• Nenhum resultado encontrado

Câmara Municipal de Americana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Câmara Municipal de Americana"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Câmara Municipal de Americana

Estado de São Paulo

Moção n°

Moção de Congratulações

Autor: Vereador Oswaldo Nogueira

Assunto: Moção de Congratulações para com Rio Branco Esporte Clube em comemoração aos 100 anos de fundação.

Senhor Presidente, Senhores Vereadores (as)

Parabéns ao Rio Branco Esporte Clube pelos 100 anos de existência atuando sempre para a felicidade do esporte na cidade de Americana.

Aproveitamos o esplendido histórico deste conceituado clube para deixar registrado na Câmara Municipal desde a fundação, aos tempos de hoje;

Rio Branco Esporte Clube é uma agremiação esportiva de Americana, no interior do estado de São Paulo. Sua alcunha é Tigre e suas cores são o preto e o branco. Seu estádio é o Décio Vitta, inaugurado em 1 de maio de 1977 com capacidade para 15 mil espectadores. Atualmente disputa o Campeonato Paulista da Série A3.

História

O Rio Branco Esporte Clube foi fundado no dia 4 de Agosto de 1913, por seu idealizador, João Truzzi. No princípio, o time se chamava de Sport Club Arromba. Em 1917, houve uma proposta para mudança do nome de Arromba para Villa Americana Foot Bali Club, ou seja, a designação da cidade na época. Mas, em Assembléia Geral de 16 de setembro do mesmo ano, definiu-se, por votação, a primeira mudança de nome, passando para Rio Branco Football Club, muito provavelmente em homenagem ao Barão do Rio Branco.

O Rio Branco Foot Bali Club passa a disputar, então, vários campeonatos do interior, conquistando o título de bicampeão do estado, em 1922 e 1923. Com a criação da lei do acesso e do profissionalismo da Segunda Divisão, o "Tigre" de Americana disputou por três anos seguidos, entre 1947 e 1949, mas não conseguiu subir e abandonou o futebol profissional. Em 1961, o clube passou à denominação que prevalece até hoje, de Rio Branco Esporte Clube.

Câmara Municipal de Amei-icana Mocao HS 00849/2013

Dato. 31Í07/2B13 Hora II 58 Interessado OSWCILDO NOGUEIRO

Int eressado

Praça Divino Salvador N° 5- Bairro Girassol - CEP 13465-689 - Fone: (19) 3472-9700 -Americana - SP www.camara-americana.sp.gov.br

(2)

Câmara Municipal de Americana

Estado de São Paulo

Com a ausência do Rio Branco, nas décadas de 1960 e 1970, o Esporte Clube Vasco da Gama, também conhecido por Vasquinho, passa a ser o time mais importante

da cidade, alcançando o título da Terceira Divisão estadual em 1968. Mas havia um

desejo entre os torcedores em ter uma equipe que realmente representasse Americana e o Vasco acaba se tomando Americana Esporte Clube. Esta agremiação participou de apenas três campeonatos da Segunda Divisão da FPF, entre 1976 e 1978, mas devido à falta de um estádio de porte, opta pela fusão com o Rio Branco, em 1979. Neste momento, o Tigre reafirma em Assembléia pela manutenção do nome Rio Branco Esporte Clube.

Entre 1979 e 1990, o alvinegro americano representa à altura a cidade, se consolidando na divisão de acesso, e em 1991 realiza o sonho de todos os seus torcedores: entra para o seleto grupo da divisão de elite do futebol paulista, permanecendo assim por longos anos. Em 2007, foi rebaixado para a Série A2, voltando em 2009 para a Série Al.

No ano de 2009, retornou à Primeira Divisão, mas em 2010 acabou sendo rebaixado novamente para a Série A2 do Campeonato Paulista. E no ano de 2011, O Rio Branco foi Humilhado, Torturado e Rejeitado, fazendo uma campanha ruim, sendo rebaixado pela primeira vez de sua história à Série A3 do Paulistão de 2012.

Primeiras conquistas

As primeiras conquistas do futebol ocorreram em 1921, com os títulos de campeão da Região e campeão da Zona Paulista. Suas principais glórias estão registradas em 1922 e 1923, com o bicampeonato do Interior, fato que garantiu ao Tigre a disputa do título estadual com o Corinthians, resultando no vice-campeonato nas duas oportunidades. Em 1948, o clube chegou ao pentacampeonato da Zona Paulista.

Desativação

Desativado desde o final da década de 1940, o Rio Branco volta a ter uma equipe de futebol profissional graças à fusão entre Rio Branco e o Americana Esporte Clube, que ocorreu em abril de 1979, aprovada por votação em Assembléia Extraordinária. A partir daí, o Tigre jamais abandonou o futebol profissional. Ainda nesse ano participou da Divisão Intermediária (2a Divisão) - primeiro campeonato disputado como Rio Branco Esporte Clube. Em 13 de maio de 1979, sob a direção do técnico Luís Bocucci Filho, realizou seu primeiro jogo enfrentando o Noroeste. Começava ali a trajetória rumo a Ia Divisão do Futebol Paulista. Em 1990 o time conseguiu seu maior feito depois dos áureos tempos da década de 1920. Empatando com o Olímpia, e sagrando-se vice-campeão da Divisão Intermediário o Rio Branco conquistou o direito de disputar a Ia Divisão do Futebol de São Paulo e trouxe para o povo americanense uma de suas maiores alegrias. Ao longo deste ano foram 40 partidas, sendo 24 vitórias, nove empates e sete derrotas. O Rio Branco teve então o direito de disputar o Grupo "B" da Ia Divisão. Em 1991, depois de estrear na Ia Divisão o Rio

Branco consegue figurar entre as melhores equipes do Estado de São Paulo, subindo

para o Grupo "A". Nesse mesmo ano acontece a desvinculação do futebol amador do

departamento de esportes amadores, passando a integrar a diretoria de futebol

profissional.

Praça Divino Salvador N° 5- Bairro Girassol - CEP 13465-689- Fone: (19) 3472-9700 -Americana - SP www.camara-americana.sp.gov.br

(3)

os de glória

Os anos de 1993 e 1994 podem ser classificados como "anos de glória" do Rio Branco Esporte Clube. Foram anos de muitas conquistas, boas posições em campeonatos e gratas revelações. O ano de 1993 especificamente foi marcado pela classificação da equipe profissional para a disputa do octogonal final do Paulistão, terminando em sexto lugar, atrás apenas dos considerados grandes times da Capital. Ao

longo dos últimos anos, o Rio Branco revelou para o futebol do Brasil e do mundo

vários craques, como Anaílson, Flávio Conceição, Mineiro, Gabriel Lima, Gustavo,

Igor, Macedo, Marcelinho Paraíba, Marcinho, Marcos Assunção, Marcos Senna, Rafael,

Sandro Hiroshi, Souza, Thiago Ribeiro e tantos outros. Há vários anos, além do futebol, o Rio Branco mantém ainda equipes disputando diversas modalidades amadoras. Mas no dia 8 de abril de 2007, após sofrer uma sonora goleada para a equipe do Rio Claro, conseqüência de uma péssima temporada, o Rio Branco cai para a série A2 do Campeonato Paulista.

Mascote

O Rio Branco adotou como mascote o Tigre por causa dos instintos deste animal. O Tigre, conhecido por sua determinação, força e agilidade no momento da caça, representa a trajetória do Rio Branco no futebol desde a sua fundação, em 1913 mesmo não sendo campeão em seus quase cem anos.

Os primeiros confrontos, contra equipes amadoras da região, foram apenas o pontapé inicial da decepção do torcedor alvinegro de Americana pelo simbolismo da imagem do Tigre.

Hino Oficial

Além do Tigre como mascote símbolo do Rio Branco de Americana, o time tem o Hino Oficial que é executado no início de cada partida em seu Estádio denominado Décio Vitta. O hino tem a letra, musica e arranjo de autoria do compositor e arranjador Oseias Sass, torcedor fanático do clube.

Estádio

A compra do campo do Rio Branco Football Club - nome do clube na época - foi iniciativa de todos os associados e até da comunidade que queria ver o time crescer. Para tanto, em março de 1920, houve emissão de 200 ações por dez mil réis cada, e nesse mesmo ano, formou-se a Primeira Comissão Pró Estádio. Passaram-se vários anos até que o sonho se tornasse realidade.

O mês de abril de 1971 é tido como data fundamental na história da construção do estádio do Rio Branco, chamado na época de Riobrancão.

O projeto original do estádio, de autoria do engenheiro Nestor Lindenberg, foi apresentado em julho de 1971. Em 1981 o estádio passou a ser denominado "Décio Vitta", em homenagem ao ex-presidente da diretoria do clube.

Praça Divino Salvador N° 5 - Bairro Girassol - CEP 13465-689 - Fone: (19) 3472-9700 -Americana -SP www.camara-americana.sp.gov.br

(4)

Câmara Municipal de Americana

Estado de São Paulo

Localizado na Avenida Carmine Féola, o estádio Décio Vitta, é o coração das atividades de futebol profissional e das categorias de base - dente de leite, infantil,

juvenil ejuniores.

Com 89.704,98 m2 de área é constituído de um campo de dimensões especiais (107 m de comprimento x 73 m de largura), departamento médico, sala de fisioterapia, restaurante, alojamentos, área de lazer para os atletas, administração do futebol, sala de imprensa, iluminação artificial, enorme área verde, estacionamentos internos, almoxarifado, além de contar com completo sistema de segurança para os torcedores e

aprovado pelas autoridades municipais e estaduais.

Desde 1977 os jogos profissionais são realizados no estádio, ainda no tempo do extinto Americana Esporte Clube. Os vestiários foram inaugurados em abril de 1977, mas o primeiro jogo oficial ocorreu em Io de maio deste mesmo ano - Americana 2 x 1

Taubaté, pela Divisão Intermediária.

No ano de 2010, após passar por sérias crises financeiras, a diretoria do Rio Branco Esporte Clube passou o Estádio Décio Vitta para a Prefeitura de Americana, municipalizando-o. Agora, o estádio leva o nome de Estádio Municipal Décio Vitta.

Este vereador envia moção de congratulações ao Rio Branco Esporte Clube pelos 100 anos de atuação em nossa cidade que se orgulha dessa agremiação esportiva.

Ante o exposto, ouvido o Plenário e atendidas as formalidades

regimentais, Requeremos, fique constando da ata desta Sessão Ordinária, MOÇÃO DE

CONGRATULAÇÕES, para com o "Rio Branco Esporte Clube pela passagem dos 100

anos de fundação", enviando-se cópia da presente propositura ao Presidente Dr. José Antônio Franzin, Rua Primo Picolli n° 419, Centro - Americana - SP - Cep: 13465-640. Extensivo a todos os membros da diretoria, jogadores e torcedores.

Com nossos cumprimentos.

É a Moção.

Plenário Dr. Antônio Nogueira eador

Democratas

Fone

í

Praça Divino Salvador N° 5 - Bairro Girassol - CEP 13465-689 - Fone: (19) 3472-9700 - Americana - SP www.camara-americana.sp.gov.br

(5)

MOÇ 849-MOÇÃO N. 849/13 - OSWALDO NOGUEIRA

;§f

■'■

"v-26 a Sessão Ordinária de 01/08/2013

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES PARA COM RIO BRANCO ESPORTE CLUBE EM COMEMORAÇÃO AOS 100 AA/qSH OSWALDO NOGUEIRA

ABÍLIO BATISTA MAIA ADELINO LEAL

ANTÔNIO CARLOS SACILOTTO CAPITÃO CRIVELARI CELSO ZOPPI DR.OTTO KINSUI DR.ULISSES SILVEIRA EDUARDO DA FARMÁCIA JOAOZINHO DO QUIOSQUE LEONORA DOPOSTINHO LUIZ DA RODABEN LUIZ RENATO

MARCO ANTÔNIO ALVES JORGE MOACIR CARLOS ROMERO OSWALDO NOGUEIRA PAULO CHOCOLATE PEDRO PEOL REINALDO ESTEVÃO TONHÃO DO VFTFRANOS PSDB PT PSDB PSD PT PMDB PV PSDB PSB PPS PP PCdoB PDT l PT DEM .PSC., PV PCdoB PMDB

Total Sim: 17

Total Não:

O

Aprovado

Total Abs: PAULO CHOCOLATE PEDRO PEOL JOAOZINHO DO QUIOSQUE PSC PRESIDENTE PV 1° SECRETÁRIO PSB 7° SFCRFTÁRIO

Referências

Documentos relacionados

Wagner Rovina não, vereador Fernando da Farmácia não, vereador Gualter Amado sim, vereador Juninho Dias não, vereador Leco não, vereador Leo da Padaria não, vereadora Leonora

O arquivo Central, conforme demostrado na figura 02, representa ao longo de sua formação, o parquet fluminense, com todas as suas mudanças institucionais, administrativas

Segundo os dados do universo do Censo Demográfico, referentes às entre- vistas feitas em todos os domicílios do país, 6.779 residentes no município do Rio de Janeiro, em 2010,

Mas o esporte paralímpico brasileiro, assim como o Rio de Janeiro, ficaria definitivamente em evidência três anos depois, quando a cidade se torna a sede dos Jogos

Em votação, contagem dos votos: vereador Alfredo Ondas sim, vereador Geraldo Fanali sim, vereador Gualter Amado sim, vereador Juninho Dias sim, vereador Kim sim, vereador Leo da

Há um pedido de adiamento de autoria do vereador senhor RAFAEL MACRIS solicitando adiamento de tramitação pelo prazo de 60 (sessenta) dias. Em votação, contagem dos votos:

A presente Oferta visa cumprir o dever legal da Rentipar de lançamento de Oferta Pública de Aquisição geral e obrigatória a que se encontra adstrita em virtude de, nos termos e para

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam