

6

Para realizar a identificação do fungo filamentoso, utilizam-se tanto as características macromorfológicas quanto as microscópicas. Para a visualização das características microscópicas, deposita-se pequena quantidade do material fúngico mais superficial - devido a presença dos esporos de reprodução se encontrarem nesse local-, em lâmina com uma gota do corante azul de metila (Figura 5), observando os resultados em microscópio óptico (Figura 6).

Figura 5: Lâminas preparadas para visualização em microscópio.

Fonte: Autores.

Figura 6: Lâminas em visualização microscópica.

Fonte: Autores.

Resultados

Segundo ANDRADE et al. (2015), existem fatores que influenciam na quantidade de material fúngico no ar atmosférico, um desses fatores é a temperatura, sendo que em temperaturas baixas, a quantidade desse material é reduzido. No ato da coleta, a temperatura do ambiente externo era de aproximadamente 14ºC, sendo que no ambiente interno, essa temperatura teve um pequeno aumento, propiciando maior quantidade de material fúngico, como pode se observar na comparação das figuras 2 e 3.

As características macromorfológica das colônias obtidas permitiram identificar a presença de vários gêneros fúngicos, uma vez que as colônias apresentaram

(8)

7

diferenças de colorações, textura e tamanho. As colônias que apresentaram crescimento aveludadas condizem com fungos filamentosos, enquanto as colônias com crescimento leitoso e esbranquiçados condizem com fungos leveduriformes, conforme a figura 7 (VERMELHO et al., 2006).

Figura 7: Seta A: indica colônias aveludadas; Seta B: indica colônia leitosa e

esbranquiçada.

Fonte: Autores.

A identificação por microscopia óptica permitiu a identificação da estrutura de reprodução, bem como a visualização de hifas septadas. A estrutura de reprodução encontrada condiz com a estrutura de fungos do gênero Aspergillus sp. Esse gênero foi descrito como um dos mais abundantes em pesquisas realizadas para a identificar a presença de fungos patogênicos no ar. (BELMIRO, 2012; CARMO et al., 2007; COSTA E MACHADO, 2015).

A patologia ocasionada por fungos do gênero Aspergillus sp é chamada de Aspergilose, caracterizada pela colonização desse fungo no pulmão podendo atingir o sistema nervoso. Essa patologia é mais representativa em pacientes imunocomprometidos, salientando assim a melhora da qualidade do ar, principalmente em ambientes climatizados, como as unidades de terapia intensiva. (MOTA et al., 2014; SILVA, 2010; SILVA et al., 2013).

Outro microrganismo que possivelmente foi identificado foi um gênero de Penicillium, a obtenção de colônias marro-esverdeadas, bem como a presença de hifas septadas foram confrontadas com a literatura. Os fungos desse gênero são utilizados para a industria, como na produção de fármacos (penicilina), porém, este fungo vem sendo associado a patologias respiratórias em pacientes

(9)

8

imunocomprometidos através da inalação de esporos. (TORTORA, FUNKE, CASE, 2012; ZAITZ, RUIZ, SOUZA, 2004; SILVA, 2010).

Além de fungos identificados como Aspergillus e Penicillium, foi encontrado um fungo com características de Cladosporium, apresentando coloração acastanhada, devido à presença de melanina na sua composição, e na visão do reverso da placa coloração acastanhada-azulada. Esse gênero fúngico é abundante no ar ambiente, é responsável por infecções alérgicas e, em grandes quantidades, pode causar complicações respiratórias, podendo ocasionar agravo de pneumonias. (MENEZES, PÉREZ, LIMA, 2017).

Uma placa de petri apresentou um halo de inibição visível (Figura 8), em torno de um fungo que apresenta hifas septadas e conídios ovóides e elipsóides.Sabe-se que algumas espécies fúngicas são capazes de produzir micotoxinas com características para a inibição de crescimento bacteriano, porém o halo de inibição foi gerado em placa colonizada com outras amostras fúngicas. (TORTORA, FUNKE E CASE, 2012).

Figura 8: identificação do halo de inibição.

Fonte: Autores

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados desse trabalho corroboram com a literatura, que relata o ar como ambiente composto por uma diversidade microbiológica vasta, desta maneira, através deste estudo, pode-se verificar a presença de uma grande variedade fúngica, mesmo com características adversas de tempo, como a temperatura. Os fungos dispersos no ar, não causam patologias em indivíduos saudáveis, entretanto em indivíduos com o sistema imune debilitado estão susceptíveis as patologias ocasionadas por estes fungos. O estudo da microbiota aérea é indispensável,

(10)

9

principalmente em ambiente hospitalar, com a finalidade de adotar medidas que reduzam as probabilidades de infecções dos internos em relação as patologias oriundas do ar. Através da sedimentação passiva em placa com ASD, foram obtidas diversas colônias fúngicas, sendo diferenciadas quanto as suas características macromorfológicas bem como suas características microscópicas. Foi possível a identificação de prováveis gêneros de Aspergillus, Penicillium e Cladosporium. Esses gêneros fúngicos, muitas vezes não são patogênicos para a espécie humana, porém em grandes quantidades de material fúngico associados a condição da imunidade do individuo podem vir a ocasionar patologias. Denota-se aqui também que os estudos quanto ao microrganismo que gerou o halo de inibição encontrado devem prosseguir em trabalhos futuros.

Referência Bibliográfica

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Detecção e

Identificação de Fungos de Importância Médica. Brasília; 2004.

ANDRADE, D.F.R., et al. Microbiota fúngica no ar em unidades de terapia intensiva e centros cirúrgicos. Rev.Pre. Infec. e Saúde, v.1, n.1, p. 74-81, 2015.

BARBOSA, H.R., TORRES, B.B., FURLANETO, M.C. Microbiologia Básica. São Paulo: Atheneu, 2010.

BELMIRO, C.C.L. Identificação da microbiota fúngica anemófila presente em sala de arquivos e três bibliotecas de uma universidade pública da Paraíba. Trabalho de conclusão de curso (graduação em farmácia) – Universidade Estadual da Paraíba,

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, 2012.

CARMO, E.S., et al. Microbiota fúngica presente em diversos setores de um hospital público em Campina Grande – PB. RBAC, v.39, n.3, p. 213-126, 2007.

COSTA, G.M.S., MACHADO, A.M.B. Qualidade microbiológica do ar interno de uma creche pública no município de Santa Rita do Sapucaí – MG. In: Anais do

(11)

10 Congresso de Iniciação Cientifica da FEPI (2010-2016). 2015. Disponível em:

http://www.fepi.br/revista/index.php/revista/article/view/345

LACAZ, C.S., et al. Guia para identificação de Fungos, actinomicetos, algas de

interesse médico. 1º ed. São Paulo: SARVIER, 1998.

MENEZES, C.P., PÉREZ, A.L.A.L., LIMA, E.O. Cladosporium spp: Morfologia, Infecções e espécies patogênicas. Acta Brasiliensis, v.1, n.1, p. 23-27, 2017.

MOTA, R.J.B.S., et al. Qualidade do ar interno no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Saúde, v.8, n. ½, p. 44-52, 2014.

PIMENTEL, K.S., et al. Influência das atividades humanas na dispersão aérea de fungos demáceos em zona urbana. Ciência & Tecnologia: FATEC-JB, Jaboticabal

(SP), v.8, Número Especial, 2016. (ISSN 2178-9436).

SILVA, D.P., et al. Infecções hospitalares associadas à qualidade do ar em ambientes climatizados. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v.3, n.4, p. 153-157, 2013. (ISSN 2238-3360).

SILVA, R. F. Curso de Atualização- Micoses : Capítulo 8 – Infecções fúngicas em imunocomprometidos. J. Bras. Pneumol. V.36, n.1, p. 142-147, 2010.

TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VERMELHO, A.B, et al. Práticas de microbiologia. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2006.

ZAITZ, C., RUIZ, L.R.B., SOUZA, V.M. Atlas de micologia médica: diagnóstico

Referências

Documentos relacionados

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

No Turno Integral, os alunos participam do Programa Inglês Todo Dia Learn Makers, recebem orientações diá- rias para os estudos, frequentam atividades esportivas,

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

7.1 Convertendo o setup interno para externo no posto alfandegado de Uruguaiana Shingo (1996) cita que o aumento no tamanho dos lotes de produção serve para reduzir os

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

O presente relatório tem como finalidade evidenciar reflexivamente todas as atividades realizadas com a Associação Mais Cidadania, no âmbito do estágio curricular integrado na

a) Aplicação das provas objetivas. b) Divulgação dos gabaritos oficiais do Concurso Público. c) Listas de resultados do Concurso Público. Os recursos interpostos que não se