• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: INVESTIMENTO NA ECONOMIA LOCAL

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

ÁREA:

SUBÁREA: Ciências Contábeis

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E ARTES DOM BOSCO DE MONTE APRAZÍVEL - FAECA DOM BOSCO

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): JOÃO VITOR CUNHA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ABÍLIO MOACIR DE AZEVEDO

(2)

1. RESUMO

Com intuito de analisar as condições econômicas que podem interferir no processo de tomada de decisão de um investidor, foi realizado o recolhimento de informações, através da pesquisa bibliográfica e exploratória na economia local do Município de José Bonifácio. Por meio de um questionário aplicado junto à Prefeitura daquele Município, foi possível a coleta de dados de forma precisa.As informações foram extraídas junto às aberturas e encerramentos de empresas do ramo de comércio, mais precisamente entre os anos de 2016 e 2017. A partir dos referidos dados, foi possível uma comparação da arrecadação fiscal do mesmo período, bem como a constatação dos resultados e desempenho da economia municipal. Desta forma foi possível concluir que, de acordo com os investimentos econômicos no município as empresas de José Bonifácio investiram mais em seus negócios, tendo em vista que houve uma grande quantidade de fechamentos dos negócios, comparando os anos de 2016 e 2017. Verificou-se, assim, uma contradição no mercado, afinal, houve um aumentou do faturamento em 2017, sendo o mesmo, maior proporção de fechamentos.

2. INTRODUÇÃO

Para Castro (2017), no presente momento o Brasil passa por uma crise econômica iniciada em meados de 2014, sendo que uma de suas consequências foi a recessão econômica, fazendo com que a economia do país se contraísseem cerca de 3,8% em 2015 e 3,6% em 2016. Consequentemente, a população e as empresas, em geral, foram afetadas em diversos aspectos.

Como consequência, municípios de pequeno porte, a exemplo de José Bonifácio, foram mais afetados devido ao fato de não estarem preparados para tal acontecimento. O encerramento das atividades de várias empresas, através de falências, concordatas e, até mesmo, liquidação extrajudicial, foi uma das decorrências do declínio econômico.

A partir disto, estudaremos os fluxos e encerramentos de empresas comerciais, bem como,a influência na economia do citado município, nos anos de 2016 e 2017.

Sendo o comércio a atividade econômica mais desenvolvida no Município de José Bonifácio, procuramos compreender como essa atividade interfere no desempenho do conjunto da economia local.

Este trabalho ajuda, portanto, a perceber as relações existentes entre as diferentes atividades econômicas e a atividade comercial e como essas interações afetam o dia-a-dia das empresas localizadas em cidades de

(3)

pequeno porte, bem como a luta que estas travam para a superação dos obstáculos oriundos da crise.

As informações econômicas captadas nos possibilitaram avaliar a amplitude da redução de dos investimentos no processo produtivo das empresas e o quanto essa recessão afeta a economia local de José Bonifácio.

3. OBJETIVO

3.1. Geral

Analisar como as condições econômicas podem interferir no processo de tomada de decisão de um investidor.

3.2. Específicos

Estudar o fluxo de aberturas e encerramentos de empresas comerciais e a influência na economia do município de José Bonifácio, nos anos de 2016 e 2017.

4. METODOLOGIA

De acordo com Moreira (2001, p.5) “é o problema de pesquisa, de forma mais específica, que representa as dúvidas do pesquisador, dúvidas essas que motivam a busca organizada de informações [...]”.

Conforme citado acima, o problema consiste em instigar a busca por explicações motivadas pelo pesquisador. Surge a partir da observação de determinada situação, envolvida na questão afim de compreender o tema.

Como as condições econômicas podem interferir nas decisões dos investidores?

Pesquisa bibliográfica:foi realizado o recolhimento das informações para a elaboração da pesquisa científica, o que possibilitou uma melhor análise.

Para Lakatos e Marconi (2003, p.158), “A pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes

(4)

relacionados com o tema”.

