• Nenhum resultado encontrado

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Tendências de Inteligência

de Mercado e Analytics

(2)

2

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021 Copyright @ 2020 Cortex Intelligence

Redação Cícero Nogueira Revisão e edição Rafaela Siqueira Laís Napoli Capa e diagramação Amanda Pedrosa Produção editorial Marketing Cortex

(3)

Conteúdo

Introdução

Áreas e profissionais de inteligência ainda mais relevantes Inteligência colaborativa e competitiva

Inteligência Artificial

Hiper automação

Decision Intelligence (DI) — ou Inteligência de Decisão

Ferramentas de análise preditiva

Integração de dados externos ou de mercado Takeaways

5

8

10

4

14

12

16

18

20

(4)

4

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Introdução

Um conjunto de metodologias, processos e tecnologias que transformam dados brutos em informações significativas, usadas para permitir insights e tomadas de decisões estratégicas, táticas e operacionais mais efetivas. Esta é a definição da

Forrester Research para a Inteligência de Mercado.

É impossível olhar para o futuro dos negócios sem associá-lo à inteligência. Isso porque é a partir dela que os gestores obtêm, em tempo hábil e com máxima confiabilidade, contexto para tomar decisões amparadas por dados.

Se nos últimos anos a Inteligência de Mercado vinha em alta, a partir de 2021, ela chegará a seu auge, de acordo com instituições especializadas e diversos pesquisadores.

E isso é o que queremos mostrar ao longo deste eBook.

Aqui, você vai entender com ainda mais profundidade esse conceito em suas variadas facetas. Deslize sobre os capítulos que seguem para ver quais são as principais

tendências de inteligência para 2021.

(5)

Áreas e profissionais

de inteligência ainda

mais relevantes

(6)

6

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Áreas e profissionais de inteligência

ainda mais relevantes

A partir de 2021 e principalmente em cenários de recuperação de negócios no pós-pandemia, áreas de inteligência e seus profissionais devem ganhar ainda mais notoriedade.

Para contextualizar essa afirmação, podemos considerar o Benchmarking das Áreas de Inteligência, realizado pela Cortex entre junho e julho de 2020. De acordo com esse levantamento, o próximo ano tende a incrementar demandas aos profissionais de inteligência nas seguintes frentes:

• suporte com dados e relatórios inteligentes em operações remotas — para muitas empresas, o home office se consolidou com a pandemia e poderá seguir em alta em 2021;

• transformação digital — ela ainda é um desafio para 38,9% dos

profissionais de inteligência. A expectativa é que, no próximo ano, muitas empresas visualizem o valor de estratégias digitais fortes, orientadas por dados e apoiadas pela tecnologia;

• previsibilidade para lidar com fatores externos — as organizações vão demandar dos times de inteligência análises cada vez mais preditivas, para lidarem melhor com o imprevisível, a exemplo da pandemia; • monitoramento de mercados — essa será uma ação ainda mais esperada das equipes de inteligência, tendo em vista que todas as organizações estão sujeitas a enfrentarem cenários oscilantes;

(7)

7

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

• mais ferramental — 62% dos gestores percebem que precisam adquirir ferramentas mais elaboradas para atingir melhores resultados em

inteligência. Ao mesmo tempo, 44% dos profissionais dessa área apontam que suas empresas têm planos de realizar esses investimentos.

Em resumo, a reviravolta causada pela pandemia em 2020 elevou o protagonismo das áreas de inteligência em organizações dos mais variados segmentos. Isso porque as lideranças entenderam que situações imprevisíveis requerem:

maior poder de análise preditiva; uso de tecnologias avançadas;

profissionais mais valorizados e com autonomia para fazer prognósticos e diagnósticos, propondo soluções.

(8)

Inteligência

colaborativa

e competitiva

(9)

9

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Inteligência colaborativa e competitiva

Outra tendência a se intensificar em 2021 é a inteligência colaborativa aliada à competitividade. Com mais ferramentas à disposição, os times ligados à estratégia do negócio não apenas terão mais dados com os quais trabalhar, mas também serão essenciais para promover internamente o espírito colaborativo.

No próximo ano, a competitividade dos negócios estará intimamente ligada à agilidade na tomada de decisões, de acordo com uma pesquisa da Gartner. “Para fazer isso com sucesso, as organizações devem permitir um melhor acesso aos dados, aumentar essas informações com uma visão melhor e ter a capacidade de responder rapidamente às implicações dessa visão. Isso também incluirá maior autonomia e democratização em toda a organização, permitindo que partes das empresas reajam rapidamente, em vez de serem atoladas por processos ineficientes”, diz o relatório.

Basicamente, a tendência é tornar a dinâmica dos dados mais colaborativa entre profissionais de diversas áreas e cargos. Dessa forma, será possível chegar a

tomadas de decisão mais assertivas e processos de adaptação mais ágeis em relação às mudanças no mercado.

(10)
(11)

11

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Inteligência Artificial

A tão discutida Inteligência Artificial (IA) deve chegar a seu maior ponto de inflexão em 2021. Isso porque 30% do crescimento da receita líquida de soluções

específicas de inteligência de mercado virão de tecnologias relacionadas a IA, de acordo com a Gartner.

Em outras palavras, organizações deverão investir mais em plataformas e aplicações de Inteligência Artificial para elevar seu poder de competitividade mercadológica. Os avanços no aprendizado de máquina estão criando uma mudança de paradigma em praticamente todos os setores.

Esse movimento deverá tornar organizações maduras ainda mais inteligentes. Também em outras frentes, mas principalmente no que diz respeito às predições e às melhorias na experiência de funcionários e clientes.

(12)

12

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Decision Intelligence

(DI) — ou inteligência

de Decisão

(13)

13

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Decision Intelligence (DI) — ou Inteligência

de Decisão

Vamos ouvir falar ainda mais em Inteligência de Decisão em 2021. Esse conceito remete a uma estrutura que reúne várias técnicas tradicionais e avançadas para projetar, modelar, alinhar, executar, monitorar e ajustar modelos e processos de decisão.

Para a chefe de Decision Intelligence da Google, Cassie Kozyrkov, “essa disciplina reúne o melhor das ciências de dados, social e gerencial para melhorar a vida dos negócios e liderar projetos de Inteligência Artificial”.

Até 2023, cerca de 33% das grandes organizações terão analistas dedicados à inteligência de decisão dando suporte às lideranças nas mais diversas áreas, segundo um estudo global da Gartner.

(14)
(15)

15

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Hiper automação

Outra tendência a romper paradigmas em 2021 é a automação. Ela, apontam os institutos de pesquisa, será elevada à categoria de “hyper” — Hyperautomation, que, em síntese, lida com a aplicação de tecnologias avançadas, incluindo Automação de Processos Robóticos (RPA) e aprendizado de máquina.

Nesse sentido, a automação pode ser pensada de maneira bastante ampliada, chegando, inclusive, à gestão de dados. Em 2021, cerca de 20% das empresas de grande e médio porte se beneficiarão dessa tendência, reduzindo custos de conformidade administrativa, de acordo com a Gartner.

(16)

Ferramentas de

análise preditiva

(17)

17

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Ferramentas de análise preditiva

A Inteligência de Mercado também deve ser incrementada com ainda mais soluções de análise preditiva. Esse tipo de aplicação, em síntese, extrai e analisa padrões de dados históricos para prever resultados futuros.

Em outras palavras, usando uma variedade de estatísticas e algoritmos, os analistas utilizam ferramentas preditivas para construir modelos de previsão, que os

gerentes de negócios podem usar para planejar o melhor resultado possível para a organização.

Analistas, cientistas de dados e desenvolvedores usam softwares de análise preditiva para entender melhor clientes, produtos e parceiros. Também para identificar riscos e oportunidades potenciais em projetos e negócios.

Um dos contextos em que as ferramentas de análise preditiva são bem-vindas é a

previsão de vendas — hoje um dos maiores desafios para 52,8% dos profissionais de inteligência, conforme levantado no Benchmarking das Áreas de Inteligência

(18)

Integração de

dados externos

ou de mercado

(19)

19

Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Integração de dados externos ou

de mercado

Por fim, é interessante prestar atenção ao uso de dados externos à organização, de maneira integrada, na tomada de decisão. Atualmente, essa é uma dificuldade para cerca de 34,7% dos profissionais de inteligência, conforme levantamento do

Benchmarking das Áreas de Inteligência.

Há muitos benefícios nessa prática. Para começar, a carga de trabalho manual nas equipes de análise é reduzida; ao mesmo tempo, profissionais e empresas podem encontrar uma maneira mais rápida de obter os insights de que precisam.

“A tendência é que os dados externos e de mercado se tornem cada vez mais relevantes ao planejamento estratégico das empresas, auxiliando em previsões de vendas, análises do mercado endereçável, do cenário político-econômico, dentre outros”, diz o relatório da Cortex.

(20)

Takeaways

2021 será o ano da inteligência!

Áreas e profissionais de inteligência vão assumir um protagonismo ainda maior em organizações de diversos setores. Com isso, as responsabilidades também devem aumentar — na mesma medida em que métodos e ferramentas

avançados devem ser incorporados.

Colaboratividade deverá, definitivamente, sair do discurso e ser abraçada pelas organizações que investirem em inteligência. Caberá aos profissionais criarem pontes entre departamentos estratégicos, intensificando o espírito de intercâmbio de ideias e projetos — visando sempre potencializar a competitividade do negócio.

O uso da Inteligência Artificial também será mais frequente e para fins

variados, em especial no que diz respeito à predição de resultados, automação de processos e apoio às decisões.

Projeção, modelagem, alinhamento, execução, monitoramento e ajuste de formatos e processos de decisão. Tudo isso vai se tornar mais prático, ágil e efetivo para empresas cujas equipes de Inteligência de Mercado adotarem metodologias e ferramentas de Decision Intelligence.

A hiper automação romperá paradigmas a partir de 2021 em processos industriais e de negócios, mas também em áreas estratégicas, como a gestão de dados. O grande benefício dessa tendência para os negócios é a redução do trabalho manual, de eventuais falhas humanas e um melhor aproveitamento das habilidades de profissionais na geração de insights.

(21)

As análises serão ainda mais preditivas com a incorporação de soluções específicas para essa finalidade. Vendas B2B, por exemplo, poderão ser previstas com mais facilidade a partir dessas ferramentas, amparadas pelo suporte de profissionais de inteligência.

A prática de incorporar dados externos à organização deve ganhar maior incorrência em 2021. A maturidade das médias e grandes organizações neste quesito terá o amparo de ferramentas e profissionais especializados.

(22)

Sobre a

Cortex

Cortex é a solução líder em inteligência e insights para marketing, comunicação e vendas no

Brasil. Com interface amigável, atende desde as necessidades mais simples às mais sofisticadas e possibilita análises que combinam dados externos do mercado, monitorados automaticamente, com dados internos da própria empresa.

Agende uma conversa

Conheça o CortexMI

Cultura analítica.

Metodologia ágil.

Growth.

Referências

Documentos relacionados

Conseguir que as crianças em idade pré-escolar estejam preparadas para a aprendizagem da leitura, embora não seja uma tarefa fácil, pois implica método e

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo levar à comunidade escolar uma discussão acerca do tema abordado: “A construção da identidade negra dos alunos da Escola Estadual de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Segundo a autora (idem) apesar do importante aspecto relacionado à reflexão a partir da prática pedagógica em momentos de formação continuada e de discussões acerca do fazer