• Nenhum resultado encontrado

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Presidência da República Casa Civil

Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas

Coordenação – Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca

(2)

ASSINATURA DE ATOS COM O PRESIDENTE

DA REPÚBLICA DA GUIANA

Palácio do Planalto

4 de outubro

Depois de lançado o «Programa de Trabalho de Geor-getown», muitos passos foram dados para uma colabora-ção útil entre o Brasil e a República Cooperativista da Guiana. O Governo brasileiro compromete-se com a Guia-na a colaborar no combate à malária e no sentido de evitar o agravamento da crise de energia elétrica que ameaça aquele país vizinho.

4 de outubro — O economista John Kenneth Galbraith propõe que o Brasil forme um grupo de países devedores para negociar a dívida com os bancos particulares. Segundo o economista, «os bancos já estão esperando».

"s atos hoje assinados refletem o dinamismo que ca-racteriza os projetos bilaterais entre o Brasil e a Guiana e, bem assim, a atmosfera fraterna em que se desenvolvem as nossas relações.

Resultam, sobretudo, da nossa firme vontade de iden-tificar e colocar em marcha novas formas de cooperação, explorando todas as ricas potencialidades que se oferecem a nossos dois países.

(3)

Simbolizam, também, a alta prioridade que atribuímos ao processo de integração regional.

Atestam a nossa crença na união de esforços como meio de superar as dificuldades impostas por uma conjun-tura econômica internacional extremamente injusta e ad-versa para os países em desenvolvimento.

Senhor Presidente,

O estreitamento dos vínculos com os países do conti-nente sobressai, historicamente, entre os objetivos básicos da política externa brasileira.

É uma das metas prioritárias que com maior empenho tenho perseguido ao longo de meu Governo, e que vai ao encontro de um dos mais caros anseios da sociedade brasi-leira, hoje consagrado no texto da constituição: A Integra-ção Latino-Americana.

Enfrentam nossos países numerosos e graves proble-mas comuns: a queda dos preços internacionais das matérias-primas; as práticas protecionistas dos países de-senvolvidos, muitas vezes ilegais, que restringem o acesso às nossas exportações; a sangria de recursos que sofrem nossas economias, para honrar a asfixiante dívida externa.

Eis alguns dos obstáculos a superar para que nossos povos tenham, enfim, acesso a condições dignas de bem-estar.

São problemas que só poderemos enfrentar com êxito se estivermos unidos.

E a união começa em nossa região.

Temos atuado solidariamente no sistema econômico latino-americano.

Temos trabalhado juntos no âmbito do Tratado de Cooperação Amazônica.

A cada país do continente cabe buscar identificar, em constante integração com seus vizinhos, fórmulas novas e imaginativas de colaboração bilateral, capazes de contor-nar as severas limitações de recursos que nos afetam indis-tintamente.

(4)

Quanto mais rica e diversificada a teia de interesses e projetos que estabelecermos entre todos nós, mais ampla e sólida será a base para a obra de integração continental.

Há poucos rneses, lançamos o «Programa de Trabalho de Georgetown».

Muitas iniciativas promissoras estão em marcha. Demos renovado impulso às relações entre nossos países.

Reafirmamos a inabalável vontade política de nossos governos de atuar em conjunto em diversos setores.

Os resultados da visita de Vossa Excelência compro-vam que estamos no caminho certo.

No campo da cooperação técnica, o plano de metas que acabamos de estabelecer ampliará o escopo da colabo-ração entre nossos países em áreas tão importantes como a agricultura, a saúde, recursos florestais, mineração e ener-gia.

O memorandum de entendimento na área de energia permitirá tornar operativa a colaboração bilateral a curto prazo neste importante setor.

Estaremos, deste modo, dando seqüência ao auxílio que o Brasil estendeu à Guiana para fazer face a uma situa-ção de emergência que, juntos, procuraremos superar de agora para o futuro.

Vamos examinar as possibilidades de tornar mais rápi-das e eficientes as linhas de transportes entre nossos países.

Facilitaremos, assim, o intercâmbio de bens e o fluxo de pessoas.

Aproximaremos cada vez mais nossas sociedades. Para tanto, tem sido importante a atuação da Empresa Aérea Brasileira em sua linha regular para Georgetown, abreviando distâncias, aproximando povos e incentivando o fluxo de bens.

Contamos com que o Governo guianense seguirá pro-porcionando seu valioso apoio para que à companhia bra-sileira seja acordado tratamento semelhante ao estendido às suas congêneres de outras bandeiras.

(5)

Também no setor agropecuário abrem-se possibilida-des bastante auspiciosas de cooperação.

Pesquisas realizadas pela EMBRAPA para o aproveita-mento do cerrado brasileiro certamente serão muito úteis para o desenvolvimento agrícola da região guianense do Rupunúni.

A disposição de nossos governos de conjugar esforços para viabilizar a construção da rodovia entre Mabura Hill e Lethen, por outro lado, reflete esforço conjunto em prol do desenvolvimento regional.

Estamos intensificando nossas relações também nos se-tores acadêmico e cultural através da dinamização dos acordos entre as universidades da Guiana e as universida-des federais do Amazonas e do Pará.

Progridem as conversações com vistas à celebração de acordo de cooperação na área de turismo entre o Governo de Vossa Excelência e o do Estado do Amazonas.

Iniciamos, também, conversações com vistas à coope-ração para o estabelecimento de zonas francas.

Senhor Presidente,

Creio que podemos felicitar-nos pelo quanto já cami-nhamos, em tão pouco tempo.

Com paciência e, sobretudo, com muito trabalho, es-tamos plantando sementes de um relacionamento bilateral que só tenderá a expandir-se.

Gradualmente, mas sem esmorecimento, vamos esta-belecer, através da cooperação, do diálogo franco, da soli-dariedade, um futuro digno e próspero para nossos povos.

Esteja Vossa Excelência seguro da permanente amizade do Brasil e da invariável disposição do povo e do Governo de meu País da cooperação com o povo e o governo da Guiana.

Referências

Documentos relacionados

6. O centro de gravidade pode ser observado nas figuras abaixo, sendo o ponto de intersecção das rectas horizontal e vertical. A partir daí podemos fazer uma estima- tiva para a

Nos capítulos contidos nesta coletânea verificamos questionamentos sobre como a estratificação social pode ser pensada como um fator determinante para a definição

Comportament os alinhados Valores disseminado s Avaliação de Desempenho Avaliação de Desempenho Reflexão sobre valores Reflexão sobre valores Alinhamento de equipes aos

Por conseguinte, Gaiato (2019) alerta para que o cuidado com o excesso de estímulos secundários seja considerado. Para tanto, ao propor o jogo, os distratores devem ser

Em todas as faixas etárias, de 2 meses de idade para cima, as reações no local da aplicação da injeção (incluindo rubor, edema, e sensibilidade/dor) foram muito comuns (variando de

Conclui também que os alunos envolventes no projeto, falando na maioria dos casos trazem consigo um bloqueio de aprendizagem da matemática como um todo, isso

Para fins de classificação final dos candidatos será utilizada a média final (MF), que soma a nota padronizada na prova de conhecimentos específicos em Ecologia e

Para motivar esta “simulação” de gramáticas livres de contexto por autômatos de pilha, primeiro mostra-se como o AFN derivado de uma gramática linear a direita pode ser visto como