• Nenhum resultado encontrado

NETXPLICA evolução 11º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NETXPLICA evolução 11º ano"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)Netxplica – http://netxplica.com. netxplica@hotmail.com. Ciências Naturais | Biologia e Geologia. Teste de Avaliação de Biologia e Geologia 11.º Ano de Escolaridade Evolução Biológica | Sistemática dos Seres Vivos Duração do Teste: 120 minutos. VERSÃO ÚNICA. Na folha de respostas, indica de forma legível a versão do Teste. A ausência dessa indicação implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens do Grupo I (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7), do Grupo II (1, 2, 3, 4 e 5), do Grupo III (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) e do Grupo IV (1, 2, 3, 4, 5 e 6). Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Não é permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deves riscar, de forma inequívoca, aquilo que pretendes que não seja classificado. Escreve de forma legível a numeração dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegíveis ou que não possam ser identificadas são classificadas com zero pontos. Para cada item, apresenta apenas uma resposta. Se escreveres mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha múltipla, escreve, na folha de respostas: • o número do item; • a letra que identifica a única alternativa correcta. Para responder aos itens de associação, escreve, na folha de respostas: • o número do item; • a letra que identifica cada afirmação e o número que identifica o único elemento da chave que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenamento, escreve, na folha de respostas: • o número do item; • a sequência de letras que identificam os elementos a ordenar. Para responder aos itens de Verdadeiro/Falso não transcrevas as afirmações e escreve, na folha de respostas: • o número do item; • as letras (A), (B), (C), etc. e um V para as afirmações que considerares Verdadeiras e um F para as afirmações que considerares Falsas.. As cotações dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 1 / 16.

(2) Netxplica – http://netxplica.com. netxplica@hotmail.com. Ciências Naturais | Biologia e Geologia. GRUPO I Esta lesma-do-mar é movida a energia solar Tal como a alga que come, a Acetabularia acetabulum, a Elysia timida não mora nas costas portuguesas. Em Portugal continental, também há uma lesma fotossintética, só que de outra espécie - a Elysia viridis. Enquanto a alga atinge cinco centímetros de altura (é dos maiores seres unicelulares), os maiores exemplares da lesma têm apenas um de comprimento. Portanto, a lesma tem a vida facilitada quando a come: em vez de ter de abrir diversos buracos, para retirar o conteúdo de inúmeras células, só precisa de o fazer uma vez para sugar a parte onde se encontram os cloroplastos. Como é uma célula gigante, consegue ter acesso a todo o seu conteúdo de uma só vez. Os cloroplastos ingeridos pela lesma passam depois pelo seu ramificado intestino sem serem digeridos e mantêm-se funcionais nas suas células. Estes animais conseguem não só pôr os cloroplastos dentro das suas células, o que já é impressionante, como pô-los a funcionar. Nas plantas, os cloroplastos estão sob o comando de genes que se encontram no núcleo das células vegetais. Mas, uma vez ingeridos pelas lesmas, como é que são postos a trabalhar? O mistério foi esclarecido de vez em 2008, por uma equipa norte-americana, que encontrou genes do núcleo celular de uma alga dentro do núcleo das células de uma lesma-do-mar. Afinal, ao longo da evolução, alguns genes do núcleo celular das algas tinham sido transferidos para o das lesmas. Este tipo de transferência de genes já era conhecido entre bactérias, mas não entre um animal e uma planta. É por esta razão que as lesmas-do-mar são únicas entre os animais, e não por fazerem fotossíntese. Embora seja raro, conhecem-se outros animais fotossintéticos, como certos corais, que vivem associados a uma microalga (também unicelular). A diferença é que esses corais introduzem no seu interior a alga inteira, e não apenas os cloroplastos. O que é único neste grupo de lesmas-do-mar é que apenas incorporam os cloroplastos nas suas células. E, para funcionarem, têm de ter informação vinda do núcleo do animal, pois deixaram de ter o núcleo da alga. Isso é que é único.. Prolongamentos da pele da lesma podem abrir ou fechar consoante a quantidade de luz ambiente. Enrolam-se como um charuto, tapando a parte verde onde estão os cloroplastos com a parte branca do corpo.. Extraído e adaptado de: http://publico.clix.pt/ (fotografia de Bruno Jesus).. Figura 1 – A lesma-do-mar Elysia tímida e a alga Acetabularia acetabulum.. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 2 / 16.

