• Nenhum resultado encontrado

Esportes de campo e taco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esportes de campo e taco"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Esportes de campo e taco

Esportes de campo e taco são modalidades cujo objetivo é rebater a bola o mais longe possível. Com isso, busca-se ganhar tempo para percorrer as bases o maior número de vezes possível e/ou percorrer a maior distância entre elas. Assim, esses esportes têm como uma das principais características o ataque e a defesa simultânea entre as equipes. Portanto, cada uma possui sua vez de atacar e defender.

Outra característica dessa categoria de esportes é que nela, diferentemente de outras categorias, é sempre a equipe defensiva quem inicia com a posse da bola. Assim, com o início do jogo, os defensores tentam transportar a bola o mais rápido possível para setores do campo que impeçam os oponentes de pontuarem e/ou que leve à eliminação dos corredores da equipe.

Esportes de campo:

Futebol: futebol é um esporte cujo campo de grama apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, uma padronização da Fifa. Duas equipes compostas por 11 jogadores disputam uma partida em que o objetivo é marcar o máximo possível de gols. Jogadas violentas podem ser punidas com cartões amarelo (serve como advertência) e

vermelho (expulsão do jogador), e somente o goleiro pode usar as mãos durante a partida. Faltas cometidas dentro da área são punidas com a marcação de pênalti (cobrança feita de uma marca que fica a 11 metros do gol).

As partidas duram 90 minutos (divididos em dois tempos de 45 minutos), e as pausas são repostas com acréscimos determinados pelo árbitro. Em disputas eliminatórias, comumente conhecidas como mata-mata, se o jogo estiver empatado é realizada a prorrogação,

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FISICAAA_____________

FÍSICA ANO/SÉRIE : : 6° ANO

PROFESSORES(AS) RESPONSAVEIS: Ângela Silva

(2)

composta por 30 minutos (divididos em dois tempos de 15 minutos). Caso a disputa permaneça empatada, haverá cobrança de pênaltis para definição do vencedor.

Futebol americano: é um esporte que se baseia na velocidade, na agilidade, na força bruta

e na capacidade tática de seus jogadores. Estes trabalham em equipe empurrando, bloqueando ou perseguindo os adversários para que a bola possa avançar pelo território até a zona de pontuação. O jogo é formado por várias jogadas de curta duração que se estendem pelo tempo total da partida, uma hora. Substituições são permitidas entre todas as jogadas, fazendo do jogo altamente tático e estratégico.

Os 11 jogadores de cada time em campo possuem funções bastante definidas e específicas dentro das complexas estratégias elaboradas. Os times devem somar o máximo de pontos possíveis no jogo, sendo que a jogada mais valiosa é a penetração na endzone, o fundo do campo adversário. Esta jogada possui um nome mundialmente famoso, touchdown, e vale seis pontos e o direito de um chute ao gol valendo um ponto ou uma nova corrida até a endzone valendo dois pontos. O único caso em que a equipe pode pontuar sem a posse da bola é quando derruba o adversário com a bola em sua própria endzone. Os 60 minutos de jogo são divididos em dois tempos que possuem um intervalo cada. Ou seja, o jogo é jogado em quartos de 15 minutos. Quando o jogo termina empatado, joga-se uma prorrogação na qual vence o primeiro time a pontuar.

Rúgbi: O Rugby é um esporte coletivo que surgiu numa escola na cidade de Rugby

(Inglaterra) no ano de 1823. Ele é disputado por duas equipes, em que os jogadores conduzem uma bola oval com as mãos, podendo também utilizar os pés para chutes e lançamentos. O rugby é um esporte em que ocorre muito contato físico entre os jogadores. A versão original e mais tradicional é disputada por duas equipes de quinze jogadores, já a olímpica é disputada por duas equipes de sete jogadores.

A equipe deve avançar no campo para marcar pontos. Os jogadores podem passar a bola, desde que seja para um companheiro que esteja atrás dele.

Os pontos podem ser marcados das seguintes formas: quando a equipe consegue conduzir a bola, tocando-a atrás da linha do gol adversário. Esta jogada é chamada de try e vale 5 pontos. Após o try, um jogador pode tentar marcar mais dois pontos extras, chutando a bola entre os dois travessões do campo adversário. Quando sofre uma penalidade (falta), o jogador pode tentar marcar 3 pontos chutando a bola entre os travessões do time adversário. Outra forma de conseguir 3 pontos é através do drop goal. Isto ocorre quando um jogador de posse da bola, com o jogo em movimento, chuta entre os travessões do campo adversário.

Esporte de taco

Beisebol: O jogo é realizado a partir da disputa de

duas equipes: a que ataca, coloca um jogador em campo – o batedor – e a que defende conta com nove jogadores. O time atacante reveza o batedor, um por

(3)

técnico da equipe.

O esporte consiste em marcar pontos (runs). O campo é um semicírculo, com um quadrado inserido. As bases ficam posicionadas nos pontos de encontro entre o quadrado e o semicírculo. Cada uma das duas equipes possui 9 jogadores.