Pesquisa Exploratória: objetivou uma busca mais compreensiva e precisa na localidade onde foi realizado o estudo. Solicitamos também perguntas para a elaboração da pesquisa em um requerimento à prefeitura de José Bonifácio – SP, no dia 21/05/2018, o mesmo foi rapidamente atendido no dia 23/05/2018, pelo diretor do serviço de tributação.

Segundo Lakatos e Marconi (2003, p.225), “[...] avaliação de uma situação concreta desconhecida, em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida”.

5. DESENVOLVIMENTO

Atualmente, o Brasil passa por muitas mudanças e a esfera empresarial é uma das mais atingidas. O campo econômico que estamos passando demanda que as entidades se mantenham operantes e em constante diligência.

5.1 Economia

Diante do atual cenário econômico os investidores necessitam analisar o fluxo econômico regional detalhado, para ampliar seu capital e buscar sempre melhorias nos resultados. Para atingir este objetivo, requer atualização constante na sua busca de melhorias financeiras, sendo de extrema importância analisar como as condições econômicas podem interferir no processo de tomada de decisão.

Uma empresa, em determinado instante, pode ser vista como um conjunto de projetos de investimento em diferentes momentos de execução. O seu objetivo financeiro, ao avaliar alternativas de investimento, é o de maximizar a contribuição marginal desses recursos de capital, promovendo o incremento de sua riqueza líquida. (ASSAF NETO, 1992, p.01).

(5)

5.2 Política

Ao analisar as condições econômicas presume-se que o governo é uma das principais ferramentas para sabermos onde investir e qual o mecanismo para influenciar o investimento do seu capital, pois é ele que faz e fará o controle macroeconômico.

Segundo Vasconcellos e Garcia (2014, p.150), [...] o grande paradigma de teoria macroeconômica tem sido a questão do grau de intervenção do estado na atividade econômica, que é provavelmente o maior divisor entre as correntes de pensamentos econômicos [...].

Assim, percebe se a maneira como as condições econômicas nas quais estão inseridas, influenciam diretamente nas tomadas de decisões das organizações.

Diante disso, o empresário e o técnico tornam-se mais atentos aos problemas e as especificidades do mercado e, com isso, dificilmente expandirão sua empresa ou lançarão um novo produto (o que se traduz em investimento) se não tiverem alguma certeza sobre o universo econômico no qual estão inseridos. (FONSECA, 2009, p.11).

Desse modo a política econômica adotada pelo governo permitirá à empresa estabelecer parâmetros que norteiam as decisões a serem tomadas.

Para Vasconcellos e Garcia (2014, p.152),“De fato, a demanda agregada (global) é realmente mais sensível e responde mais rapidamente aos instrumentos de política econômica. Já a resposta da oferta (produção) agregada é mais lenta, pois depende da disponibilidade de recursos, da infraestrutura, do ambiente de negócios etc”.

5.3. Investimento e Contabilidade

Todo investimento exige desembolso em espécie e/ou outros recursos, sendo assim, não deve ser feito sem análises ou de forma imatura, mas sim através de um estudo bem detalhado, ou seja, baseado em técnicas contábeis e financeiras que permitam identificar a melhor maneira de investir e a solvência do negócio, com base nas demonstrações contábeis.

(6)

A análise das demonstrações contábeis de uma empresa, incide sobre os dados financeiros disponíveis nos relatórios contábeis, emitidos temporariamente. Os principais relatórios utilizados para a análise são o balanço patrimonial e a dem

exercício ou DRE. O objetivo é extrair informações dessas demonstrações para auxiliar os gestores ou investidores, na tomada de decisões. (SILVA, 2016)

Segundo Assaf

investimento do capital se apresenta

vezes pequena) do processo de tomada de decisões empres

Frequentemente, objetivos estratégicos se apresentam como fatores decisórios relevantes na seleção de projetos [...]”, portanto, com a

resultados futuros satisfatórios, para diminuir a possibilidade de erros, tendo em vista que os recursos financeiros são escassos e custosos para a empresa.

