• Nenhum resultado encontrado

SMS NA MÍDA. Confira a matéria na íntegra: 28/01/ de Fevereiro de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SMS NA MÍDA. Confira a matéria na íntegra: 28/01/ de Fevereiro de 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

03 de Fevereiro de 2017

SMS NA MÍDA

28/01/2017

(2)

03 de Fevereiro de 2017

SMS NA MÍDA

28/01/2017

(3)

03 de Fevereiro de 2017

FIQUE POR DENTRO

Ministério anuncia medidas para reduzir filas da saúde no Rio

O prefeito Marcelo Crivella e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciaram nesta segunda-feira, dia 30, no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO), medidas do Ministério da Saúde para auxi-liar a Prefeitura do Rio de Janeiro a reduzir as filas de espera no Sistema de Regulação do município, o SISREG. Ao longo de três meses, já a partir de feve-reiro, os seis hospitais federais localizados na cidade vão ofertar um total de 5.460 procedimentos para a SMS, sendo 2.300 consultas e 3.160 cirurgias nas especialidades com maior demanda.

“Estamos anunciando aqui uma parceria com o prefeito Crivella, para a realização de um muti-rão de cirurgias e consultas especializadas, nos nossos seis hospitais federais e três institutos. É numa parceria para unificar a fila da regulação, para fazer com que todos esses procedimen-tos aconteçam de forma permanentemente integrada. Nesta fila única, nós avisaremos ao cidadão o seu lugar. Aí teremos condições de aplicar os R$ 340 milhões que temos no orça-mento para mutirões de cirurgia. Para isso é preciso conhecermos todas as filas do Brasil, para que possamos distribuir esses recursos com justiça”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciando ainda a disponibilização de R$ 400 milhões para o Estado do Rio, em emendas parlamentares e no credenciamento de serviços permanentes de saúde.

O prefeito Marcelo Crivella agradeceu a parceria do Ministério da Saúde, negociada pessoal-mente por ele com o ministro Ricardo Barros e o presidente Michel Temer:

“Nós queremos realmente estar trabalhando juntos com o governo federal, com os hospitais e institutos federais. Nosso secretário de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos, já fez este fim de se-mana uma grande ação, com 80 cirurgias. E agora, com essas consultas e cirurgias em parceria com o governo federal, vamos diminuir essa fila hedionda, que nos humilha e nos envergonha a todos, que é essa fila do SISREG, com mais de 100 mil pessoas aguardando.”

A parceria com o Ministério da Saúde é parte da estratégia para reduzir as filas do Sistema de Regulação, nas quais, atualmente, 140 mil pessoas esperam a oportunidade de realizar algum procedimento na rede pública, seja cirúrgico, consultas ou exames. As cirurgias nos hospitais federais do Andaraí, de Bonsucesso, Cardoso Fontes, da Lagoa, de Ipanema e dos Servidores do Estado começam já no dia 1º de fevereiro. As vagas para consultas estão sendo marcadas a partir do dia 5 de fevereiro.

(4)

03 de Fevereiro de 2017

ACONTECEU

Mutirão alcança meta e realiza 80 cirurgias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nos dias 28 e 29 de janeiro, o primeiro muti-rão de cirurgias para atender as filas internas dos hospitais da rede municipal. Só neste fim de semana foram feitos 80 procedimentos, em oito hospitais da rede com as maiores demandas: Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho, Lourenço Jorge, Albert Schweitzer, Rocha Faria, Ronaldo Gazolla e Jesus, este último especializado em pediatria. Atualmente, mais de 7.000 pessoas ainda aguardam para fazer cirurgias nas filas internas das unidades hospitalares. “O mutirão teve início neste fim de semana e vai continuar nos próximos até que o banco de enfermagem se apresente. Nós chamamos os profissionais porque algumas salas cirúrgicas estavam fechadas por falta de recursos humanos. Quando esse banco se apresentar, vamos ampliar o horário de cirurgias durante a semana que irá até as 21h e continuaremos nos finais de semana”, explicou o secretário municipal de saúde, Carlos Eduardo de Mattos.

O mutirão de cirurgias faz parte da estratégia da SMS para reduzir as filas de espera no Siste-ma de Regulação do município, o SISREG. Com a resolução dos casos que aguardam em filas internas nos hospitais, novas vagas poderão ser abertas pelas unidades para os pacientes ca-dastrados no SISREG, possibilitando assim agilizar as filas e reduzir o tempo de espera pelos procedimentos. Atualmente, 140 mil pessoas estão no SISREG esperando a oportunidade de realizar algum procedimento na rede pública, seja cirúrgico, consultas ou exames.

Neste primeiro fim de semana as especialidades atendidas foram ortopedia, vascular, geral, otorrinolaringologia, urologia e pediátrica. Todos os procedimentos realizados durante o muti-rão foram eletivos, ou seja, não emergenciais e que, normalmente, são operados na rotina dos hospitais, de segunda a sexta-feira, no primeiro e segundo turnos (manhã e tarde).

As cirurgias foram realizadas pelos corpos clínicos próprios dos hospitais envolvidos. Os horá-rios dos profissionais foram ajustados para suprir as escalas do sábado e do domingo, quando normalmente não são realizadas cirurgias eletivas e o número de funcionários atuando é me-nor. Mais de 100 profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instru-mentadores, entre outros estavam envolvidos no mutirão nos oito hospitais.

