• Nenhum resultado encontrado

Livro eBook Completo 70-410

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Livro eBook Completo 70-410"

Copied!
344
0
0

Texto

(1)
(2)

Microsoft, Active Directory, AppLocker, Bing, BitLocker, DreamSpark, Hyper-V, Internet Explorer, SQL Server, Visual Studio, Win32, Windows Azure, Windows, Windows PowerShell, Windows Server, and Windows Vista são marcas registradas ou marcas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Outros nomes de produtos e de empresas mencionados no livro podem ser marcas registradas de seus respectivos donos.

Os nomes de empresas, organizações, produtos, nomes de domínio, endereços de e-mail, logos, pessoas, lugares e eventos retratados aqui são fictícios. Nenhuma associação com empresa, organização, produto, nome de domínio, endereço de e-mail, logo, pessoa, lugar ou evento é intencional ou deve ser inferido. Qualquer semelhança é mera coincidência.

O livro expressa as opiniões e pontos de vista do autor. A informação contida nesse livro é provida sem nenhuma garantia expressa, estatutária ou implícita. Nem o autor nem a Microsoft Corporation serão responsabilizados por quaisquer danos causados ou alegados de terem sido causados diretamente ou indiretamente por este livro.

(3)

3

Índice

1- Instalar e Configurar Servidores ... 4

1.1 - Instalando Servidores ... 4

1.2- Configurar Servidores ... 20

1.3- Configurar armazenamento local ... 39

2 – Configurando Funções e Recursos de Servidor ... 69

2.1 - Configurar acesso a arquivos e compartilhamentos ... 69

2.2 – Configurar serviços de impressão e documentos ... 91

2.3 – Configurar Servidores para Gerenciamento Remoto ... 112

3 – Configurar o Hyper-V ... 125

3.1- Criar e configurar máquinas virtuais ... 125

3.2 – Criar e Configurar Armazenamento de Máquina Virtual ... 149

3.3 – Criar e Configurar Redes Virtuais ... 165

4- Implantar e Configurar Serviços de Rede Essenciais ... 183

4.1 – Configurar endereçamento IPv4 e IPv6 ... 183

4.2 – Configurar Servidores ... 203

4.3 – Instalar e Configurar o serviço DNS ... 220

5 – Instalar e Administrar o Active Directory. ... 240

5.1 – Instalar Controladores de Domínio ... 240

5.2 – Criar e Gerenciar Usuários e Computadores do Active Directory ... 258

5.3 – Criar e Gerenciar Grupos e Unidades Organizacionais (OU) do Active Directory ... 277

6 – Criar e Gerenciar Políticas de Grupo ... 294

6.1 – Criar Objetos de Políticas de Grupo ... 294

6.2 – Configurar Políticas de Segurança ... 305

6.3 - Configurar políticas de restrição de aplicação ... 321

(4)

4

1- Instalar e Configurar Servidores

Instalar novos servidores Windows na sua rede não deve ser algo feito por acaso, você deve planejar a instalação com antecedência. Entre outras coisas você deve decidir se vai instalar a interface gráfica (GUI) completa ou se vai usar a opção Server Core (pode ser traduzida aproximadamente como

somente linha de comando), qual será a sua estratégia de virtualização, e quais funções você pretende implementar no servidor. Se você está instalando o Windows Server 2012 R2 pela primeira vez num hardware, você também precisa decidir se vai colocá-lo no seu ambiente de produção ou em um ambiente de testes.

Este artigo discute o processo de instalação do Windows Server 2012 R2 usando a opção de nova instalação e de atualização além das configurações que você vai precisar fazer logo após a instalação. Por fim, considera a

configuração de vários tipos de diferentes tecnologias de discos (HD’s) usados para armazenamento local e a implementação de funções em servidores por todo o seu ambiente.

Objetivos deste capítulo: 1. Instalar Servidores 2. Configurar Servidores

3. Configurar armazenamento local

1.1 - Instalando Servidores

Instalação é um tópico chave e sempre foi muito testado em exames anteriores do Windows Server. O que continua no exame 70-410. Este item discute o planejamento da instalação do Windows Server 2012 R2. Aborda os requisitos de pré-instalação e como você pode preparar seu hardware para instalação. Também considera as funções de servidor que você pode implementar durante a instalação.

Para revisar os tópicos deste item, esta seção irá passar por uma instalação do Windows Server 2012 R2 com a opção Server Core e descreverá como os Recursos sob Demanda (em inglês Features on Demand) te permite otimizar recursos removendo todos os arquivos relacionados com funções e recursos de servidor. Este item também aborda as opções existentes para atualizar um servidor rodando o Windows Server 2008 ou Windows Server 2008 R2 para o Windows Server 2012 R2 e como migrar funções em um servidor em produção para um servidor novo.

(5)

5

Planejando uma instalação de servidor

Em versões anteriores ao Windows Server 2008 R2, o planejamento de uma instalação podia ser uma tarefa bem complexa. Você tinha que decidir

intuitivamente qual edição do sistema operacional instalar, se iria usar a versão 32 ou 64 bits, e se iria instalar o servidor no modo Server Core ou se usaria a interface gráfica completa. Todas essas decisões afetavam os requisitos de hardware e cada uma delas era irrevogável. Para mudar a edição, a plataforma ou a interface, você tinha que reinstalar o servidor do zero.

Com o Windows Server 2012, você tem bem menos opções para escolher e bem menos decisões de instalação para fazer. Desde o Windows Server 2008 R2, não existe mais a opção 32 bits; apenas a versão 64 bits está disponível, refletindo o fato de que a maioria das aplicações mais populares são 64 bits e que as configurações de servidores modernos estão em hardware que requer 64 bits. Existem 4 opções do Windows Server 2012 R2 para escolher, duas a menos que o Windows Server 2008 R2. As opções Server Core e Interface gráfica completa (full GUI) permanecem, junto com uma terceira opção chamada Interface Mínima de Servidor. Entretanto, agora é possível trocar entre essas opções sem ter que reinstalar o servidor em cada vez.

Selecionando uma edição do Windows Server 2012 R2

A Microsoft lança todos os seus sistemas operacionais em várias versões, que entregam aos clientes várias opções de preços com diferentes conjuntos de recursos. Quando estiver planejando uma implementação de servidor, a edição do sistema operacional que você escolher deve se basear em diversos pontos, incluindo os seguintes:

 As funções que você pretende instalar;

 A estratégia de virtualização que você pretende implementar;  A estratégia de licenciamento que você planeja usar.

Comparado ao Windows Server 2008, a Microsoft simplificou o processo de escolha de uma edição de servidor reduzindo o número de produtos

disponíveis. Assim como o Windows Server 2008 R2, o Windows Server 2012 R2 requer um processador com arquitetura de 64 bits. Todas as versões 32 bits foram eliminadas e os processadores Itanium não são mais suportados. Isto deixa o Windows Server 2012 R2 com as seguintes edições:

 Windows Server 2012 R2 Datacenter. A edição Datacenter foi desenhada para servidores grandes e potentes com até 64

processadores e inclui funcionalidades de tolerância a falhas como suporte a adicionar processadores “a quente” (hot add), ou seja, sem desligar o servidor. Como resultado, essa versão só está disponível

(6)

6

através do programa Microsoft de licenciamento por volume e é

incorporada em servidores OEM (de fabricantes parceiros).

 Windows Server 2012 R2 Standard. A edição Standard inclui todos os recursos disponíveis do Windows Server 2012 R2, diferindo da versão Datacenter apenas no número de máquinas virtuais (virtual machine – VM) permitidas pela licença.

 Windows Server 2012 R2 Essentials. A edição Essentials inclui quase todos os recursos disponíveis nas versões Datacenter e Essentials, não inclui a opção Server Core, o gerenciador de virtualização Hyper-V e os serviços de Federação do Active Directory. A edição Essentials em uma única instância seja ela física ou virtual e para no máximo 25 usuários.  Windows Server 2012 R2 Foundation. A edição Foundation é uma

versão reduzida do sistema operacional; foi desenhada para pequenos negócios que precisam apenas dos recursos básicos de servidor como serviços de arquivos e de impressão e suporte à aplicações. A edição Foundation vem pré-instalada no hardware de novos servidores, não inclui direito à virtualização e é limitada a 15 usuários.