(3) Netxplica – http://netxplica.com. netxplica@hotmail.com. Ciências Naturais | Biologia e Geologia. 1. Quando os cloroplastos das plantas estão sujeitos a condições de grande exposição solar, o rendimento da fotossíntese baixa. Refere duas formas da lesma-do-mar proteger os cloroplastos do excesso de luz, tornando-a ainda mais eficiente a fazer fotossíntese do que a alga a quem roubou a “maquinaria”. 2. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Actualmente verifica-se que há duas formas possíveis de um organismo maior do que um milímetro sobreviver: pode reduzir o seu metabolismo, o que diminui as necessidades de trocas com o meio externo, como no caso da _____, ou pode apresentar _____. (A) (B) (C) (D). Acetabularia acetabulum … multicelularidade Acetabularia acetabulum … unicelularidade Elysia tímida … multicelularidade Elysia tímida … unicelularidade. 3. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Exemplares de Elysia tímida jovens, que se alimentem de algas durante as primeiras 2 semanas, subsistem _____ se lhes for fornecida energia _____ e CO2, sem qualquer fonte alimentar adicional, durante os 9 a 10 meses de duração do seu ciclo de vida. (A) (B) (C) (D). autotroficamente ... calorífica autotroficamente ... luminosa heterotroficamente ... calorífica heterotroficamente ... luminosa.. 4. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Os cloroplastos contêm apenas o _____ suficiente para codificar 10% das proteínas necessárias para se manterem activos. Assim, as algas Acetabularia acetabulum, possuem os restantes genes indispensáveis ao funcionamento destes organelos no seu _____ nuclear. (A) (B) (C) (D). DNA ... DNA DNA ... RNA RNA ... DNA RNA ... RNA. 5. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Foi possível observar que a fina estrutura dos cloroplastos simbióticos permaneceu intacta na Elysia tímida. Como os cloroplastos permanecem funcionais nas células da lesma, será de prever que a sequenciação do DNA desta permita identificar _____ com sequências de DNA _____ às dos genes encontrados nos núcleos das células da alga. (A) (B) (C) (D). cloroplastos ... distintas cloroplastos ... idênticas genes ... distintas genes ... idênticas.. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 3 / 16.

(4) Netxplica – http://netxplica.com. netxplica@hotmail.com. Ciências Naturais | Biologia e Geologia. 6. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Foram marcadas radioactivamente as enzimas fosforibuloquinases do Ciclo de Calvin e as proteínas psbO, componentes essenciais do fotossistema II em algas fornecidas a lesmas recém-nascidas. Meses mais tarde, será de prever o aparecimento destas moléculas _____ radioactividade nos animais, demonstrando-se a ocorrência no genoma e a _____ de genes iguais aos das algas, nas lesmas do mar. (A) (B) (C) (D). sem sem com com. ... inibição ... expressão ... inibição ... expressão. 7. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. A aplicação de 6-methylpurina na lesma, um inibidor da síntese de RNA, _____ a quantidade das proteínas necessárias à actividade dos cloroplastos “roubados”, confirmando a _____. (A) (B) (C) (D). aumenta ... transcrição aumenta ... replicação reduz ... transcrição reduz ... replicação. 8. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Algumas explicações apontam no sentido de os genes serem transferidos das células da alga para as células da lesma, juntamente com os cloroplastos ingeridos, e incorporados no próprio _____ do animal, ou terem sido transportados por _____. (A) (B) (C) (D). DNA ... um vírus DNA ... uma bactéria tubo digestivo ... um vírus tubo digestivo ... uma bactéria. 9. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Investigadores encontraram os genes da alga nos gâmetas de Elysia tímida (o que permite a transmissão, de geração em geração, da capacidade das lesmas manterem funcionais os cloroplastos das algas), e procuram descobrir quando e como foram estes transferidos da alga para a lesma ao longo do curso da evolução, constituindo estes resultados um argumento a favor da teoria _____ da origem _____. (A) (B) (C) (D). autogenética … eucariótica autogenética … multicelular endossimbiótica … eucariótica endossimbiótica … multicelular. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 4 / 16.

(5) netxplica@hotmail.com. Netxplica – http://netxplica.com Ciências Naturais | Biologia e Geologia. GRUPO II Evolução do esgana-gata O esgana-gata - Gasterosteus aculeatus (Lineu, 1758) - é um peixe morfologicamente inconfundível, com um comprimento máximo de 6 cm – mede normalmente 4 a 5 cm em adulto. Possui muitos predadores e, consequentemente, algumas defesas, como a presença de espinhas dorsais e uma série de placas ósseas, que substituem as escamas, situadas em ambos os flancos, ao longo do corpo. A ampla distribuição mundial do esgana-gata e a grande variedade de ecossistemas que habita, fazem com que seja uma espécie altamente variável, morfológica e geneticamente. As figuras 2-I e 2-II representam duas formas extremas: espinhas dorsais desenvolvidas e couraça de placas ósseas completa (I) e espinhas dorsais pouco desenvolvidas e ausência de placas ósseas (II). Durante a época reprodutiva, os machos, de cores vermelhas intensas, atraem uma ou mais fêmeas ao ninho que constroem, através de movimentos rituais (cortejo), onde cada uma deposita 50 a 100 ovos, que são posteriormente fecundados e protegidos pelos machos. Estes, que também protegem a prole durante um período variável, acabam por morrer, tal como as fêmeas, no final da temporada reprodutiva. Normalmente, estes pequenos peixes vivem geralmente no oceano, mas, tal como o salmão, sobem os rios para desovar. Como os glaciares recuaram no fim da última Era glaciar - que ocorreu em entre dez a vinte mil anos atrás - uma série de lagos começaram a formar-se no hemisfério norte, e muitos esgana-gata mudaram-se para eles. Inicialmente, os lagos estavam ligados aos oceanos por córregos e rios, mas como os glaciares recuaram, as saídas dos lagos fecharam, deixando-os isolados. Os animais presos, desta forma, começaram a viver e evoluir exclusivamente em água doce.. I. II. Extraído de: http://graphics8.nytimes.com. Figura 2 – As duas formas extremas do esgana-gata.. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 5 / 16.

(6) Netxplica – http://netxplica.com. netxplica@hotmail.com. Ciências Naturais | Biologia e Geologia. 1. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. O nome científico Gasterosteus aculeatus (Lineu, 1758), indica que o esgana-gata pertence _____ Gasterosteus, _____ aculeatus e que Lineu foi quem primeiro o _____, em 1758. (A) (B) (C) (D). à espécie ... ao género ... descobriu à espécie ... ao género ... classificou ao género ... à espécie ... descobriu ao género ... à espécie ... classificou. 2. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Os esgana-gata são unissexuados, a fecundação é _____ e _____ a ocorrência de parada nupcial. (A) (B) (C) (D). interna ... verifica-se externa ... verifica-se interna ... não se verifica externa ... não se verifica. 3. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. As formas de esgana-gata de água doce, que vivem perto da superfície, _____ vulneráveis ao ataque de outros peixes e aves, possuem espinhas dorsais como as representadas na figura _____, enquanto as variedades que habitam mais perto do fundo, onde o único predador é a larva da libélula, possuem espinhas dorsais idênticas às representadas na figura _____. (A) (B) (C) (D). menos ... I ... II menos ... II ... I mais ... I ... II mais ... II ... I. 4. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. No final dos anos sessenta, nos Estados Unidos, a deslocação do esgoto para fora do Lago Washington, fez com que a população de esgana-gata perdesse a cobertura oferecida pela poluição e algas escuras associadas, que os protegia da fome das trutas. Quando a água do lago se tornou limpa, o pequeno peixe enfrentou uma corrida genética, evoluindo para uma forma mais protegida. Assim, a maioria dos peixes _____, enquanto o esgoto esteve presente e, na actualidade, _____. (A) (B) (C) (D). era idêntica a I ... possui espinhas dorsais como I e placas ósseas como II era idêntica a II ... possui placas ósseas como I e espinhas dorsais como II possuía placas ósseas como I e espinhas dorsais como II ... é idêntica a II possuía espinhas dorsais como I e placas ósseas como II ... é idêntica a I. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 6 / 16.

(7) netxplica@hotmail.com. Netxplica – http://netxplica.com Ciências Naturais | Biologia e Geologia. 5. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Os esgana-gata marinhos são maioritariamente idênticos a _____, dada a _____ diversidade de predadores que têm. (A) (B) (C) (D). I ... grande I ... pequena II ... grande II ... pequena. 6. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. A grande capacidade de sobrevivência dos esgana-gata em habitats distintos, deve-se à sua _____ variabilidade genética, resultante de _____ ocorridas ao longo dos tempos.. (A) (B) (C) (D). elevada ... alterações das condições do meio elevada ... mutações reduzida ... alterações das condições do meio reduzida ... mutações. 7. O Gasterosteus aculeatus habita nos rios e nas regiões costeiras, enquanto o Gasterosteus pungitius vive exclusivamente nos rios. O Rhinecanthus aculeatus é um peixe marinho que vive em recifes de coral e lagoas. Já o Tachyglossus aculeatus (equidna) é um mamífero Australiano e Ruscus aculeatus uma planta que pode ser encontrada em regiões costeiras. Faz corresponder a cada uma das letras das afirmações de A a E, um número da chave. Afirmações A. B. C. D. E.. Pertencem ao Domínio Eukarya. Pertencem ao mesmo Reino. Podem cruzar-se entre si e originar descendentes férteis. Pertencem à mesma Classe. Pertencem ao mesmo Género.. Chave I. II. III. IV. V.. Gasterosteus aculeatus Gasterosteus aculeatus e Gasterosteus pungitius Gasterosteus aculeatus, Gasterosteus pungitius e Rhinecanthus aculeatus Gasterosteus aculeatus, Gasterosteus pungitius, Rhinecanthus aculeatus e Tachyglossus aculeatus Gasterosteus aculeatus, Gasterosteus pungitius, Rhinecanthus aculeatus, Tachyglossus aculeatus e Ruscus aculeatus.. 8. Uma situação em que os dados biogeográficos apoiam o evolucionismo diz respeito os Mamíferos (equidna, canguru, coala, ornitorrinco, etc.) do continente australiano. Explica, tendo em conta a Deriva Continental e a Teoria Darwinista, as diferenças encontradas nos Mamíferos australianos em relação aos dos restantes continentes, apesar de todos descenderem de ancestrais comuns.. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 7 / 16.

(8) Netxplica – http://netxplica.com. netxplica@hotmail.com. Ciências Naturais | Biologia e Geologia. GRUPO III As algas são organismos simples, principalmente aquáticos, unicelulares, coloniais ou multicelulares com baixo grau de diferenciação. Possuem “clorofila a” e carotenóides, sendo consideradas semelhantes a plantas. Na grande diversidade de algas, são de referir as euglenas, seres unicelulares que possuem algumas características semelhantes às dos animais e outras semelhantes a características das plantas. Não apresentam parede celular e cada uma tem um flagelo, organelo locomotor. Têm cloroplastos que utilizam quando estão em presença da luz, realizando a fotossíntese. Quando se encontram num local escuro podem viver heterotroficamente, ingerindo partículas por fagocitose. A tabela I evidencia as concentrações de alguns iões nos vacúolos da Euglena e da Halicystis e na água em que essas algas vivem (mM= milimole – unidade química de concentração). A tabela II compara as equações gerais da fotossíntese em euglenas e da quimiossíntese em bactérias sulfurosas anaeróbias, que vivem em fontes hidrotermais localizadas junto das dorsais oceânicas, onde o oxigénio está praticamente ausente.. Iões. Alga (Halicystis) Concentração (mM) Vacúolo Água do meio 257 488 337 12 546 523 Bactérias sulfurosas Quimiossíntese. CO₂ + 2H₂O  (CH₂O) + H₂O + O₂. CO₂ + 2H₂S  (CH₂O) + H₂O + 2S. Tabela II. Alga (Euglena) Fotossíntese. Tabela I. Sódio (Na) Potássio (K) Cloro (Cl). Alga (Euglena) Concentração (mM) Vacúolo Água do meio 54 30 113 05 206 35. Extraído de: http://homepage.ntlworld.com/. Figura 3 – Fissão binária na euglena. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 8 / 16.

(9) Netxplica – http://netxplica.com. netxplica@hotmail.com. Ciências Naturais | Biologia e Geologia. 1. Selecciona a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. As euglenas podem ingerir partículas por fagocitose, que é um processo de transporte em quantidade caracterizado pela … (A) … inclusão de macromoléculas ou agregados moleculares por invaginação da membrana plasmática, formando-se uma vesícula. (B) … inclusão de macromoléculas ou agregados moleculares em que a célula emite pseudópodes que rodeiam o material, originando-se uma vesícula. (C) … entrada de substâncias em solução. (D) … expulsão de substâncias por um processo inverso da endocitose. 2. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. O processo de reprodução representado na figura assegura a formação de descendentes geneticamente _____, visto que a _____ é o processo de divisão nuclear que ocorre. (A) (B) (C) (D). diferentes … meiose diferentes … mitose iguais (clones) … meiose iguais (clones) … mitose. 3. Selecciona a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Relativamente ao habitat da euglena e da Halicystis, podemos afirmar que ... (A) (B) (C) (D). … a primeira vive em água salgada e a segunda em água doce. … a primeira vive em água doce e a segunda em água salgada. … vivem ambas em água doce. … vivem ambas em água salgada.. 4. Selecciona a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. O processo responsável pela manutenção dos iões em concentrações diferentes no interior e no exterior da euglena e da Halicystis é … (A) (B) (C) (D). … a osmose. … a difusão simples. … a difusão facilitada. … o transporte activo.. 5. Selecciona a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Quando se matam as células da euglena e da Halicystis … (A) … ocorre a saída de iões dos vacúolos de ambas, que se tornam hipotónicos relativamente ao meio. (B) … ocorre a entrada de iões nos vacúolos de ambas, que se tornam hipertónicos relativamente ao meio. (C) … as concentrações dos iões nos meios intracelular e extracelular tendem para a isotonia. (D) … as concentrações dos iões nos meios intracelular e extracelular mantêm-se.. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 9 / 16.

(10) netxplica@hotmail.com. Netxplica – http://netxplica.com Ciências Naturais | Biologia e Geologia. 6. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Se as células da euglena forem privadas de _____, ou se forem submetidas a um inibidor da síntese de _____, elas não acumulam iões contra o gradiente de concentração. (A) (B) (C) (D). luz … glicose luz … ATP oxigénio … glicose oxigénio … ATP. 7. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas à comparação dos processos de autotrofismo das euglenas (fotossíntese) e das bactérias sulfurosas (quimiossíntese). (A) Se colocarmos euglenas em água marcada com um isótopo de oxigénio radioactivo, o oxigénio libertado na fotossíntese não é radioactivo. (B) Se colocarmos euglenas em água normal e lhes fornecermos dióxido de carbono marcado com um isótopo radioactivo de oxigénio, este isótopo aparece nos compostos orgânicos produzidos. (C) As bactérias, quando na presença de luz, utilizam sulfureto de hidrogénio em vez de água, sintetizam compostos orgânicos e libertam enxofre. (D) Apenas nas euglenas ocorre a redução do CO2, que conduz à síntese de substâncias orgânicas. (E) Na primeira etapa da quimiossíntese, o NADH e o ATP formam-se a partir do fluxo de electrões e protões resultante da oxidação do H2S.. 8. Segundo o sistema de classificação vigente até meados do século XIX, os dois grandes reinos de seres vivos eram óbvios: tudo era claramente animal ou vegetal: os animais tinham locomoção e capturavam as presas, enquanto as plantas tiravam os seus alimentos da Terra e não possuíam locomoção. Identifica, justificando, uma das limitações que este sistema apresenta, com base em dados do texto.. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 10 / 16.

(11) netxplica@hotmail.com. Netxplica – http://netxplica.com Ciências Naturais | Biologia e Geologia. GRUPO IV As plantas e a colonização do meio terrestre A primeira fase da evolução das plantas relaciona-se com a sua origem, há mais de 450 milhões de anos, a partir de ancestrais aquáticos, provavelmente uma alga verde multicelular, que evoluiu do ambiente aquático para o ambiente terrestre. Nesta primeira fase pode considerar-se a emergência de dois grupos distintos de plantas: um grupo ancestral das Briófitas actuais, constituído por organismos pouco diferenciados que não apresentam tecidos condutores para a circulação de água e de outras substâncias; um grupo de plantas vasculares que apresentam tecidos condutores e uma maior diferenciação morfológica. Posteriormente, numa segunda fase de evolução, surgiram as plantas vasculares com sementes. Mais tarde, numa terceira fase, apareceram as plantas com sementes e portadoras de flores. No meio aquático os organismos encontram dissolvidos na água dióxido de carbono, oxigénio e todos os nutrientes de que necessitam. Também a fotossíntese se pode realizar em quase todas as células dos seres fotossintéticos, não havendo necessidade de transporte dos produtos formados. No ambiente terrestre a secura do ar constitui para as plantas uma condição limitante. A passagem ao meio terrestre foi acompanhada pelo desenvolvimento de estruturas importantes no que respeita ao controlo das perdas de água por evaporação e das trocas gasosas com a atmosfera. Diferentes características, nomeadamente as relativas à reprodução, são muito importantes para a sistemática dos seres pertencentes ao Reino Plantae. Nestes seres, embora a reprodução assexuada seja frequente, são características ligadas à reprodução sexuada as mais usadas em classificação.. Extraído e Adaptado de: Pearson Education. Figura 4 – Árvore filogenética simplificada do Reino Plantae (Divisão = Filo).. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 11 / 16.

(12) Netxplica – http://netxplica.com. netxplica@hotmail.com. Ciências Naturais | Biologia e Geologia. 1. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Entre as estruturas de protecção que surgiram no ambiente terrestre podem referir-se, por exemplo: _____, substância impermeável que reveste a superfície externa da epiderme dos caules e das folhas das plantas, evitando excessivas perdas de água; _____, estruturas localizadas na superfície dos órgãos aéreos que permitem a realização de trocas gasosas entre a planta e o meio. (A) (B) (C) (D). a cutina … o xilema e o floema a cutina … os estomas a parede celular … o xilema e o floema a parede celular … os estomas. 2. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. A diferenciação de tecidos especializados _____ foi de enorme importância na evolução das plantas terrestres, relacionando-se com o aparecimento e o sucesso de plantas de _____ porte. (A) (B) (C) (D). na reprodução … grande na reprodução … pequeno no transporte … grande no transporte … pequeno. 3. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. A reprodução sexuada inclui sempre a alternância de duas fases nucleares, a haplofase e a diplofase. Nas plantas estas fases são ambas ______ - seres haplodiplontes – e correspondem respectivamente a duas gerações distintas: geração _____, constituída por estruturas cujas células têm núcleo haplóide; geração _____, constituída por estruturas cujas células têm núcleo diplóide. (A) (B) (C) (D). multicelulares … esporófita … gametófita multicelulares … gametófita … esporófita unicelulares … esporófita … gametófita unicelulares … gametófita … esporófita. 4. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. Os organismos pertencentes ao Reino Plantae apresentam paredes celulares com _____ e armazenam alimentos sob a forma de _____. (A) (B) (C) (D). celulose … amido celulose … glicogénio quitina … amido quitina … glicogénio. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 12 / 16.

(13) netxplica@hotmail.com. Netxplica – http://netxplica.com Ciências Naturais | Biologia e Geologia. 5. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. A origem das plantas terrestres, a origem das plantas vasculares e a origem das plantas com sementes ocorreu, respectivamente, há _____ milhões de anos, _____ milhões de anos e ____ milhões de anos. (A) (B) (C) (D). 475 … 420 … 390 475 … 420 … 305 460 … 440 … 390 460 … 440 … 305. 6. Selecciona a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obteres uma afirmação correcta. As categorias taxonómicas Angiospermae, Gimnospermae, Filicinae e Musci são _____, sendo esta última a que tem _____ afinidade com todas as outras, dado que divergiu a partir do ancestral comum mais cedo (A) (B) (C) (D). classes … mais classes … menos ordens … mais ordens … menos. 7. Ordena as letras de A a F, de modo a reconstituíres a sequência de acontecimentos relacionados com a evolução das plantas. A. B. C. D. E. F.. Aparecimento de um ser vivo procarionte unicelular autotrófico. Aparecimento de plantas com flor. Aparecimento de plantas com sementes. Aparecimento de plantas com tecidos de transporte. Aparecimento de um ser vivo eucarionte unicelular autotrófico. Aparecimento de um ser vivo multicelular autotrófico.. 8. No final do Paleozóico inicia-se o desenvolvimento das Gimnospérmicas, as quais, durante o Mesozóico, constituíram as plantas arbóreas mais comuns. A polinização nessas plantas é feita pelo vento, polinização anemófila. Com o aparecimento das flores surgiu a polinização entomófila (feita pelos insectos), que é um estádio mais avançado da evolução em relação à polinização anemófila. Refere dois tipos de alterações morfológicas das peças florais que assegurem o máximo de eficiência na permuta da informação genética entre as plantas, através da polinização cruzada.. FIM. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 13 / 16.

(14) netxplica@hotmail.com. Netxplica – http://netxplica.com Ciências Naturais | Biologia e Geologia COTAÇÕES. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.. GRUPO I ................................................................................................................................. 10 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos Subtotal .................................. 50 pontos. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.. GRUPO II .................................................................................................................................. 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................... 5 pontos ................................................................................................................................. 10 pontos ................................................................................................................................. 10 pontos Subtotal .................................. 50 pontos. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.. GRUPO III .................................................................................................................................. 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos ................................................................................................................................ 10 pontos ................................................................................................................................ 10 pontos Subtotal .................................. 50 pontos. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.. GRUPO IV ................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos .................................................................................................................................. 5 pontos ................................................................................................................................ 10 pontos ................................................................................................................................. 10 pontos Subtotal .................................. 50 pontos. TOTAL .......................................................... 200 pontos. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 14 / 16.

(15) Netxplica – http://netxplica.com. netxplica@hotmail.com. Ciências Naturais | Biologia e Geologia. PROPOSTA DE CORRECÇÃO GRUPO I 1. A resposta deve abordar os seguintes tópicos (VER TABELA 2 NO FINAL):. •. •. Os cloroplastos roubados beneficiam de uns prolongamentos da pele da lesma, que podem abrir-se ou fechar-se consoante a quantidade de luz ambiente. A lesma também pode simplesmente fugir das zonas com muita luz.. 2-A; 3-B; 4-A; 5-D; 6-B; 7-C; 8-A; 9-C.. GRUPO II 1-D; 2-B; 3-C; 4-D; 5-A; 6-B. 7. A-V; B-IV; C-I; D-III; E-II. (VER TABELA 1 NO FINAL) 8. A resposta deve abordar os seguintes tópicos (VER TABELA 2 NO FINAL): • •. Se se considerar que há cerca de 190 M.a. a Austrália esteve ligada à América e à África, (…) (…) só se compreendem as diferenças encontradas nos Mamíferos australianos, em relação aos dos restantes continentes, tendo em conta que depois da separação dos continentes, os Mamíferos evoluíram independentemente.. GRUPO III 1-B; 2-D; 3-B; 4-D; 5-C; 6-D. 7. A-F; B-V; C-F; D-F; E-V. 8. A resposta deve abordar os seguintes tópicos (VER TABELA 2 NO FINAL): • •. O sistema de classificação em dois reinos não explica a posição de certos seres como a euglena (…) (…) fotossintético (característica das plantas) e com locomoção/nutrição por ingestão (característica dos animais).. GRUPO IV 1-B; 2-C; 3-B; 4-A; 5-B; 6-B. 7. A-E-F-D-C-B. 8. A resposta deve abordar os seguintes tópicos (VER TABELA 2 NO FINAL): • •. Existência de alterações morfológicas nas peças florais que impedem a autofecundação de modo a assegurar a polinização cruzada. Existência de alterações morfológicas nas peças florais que atraem os insectos que, ao andarem de flor em flor, possibilitam a polinização cruzada de um modo eficaz.. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 15 / 16.

(16) netxplica@hotmail.com. Netxplica – http://netxplica.com Ciências Naturais | Biologia e Geologia. TABELA 1. TABELA 2. Evolução Biológica & Sistemática dos Seres Vivos • PÁGINA 16 / 16.

(17)

Referências

Documentos relacionados

Público-alvo: Arquitetura e Urbanismo & Design, Ciências Agrárias & Meio Ambiente, Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Humanas - Educação, Ciências

Para isso, as serpentes (n=9) foram alojadas no Serpentário do CEN-UNIVAP individualmente em baleiros forrados com papel, colocadas vasilhas contendo água fresca. Semanalmente

Aqui não há tempo nem espaço para falar desta obra mal-amada E assim não é difícil perceber, num pequeno texto de Resende para este catálogo, as seguintes palavras:.. «Toda

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Assim, tendo por base esses pressuposto, propusemos um currículo da Licenciatura em Química em que, além dos costumeiros conhecimentos de química, física, matemática, psicologia,

[r]