Pelo planejamento da SMS, nos próximos fins de semanas outras especialidades cirúrgicas e outros hospitais da rede serão incluídos no mutirão. Inicialmente, as cirurgias extras ocorrerão apenas aos sábados e domingos, mas a previsão é de que, tão logo novos profissionais con-cursados sejam empossados e comecem a trabalhar, o mutirão seja estendido também para o terceiro turno (horário da noite) dos dias úteis.

(5)

03 de Fevereiro de 2017

AGENDE-SE

Hospital Miguel Couto realiza campanha de doação de sangue

O Hospital Municipal Miguel Couto realiza hoje, dia 3, cam-panha de doação de sangue. A ação, em parceria com o He-morio, acontece das 10h às 15h e tem por objetivo aumentar os estoques de sangue da unidade, necessários para o aten-dimento de pacientes, especialmente os da emergência, como acidentados, baleados, etc.

O posto de coleta funcionará no saguão do antigo atendi-mento pediátrico, com entrada pela Rua Bartolomeu Mitre.

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos e com mais de 50kg. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos até três horas antes da doação. Na hora da coleta, é ne-cessário apresentar um documento de identidade com foto.

Doar sangue voluntariamente é um ato de solidariedade e amor ao próximo. O doador é cadas-trado e recebe um questionário para ser respondido, com o objetivo de avaliar se há alguma si-tuação ou doença que impeça a doação. Normas técnicas do Ministério da Saúde são seguidas visando a segurança tanto do doador quanto do paciente que rece berá o sangue.

Hospital Jesus realiza curso de Anestesia Regional

O Hospital Municipal Jesus está com inscrições abertas para o II Curso de Anestesia Regional Guiada por Ultrassom, que será realizado entre os dias 10 e 12 de março. O curso é voltado para anestesiologistas interessados no emprego da ultrassonografia como recurso na realização de bloqueios periféricos.

Os participantes passarão por vários módulos como, por exemplo, os que abordam aspectos gerais do uso do ultrassom em anestesia, noções de física aplicada, manuseio de equipamen-tos, além de um módulo clínico abordando diversas técnicas empregadas em adultos e pacien-tes pediátricos.

Também serão abordados temas como anatomia seccional aplicada à anestesia regional e procedimentos anestésicos ao vivo, além de haver treinamentos e demonstrações em mode-los. As aulas serão ministradas por professores convidados.

O evento é organizado pelo Serviço de Anestesiologia do Hospital Municipal Jesus. Mais infor-mações e inscrições podem ser feitas também pelo e-mail anestjesus@gmail.com. O Hospital Municipal Jesus fica na Rua Oito de Dezembro, 717, em Vila Isabel.

(6)

03 de Fevereiro de 2017

AGENDE-SE

Loucura Suburbana dá a largada para o carnaval

A loucura se prepara para colocar os blocos na rua. É que as agre-miações formadas por usuários, profissionais, familiares e vizinhos das unidades da rede de saúde mental da Secretaria Municipal de saúde já se organizam para o Carnaval 2017. Quem saiu na frente foi o bloco Loucura Suburbana, que tem como integrantes os usuários do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro.

No desfile deste ano, o Loucura Suburbana vai cantar os 30 anos da luta antimanicomial e os interessados podem inscrever seus sam-bas até o dia 02 de fevereiro. No dia 09, o hino que vai embalar a loucura pelas ruas do Engenho de Dentro será escolhido a partir das 16h, no Clube Só na Bola, que funciona na Rua Ramiro Magalhães 521, no Encantado.

A apresentação oficial dos foliões suburbanos está marcada para o dia 23 de fevereiro, com concentração a partir das 16h no pátio do Instituto, que fica na Rua Ramiro Magalhães, 521. Este será o 17º desfile do Loucura Suburbana pelas ruas do Engenho de Dentro. Criado em 2001 no Instituto Municipal Nise da Silveira, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana ultrapassou os muros do hospício e criou uma integração com a comunidade. Desde então, abre o carnaval do bairro e arrasta centenas de foliões no carnaval de rua da região.

O Loucura Suburbana já recebeu o prêmio Serpentina de Ouro, concedido pelo jornal O Globo, na categoria destaque do carnaval 2013, e ainda, por duas vezes, o Prêmio Cultura e Saúde (edições 2008 e 2010). Mais informações podem ser obtidas pelo telefones 7502 / 3111-7499 / 3111-7110 ou pelo e-mail loucurasuburbana@gmail.com.

‘Tá pirando, pirado, pirou!’ escolhe samba enredo de 2017

O coletivo carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou!, composto por usuários, técnicos e familia-res da rede de saúde mental, realizará, no dia 4 de de fevereiro, o concurso para a escolha do samba, que vai embalar o desfile deste ano do coletivo. Neste ano, o tema será a homenagem ao teatro de Augusto Boal: “Meu caro amigo Augusto Boal, o arco-íris do desejo vai brilhar no carnaval!”.

O evento, que é gratuito, acontece no Rio Scenarium na Rua do Lavradio 20, na Lapa, a partir das 14h. A novidade do bloco para este ano é o lançamento da campanha de financiamento coletivo, que irá auxiliar na produção e organização do grupo carnavalesco. Para participar, basta acessar o link: www.catarse.me/TaPirando2017.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

De acordo com a legislação portuguesa, estão sujeitos a receita médica os medicamentos que possam constituir um risco para a saúde do doente, direta ou

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina