• Nenhum resultado encontrado

Instituto Brasil Solidário IBS Dicas de Atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto Brasil Solidário IBS Dicas de Atividades"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

(2)

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS ENTRE AS ETAPAS

Programa de Desenvolvimento Sustentável - Instituto Brasil Solidário Prezado Amigo Professor,

Sua escola está sendo beneficiada pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola, do Instituto Brasil Solidário, uma organização privada que visa incentivar o hábito de leitura e estudo entre comunidades do Brasil, ao lado de ações interdisciplinares de saúde, alfabetização, inclusão digital e meio ambiente.

Parte do material entregue é doado por entidades parceiras em campanhas de arrecadação e outra parte é adquirida através de recursos próprios do Instituto Brasil Solidário e através de patrocinadores e parceiros que acreditam nestas idéias.

Lembramos que todas as ações do IBS são gratuitas e programadas junto às comunidades, durante o plano de execução do programa.

Preparamos neste material algumas dicas para o uso das ferramentas doadas (livros paradidáticos e de literatura para sua biblioteca, material escolar para alunos e apostila de projetos, entre outros), uma vez que acreditamos neste apoio pedagógico à instituição.

Esperamos que as dicas abaixo sejam válidas para a sua realidade.

Aguardamos também a sua avaliação, conforme será solicitado e orientado pelo coordenador do projeto e/ou área oportunamente.

Por fim, não deixe de postar as iniciativas realizadas no Blog do IBS:

www.brasilsolidario.org.br/blog

As postagens são de suma importância para o acompanhamento dos trabalhos, mesmo que a distância, além de servirem de referência para que outras escolas e municípios possam copiar e até melhorar nossas idéias e iniciativas via internet. Entre em contato com nossa equipe, ou mesmo com a direção da escola, caso queira ser mais um colaborador do Blog!

Sugestão de Atividade 1: “Biblioteca Circulante”

A "Biblioteca Circulante" tem a função de incentivar a leitura, através da retirada sistemática de livros da escola e com o comentário dos alunos sobre o assunto tratado.

Sugerimos que o professor-orientador organize a retirada de livros para que os alunos os possam ler em casa, com um prazo estabelecido de devolução.

(3)

Tão logo sejam os livros entregues de volta à escola, os alunos deverão fazer uma pequena apreciação dessa leitura, registrando suas impressões por escrito sobre o assunto que leram, e que deve ser entregue ao professor.

Estes registros podem ser coletados em uma pasta, formando uma "coleção de impressões", que estará à disposição dos outros alunos que visitarem a biblioteca, podendo ser consultada nas próximas visitas.

NOTA: em nossas próximas visitas, poderemos estabelecer que os resultados desta

atividade sejam apresentados ao grupo visitante, que fará também uma premiação aos alunos e professores que mais de destacarem nesta proposta.

Sugestão de Atividade 2: “Concurso de Redação com Premiação”

A atividade de redação busca desenvolver o hábito da escrita por parte dos alunos, com a conseqüente avaliação do professor responsável. Além de identificar e corrigir possíveis erros de ortografia e gramática, a redação também pode auxiliar o raciocínio do aluno, melhorando o aprendizado.

Por isso, sugerimos ao professor que faça atividades de redação com cada um dos livros doados ou ainda com aqueles presentes no kit escolar, em sala de aula e como tarefa de casa, incentivando assim o trabalho, a pesquisa e o raciocínio lógico pela leitura.

É importante que seja estabelecida uma premiação para os melhores trabalhos, a fim de que os alunos fiquem motivados a participar.

Para desenvolver a atividade, o professor deverá escolher um livro do kit por vez como referência, colocando o(s) assunto(s) abordado(s) como tema da redação e estabelecendo os critérios de avaliação.

No prazo de entrega, algumas das redações devem ser lidas pelo aluno em voz alta para o professor e para os outros alunos, sendo que o professor poderá, quando necessário, corrigir os erros existentes na redação, anotando-os na lousa para uma análise posterior junto aos demais alunos.

O concurso pode ser feito entre os alunos da mesma classe e série, com premiações para cada tema. O ideal é que os tres trabalhos mais criativos e que apresentarem pouco erros ortográficos ganhem os prêmios estabelecidos e divulgados.

Esta atividade poderá ser desenvolvida também com qualquer um dos livros doados na biblioteca.

NOTA: nas visitas, os resultados desta atividade podem ser apresentados ao grupo

visitante, que poderá também fazer uma premiação aos alunos e professores que mais de destacarem nesta proposta.

É importante que o professores registre os conhecimentos dos alunos adquiridos pela percepção dos livros dos kits, e entregue aos organizadores do projeto para avaliação dos títulos doados junto as editoras e empresas.

(4)

Sugestão de Atividade 3: “Concurso de desenho interpretativo com premiação”

A atividade de desenho busca desenvolver a interpretação da leitura por parte dos alunos, com a conseqüente avaliação do professor responsável. O desenho pode auxiliar o raciocínio do aluno, melhorando o aprendizado.

Por isso, sugerimos ao professor que faça atividades de desenho com cada um dos livros doados e materiais do kit escolar (lápis de cor, canetinha, borracha, régua etc) aos estudantes, em sala de aula e como tarefa de casa, incentivando assim o trabalho artístico pela leitura.

Da mesma forma, é importante que o livro de referência seja identificado no desenho e que seja estabelecida uma premiação para os melhores trabalhos, a fim de que os alunos fiquem motivados a participar.

Para desenvolver a atividade, o professor deverá escolher um livro do kit por vez como referência, colocando o(s) assunto(s) abordado(s) como tema do desenho e estabelecendo os critérios de avaliação.

O concurso pode ser feito entre os alunos da mesma classe e série, com premiações para cada tema. O ideal é que os tres trabalhos mais criativos ganhem os prêmios estabelecidos e divulgados.

Esta atividade poderá ser desenvolvida também com qualquer um dos livros doados na biblioteca, e mesmo com atividades de saúde e desenho, por exemplo, ou mesmo com quaisquer outros temas de interesse escolar.

NOTA: nas visitas, os resultados desta atividade podem ser apresentados na forma

de exposição ao grupo visitante, que poderá também fazer uma premiação aos alunos e professores que mais de destacarem nesta proposta.

Sugestão de Atividade 4: “Bibliotecário Mirim”

A idéia de nomear um aluno para ser o bibliotecário do novo (e/ou velho) acervo da biblioteca é uma boa atividade para que a criança tenha uma nova fonte de interesse pela leitura.

Com participação ativa dos alunos, podemos alcançar maiores índices de sucesso com este projeto.

Sugerimos que o professor escolha inicialmente um voluntário, preferencialmente um aluno da escola, e determine um período para que ele seja o responsável pela organização dos livros (30 dias, por exemplo).

Este aluno deverá:

- Numerar e catalogar todos os livros em um caderno pautado (título e autor); - Registrar a saída do livro no caderno, com data e dados do aluno que o retirou; - Cobrar a devolução do livro no prazo de entrega;

(5)

-

-

- Ser responsável pela organização e conservação do caderno e dos livros, fazendo os devidos reparos quando necessário.

O trabalho deve ser monitorado pelo professor, auxiliando o “bibliotecário mirim” na execução das tarefas.

Terminado o período, deverá ser nomeado um novo aluno, voluntário ou por voto, para assumir o mesmo compromisso, sendo que cada “bibliotecário mirim” que deixar o cargo deverá, antes de passá-lo ao novo responsável, fazer uma apresentação do caderno, indicando quais livros estão emprestados e quando deverão ser cobrados, repassando também as demais informações gerais sobre a biblioteca.

Os dados contidos no caderno serão importantes para o professor, pois indicarão quais são os títulos mais retirados e quais são os alunos que estão progredindo no interesse pela leitura e com qual freqüência buscam novos livros.

NOTA: nas próximas visitas, os resultados desta atividade devem ser apresentados

ao grupo visitante.

Sugestão de Atividade 5: “Maratona do Livro”

Trata-se de uma atividade simples que visa incentivar os alunos a lerem, seqüencialmente, uma grande quantidade de livros.

A “maratona do livro” simula uma competição em que os participantes devem ler uma grande quantidade de livros durante determinado período, ganhando aquele que se destacar com a maior diversidade de títulos lidos.

Ela deve ser feita entre os alunos da sala, durante o período de um a dois meses. Deve-se oferecer também aos demais alunos um prêmio, estabelecido e divulgado antes da “maratona do livro” começar.

Assim como as outras atividades, este trabalho também deve ser monitorado pelo professor e pode estender-se a todos os alunos do colégio.

Sugestão: aplicar a “maratona do livro” no colégio/ sala de aula depois de

colocado em prática a atividade do bibliotecário mirim, para que ele também seja o responsável pelo registro da saída dos títulos pelos alunos participantes da maratona.

NOTA: em nossas próximas visitas, poderemos estabelecer que os resultados desta

atividade sejam apresentados ao grupo visitante, que fará também uma premiação aos alunos e professores que mais de destacarem nesta proposta.

(6)

Sugestão de Atividade 6: “Brincando com a Reciclagem”

Existem nas casas e escolas diversos materiais que não são aproveitados e acabam virando lixo, por não terem aplicação imediata, conforme todos viram e aprenderam no curso de reciclagem apresentado durante a passagem do projeto pela cidade.

Entretanto, é possível incentivar a criatividade das crianças e adolescentes e contribuir com o meio-ambiente, utilizando materiais como caixa de ovos, tubinhos de papel higiênico, potes de iogurte, garrafas pet de plástico, tampinhas de garrafas, entre outros.

Usando sua imaginação e os conhecimentos adquiridos nas oficinas de reciclagem, e com auxílio das lixeiras doadas e identificadas e dos livros, mostre que o material destinado para o lixo pode ter muitas utilidades, transformando a sala de aula em uma verdadeira sala de artes!

Sugestão:

1) Fazer com que alunos identifiquem quais são os materiais passíveis de uso utilizando as lixeiras doadas. É importante também conversar com os pais para ajudarem numa possível seleção dentro de casa;

2) Determine os produtos e as atividades relacionadas a cada um deles no projeto e faça um cronograma;

3) Faça uma demonstração. Se for preciso, peça ajuda para outro professor com mais experiência na área. Procure outras informações junto a Secretaria de Educação e de Meio Ambiente local;

4) Brinque com a atividade da reciclagem. Divirta-se!

A reciclagem é muito importante para o futuro de nosso planeta. Esta atividade é uma extensão de tudo o que aprendemos com os profissionais que visitaram a escola e deve ser mensal, fazendo parte do dia-a-dia dos alunos.

Não se esqueça da importância da limpeza dos materiais antes de sua utilização. Faça com que participem do projeto a sua comunidade, pais de alunos e interessados. A responsabilidade com o meio ambiente é de todos nós.

NOTA: nas visitas dos profissionais do IBS, os resultados desta atividade podem

ser apresentados na forma de exposição ao grupo visitante, que poderá também fazer uma premiação aos alunos e professores que mais de destacarem nesta proposta.

Sugerimos que esta exposição faça parte do calendário da escola, e que seja realizada todos os anos.

(7)

Sugestão de Atividade 7: “Feira de Artes”

A feira de artes é uma atividade proposta para todos aqueles que estejam empenhados em desenvolver e dar continuidade a produção de materiais a partir do princípio da reciclagem e do reaproveitamento, seguindo as diretrizes da sugestão de atividade 1.

Nesse sentido, é muito importante que as produções dos alunos sejam expostas para outros colegas, para interessados e para a própria comunidade, a fim de que o projeto ganhe força e adesão de mais pessoas, entre estes os próprios pais.

Além de despertar a consciência sobre a reutilização de materiais e a importância da preservação através de um ato social, a feira de artes consiste na reunião de produções diversas em um evento único, que valoriza o aluno e a sua obra.

A feira pode ser organizada em qualquer época do ano, desde que haja um número mínimo de produções. O ideal é que seja organizada dentro da escola, seguindo o roteiro de um projeto e com a presença de autoridades locais.

Sugestão:

1) Para ganhar mais força, o evento pode ser realizado junto a alguma data comemorativa, como dia dos pais, dia das mães ou até mesmo nas comemorações do dia da pátria. Não esqueça de realizar a divulgação da feira para a comunidade local;

2) Os produtos que estiverem expostos devem ser etiquetados com os respectivos nomes dos artistas, para facilitar a identificação das obras pelos visitantes;

3) Incentive os alunos a trocarem seus produtos no final do evento. Isso pode funcionar como mecanismo de interação e troca de conhecimentos, e pode ser valioso em trabalhos futuros para aprimoramento dos projetos;

4) Torne a atividade parte do planejamento anual da escola;

5) Se possível, realize eventos e mostras desses materiais também fora da escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura local.

NOTA: nas visitas, os resultados desta atividade podem ser apresentados na forma

de exposição ao grupo visitante, que poderá também fazer uma premiação aos alunos e professores que mais de destacarem nesta proposta. Sugerimos que esta exposição faça parte do calendário da escola, e que seja realizada todos os anos.

(8)

Sugestão de Atividade 8: “Escola auto-sustentável através da Reciclagem”

A sugestão de atividade 8 (Escola auto-sustentável), somente pode ser viabilizada se as atividades 6 e 7 forem realizadas com seriedade e tenham obtido sucesso nos resultados.

Diversas empresas e até órgãos públicos do país já despertaram sua atenção e desenvolvem esse tipo de trabalho, que consiste na idéia da compra de artesanatos feitos por organizações não-governamentais (ONGs), associações de moradores, associações de artesãos, alunos de escolas etc...

Normalmente, esses produtos são dados como brindes e carregam, depois de sua compra, uma pequena etiqueta ou bandeira com a logomarca da empresa/ entidade que os compra.

Em uma breve explicação, associando suas marcas a este tipo de produto a empresa/ órgão demonstra que tem uma preocupação com a sociedade e, indiretamente, consegue apresentar-se como uma entidade responsável na área social para outras empresas, poderes públicos e até para o público consumidor final (todos nós).

Nesse sentido, quando pensamos em tornar um produto feito pelos alunos um produto vendável, pensamos que ele possa ser associado e inserido como fruto da produção cultural local, baseado em um trabalho de preservação do meio ambiente e de desenvolvimento auto-sustentável.

A sugestão da “escola auto-sustentável” é uma dica diferente e que deve ser proposta para as empresas locais, prefeitura, secretarias, comércio ou qualquer outra entidade que possa ter interesse em incentivar a continuidade do projeto elaborado e desenvolvido pela escola.

Além disso, com o desenvolvimento de produtos próprios, a escola poderá expor seu material em eventos e congressos municipais e estaduais através da Prefeitura local, identificando, assim, características culturais da escola e sua clientela.

Com o tempo, a idéia principal da proposta é a venda das peças feitas pelos alunos para essas entidades, como já fazem algumas empresas e governos, com a finalidade de reverter a verba arrecadada em um fundo para o projeto na escola, que custeie os materiais e que possa alavancar o crescimento deste com recursos próprios.

Sugestão:

1) Nomeie um professor/ diretor para coordenar a proposta somente quando o projeto estiver adiantado, uma vez que esta atividade vai além dos muros da escola e envolve uma série de atividades externas;

2) Procure destinar para venda somente produtos pequenos e que possam ser facilmente desenvolvidos em larga escala, em quantidades maiores. Lembre-se da idéia de que ele pode ser destinado como um brinde;

(9)

3) Faça demonstrações para o possível comprador sobre os objetivos do projeto a longo prazo (desenvolvimento cultural, social, ocupação etc), utilizando ainda as razões expostas nos parágrafos acima;

4) Seja razoável. Um brinquedo/ objeto feito a partir de material reciclado deve ter um custo unitário muito pequeno. Não se esqueça que o principal da idéia não é ficar rico, mas mostrar que quase todos os materiais podem ser reaproveitados e revertidos em algo útil;

5) Toda esta idéia/ sugestão pode ser desenvolvida também com o artesanato do “biscuit – porcelana fria”, feita a partir de amido de milho e cola.

NOTA: nas visitas, os resultados desta atividade podem ser apresentados na forma

de exposição ao grupo visitante, que poderá também fazer uma premiação aos alunos e professores que mais de destacarem nesta proposta. Sugerimos que esta exposição faça parte do calendário da escola, e que seja realizada todos os anos.

Sugestão de Atividade 9: “Escola auto-sustentável através da Horta Comunitária”

A sugestão desta atividade, somente pode ser viabilizada se a horta comunitária estiver atendendo sua prioridade, que é a merenda escolar.

A partir do momento em que a horta estiver funcionando e que estiver havendo sobra, esta atividade deverá ser colocada em prática: ela consiste em utilizar as hortaliças restantes e revendê-las a um preço subsidiado (ou seja, menor que o de mercado) aos professores da própria escola e/ou para a comunidade.

O conceito desta proposta é que a escola tenha auto-suficiência para comprar produtos de uso do dia-a-dia, uma vez que os professores e a comunidade têm que pagar, no mercado, por hortaliças para consumo doméstico. Com a verba, a escola poderá:

1) Fazer a manutenção da horta;

2) Ampliar a horta para a própria escola;

3) Ampliar a horta para abastecimento de outra(s) escola(s) e /ou creche(s); 4) Comprar materiais de consumo e equipamentos necessários.

A sugestão desta venda subsidiada é uma dica diferente para que a escola possa desenvolver-se por conta própria e possa, pouco a pouco, angariar fundos para realizar um dos tópicos acima mencionados e possa alavancar o crescimento com recursos próprios.

Sugestão:

1) Nomeie um professor/ diretor para coordenar a proposta, que também gerencie todo o dinheiro arrecadado com as vendas. Deve ser utilizado um livro-caixa de receitas e despesas do fundo (ou algo similar);

(10)

2) Procure destinar para venda somente as sobras da horta, já que a prioridade do projeto é o reforço na merenda escolar;

3) Seja razoável. As hortaliças comercializadas devem ser de boa qualidade e vendidas a um preço abaixo do praticado pelo mercado, para que professores e comunidade sejam motivados a adquiri-las. Ex.: se um pé de alface está a R$ 0,50 no mercado, sugerimos que seja vendido a R$ 0,40 na escola;

4) Sugerimos que uma boa quantia seja arrecadada até que seja aplicada, num primeiro momento, em algum investimento (ex.: com a venda de 250 hortaliças a R$ 0,40, o fundo já terá R$ 100,00);

5) Toda compra utilizada com o fundo deverá ser discutida anteriormente com gestores da escola e da horta em reuniões periódicas.

Observação importante: não estamos incentivando, com isso, o livre comércio dentro da escola. Estamos, na verdade, mostrando alternativas para o desenvolvimento de um projeto sustentável.

Esta atividade já acontece com sucesso em outras escolas/ municípios apoiados pelo projeto.

NOTA: em nossas próximas visitas, poderemos estabelecer que os resultados desta

atividade sejam apresentados ao grupo visitante, para que dúvidas sejam sanadas e correções sejam discutidas.

Estas informações são muito importantes para a avaliação do projeto. Caso estes trabalhos sejam feitos, gostaríamos de saber como foram os resultados das atividades. Logo, use nossas ferramentas e em especial nosso Blog!

Caso não consiga postar no Blog, envie-nos fotos, dados, projetos e obras, caso isto seja possível, para os e-mails

luis@brasilsolidario.org.br

anaelisa@brasilsolidario.org.br raquel@brasilsolidario.org.br

Conhecendo melhor sua realidade, será possível contribuir de forma efetiva com essa instituição de ensino em futuro próximo.

Até breve!

Aguardamos seu contato. Instituto Brasil Solidário Tel.: (11) 3791-0015

(11)

Referências

Documentos relacionados

Visando a mitigação dos riscos, com base nos resultados do último estudo de aderência passamos a utilizar como hipótese de mortalidade geral a tábua AT-2000 Segregada por Sexo e para

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Para outras obras intimadas pela Câmara Municipal (adicional de 100%, correspondente taxa de.. licença inicial

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

20 Quais os géneros para os quais existem no vídeo-clube mais do que 2 filmes (indique o nome do género)?. Which types for which there are more than 2 films in the video