A dinâmica do jogo funciona da seguinte forma: o pintcher (lançador) deve arremessar (em três chances) a bola, passando pelo batedor (runner). Atrás deste fica o apanhador, da mesma equipe do arremessador, chamado de catcher. O rebatedor deve acertar a bola, jogando-a para longe, e correr para as bases. Quando a bola é jogada para fora do estádio, fato que acontece poucas vezes em função da dificuldade, é considerado o home run e vale um ponto. Os interceptadores do time adversário (fielders) devem pegar a bola e jogar na direção das bases para os jogadores de sua equipe, para evitar o progresso do batedor. Caso o batedor consiga percorrer todas as bases, o ponto é computado.

O jogo inteiro é composto de 9 turnos (ataque e defesa alternados). Cada turno termina quando os três batedores são substituídos. Isto ocorre quando o ponto não é marcado.

Softball: O softbol (do inglês softball) foi inventado por George Hancock em 1887

nos Estados Unidos, que arranjou uma forma de se praticar o baseball em recintos desportivos cobertos. Foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos a partir de Barcelona 1992, até Pequim 2008.

O softbol (soft: “leve” em inglês) é um desporto muito parecido com o beisebol, sendo as regras praticamente as mesmas. As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e a duração do jogo (que é de sete entradas no softbol, em vez de nove). Além disso, o lançamento no softbol é completamente diferente, tem de ser feito por baixo, junto à anca. Outras regras menos expressivas como o roubo de bases e a mecânica das substituições de jogadores também diferencia estas modalidades. Em termos de alta competição o softbol é maioritariamente praticado por equipes femininas.

Críquete: Uma partida de críquete é disputada entre dois times de onze jogadores. O time

com mais pontos ganha. É comum que os times cheguem a marcar mais de cem pontos em cada partida.

A partida começa com dois jogadores do time atacante no pitch, cada um segurando um taco. Esses jogadores ficam em lados opostos, nas extremidades do pitch, um perto de cada wicket. Um deles usa seu taco para rebater a bola; ele é chamado de rebatedor, ou striker. O outro, que fica na ponta oposta, é o não rebatedor, ou nonstriker.

O principal jogador da equipe que está na defesa é o arremessador, ou bowler. Ele fica junto ao wicket oposto ao rebatedor. Seu objetivo é fazer a bola passar pelo rebatedor e atingir o wicket. O arremessador dá uma breve corrida e lança a bola com força, com o braço esticado. Geralmente, ele faz a bola quicar na frente do rebatedor. Se o arremessador acerta o wicket e derruba as peças de madeira, o rebatedor é eliminado, ou seja, não pode mais rebater.

Além de tentar impedir que o arremessador do outro time acerte seu wicket, o rebatedor também tenta marcar pontos. Se o rebatedor acerta a bola e ela permanece em campo, ele e o não rebatedor podem correr pelo pitch até o wicket oposto. Eles podem continuar

(4)

correndo, indo e vindo entre os wickets, até que os jogadores do time adversário os eliminem. A cada vez que o rebatedor e o não rebatedor alcançam o wicket oposto, o time marca um ponto.

Às vezes, o rebatedor bate na bola e percebe que não tem tempo para correr até o wicket oposto. Nesse caso, ele não precisa correr. O jogo continua, e o arremessador lança a bola seguinte. O rebatedor pode marcar seis pontos automaticamente (sem correr entre os wickets) quando bate a bola para fora dos limites do campo sem que ela toque no chão primeiro.

Os jogadores da defesa podem tentar eliminar o rebatedor e o não rebatedor de diversas maneiras. Por exemplo, eles podem apanhar a bola rebatida no ar, antes que ela chegue ao chão. Se estiver de posse da bola, um jogador da defesa também pode derrubar uma peça de madeira de um wicket antes que seu adversário consiga chegar lá.

Cada turno do críquete é chamado de innings (sempre no plural). O time completa um innings depois que dez jogadores rebateram. A duração das partidas varia. Algumas levam uma tarde inteira, enquanto outras se estendem por dias.

Atividade Aula 1

1- O Rugby é um esporte que ocorre muito contato físico entre os jogadores. A versão

original e mais tradicional e disputada por duas equipes de quantos jogadores?

2- Esporte inventado por George Hancook nos Estados Unidos em 1887?

(5)

4- As faltas cometidas na área dentro do futebol são punidas com a marcação de

pênalti, qual a distância do local da cobrança desta inflação?

5- No que se baseia o Futebol Americano?

Esportes de rede/parede

Esportes com rede divisória ou parede de rebote são modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária sobre uma rede, ou rebatendo contra uma parede. Essa maneira de atravessar a bola ou o objeto, deve dificultar a interceptação da defesa do adversário e fazer com que a bola ou o objeto toque o chão para que o ponto seja computado.

A diferença entre essas duas categorias é,

principalmente, a organização do jogo. Nos esportes com rede divisória, essa organização se dá em relação à rede que divide a quadra em duas partes. Nessa categoria, o objetivo é que o implemento passe por cima da rede. Já nos esportes com parede de rebote, há uma parede contra a qual a bola deve obrigatoriamente ser rebatida para a continuidade do jogo. Esportes com rede divisória:

Tênis: é um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de

superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola

(6)

antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc). O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogos e sets/partidas. Desse modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que tem o início do saque, tenha vantagem no ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo/encontro aquele que atingir um número de sets pré-definido — geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

Badminton: Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores.

Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades.

Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.

Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.

Essa modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. Ela é praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.

O badminton está baseado em movimentos de saque e defesa. A quadra de badminton é dividida por uma rede que está cerca de 1,55 metros do solo.

Uma partida de badminton possui três sets de 21 pontos cada. Vence o jogo quem fizer dois sets primeiro.

Jogado com raquete e peteca, ganha ponto quem deixar a peteca tocar no espaço adversário. Portanto, o importante é não deixar a peteca tocar no chão.

Vôlei de praia: é um desporto praticado na areia da praia ou numa quadra de areia dividida

em duas metades por uma rede. É praticado por duas equipes, cada uma composta de dois jogadores.

Assim como no voleibol, o objetivo do jogo é jogar a bola por cima da rede para fazê-la cair na quadra do adversário, bem como evitar que o adversário consiga fazer o mesmo. Cada equipe pode tocar na bola três vezes antes de jogá-la para o outro lado. A bola é posta em jogo com um saque (ou serviço) — um golpe dado pelo sacador de trás da linha que delimita o fim de sua quadra. Ele deve jogá-la para o outro lado por cima da rede, e assim começa a disputa de cada um dos pontos. As disputas continuam até que a bola caia no chão ou não seja manipulada de maneira apropriada pelos jogadores.

(7)

A equipe que vencer a disputa marca um ponto e fará o próximo saque, dando início à próxima disputa. Todos os quatro jogadores sacam. Os sacadores devem se alternar toda vez que sua equipe pontuar, após um ponto da equipe adversária.

A partida dura dois sets de 21 pontos. Em caso de empate, o terceiro set vai até 15 pontos, mas para fechá-lo a equipe deve sempre manter dois pontos de vantagem.

Esportes com parede:

Pelota basca: O jogo da pelota basca, ou pela, é

um desporto tradicional em todo o País Basco espanhol e francês e na província de Navarra, que assumiu especial importância a partir do princípio do século XIX.

Existem quatro espécies de jogo da pelota, à largo, à rebote, à trinquete e à blé, que por sua vez

se subdividem em jogo à mão, com luva, com pau e com cesta ou chistera.

No início, este jogo começou por ser jogado à largo e tinha lugar em qualquer esplanada, passeio ou campo, desde que o piso fosse apropriado e se pudessem contar uns 100 metros desde o local de arremesso até à meta. As pelotas, bolas pequenas forradas de couro ou tecido, são lançadas de um extremo ao outro do campo de jogos, a cancha, dividido em três partes por duas cordas transversais, a do saque e a do resto, esta última tendo de ser ultrapassada por todos os saques. Uma partida é constituída por vários jogos e cada jogo dividido em quatro quinces, distâncias em que é dividido o campo de jogos, chamando-se a primeira quince, a segunda treinta, a terceira cuarenta e ao ganhar-se a quarta diz-se: um jogo.

O grupo vencedor é aquele que consegue fazer os melhores lances com um número mínimo de faltas, lançando a bola no campo de tal forma que o grupo opositor não a possa devolver ou a devolva de forma a que o jogador a possa rematar facilmente.

Raquetebol: O Raquetebol é caracterizado por ser muito competitivo, cujo objetivo é ganhar

cada jogada servindo ou devolvendo a bola, para que o oponente não possa continuar com ela, em jogo. O jogo acontece em uma quadra fechada com dimensões de 13,2 metros de comprimento por 6,6 metros de largura, com a parede traseira no mínimo de 3,66 metros de altura.

A quadra é marcada da seguinte forma: linha curta, linha de serviço, zona de serviço, caixas de serviço, linha de serviço de saque, linha de recepção, zona de segurança e linha de fora da quadra. Pode ser jogado com o mínimo de equipamentos: raquete com as proteções do aro e as partes sólidas da empunhadura sem exceder os 55,88 centímetros de comprimento e a bola deve ser selecionada por acordo entre os jogadores, onde no mínimo duas bolas aceitadas devem ser escolhidas antes que a partida comece. Se os jogadores não cheguem ao acordo, o árbitro deverá realizar a eleição e essa decisão será acatada pelos mesmos. Essa modalidade pode ser praticada de algumas formas. A primeira é de maneira individual (ou singles, em inglês), com dois jogadores um contra o outro. A segunda forma é em duplas

(8)

(ou oublés, em inglês), com quatro jogadores divididos em equipes de dois, dupla contra dupla. E a terceira é uma variação não jogada em torneios, e os participantes se enfrentam simultaneamente, ou seja, em trios, conhecido como paredão (ou cut-throat, em inglês). No Raquetebol o objetivo é caracterizado por lancear a bola, de modo que o oponente não consiga rebater. Todavia, se o adversário conseguir, terá que devolver antes que a bola toque duas vezes o chão, além de tocar a parede da frente, denominada como FRONTIS; O ponto é concluído, quando o praticante ou esportista não consegue alcançar a bola e consequentemente não a devolve;

Ganha a equipe que concluir as duas primeiras partidas, ou finaliza com o desempate na terceira partida. Os dois primeiros jogos, é definido por 15 pontos. Já a terceira partida, caso ocorra, é configurada por 11 pontos.

Squash: Squash é um esporte praticado em quadra fechada, entre duas pessoas ou em

duplas, com raquetes, uma bola, num espaço aproximado de 9,75 m de comprimento e 6.4 m de largura, com marcações específicas.

