• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO /05/04 / / Faculdade: FASES. Portaria: PT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO /05/04 / / Faculdade: FASES. Portaria: PT"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Edição Data Emissão Data Revisão Elaborado por: L. Brandão Aprovado por:B. Diniz 001.02 25/05/04 / / Cargo: Diretor de G. Corporativa Cargo:Diretor Acadêmico

C Ó P I A C O N T R O L A D A - R E P R O D U Ç Ã O S Ó É V A L I D A C O M C A R I M B O A U T O R I Z A D O E M V E R M E L H O

R

R

EEGGUULLAAMMEENNTTOO DDOO

E

E

SSTTÁÁGGIIOO

S

S

UUPPEERRVVIISSIIOONNAADDOO

C

C

UURRSSOO DDEE

A

A

DDMMIINNIISSTTRRAAÇÇÃÃOO T TÍÍTTUULLOO II –– DDOOSS OOBBJJEETTIIVVOOSS

Art 1º - O Estágio Supervisionado corresponde a uma atividade curricular obrigatória do

Curso de Administração com Habilitação em Sistemas de Informação da Faculdade de Roraima doravante denominada FASES, devendo respeitar as condições constantes deste Regulamento, em acordo com o Projeto Pedagógico original do Curso.

Art. 2º - Os objetivos gerais do Estágio Supervisionado são os de propiciar aos discentes

a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, a consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica.

Art. 3º - O objetivo específico do Estágio Supervisionado no curso de Administração com

Habilitação em Sistemas de Informação das Faculdades de Roraima – FASES – é aproximar o discente do mercado de trabalho, induzindo:

a) Aprofundamento do conhecimento da realidade sócio-cultural, econômica, tecnológica e/ou funcional do ambiente organizacional escolhido como campo de estágio;

b) Desenvolvimento da análise crítica do discente, a partir de visão holística dessa realidade, de forma a integrar teoria e prática;

c) Vivência do trabalho em equipes multidisciplinares, no ambiente de trabalho ou fora dele.

Art. 4º - Para alcançar-se os objetivos e permitir-se a colação de grau como Bacharel em

Administração pela FASES, torna-se necessária a produção de uma peça monográfica com defesa pública, conforme definido nos tópicos a seguir.

T

TÍÍTTUULLOO IIII –– CCAAMMPPOO EE LLOOCCAALL DDEE EESSTTÁÁGGIIOO SSUUPPEERRVVIISSIIOONNAADDOO

Art. 5º - Entende-se como Campo de Estágio Supervisionado - doravante denominado

campo - a área de estudo específica e inserida no contexto da administração, inclusive aquela referente à habilitação. São basicamente apontados: Finanças; Produção; Mercadologia; Recursos Humanos; Recursos Materiais e Patrimoniais; Logística; Tecnologia da Informação; Administração de Sistemas de Informação; e Gestão da Informação;

(2)

Edição Data Emissão Data Revisão Elaborado por: L. Brandão Aprovado por:B. Diniz 001.02 25/05/04 / / Cargo: Diretor de G. Corporativa Cargo:Diretor Acadêmico

C Ó P I A C O N T R O L A D A - R E P R O D U Ç Ã O S Ó É V A L I D A C O M C A R I M B O A U T O R I Z A D O E M V E R M E L H O

Art. 6º - Situam-se como Local de Estágio Supervisionado - doravante denominado local -

as entidades privadas e/ou públicas que abriguem quaisquer dos campos citados no Art. 4º.

Parágrafo Único – Para eleger-se local a entidade deverá manifestar interesse e permitir visita

técnica - por docente da FASES especificamente designado - capaz de evidenciar capacidade técnica e administrativa quanto a um dos campos.

Art. 7º - Caberá ao Coordenador de Estágio Supervisionado – doravante denominado

Coordenador de Estágio - a indicação de docente do curso para visitar as empresas e pesquisar a condição de as mesmas constituírem Local.

Parágrafo Único – O docente assim indicado, após a visita, deverá elaborar relatório sucinto e

indicativo da condição, ou não, de a empresa vir a constituir local, entregando-o ao Coordenador para as providências oficiais e/ou legais.

Art. 8º - Cabe ao discente regularmente matriculado definir quanto ao campo no qual irá

atuar. Ao Coordenador de Estágio cabe esclarecer dúvidas e produzir as informações capazes de indicar o local e/ou o meio a ser utilizado pelo discente.

Art. 9º - Entende-se por Meio, para efeito do presente regulamento, a utilização de local

de estágio propriamente dito ou a pesquisa bibliográfica capaz de aprofundar o conhecimento e induzir a especialização em um ou mais campos específicos.

T

TÍÍTTUULLOO IIIIII –– PPLLAANNOO BBÁÁSSIICCOO DDEE EESSTTÁÁGGIIOO SSUUPPEERRVVIISSIIOONNAADDOO

Art. 10 - O Estágio Supervisionado, enquanto pré-requisito para a colação de grau, poderá

passar por dois processos distintos: Estágio em um ou mais campos da formação específica; Pesquisa Bibliográfica abrangendo tema inerente a quaisquer um desses mesmos campos.

Art. 11 - O Estágio poderá ser desenvolvido em mais de um dos campos da formação

específica, desde que previamente constante de Plano de Estágio desencadeado pelo discente e ratificado pelo Coordenador de Estágio.

Parágrafo Único – O Plano de Estágio será apresentado ao Orientador Didático – designado pela

Coordenação de Estágio e/ou ao Orientador Técnico, designado pela empresa, sob os quais estará a responsabilidade pelo adequado cumprimento do Estágio, recaindo sobre o Orientador Didático o acompanhamento da produção do Relatório de Estágio que deverá observar o rito metodológico de peça monográfica, principalmente as Normas da ABNT.

Art. 12 - Uma vez que o discente já tenha experiência profissional em um ou mais campos

específicos, ou sendo do seu interesse, ou, ainda, não havendo a possibilidade de designar-se locais, mais uma vez o mesmo deverá definir-se por elaboração de Monografia, a partir de pesquisa

(3)

Edição Data Emissão Data Revisão Elaborado por: L. Brandão Aprovado por:B. Diniz 001.02 25/05/04 / / Cargo: Diretor de G. Corporativa Cargo:Diretor Acadêmico

C Ó P I A C O N T R O L A D A - R E P R O D U Ç Ã O S Ó É V A L I D A C O M C A R I M B O A U T O R I Z A D O E M V E R M E L H O

Art. 13 - Tanto o Relatório de Estágio quanto a Monografia deverão ser apresentadas em

quatro vias, encadernadas em brochura preta endurecida, com inscrições douradas designativas da produção, inclusive na lombada.

Parágrafo Único – As peças assim definidas deverão ser encaminhadas aos membros da banca

examinadora com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data marcada para a defesa pública do trabalho.

Art. 14 - Cabe ao discente a escolha do Orientador Didático, desde que ela não venha a

recair sobre docente já sobrecarregado com mais de cinco orientados, por semestre, observada a ordem de indicação. Após esse número por orientador, cabe a decisão ao Coordenador do Curso, o qual também indica os demais componentes da banca.

Art. 15 - A definição: do local; do campo, do Orientador Didático; do Orientador Técnico;

da Bibliografia a ser consultada; do Organograma de atividades; bem como dos respectivos objetivos a serem alcançados com a produção da peça final, constituem o norte para a elaboração do Projeto Básico a ser desenvolvido e consubstanciado durante a disciplina Estágio Supervisionado I, passando a constituir-se inclusive, em elemento básico da avaliação da disciplina.

Parágrafo Único – Até quinze dias após o início das aulas do oitavo período, o discente, em contato

com o Coordenador de Estágio deverá ter consolidado o Plano de Estágio, como resultante do Projeto Básico, iniciando-se a produção do TCC – estágio propriamente dito, ou pesquisa a fundamentar a peça Monográfica.

T

TÍÍTTUULLOO IIVV –– AAPPRREESSEENNTTAAÇÇÃÃOO DDOO TTRRAABBAALLHHOO MMOONNOOGGRRÁÁFFIICCOO

Art. 16 - O resultado do Plano de Estágio deverá ser defendido publicamente perante

banca examinadora constituída por três membros, pelo menos um deles devendo ser Administrador, preferencialmente com titulação de Mestre, podendo prevalecer a experiência acadêmico/profissional em substituição à titulação.

Parágrafo Único – A Presidência da banca cabe ao próprio Orientador Didático, sobre quem recai a

responsabilidade de manter o contato com o Coordenador de Estágio e os demais membros, com vistas a definir e acompanhar a data e horário da defesa pública.

Art. 17 - Cada Estagiário terá 30 (trinta) minutos para fazer a defesa e cada membro da

banca terá direito a fazer o máximo de duas perguntas, caso assim ache necessário.

Parágrafo Único – A apresentação em tempo inferior não invalida o trabalho, desde que satisfaça a

compreensão do mesmo. A banca, desde que previamente consultada pelo Estagiário, poderá conceder até 20% de tempo extra sem prejuízo da avaliação do trabalho.

Art. 18 - Os trabalhos deverão ser apresentados em local que possibilite o acesso de

público em número não inferior a 20 (vinte) pessoas, sendo permitida a presença – discreta – de meios de comunicação, inclusive possibilitando o registro e posterior divulgação.

(4)

Edição Data Emissão Data Revisão Elaborado por: L. Brandão Aprovado por:B. Diniz 001.02 25/05/04 / / Cargo: Diretor de G. Corporativa Cargo:Diretor Acadêmico

C Ó P I A C O N T R O L A D A - R E P R O D U Ç Ã O S Ó É V A L I D A C O M C A R I M B O A U T O R I Z A D O E M V E R M E L H O

Parágrafo Único – Questionamentos do público ou da imprensa, ou mesmo entrevistas, somente

serão admitidos após o encerramento da sessão pública.

Art. 19 - A apresentação somente poderá ser feita com a presença de três membros,

devendo quaisquer um deles, na eventualidade de não comparecer, comunicar o fato com antecedência do Coordenador de Estágio, a fim de que seja providenciada a substituição.

Parágrafo Único – Quando da nomeação da Banca Examinadora, além dos três membros, deverá ser

nomeada uma suplência que, concorrentemente com os membros, deverá ser mantida informada e atualizada em relação ao cronograma de apresentações.

Art. 20 - As defesas públicas somente poderão ser adiadas por motivo de doença ou força

maior envolvendo o Estagiário, devidamente comprovado perante o Coordenador de Estágio.

Parágrafo Único – Mesmo que ocorra ausência de membro ou da própria suplência, caberá ao

Coordenador de Estágio assumir a vacância e promover a realização do evento.

Art. 21 - De cada apresentação será produzida Ata resumida da qual se faça constar,

inclusive, a nota conferida ao Estagiário por cada membro, bem como a respectiva média aritmética simples.

T

TÍÍTTUULLOO VV –– DDUURRAAÇÇÃÃOO EE AAVVAALLIIAAÇÇÃÃOO

Art. 22 - A matéria Estágio Supervisionado está divida em duas disciplinas, com duração

básica de 180 (cento e oitenta) cada uma, a serem cumpridas no sétimo e no oitavo semestres do curso de Administração com Habilitação em Sistemas de Informações.

Parágrafo Único – A Disciplina Estágio Supervisionado I se divide em atividades básicas de

orientação em sala de aula, correspondendo a 72 horas semestrais, além de outras tantas 98 horas destinadas à pesquisa e à elaboração do Projeto Básico que irá definir o Plano de Estágio do discente.

Art. 23 - A disciplina Estágio Supervisionado I observará o mesmo critério de avaliação

das demais disciplinas, devendo o docente aplicar duas provas oficiais durante o bimestre e considerar a apresentação do Projeto Básico como a prova final cuja nota irá somar-se à média daquelas bimestrais para compor a média final.

Parágrafo Único – Será considerado aprovado o Estagiário cuja média das duas notas bimestrais,

somada á nota atribuída ao Projeto básico, dividido por dois, resulte em média igual ou superior a 5,0 (cinco).

Art. 24 - A disciplina Estágio Supervisionado II é de cunho investigativo e analítico,

pautando-se em atividades desenvolvidas em local e campo de estágio ou, optativamente, na pesquisa bibliográfica, das quais resultem a produção de peça monográfica. Observará a avaliação composta pela média aritmética simples atribuída pelos membros da banca examinadora aos dois momentos distintos do trabalho de conclusão de curso: nota do conteúdo escrito; nota da apresentação pública.

(5)

Edição Data Emissão Data Revisão Elaborado por: L. Brandão Aprovado por:B. Diniz 001.02 25/05/04 / / Cargo: Diretor de G. Corporativa Cargo:Diretor Acadêmico

C Ó P I A C O N T R O L A D A - R E P R O D U Ç Ã O S Ó É V A L I D A C O M C A R I M B O A U T O R I Z A D O E M V E R M E L H O

Parágrafo Único – Será considerado aprovado o Estagiário cuja média aritmética de todas as notas

atribuídas pelos membros da banca examinadora, dividido por seis, seja igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

T

TÍÍTTUULLOO VVII –– DDAASS AATTRRIIBBUUIIÇÇÕÕEESS EE//OOUU CCOOMMPPEETTÊÊNNCCIIAASS

Art. 25 - A consecução da atividade de Estágio Supervisionado do curso de

Administração com Habilitação em Sistemas de Informação das Faculdades de Roraima – FASES – envolve toda a cadeia hierárquica da entidade e distribui-se de forma lógica, segundo as resoluções da mantenedora – FACES.

Art. 26 - Compete à Coordenação do curso de Administração:

a) indicar, para nomeação através de Portaria do Diretor Geral Acadêmico da FACES, o nome do Coordenador de Estágio Supervisionado, depois de analisado e ratificado pelo Diretor de Ensino da FASES;

b) assegurar as condições de infra-estrutura física e lógica para a realização das atividades de Estágio Supervisionado;

c) acompanhar as atividades de Estágio Supervisionado e requerer, inclusive, a

apresentação de relatórios semestrais consubstanciados ao Coordenador de Estágio.

Art. 27 - Compete ao Coordenador de Estágio Supervisionado:

a) acompanhar o funcionamento do Regulamento de Estágio, propondo as alterações julgadas necessárias;

b) planejar as atividades de Estágio, inclusive procurando envolver os demais membros do corpo docente do curso;

c) manter contato com entidades, visando manter atualizado o banco daquelas que poderão vir a constituir-se em local de estágio;

d) preparar a documentação e encaminhar à Coordenação do curso para propiciar a assinatura de convênios com entidades designadas como local;

e) conduzir a disciplina Estágio Supervisionado I, visando a orientação, a elaboração e a aprovação dos Projetos Básicos que irão constituir os Planos de Estágio dos discentes na disciplina Estágio Supervisionado II;

f) manter atualizado o corpo docente em condição de atuar como orientador didático na disciplina Estágio Supervisionado II, inclusive através de palestras e eventos sobre o tema específico;

g) semestralmente, planejar o Calendário de Apresentações de Trabalho, mantendo os membros das bancas examinadoras informados;

h) elaborar e fornecer: aos discentes e docentes as listas de freqüência e demais formulários necessários à consecução do Estágio Supervisionado;

(6)

Edição Data Emissão Data Revisão Elaborado por: L. Brandão Aprovado por:B. Diniz 001.02 25/05/04 / / Cargo: Diretor de G. Corporativa Cargo:Diretor Acadêmico

C Ó P I A C O N T R O L A D A - R E P R O D U Ç Ã O S Ó É V A L I D A C O M C A R I M B O A U T O R I Z A D O E M V E R M E L H O

i) encaminhar mensalmente, ao Coordenador do curso, o quantitativo de horas despendidas por cada docente na atividade de orientação didática;

j) manter arquivo atualizado com os Planos de Estágio em andamento: k) manter atualizado o livro de registro de Atas das bancas examinadoras;

l) designar as bancas examinadoras, mantendo o Coordenador do Curso informado, conforme planejamento semestral, depois da indicação do Orientador Didático e de verificadas a disponibilidade do corpo docente.

Art. 28 - Compete ao Orientador Didático do Estágio Supervisionado:

a) manter estreito relacionamento com a coordenação de estágio supervisionado, visando reduzir as distâncias e propiciar o funcionamento sistêmico e qualitativo da atividade; b) propiciar ao discente confiado à sua orientação toda a assistência capaz de promover a

consecução do objetivo, resguardado o princípio de que a peça monográfica é sua atividade ao invés de atividade do docente;

c) promover o acompanhamento do Plano de Estágio, primando pelo cumprimento do cronograma apresentado no Projeto Básico;

d) manter contato com o Orientador Técnico, visando o fiel cumprimento do Plano de Estágio, inclusive assinando com o mesmo as listas de presença do orientado; e) participar das reuniões convocadas pelo Coordenador de Estágio Supervisionado.

Art. 29 - Compete ao Orientador Técnico:

a) tomar conhecimento do Plano de Estágio do orientado a si confiado;

b) zelar pela observância do Plano de Estágio, mantendo contato com o Orientador Didático e assinando as Listas de Presença.

Art. 30 - Compete ao Discente/Estagiário:

a) já na disciplina Estágio Supervisionado I, conceber que o Projeto Básico a ser elaborado define o Plano de Estágio e, conseqüentemente, a sua aprovação na disciplina

b) cumprir todas as orientações emanadas do Coordenador de Estágio, bem como dos Orientadores Didático e Técnico aos quais tenha sido confiado;

c) zelar pela fiel observância dos prazos e das atividades componentes do Plano de Estágio;

d) observar o sigilo profissional referente a atividades com as quais tenha contato durante o Estágio Supervisionado nas entidades que o acolham;

e) escolher o Orientador Didático e levar seu nome à apreciação do Coordenador de Estágio;

f) desenvolver as atividades relativas ao Estágio Supervisionado às suas expensas, inclusive aquelas relacionadas à produção da peça monográfica;

g) definir a forma de apresentação pública, arcando com a responsabilidade pela utilização ou presença de diapositivos a auxilia-lo;

h) observar a ética, os postulados e/ou princípios relativos à função de Administrador, inclusive procurando manter o contato com o órgão representativo.

(7)

Edição Data Emissão Data Revisão Elaborado por: L. Brandão Aprovado por:B. Diniz 001.02 25/05/04 / / Cargo: Diretor de G. Corporativa Cargo:Diretor Acadêmico

C Ó P I A C O N T R O L A D A - R E P R O D U Ç Ã O S Ó É V A L I D A C O M C A R I M B O A U T O R I Z A D O E M V E R M E L H O

T

TÍÍTTUULLOO VVIIII –– DDAASS DDIISSPPOOSSIIÇÇÕÕEESS FFIINNAAIISS

Art. 31 - Cabe ao Coordenador de Estágio Supervisionado o acompanhamento sistemático

do contido no presente Regulamento, encaminhando o resultado das análises à apreciação do Coordenador do Curso a quem caberá o encaminhamento à apreciação do Colegiado, com vistas a promover-se a dinâmica que deve caracterizar a atividade.

Art.32 - Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, pelo Coordenador do

Curso de Administração com Habilitação em Sistemas de Informação. Em segunda instância, os assuntos poderão ser levados à apreciação do Colegiado, a critério do Coordenador do Curso.

Art. 33 - O presente Regulamento entrará em vigor na data de publicação do ato

normativo da Faculdades Cathedral de Ensino Superior que o homologa.

Boa Vista/Roraima, 25 de maio de 2004.

B

B

i

i

s

s

m

m

a

a

r

r

c

c

k

k

D

D

u

u

a

a

r

r

t

t

e

e

D

D

i

i

n

n

i

i

z

z

D

Referências

Documentos relacionados

Para ser um real expert e beneficiar-se da legitimidade concedida por cada uma das partes, seria preferível para os PEs desenvolverem conhecimentos e habilidades

(2007) apontam para a necessidade de explorar e discutir assuntos que permeiam a prevenção de agravos e promoção da saúde do idoso, a dependência funcional e

This finding strengthens the proposition about the influence of Junior Achievement courses on students' entrepreneurial perception, since the personality trait

Resposta: para traçar os efeitos de curto prazo e longo prazo de uma redução na demanda agregada real por moeda na taxa de câmbio, taxa de juros e nível de preços, é necessário

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

Itumirim/MG, Itutinga/MG, Jacuí/MG, Jacutinga/MG, Jesuânia/MG, Juruaia/MG, Lambari/MG, Liberdade/MG, Luminárias/MG, Machado/MG, Maria da Fé/MG,Marmelópolis/MG, Minduri/MG,

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Neste trabalho iremos discutir a importância do Planejamento Estratégico no processo de gestão com vistas à eficácia empresarial, bem como apresentar um modelo de elaboração