• Nenhum resultado encontrado

BACTÉRIAS PATOGÊNICAS: RICKETTSIA BACTÉRIAS PATOGÊNICAS: RICKETTSIA MICROBIOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BACTÉRIAS PATOGÊNICAS: RICKETTSIA BACTÉRIAS PATOGÊNICAS: RICKETTSIA MICROBIOLOGIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

BACTÉRIAS

PATOGÊNICAS:

RICKETTSIA

(2)

2

BACTÉRIAS

PATOGÊNICAS:

RICKETTSIA

CONTEÚDO: HANNA SALOMÃO SILVA

CURADORIA: FABRICIO MONTALVÃO

(3)

3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 4 FISIOLOGIA E ESTRUTURA ... 5 RICKETTSIA AKARI ... 7 RICKETTSIA PROWAZEKII ... 7 RICKETTSIA TYPHI ... 8 REFERÊNCIAS ... 9

(4)

4

INTRODUÇÃO

Os membros da família Rickettsiaceae são patógenos intracelulares importantes, com espécies encontradas em todo o mundo. Tanto a Rickettsia, que ganhou esse nome em homenagem à Howard Ricketts - que associou o carrapato da floresta como o vetor da febre maculosa das Montanhas Rochosas -, quanto a Ehrlichia e a Coxiella foram historicamente classificadas em uma única família, a Rickettsiaceae, já que todas eram bacilos gram-negativos aeróbios e parasitos intracelulares obrigatórios - necessitam da célula viva do hospedeiro para se multiplicar. Contudo, após a verificação de sequências do ácido desoxirribonucleico (DNA), percebeu-se que a classificação não era válida, sendo então o gênero Rickettsia subdividido em dois gêneros (Rickettsia e Orientia) e Ehrlichia, dividido em dois gêneros (Ehrlichia e Anaplasma).

Os organismos que fazem parte da família Rickettsiaceae são cocobacilos ou bastonetes, não coram muito bem pelo gram e crescem somente no citoplasma de células eucariontes, além de apresentarem um tamanho bem pequeno, cerca de 0,3 µm × 1 a 2 µm. É importante ressaltar que as espécies de Riquétsias responsáveis por causar doenças têm como reservatório animais e artrópodes, e são transmitidas por vetores artrópodes, como carrapatos,

ácaros, piolhos e pulgas, sendo que os artrópodes servem tanto de vetores como de hospedeiros em razão da transmissão

transovariana. O homem é, portanto, um

hospedeiro acidental, com exceção da Rickettsia prowazekii em que o ser humano é o principal hospedeiro.

Dentro do grupo das Rickettsias, existe a subdivisão em grupo da febre maculosa, no qual sabe-se que pelo menos 12 espécies são capazes de provocar adoecimento nos seres humanos, e o grupo do tifo, que possui como principais representantes Rickettsia prowazekii e Rickettsia typhi. Em relação à distribuição geográfica, a Rickettsia rickettsii encontra-se mais concentrada no hemisfério ocidental (Estados unidos, Canadá, México, Panamá, Costa Rica, Brasil, Colômbia e Argentina) e é responsável por causar a Febre Maculosa das montanhas rochosas. Já a Rickettsia akari, causadora da Riquetsiose vesicular, está mais localizada nos Estados Unidos, Ucrânia, Croácia e Coreia. Quando falamos da Rickettsia prowazekii, é importante lembrar que ela é causadora de algumas formas de Tifo, como Tifo epidêmico, Tifo recorrente e Tifo esporádico, sendo distribuída pelo mundo todo, assim como a Rickettsia typhi, causadora do Tifo endêmico (murino).

(5)

5 A Febre maculosa das Montanhas

Rochosas tem como vetor o carrapato duro e como reservatórios os carrapatos e os roedores selvagens. Já a Riquetsiose vesicular, é transmitida pelo ácaro e possui como reservatórios os ácaros e os roedores selvagens, diferente do Tifo epidêmico, que possui o piolho como vetor e tem como reservatórios o homem, pulgas de esquilos e esquilos voadores. Já o Tifo murino endêmico, tem a pulga como transmissora e como reservatório os roedores selvagens.

FISIOLOGIA E ESTRUTURA

A estrutura da parede celular da Rickettsia possui uma camada com peptidoglicano e lipopolissacarídeos, comum nos bacilos gram-negativos. Contudo, a camada de peptidoglicano é muito pequena, pouco corada pelo gram e os lipopolissacarídeos têm apenas uma fraca atividade como endotoxina. É importante destacar que é mais bem visualizada com as colorações de Giemsa ou Gimenez. Não tem flagelos e é circundada por uma camada limosa frouxamente aderida, além de ser encontrada livremente no citoplasma de células infectadas, sendo um parasita estritamente intracelular.

A bactéria entra na célula eucariótica através da adesão aos receptores da célula hospedeira, estimulando a fagocitose.

Posteriormente, a membrana lisossomal é degradada pela produção de uma fosfolipase e a bactéria é liberada no citoplasma, importante para a sua sobrevivência. A multiplicação acontece de forma lenta, levando cerca de 9 a 12 horas, e ocorre por divisão binária. O grupo de Rickettsia responsável pela Febre maculosa cresce tanto no citoplasma quanto no núcleo das células infectadas e são liberadas de forma contínua através das projeções citoplasmáticas celulares. Em contrapartida, as bactérias responsáveis por causar o Tifo, se acumulam no citoplasma até que a membrana da célula se rompa e elas sejam liberadas, vivendo pouco tempo fora da célula hospedeira e morrendo logo em seguida. As bactérias dependem da célula viva para diversas funções como o metabolismo de carboidratos, biossíntese de lipídios, síntese de nucleotídeos e síntese de aminoácidos.

RICKETTSIA RICKETTSII

Responsável pela Febre maculosa das

Montanhas Rochosas e pela maioria das

doenças por rickettisae nos Estados Unidos. A patogênese dessa bactéria envolve a presença de uma proteína A em sua membrana externa (OmpA), capaz de permitir a aderência às células endoteliais. Após penetrar na célula, são liberadas do interior do fagossomo, multiplicando-se

(6)

6 tanto no citoplasma quanto no núcleo e

migram para as células próximas. A multiplicação bacteriana no interior das células endoteliais parece ser responsável pelo aparecimento das manifestações clínicas iniciais, com dano celular e extravasamento de conteúdo dos vasos sanguíneos. O extravasamento plasmático para os tecidos pode levar à hipovolemia e hipoproteinemia, reduzindo a perfusão de vários órgãos e levando, em alguns casos, à falência orgânica. A resposta imunológica do hospedeiro envolve tanto a morte intracelular através da liberação de citocinas e ação dos linfócitos TCD8, quanto uma resposta com a produção de anticorpos em reação às proteínas presentes da membrana externa da bactéria.

A Febre maculosa das Montanhas Rochosas é transmitida pelos carrapatos

duros da família Ixodidae. Para a pessoa

ser infectada, ela deve ser exposta ao carrapato por um período longo, cerca de 6 horas ou mais. As riquétsias não virulentas que estão dormentes são ativadas pela alimentação com sangue quente e, posteriormente, liberadas das glândulas salivares do carrapato para a corrente sanguínea do ser humano.

Os sintomas surgem em torno de 7 dias, tendo uma margem de 2 a 14 dias para aparecerem após a picada do carrapato,

sendo que a pessoa pode até não lembrar da picada, por ser indolor. Inicialmente tem-se um quadro de febre alta e cefaleia, associado ou não a mialgia, náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Após 3 dias da picada, a maioria das pessoas infectadas desenvolve erupção cutânea macular em regiões como pulsos, braços e tornozelos, que mais tarde migra para o tronco. As complicações dessa doença envolvem manifestações neurológicas, insuficiência pulmonar, alterações cardíacas e falência renal.

O diagnóstico laboratorial pode ser feito através da microscopia, preferencialmente através das colorações de Giemsa e Gimenez. Existem também os testes

baseados em detecção de ácidos nucleicos, como o PCR, no qual uma

variedade de genes alvos podem ser detctados, incluindo sequências gênicas para proteínas externas da membrana, lipoproteína e citrato sintetase. Além disso, pode ser feito cultura e a detecção de

anticorpos, sendo referência o teste de microimunofluorescência.

A Doxiciclina é o tratamento de escolha, sendo iniciada empiricamente logo que o diagnóstico for considerado. Não existe vacina que proteja contra a Febre maculosa das Montanhas Rochosas. As melhores formas de prevenção são evitando áreas infestadas com carrapatos,

(7)

7 uso de roupa que proteja, repelente contra

insetos e remover os carrapatos assim que eles estiverem aderidos.

RICKETTSIA AKARI

Bactéria responsável por causar a

Riquetsiose vesicular, com distribuição

cosmopolita e transmitida por ácaros – os seres humanos são hospedeiros acidentais quando picados por esses ácaros infectados, esses ectoparasitas geralmente possuem os roedores como os principais hospedeiros.

O quadro inicialmente se apresenta com o desenvolvimento de uma pápula no local da picada do ácaro, que aparece cerca de 1 semana e progride rapidamente para uma úlcera, e as riquétsias se espalham sistemicamente. Após o período de incubação, que é cerca de 7 a 24 dias, a segunda fase da doença se instala, sendo marcada por um quadro de febre alta, cefaleia, tremores, sudorese, mialgia e fotofobia. Em cerca de 3 dias, forma-se uma erupção cutânea papulovesicular que progride para a formação de vesículas com crostas e, até mesmo, ulceração. O tratamento de preferência também é feito com Doxiciclina, que acelera o processo de cura.

RICKETTSIA PROWAZEKII

Bactéria do grupo do tifo, relacionada com

o tifo epidêmico ou tifo transmitido por piolhos. O vetor da doença é o piolho do

corpo humano, o Pediculus humanus. Essa doença é mais comum em indivíduos que vivem em aglomerações e em condições sanitárias precárias, pois esse ambiente é favorável para a disseminação desse piolho. Cerca de 1 a 3 dias após a exposição, sintomas como febre alta, cefaleia e mialgia podem estar presente. Além disso, o indivíduo infectado pode desenvolver pneumonia, apresentar artralgia e ter acometimento neurológico, como estupor, confusão e coma.

É importante ressaltar que as riquétsias podem permanecer latentes por muito tempo e, então, reativarem, causando o

tifo epidêmico recrudescente ou doença de Brill-Zinsser. A bacteremia coincide

com o desenvolvimento dos sintomas e, nesse momento, o ser humano é infeccioso para os piolhos. O padrão-ouro de diagnóstico é através da

microimunofluorescência e o tratamento

deve ser feito com Tetraciclina, e combinado com medidas eficazes de controle dos piolhos. Existe uma vacina com organismos inativados disponível, mas que é feita somente em população de risco.

(8)

8

RICKETTSIA TYPHI

Bactéria causadora do tifo endêmico, também chamado de tifo murino. Os roedores são os principais reservatórios e a pulga do rato (Xenopsylla cheopis) o principal vetor, sendo que em alguns lugares, a transmissão pode ocorrer através da pulga do gato (Ctenocephalides felis).

O período de incubação da doença é de 7 a 14 dias, os sintomas são súbitos e geralmente incluem febre, cefaleia, tremores, mialgia e náuseas. Alguns indivíduos podem desenvolver erupções cutâneas em tórax e abdome. O diagnóstico é feito preferencialmente através da microimunofluorescência e o tratamento deve ser feito com tetraciclina, associado ao controle dos roedores que servem como reservatórios. A vacina ainda não se encontra disponível

(9)

9

@jalekoacademicos Jaleko Acadêmicos @grupoJaleko

REFERÊNCIAS

Microbiologia – Bactérias Patogênicas – Rickettsia, Ehrlichia e bactérias relacionadas (Professora Daniele Bravim Longo). Jaleko Acadêmicos. Disponível em:

http://www.Jaleko.com.br. Acesso em: 20 set.2020.

MURRAY, P; ROSENTHAL, K; PFALLER, M. Microbiologia Médica. 7.ed. Rio de

janeiro: Elsevier, 2014. 1808 p. .

Referências

Documentos relacionados

Efeitos da infecção por Rickettsia rickettsii sobre o perfil de expressão gênica do carrapato vetor Amblyomma aureolatum.. São Paulo

No Brasil, Rickettsia rickettsii é a espécie patogênica de maior importância, figurando como o agente etiológico da Febre Maculosa Brasileira (FMB), uma doença febril

As riquetsioses são doenças causadas por bactérias da família Rickettsiaceae, constituída pelos gêneros Rickettsia, Orientia, Coxiella, Bartonella (Rochalimaea pela

A febre maculosa brasileira (FMB) é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, cuja patogenicidade é conhecida para seres humanos e cães, e o carrapato Amblyomma cajennense é

As amostras de soro foram testadas utilizando antígenos derivados das cinco espécies de Rickettsia isoladas no Brasil: Rickettsia bellii cepa Mogi, Rickettsia

A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma doença infecciosa causada por Rickettsia rickettsii, transmitida pelo carrapato-estrela Amblyomma sculptum no interior do estado de

Pequenos roedores como hospedeiros das espécies do gênero Rickettsia em áreas endêmicas para Febre Maculosa na messorregião de Campinas, Estado de São

Os indicios sorológicos do contato entre bactérias do gênero Rickettsia, ou microrganismos antigenicamente semelhante, com indivíduos e animais oriundos de Quirinópolis