O objetivo do jogo é bater na bola de maneira que o adversário não consiga rebater de forma válida. Os jogadores podem usar, para marcar o ponto, as quatro paredes da quadra (frente, fundo -normalmente de vidro-, e as duas paredes laterais). Uma partida é geralmente disputada até 15 pontos, podendo ser de três games, ou cinco games, à escolha dos jogadores ou dos promotores do evento esportivo.

Acontece da seguinte forma: o jogo começa com o saque. Um atleta golpeia a bola com a raquete, de dentro da sua caixa de serviço - local de onde se deve sacar -, na parede frontal. Em seguida, ela poderá tocar qualquer outra parede, mas apenas uma vez no solo. Depois de golpear a bola, o atleta deve esperar que seu oponente tente devolvê-la na parede frontal. Como a quadra é relativamente pequena e a bolinha (de borracha) “pica” muito rápido. Exige um bom preparo físico, reflexos rápidos e precisos. O atleta precisa ter agilidade para bater na bola da maneira ofensiva e ainda se deslocar para o centro da quadra o mais breve possível, de modo que seu adversário possa rebater em seguida.

As principais jogadas são: a “Paralela”; o “Voléio”; a “Bola de Duas Paredes” e a “Bola Cruzada”, além das duas interferências: o “Stroke” e o “Let.”

Esportes de invasão

Para a disputa desses esportes existem duas equipes que possuem uma meta a ser defendida e a meta do adversário para ser invadida e atacada, a fim de computar pontos. A transição de ataque para defesa acontece a todo o momento. A manutenção da posse de bola é de suma importância para a eficiência do ataque e, nesse momento, a defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para retomar a posse da bola e passar a atacar. As metas a serem defendidas e/ou atacadas estão sempre posicionadas nas linhas de fundo dos campos ou quadras retangulares, características desses esportes. Exemplo: basquetebol, corfebol, floorball, frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, lacrosse, polo aquático, rúgbi, etc.

(9)

Exemplos de esportes de invasão:

Basquetebol

O basquete também é um jogo coletivo que envolve o passe de bola com as mãos. Entretanto, nessa modalidade a meta é inseri-la em uma cesta.

Para isso, são utilizadas as batidas no chão e passes, além de posições ofensivas (de ataque) e defensivas. Geralmente, os jogadores de basquete têm alta estatura, pois é um diferencial no desempenho.

Esse é um jogo que foi criado em 1891 por um

professor de educação física canadense, James Naismith, como alternativa de esporte para ser jogado em quadra durante o inverno.

Frisbee

O frisbee surgiu na década de 40 a partir de uma brincadeira entre estudantes, nos EUA. O objeto utilizado nesse esporte é um disco de 175 gramas que deve ser levado à zona do gol, localizada no fundo da quadra.

São sete participantes em cada equipe. O frisbee, nome do disco, é passado entre os jogadores, que têm até dez segundos para passar para o colega.

Uma curiosidade é que esse jogo que não possui árbitros, sendo as regras normalmente respeitadas por todos os jogadores.

Hóquei no gelo

O hóquei no gelo também é um esporte de invasão, pois o objetivo das equipes é fazer gols. Os times têm seis jogadores e a partida tem três tempos de 20 minutos cada. O objeto usado é um pequeno disco, chamado de puck.

É um esporte que necessita muito equilíbrio, pois é feito sobre patins. Cada jogador tem um stick, espécie de taco

(10)

usado para passar o disco, controlar e lançar ao gol.

Esse também é um esporte bruto, que exige o uso de roupas protetoras e capacetes.

Polo aquático

O polo aquático é um jogo realizado em piscina que surgiu oficialmente em 1876 na Inglaterra e no início era chamado de "futebol aquático". São dois times com sete participantes que disputam a partida em uma piscina de 30x 20 metros em quatro tempos de oito minutos.

Para conduzir a bola, os jogadores nadam e usam a testa, além disso, bola só pode ser

segurada com uma mão, sendo apenas o goleiro com permissão para segurá-la com as duas mãos.

Esse foi um dos primeiros esportes a ser incluído nas Olimpíadas modernas.

Atividades Aula 2

1- Dentre os esportes de invasão temos o basquetebol cujo o objetivo é lançar a bola na

cesta adversária para fazer o ponto. Como é o nome do professor de educação física que inventou esse esporte?

a) Jhonson Smith b) James Naismith c) Jones Naismith d) Nill Smith

2- Quantos atletas participam de um jogo de Frisbee em cada equipe?

a) 5 atletas b) 6 atletas c) 7 atletas d) 8 atletas

3- O polo aquático é um jogo realizado em uma piscina e surgiu na Inglaterra; como ele

era chamado no seu início? a) Futebol Aquático

b) Aqua Bola c) Futeágua

(11)

Esportes de Marca

Os esportes de marca são aqueles em que os competidores disputam através da comparação entre suas marcas. Nas corridas, por exemplo, vence quem realizar o percurso no menor tempo possível. Nos arremessos, a meta e atingir a maior distância. Já nos levantamentos de peso, vence quem levantar a maior quantidade de peso.

Exemplos de esporte de marca:

Natação: A natação é uma atividade física que

pode trazer muitos benefícios para quem a pratica. Isso é possível por se tratar de um esporte que permite movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo. A natação é um esporte bem democrático, podendo ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias. Além disso, a natação pode ser indicada para fins terapêuticos, tratamento de problemas respiratórios e recuperação de patologias.

A natação é capaz de promover inúmeros benefícios:

 Aumento de ganho de força e tônus muscular

 Alongamento completo do corpo

 Melhora da noção do espaço

 Fortalecimento do coração e pulmões, redução da ansiedade e do peso, controle de estresse e elevação da autoestima

 Aumento do equilíbrio e da coordenação motora

 Melhora da capacidade de raciocínio

 Alívio de sintomas de doenças cerebrais como o Mal de Alzheimer.

Oficialmente, a natação conta com quatro estilos: crawl, costas, peito e borboleta. Em competições há, ainda, o medley, que reúne todos quatro em uma só prova.

Levantamento de peso: É um esporte que possui inúmeros movimentos para o

desenvolvimento da força em diferentes posições, possibilitando uma harmonia natural que nenhum outro esporte pode oferecer, pois pode treinar o músculo e os grupos musculares em distintas posições com diferentes ângulos de esforço. O levantamento de peso é facilmente quantificado em libras e quilogramas, isto facilita uma identificação mais simples e

correta.

Tem-se utilizado está disciplina como esporte auxiliar, em quase todos os esportes em países desenvolvidos.

Ainda existe critério errôneo como: que provoca grandes contrações musculares e forma grandes

(12)

massas corporais, impedindo o desenvolvimento em seu trabalho especifico.

A força é uma qualidade básica essencial para qualquer ocupação, ela se conjuga com outras qualidades físicas.

Entende-se por força a capacidade de superar a resistência externa ou se opor ao esforço muscular. Os exercícios de forças são aplicados em todas as idades e sexo e em ambos os casos e de acordo com as características se dosificam de diferentes formas, tendo em conta o tempo de descanso e a complexidade dos exercícios, segundo suas possibilidades, entre outros aspectos.

A força é uma capacidade física especial e está relacionada com mudanças significativas no organismo que podem ser morfológicas, bioquímicas e fisiológicas entre outros. Para educar a força pode-se utilizar diversos implementos como bolas medicinais, cordas, bastões, paralelas, espaldares, barras fixas etc. Pois recomenda-se o levantamento de peso pelas explicações anteriores. Nesse momento é um feito que as distintas atividades profissionais podem se desenvolver fisicamente através do treinamento com peso, e que esse tipo de treinamento incrementa a preparação física necessária para realização de uma atividade especifica com maior êxito. A magnitude da superação de uma pessoa depende entre outras coisas do estado inicial e regime de treinamento empregado. A força, a flexibilidade, a resistência, a coordenação muscular, são qualidades que podem se desenvolver através do treinamento.

Cada uma destas qualidades pode conformar um excelente estado físico e são importantes para pessoas de todas atividades. As mudanças provocadas por um sistema de trabalho repercutem favoravelmente nas qualidades motoras desde o momento que elas não são totalmente independentes. E necessário destacar que para atividades que não são competitivas, o fundamental é o treinamento estável e o nível de preparação física a alcançar.

O levantamento de peso é dividido em duas partes: arranque e arremesso.

Na primeira, o atleta tem que retirar o peso do chão e colocar sobre sua cabeça em um único movimento. As pernas podem ser flexionadas ou movimentadas em qualquer momento em que a barra está sendo levantada, mas devem voltar ao mesmo plano para finalizar o levantamento.

Na segunda, também chamada de “dois tempos”, o atleta suspende o peso até seus ombros para depois erguê-lo sobre a cabeça. O atleta deve manter os pés no mesmo plano durante o processo e estender as fases completamente na segunda fase. Porém, existe uma variante em que é permitido colocar um pé na frente do outro e manter as pernas flexionadas. Em caso de empate, a vitória cabe ao atleta que pesar menos. Se mesmo assim o empate persistir, ganha aquele que tiver levantado primeiro o peso vencedor.

Remo: O Remo é um esporte completo, que exige velocidade, força, resistência e exige

esforço da região peitoral, abdômen, quadríceps, panturrilha, bíceps e deltoide. Sendo assim, os remadores precisam ser muito fortes e com grande capacidade aeróbica. Desta maneira os atletas em geral são altos (em média 2,00m de altura) e com membros longos, com o objetivo de ter uma remada mais ampla. O atleta utiliza os braços para movimentar o

(13)

remo e fazer o barco fluir com rapidez, em rios, mar ou lagoas. O atleta acomoda-se em um barco estreito, com bancos móveis e de costas para a meta.

Os tipos de Remo podem ser, Punho, Tacão, Pá, Cana e Espinha. Os tipos de Barcos mais comuns são, para um remador, Skiff. Para dois remadores, Double Skiff e Four Skiff, para quatro remadores. Os remadores possuem nomenclaturas diferenciadas, de acordo com a posição dentro do barco. O Remador da Proa, está próximo da proa do barco, e age como um ponto e equilíbrio. O Sota-Proa é o que se posiciona antes do Proa. O 1º Centro está antes do Sota-Proa. O Remador 2º Centro

posiciona-se antes do 1º Centro. O Sota-Voga, está atrás do Voga. O Voga dá o ritmo ao barco. Timoneiro: O que comanda o barco e controla o leme. E por fim, o Meia Nau, aquele que se localiza no meio. O esporte ainda utiliza a chamada Localização no barco, como Bombordo, que é o lado direito do barco, Boreste, lado esquerdo do barco, Proa, lado de deslocamento do barco e Popa ou Ré, local de partida do barco.

Uma outra modalidade do esporte é o Remo Adaptado, para que pessoas com deficiência também possam participar das competições, e em 2008, o Remo teve sua primeira participação nos Jogos Paraolímpicos da China.

Esportes de Precisão

Os esportes de precisão têm como objetivo atingir ou se aproximar de um alvo fixo ou móvel. O objeto que deve acertar o alvo pode ser projetado de diferentes maneiras dependendo da modalidade. Pode ser projetado por uma arma, como no caso do tiro e do arco e flecha. Pode ser golpeado com um taco, como no golfe e na sinuca, ou lançado com as mãos, como na bocha, curling, dardos, etc.

Exemplos de esporte de precisão:

Golfe: O golfe é um esporte realizado ao ar livre,

cuja meta é fazer com que a bola entre nos buracos, utilizando um taco nas jogadas, distribuídos num campo de grandes dimensões. Para tal objetivo, o jogador deve utilizar-se do menor número possível de tacadas.

Oficialmente, o golfe surgiu na Escócia no final da primeira metade do século XVIII. Foi nesta época que foram criadas as primeiras regras e

(14)

associações de jogadores no Reino Unido. Porém, existem pesquisadores do esporte que afirmam que ele já era praticado em terras escocesas desde o início do século XV, embora sem regras oficiais.

As primeiras regras foram elaboradas em 1744, pela Companhia de Golfistas da cidade escocesa de Edimburgo

Num campo de golfe existem 18 buracos. Nele existem obstáculos como, por exemplo, bunkers de areia e pequenos lagos. Um campo de golfe tem, geralmente, 6,4 quilômetros de extensão. O golfista, durante uma partida, deve acertar a bolinha em todos os buracos do campo.

Os jogadores utilizam tacos especiais para encaixar as bolinhas, com a menor quantidade possível de tacadas.

Geralmente, uma partida de golfe tem a duração de quatro dias. Estas partidas são realizadas durante a parte clara do dia.

Os buracos do campo de golfe são sinalizados com uma bandeira pequena, presa num mastro, geralmente de formato triangular.

Os jogadores podem utilizar cinco tipos de tacos diferentes. Cada um deles é apropriado para uma determinada situação. Os de cabeça de madeira, por exemplo, são muito usados para tacadas mais fortes. Para tacadas que exigem precisão, geralmente as mais próximas do buraco, os jogadores usam um taco chamado de putter, que podem ter a cabeça formada por diversos tipos de materiais (aço, bronze, grafite, alumínio, entre outros).

No golfe existem dois tipos principais de tacadas: drive (tacadas de alta potência) e chip (tacadas curtas e precisas, pois são realizadas próximas aos buracos).

A bola de golfe não pode pesar mais do que 45,93 gramas e seu diâmetro não pode ser menor do que 42,67 milímetros. Geralmente, são na cor branca e devem ser precisamente simétricas. Elas possuem, em sua superfície, entre 250 e 500 alvéolos.

Sinuca: A sinuca (snooker) é uma variação dos jogos de bilhar. Pode ser jogada de forma individual ou em dupla. O objetivo do jogo é encaçapar (colocar num dos seis buracos na mesa) as bolas coloridas, dentro de uma sequência definida pelas regras. Para tanto, é usado um taco.

A dificuldade está no fato de que o jogador não pode tocar diretamente na bolas coloridas. Deve usar a bola branca, a única na qual ele pode dar suas tacadas, impulsionando as bolas coloridas em direção as caçapas. São utilizadas sete bolas coloridas e uma branca. As coloridas tem valores (em pontos) diferentes, sendo a preta a de maior valor (7). A medida das mesas brasileiras é 2,84 m

(15)

As bolas têm os seguintes valores em pontos: Vermelha – 1ponto Amarela – 2 pontos Verde - 3 pontos Marrom - 4 pontos Azul – 5 pontos Rosa - 6 pontos Preta - 7 pontos

As bolas devem ser encaçapadas nessa mesma sequência de pontos, da menor para a maior. A menor bola da mesa é chamada de “bola da vez”. Caso o jogador erre a tacada na bola da vez, não há “castigo”, ou seja, não perde pontos.

Quando decide arriscar, pode jogar em uma bola maior, ao invés da bola da vez. Porém, em caso de erro há o castigo, ou seja, o jogador perde 7 pontos.

Quando um dos jogadores encaçapa a bola da vez, essa não volta para a mesa, e o jogador tem o direito de mais duas tacadas. A primeira tacada é livre (pode tentar encaçapar qualquer bola). Quando a bola escolhida é encaçapada, essa deve voltar à mesa, e em caso de erro não há castigo. A segunda tacada será na bola da vez.

Curling: Este esporte é praticado em pista de gelo e o objetivo máximo é lançar as pedras

feitas de granito maciço, mais perto possível do alvo. Para que isto ocorra, os varredores esfregam o gelo para que este fique liso.

As competições de Curling são compostas por equipes de quatro atletas. Cada jogador é responsável por atirar duas pedras na faixa do end (subdivisão da partida). Após isto, os demais jogadores varrem o gelo com o intuito de eliminar possíveis saliências, e alterar o percurso da pedra. A varrição é muito importante pois, também eleva a temperatura do gelo até o ponto denominado de fusão, o que ocasiona a diminuição do atrito entre a pedra e o piso. Esta função deve ser feita lentamente, com movimentos paralelos. Não existe limite de varredores, no entanto após a divisão da tee line, apenas um varredor pode agir.

A pontuação funciona da seguinte maneira, ao final de cada partida, a equipe faz um ponto para cada pedra, cuja localização está ma próxima ao alvo. São dez ends, sendo que o jogo pode terminar antes se houver desistência e uma das equipes. O Curling pode ser praticado com duplas mistas, cuja característica são duas pedras posicionadas na faixa do end. Também na modalidade cadeira de rodas, as pedras são atiradas com a ajuda de um bastão, sem a presença dos varredores. Dentre as competições mais disputadas e tradicionais deste esporte, estão os Jogos Olímpicos de Inverno e o Campeonato Mundial de Curling. As regras gerais das competições desta modalidade são regidas pela Federação Mundial de Curling.

(16)

Os equipamentos para a prática do Curling são sapatos, vassoura, luva e cronômetro. Os sapatos devem ter ótima aderência, evitando que o jogador escorregue, porém precisam ser leves para facilitar o deslize. Geralmente o material utilizado no sapato é o Teflon. A vassoura pode ser desenvolvida com materiais como, cabo de madeira e tecido, fibra de vidro ou materiais sintéticos. As mais utilizadas são as com cabo de madeira e fibra de vidro, pois além de mais leves, resistem mais aos impactos. A extremidade deste equipamento é feita de pelo de cavalo ou material sintético e possui três ferramentas de conexão com o cabo, móvel (maior variação de lançamento), fixa paralela (maior dificuldade de controle) e fixa com ângulo (maior facilidade de controle). Para as modalidades de alto nível técnico utilizam-se vassouras de fibra de carbono, altamente resistentes.

Atividade Aula 3

1- O que são esportes de marca?

2- Cite três benefícios que a prática da natação promove no indivíduo?

3- Cite três implementos que podemos usar para treinarmos a força?

(17)

5- A sinuca é uma variação dos jogos de bilhar e tem suas regras estabelecidas; sobre a

regra sabemos que cada bola possui uma cor e determinada pontuação. Qual a pontuação das bolas marrom e a rosa?

a) 2 e 3 b) 3 e 4 c) 2 e 4 d) 4 e 6

Esportes técnicos-combinatórios

São os esportes que são comparados à beleza estética e o grau de dificuldade dos movimentos executados pelos (as) atletas, de acordo com padrões ou critérios estabelecidos nas regras de cada modalidade. Exemplos: todas as modalidades de ginástica (acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim), patinação artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, skate, slackline, surf, etc.

Ginástica

A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente.

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias.

A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das mulheres foi liberada em Amsterdã.

Ginástica artística:A ginástica artística exige muita técnica.

As provas masculinas e femininas são diferentes. Os homens executam provas com os seguintes equipamentos: argolas, barras, cavalo

com alças, salto sobre a mesa e solo.

As provas das mulheres, por sua vez, consistem em exercícios de paralelas assimétricas, salto sobre a mesa, solo e trave de equilíbrio.

A ginástica artística foi influenciada pelo trabalho de Johann Friedrich Ludwig Jahn, fundador da primeira escola de ginástica. Montada em uma

(18)

floresta, os seus alunos utilizavam os aparelhos criados por ele, bem como os próprios recursos oferecidos pela floresta.

Com o desenvolvimento da ginástica, houve a necessidade de se criar mais aparelhos, e consequentemente a sua prática foi se tornando uniformizada. Caracterizada pela arte dos seus movimentos, a sua prática exigia uma performance artística de alto nível, de onde surgiu a ginástica artística.

Ginástica acrobática: A ginástica acrobática destaca-se pela beleza dos exercícios

executados em solo, acompanhados de música. Ela é dividida nas seguintes categorias: dupla mista, dupla feminina, dupla masculina, grupo feminino (composto por 3 ginastas) e grupo masculino (composto por 4 ginastas).

A história da ginástica acrobática teve início há centenas de anos, quando nas danças sacras e festividades praticadas no Egito, entre outros países, era possível observar movimentos acrobáticos.

Na Europa, a atividade ficava a cargo dos saltimbancos, e sua popularidade se deu graças ao circo.

Curioso notar que, na Idade Contemporânea, a prática de acrobacias foi usada no treinamento de aviadores e paraquedistas.

O primeiro campeonato mundial de ginástica acrobática foi realizado em 1974.

Ginástica rítmica: Com princípios na ginástica moderna, a base desta modalidade são os

movimentos.

A ginástica rítmica é praticada apenas por mulheres, que fazem dessa modalidade um verdadeiro espetáculo de dança, uma vez que as ginastas se movimentam ao longo de toda a apresentação.

Os aparelhos utilizados na ginástica rítmica são: arco, bola, corda, fita e maças.

A ginástica rítmica iniciou-se como ginástica competitiva em 1948 e teve vários nomes ao longo dos anos. Foi somente em 1998 que a FIG - Federação Internacional de Ginástica passou a chamá-la de Ginástica rítmica.

Saltos Ornamentais

Os saltos ornamentais são saltos executados a partir de um local seco (geralmente pranchas) em direção à água, de modo que movimentos

(19)

controlados e esteticamente satisfatórios sejam executados durante a fase aérea.

Há indícios de que essa modalidade tenha surgido na Grécia Antiga, quando homens saltavam de penhascos para o mar. No entanto, foi apenas quando a prática atingiu o norte da Europa, e mais especificamente a Suécia e a Alemanha, que os saltos começaram a ganhar um contorno mais ginástico, muito provavelmente porque esses dois países já tinham tradição na ginástica e nos exercícios de preparação militar.

A primeira aparição dos saltos ornamentais, como se conhece, em Jogos Olímpicos ocorreu nos Jogos de Londres, em 1908, cuja disputa foi apenas masculina. A introdução de provas femininas aconteceu em 1912, na Olimpíada de Estocolmo. A Federação Internacional de Natação – FINA – agrupou, sob sua tutela, os saltos ornamentais e descreveu em documento oficial as suas regras, nos primeiros anos do século XX.

As capacidades físicas que um saltador (praticante do salto ornamental) requer são as seguintes: força, flexibilidade, orientação espacial, coordenação motora e consciência corporal. Isso porque, para executar o salto, o

saltador parte de uma posição inicial em que os membros que darão a impulsão ficam flexionados (pode ser joelho ou cotovelo, dependendo do salto), partindo para a fase aérea em que o corpo executará os movimentos acrobáticos, até encontrar a água de modo mais hidrodinâmico possível. Nesse sentido, o controle do atleta sobre o próprio corpo deve ser total.

As provas de saltos ornamentais são disputadas em

trampolins de 1 e 3 metros e em plataformas com altura mínima de 5 metros e máxima de 10 metros. Nas disputas olímpicas, as provas ocorrem em trampolim de 3 metros e nas plataformas.

São seis grupos distintos de saltos:

 Frente: Quando o saltador parte da posição inicial de frente para a água;

 Trás: Parte-se da posição inicial de costas para a água;

 Pontapé à lua: Saída de frente com execução de costas;

 Revirado: Saída de costas com execução do movimento para frente;

 Parafuso: Giro, tomando o corpo como eixo de rotação;

 Equilíbrio: Saída a partir da posição ginástica “parada de mãos”.

Além desses seis grupos, ainda somam-se algumas posições que se dão a partir de combinações com movimentos corporais, como a grupada, carpada, esticada e livre.

(20)

Patinação Artística

A patinação artística une movimentos graciosos e técnica apurada. É a mais antiga das disciplinas nos Jogos de Inverno, tendo estreado ainda nos Jogos de Verão, em Londres 1908 – a primeira edição das Olimpíadas de Inverno foi em Chamonix 1924. Na época eram disputadas apenas provas individuais (masculino e feminino) e de pares. Em 1972, a Dança no Gelo mista estreou como exibição, e quatro anos mais tarde foi incluída na disputa de medalhas. As apresentações no rinque possuem trilha sonora e são cronometradas.

O programa curto individual e de pares não deve passar de 2m50s, enquanto a patinação livre dura 4m30s para homens e duplas e 4 minutos para mulheres. Em Sochi, as provas serão disputadas no Palácio Iceberg de Patinação. Os trajes de competição são uma atração à parte. A prioridade é que as roupas sejam de material leve e flexível para não restringir a amplitude de movimento dos atletas. Mas como o uniforme deve ser adequado ao tema musical escolhido para a apresentação, é comum que seja visualmente impactante, com cores fortes e brilho.

Os patins, no entanto, costumam ser mais discretos. Quase sempre feita sob medida para aumentar o conforto do patinador, a bota é feita de couro flexível e, ao mesmo tempo em que dá mobilidade, protege e dá estabilidade aos tornozelos do atleta. As lâminas são feitas de aço e possuem ranhuras para ajudar na execução de determinadas acrobacias.

Eventos:

Individual (M e F): possui um programa de patinação curta, com sete movimentos

obrigatórios, e outro livre. Ambos devem conter um equilíbrio de saltos, piruetas e passos.

Pares: assim como na disputa individual, os patinadores apresentam um programa curto

(sete movimentos) e outro livre. Um dos pontos mais observados pelos avaliadores é a sincronia entre o casal.

Dança no gelo: é a única disciplina que autoriza o uso de música com vocais. Também é

composta por um programa curto e outro livre, mas não são permitidos saltos com mais de meia volta ou piruetas, e os atletas não podem ficar separados mais do que poucos segundos. Os árbitros avaliam o nível de dificuldade de trabalho de pés, o entrosamento e a harmonia.

(21)

Atividade Aula 4

1- São exemplos de Esportes Combinatórios:

a) Ginástica e handebol b) Ginástica e futebol c) Ginástica e patinação d) Ginástica e voleibol

2- A ginástica artística exige do atleta muita técnica e disciplina; e suas provas são

diferentes para homens e mulheres. Cite dois aparelhos que os homens competem e dois aparelhos que as mulheres competem?

3- Cites dois grupos distintos de saltos ornamentais e como ele acontece.

4- A patinação artística reúne movimentos graciosos e técnicos muito apurada, e a mais

antiga dos jogos de inverno. A primeira apresentação foi nas olimpíadas de inverno, em que cidade e ano?

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

the operational approach to generalized Laguerre polynomials as well as to Laguerre-type exponentials based on our results from [ 3 ] and [ 4 ] about a special Appell sequence