• Nenhum resultado encontrado

ricardor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ricardor"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UM SISTEMA DE INFER ˆENCIA FUZZY PARAM ´ETRICO APLICADO AO PLANEJAMENTO DA OPERA ¸C ˜AO ENERG ´ETICA DE SISTEMAS

HIDROT´ERMICOS DE GERA ¸C ˜AO

Ricardo de Andrade Lira Rabˆelo∗, Adriano Alber de Fran¸ca Mendes Carneiro∗, Rosana Teresinha Vaccare Braga†

Departamento de Engenharia El´etrica - EESC - USP Av. Trabalhador S˜ao-carlense, 400 - CEP

13566-590 - S˜ao Carlos-SP

Dep. de Sistemas de Computa¸ao ICMC - USP Av. Trabalhador S˜ao-Carlense, 400 - CEP: 13560-970

- S˜ao Carlos-SP

Emails: ricardor usp@yahoo.com.br, adriano@sel.eesc.usp.br, rtvb@icmc.usp.br

Abstract— The energy operation planning of generation hydrothermal systems, in systems with wide hydraulic participation, such as the Brazilian system, has the key point the behavior of the reservoirs operation of the hydroelectric power plants. For systems like these, the planning aims to determine an energy operating policy that specifies how the hydroelectric power plants must be operated so that the resources available for production of electric energy are used with economy and reliability. This paper presents a methodology based on parametric fuzzy inference systems for obtaining an energy operating policy to pursue the trend of optimized behavior of the hydrothermal generation systems. The proposed methodology aims also its application in simulation of the energy operation of hydroelectric systems. The policy is obtained by optimizing the hydroelectric plants energy operation, in which it is extracted the relationship between the stored energy of the system and the reservoir volume of each plant. These relations are represented in the consequent parameters of the fuzzy rules of the Takagi-Sugeno inference model in order to reflect the behavior of the optimal operating hydroelectric power plants.

Keywords— Parametric Fuzzy System, Energy Operating Policy, Takagi-Sugeno Model, Hydroelectric Sys-tems, Operation Planning.

Resumo— O planejamento da opera¸c˜ao energ´etica de sistemas hidrot´ermicos de gera¸c˜ao, em sistemas com grande participa¸c˜ao hidr´aulica, como ´e o caso do sistema brasileiro, tem como ponto fundamental o comporta-mento operativo dos reservat´orios das usinas hidroel´etricas. Para estes sistemas, o planejamento visa determinar uma pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica que especifique como as usinas hidroel´etricas devem ser operadas, de forma que os recursos dispon´ıveis para produ¸c˜ao de energia el´etrica sejam utilizados com economia e confiabilidade. Este trabalho apresenta uma metodologia baseada em sistemas de inferˆencia fuzzy param´etricos para obten¸c˜ao de uma pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica que busque seguir a tendˆencia do comportamento otimizado dos sis-temas hidrot´ermicos de gera¸c˜ao, bem como da sua aplica¸c˜ao na simula¸c˜ao da opera¸c˜ao energ´etica de sistemas hidroel´etricos. A pol´ıtica ´e obtida pela otimiza¸c˜ao da opera¸c˜ao energ´etica das usinas hidroel´etricas, de onde se extraem rela¸c˜oes entre a energia armazenada do sistema e o volume do reservat´orio de cada usina. Estas rela¸c˜oes est˜ao representadas nos parˆametros dos consequentes das regras fuzzy do modelo param´etrico de Takagi-Sugeno, a fim de refletir o comportamento operativo otimizado das usinas hidroel´etricas.

Keywords— Sistemas Fuzzy Param´etricos, Pol´ıtica de Opera¸c˜ao Energ´etica, Modelo Takagi-Sugeno, Sistemas Hidroel´etricos, Planejamento da Opera¸c˜ao.

