• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA"

Copied!
57
0
0

Texto

(1)

ASSESSORIA DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA

Modalidade: Presencial

GOVERNADOR VALADARES/MG FEVEREIRO/2021

(2)

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE

Prof.ª Me. Lissandra Lopes Coelho Rocha Reitora

Prof.ª Me. Kíssila Zacché Lopes de Andrade

Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Assessora de Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu

Prof.ª Me. Adriana de Oliveira Leite Coelho Pró-Reitora de Graduação

Prof.ª Dra. Elaine Toledo Pitanga

Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu

Prof.ª Dra. Cristiane Mendes Netto

Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância

Rômulo Mafra de Oliveira

Presidente da Comissão Própria de Avaliação

Carolina Cândido Pereira

Chefe das Bibliotecas Central e Setorial

Prof. Marcelo Xavier Coelho

Coordenador(a) do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Fisioterapia em Terapia Intensiva

(3)

SUMÁRIO 1 IDENTIFICAÇÃO ... 3 2 APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA ... 4 3 OBJETIVOS ... 6 3.1 Geral ... 6 3.2 Específicos ... 6 4 PERFIL DO EGRESSO... 7 4.1 Competências e Habilidades... 7 5 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA ... 8 5.1 Concepção do Curso ... 8 5.2 Matriz Curricular ... 9 5.3 Planos de Ensino ... 11

5.4 Outros Componentes Curriculares ... 11

5.4.1 Trabalho de Conclusão de Curso ... 11

5.4.2 Estágio Curricular ... 12

6 GESTÃO PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA ... 14

6.1 Coordenação do Curso ... 14

6.1.1 Atribuições do Coordenador de Curso ... 14

6.2 Corpo Docente do Curso ... 15

6.2.1 Atribuições do Corpo Docente de Curso ... 17

7 SISTEMA DE AVALIAÇÃO ... 18

7.1 Avaliação Institucional do Curso ... 18

7.2 Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem ... 18

8 INFRAESTRUTURA E INSTALAÇÕES FÍSICAS ... 20

8.1 Bibliotecas da UNIVALE ... 21

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 24

REFERENCIAS ... 26

ANEXOS ... 28

ANEXO A – Ata de Aprovação pelo colegiado do Curso de Vínculo ... 28

ANEXO B – Ato de criação do curso e aprovação do PPC ... 29

(4)

1 IDENTIFICAÇÃO

NOME DO

CURSO: FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA DIMENSÃO DO PDI:

DIMENSÃO II - Políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluindo os procedimentos para o estímulo para a produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

ÁREA CONHECIMENTO: CIENCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL CURSO DE

VÍNCULO: Fisioterapia

NÚCLEO DO CURSO

DE VÍNCULO: Saúde

TURMA Nº 01 CARGA HORÁRIA 360horas VAGAS OFERTADAS 40 PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

INÍCIO 13 de setembro de 2019 TÉRMINO 07 de agosto de 2021 MODALIDADE:

X PRESENCIAL EAD PERCENTUAL DE CARGA HORÁRIA EAD: FUNCIONAMENTO:

X TEMPO INTEGRAL TEMPO PARCIAL

ESTRUTURA:

X MODULAR SEMESTRAL ANUAL

NÚMERO DE MODULOS 3 NÚMERO DE DISCIPLINAS 15

PERIODICIDADE DAS

AULAS: MENSAIS

LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS

ATIVIDADES DO CURSO: UNIVALE CAMPUS 2 PÚBLICO ALVO EM RELAÇÃO

AO MERCADO:

Fisioterapeuta que queira se preparar para atuar com pacientes graves de alta complexidade em uma UTI.

PRÉ-REQUISITO:

Diploma de graduação em Fisioterapia. Estar Inscrito no CREFITO.

(5)

2 APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), instituição de ensino superior comunitária, mantida pela Fundação Percival Farquhar, entidade civil sem fins lucrativos, tem por missão: construir e compartilhar o conhecimento por meio da formação de profissionais competentes, éticos e comprometidos com o desenvolvimento humano (PDI/UNIVALE 2019-2023). Para tanto, empenha-se em promover a formação profissional, a construção e disseminação de conhecimento e a transformação da sociedade a partir da produção e socialização de saberes sobre desenvolvimento regional, pautada na melhoria das condições de vida do homem e do contexto ambiental.

Norteada pelo Projeto Pedagógico Institucional – PPI e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, objetiva

(...) desenvolver a reflexão crítica e a manifestação de um conhecimento sobre desenvolvimento regional, formando um profissional apto a implementar ações diversificadas de transformação e crescimento regional a partir da observação da realidade, do pensar sobre práticas e da criação de soluções viáveis, visando à melhoria das condições de vida do homem e do ambiente (PPI/UNIVALE), sustentado pelo tripé Ensino, Pesquisa e a Extensão.

Assim, a UNIVALE, através de sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPEX), tem uma tradição estabelecida na oferta de Cursos de Pós-Graduação que identifica a demanda local e regional, de modo a fortalecer a atuação profissional de seus egressos com as habilidades e competências técnicas alinhadas às demandas mercadológicas que procuram garantir a formação continuada de profissionais das diversas áreas do conhecimento.

A oferta da Pós-Graduação Lato Sensu pela UNIVALE se constitui no compromisso assumido para a manutenção da qualidade da educação continuada no ensino superior e reflete os parâmetros que norteiam e nortearão a sua atuação na formação buscando sempre o aperfeiçoamento, a atualização e a construção de novos saberes visando conferir ao pós-graduando elevado padrão técnico, científico e profissional.

Este curso foi pensado e preparado em resposta à demanda pré-existente da região, trazendo aos profissionais Fisioterapeutas uma oportunidade única em se aperfeiçoar na área da terapia intensiva. O curso conta com profissionais de

(6)

excelência que apresentam experiência e vivencia prática nos principais centros de terapia intensiva de nossa região fazendo com que nosso aluno possa se inserir neste contexto de ensino-aprendizagem e experiência prática. O curso é realizado em 3 módulos no qual se dividem em 15 disciplinas.

A fisioterapia está cada vez mais inserida nas diversas áreas da saúde e dentre elas, a terapia intensiva, que é um local de extrema complexidade envolvendo profissionais altamente qualificados. Em nossa região, o déficit de profissionais fisioterapeutas especializados na área da terapia intensiva é visível perante o grande número de hospitais que têm em sua estrutura UTIs. Desta forma, este projeto é de suma importância para a UNIVALE em oferecer para a comunidade de Governador Valadares e região, um curso de extrema relevância que intrega pesquisa, desenvolvimento, agregando conhecimento e formação para profissionais de nível superior, potencializando suas ações e melhorando o atendimento fisioterapêutico de pacientes com alto grau de complexidade minimizando assim, o risco de vida e contribuindo para o crescimento profissional e a expectativa de vida da região.

(7)

3 OBJETIVOS

3.1 Geral

 Proporcionar ao profissional fisioterapeuta o domínio de conhecimentos específicos a prática do atendimento fisioterapêutico na assistência ao cliente de alto risco internado em uma unidade de terapia intensiva adulto (UTI), elaborando protocolos e indicadores assistenciais bem como desenvolvendo o raciocínio crítico em todas as fases da evolução clínica do paciente grave.

3.2 Específicos

 Promover o melhor manejo da ventilação mecânica invasiva e não invasiva, otimizando os resultados aumentando a sobrevida dos pacientes;

 Desenvolver habilidades e competências para atuação em uma Unidade de terapia intensiva;

 Preparar-se para se inserir como profissional fisioterapeuta capacitado em um mercado exigente e de alta complexidade.

(8)

4 PERFIL DO EGRESSO

Profissional com formação humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício profissional nas unidades de terapia intensiva. Para tal, o egresso deve apresentar autonomia intelectual, capacidade de aprendizagem continuada; atuar positivamente nas transformações da sociedade, com capacidade para aprendizagem autônoma, dinâmica, inovadora e flexível, devendo ser capaz de desenvolver as seguintes habilidades e competências:

4.1 Competências e Habilidades

 Controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;

 Conhecimento de métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

 Atuação para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

 Realização de consultas, avaliações e reavaliações do paciente, colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica.

(9)

5 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

A proposta didática para este curso tem como sustentação a aprendizagem autônoma e participativa do aluno orientada à troca, ao desenvolvimento e à criação de competências focadas na aquisição do conhecimento, no desenvolvimento de habilidades e no favorecimento às atitudes orientadas à tomada de decisões.

5.1 Concepção do Curso

A fisioterapia em terapia intensiva é uma área muito nobre e importante da nossa profissão. Em grandes centros e capitais, a Unidade de Terapia Intensiva se faz necessária e indispensável para um serviço de excelência tendo como base um ambiente altamente tecnológico e profissionais de alta capacidade e expertise, elevando ao máximo a atribuição de suas habilidades e competências.

As Unidades de Terapia Intensiva, compostas por equipes multiprofissionais, têm no Fisioterapeuta um aliado importante na manutenção e otimização das disfunções cardiorrespiratórias, e musculosesqueléticas bem como manipulação dos respiradores utilizados para ventilação mecânica invasiva e não invasiva.

Em Governador Valadares, no ano de 2019, a cidade apresentou-se com uma população estimada em 281.046 habitantes. Neste contexto, existem mais de 6 hospitais (público e particulares) com uma demanda reprimida por fisioterapeutas especializados em Terapia Intensiva. A necessidade de suprir esta demanda pela falta de oferta de cursos de Pós-graduação em terapia intensiva em nossa região foi fundamental para a criação deste curso.

O processo ensino-aprendizagem pressupõe metodologias ativas, cujos estudantes são sujeitos da construção dos conhecimentos e no desenvolvimento de suas habilidades e competências e os docentes facilitadores da proposta formativa, com práticas interdisciplinares que promovem a indissociabilidade do ensino com a pesquisa e a extensão, na medida do possível, e a associação da teoria com a prática, por meio de estágio, vivências práticas, e a utilização de recursos didáticos concretos, como respiradores mecânicos in loco, para melhor construção de conceitos e procedimentos dos conteúdos propostos.

(10)

Os conteúdos são trabalhados de forma integrada e interdisciplinar, por meio das metodologias que tratem das necessidades/problemas na área do curso, contextualizando e aprimorando o exercício profissional do aluno. A efetiva articulação entre teoria e prática se dá por meio de vinculação com temas e abordagens pertinentes à realidade. Os princípios de flexibilização e interdisciplinaridade são vivenciados visando ampliação e atualização dos conhecimentos e técnicas de trabalho dos graduados. O curso está organizado em módulos, possibilitando a integração das atividades entre disciplinas afins. Essa organização didática contribui também para que estudantes construam conexões entre os conteúdos ministrados.

5.2 Matriz Curricular

A matriz do curso está organizada em 03 (três) módulos, constituídos por 03 (três) disciplinas por aproximação ou articulação de seus conteúdos, permitindo e promovendo a interdisciplinaridade entre os saberes. As disciplinas que compõem os módulos realizam atividades integradas no decorrer do semestre, por meio de estudos de caso, apresentação de artigos, seminários, atividades, avaliações e outras.

MÓDULO I: 13/09/2019 a 13/03/2021

Disciplinas Total Início Término

Estrutura e função do aparelho cardiovascular 20 13/09/19 14/09/19 Metodologia da pesquisa científica 20 18/10/19 19/10/19 Estrutura e função do aparelho Renal 20 22/11/19 23/11/19 Estrutura e função do aparelho respiratório 20 13/12/19 14/12/19 Exames Laboratoriais e de Imagem 20 24/01/20 25/01/20

Urgência e Emergência em UTI 20 12/03/21 13/03/21

Carga Horária 120 horas MÓDULO II: 06/11/2020 a 22/05/2021

Disciplinas Total Início Término

(11)

Monitorização em Terapia intensiva 20 26/02/21 27/02/21 Ventilação Mecânica Invasiva: Modos

ventilatórios/ Ventilação mecânica não invasiva: CPAP, BiPAP

40 09/04/21 23/04/21

10/04/21 24/04/21 Desmame ventilatório e Extubação 20 07/05/21 08/05/21 Ventilação Mecânica invasiva em doentes

especiais 20 21/05/21 22/05/21

Carga Horária 120 horas MÓDULO III: 26/03/2021 a 07/08/2021

Disciplinas Total Início Término

Estágio supervisionado em UTI 60 18/06/21 10/07/21

TCC 20 06/08/21 07/08/21

Recrutamento Alveolar 20 04/06/21 05/06/21

Terapias manuais em UTI 20 26/03/21 27/03/21

Carga Horária 120 horas CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360 horas

COMPONENTE CURRICULAR Trabalho de Conclusão de Curso: horas

(12)

Inicialmente, o cronograma do curso teria duração de 16 meses, entretanto por motivos de força maior como a enchente que ocorreu no final de Janeiro de 2020 na cidade de Governador Valadares e a pandemia pelo novo corona vírus (no qual as atividades acadêmicas passaram de forma emergencial a serem realizadas de forma remota), pensando na característica presencial do curso e na formação e aprendizado acadêmico, em comum acordo com os alunos, foi definido a paralisação momentânea das atividades retornando-as em novembro de 2020 após liberação dos órgãos competentes, passando assim a duração total do curso a ser realizado em 24 meses, conforme o quadro acima.

5.3 Planos de Ensino

Os planos de ensino foram elaborados em consonância com a Resolução CNE/CES 001 de 06 de abril de 2018, em seu Art. 07, inciso I, que normatiza componentes obrigatórios para o projeto pedagógico dos cursos de pós-graduação lato sensu, dentre eles “[...] o respectivo plano de curso, que contenha objetivos, programa, metodologias de ensino-aprendizagem, previsão de trabalhos discentes, avaliação e bibliografia;” de cada disciplina ou componente da matriz curricular.

Entendendo que os planos de curso (ou de ensino) devem ser elaborados pelos professores das respectivas disciplinas, e que se trata de um documento com certa flexibilidade, optou-se por apresenta-los no ANEXO C deste projeto.

5.4 Outros Componentes Curriculares

5.4.1 Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) refletirá a consolidação dos conhecimentos construídos durante o curso, a formação profissional, técnica, sócio-política, a capacidade investigativa e produtiva do aluno, bem como o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica científica. O preparo do trabalho de conclusão de curso será feito segundo o Manual de Normalização para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da UNIVALE.

Para elaboração do trabalho de conclusão de curso, todo aluno deverá ter um orientador designado pela Coordenação de Curso. O aluno pode requerer, por meio de ofício à Coordenação do Curso, a alteração do seu orientador indicando os

(13)

motivos de sua solicitação. A substituição do orientador só poderá ocorrer mediante aprovação da Coordenação de Curso. O orientador deverá ter título de Especialista, Mestre ou Doutor e dedicar-se a atividades inerentes a área.

De acordo com o Regulamento do Setor de Pós-Graduação Lato Sensu da Univale, compete ao professor orientador:

a) Assistir, no máximo, 5 (cinco) alunos em fase de elaboração de TCC;

b) Definir, juntamente com o orientando, o tema do trabalho de conclusão de curso; c) Orientar e acompanhar o seu orientando no preparo e na elaboração do trabalho

de conclusão de curso;

d) Supervisionar o trabalho de conclusão de curso para que o mesmo seja redigido segundo as normas institucionais vigentes;

e) Comunicar a Coordenação de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, o não cumprimento das atividades relacionadas à elaboração do trabalho de conclusão de curso.

O TCC será desenvolvido por meio de uma produção de artigo científico, elaborada sob as normas da UNIVALE. Para tal, os alunos poderão utilizar das modalidades: Artigo de Revisão, Relato de Caso de Experiência ou Revisão Sistemática da Literatura. Tendo em vista a necessidade e demanda de protocolos e técnicas inovadoras no que tange a intervenção e reabilitação nos pacientes críticos em terapia intensiva, o desenvolvimento do artigo traz ao aluno o estímulo do desenvolvimento crítico e raciocínio lógico acerca de sua atuação na área de trabalho. Ao final da elaboração do mesmo, os alunos apresentarão em uma roda de conversa os respectivos trabalhos para assim realizar as devidas discussões e trocas de experiências, agregando ainda mais o conhecimento.

Após o término das atividades do curso, o aluno terá o prazo limite de 60 (sessenta) dias para finalizar seu trabalho de conclusão de curso. A normatização do TCC no âmbito do curso será disponibilizada ao aluno na disciplina Metodologia do Trabalho Científico em documento contendo as diretrizes e normas específicas para elaboração do TCC no curso de pós-graduação lato sensu Fisioterapia em Terapia Intensiva.

5.4.2 Estágio Curricular

O fisioterapeuta que atua em uma unidade de terapia intensiva necessita de habilidades e competências suficientes para suportar o nível de exigência física e

(14)

psicológica de um ambiente de alta complexidade e alta tecnologia. Para tanto, a vivencia prática in loco traz a experiência e a expertise necessária para que nossos alunos possam agregar e compreender da melhor forma os conteúdos construídos ao longo do curso. Para tal, a UNIVALE conta com a parceria do Hospital Municipal de Governador Valadares, no qual serão realizados os estágios práticos. Os alunos serão divididos em até quatro ambientes (UTI COVID 1, UTI COVID 2, UTI GERAL 1 e UTI GERAL 2) e poderão desfrutar da realidade que cerca cada ambiente de trabalho, contribuindo assim para a sua formação.

(15)

6 GESTÃO PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA

6.1 Coordenação do Curso

O coordenador do curso é o prof. Marcelo Xavier Coelho, Especialista em Reabilitação Cardiopulmonar. Foi o Fisioterapeuta responsável de 2006 a 2008 pelo VITAE consultório de Fisioterapia especializado em reabilitação cardiopulmonar em Caratinga, foi professor e supervisor de estágio de 2008 a 2012 na UNIPAC em Teófilo Otoni, posteriormente mudou-se para Brasília –DF onde foi professor e supervisor de estágio de 2012 a 2016 na UNIPLAN-DF, bem como fisioterapeuta do BRB saúde e Hospital Alvorada em Taguatinga-DF. Após este período retornou para Governador Valadares-MG e desde 2016 atua como professor e supervisor de estágio no curso de graduação em Fisioterapia, com regime de contrato de trabalho em hora-aula. Atualmente também atua como coordenador da Fisioterapia COVID no Hospital Municipal de Governador Valadares- HMGV, possuindo 16 anos de experiência na prática hospitalar e de terapia intensiva e 12 anos de experiência em docência do ensino superior.

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7516832384564657 E-mail: marcelo.coelho@univale.br

Celular: (33) 9-8867-6913

6.1.1 Atribuições do Coordenador de Curso

De acordo com o Regulamento do Setor de Pós-Graduação Lato Sensu da Univale, a Coordenação do Curso é exercida por professor(a) a ele vinculado(a), com as seguintes atribuições, entre outras:

a) Coordenar e supervisionar o funcionamento do Curso de Pós-graduação Lato Sensu e sua respectiva documentação;

b) Exercer a coordenação promovendo a interdisciplinaridade, visando conciliar os interesses de ordem didática e científica do(s) Curso(s) de Pós-graduação Lato Sensu e deste(s) com o(s) curso(s) de graduação(ões) envolvido(s);

c) Preparar a documentação do curso para fins de aprovação e registro;

d) Verificar o cumprimento do conteúdo programático e da carga horária das disciplinas/módulos;

(16)

e) Estabelecer mecanismos adequados de orientação acadêmica aos estudantes do(s) Curso(s) de Pós-graduação Lato Sensu sob sua coordenação;

f) Comparecer às reuniões mensais convocadas pelo Coordenador do Setor de Pós-Graduação Lato Sensu;

g) Comunicar, por escrito, à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, por meio do Setor de Pós-graduação Lato Sensu, qualquer irregularidade ou mudança no Projeto Pedagógico do Curso e solicitar as correções necessárias; h) Articular os docentes, com o(s) Colegiado(s) dos cursos de graduação e outros

órgãos envolvidos com o Curso de Pós-graduação Lato Sensu sob sua coordenação;

i) Acompanhar, junto a Assessoria de Extensão e Pós-graduação Lato Sensu /Setor de Pós-graduação Lato Sensu, a execução do planejamento financeiro do(s) Curso(s) de Pós-graduação Lato Sensu sob sua coordenação;

j) Orientar os professores no preenchimento adequado do diário de classe;

k) Encaminhar documentação necessária para a remuneração dos docentes do curso;

l) Definir, informar e encaminhar ao Setor de Pós-graduação Lato Sensu o cronograma das atividades do curso e qualquer mudança que ocorra no mesmo; m) Recolher a documentação que comprove a titulação dos professores externos e

encaminhar ao Departamento de Pessoal para contratação;

n) Acompanhar o desenvolvimento, a avaliação e o cumprimento dos prazos dos trabalhos de conclusão de curso;

o) Encaminhar ao Setor de Pós-graduação Lato Sensu via Coordenação do Curso de Graduação, o relatório final do Curso de Pós-graduação Lato Sensu.

p) Exercer outras atribuições inerentes ao cargo de coordenador de curso, previstas no Regimento Geral da UNIVALE.

6.2 Corpo Docente do Curso

MÓDULO I Professor Titulação Interno/

Externo Disciplina C.H.

Marcelo Xavier

Coelho Especialista interno

Estrutura e função do

aparelho cardiovascular 20 Mariana Palermo Mestre Interno Metodologia da pesquisa 20

(17)

científica

Rosalina Gomes Mestre Interno Estrutura e função do

aparelho Renal 20

Cristino Carneiro

Oliveira Doutor externo

Estrutura e função do

aparelho respiratório 20 Arnaldo Almeida Especialista externo Exames Laboratoriais e de

Imagem 20

José Aguiar Especialista externo Urgência e Emergência em

UTI 20

CARGA HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO 120

MÓDULO II Professor Titulação Interno/

Externo Disciplina C.H.

Thalisson Gomide Doutor Interno Farmacologia em Terapia

Intensiva 20

Daniela Andrade Especialista externo Monitorização em Terapia

intensiva 20

Daniela Andrade Especialista externo

Ventilação Mecânica Invasiva: Modos

ventilatórios/ Ventilação mecânica não invasiva: CPAP, BiPAP

40

José Aguiar Júnior Especialista externo Desmame ventilatório e

Extubação 20

Sabatha Sampietro Especialista Externo

Ventilação Mecânica invasiva em doentes especiais

20

CARGA HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO 120

MÓDULO III Professor Titulação Interno/

Externo Disciplina C.H.

Sabatha

Sampietro Especialista Externo

Ventilação Mecânica invasiva em doentes especiais 20 Marcelo Xavier Coelho/José Aguiar Júnior/ Levy Soares Júnior Especialista Interno/Externo/Interno Estágio supervisionado em UTI 60

(18)

José Aguiar Especialista Externo Recrutamento

Alveolar 20

Marcelo Xavier

Coelho Especialista Interno TCC 20

CARGA HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO 120

6.2.1 Atribuições do Corpo Docente de Curso

Conforme o Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da UNIVALE, são atribuições do corpo docente:

a) Elaborar o plano de curso, bem como todo material didático necessário à regência da sua disciplina/módulo;

b) Ministrar as aulas teóricas e/ou práticas programadas para o curso;

c) Avaliar o desempenho dos alunos na respectiva disciplina/módulo, e acompanhá-los no caso dos cursos presenciais;

d) Comunicar a Coordenação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu qualquer irregularidade no funcionamento do mesmo e solicitar as correções necessárias; e) Informar a Coordenação do curso de Pós-graduação Lato Sensu a necessidade

de materiais, ambientes e/ou equipamentos específicos para a realização das aulas;

f) Desenvolver as atividades inerentes ao curso em consonância com os dispositivos regimentais da instituição;

g) Efetuar os devidos lançamentos em diários de classe da(s) disciplina(s)/módulo(s) ministrada(s) e entregar à Coordenação do curso, com o registro das notas, freqüência e conteúdos ministrados (registrados no verso);

(19)

7 SISTEMA DE AVALIAÇÃO

7.1 Avaliação Institucional do Curso

A avaliação institucional na UNIVALE objetiva revitalizar o processo de qualificação da atuação universitária, elevando o nível de sua produção e de seus serviços, mediante a práxis da ação-reflexão-ação abrangendo todas as instâncias administrativas, cursos e a comunidade acadêmica, com vistas ao cumprimento dos objetivos e missão da UNIVALE.

Com a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004, a UNIVALE criou sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), com a finalidade de atender às necessidades internas de autoconhecimento, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição.

A auto avaliação, como atividade contínua e participativa, contribui efetivamente para a construção e/ou consolidação de uma cultura de avaliação da instituição, com a qual a comunidade interna se identifique e comprometa. O seu caráter formativo deve permitir o aperfeiçoamento tanto pessoal (dos docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo) quanto institucional, pelo fato de colocar todos os sujeitos em um processo de reflexão e autoconsciência.

O monitoramento e a avaliação do curso são de responsabilidade de seu coordenador e constituirá uma prática individual e coletiva, consolidada nas reuniões sistemáticas do NDE e Colegiado do Curso e na aplicação periódica dos instrumentos de avaliação próprios, elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Essa avaliação será realizada por alunos e professores ao final de cada módulo e ao final do curso, sendo avaliados o corpo docente, a coordenação do curso, o atendimento administrativo e as instalações físicas, conforme instrumento.

Após a consolidação das avaliações, a CPA encaminhará os relatórios ao coordenador que repassará aos professores as questões específicas de sua prática, e discutirá com o Colegiado as possibilidades de adequações e melhorias do curso.

7.2 Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem

Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta), numa escala entre 0 (zero) e 100 (cem) pontos, e que

(20)

tenha a frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina, de acordo com a Resolução CONSEPE 033/2008 de 10 de outubro de 2008, fundamentada na Resolução CNE/CES 01/2007, de 08 de junho de 2007.

O aproveitamento do aluno no Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser igual ou superior a 70% conforme Regimento da UIVALE.

Cumpridas as exigências legais, os alunos serão certificados da conclusão do curso de pós-graduação lato sensu, devidamente registrado pela UNIVALE e válido para todo o território nacional.

O curso deverá ser integralizado em 24 meses. Caso o aluno não seja aprovado em alguma disciplina, e a mesma não esteja em oferta em outro curso/turma, a UNIVALE poderá propor Plano Especial de Estudos (PEE). Para cursar o PEE o aluno deverá requerer nova matrícula.

A avaliação do processo ensino-aprendizagem está regulamentada pelo Regimento Geral da UNIVALE, envolvendo a relação professor/aluno e ambientes educativos, nos quesitos assiduidade e aproveitamento, com vistas ao alcance dos objetivos, competências e habilidades propostos para o curso e à consolidação do perfil do egresso.

Neste processo os aspectos qualitativos têm prevalência sobre os quantitativos privilegiando a avaliação formativa, retroalimentando o processo ensino-aprendizagem, mediante a implementação de melhorias e articulação das diversas formas e procedimentos metodológicos de intervenção.

No curso de Fisioterapia em Terapia Intensiva a avaliação é contínua, processual e cumulativa tendo como foco os diversos elementos que interagem no processo ensino-aprendizagem. A avaliação ocorre ao longo de cada período devendo ser utilizados instrumentos e formas variados tais como observação e acompanhamento global do aluno; Seminário Integrador; provas; oficinas pedagógicas; atividades individuais e/ou coletivas; pesquisas; visitas técnicas; portfólios, projetos interdisciplinares; relatórios e demais modalidades e formas que se mostrem aconselháveis e de possível aplicação, conforme a disciplina, módulo e componente curricular.

(21)

8 INFRAESTRUTURA E INSTALAÇÕES FÍSICAS

A concepção de organização do espaço físico da UNIVALE assegura a compatibilidade entre os projetos pedagógicos dos cursos, entendendo a infraestrutura, instalações físicas e também os ambientes virtuais institucionais, como insumos básicos, espaços formativos dotados de recursos didáticos otimizados, dentro dos padrões de qualidade, corroborando para o cumprimento das atividades fins a que se propõe o PPI da UNIVALE.

A UNIVALE conta com salas apropriadas para professores, coordenadores dos cursos e para os professores integrantes do NDE. As salas são climatizadas, equipadas com computadores conectados à internet banda larga.

As salas de aula do Edifício Pioneiros do Campus Antônio Rodrigues Coelho e as demais situadas do Campus Armando Vieira são climatizadas, mobiliadas com carteiras universitárias, mesa para os professores, quadro magnético e tela de projeção. Há ainda salas localizadas em blocos individuais, nas dependências do Campus Antônio Rodrigues Coelho que contam com ventilação artificial e quadros tradicionais. Todas as salas permitem o acesso à internet wireless.

Os campi dispõem de 06 (seis) auditórios, 01 (hum) Templo Ecumênico, salas de reuniões, o Unicentro, Centro Esportivo Universitário (CEU), 03 (três) cantinas terceirizadas, o Parque da Ciência, os Estúdios de televisão e rádio (TV Univale). Disponibilizam ao todo 11 (onze) Laboratórios de Informática, sendo 02 (dois) laboratórios no Campus I e 09 (nove) laboratórios no Campus II. Os laboratórios atendem à comunidade acadêmica na disponibilização de uma estrutura adequada para ministrar aulas onde o computador é o principal recurso didático, ambiente para pesquisa e desenvolvimento de trabalhos.

As áreas de circulação oferecem condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida (rampas). No Campus II há amplo estacionamento e ponto de ônibus internos, facilitando o transporte e veiculação à comunidade acadêmica.

Os espaços virtuais compreendem, além do conteúdo público disponível no endereço eletrônico da instituição (www.univale.br), os ambientes de acesso restrito a professores e estudantes, sendo eles: O “Portal do Professor”, o “Portal do Aluno”.

No Portal do Professor / Canal da Administração, Coordenadores de curso podem acompanhar todos os lançamentos realizados pelos professores (aulas /

(22)

avaliações), além de organizar os horários de aulas das turmas/disciplinas em seus respectivos ambientes, sejam salas de aula ou laboratórios e manter contato com os alunos do curso e professores do curso/área. Neste canal também podem acompanhar a vida acadêmica de seus alunos, desde os processos seletivos, com os candidatos inscritos, a informações sobre alunos desistentes, transferidos, em “regime especial de estudos” e outras especificidades. Através do Portal do Professor, todos os docentes acessam os dados de suas disciplinas, planos de ensino, planos de aula, horários de aula, alunos matriculados, turmas, diários de classe, onde podem efetuar os lançamentos das aulas, sejam práticas e/ou teóricas, avaliações/notas, enviar e-mail para alunos/turmas e disponibilizar materiais para estudos.

No Portal do Aluno todos os discentes têm acesso aos lançamentos efetuados por seus professores em suas respectivas disciplinas, podendo identificar o material da próxima aula, bem como se uma avaliação já está agendada e qual a matéria a ser estudada. Todos os horários de aula e seus respectivos ambientes são listados no portal do aluno por dia, facilitando a identificação da aula/professor e ambiente. Todos os requerimentos de documentos (declarações, histórico escolar, etc.) podem ser realizados e seus trâmites acompanhados através do portal do aluno, incluindo a rematrícula periódica.

8.1 Bibliotecas da UNIVALE

A UNIVALE conta com a Biblioteca Dr. Geraldo Vianna Cruz, instalada no Campus Antônio Rodrigues Coelho e Biblioteca Setorial instalada no Campus Armando Vieira, além das bibliotecas digitais.

As Bibliotecas central e setorial da UNIVALE dispõem de um acervo constituído de materiais em diversos formatos, tais como: livros, dicionários, guias, dissertações, teses, manuais, periódicos, base de dados, mapas, CDs, DVDs, entre outros. Esses abrangem todas as áreas do conhecimento, com concentração nas áreas dos cursos ministrados na instituição.

Para nortear os processos de seleção, aquisição, avaliação e descarte de materiais, foi criada a Política de Aquisição e Desenvolvimento da Coleção das Bibliotecas Central e Setorial, aprovada pela Resolução CONSUNI: Nº 001/2010,

(23)

que tem como propósito, adequar o acervo aos objetivos educacionais da instituição, seguindo os critérios de prioridades para aquisição.

As Bibliotecas são membros integrantes da Rede Compartilhada do Sistema Pergamum, que forma atualmente uma grande rede nacional de bibliotecas. São mais de 4.000 bibliotecas, que visam à cooperação dos serviços técnicos e o compartilhamento de recursos de informação. Na Rede Pergamum, está disponível também a Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos – ICAP, que tem como objetivo disponibilizar gratuitamente no formato on-line os artigos de periódicos, editados pelas instituições que fazem parte da Rede.

A Biblioteca Central da UNIVALE participa ainda, da Rede de Bibliotecas da Área de Psicologia – REBAP, para a produção e divulgação de uma base de dados especializada e a prestação de serviços cooperativos de informação para o ensino, pesquisa e práticas psicológicas.

Os principais serviços oferecidos para os usuários das Bibliotecas da UNIVALE estão relacionados a seguir:

a) Orientação para consultas ao catálogo on-line; b) empréstimo domiciliar à comunidade acadêmica;

c) serviço on-line de reserva de obras e renovação de empréstimos; d) orientação na normalização e elaboração de trabalhos acadêmicos; e) disponibiliza computadores com acesso à internet e também Acess Point

Wireless;

f) serviço de comutação bibliográfica através do COMUT e BIREME;

g) acesso on-line ao Manual das Bibliotecas da UNIVALE para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos;

h) catalogação na fonte e normalização de publicações técnico-científicas produzidas pelo corpo docente e pela Editora UNIVALE;

i) disseminação seletiva da informação através de envio automático de mensagens;

j) disponibilização dos trabalhos de conclusão de cursos da graduação e da pós-graduação no formato on-line em texto completo,

k) visitas orientadas para apresentar aos usuários os serviços, o acervo disponível e as normas de funcionamento das Bibliotecas;

l) empréstimos entre bibliotecas; m) atendimento à comunidade externa;

(24)

n) espaço para sugestão e comentários sobre as Bibliotecas (Fale Conosco).

Para atender às especificidades dos cursos as Bibliotecas disponibilizam um acervo de livros e periódicos científicos nas áreas afins para oferecer suporte à bibliografia básica e complementar do plano de ensino de cada disciplina. Os serviços on-line oferecidos pelas Bibliotecas da UNIVALE estão disponíveis no endereço eletrônico www.bib.univale.br ou através da página da universidade em www.univale.br.

(25)

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Aos alunos do curso de pós-graduação lato sensu Fisioterapia em Terapia Intensiva que cumprirem as exigências contidas neste Projeto Pedagógico e as normas regimentais da UNIVALE, será conferido certificado de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, acompanhado do respectivo histórico escolar emitido de acordo com a legislação vigente.

O aluno que não concluir o curso poderá requerer certificado de aperfeiçoamento na área do curso, desde que comprovado o cumprimento de carga horária mínima de 180 (cento e oitenta) horas. Para requerer certificado de conclusão de curso o aluno deverá ter a sua situação acadêmica e financeira regularizada junto a Instituição.

O curso de Pós-graduação Lato Sensu Fisioterapia em Terapia Intensiva parte da concepção de que a Educação Superior é mais uma etapa na formação integral dos sujeitos, em consonância com a Constituição Federal e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil, que definem a educação como o processo de formação visando "[...] ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." (BRASIL, 1988).

Isto exige do profissional de Fisioterapia em Terapia Intensiva conhecimentos básicos em fisiologia e fisiopatologia dos aparelhos cardiovascular, respiratório e renal, bem como capacidade de analisar e avaliar sistematicamente as alterações e repercussões hemodinâmicas dos pacientes, capacidade de avaliar exames de imagem e exames laboratoriais, avaliar as ações dos medicamentos e suas repercussões na dinâmica respiratória e ventilatória do paciente. O profissional de Fisioterapia em Terapia Intensiva deverá ter conhecimentos acerca da semiologia estática e dinâmica do tórax, analisar e avaliar de forma contínua a monitorização das diversas ferramentas e equipamentos disponíveis em uma unidade de terapia intensiva, apresentar de forma assertiva o manejo da oxigenoterapia e desmame ventilatório bem como apresentar habilidades manuais de técnicas para mobilização do paciente de forma precoce.

Os profissionais graduados em Fisioterapia em Terapia Intensiva necessitam de uma formação que os prepare para atuar em um ambiente altamente tecnológico, dinâmico e técnico, nas diversas unidades e centros de terapia intensiva do Brasil,

(26)

ampliando e articulando seus saberes específicos aos saberes teórico-práticos que fundamentam os processos da construção de um profissional com habilidades e competências capazes de atingir as expectativas exigidas para o tratamento intensivo de um paciente grave. Este curso de especialização oportunizará estratégias de qualificação e aprimoramento para a atuação na Terapia Intensiva, por seu caráter científico-tecnológico e humanista evidenciando o tratamento do paciente de forma holística visando sempre a melhora global dos pacientes.

(27)

REFERENCIAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, 05 de outubro de 1988.

______. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.

______. Ministério da Educação. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. BRASIL. GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto Nº 6.303, de 12 de dezembro De 2007.

_______. Ministério da Educação. Decreto Nº 5.773, De 9 de maio De 2006.

______. Ministério da Educação. Portaria Normativa No- 2, de 10 de janeiro de 2007.

_______. Ministério da Educação. Portaria Normativa Nº 24, de 30 de dezembro de 2014.

_______. Ministério da Educação. Portaria Normativa Nº 40, de 12 de dezembro de 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 10 DE JANEIRO DE 2007.

_______. Ministério da Educação. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Brasília, agosto de 2007.

_______. Ministério da Educação. SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. DIRETORIA DE POLÍTICA REGULATÓRIA. NOTA TÉCNICA 509/2015.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n° 1, de 8 de junho de 2007

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n° 7, de 8 de setembro de 2011.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer nº 266/2013, de 7 de novembro de 2013.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 2, de 12 de fevereiro de 2014.

(28)

______. Ministério da Educação. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Instrução Normativa, nº 1, de 16 de maio de 2014.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Instrução Normativa, n. 1, de 13 de fevereiro de 2015.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Texto orientador para a audiência pública sobre o marco regulatório dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Nota técnica 388/2013.

UNIVERDIDADE VALE DO RIO DOCE (UNIVALE). PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI 2014/2018. Governador Valadares, fevereiro de 2015.

Censo EaD.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2013 = Censo EaD.br: analytic report of distance learning in Brazil/[traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu]. – Curitiba: Ibpex, 2014. Disponível em:

http://www.abed.org.br/censoead2013/CENSO_EAD_2013_PORTUGUES.pdf INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INEP 2012

http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino-manuais RESOLUÇÃO CONSEPE – 066/2009

http://univale.br/sites/biblioteca/_downloads/resolucao_consepe_006-2009.pdf

DEMO, Pedro. O Mais Importante da Educação Importante. Atlas: São Paulo, 2012.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem – Componente do Ato Pedagógico. Cortez Editora: São Paulo, 2011.

HOFMANN, Jussara. Avaliar, respeitar primeiro, educar depois. Mediação: Porto Alegre, 2008.

SANTOS, Edmeia. Avaliação da Aprendizagem em Educação. Edições Loyola, 2006.

LEI 10861/2004

(29)

ANEXOS

(30)
(31)

ANEXO C – Planos de Curso

1. NOME DO CURSO

Fisioterapia em Terapia Intensiva

2. DISCIPLINA

Metodologia da pesquisa científica

3. DOCENTE

Mariana Palermo

4. CARGA HORÁRIA

20hs

5. EMENTA

Planejamento de pesquisa. Aplicação de teorias e técnicas na elaboração de projetos de pesquisa e produção de artigo científico.

6. OBJETIVOS

Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:

- Reconhecer a importância da metodologia científica e a construção de hipóteses científicas;

- Reconhecer a qualidade das produções científicas e tecnológicas; - Utilizar as ferramentas de busca científica e tecnológica;

- Entender a relevância dos periódicos científicos; - Planejar e escrever um artigo científico.

7. PROGRAMA

- Como Realizar as pesquisas para elaboração de um artigo. - Descritores em ciências da saúde;

- Busca pela classificação qualis;

- Buscas de artigos científicos nos principais periódicos da saúde; - Tipos de Estudos;

- Plataforma Brasil

8. METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A metodologia adotada será por aulas teóricas e práticas em sala de aula com pesquisas em tempo real nas diversas plataformas de buscas, as atividades

(32)

trabalharão os domínios Cognitivo e psicomotor com intuito de promover a adaptação do ensino/aprendizagem ao discente, elevando o nível de percepção acerca da importância da pesquisa no meio da saúde.

9. PREVISÃO DE TRABALHOS DISCENTES

- Avaliação de artigos científicos quanto ao tipo de estudo e metodologias aplicadas; 25pts

- Elaboração de temas e hipóteses ; 50pts

- Busca e seleção de Palavras-chave nos Descritores em ciências da saúde. 25pts

10. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas por meio de apresentação dos artigos estudados e analisados, rodas de conversas com apresentação de situações-problemas no que tange as metodologias aplicadas pelos artigos pesquisados, elaboração de hipóteses e situações problemas.

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SILVA, Douglas Fernandes da. O manual prático para elaboração de trabalhos de conclusão de curso. São Paulo Blucher 2020 1 recurso online ISBN 9786555500028.

TCC, trabalho de conclusão de curso uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo Saraiva 2019 1 recurso online ISBN 9788571440708.

BIRRIEL, Eliena Jonko. TCC ciências exatas trabalho de conclusão de curso com exemplos práticos. Rio de Janeiro LTC 2016 1 recurso online ISBN 9788521632917.

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MARTINS, Roberto Antônio; MELLO, Carlos Henrique Pereira; TURRIONI, João Batista. Guia para elaboração de monografia e TCC em engenharia de produção. São Paulo: Atlas, 2014. 211 p. ISBN 9788522483730

APPOLINÁRIO, Fabio. Como escrever um texto científico. São Paulo Trevisan 2013 1 recurso online ISBN 9788599519493.

SIQUEIRA, Marli Aparecida da Silva. Monografias e Teses: das normas técnicas ao projeto de pesquisa.. Brasília: Consulex, 2013. 310p. ISBN 978858851770 AQUINO, Italo de Souza. Como ler artigos científicos. 3. São Paulo Saraiva 2012 1 recurso online ISBN 9788502160972.

1. NOME DO CURSO

Fisioterapia em Terapia Intensiva

(33)

Estrutura e função do aparelho cardiovascular

3. DOCENTE

Marcelo Xavier Coelho

4. CARGA HORÁRIA

20hs

5. EMENTA

Estudo das principais patologias cardiovasculares principalmente daquelas relacionadas com as disfunções em pacientes com evento agudo. Conhecimento dos princípios que norteiam a avaliação da condição física, a prescrição, a supervisão e o acompanhamento de programas de reabilitação em nível hospitalar.

6. OBJETIVOS

Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:

- Avaliar a anatomia, fisiologia, semiologia do sistema cardiovascular e quadro clínico das diversas doenças cardiovasculares.

- Identificar e Reconhecer os procedimentos de avaliação, prescrição de exercícios e tratamento fisioterapêutico direcionados aos pacientes portadores de

cardiopatias.

- Aplicar os conhecimentos para a prática e reabilitação em terapia intensiva.

7. PROGRAMA

- Fisiologia cardiovascular;

- Anatomia do sistema cardiovascular; - Ausculta Cardíaca

- Doenças valvares;

- Distúrbios elétricos cardíacos. - Reabilitação fase I.

8. METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Aulas teóricas Exposição oral, recursos áudio-visuais, metodologias ativas, leitura de artigos, roda de discussão.

9. PREVISÃO DE TRABALHOS DISCENTES

- Apresentação de artigo científicos; 25pts

(34)

- Síntese reflexiva acerca dos temas propostos. 25pts

10. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas por meio de apresentação de casos clínicos, rodas de conversas com apresentação de situações-problemas vivenciadas nas práticas da terapia intensiva e apresentações de artigos científicos.

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TECKLIN,J.S; IRWIN,S. Fisioterapia cardiopulmonar.Rio de Janeiro:

Manole,2003.

REGENGA,M.M. Fisioterapia em cardiologia: Da UTI a Reabilitação.São Paulo: Roca,2000.

FISIOTERAPIA em terapia intensiva princípios e práticas. São Paulo Manole 2020 1 recurso online ISBN 9786555760293.

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

NOBRE,F.; SERRANO,J.R. Tratado de cardiologia da sociedade de cardiologia do estado de São Paulo: Manole,2005.

FISIOTERAPIA motora aplicada ao paciente crítico do diagnóstico à intervenção. São Paulo Manole 2019 1 recurso online ISBN 9788520462317.

ROSITO,G.A; KUCHENBECKER,R.; BARROS,Elvino. Terapêutica

Cardiovascular: das evidências a prática clínica.São Paulo : Artmed,2007.

UMEDA,L.I.Manual de fisioterapia na reabilitação cardiovascular.São Paulo: Manole,2006.

1. NOME DO CURSO

Fisioterapia em Terapia Intensiva

2. DISCIPLINA

Estrutura e função do aparelho Renal

3. DOCENTE

Rosalina Tossige Gomes

4. CARGA HORÁRIA

20hs

5. EMENTA

(35)

principais patologias renais relacionadas com as disfunções em pacientes com evento agudo ou crônicos inseridos em unidades de terapia intensiva.

6. OBJETIVOS

Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: - Avaliar a anatomia, fisiologia, semiologia do aparelho Renal;

- Identificar os principais quadro clínico das diversas doenças Renais; - Identificar e Reconhecer os procedimentos de avaliação e tratamento fisioterapêutico direcionados aos pacientes portadores de insuficiência renal; - Aplicar os conhecimentos para a prática e reabilitação em terapia intensiva.

7. PROGRAMA

- Organizações funcionais dos rins;

- Unidade funcional dos rins: néfrons; corpúsculo renal e aparelho justaglomerular; - Circulação renal e hemodinâmica renal: fluxo sanguíneo renal, fluxo plasmático renal, filtrado glomerular;

- Fisiopatologias dos distúrbios renais agudos; - Insuficiência renal crônica;

- Abordagem fisioterapêutica no doente renal em terapia intensiva.

8. METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Aulas teóricas Exposição oral, recursos áudio-visuais, metodologias ativas, leitura de artigos, roda de discussão.

9. PREVISÃO DE TRABALHOS DISCENTES

- Apresentação de artigo científicos; 25pts

- Elaboração e discussão de Casos Clínicos; 50pts - Síntese reflexiva acerca dos temas propostos. 25pts

10. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas por meio de apresentação de casos clínicos, rodas de conversas com apresentação de situações-problemas vivenciadas nas práticas da terapia intensiva e apresentações de artigos científicos.

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FISIOTERAPIA motora aplicada ao paciente crítico do diagnóstico à intervenção. São Paulo Manole 2019 1 recurso online ISBN 9788520462317.

FISIOTERAPIA em terapia intensiva princípios e práticas. São Paulo Manole 2020 1 recurso online ISBN 9786555760293.

(36)

9788538808404 (broch.).

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MANUAL de rotinas de fisioterapia em terapia intensiva. São Paulo Manole 2019 1 recurso online ISBN 9788520451526.

MORITZ, Rachel Duarte. Cuidados Paliativos nas Unidades de Terapia Intensiva. Editora Atheneu 136 ISBN 9788538803119.

SARMENTO, George Jerre Vieira. Fisioterapia em UTI. Editora Atheneu 555 ISBN 9788538800736.

REABILITAÇÃO e mobilização precoce em uti princípios e práticas. São Paulo Manole 2019 1 recurso online ISBN 9788520461396.

1. NOME DO CURSO

Fisioterapia em Terapia Intensiva

2. DISCIPLINA

Estrutura e função do aparelho Respiratório

3. DOCENTE

Cristino Carneiro

4. CARGA HORÁRIA

20hs

5. EMENTA

Estudo da fisiologia e anatomia Respiratória, das disfunções agudas e crônicas do aparelho respiratório, semiologia do sistema respiratório, conhecimento das técnicas e recursos de tratamento das principais patologias respiratórias.

6. OBJETIVOS

Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:

- Avaliar a anatomia, fisiologia, semiologia do sistema respiratório;

- Identificar os principais quadro clínico das diversas doenças Respiratórias; - Identificar e Reconhecer os procedimentos de avaliação e tratamento

fisioterapêutico direcionados aos pacientes portadores de doenças pulmonares; - Aplicar os conhecimentos para a prática e reabilitação em terapia intensiva.

7. PROGRAMA

(37)

- Fisiologia pulmonar, troca gasosa, relação V/Q;

- Semiologia respiratória: Exame físico, palpação, percussão, ausculta pulmonar; - Fisiopatologias dos distúrbios respiratórios;

- recursos fisioterapêuticos manuais; - Recursos fisioterapêuticos instrumentais;

- Abordagem fisioterapêutica no doente respiratório em terapia intensiva.

8. METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Aulas teóricas Exposição oral, recursos áudio-visuais, metodologias ativas, leitura de artigos, roda de discussão.

9. PREVISÃO DE TRABALHOS DISCENTES

- Apresentação de artigo científicos; 25pts

- Elaboração e discussão de Casos Clínicos; 50pts - Síntese reflexiva acerca dos temas propostos. 25pts

10. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas por meio de apresentação de casos clínicos, rodas de conversas com apresentação de situações-problemas vivenciadas nas práticas da terapia intensiva e apresentações de artigos científicos.

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MANUAL de rotinas de fisioterapia em terapia intensiva. São Paulo Manole 2019 1 recurso online ISBN 9788520451526.

FISIOTERAPIA em terapia intensiva princípios e práticas. São Paulo Manole 2020 1 recurso online ISBN 9786555760293.

MACHADO, Maria da Glória Rodrigues. Bases da terapia respiratória: terapia intensiva e reabilitação. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 534 p. ISBN 9788527732888.

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MACHADO, Maria da Glória Rodrigues. Fisioterapia respiratória terapia intensiva e reabilitação. 2. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2018 1 recurso online ISBN 9788527733939.

SARMENTO, George Jerre Vieira. Fisioterapia em UTI. Editora Atheneu 555 ISBN 9788538800736.

IRWIN, Scot. Fisioterapia cardiopulmonar. 3. São Paulo Manole 2003 1 recurso online ISBN 9788520444429.

SARMENTO, George Jerre Vieira. Fisioterapia respiratória no paciente crítico rotinas clínicas. 4. São Paulo Manole 2016 1 recurso online ISBN 9788520459584.

(38)

1. NOME DO CURSO

Fisioterapia em Terapia Intensiva

2. DISCIPLINA

Exames laboratoriais e de imagem

3. DOCENTE

Arnaldo Almeida

4. CARGA HORÁRIA

20hs

5. EMENTA

Interpretação de exames laboratoriais que contribuem para o esclarecimento das condições gerais e específicas do paciente submetido ao tratamento fisioterapêutico; interpretação de exames de imagem como ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada, ECG e raio X no ambiente da terapia Intensiva; associação da avaliação laboratorial e de imagem com o tratamento.

6. OBJETIVOS

Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:

- Avaliar e interpretar os principais achados nos exames laboratoriais; - Avaliar e interpretar os principais achados nos exames de imagem; - Avaliar e interpretar os principais achados no ECG;

- Identificar e Reconhecer as possíveis alterações clínicas decorrentes das alterações dos exames complementares;

- Aplicar os conhecimentos para a prática da terapia intensiva nas tomadas de decisões perante o tratamento.

7. PROGRAMA

- Distúrbios eletrolíticos: potássio, cálcio, fósforo, magnésio e fosfato; - Hemograma: série Branca e série vermelha e escore renal;

- Exame de gasometria arterial: o equilíbrio ácido-basico, interpretar e corrigir os principais distúrbios;

- Sinais radiológicos e patológicos do tórax;

- Sistematização da interpretação do ECG: principais alterações; - Sinais patológicos da tomografia computadorizada e Ressonância; - interpretação de casos-clínicos.

(39)

8. METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Aulas teóricas Exposição oral, recursos áudio-visuais, metodologias ativas, leitura de artigos, roda de discussão.

9. PREVISÃO DE TRABALHOS DISCENTES

- Apresentação de imagens patológicas; 25pts - Elaboração e discussão de Casos Clínicos; 50pts

- Síntese e discussão acerca dos exames complementares de imagem e laboratorial. 25pts

10. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas por meio de apresentação de casos clínicos, rodas de conversas com apresentação de situações-problemas vivenciadas nas práticas da terapia intensiva e apresentações de artigos científicos.

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

NICOLL, Diana. Manual de exames diagnósticos. 7. Porto Alegre AMGH 2019 1 recurso online ISBN 9788580556261.

FISIOTERAPIA em terapia intensiva princípios e práticas. São Paulo Manole 2020 1 recurso online ISBN 9786555760293.

MARCHIORI, Edson. Introdução à radiologia. 2. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2015 1 recurso online ISBN 978-85-277-2702-0.

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

TÓPICOS relevantes no diagnóstico por imagem. São Paulo Manole 2017 1 recurso online ISBN 9788520454015.

WESTBROOK, Catherine. Manual de técnicas de ressonância magnética. 4. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2016 1 recurso online ISBN 9788527730402. PAGANA, Kathleen Deska. Guia de exames laboratoriais e de imagem para a enfermagem. Rio de Janeiro GEN Guanabara Koogan 2015 1 recurso online ISBN 9788595151611.

PRINCÍPIOS básicos de diagnóstico por imagem. São Paulo Manole 2013 1 recurso online ISBN 9788520439852.

1. NOME DO CURSO

Fisioterapia em Terapia Intensiva

2. DISCIPLINA

(40)

3. DOCENTE

José Aguiar

4. CARGA HORÁRIA

20hs

5. EMENTA

Análise e compreensão sobre o papel do fisioterapeuta como agente de intervenção na saúde dos indivíduos hospitalizados, aspectos relacionados aos atendimentos em âmbito hospitalar por meios de protocolos assistenciais demandados pelo protocolo internacional de atendimentos emergenciais.

6. OBJETIVOS

Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:

- Avaliar os principais agentes causadores de alterações agudas na hemodinâmica do paciente;

- Identificar o quadro clínico dos principais tipos de choque;

- Identificar e Reconhecer os procedimentos de avaliação e tratamento fisioterapêutico direcionados aos pacientes em estado crítico.

- Aplicar os conhecimentos para a prática de reanimação cardiopulmonar.

- Utilizar os principais recursos invasivos e não invasivos para manutenção da via aérea.

7. PROGRAMA

- Estado de Choque: Causas principais; sinais e sintomas gerais do choque; cuidados e tratamento geral do choque; causas específicas e tipos de choques; tratamento dos tipos específicos do choque.

- Reconhecimento e tratamento - Infarto do Miocárdio; Angina Pectoris; Acidente Vascular Cerebral; Diabetes Mellitus (Hiperglicemia e hipoglicemia); Crise de Hiperventilação; Crise de Asma e Bronquite.

- Parada Respiratória: Respiração artificial e Parada Cardíaca: Ressuscitação cardio-pulmonar (RCP).

- Recursos fisioterapêuticos manuais e instrumentais: Manobras de desobstrução brônquicas, aspiração de vias aéreas superiores e inferiores, hiperinsuflação manual e vigilância ventilatória.

8. METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Aulas teóricas Exposição oral, recursos áudio-visuais, metodologias ativas, leitura de artigos, aula prática.

(41)

9. PREVISÃO DE TRABALHOS DISCENTES

- Apresentação de técnicas e manobras para suporte básico de vida; 25pts - Elaboração e discussão de Casos Clínicos; 50pts

- Síntese reflexiva de artigos científicos acerca do tema proposto. 25pts

10. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas por meio de apresentação de casos clínicos, rodas de conversas com apresentação de situações-problemas vivenciadas nas práticas da terapia intensiva e apresentações de artigos científicos.

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HAUBERT, Márcio. Primeiros socorros. Porto Alegre SAGAH 2018 1 recurso online ISBN 9788595024885. FISIOTERAPIA em terapia intensiva princípios e práticas. São Paulo Manole 2020 1 recurso online ISBN 9786555760293.

SOUSA, Lucila Medeiros Minichello de. Suporte básico à vida. São Paulo Erica 2018 1 recurso online (Eixos). ISBN 9788536530604.

AMERICAN HEART ASSOCIATION. Atualização das diretrizes de RCP e ACE.

Dallas , 2015. 33 p. Disponível

em:<http://www.pergamum.univale.br/pergamum/publicacoes/atualizacaodasdire trizesaha.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2018.

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, Raimundo Barbosa. Eletrocardiograma na medicina de urgência e emergência. São Paulo Manole 2016 1 recurso online ISBN 9788520452134. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de suporte básico de vida: SAMU 192. Brasília, D.F.: Ministério da Saúde, 2014.

236 p. Disponível

em:<http://www.pergamum.univale.br/pergamum/publicacoes/protocolosdeinterv ecaoparaosamu.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2018.

RIBEIRO JÚNIOR, Célio et al. Manual básico de socorro de emergência. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atheneu, 2007. xiii, 406 p. ISBN 9788573799361.

TALLO, Fernando Sabia. Acesso à Via Aérea na Sala de Emergência. Editora Atheneu 146 ISBN 9788538806011.

1. NOME DO CURSO

Fisioterapia em Terapia Intensiva

2. DISCIPLINA

(42)

3. DOCENTE

Thalisson Gomide

4. CARGA HORÁRIA

20hs

5. EMENTA

Análise e compreensão sobre a utilização e o papel dos fármacos na terapia intensiva, mecanismos de ação farmacológicos e anestésicos nas principais patologias.

6. OBJETIVOS

Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:

- Identificar os principais mecanismos de ação dos anestésicos locais;

- Avaliar e compreender a farmacocinética e farmacodinâmica dos principais medicamentos utilizados em terapia intensiva;

- Avaliar a ação dos anestésicos locais;

- Compreender a ação dos barbitúricos e Benzodiazepínicos.

7. PROGRAMA

- Introdução à farmacocinética e farmacodinâmica; - Farmacologia dos anestésicos Locais;

- Farmacologia do SNC;

- Farmacologia dos barbitúricos e benzodiazepínicos.

8. METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Aulas teóricas Exposição oral, recursos áudio-visuais, metodologias ativas, leitura de artigos.

9. PREVISÃO DE TRABALHOS DISCENTES

- Apresentação de artigos científicos com ação dos principais fármacos; 25pts - Elaboração e discussão de Casos Clínicos correlacionados a sedação local; 50pts

- Síntese reflexiva de artigos científicos acerca do tema proposto. 25pts

10. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas por meio de apresentação de casos clínicos, rodas de conversas com apresentação de situações-problemas vivenciadas nas práticas da terapia intensiva e apresentações de artigos científicos.

(43)

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FARMÁCIA clínica. São Paulo Manole 2014 1 recurso online ISBN 9788520439869.

BLOQUEADORES Neuromusculares em Anestesia e Terapia Intensiva. Editora Atheneu 160 ISBN 9788573795691.

PARDO JR., Manuel C. Bases da anestesia. Rio de Janeiro GEN Guanabara Koogan 2019 1 recurso online ISBN 9788595150881.

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FORD, Susan M. Farmacologia clínica. 11. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2019 1 recurso online ISBN 9788527735681.

PRADO, Wiliam Alves do. Farmacologia para Graduação em Fisioterapia. Editora Atheneu 203 ISBN 9788538806462.

MANUAL de rotinas de fisioterapia em terapia intensiva. São Paulo Manole 2019 1 recurso online ISBN 9788520451526.

FISIOTERAPIA em terapia intensiva princípios e práticas. São Paulo Manole 2020 1 recurso online ISBN 9786555760293.

1. NOME DO CURSO

Fisioterapia em Terapia Intensiva

2. DISCIPLINA

Monitorização em Terapia intensiva

3. DOCENTE

Daniela de Andrade

4. CARGA HORÁRIA

20hs

5. EMENTA

Análise e compreensão das diversas ferramentas de monitorização de uma unidade de terapia intensiva, identificar princípios gerais da monitorização hemodinâmica, neurológica, respiratória e exames de rotina.

6. OBJETIVOS

Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:

- Compreender os principais recursos técnicos utilizados para as diversas monitorizações dos pacientes;

Referências

Documentos relacionados

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR DO INSTITUTO NACIONAL

O Reitor do Centro Universitário de Adamantina encaminha para a aprovação deste Conselho, o Projeto Pedagógico do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em

ventilação mecânica (mechanical ventilation), modos ventilatórios (ventilator modes), desmame (weaning), compensação automática do tubo endotraqueal (automatic tube

EMENTA: Apresentar o processo de desenvolvimento neuropsicomotor da criança e do adolescente, bem como as fases do desenvolvimento, analisando os resultados da aprendizagem

A disciplina permite o recurso de solicitação de aproveitamento extraordinário para os alunos que possam comprovar um ano (12 meses) de atividade profissional nas áreas

Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fato que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. Os acidentes são evitáveis, não surgem por acaso

Dispõe sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, ofertado pelo

A proposta de criação de curso de pós-graduação lato sensu deverá ser formalizada por meio de Projeto Pedagógico de Curso, elaborado por uma comissão de curso e encaminhada à