O preço de cada edição é proporcional aos recursos disponíveis. Obviamente o objetivo dos administradores que planejam a implementação de um novo

servidor é de adquirir a edição com o maior custo-benefício que preencha as suas necessidades. As próximas sessões irão examinar as diferenças

principais entre as versões do Windows Server 2012 R2. Suporte à Funções de Servidor

O Windows Server 2012 R2 inclui combinações pré-definidas de serviços chamadas Funções, as quais implementam funcionalidades comuns de

servidor. Computadores rodando o sistema operacional Windows Server 2012 R2 podem executar uma grande variedade de tarefas, usando tanto o software incluso no produto quanto aplicações de terceiros. Depois que você instala o Windows Server 2012 R2, você pode usar o Gerenciador do Servidor ou o Windows Powershell para instalar um ou mais funções neste servidor.

Algumas das edições do Windows Server 2012 R2 incluem todas as funções disponíveis, enquanto que outras incluem apenas parte destas. Selecionar a edição do Windows Server 2012 R2 mais apropriada sempre foi uma questão de antecipar as funções que o servidor deve realizar. Um tempo atrás esse era um processo relativamente simples. Você planejava suas implementações decidindo quais servidores seriam controladores de domínio (domain controllers - DC), quais seriam servidores de certificados, quais usariam o cluster tolerante à falhas (failover cluster) e assim por diante. Uma vez tomadas essas decisões você estava pronto porque as funções de servidor eram na sua maioria estáticas.

(7)

7

Com o aumento do foco em virtualização no Windows Server 2012 R2,

entretanto, mais administradores são forçados a considerar não somente quais funções um servidor deve realizar no momento da implantação mas também quais funções o servidor pode ter de realizar no futuro.

Usando servidores virtualizados você pode modificar a estratégia do seu servidor de rede como desejar para acomodar cargas de trabalho dinâmicas e requisitos de negócio ou se adaptar à circunstâncias imprevistas. Sendo assim, o processo de antecipar as funções que um servidor irá realizar deve levar em conta uma possível expansão do negócio além de possíveis necessidades emergenciais.

Suporte à Virtualização

As edições Windows Server 2012 R2 Datacenter e Standard incluem suporte ao Hyper-V, porém cada versão difere no número de VM’s permitidas por sua licença. Cada instância rodando do Windows Server 2012 R2 pode ser

classificada como um ambiente de sistema operacional físico ou virtual. Quando você compra uma licença do Windows Server 2012 R2, você pode efetuar uma instalação física do sistema operacional como sempre. Após instalar a função do Hyper-V você pode criar VM’s e realizar instalações virtuais. O número de instalações virtuais permitidas por sua licença depende da edição que você comprou conforme tabela abaixo.

Edição Instâncias físicas Instâncias virtuais

Datacenter 1 Ilimitadas

Standard 1 2

Essentials 1(física ou virtual) 1(física ou virtual)

Foundation 1 0

Lembrete: As limitações da tabela acima se referem à licença e não ao software em si, você pode criar mais de 2 VM’s na edição Standard do

Windows Server 2012 R2, porém você deve comprar licenças adicionais para estar legalizado.

Dica de exame: O exame 70-410 contém questão sobre licenciamento onde você terá que descobrir quantas cópias do Windows serão necessárias para um número particular de maquinas virtuais no Hyper-V e qual versão do Windows atenderia aos requisitos mantendo o maior custo-benefício

(8)

8

Licenciamento de Servidores

A Microsoft provê diversos canais de vendas para licenças do Windows Server 2012 R2, e nem todas as edições estão disponíveis em todos os canais.

Licenciar o Windows Server 2012 R2 inclui comprar licenças para os servidores e clientes, e existem diversas opções para cada um.

Se você já tem um acordo de licença com a Microsoft, você já deve estar ciente das edições que estão disponíveis para você neste acordo. Se você não

souber, deve procurar se informar antes de decidir por uma edição de servidor. A tabela abaixo mostra os canais de venda que você pode usar para comprar o Windows Server 2012 R2.

Varejo Licenciamento por Volume

Fabricantes - OEM

Datacenter Não Sim Sim

Standard Sim Sim Sim

Essentials Sim Sim Sim Foundation Sim Não Sim

Requisitos de Instalação

As especificações mínimas de hardware para o Windows Server 2012 R2 são: o Processador 64 bits de 1.4 Ghz

o 512MB de memória RAM

o 32GB de espaço em disco disponível

o Monitor que suporte resolução 1024x768 ou superior o Teclado e mouse

o Acesso à Internet

32GB de espaço em disco deve ser considerado como o mínimo absoluto. A partição de sistema irá precisar de espaço extra se você instalar o sistema a partir da rede ou se tiver mais de 16GB de memória RAM instalada. O espaço adicional é necessário para a paginação, hibernação e arquivos de despejo. Na prática dificilmente você irá ver um computador com 32GB de RAM e apenas 32GB de espaço em disco. Caso aconteça você deve liberar mais espaço em disco ou então investir em mais hardware de armazenamento.

Como parte da ênfase crescente da Microsoft em virtualização e computação na nuvem em seus produtos de servidor, ela aumentou significativamente as capacidades máximas de hardware gerenciado pelo Windows Server 2012 R2 como você pode perceber abaixo.

(9)

9

Windows Server 2012 R2 Windows Server 2008 R2

Processadores 640 256

Memória RAM 4 TB 2 TB

Nós de cluster 64 16

Escolhendo uma opção de instalação

Muitas redes empresariais hoje em dia usam servidores dedicados a uma função específica. Quando um servidor está realizando apenas uma função, não faz sentido ter outros processos rodando que não participam em nada ou quase nada nesta função. No Windows Server 2012 R2 existem opções de instalação que permitem aos administradores manterem os recursos

desnecessários instalados no mínimo. Usando o Server Core

O Windows Server 2012 R2 inclui uma opção de instalação que minimiza a interface do usuário num servidor. Quando você seleciona a opção de instalação do Server Core, você instalará uma versão reduzida do sistema operacional. Não possui o menu Iniciar, nem o explorer, nem nenhum console MMC e praticamente nenhuma aplicação gráfica. Tudo o que você vê quando inicia o sistema é uma tela de prompt de comando como na imagem abaixo.

O Server Core não é um produto separado ou edição do Windows Server. É uma opção de instalação incluída nas versões Standard e Datacenter do Windows Server 2012 R2.

(10)

10

Existem várias vantagens em usar a opção Server Core:

Conservação de recursos de hardware. O uso do Server Core elimina alguns dos elementos que usam mais processador e memória no

Windows Server 2012 R2, permitindo que esses recursos sejam usados pelos serviços que realmente importam.

Espaço em disco reduzido. O Server Core requer menos espaço em disco para os elementos instalados do sistema operacional além de precisar de menos espaço de swap, os quais maximizam a utilização dos recursos de armazenamento do servidor.

Frequência de patches reduzida. Os elementos gráficos do Windows Server 2012 R2 estão entre os mais atualizados, então usando o Server Core os administradores tem um número reduzido de atualizações para aplicar. Menos atualizações implica em menos reinicializações e por consequência maior tempo em operação.

Superfície de ataque reduzida. Quanto menos software estiver rodando no computador, menor é o número de pontos de entrada para hackers atacarem. O Server Core reduz as potenciais aberturas

apresentadas pelo sistema operacional, aumentando assim a segurança.

Na primeira vez que a Microsoft apresentou o Server Core no Windows Server 2008, a ideia mostrou-se intrigante, mas poucos administradores aproveitaram-se dela. A razão principal para isso é que a maioria dos administradores não estavam suficientemente acostumados com a interface de linha de comando que é usada para gerenciar o Windows Server sem uma GUI.

No Windows Server 2008 e no Windows Server 2008 R2, a decisão de instalar o sistema operacional usando o Server Core não poderia ser revertida

posteriormente. Uma vez instalado o sistema operacional na opção Server Core, não existia como voltar a usar a interface de usuário completa sem passar por uma nova instalação. Essa situação está totalmente mudada no Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2. Agora você pode mudar entre as opções Server Core e interface de usuário completa de acordo com sua necessidade, usando apenas comandos do Powershell.

Entraremos nos detalhes desta operação nos posts seguintes desta série quando falarmos sobre “Configurar Servidores”.

Esta habilidade significa que o administrador pode instalar o Windows Server 2012 R2 normalmente com a interface de usuário completa, configurar o

servidor todo com as ferramentas gráficas que já está acostumado e depois de tudo pronto só trocar para a opção Server Core antes de colocar o servidor em produção para aproveitar das vantagens listadas anteriormente.

(11)

11

Padrões do Server Core

No Windows Server 2012 R2, o Server Core é a opção de instalação padrão por razões além de simplesmente permitir o administrador trocar de opção após a instalação. No Windows Server 2012 R2, a Microsoft está tentando mudar fundamentalmente o jeito que os administradores trabalham em seus servidores. Server Core é a opção padrão agora pelo fato de que no novo jeito de gerenciar servidores, os administradores deveriam raramente ter que trabalhar no console do servidor, seja fisicamente presente ou remotamente. O Windows Server tem sido capaz de administração remota a muito tempo, porém essa capacidade era fragmentada. Alguns consoles MMC (Microsoft Management Console) permitiam os administradores conectarem a outros servidores remotamente e o Windows Powershell 2.0 proveu alguma

capacidades de acesso remoto a partir da linha de comando, mas o Windows Server 2012 R2, pela primeira vez, inclui ferramentas completas para

administração remota que praticamente eliminam a necessidade de trabalhar no console do servidor.

A nova aplicação de Gerenciador do Servidor no Windows Server 2012 R2 permite que os administradores adicionem servidores de toda a organização e criem grupos de servidores para facilitar a configuração simultânea de vários servidores. O novo Windows PowerShell 4.0 aumenta o número de cmdlets (comandos do Powershell) de 230 para mais de 2 mil.

Com ferramentas como essas, você pode instalar seus servidores na opção Server Core, executar alguns comandos para adicionar cada servidor ao domínio do Active Directory e então nunca mais tocar no console do servidor novamente. Você pode realizar todas as tarefas de administração

subsequentes, incluindo a instalação e configuração de funções e

funcionalidades, através do Server Manager (Gerenciador do Servidor) e do Powershell.

Capacidades do Server Core

Além de omitir a maior parte da interface gráfica, uma instalação Server Core omite algumas funções de servidor encontradas na versão com interface completa. Entretanto, a opção Server Core do Windows Server 2012 R2 inclui 12 das 19 funções, mais o suporte ao SQL Server 2012, em comparação as 10 funções disponíveis no Windows Server 2008 R2 e 9 no Windows Server 2008. A tabela abaixo mostra as funções e recursos que estão e as que não estão disponíveis numa instalação Server Core do Windows Server 2012 R2.

(12)

12

Funções disponíveis no Server

Core

Funções indisponíveis no Server Core

Serviços de Certificado do Active Directory

Serviços de Federação do Active Directory

Serviços de domínio do Active Directory

Servidor de Aplicação (obsoleto) Serviços de Diretório do Active

Directory Lightweight

Servidor de Fax Active Directory Rights Management

Services

Serviços de Acesso e Política de Rede

Servidor DHCP Gateway de Área de Trabalho

Remota

Servidor DNS Host da Sessão da Área de Trabalho

Remota Serviços de arquivo e

armazenamento

Acesso via Web à Área de Trabalho Remota

Hyper-V Serviços de ativação de volume

Serviços de Impressão e Documentos Serviços de Implantação do Windows Acesso Remoto

Servidor Web (IIS)

Windows Server Update Services

Interface Mínima de Servidor

Se as vantagens do Server Core parecem tentadoras, mas existem algumas ferramentas de administração que você não quer largar, o Windows Server 2012 R2 possui uma 3ª opção de interface chamada Interface Mínima de Servidor.

A Interface Mínima de Servidor é uma configuração que remove a maioria dos elementos que exigem mais hardware da interface gráfica. Estes elementos incluem o Internet Explorer e os componentes do shell do Windows, incluindo a Área de trabalho (Área de trabalho), o Explorador de arquivos e os aplicativos de área de trabalho do Windows 8. No painel de controle também são omitidos itens implementados como extensões do shell, incluindo os seguintes:

 Programas e Recursos;

 Central de Rede e Compartilhamento;

 Dispositivos e Impressoras;  Vídeo;  Firewall;  Atualização do Windows;  Fontes  Storage Spaces.

(13)

13

O que resta na Interface Mínima de Servidor é o Gerenciador do Servidor, o

MMC, o Gerenciador de Dispositivos e a interface completa do Windows

Powershell. Isto prove aos administradores com a maioria das ferramentas que precisam para gerenciar servidores locais e remotos.

Para configurar uma instalação do Windows Server 2012 R2 com a interface completa para a Interface Mínima de Servidor, você deve remover o recurso Shell Gráfico do Servidor através do Powershell ou do Assistente Remover funções e recursos dentro do Gerenciador do Servidor conforme imagem abaixo.

Recursos sob Demanda

Durante uma instalação do Windows Server 2012 R2, o programa de instalação copia os arquivos de todos os componentes do sistema operacional da mídia de instalação para um diretório chamado WinSxS, que se refere à loja de componentes lado a lado. Isso serve para você poder ativar qualquer recurso incluído no Windows Server 2012 R2 sem precisar fornecer uma mídia se instalação.

O único problema com esta abordagem é que o diretório WinSxS ocupa permanentemente 5GB de espaço em disco, muito do qual na maioria dos casos nunca será usado após a implantação inicial do servidor.

Com o uso crescente de VM’s para distribuir as funções de servidor, redes corporativas normalmente tem mais cópias do sistema operacional do que

(14)

14

jamais antes tiveram, e por consequência tem mais espaço em disco

desperdiçado. Além disso, as tecnologias avançadas de armazenamento usadas nas infraestruturas atuais, como as redes locais de armazenamento (storage área network – SAN) e discos de estado sólido (SSD), estão fazendo o espaço em disco ficar mais caro.

Recursos sob Demanda, apresentado no Windows Server 2012, é um terceiro estado para cada recurso no Windows Server 2012 R2. Nas versões anteriores ao Windows Server 2012, os recursos poderiam estar apenas habilitados ou desabilitados. Recursos sob Demanda agora permite 3 estados: Habilitado, Desabilitado e Desabilitado com Carga Removida.

Para implementar esse terceiro estado, você deve usar o comando Poweshell (cmdlet) Unistall-WindowsFeature, que agora tem um novo flag (parâmetro) – Remove. Sendo assim o comando Powershell para remover o Shell Gráfico do Servidor junto com todos os seus arquivos do diretório WinSxS seria:

Uninstall-WindowsFeature Server-Gui-Shell -Remove

Uma vez deletados os arquivos de um recurso do diretório WinSxS eles não estão irrecuperáveis. Se você tentar habilitar esse recurso novamente, o sistema irá descarregá-lo do Windows Update, ou, alternativamente, copiá-lo de um arquivo de imagem que você especificar informando o parâmetro – Source com o comando Unistall-WindowsFeature, Isso te permite recuperar os arquivos de um disco removível ou arquivo de imagem na rede. Você também pode usar Políticas de Grupo para especificar uma lista de origens de

instalação.

Essa habilidade de descarregar arquivos fonte de outro local na rede é

especificamente o que a Microsoft se refere como Recursos sob Demanda. A Microsoft geralmente usa esse método para diminuir o tamanho das

atualizações baixadas pela Internet. Quando o usuário instala a atualização, o programa descarrega os arquivos adicionais necessários e completa a

instalação.

Atualizando Servidores

Uma atualização in-loco (no próprio servidor que está em operação) é a forma mais complicada de instalação do Windows Server 2012 R2. É também a mais demorada e com maior probabilidade de causar problemas durante a

instalação. Sempre que possível, a Microsoft recomenda que os

administradores executem uma nova instalação ou migrem as funções, aplicações e configurações necessárias.

(15)

15

Embora instalações in-loco normalmente terminem sem problemas, a

complexidade do processo de atualização e o grande número de variáveis envolvidas significam que muitas coisas podem dar errado. Para minimizar os riscos envolvidos, é importante que você leve a sério o processo de

atualização, prepare o sistema antecipadamente e tenha a habilidade de resolver quaisquer problemas que possam aparecer.

Caminhos de atualização

Os caminhos de atualização do Windows Server 2012 R2 são limitados. Na verdade, é mais fácil dizer quando você pode fazer a atualização do que quando você não pode. Se você tem um computador 64 bits rodando o

Windows Server 2008 ou Windows Server 2008 R2 você pode atualizar para o Windows Server 2012 R2 desde que você escolha a versão apropriada.

O Windows Server 2012 R2 não suporta os seguintes casos:

 Atualizar versões anteriores ao Windows Server 2008

 Atualizar a partir de versões pré-RTM do Windows Server 2012 R2

 Atualizar a partir de versões área de trabalho do Windows

 Atualização entre plataformas, como um Windows Server 2008 32 bits para o Windows Server 2012 R2 (que é 64 bits)

 Atualização a partir de versões para o processador Itanium

 Atualização de sistemas usando linguagens diferentes

Em qualquer destes casos o programa de instalação não permitirá que a instalação continue.

Preparando para uma atualização

Antes de começar uma atualização no próprio servidor que está rodando uma versão anterior do Windows Server para o Windows Server 2012 R2, você deve realizar um número de procedimentos preliminares para garantir que o processo se desenrole tranquilamente e que os dados sejam protegidos.

Considere as seguintes questões antes de realizar qualquer atualização para o Windows Server 2012 R2:

Checar a compatibilidade de hardware. Tenha certeza de que o servidor atende os requisitos mínimos de hardware do Windows Server 2012 R2.

Checar o espaço em disco. Certifique-se de que há espaço em disco suficiente na partição em que o sistema operacional antigo está

(16)

16

instalado. Enquanto a instalação está acontecendo, é necessário espaço

em disco suficiente para os 2 sistemas. Depois que a atualização estiver completa delete os arquivos antigos para liberar algum espaço em disco.

Confirmar que o software é assinado. Todos os softwares que rodam em modo kernel, incluindo drivers de dispositivos, devem ser assinados digitalmente caso contrários o software não será carregado. Isso pode resultar num processo de atualização abortado, em falhas de hardware após a atualização ou numa falha de inicialização do sistema após a atualização. Se você não conseguir localizar uma atualização para a aplicação ou driver que é assinado, então você deve desinstalar o software ou driver antes de prosseguir com a atualização.

Salvar drivers de dispositivo em mídia removível. Se um fabricante fornecer um driver separado para um dispositivo do seu servidor, salve o driver em um CD, DVD ou mídia removível como um pendrive na pasta raiz ou no diretório /amd64. Para usar o driver durante a instalação clique em Carregar Driver ou pressione F6 na tela de seleção de disco. Você pode navegar entre as pastas para localizar o driver ou pode deixar o programa de instalação procurar na mídia.

Checar compatibilidade de aplicação. O programa de instalação mostra um relatório de compatibilidade que pode te notificar de qualquer problema de compatibilidade. Você pode às vezes resolver esses

problemas atualizando ou instalando uma nova versão da aplicação com problemas. Crie um inventário dos produtos de software instalados no servidor e cheque os websites dos fabricantes por atualizações, novas versões disponíveis ou anúncios sobre o suporte ao Windows Server 2012 R2. Num ambiente corporativo, você deve testar todas as

aplicações para ver se são compatíveis com o Windows Server 2012 R2, não importando o que o fabricante diga, antes de realizar qualquer

atualização no sistema operacional.

Assegurar funcionamento apropriado. Assegure-se de que o Windows Server 2008 ou Windows Server 2008 R2 está funcionando normalmente no servidor antes de iniciar o processo de instalação. Você deve iniciar uma atualização in-loco (no local) a partir do sistema

operacional atual, então você não pode contar com o Windows Server 2012 R2 para corrigir quaisquer problemas que possam impedir o computador de inicializar ou de iniciar o programa de instalação.

Realizar um backup completo. Antes de realizar qualquer

procedimento de atualização, você deve fazer uma cópia de segurança de todo o servidor, ou no mínimo, dos arquivos de dados críticos. O seu backup deve incluir todos os dados e configurações que são necessários para o computador alvo funcionar. Quando você realizar o backup,

certifique-se de incluir as partições do sistema e de boot além dos dados de estado do sistema. Discos rígidos removíveis tornam esse processo

(17)

17

mais fácil, mesmo que não exista um dispositivo especifico para backup

no computador.

Desabilitar software antivírus. Software de proteção contra vírus podem tornar a instalação bem mais devagar já que verificam cada arquivo copiado para o computador. Se instalado, você deve desabilitar esse aplicativo antes de executar a atualização.

Desconectar dispositivos UPS. Se você tiver um banco de baterias UPS (Uninterruptible Power Supply) conectado ao seu computador, desconecte o cabo de dados antes de realizar a atualização. O programa de atualização tenta detectar todos os dispositivos conectados. Equipamento UPS pode causar problemas para este processo.

Comprar a edição correta do Windows Server 2012 R2. Certifique-se de comprar a edição correta do Windows Server 2012 R2 para a

atualização e de ter o disco de instalação e a chave do produto em mãos.

Durante o processo de atualização, quando o sistema reinicia, o menu de boot dá a opção de voltar ao sistema operacional anterior. Entretanto uma vez concluído o processo, esta opção não está mais disponível e não é mais possível desinstalar o Windows Server 2012 R2 para reverter ao sistema operacional anterior.

Migrando Funções de Servidor

A migração é maneira preferida para substituir um servidor em operação por outro com o Windows Server 2012 R2. Ao contrário da atualização in-loco, uma migração copia informação vital de um servidor para outro rodando uma nova instalação do Windows Server 2012 R2.

Em uma migração, quase todas as restrições tratadas anteriormente

relacionadas à atualização não se aplicam mais. Usando as Ferramentas de Migração do Windows Server (Windows Server Migration Tools) e os guias de migração fornecidos com o Windows Server 2012 R2, você pode migrar dados entre servidores sob quaisquer das circunstâncias abaixo:

Entre versões. Você pode migrar dados a partir de qualquer versão do Windows Server desde o Windows Server 2003 SP2 até o Windows Server 2012 R2. Isso inclui migrações de um servidor rodando o Windows Server 2012 R2 para outro.

Entre plataformas. Você pode migrar dados de um servidor 32 bits ou 64 bits para outro servidor 64 bits rodando o Windows Server 2012 R2.

Entre edições. Você pode migrar dados entre servidores rodando diferentes edições do Windows Server.

(18)

18

Entre instâncias físicas e virtuais. Você pode migrar dados de um

servidor físico para um virtual ou o contrário.

Entre opções de instalação. Você pode migrar dados de um servidor para outro, mesmo quando um servidor está na opção Server Core e o outro está com a interface gráfica completa.

Migrações em servidores são diferentes de quaisquer migrações que você possa ter feito em estações de trabalho. Ao invés de fazer um único

procedimento de migração que copia todos os dados de usuários de um computador de origem para um computador de destino de uma única vez, numa migração de servidor você migra funções de servidor ou serviços de funções de servidor individualmente.

O Windows Server 2012 R2 inclui uma coleção de guias de migração que trazem instruções individualizadas para cada função de servidor suportada pelo Windows Server 2012 R2. Algumas funções requerem o uso do aplicativo Ferramentas de Migração do Windows Server (Windows Server Migration Tools) e outras não.

Instalando as Ferramentas de Migração do Windows Server

Ferramentas de Migração do Windows Server (Windows Server Migration Tools) é um recurso do Windows Server 2012 R2 composto por cmdlets do Microsoft Powershell e arquivos de ajuda que possibilitam administradores migrar certas funções entre servidores.

Antes de poder usar as Ferramentas de Migração do Windows Server você deve instalar o recurso Ferramentas de Migração do Windows Server no servidor de destino com o Windows Server 2012 R2 e então copiar a versão apropriada das ferramentas para o servidor de origem.

As Ferramentas de Migração do Windows Server são um recurso padrão que pose ser instalado no Windows Server 2012 R2 a partir do Wizard (tela passo a passo) Adicionar Funções e Recursos dentro do Gerenciador do Servidor conforme figura abaixo ou do cmdlet Powershell Install-WindowsFeature.

(19)

19

Usando os guias de migração

Uma vez instalado o recurso Ferramentas de Migração do Windows Server nos servidores de origem e destino, você pode proceder para a migração de dados entre os dois.

Com o uso das Ferramentas de Migração do Windows Server, administradores podem migrar certas funções, recursos, configurações de sistema operacional, e outros dados do servidor de origem para o servidor de destino rodando o Windows Server 2012 R2. Algumas funções requerem o uso das Ferramentas de Migração do Windows Server, enquanto que outros que possuem

capacidades internas de comunicação não precisam deste recurso.

Não existe um procedimento único para migrar todas as funções do Windows Server, independente de possuírem sua ferramenta própria de migração ou não. No lugar, a Microsoft provê guias de migração para funções individuais, em alguns casos, providencia guias de migração detalhados para serviços de funções de servidor dentro de uma Função de Servidor.

Os guias de migração atualizados se encontram no Portal de Migração do Windows Server neste link https://technet.microsoft.com/en-us/library/jj134039 (em inglês ).

(20)

20

1.2- Configurar Servidores

Um servidor raramente está pronto para realizar todas as tarefas que você planejou logo após o término da instalação. Tipicamente alguma configuração pós-instalação é necessária após o servidor entrar em operação.

Tarefas Pós-instalação

Como parte da nova ênfase em serviços baseados na nuvem dentro das infraestruturas de redes Microsoft, o Windows Server 2012 R2 contém uma variedade de ferramentas que foram incrementadas para facilitar uma maior capacidade de gerenciamento remoto do servidor.

Por exemplo, o novo Gerenciador do Servidor, é feito para fazer com que os administradores gerenciem servidores sem terem que interagir diretamente com o console, fisicamente ou remotamente. Entretanto, existem algumas tarefas que os administradores podem ter que realizar imediatamente após a instalação que exigem acesso direto ao console do servidor:

 Configurar conexões de rede

 Ajustar o fuso horário

 Habilitar a Área de trabalho Remota

 Renomear o computador

 Entrar em um domínio

Ferramentas de interface gráfica

No Windows Server 2012 R2, o bloco Propriedadesdentro do Gerenciador do Computador, como mostra a figura abaixo, entrega a mesma funcionalidade da tela de Tarefas de Configuração Inicial das versões anteriores do Windows Server. Para completar qualquer uma ou mesmo todas as tarefas de pós-instalação num Windows Server 2012 R2 com interface gráfica completa, você pode usar as ferramentas no bloco de Propriedades, diretamente no console ou através da Área de trabalho Remota.

(21)

21

O item Ethernet na tela de propriedades especifica a situação atual da interface

de rede do computador. Se houver um servidor DHCP na rede, o servidor já irá ter recebido um endereço IP e outras configurações e já terá configurado a interface de rede com eles. Se não tiver um servidor DHCP na rede, ou se você deve configurar o servidor com um endereço IP estático, clique no link

“Ethernet” para exibir a janela de Conexões de Rede de dentro do Painel de Controle. Você pode então abrir a aba Propriedades de Ethernet e a aba de propriedades do item “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)” onde você pode configurar o cliente TCP/IP.

É essencial que o relógio do computador esteja preciso e correto para o bom funcionamento da comunicação dos Serviços de Domínio do Active Directory. Se o servidor estiver localizado num outro fuso horário diferente da zona do Pacífico que é o padrão, clique no link Fuso Horário para abrir a caixa de diálogo de Data e Hora, onde você pode corrigir a configuração.

Por padrão o Windows Server 2012 R2 não permite conexões de Área de Trabalho remota. Para habilitá-las, clique no link Área de trabalho Remota para abrir a aba Remoto da tela de propriedades do Sistema.

Numa instalação manual do sistema operacional, o programa de instalação do Windows dá ao computador um nome único que inicia com WIN. Para mudar o nome do computador e uni-lo à um domínio , clique no link “Nome do

computador” para abrir a tela de Propriedades do sistema e clique no botão Alterar para abrir a caixa de diálogo Alterações de Nome/Domínio do

(22)

22

Ferramentas de linha de comando

Se você selecionou a opção Server Core durante a instalação do Windows Server 2012 R2, você pode efetuar as mesmas tarefas de pós-instalação a partir da linha de comando. No mínimo você terá de renomear o computador e adicioná-lo a um domínio. Para fazer isso você pode usar os comandos

sconfig ou netdom.

Para renomear um computador use o comando netdom da seguinte forma: netdom renamecomputer %nomedocomputador% /NewName:

<novonomedocomputador>

Depois você terá que reiniciar o computador para as mudanças tomarem efeito, você pode usar o comando shutdown /r

Em seguida para adicionar o computador à um domínio use o comando netdom da seguinte forma:

netdom join %nomedocomputador% /domain: <NomedoDominio> /userd: <nomedoUsuario> /passwordd:*

Neste comando o uso do * depois do parâmetro passwordd faz com que a senha seja requisitada logo em seguida.

Estes comandos assumem que um servidor DHCP já configurou o cliente TCP/IP do computador. Se esse não for o caso, você deve configurá-lo manualmente antes de poder entrar num domínio. Para configurar um IP estático em um computador usando o Server Core, você pode usar o comando netsh ou o cmdlet New-NetIPAddress no Windows Powershell.

Conversão entre Server Core e Interface Completa

No Windows Server 2012 R2 você pode converter uma instalação com

interface completa para a opção Server Core e adicionar a interface gráfica de usuário em uma instalação usando o Server Core. Esta foi uma das melhorias mais significativas para o Server Core em comparação com o Windows Server 2008 R2, no qual você só poderia trocar a interface realizando uma nova instalação.

Com essa capacidade, administradores podem instalar servidores com interface completa, utilizar ferramentas gráficas para efetuar todas as

configurações necessárias e depois deixar o servidor em modo Server Core para colocá-lo em produção. Se depois se tornar necessário, pode-se reinstalar os componentes gráficos.

(23)

23

Para converter uma instalação do Windows Server 2012 R2 com interface

completa em Server Core através do Gerenciador do Servidor, você pode executar o Assistente Remover Funções e Recursos e desinstalar os seguintes recursos:

 Graphical Management Tools And Infrastructure – Ferramentas Gráficas de Gerenciamento e Infraestrutura

 Server Graphical Shell – Shell Gráfico de Servidor

Para adicionar a interface gráfica completa em uma instalação Server Core, você deve usar o Windows Powershell para instalar os mesmos recursos que foram removidos no procedimento anterior. Você usará o seguinte comando: Install-WindowsFeature Server-Gui-Mgmt-Infra,Server-Gui-Shell –Restart

Para converter uma instalação do Windows Server 2012 R2 com interface completa em Server Core use o seguinte comando:

Uninstall-WindowsFeature Server-Gui-Mgmt-Infra,Server-Gui-Shell –Restart

Configurando o Agrupamento de NIC

Agrupamento de NIC (Network Interface Card – Adaptador de Rede) é um recurso do Windows Server 2012 R2 que permite aos administradores combinarem a largura de banda de vários adaptadores de interface de rede, provendo maior desempenho e tolerância a falhas. A virtualização permite aos administradores separar funções vitais de rede em sistemas diferentes sem precisar comprar um computador novo para cada uma. Entretanto, uma das desvantagens desta prática é que um único servidor hospedando várias VMs ainda é um único ponto de falha para elas. Um único adaptador de rede com problemas, um switch defeituoso, ou mesmo um cabo desconectado pode fazer um servidor ficar offline e com ele todas as suas VMs.

Agrupamento de NICs também chamado de agrupamento ou balanceamento é uma tecnologia que já está disponível por algum tempo, porém sempre foi amarrada a alguma implementação especifica de hardware. A capacidade de Agrupamento de NICs do Windows Server 2012 R2 é independente de

hardware e te possibilita combinar diversos adaptadores de rede em uma única O Recurso de Agrupamento de NICs é especialmente mencionado dentre os

objetivos do exame 70-410. Portanto você deve estar familiarizado com esse recurso e sua utilização.

(24)

24

interface. Os resultados podem incluir maior desempenho através da união da

banda dos adaptadores e proteção contra falhas através da mudança dinâmica de todo o tráfego para as NICs que estão funcionando.

O Agrupamento de NICs no Windows Server 2012 R2 suporta dois modos:

Modo Independente de Switch. Todos os adaptadores de rede são conectados em switches diferentes, provendo rotas diferentes pela rede.

Modo Dependente de Switch. Todos os adaptadores de rede são conectados no mesmo switch, provendo um interface única com a largura de banda combinada.

No Modo Independente de Switch, você pode escolher entre duas

configurações. A configuração ativo-ativo deixa todos os adaptadores de rede funcionais, provendo largura de banda adicional. Se um adaptador falhar, todo o tráfego é desviado para os adaptadores restantes. Na configuração ativo - em espera, um adaptador fica offline e funciona em modo de recuperação no caso do adaptador ativo falhar. No modo ativo-ativo, uma falha de adaptador causa uma redução no desempenho; no modo ativo – em espera, o desempenho se mantém igual antes e depois de uma falha de adaptador.

No Modo Dependente de Switch, você pode escolher agrupamento fixo, um modo genérico que balanceia o tráfego entre os adaptadores no equipe, ou você pode escolher usar o Protocolo de Agregação de Link definido no IEEE 802.3ax, assumindo que seu equipamento suporta-o.

No Windows Server 2012, existe uma limitação significante no agrupamento de adaptadores (NIC Teaming). Se o seu trafego consistir de grandes sequencias TCP, como por exemplo uma migração ao vivo (live migration) no Hyper-V, o sistema vai evitar usar múltiplos adaptadores para aquelas sequencias para minimizar o número de segmentos perdidos e fora de ordem. Você então não perceberá nenhum ganho de desempenho durante transferências de arquivos grandes usando TCP. No Windows Server 2012 R2, o novo Modo Dinâmico divide essas grandes sequencias TCP em unidade menores e distribui-as entre os adaptadores na equipe. Este é atualmente o modo padrão de

balanceamento de carga no Windows Server 2012 R2.

Você pode criar e gerenciar Equipes de Adaptadores de Rede usando o

Gerenciador do Servidor ou o Windows PowerShell (eu chamaria de Time mas tudo bem). Para criar uma equipe de adaptadores usando o Gerenciador do Servidor siga os passos a seguir.

1. No Gerenciador do Servidor, no bloco de Propriedades, clique em “Agrupamento NIC”. A tela de Agrupamento NIC aparece como na imagem abaixo.

(25)

25

2. No bloco Equipes, clique em tarefas e selecione nova equipe para abrir

a janela nova equipe.

3. Clique no item Propriedades Adicionais para expandir a tela como na tela abaixo.

4. Na caixa de texto nome da equipe, escreva o nome que quer para a equipe.

5. Na caixa de Adaptadores membros, selecione os adaptadores que quer que façam parte da equipe.

(26)

26

6. Na caixa de seleção Modo de agrupamento selecione uma das opções

abaixo:

a. Alternar Independente b. Agrupamento Estático c. LACP

7. Na caixa de seleção Modo de balanceamento de carga selecione uma das opções abaixo:

a. Hash de Endereço

b. Porta do comutador Hyper-V c. Dinâmico

8. Se você selecionou a opção Alternar Independente no modo de agrupamento, use a caixa de seleção Adaptador em espera para selecionar o adaptador de rede que funcionará em espera.

9. Clique OK. A nova equipe estará listada no bloco Equipes como mostra a imagem abaixo.

Uma vez criada a Equipe de Adaptadores de Rede, a janela de Agrupamento de NICs permite monitorar o status da Equipe e da interface da equipe que você criou. A equipe e os adaptadores individuais todos tem indicadores de status que informam se um adaptador ficar offline.

Se isso ocorrer, o indicador do adaptador com falha muda imediatamente para desconectado como mostra a figura abaixo, e dependendo do modo de

(27)

27

Gerenciador do Servidor

A ferramenta Gerenciador do Servidor no Windows Server 2012 R2 é uma aplicação que mostra a evidencia mais obvia da mudança de paradigma na administração do Windows Server. Antes do Windows Server 2012, um

administrador que queria instalar uma Função usando uma ferramenta gráfica teria que acessar o console fisicamente ou conectado através dos Serviços de Área de Trabalho Remota (antes chamado Serviços de Terminal). Em

contraste, o Gerenciador do Servidor no Windows Server 2012 R2 pode instalar Funções e Recursos em qualquer servidor da rede.

Adicionando Servidores

A diferença principal entre o Gerenciador do Servidor do Windows Server 2012 R2 e do Windows Server 2012 em comparação as versões anteriores é a habilidade de adicionar e gerenciar diversos servidores de uma única vez. Quando você faz logon numa instalação com interface completa do Windows Server 2012 R2 com uma conta administrativa, o Gerenciador do Computador carrega automaticamente mostrando o bloco de Bem-Vindo.

A interface do Gerenciador do Servidor consiste de um painel de navegação à esquerda contendo ícones representando várias visões dos recursos do

servidor. Selecionar um ícone mostra uma página de inicio no painel da direita, o qual consiste em um número de blocos contendo informação sobre o recurso. A página de Painel que abre por padrão, contém, além do bloco de Bem-Vindo,

(28)

28

miniaturas que sumarizam as outras visões disponíveis no Gerenciador do

Servidor conforme figura abaixo. Estas outras visões incluem uma página para o Servidor Local, uma para todos os Servidores, e outras para os grupos de servidores e grupos de funções.

Mesmo que apenas o servidor local aparece no Gerenciador do Servidor quando você executa-o pela primeira vez, você pode adicionar outros servidores, permitindo a você gerenciá-los todos juntos. Os servidores que você adiciona põem ser físicos ou virtuais e podem estar rodando qualquer versão do Windows Server a partir do Windows Server 2003. Após adicionar os servidores à interface, você pode criar grupos contendo coleções de

servidores, como os servidores de um escritório específico ou os que realizam alguma função em particular. Estes grupos aparecem no painel de navegação, permitindo que você os administre como uma única entidade.

Para adicionar servidores use o seguinte procedimento.

1. Abra o Gerenciador do Servidor e, no painel de navegação clique em Todos os Servidores, a página inicial Todos os servidores abrirá como na figura abaixo.

2. A partir do menu Gerenciar, selecione adicionar servidores, a caixa de diálogo Adicionar Servidores abrirá como na figura abaixo.

3. Selecione uma das abas para especificar como você quer localizar o servidor que deseja adicionar

(29)

29

a. Active Directory: Permite buscar por computadores rodando

sistemas operacionais específicos em locais específicos em um domínio do Serviços de Domínio do Active Directory

b. DNS: Permite buscar por servidores no seu servidor DNS configurado

c. Importar: Permite informar o nome de um arquivo .txt com o nome dos servidores que deseja adicionar

4. Inicie a busca ou carregue o arquivo de texto para mostrar os servidores disponíveis.

5. Selecione os servidores que deseja adicionar, clique na flecha para incluí-los na lista de selecionados.

6. Clique OK. Os servidores que você adicionou serão adicionados na página inicial Todos os servidores.

Para administradores de redes de computadores corporativas, pode ser necessário adicionar um grande número de servidores no Gerenciador do Servidor. Para evitar ter de trabalhar com uma grande lista de servidores e ter de usar a barra de rolagem todo o tempo, você pode criar grupos de servidores com base na localização dos servidores, funções, ou qualquer outro paradigma organizacional.

Adicionando Funções e Recursos

O programa Gerenciador do Computador no Windows Server 2012 R2 combina o que antes eram vários assistentes (wizard) em apenas um, o Assistente de Adição de Funções e Recursos, uma vez adicionados vários servidores na interface do Gerenciador do Computador, eles são integrados no Assistente de Adição de Funções e Recursos, para que assim você possa instalar Funções e Recursos em qualquer um dos seus servidores.

Para instalar Funções e Recursos siga os passos abaixo:

 No Gerenciador do Computador, clique no menu Gerenciar e depois em Adicionar Funções e Recursos. O Assistente de Adição de Funções e Recursos será iniciado e mostrará a tela Antes de Começar.

(30)

30

 Clique Próximo para abrir a tela Tipo de Instalação como mostra a figura

abaixo.

 Deixe a opção Instalação baseada em função ou recurso marcada e clique em Próximo. A tela Seleção de Servidor abrirá como mostra a figura abaixo.

(31)

31

 Selecione o servidor em que deseja instalar as funções ou recursos. Se

o pool de Servidores contém muitos servidores, você pode usar a caixa de texto denominada Filtro para mostrar um subgrupo de servidores com base no texto escrito. Quando você selecionar o servidor, clique em Próximo. A tela Funções do Servidor abrirá como na figura abaixo.

Embora você possa usar o Assistente de Adição de Funções e Recursos para instalar componentes em qualquer servidor que tenha sido adicionado no Gerenciador do Computador, você não pode instalar vários componentes de uma única vez. Para fazer isso você precisa do Windows PowerShell.

 Selecione a função ou funções que quer instalar no servidor

selecionado. Se as funções que selecionou possuírem outras funções ou recursos como dependências, a tela Adicionar Recursos que são

Necessários irá aparecer.

Diferentemente das versões anteriores do Gerenciador do Computador, no Windows Server 2012 R2 você pode escolher todas as funções e recursos que desejar uma única vez, ao invés de ter que rodar o assistente diversas vezes para cada função ou recurso individual.

(32)

32

 Clique adicionar recursos para aceitar as dependências e clique em

Próximo para abrir a tela Selecionar Recursos como mostra a figura abaixo.

 Selecione os recursos que deseja instalar no servidor selecionado e clique em Próximo. Dependências podem aparecer de acordo com suas seleções de recursos.

 O Assistente então mostra páginas de configuração especificas das Funções e Recursos que você escolheu, nas quais você pode escolher os elementos de cada Função escolhida você quer instalar. Complete cada página de configuração de Recurso ou de Função e clique em Próximo. A tela de confirmação aparecerá.

 Você pode escolher algumas opções adicionais

o Reiniciar cada servidor de destino automaticamente, se necessário. Faz com que o servidor reinicialize automaticamente após o fim da instalação se a função ou recurso selecionado exigir.

o Exportar definições de configuração. Cria um script XML documentando os procedimentos executados pelo assistente, pode ser usado para replicar a mesma instalação em outro servidor através do Windows PowerShell.

o Especificar um caminho de origem alternativo. Especifica o caminho de um arquivo de imagem contendo o software

(33)

33

Use essa opção quando tiver deletado anteriormente os arquivos

de origem do sistema através do Recursos sob Demanda.

 Clique Instalar para abrir a página de progresso de instalação. Dependendo das funções e recursos instalados, o assistente pode

mostrar links para as ferramenta necessárias para realizar configurações de pós-instalação. Quando a instalação estiver completa, clique em fechar para completar o assistente.

Após instalar funções nos seus servidores, as funções aparecem como ícones no painel de navegação do Gerenciador do Computador. Estes ícones

representam na verdade grupos de funções. Cada grupo de função contém todas as instâncias daquela função que forem achadas nos servidores

adicionados. Você pode então administrar a função em todos os servidores que você a tenha instalado.

Instalando Funções em arquivos VHD

Além de instalar funções e recursos em servidores na sua rede, o Gerenciador do computador também permite que administradores instalem-nos em VMs que estão no estado offline. Por exemplo, você pode ter um servidor Web offline armazenado em um servidor de backup, no caso do servidor físico que hospeda sua VM possa falhar. O Gerenciador do Computador te permite selecionar um arquivo de disco rígido virtual (VHD) e instalar ou remover funções e recursos sem ter que rodar a VM.

Para instalar funções e recursos em um arquivo VHD offline siga o procedimento abaixo

 No Gerenciador do Computador, clique no menu Gerenciar e depois em Adicionar Funções e Recursos. O Assistente de Adição de Funções e Recursos será iniciado e mostrará a tela Antes de Começar.

 Clique Próximo para abrir a tela Tipo de Instalação.

 Deixe a opção Instalação baseada em função ou recurso marcada e clique em Próximo. A tela Seleção de Servidor abrirá.

 Selecione a opção Selecionar um disco rígido virtual. Uma caixa de texto Disco Rígido Virtual aparecerá na parte da baixo da janela. Para usar um arquivo exportado para instalar funções e recursos em outro computador com o Windows Server 2012 R2, use o comando abaixo em uma sessão com privilégios elevados do Windows PowerShell.

Install-WindowsFeature –ConfigurationFilePath <arquivoexportado.xml>

(34)

34

 Na caixa de texto Disco Rígido Virtual digite ou procure a localização do

arquivo VHD que você quer modificar.

 Na caixa Pool de Servidores selecione o servidor que o assistente deve usar para montar o arquivo VHD como mostra a figura abaixo e clique em Próximo. A página Funções do Servidor irá aparecer.

 Selecione a função ou funções que deseja instalar no servidor

especificado, adicionando as dependências caso necessário, e clique em Próximo. A página de Recursos irá aparecer.

 Seleciona quaisquer recursos que quiser instalar no servidor

selecionado e clique em Próximo. Podem aparecer dependências para os recursos selecionados.

 O Assistente então mostra páginas de configuração especificas das Funções e Recursos que você escolheu, nas quais você pode escolher os elementos de cada Função escolhida você quer instalar. Complete cada página de configuração de Recurso ou de Função e clique em Próximo. A tela de confirmação aparecerá.

O Assistente precisa montar o arquivo VHD no servidor que você selecionou para abri-lo e ver quais funções e recursos já estão instalados e quais estão disponíveis para instalação. Montar um arquivo VHD apenas o faz disponível através do sistema de arquivos do computador; não é o mesmo que iniciar uma VM que utiliza o VHD.

(35)

35

 Clique em Instalar. A pagina de progresso da instalação aparecerá.

Quando a instalação completar clique em Fechar para desmontar o VHD e completar o assistente.

Configurando Serviços

A maioria das Funções do Windows Server e muitos dos Recursos incluem serviços, que são programas que rodam continuamente em background (por detrás do sistema), tipicamente esperando por um processo cliente enviar uma requisição. O Gerenciador do Computador oferece acesso aos serviços que estão rodando em servidores por toda a rede.

Quando você para a página inicial do Servidor Local dentro do Gerenciador do Computador, um dos blocos que você acha lá é o bloco de Serviços, mostrado na figura abaixo, este bloco lista todos os serviços instalados no servidor e mostra o status de operação e o tipo de início deles. Quando você clica com o botão direito em um serviço, o menu de atalho permite quer você inicie, pare, reinicie, pause e retome o serviço selecionado.

O bloco de Serviços no Gerenciador do Computador é similar ao snap-in Serviços dentro do console do MMC encontrado nas versões anteriores do Windows Server. Entretanto mesmo podendo iniciar ou parar serviços pelo Gerenciador do Computador, você não pode modificar o tipo de início, que especifica se o serviço deve iniciar automaticamente com o sistema

operacional ou não. Para configurar isso você deve acessar os serviços pelo MMC ou usar o cmdlet Set-Service no Windows Powershell.

Outra diferença do bloco de Serviços dentro do Gerenciador do Computador no Windows Server 2012 R2 é que esse bloco aparece em vários lugares, e em cada lugar mostra a lista de serviços para cada contexto diferente. Este é um bom exemplo do princípio organizacional do Gerenciador do Computador. As

(36)

36

mesmas ferramentas, repetidas em vários lugares, permitem uma interface de

gerenciamento consistente para diferentes conjuntos de componentes.

Por exemplo, quando você seleciona o ícone Todos os Servidores no painel de navegação, primeiro você vê o bloco Servidores, como sempre, contendo todos os servidores que você adicionou ao console do Gerenciador do Computador. Quando você seleciona alguns dos servidores ou todos eles e rola a página até o bloco Serviços, você vê o mesmo de antes, porém agora contem todos os serviços para todos os computadores que você selecionou. Isso te permite monitorar os serviços de todos os servidores de uma vez só.

Da mesma maneira, quando você seleciona um dos ícones dos grupos de função, você pode selecionar os servidores que estão desempenhando aquela função específica e o bloco de Serviços conterá apenas os serviços desses servidores.

Para manipular outras configurações de servidores, você deve usar o snap-in Serviços no MMC como comentado anteriormente. Entretanto, você pode inicia-lo a partir do próprio Gerenciador do Computador assim como os outros snap-ins.

Depois de selecionar um servidor do bloco Servidores em qualquer página inicial de um grupo de função, clique no menu Ferramentas para ver uma opção de utilitários e snap-ins do MMC, incluindo o de Serviços. Para gerenciar um servidor remoto pelo MMC você deve conectar ao servidor manualmente.

Delegando a administração do servidor

Como as redes sempre crescem, também cresce o número de tarefas

administrativas que precisam ser feitas regularmente, e também o número de pessoal na TI para executá-las. Delegar tarefas administrativas para pessoa especificas é parte natural dentro do gerenciamento de servidores corporativos, assim como configurar as permissões necessárias para esse indivíduos – e apenas as permissões que eles precisem – para realizar estas tarefas.

Em redes menores com equipes pequenas de TI, não é incomum a delegação de tarefas ser informal e de todos da equipe terem acesso completo a toda a rede. Porem, em redes maiores com equipes maiores de TI, isso se torna cada vez mais impraticável. Por exemplo, você pode querer que o aprendiz recém contratado possa criar novas contas de usuários mas não possa mudar a árvore do Active Directory ou trocar a senha do presidente.

Delegação é a prática pela qual os administradores permitem que outros usuários tenham algumas das permissões que eles tem. Sendo assim, delegação é muito mais restringir permissões do que liberá-las. Você quer

(37)

37

liberar permissões que os usuários necessitam enquanto protege informações

sensíveis e infraestrutura crítica.

Configuração de Estado Desejado do Windows PowerShell

Configuração de Estado Desejado (DSC - Desired State Configuration) é a próxima fase do desenvolvimento do Windows PowerShell, um processo que começou a mais de uma década e apareceu primeiro como um componente do Windows no Windows PowerShell 1.0 (lançado em 2006). O Windows Server 2012 expandiu a funcionalidade do Windows PowerShell através do uso da infraestrutura de linha de comando como base para novas capacidades

gráficas no sistema operacional. O Windows PowerShell 3.0 adicionou milhares de novos cmdlets, tornando possível conseguir qualquer resultado que você conseguiria usando a interface gráfica agora na linha de comando.

No Windows PowerShell 4.0 o DSC habilita um novo modo de script que permite aos administradores criarem módulos chamados configurações, consistem em nós representando computadores e recursos que definem elementos que os administradores querem definir como parte da configuração de uma Função específica.

Por exemplo, um script simples para implantar um servidor Web seria assim: Configuration ServerWeb { Node "ServerB" { WindowsFeature InstallIIS { Ensure = "Present" Name = "Web-Server" } File CopyWebSite { Ensure = "Present" Type = "Directory" Recurse = $true SourcePath = $WebsitePath

(38)

38

DestinationPath = "C:\inetpub\wwwroot" Requires = "[WindowsFeature]InstallIIS” } } }

Nesse código, o bloco Node identifica o computador a ser configurado e os nós WindowsFeature e File são recursos internos que você pode usar para definir a configuração que deseja implantar. O bloco WindowsFeature especifica que a configuração deve instalar a Função de Servidor Web, e o bloco File copia os arquivos de conteúdo de um website para um nó de um local definido pela variável $WebsitePath. O DSC inclui muitos outros recursos inclusos que você pode usar para definir elementos de configuração mais complexos. Também é possível para os administradores criarem seus próprios recursos customizados. Uma vez criado o script de configuração, você pode rodá-lo executando o nome de configuração definido – nesse caso ServerWeb – a partir de um prompt do Windows PowerShell.

Em grandes ambientes de implantação, administradores podem criar um servidor DSC centralizado instalando o “PowerShell Desired State

Configuration Service” um recurso do Windows PowerShell que usa o servidor Web IIS (Internet Information Services) para implantar a logica de configuração e os dados nos servidores pela rede. Após gravar os scripts de configuração do DSC no servidor, administradores podem configurar os nós para checar

regularmente por mudanças em suas configurações ou configurar o servidor para enviar novas configurações aos nós quando necessário.

(39)

39

1.3- Configurar armazenamento local

Embora o Windows Server 2012 R2 tenha sido desenhado para aproveitar armazenamento remoto e computação em nuvem, a configuração de armazenamento local se mantém um item importante a ser considerado.

Planejamento do armazenamento do servidor

Um servidor Windows pode , em teoria, realizar suas tarefas no mesmo tipo de armazenamento de uma estação de trabalho; isto é, um ou mais discos padrão conectados a uma interface de disco padrão como o SATA. Entretanto, a carga de I/O (entrada e saída) de um servidor é diferente da de uma estação de trabalho; um subsistema de armazenamento padrão pode ser facilmente sobrecarregado pelos pedidos por arquivos de dezenas ou centenas de

usuários. Além disso, discos rígidos comuns não oferecem tolerância a falhas e tem sua escalabilidade limitada.

Uma variedade de tecnologias de armazenamento são melhores para uso em servidores. O processo de elaboração de uma solução de armazenamento para um servidor depende de vários fatores, incluindo os seguintes:

 A quantidade de armazenamento necessária

 O número de usuários que irá acessar o servidor ao mesmo tempo

 A sensibilidade da informação que será armazenada

 A importância da informação para a organização

As seções seguintes examinam esses fatores e as tecnologias que você pode escolher quando criar um plano para suas soluções de armazenamento de rede.

Quantos servidores eu preciso?

Quando um servidor grande é melhor do que vários pequenos? Esta é uma das perguntas mais frequentes durante o planejamento de uma implantação de um servidor. No passado você poderia ter ponderado as vantagens e

desvantagens de usar um servidor para realizar várias funções contra vários servidores realizando uma única função cada. Hoje em dia, entretanto, a

ênfase está na virtualização, o que significa que embora você tenha várias VMs rodando diferentes funções, elas poderiam estar todas em um único servidor físico de grande porte.

Referências

Documentos relacionados

ATIVIDADES EM GRUPO: Seguir orientações do site sobre a “Dinâmica dos Encontros do Grupo de Formação”: (menu Formação em Atendimento Fraterno: Grupo de Formação) O

➔ Implementar em laboratório as técnicas de programação apresentadas em Introdução à Ciência da Computação I, utilizando uma linguagem de programação estruturada...

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

RESUMO - O trabalho objetivou avaliar a qualidade das sementes de arroz utilizadas pelos agricultores em cinco municípios (Matupá, Novo Mundo, Nova Guarita, Alta Floresta e Terra

Effects of Continuance, Affective, and Moral Commitment on the Withdrawal Process: An Evaluation of Eight Structural Equation Models.. The Academy of

Espera-se que o produto seja rapidamente biodegradado, entretanto, concentrações elevadas como em caso de derramamento, podem causar toxicidade aos organismos do solo.. Comentários:

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron &amp; Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Após a coleta das informações, realizou-se a análise de variância (Anova) para comparar o efeito da variação dos parâmetros tamanho da população, número de indivíduos na