1 Introdu¸c˜ao

O planejamento da opera¸c˜ao energ´etica de sis-temas hidrot´ermicos de gera¸c˜ao visa determinar uma estrat´egia para aloca¸c˜ao dos recursos de ge-ra¸c˜ao da energia el´etrica, a fim de minimizar o valor esperado dos custos operativos no horizonte de planejamento. Incluem-se nestes custos os gas-tos com os combust´ıveis das usinas termoel´etricas, eventuais compras de energia de sistemas vizinhos e os custos de n˜ao atendimento `a carga, chamado “custo de d´eficit”. O custo total da opera¸c˜ao en-volve cifras vultosas, de tal forma que um pequeno aperfei¸coamento na opera¸c˜ao pode significar uma economia consider´avel (Carneiro, 1991). Al´em do mais, a expans˜ao do sistema de gera¸c˜ao implica alto custo financeiro e social, e se forem conside-rados, ainda, os danos causados ao meio ambi-ente, provocados tanto pelas usinas termoel´

etri-cas quanto pelas hidroel´etricas, conclui-se ser ex-tremamente necess´ario o estudo de metodologias para o planejamento da opera¸c˜ao de sistemas de energia el´etrica que retirem o m´aximo de benef´ı-cios das unidades geradoras existentes (Cicogna, 2003).

O objetivo econˆomico do planejamento da opera¸c˜ao de sistemas hidrot´ermicos consiste em substituir, na medida do poss´ıvel, a gera¸c˜ao de origem termoel´etrica por gera¸c˜ao de origem hidroel´etrica (Soares, 1987). Este problema ´e bastante complexo devido a v´arios aspectos, tais como a incerteza relativa `as vaz˜oes afluentes fu-turas e ao mercado de energia el´etrica, a in-terconex˜ao hidr´aulica entre as usinas hidroel´ etri-cas em uma etri-cascata, as restri¸c˜oes n˜ao-lineares das usinas hidroel´etricas e termoel´etricas, a ne-cessidade de um grande horizonte devido a pre-sen¸ca de grandes reservat´orios com capacidade

(2)

de regulariza¸c˜ao pluri-anual, al´em das restri¸c˜oes de transmiss˜ao da rede el´etrica (Cruz Jr and Soares, 1999; Leite et al., 2002). O planejamento da opera¸c˜ao energ´etica de sistemas hidrot´ermicos de gera¸c˜ao, em sistemas com grande participa¸c˜ao hidr´aulica, como ´e o caso do sistema brasileiro, tem como ponto fundamental o comportamento operativo dos reservat´orios das usinas hidroel´ etri-cas. Para estes sistemas, o planejamento visa de-terminar uma pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica que especifique como as usinas hidroel´etricas devem ser operadas, de forma que os recursos hidroel´ etri-cos sejam utilizados com economia e confiabili-dade.

Este artigo apresenta uma metodolo-gia baseada em sistemas de inferˆencia fuzzy param´etricos para obten¸c˜ao de uma pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica que busque refletir o compor-tamento otimizado dos sistemas hidrot´ermicos de gera¸c˜ao, bem como da sua aplica¸c˜ao na simula¸c˜ao da opera¸c˜ao energ´etica de sistemas hidroel´etricos. Utilizando uma ferramenta computacional de otimiza¸c˜ao n˜ao-linear, determin´ıstica e a usinas individualizadas (Rabelo et al., 2008), obt´em-se o comportamento otimizado dos reservat´orios em cascata, o qual ser´a utilizado para ajuste dos parˆametros do sistema fuzzy param´etrico de Takagi-Sugeno. Neste trabalho, empregou-se um sistema de inferˆencia fuzzy, pois procurou-se modelar, por meio de regras ling¨u´ısticas, o modo aproximado de racioc´ınio, pretendendo-se imitar a habilidade humana de tomar decis˜oes racionais em um ambiente de imprecis˜ao e incerteza. Isto porque, sistemas fuzzy s˜ao potencialmente capazes de expressar e processar, de uma maneira sistem´atica, informa¸c˜oes imprecisas, mal definidas e vagas. Adicionalmente, no projeto de sistemas fuzzy, pode-se contar com o conhecimento experi-mental de especialistas no dom´ınio, fazendo com que a a¸c˜ao do sistema seja t˜ao fundamentada e consistente quanto a deles. Desta forma, ao optar-se por um sistema fuzzy, pode-se obter uma estrat´egia de a¸c˜ao interpret´avel, inclusive do ponto de vista lingu´ıstico.

2 Pol´ıtica de Opera¸c˜ao Energ´etica Uma pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica pode ser en-tendida como um conjunto de regras de opera¸c˜ao, uma para cada usina a reservat´orio do sistema hidroel´etrico, que define como estas usinas v˜ao ser operadas de forma acoplada (Silva Filho and Carneiro, 2004). A pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica do sistema hidroel´etrico ´e especificada pelas usi-nas a reservat´orio, porque sob o ponto de vista da opera¸c˜ao energ´etica, praticamente n˜ao h´a controle direto sobre a opera¸c˜ao das usinas a fio d’´agua.

Uma pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica ´e de fun-damental importˆancia, pois suas regras constitu-intes v˜ao informar quanto cada usina deve gerar

em cada intervalo do horizonte de planejamento. Estas regras exercem um papel particularmente relevante no caso do Brasil, j´a que na quase to-talidade das usinas brasileiras a altura de queda l´ıquida depende principalmente, de forma n˜ ao-linear, do volume do reservat´orio. Neste caso, o estado do reservat´orio afeta a produtividade da usina e, portanto, o volume das usinas em um in-tervalo da opera¸c˜ao ir´a afetar, de forma significa-tiva, a energia total gerada pelo sistema. Nos sis-temas em cascata, este efeito torna-se mais grave nas usinas mais a jusante, por onde passa toda a ´agua, e onde uma pequena perda de produtivi-dade pode significar uma grande perda de energia (Carneiro and Kadowaki, 1996). Diferentes ca-racter´ısticas construtivas, tais como a capacidade de armazenamento, a produtividade das usinas, a altura de queda, etc., e diferentes posi¸c˜oes relati-vas nas cascatas s˜ao caracter´ısticas peculiares de cada usina hidroel´etrica. Este fato faz com que seja muito dif´ıcil desenvolver regras gerais para a opera¸c˜ao de reservat´orios (Wood and Wollen-berg, 1984).

A pol´ıtica normalmente adotada pelo mode-lo empregado no sistema brasileiro ´e a de que, por hip´otese, os reservat´orios devem ser opera-dos em paralelo, isto ´e, eles devem se manter com a mesma porcentagem de seus volumes ´uteis. Para obter uma pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica que reflita o comportamento otimizado dos reser-vat´orios, inicialmente, o sistema hidroel´etrico ´e otimizado sob as mais diversas condi¸c˜oes de o-pera¸c˜ao (mercado de energia e vaz˜oes afluentes) representativas das v´arias situa¸c˜oes que podem ser encontradas na opera¸c˜ao energ´etica do sis-tema. Com a otimiza¸c˜ao, obt´em-se um conjunto de pontos que relacionam o estado de armazena-mento de cada usina a reservat´orio, com o estado global do sistema, representado pela energia ar-mazenada (Soares and Carneiro, 1993). Para o ajuste dos pontos de opera¸c˜ao, relacionados `a ope-ra¸c˜ao energ´etica otimizada, empregou-se o sistema de inferˆencia fuzzy de Takagi-Sugeno. A existˆ en-cia de fun¸c˜oes param´etricas nos consequentes de suas regras e a facilidade de se ajustarem a partir de um conjunto de dados de entrada e sa´ıda faz com que eles sejam intrinsicamente relacionados com a tarefa de aproxima¸c˜ao de fun¸c˜oes em geral (Rezende, 2003).

3 Sistemas Fuzzy Param´etricos Seres humanos s˜ao capazes de lidar com proces-sos bastante complexos, baseados em informa¸c˜oes imprecisas ou aproximadas. A estrat´egia adotada pelos operadores humanos ´e tamb´em de natureza imprecisa e geralmente pode ser expressa em ter-mos lingu´ısticos. A teoria de conjuntos fuzzy e os conceitos de l´ogica fuzzy podem ser utiliza-dos para traduzir em termos matem´aticos a

(3)

in-forma¸c˜ao imprecisa expressa por um conjunto de regras lingu´ısticas. Se um operador humano for capaz de articular sua estrat´egia de a¸c˜ao como um conjunto de regras da forma “se...ent˜ao”, um algo-ritmo pass´ıvel de ser implementado em computa-dor pode ser constru´ıdo. O resultado ´e um sistema de inferˆencia baseado em regras, no qual a teo-ria de conjuntos fuzzy e a l´ogica fuzzy fornecem o ferramental matem´atico necess´ario para se li-dar com tais regras lingu´ısticas (Oliveira J´unior et al., 2007).

Em geral, os sistemas de inferˆencia fuzzy s˜ao fundamentados em regras do tipo “se...ent˜ao”, e tˆem seu funcionamento baseado em trˆes etapas: fuzzifica¸c˜ao, procedimentos de inferˆencia e de-fuzzifica¸c˜ao.

A fuzzifica¸c˜ao consiste em transformar as en-tradas, que s˜ao vari´aveis quantitativas, em conjun-tos fuzzy, ou seja, em vari´aveis qualitativas. As-sim, a fuzzifica¸c˜ao indica que h´a atribui¸c˜ao de va-lores ling¨u´ısticos, descri¸c˜oes vagas ou qualitativas, definidas por fun¸c˜oes de pertinˆencia `as vari´aveis de entrada. Desta forma, a fuzzifica¸c˜ao pode ser considerada uma esp´ecie de pr´e-processamento de categorias ou classes dos sinais de entrada, re-duzindo o n´umero de valores a serem dos. Uma menor quantidade de valores processa-dos significa que h´a um menor esfor¸co computa-cional (Shaw and Sim˜oes, 1999). O modelo a ser implementado tem uma vari´avel de entrada, que ´e o valor normalizado da energia armazenada no sistema (EAS), definida respectivamente no con-junto de termos ling¨u´ısticos (Muito Baixa, Baixa, M´edia, Alta e Muito Alta)(Figura 1).

Figura 1: Fun¸c˜oes de pertinˆencia da vari´avel de entrada.

Uma regra t´ıpica no sistema de inferˆencia fuzzy Takagi-Sugeno ´e: se x ´e A e y ´e B, ent˜ao, z = f (x, y), onde A e B s˜ao conjuntos fuzzy e f ´e uma fun¸c˜ao polinomial de x e y. O procedimento de inferˆencia no modelo Takagi-Sugeno consiste em obter todas as contribui¸c˜oes individuais zi

ad-vindas de cada uma das regras ativadas. Ap´os esta etapa, deve-se ponderar (combinar) todas as contribui¸c˜oes individuais para produzir a resposta final z. Desta forma, a sa´ıda num´erica ´e

calcu-lada diretamente pela soma das sa´ıdas das regras, ponderada pelo grau de ativa¸c˜ao de cada uma de-las. Portanto, um processo de defuzzifica¸c˜ao ´e desnecess´ario (Zimmermann, 2001; Ross, 2004). O modelo de Takagi-Sugeno ´e um tipo de sistema fuzzy param´etrico.

Para o modelo fuzzy de Takagi-Sugeno pro-posto neste trabalho, tˆem-se 5 regras de inferˆencia para cada sistema fuzzy implementado1. Em

ter-mos formais, considerando o sistema constitu´ıdo de uma vari´avel lingu´ıstica de entrada (EAS), tem-se as seguintes regras2:

• Regra 1: Se (EAS ´e Muito Baixa) Ent˜ao y1=

f1(EAS)

• Regra 2: Se (EAS ´e Baixa) Ent˜ao y2 =

f2(EAS)

• Regra 3: Se (EAS ´e M´edia) Ent˜ao y3 =

f3(EAS)

• Regra 4: Se (EAS ´e Alta) Ent˜ao y4 =

f4(EAS)

• Regra 5: Se (EAS ´e Muito Alta) Ent˜ao y5=

f5(EAS)

Para cada uma das 5 regras que comp˜oem cada sistema fuzzy, aplica-se regress˜ao linear nos pontos pertencentes ao seu dom´ınio de ativa¸c˜ao, utilizando os pontos de entradas/sa´ıdas conheci-dos (obticonheci-dos da otimiza¸c˜ao da opera¸c˜ao energ´ eti-ca), a fim de se determinar os parˆametros de cada uma das 35 fun¸c˜oes polinomiais relativas aos con-sequentes dos sistemas fuzzy. A partir da´ı, pode-se colocar o sistema fuzzy em opera¸c˜ao. No caso par-ticular, a opera¸c˜ao de cada sistema de inferˆencia fuzzy determina o volume operativo de cada uma das usinas do sistema hidroel´etrico.

4 Testes e Resultados Observados 4.1 Sistema Teste para Sete Usinas Hidroel´

etri-cas

A Figura 2 ilustra o sistema hidroel´etrico para avaliar a pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica pro-posta, baseada no sistema de inferˆencia fuzzy param´etrico. Este sistema hidroel´etrico ´e com-posto por sete das mais importantes usinas hidroel´etricas do sistema sudeste brasileiro e cor-responde `a 13220MW de capacidade instalada. Al´em do mais, ele ´e considerado como um sis-tema complexo, com usinas de grande porte, in-terligadas em paralelo e em cascata.

1Um sistema fuzzy com m´ultiplas sa´ıdas pode ser trans-formado convenientemente em m´ultiplos sistemas de sa´ıda ´

unica. Portanto, foram implementados 7 sistemas fuzzy, um para cada usina hidroel´etrica, totalizando 35 regras de produ¸c˜ao.

2Nas fun¸oes polinomiais dos consequentes das regras, foram empregadas fun¸c˜oes lineares de primeiro grau: Mo-delo Takagi-Sugeno de ordem um

(4)

Figura 2: Sistema hidroel´etrico utilizado no tra-balho.

Para verificar o desempenho da pol´ıtica pro-posta, utiliza-se uma ferramenta computacional de simula¸c˜ao (Rabelo et al., 2009), a qual per-mite uma avalia¸c˜ao energ´etica da opera¸c˜ao de sis-temas hidroel´etricos de gera¸c˜ao. A simula¸c˜ao da opera¸c˜ao energ´etica envolvendo um per´ıodo do hist´orico de vaz˜oes afluentes ou com vaz˜oes aflu-entes m´edias (MLT) prop˜oe verificar como um sistema hidroel´etrico se comportaria caso fosse submetido a determinadas condi¸c˜oes de opera¸c˜ao (mercado de energia el´etrica, vaz˜oes afluentes na-turais, restri¸c˜oes operativas, pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica, volume inicial, etc.). Assim, para e-fetuar a compara¸c˜ao entre as duas pol´ıticas, as simula¸c˜oes da opera¸c˜ao s˜ao realizadas sob as mes-mas condi¸c˜oes de opera¸c˜ao, com exce¸c˜ao para a pol´ıtica. Portanto, as diferen¸cas de comporta-mento na opera¸c˜ao do sistema hidroel´etrico resul-tar˜ao unicamente das pol´ıticas utilizadas.

Na Figura 3, ilustra-se a trajet´oria de volume da usina hidroel´etrica de Emborca¸c˜ao utilizando a pol´ıtica de opera¸c˜ao paralela, para o per´ıodo do hist´orico entre 1971-1976. Como a pol´ıtica paralela determina que todos os reservat´orios do sistema hidroel´etrico devem ser operados com a mesma porcentagem de seus volumes ´uteis, n˜ao ´e necess´ario ilustrar a trajet´oria de cada uma das sete usinas, bastando apresentar a trajet´oria de qualquer uma delas.

J´a a Figura 4 apresenta as trajet´orias de vo-lumes de quatro das sete usinas, para o mesmo per´ıodo do hist´orico, considerando a pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica proposta, fornecida pelo sis-tema de inferˆencia fuzzy. Ao observar-se as tra-jet´orias de volume, pode-se verificar que a simu-la¸c˜ao utilizando a pol´ıtica proposta realizou uma opera¸c˜ao que segue os princ´ıpios da opera¸c˜ao otimizada (Soares and Carneiro, 1991). A usina de Emborca¸c˜ao, situada mais a montante, varia de forma consider´avel a quantidade de ´agua ar-mazenada no seu reservat´orio, enquanto a usina de Itumbiara, localizada imediatamente a jusante, varia de forma menos consider´avel. A usina de

Figura 3: Trajet´orias de volume da usina de Em-borca¸c˜ao com a pol´ıtica de opera¸c˜ao paralela.

Ilha Solteira, localizada mais a jusante, pratica-mente n˜ao altera seu volume ´util, mantendo-se cheia com produtividade m´axima. A energia ar-mazenada em uma usina hidroel´etrica ´e valorizada pela produtividade de todas as usinas a sua ju-sante. A altura de queda l´ıquida da usina mais a jusante, por exemplo, afeta a energia armazenada de todas as usinas da cascata.

Figura 4: Trajet´orias de volume de algumas usinas do sistema hidroel´etrico com a pol´ıtica de opera-¸

c˜ao proposta.

A fim de evidenciar a maximiza¸c˜ao dos bene-f´ıcios hidroel´etricos, a Figura 5 ilustra a trajet´oria de energia armazenada no sistema para as simu-la¸c˜oes utilizando as duas pol´ıticas de opera¸c˜ao energ´etica. Pode-se afirmar que a pol´ıtica pro-posta maximiza os benef´ıcio hidroel´etricos do sis-tema hidrot´ermico de gera¸c˜ao, pois atende ao mesmo mercado de energia el´etrica, utilizando menos recursos hidroel´etricos. Adicionalmente, ao final do horizonte, observa-se que a pol´ıtica de o-pera¸c˜ao paralela n˜ao consegue manter os n´ıveis de armazenamento pr´oximos dos n´ıveis de ar-mazenamento estabelecidos pela pol´ıtica de opera-¸

c˜ao otimizada. Pelo contr´ario, a pol´ıtica de opera-¸

(5)

com todos os reservat´orios quase vazios, fazendo com que a confiabilidade e o custo da opera¸c˜ao es-tejam extremamente comprometidos na opera¸c˜ao cont´ınua do sistema. Portanto, a pol´ıtica proposta permite que a simula¸c˜ao da opera¸c˜ao do sistema hidroel´etrico seja consistente com a opera¸c˜ao con-t´ınua do sistema, j´a que o mesmo n˜ao deixa de operar com o final do horizonte de planejamento.

Figura 5: Trajet´orias de energia armazenada no sistema utilizando-se as duas pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica.

Considerando-se o horizonte de planejamento entre os anos de 2000-2005, pode-se confir-mar a eficiˆencia na utiliza¸c˜ao dos benef´ıcios hidroel´etricos de gera¸c˜ao, pela pol´ıtica de ope-ra¸c˜ao otimizada. Pela Figura 6, pode-se notar que o esvaziamento do sistema de reservat´orios ´e bem mais intenso quando se emprega a pol´ıtica de opera¸c˜ao paralela. Adicionalmente, frisa-se que, durante todo o horizonte, sempre a pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica proposta apresentou valores mais altos de energia armazenada, confirmando que esta pol´ıtica necessita utilizar menos ´agua para atender ao mercado de energia.

Figura 6: Trajet´orias de energia armazenada no sistema utilizando-se as duas pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica.

Na Figura 7 exibem-se as trajet´orias de vo-lume ´util de quatro das sete usinas. Mais uma vez, percebe-se que a trajet´oria de volume das usi-nas obedece aos princ´ıpios da opera¸c˜ao otimizada dos reservat´orios, pois as oscila¸c˜oes de volume dos reservat´orios s˜ao feitas em fun¸c˜ao do posiciona-mento deles na cascata. Verifica-se que o reser-vat´orio mais a montante (Emborca¸c˜ao) apresen-tou um esvaziamento mais severo, com maiores oscila¸c˜oes durante o horizonte de planejamento, enquanto a usina de Ilha Solteira, mais a ju-sante, buscou apresentar um esvaziamento menos severo durante todo o horizonte de planejamento, visando operar como uma usina a fio d’´agua, es-vaziando por ´ultimo e enchendo antes que as out-ras usinas.

Figura 7: Trajet´orias de volume de algumas usinas do sistema hidroel´etrico com a pol´ıtica de opera-¸

c˜ao proposta.

5 Conclus˜oes

A pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica proposta foi aplicada e comparada com a pol´ıtica de opera-¸

c˜ao paralela, a um sistema teste de sete usinas hidroel´etricas do sistema sudeste brasileiro. To-dos os resultaTo-dos evidenciaram a eficiˆencia da pol´ıtica proposta, tomando-se como parˆametros tanto a energia armazenada no sistema, como a trajet´oria individual de armazenamento dos reser-vat´orios das usinas, obtidos das simula¸c˜oes. Com rela¸c˜ao `a energia armazenada no sistema, todos os testes ilustraram que a pol´ıtica de opera¸c˜ao pro-posta necessita de menos recursos hidr´aulicos para atender ao mesmo mercado de energia el´etrica sob as mesmas condi¸c˜oes de opera¸c˜ao que a pol´ıtica paralela. Com rela¸c˜ao `a trajet´oria de armazena-mento dos reservat´orios, com a pol´ıtica de ope-ra¸c˜ao energ´etica otimizada, as usinas de jusante seguiram a tendˆencia de permanecerem cheias, mantendo alta produtividade, e por consequˆ en-cia, valorizando os volumes de ´agua que fluem por elas. J´a as usinas de montante foram respons´aveis pela regulariza¸c˜ao das vaz˜oes afluentes,

(6)

amorte-cendo a disponibilidade irregular e aleat´oria dos recursos h´ıdricos. Desta forma, pode-se assegu-rar que a pol´ıtica de opera¸c˜ao energ´etica pro-posta pode assegurar um fornecimento confi´avel e econˆomico da energia el´etrica. Econˆomico porque a pol´ıtica proposta necessita de menos recursos de gera¸c˜ao que a pol´ıtica paralela. Confi´avel porque a pol´ıtica proposta permite a opera¸c˜ao do sistema hidroel´etrico com n´ıveis superiores de armazena-mento nos reservat´orios (energia armazenada), diminuindo a possibilidade de d´eficits do sistema de gera¸c˜ao. Portanto, pode-se evidenciar a po-tencialidade da pol´ıtica proposta na otimiza¸c˜ao da utiliza¸c˜ao dos recursos hidroel´etricos, voltados para a gera¸c˜ao de energia el´etrica.

Uma das principais vantagens encontradas, na utiliza¸c˜ao dos sistemas de inferˆencia fuzzy, du-rante o desenvolvimento deste trabalho, refere-se `

a inclus˜ao da experiˆencia dos autores, no estudo do comportamento otimizado dos reservat´orios para gera¸c˜ao de energia el´etrica, na defini¸c˜ao dos parˆametros dos sistemas fuzzy implementa-dos. Pˆode-se utilizar esta experiˆencia, de forma direta, para definir os termos prim´arios da va-ri´avel lingu´ıstica e na constru¸c˜ao da base de re-gras. No entanto, algumas melhorias ainda podem ser feitas nos parˆametros do sistema de inferˆ en-cia fuzzy, principalmente no ajuste das fun¸c˜oes de pertinˆencia, atrav´es de t´ecnicas como redes neu-rais artificiais ou algoritmos gen´eticos.

Referˆencias

Carneiro, A. A. F. M. (1991). Contribui¸c˜ao ao Planejamento da Opera¸c˜ao Energ´etica de Sis-temas Hidrot´ermicos de Potˆencia., PhD the-sis, Faculdade de Engenharia El´etrica da Uni-versidade Estadual de Campinas.

Carneiro, A. A. F. M. and Kadowaki, M. (1996). Regras de opera¸c˜ao para grandes sistemas hidroel´etricos em cascata, Anais do 11o Con-gresso Brasileiro de Autom´atica.

Carneiro, A. A. F. M., Soares, S. and Carvalho, M. F. H. (1988). Um modelo adaptativo para o planejamento da opera¸c˜ao de sistemas hidrot´ermicos de potˆencia, Anais do 7o Con-gresso Brasileiro de Autom´atica, pp. 823–829. Cicogna, M. A. (2003). Sistema de Suporte a Decis˜ao para o Planejamento e a Progra-ma¸c˜ao da Opera¸c˜ao de Sistemas de Energia El´etrica, PhD thesis, Faculdade de Engen-haria El´etrica e Computa¸c˜ao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Cruz Jr, G. C. and Soares, S. (1999). General Composite Representation of Hydroelectric Systems, Power Industry Computer Appli-cations, 1999. PICA’99. Proceedings of the

21st 1999 IEEE International Conference, pp. 177–182.

Leite, P. T., Carneiro, A. A. F. M. and Carvalho, A. C. P. L. F. (2002). Energetic Operation Planning Using Genetic Algorithms, IEEE Transactions on Power Systems 17(1): 173– 179.

Oliveira J´unior, H. A., Caldeira, A. M., Machado, M. A. S. and Tanscheit, R. (2007). In-teligˆencia Computacional Aplicada `a Admin-istra¸c˜ao, Economia e Engenharia em Matlab, Thomson Learning.

Rabelo, R. A. L., Braga, R. T. V. and Carneiro, A. A. F. M. (2009). Component-based develop-ment applied to energetic operation planning of hydrothermal power systems, Proceedings of IEEE Bucharest PowerTech.

Rabelo, R. A. L., Lopes, W. N. M., Carneiro, A. A. F. M. and Braga, R. T. V. (2008). An´alise, projeto e implementa¸c˜ao orientado a objetos aplicados ao planejamento da oper-a¸c˜ao energ´etica de sistemas hidrot´ermicos de potˆencia, XVII Congresso Brasileiro de Au-tom´atica .

Rezende, S. O. (2003). Sistemas Inteligentes: Fun-damentos e Aplica¸c˜oes, Ed. Manole.

Ross, T. J. (2004). Fuzzy Logic with Engineering Applications, Wiley.

Shaw, I. S. and Sim˜oes, M. G. (1999). Controle e modelagem fuzzy, Edgard Blucher: FAPESP. Silva Filho, D. and Carneiro, A. A. F. M. (2004). Dimensionamento Evolutivo de Usi-nas Hidroel´etricas, Sba: Controle & Au-toma¸c˜ao Sociedade Brasileira de Autom´atica 15: 437–448.

Soares, S. (1987). Planejamento da Opera¸c˜ao de Sistemas Hidrot´ermicos, Revista SBA: Cont-role e Automa¸c˜ao 1(2): 122–131.

Soares, S. and Carneiro, A. A. F. M. (1991). Opti-mal Operation of Reservoirs for Electric Gen-eration, IEEE Transactions on Power Deliv-ery 6(3): 1101–1107.

Soares, S. and Carneiro, A. A. F. M. (1993). Reservoir Operation Rules for Hydroelectric Power System Optimization, Athens Power Tech, 1993. APT 93. Proceedings. Joint In-ternational Power Conference, Vol. 2. Wood, A. J. and Wollenberg, B. F. (1984). Power

Generation, Operation, and Control, John Wiley and Sons.

Zimmermann, H. J. (2001). Fuzzy Set Theory – and its Applications, Kluwer Academic Pub-lishers.

Referências

Documentos relacionados

O Protocolo Internacional de Medi¸c˜ ao e Verifica¸c˜ ao de Performance ´ e o documento base para este projeto de eficiˆ encia energ´ etica proposto no ˆ ambito do IME, por isso

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Assim, como um espaço para praticar o jornalismo multimídia, os temas foram escolhidos e planejados para abordar o lado humanizado das questões, mostrando a

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

O curso ´ e a base para diversas disciplinas avan¸cadas como as disciplinas da sequˆ encia de regula¸c˜ ao (organiza¸c˜ ao industrial e regula¸c˜ ao) e economia pol´ıtica

Ora, no caso em estudo e em condições de baixa temperatura, a subgranulação apenas se pode desenrolar se: (i) as condições de tensão pontual ao longo dos contactos

Demonstra¸c˜ao. Designamos esse tipo de ponto fixo de n´o repulsivo. Analogamente, se a derivada da fun¸c˜ao F tiver o valor entre 0 e 1, as sequˆencias que come¸carem