6. RESULTADOS

De acordo com informações colhidas na Prefeitura municipal de Jo Bonifácio-SP, juntamente ao setor de tributação, cujo responsável

serviço de tributação, a cidade obteve algumas aberturas e encerramentos de empresas do ramo de com

gráfico que se segue:

Fonte: Pesquisa de campo, 2018.

A análise das demonstrações contábeis de uma empresa, incide sobre os dados financeiros disponíveis nos relatórios contábeis, emitidos temporariamente. Os principais relatórios utilizados para a análise são o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício ou DRE. O objetivo é extrair informações dessas demonstrações para auxiliar os gestores ou investidores, na tomada de decisões. (SILVA, 2016)

Assaf Neto (1992, p.01), “é importante res

capital se apresenta, geralmente, como uma parte (algumas vezes pequena) do processo de tomada de decisões empres

Frequentemente, objetivos estratégicos se apresentam como fatores decisórios relevantes na seleção de projetos [...]”, portanto, com a finalidade de atingir resultados futuros satisfatórios, para diminuir a possibilidade de erros, tendo em vista que os recursos financeiros são escassos e custosos para a empresa.

De acordo com informações colhidas na Prefeitura municipal de Jo SP, juntamente ao setor de tributação, cujo responsável

serviço de tributação, a cidade obteve algumas aberturas e encerramentos de empresas do ramo de comércio entre os anos de 2016 e 2017, conforme o

Fonte: Pesquisa de campo, 2018.

A análise das demonstrações contábeis de uma empresa, incide sobre os dados financeiros disponíveis nos relatórios contábeis, emitidos temporariamente. Os principais relatórios utilizados para a onstração do resultado do exercício ou DRE. O objetivo é extrair informações dessas demonstrações para auxiliar os gestores ou investidores, na tomada

ssaltar que o como uma parte (algumas vezes pequena) do processo de tomada de decisões empresariais. Frequentemente, objetivos estratégicos se apresentam como fatores decisórios finalidade de atingir resultados futuros satisfatórios, para diminuir a possibilidade de erros, tendo em vista que os recursos financeiros são escassos e custosos para a empresa.

De acordo com informações colhidas na Prefeitura municipal de José SP, juntamente ao setor de tributação, cujo responsável é o diretor do serviço de tributação, a cidade obteve algumas aberturas e encerramentos de de 2016 e 2017, conforme o

(7)

O gráfico acima demonstra que em 2017 houve 16,15% mais aberturas de empresas comerciais em relação a 2016. Nos encerramentos ocorreu aumento de 50% no ano de 2017 comparado ao ano de 2016.

Comparando aberturas e encerramentos no mesmo período, percebe que, em 2016,houve 50,46% mais aberturas de empresas comerciais em relação aos encerramentos, já em 2017 ocorreu um número bem menor de aberturas, sendo apenas 16,92%.

O responsável também foi questionado, se houve aumento ou redução na economia comparada

O referido diretor de serviço

arrecadação de 2016 o valor de R$ 3.649.944,04 e em 2017 um valor significativo de R$ 3.871.395,75

aproximadamente, 5,73% na economia local. Segue gráfico em forma ilustra arrecadação dos anos de 2016 e 2017:

Fonte: Pesquisa de campo, 2018.

O responsável foi indagado sobre o que fez para incentivar a economia no setor de com

mas o mesmo não possui informações acerca destes questionamentos.

O gráfico acima demonstra que em 2017 houve 16,15% mais aberturas de empresas comerciais em relação a 2016. Nos encerramentos ocorreu aumento de 50% no ano de 2017 comparado ao ano de 2016.

Comparando aberturas e encerramentos no mesmo período, percebe 50,46% mais aberturas de empresas comerciais em relação aos encerramentos, já em 2017 ocorreu um número bem menor de

, sendo apenas 16,92%.

também foi questionado, se houve aumento ou redução na economia comparada entre os anos de 2016 e 2017.

O referido diretor de serviço respondeu que sim, baseando

arrecadação de 2016 o valor de R$ 3.649.944,04 e em 2017 um valor de R$ 3.871.395,75. Houve, assim, um aumento

5,73% na economia local.

