• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO Sejam todos muito bem-vindos ao VOVÓ CHIQUINHA em 2010!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO Sejam todos muito bem-vindos ao VOVÓ CHIQUINHA em 2010!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO

19/02/10

JORNAL PREPARANDO O NATAL

-

Sejam todos muito bem-vindos ao “VOVÓ CHIQUINHA” em 2010!

A alegria, o entusiasmo e a tranqüilidade marcaram o início de mais um ano na história do Vovó Chiquinha.

 Começamos nosso ano letivo com um importante Encontro Pedagógico com nossa equipe que com afinco e

muita seriedade se preparou para o novo tempo que se inicia.

 Na 1ª Hora de Interação com os pais no dia 29 de janeiro foram destacados os pontos mais relevantes da

nossa proposta, do nosso regimento e do cotidiano marcado peça presença de uma criança livre, onde as relações são sensíveis e afetuosas entre as crianças e adultos e tudo acontece seguindo o lema “fazer sempre o melhor é a nossa causa”,. Foi apresentado um recorte de nossa proposta para este ano, realizamos trocas significativas com comentários e sugestões, ao ser ressaltada a importância do entrosamento e da cumplicidade da família.

 O primeiro grande dia com as crianças foi um misto de alegria, surpresa, novidade e aconchego. Nossa

equipe e nosso espaço estavam super preparados para recepcionar nossos baixinhos que foram chegando e logo reencontrando seus amiguinhos e conhecendo os novos que se sentiram acolhidos e muito queridos.

 A primeira semana foi marcada por um calor intenso e muita diversão! A brincadeira e a arte tomaram

conta dos nossos espaços em situações de interação, trocas, descobertas e muitas experiências.

 Na 2ª semana o clima de alegria veio com muita novidade! O Carnaval da Alegria chegou no Vovó

Chiquinha! O encantamento foi geral dos pequenos do berçário aos nossos maiores que participaram ajudando na decoração de nossos espaços com serpentinas, máscaras coloridas, bexigas e desenhos e ao escutar as marchinhas, dançar e participar de muita brincadeira.

 Voltamos do carnaval com toda energia! Muita novidade nos espera! Nosso entusiasmo é tão grande que

não queremos nem parar no final de semana. A comunicação livre tem feito parte de nossos momentos, quando no aconchego de nosso espaço as crianças relatam suas experiências, fazem muitas perguntas, realizam novas experiências e realizam conquistas.

Brincar... aprender... ser criança... ser muito feliz!

Brincar com água e areia é uma verdadeira delícia nos dias de muito calor. As crianças vieram preparadas com trajes de banho e aproveitaram para fazer castelos, experimentar novas sensações e dar boas risadas!

O significado da música no dia a dia da criança

O ritmo está presente na vida da criança nas mais variadas relações com seu meio. Desde cedo o bebê se encanta ao ouvir melodias, ao cantarem para ele, murmura com seus balbucios suas cantigas. Expressa sua satisfação com o sorriso, com sua tranqüilidade, com seus olhares e movimentos. Balança o corpo, mexe as mãozinhas, bate palmas e quando já está andando, ensaia suas primeiras dancinhas, brinca de roda e imita movimentos sob a influência da música.

A melodia, o ritmo, a dança constituem uma necessidade orgânica e traduzem estados psíquicos da criança. A própria interpretação pelo canto, pelo movimento e pela marcação rítmica é um campo de expressão espontânea e pessoal.

A música faz parte da vida da criança e devemos lhe proporcionar muitas oportunidades par que desenvolva sua expressão musical, corporal e seus sentimentos através dela.

(2)

CARNAVAL DA ALEGRIA

As marchinhas de carnaval, muito confete e serpentina e nossos pequenos foliões com suas fantasias deram o clima de alegria e animação ao nosso bailinho. As crianças dançaram e brincaram até a hora de acabar! Os pais estão de parabéns pois seus filhos estavam uma graça!

Dando os primeiros passos.no ballet...

Com alegria, determinação e graça as pequenas bailarinas estão a caminho para dar seus primeiros passos no Ballet. Estou muito contente com nossa turminha! Além da motricidade, musicalidade, ritmo, sensibilidade,

espontaneidade, concentração e persistência, durante nossos encontros acontecerá muita interação, superação de

limites e aceitação das possibilidades, sempre num clima de brincadeira, afeto e alegria. Profa. Ingrid

Uma experiência sem igual... os pequenos artistas na oficina de teatro

A expressão corporal, gestual, facial e oral se misturam numa dinâmica alegre, descontraída, repleta de entusiasmo e trocas significativas no nosso espaço de teatro, sob a orientação da Profa. Michelle.

A roda de capoeira espera por você...

Venha desenvolver sua motricidade, domínio corporal e emocional e seu equilíbrio global nos momentos divertidos da nossa roda de capoeira. A Profa. Gisele espera por vocês toda 3ª feira, às 13:00.

Inscreva-se já! Maiores informações na nossa secretaria.

Aprender inglês é para nós sempre uma diversão...

De forma lúdica e divertida, a partir de histórias, gravuras, material concreto (animais de borracha, bonecos, brinquedos,...), filminhos, cantigas, desenhos, cantigas e muito diálogo é sempre um momento de festa quando a Carol chega em cada turminha. O retorno das crianças é empolgante, pois apesar de pequenas respondem aos estímulos oferecidos com a pronúncia bem certinha e a colocação das palavras novas adequadamente. Aos pais cabe dar continuidade quando seus filhos chegam em casa com suas novidades.

(3)

.

De volta ao trabalho:

a licença maternidade acabou, mas você pode continuar amamentando

Tudo de bom para o seu bebê. Não deixe que o fim da sua licença maternidade signifique também o fim do seu período de amamentação. O leite materno é o alimento ideal para o desenvolvimento e crescimento do seu bebê, pois possui todos os ingredientes que ele necessita nos primeiros meses de vida. Para associar trabalho e amamentação, você pode oferecer outros alimentos, evitando a mamadeira – principal causa de desmame precoce. Ao retornar ao trabalho, a lactante tem o direito por lei de sair duas vezes ao dia, por meia hora em cada vez, para amamentar ou poderá sair mais cedo para casa, uma hora antes.

Longe do bebê, nossa sugestão é adaptar a amamentação à volta ao trabalho seguindo um esquema como este: 6 horas – Amamentar antes de ir ao trabalho.

9 horas – Papa de legumes e suco de frutas. 12 horas – Leite materno.

15 horas – Leite materno e papa de frutas. 18 horas – Leite materno ou amamentar. 22 horas – Seio materno.

Durante a noite – dê o seio materno caso o bebê solicite.

Para estimular a descida do leite tome um banho morno ou coloque compressas com toalhas mornas nos seios. Essas manobras facilitam a extração do leite.

A seguir, acompanhe algumas dicas para retirar e armazenar seu leite e continuar oferecendo ao seu bebê mesmo após seu retorno às atividades profissionais.

1. Fazer massagem circular nos pontos entumecidos por dois minutos.

2. Desprezar os primeiros jatos em algodão ou gaze umedecidos com água fervida (utilizando uma unidade para cada seio); 3. Fazer a retirada manual com os d

edos,faça pressão contra a mama e traga-a de volta sem tirar os dedos do lugar.

4. Repita de 3 a 4 vezes em cada mama alternadamente (mais ou menos 2 minutos cada).

5. O procedimento para guardar o leite no trabalho é o mesmo feito em casa e o transporte deverá ser em bolsas térmicas com gelo reciclável;

6. O leite retirado no trabalho e em casa poderá ser oferecido em 24 horas como também poderá ser congelado, obedecendo sempre a data da validade;

7. Para preservar o valor nutricional do leite materno, o aquecimento para a oferta ao bebê não deve ultrapassar à temperatura corporal;

8. Para descongelar o leite: coloque o frasco em água quente agitando-o até o descongelamento (não deixar aquecer) e guarde-o na geladeira. A validade do leite descongelado é de 24 horas;

9. Devem ser desprezadas as sobras de leite após a mamada, assim como o leite aquecido não utilizado e o descongelado e não utilizado dentro de 24 horas.

10. Além da ordenha manual existe a mecânica que pode, inclusive, ser feita no trabalho. Empresas especializadas alugam equipamentos e oferecem assessoria para a mamãe retirar e armazenar o leite.

Alguns equipamentos são ideais para a volta ao trabalho, pois vêm com bolsa térmica que funciona como geladeira portátil para transportar o leite do trabalho para casa.

Orientação para higiene e esterilização de frascos: Como proceder para armazenar o leite materno 1. Após o término da retirada, coloque o leite em frasco esterilizado e identifique-o com data e horário; 2. Guarde o leite materno na geladeira para utilização dentro de 24 horas após a ordenha.

A validade de leite materno em geladeira é de 24 horas;

3. Para utilizá-lo após as 24 horas, o leite materno colhido deverá ser guardado, de imediato, em freezer ou congelador. Também é possível colocar no mesmo frasco outras retiradas até completar o volume do recipiente;

4. Para as mamães que querem manter a alimentação exclusiva ou complementar com o seu leite, é importante iniciar a retirada e armazenamento do leite 15 dias antes de seu retorno ao trabalho. No local de trabalho a mamãe deve procurar um ambiente limpo para fazer a retirada de seu leite nos horários disponíveis ou com intervalos de 3 a 4 horas;

1. Lavar todo o material a ser utilizado com detergente e água quente; 2. Ferver por dez minutos em fogo brando;

(4)

VACINA PROTEÇÃO ÉPOCA PARA SER APLICADA ESQUEMA DE IMUNIZAÇÃO EFEITO COLATERAL BCG Contra a tuberculose.

É produzida a partir do próprio bacilo causador da doença, numa forma atenuada.

Durante o 1º mês de vida. Injetável. Dose única.

Deve ser aplicada no braço direito por via intradermica.

É esperado formação de abcesso e ou ulceração no local da aplicação, com posterior cicatriz. Não causa reações como febre ou mal estar. Rotavirus Contra o Rotavirus que provoca

diarréia e vômitos. É uma vacina relativamente nova no Brasil.

De 6 semanas a 6 meses. Oral em gotas. 2 doses com intervalo de 2 meses. A 1ª dose é dada com 2 meses e a 2ª com 4 meses. Sem reação. DTP - Tríplice Bacteriana

Protege contra a difteria, coqueluche e tétano.

A 1ª dose com 2 meses, a 2ª dose com 4 meses; a 3º dose com 6 meses o 1º reforço com 15 meses e o 2º reforço entre 4 e 6 anos.

Injetável. 5 doses, na coxa

intramuscular.

Febre e dor no local nas primeiras 48 horas após a vacinação.

Hepatite B Protege contra a hepatite B. É produzida por engenharia genética e não contém o vírus Causador da doença.

3 doses. A 1ª ao nascer ainda na maternidade. A segunda com 1 ou 2 meses e a 3ª com 6meses.

Injetável. Na coxa por via intramuscular.

Dor no local.

Hemófilo B (*)

Protege contra meningite e pneumonia. A Vacina é composta de partes da bactéria.

4 doses. A 1ª com 2 meses; a 2ª dose com 4 meses a 3ª com 6 meses e o reforço com 15 meses.

Injetável. Na coxa por via intramuscular.

Dor no local, febre baixa.

Tríplice Viral (SCR)

Imuniza contra Sarampo; Caxumba e Rubéola. A vacina é produzida

com vírus atenuado das doenças

2 doses sendo a 1ª com 1 ano e a 2ª com 4 a 6 anos.

Injetável.

No braço por via cutânea.

Pode aparecer pintinhas vermelhas na pele por volta de uma semana após a aplicação.

Sabin Protege contra a paralisia

infantil. É produzida com vírus vivo atenuados.

5 doses, sem a 1ª com 2 meses, a 2ª com 4 meses; a 3ª com 6 meses, o 1º reforço com 15 meses e o segundo reforço entre 4 e 6 anos.

Gotas. Via oral. Sem reação.

Salk Com a Sabin também protege

contra a paralisia infantil.

5 doses, sendo a 1ª com 2 meses, a 2ª com 4 meses; a 3ª com 6 meses, o 1º reforço com 15meses e o segundo reforço entre 4 e 6 anos.

Injetável, feita na coxa.

Sem reação.

SAIBA QUAIS SÃO AS VACINAS QUE SEU FILHO DEVERÁ TOMAR

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização o Brasil tem um dos calendários de vacinação mais completa do mundo, contudo o Programa Nacional de Imunizações ainda não contempla a vacinação de doenças importantes que podem ser prevenidas pela vacinação mas estão disponíveis apenas em clínicas particulares, mas

(5)

Varicela (*) Protege 90% contra a catapora. 2 doses, sendo a 1ª com 1 ano e a 2ª com 4 a 6 anos.

Injetável.

No braço por via subcutânea.

Sem reação. Raramente febre 1 ou 2 semanas após a aplicação. Influenza

(*)

Protege contra a gripe. O vírus da gripe sofre alterações por isso são produzidas novas vacinas de acordo com os sorotipos mais freqüentes.

A partir dos 6 meses 1 dose anual, no outono. Em sua 1ª aplicação a criança deve receber em esquema de 2 doses com intervalo de 1 mês entre elas. Em menores de 2 anos na perna e em maiores no braço.

Febre e dor no local da aplicação.

Antimenin gocócica C conjugada (*)

Protege da meningite grave 3 doses, sendo a 1ª aos 3 meses, a 2ª aos 5 meses e um reforço aos 15 meses.

Injetável. Na coxa por via intramuscular.

Dor e febre no local.

Hepatite A (*)

Vacina produzida com vírus inativado.

2 doses. A 1ª com 12 meses e a 2ª com 18 meses.

Injetável. Dor no local. Raramente

febre. Antopneu

mocócica (*)

Protege contra infecções causadas pelo pneumococco, como a meningite, pneumonia, sinusite, entre outras.doenças.

4 doses., sendo a 1ª com 2 meses, a 2ª com 4 meses, a 3ª com 6 meses e um reforço com 15 meses.

Injetável. Geralmente não causa

reações.

Fonte: Revista Sempre Materna

PROJETO CRIANÇA SEGURA E FELIZ

A preocupação com a segurança física e emocional de nossas crianças faz parte de um projeto contínuo que se

desenvolve no dia a dia do “Vovó Chiquinha”. Em parceria com a ONG Criança Segura acreditamos que a prevenção é a melhor forma de garantir a saúde dos nossos pequenos. Algumas dicas para prevenção de acidentes:

Medicamentos: mantenha produtos de higiene e limpeza, medicamentos, vitaminas e outros que ofereçam perigo de intoxicação, fora do alcance das crianças e em armários trancados.

Berço: sufocações podem ser causadas por brinquedos, travesseiros, protetores laterais e lençóis dentro do berço. As grades devem ter no máximo 5cm entre elas.

Escadas e janelas: use portões de segurança e redes ou telas protetoras em janelas. Fogão: use as bocas de trás do fogão e vire o cabo das panelas para dentro.

Carro: crianças com menos de 10 anos devem sentar no banco de trás, transportadas em cadeiras de segurança de acordo com sua idade e peso.

Tomadas: cubra as tomadas que não estão em uso e proteja fios desencapados.

Utensílios e aparelhos: guarde utensílios afiados (facas, tesouras, entre outros) e aparelhos fora do alcance de crianças.

Prevenção de afogamentos: com crianças podem ocorrer em 2,5cm de água, por isso os baldes, vaso sanitário e banheira podem ser perigosos.

Rua: ensine a criança a parar na calçada ou no canto da rua e olhar para os dois lados antes de atravessar. Crianças com menos de 10 anos não devem atravessar a rua sozinhas e acompanhadas de um adulto seguras pelo pulso. Sinas de trânsito: de o exemplo para as crianças. Respeite as faixas de pedestre e os sinais de trânsito.

Parquinhos: verifique se os equipamentos são apropriados para a idade da criança e se oferecem segurança.

Fonte: www.criançasegura.org.brwww.criancasegura.org.br

ESPAÇO PARA OS PAIS

Reservamos um espaço para contribuição dos pais no nosso informativo. Pedimos que nos enviem textos, matérias, material de divulgação, anúncios, receita, sugestões52 e observações para podermos partilhar com nossa grande família “Vovó Chiquinha”.

Na oportunidade agradecemos a mamãe do João Pedro que trouxe material para ser distribuídos sobre Dicas para prevenção de acidentes.

Referências

Documentos relacionados

Somente o inseticida contendo espiromesifeno, na dose média, proporcionou crescimento vegetativo significativamente superior à testemunha, possibilitando sua

A articulação entre Plano Anual de Atividades, Projeto Educativo e Regulamento Interno impulsiona a vida da escola, pelo que o compromisso será o de proporcionar

Rose decidiu construir um canil em seu terreno que possui forma retangular. Sabe-se que a região destinada à construção do canil também terá forma retangular e suas dimensões

Exercícios aeróbicos são atividades físicas ritmadas que utilizam o oxigênio na geração de energia para os músculos, contribuindo para o fortalecimento do coração, do

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

2 - Em 2013 , a liquidação do imposto do selo previsto na verba n.º 28 da respetiva Tabela Geral deve incidir sobre o mesmo valor patrimonial tributário

É um erudito entusiasmado e, sobretudo, recolocado no contexto da época, é realmente um curioso psiquiatra esse viajante que não para de explorar as culturas