Segue gráfico em forma ilustrativa para melhor compreensão da de 2016 e 2017:

Fonte: Pesquisa de campo, 2018.

foi indagado sobre o que a prefeitura de Jos

fez para incentivar a economia no setor de comércio local, em 2016 e 2017, mas o mesmo não possui informações acerca destes questionamentos.

O gráfico acima demonstra que em 2017 houve 16,15% mais aberturas de empresas comerciais em relação a 2016. Nos encerramentos ocorreu

Comparando aberturas e encerramentos no mesmo período, percebe-se 50,46% mais aberturas de empresas comerciais em relação aos encerramentos, já em 2017 ocorreu um número bem menor de

também foi questionado, se houve aumento ou redução

respondeu que sim, baseando-se na arrecadação de 2016 o valor de R$ 3.649.944,04 e em 2017 um valor um aumento de,

para melhor compreensão da

a prefeitura de José Bonifácio em 2016 e 2017, mas o mesmo não possui informações acerca destes questionamentos.

(8)

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em virtude dos fatos mencionados, concluímos que, de acordo com os investimentos econômicos no município as empresas de José Bonifácio investiram mais em seus negócios, tendo em vista que houve uma grande quantidade de fechamentos dos negócios, comparando os anos de 2016 e 2017.

Verificou-se, assim, uma contradição no mercado, afinal, houve um aumentou do faturamento em 2017, sendo o mesmo, maior proporção de fechamentos.

Através da análise da economia presente em Jose Bonifácio, houve uma crescente abertura de empresas comerciais, no município, em relação ao ano de 2016, que obteve 109 empresas, e, em 2017, houve um aumento de 130 aberturas. Contudo, a economia local foi positiva para abertura de novas empresas na cidade.

Entretanto, com os fechamentos das empresas comerciais, houve uma grande quantidade de encerramentos no ano de 2017, comparando-se com o ano de 2016, que foi de 50%. Isso é algo significativo, pois não só os proprietários sofrem com isso, mas também a sociedade e a economia locais, podendo ser afetadas pela questão da crise econômica que o país está passando, fazendo com que as cidades menores sejam afetadas pelo seu reflexo negativo.

Apesar da crise decorrente em nosso país, a cidade pesquisada em nosso trabalho conseguiu aumentar seu nível de arrecadação, que em 2016 foi de R$ 3.649.944,04, para um salto, em 2017, de R$ 3.871.395,75. Percebemos, com isso, que, independentemente da grande proporção de fechamento, o município aumentou sua arrecadação, o que significa que os proprietários investiram no seu negócio de forma correta e significativa, investimento esse que trouxe um aumento na economia local.

A grande questão que sugerimos seria o porquê do município ter aumentado sua arrecadação de 2017. Sendo que os fechamentos das empresas foram mais expressivos no mesmo ano.

(9)

8. FONTES DE CONSULTAS

FONSECA, José. Analise e Decisão de Investimentos. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOREIRA, Daniel Augsto. Fases de uma Dissertação de Mestrado. Revista Administração On-Line. Vol. 2, n. 3, jul/ago/set, São Paulo, 2001.

ASSAF NETO, Alexandre. Os Métodos Quantitativos de Análise de Investimentos. Caderno de Estudo nº 06. São Paulo: FIPECAFI, 1992. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cest/n6/n6a01.pdf.

SILVA, Rondivangues. Os Principais Indicadores de Investimentos da Análise Financeira. Portal Contábeis, 2016. Disponível em: http://contadores.cnt.br/noticias/tecnicas/2016/05/04/os-principais-indicadores-de-investimento-da-analise-financeira.html

VASCONCELLOS, Marco; GARCIA, Manuel. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2014.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_econ%C3%B4mica_no_Brasil_desde_2014# cite_note-2

Referências

Documentos relacionados

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Classifica os verbos sublinhados na frase como transitivos ou intransitivos, transcrevendo- os para a coluna respetiva do quadro.. Frase: Escondi três livros na estante

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos