• Nenhum resultado encontrado

ARTE E PLURALIDADE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A CONTRACULTURA Leon Frederico Kaminski 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ARTE E PLURALIDADE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A CONTRACULTURA Leon Frederico Kaminski 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

ARTE E PLURALIDADE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A CONTRACULTURA

Leon Frederico Kaminski1

Em decorrência das comemorações das quatro décadas do simbólico ano 1968 surgiu nos últimos meses uma grande divulgação sobre os fatos da contracultura. O maio francês, as revoltas estudantis no Brasil e o surgimento do movimento tropicalista são apenas alguns exemplos de fatos que ocorreram naquele ano e são relembrados hoje. Livros, revistas e exposições rememoraram as revoltas juvenis no Brasil e no mundo. Entretanto, apesar de aumento pontual devido às comemorações, podemos perceber um real aprofundamento da pesquisa sobre a temática da contracultura, inclusive dentro do próprio meio acadêmico. Iniciativas como o lançamento em 2007 da revista ContraCultura publicada em meio eletrônico e editada pelo Observatório da Indústria Cultural (OICult) da Universidade Federal Fluminense demonstram o interesse no assunto2.

A Contracultura foi constituída por uma série de movimentos díspares e contraditórios que visavam à contestação dos valores tradicionais e o racionalismo da modernidade e da tecnocracia. Ela manifestou-se amplamente na música, na poesia e na literatura entre outros espaços artísticos; nas manifestações políticas da nova esquerda, a luta ecologista, nos movimentos feministas, na luta pela liberdade sexual etc. Apoiavam-se num ideário no qual estavam na agenda novas formas de vida, rejeição a valores da sociedade industrial e novas experiências sensoriais por meio de drogas psicoativas. Estes preceitos explodiram nos anos 60 e provocaram nas décadas seguintes diversas mudanças, algumas sutis, outras não, nos costumes e nas práticas cotidianas, além de enorme impacto no meio artístico-cultural.

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise da produção acadêmica que envolva o tema da contracultura. Tivemos como fonte o Banco de Teses da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – onde podemos

1

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Contato: leonkaminski@ymail.com.

2 A revista pode ser encontrada no endereço eletrônico <www.uff.br/revistacontracultura>; e o OICult em

<http://oicult.blogspot.com>.

Sérgio Ricardo da Mata, Helena Miranda Mollo & Flávia Florentino Varella (org.). Caderno de resumos & Anais do 2º. Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas. Ouro Preto: EdUFOP, 2008. (ISBN: 978-85-288-0057-9)

(2)

ter acesso às informações sobre as teses e dissertações defendidas entre os anos de 1987 e 2006 e seus resumos. Em nossa análise abordamos três perspectivas: a produção anual; a produção por áreas de conhecimento; e a produção por tipos de objetos.

Utilizamos como fonte os dados disponíveis no Banco de Teses da Capes3. Por meio da ferramenta de busca do site encontramos 72 trabalhos (18 teses de doutorado e 54 dissertações de mestrado) envolvendo a temática da contracultura. O Banco de Teses disponibiliza os resumos e as informações sobre os trabalhos de conclusão dos cursos de pós-graduação stricto sensu no país defendidos entre 1987 e 2006. Entretanto, cabe salientarmos os limites desta fonte. A ferramenta de busca realiza sua pesquisa nos dados disponíveis, desta forma, trabalhos que não apresentam o termo “contracultura” no título, nas palavras-chave ou no resumo não apareceram nos resultados da busca. É possível que pesquisas que se enquadrassem na nossa análise não tenham sido encontradas pela ferramenta de busca do site. Temos então um panorama parcial da produção acadêmica sobre o assunto.

Não tivemos a pretensão de aqui discutir as conceituações ou o que entendem os autores por contracultura. Assim, mantivemos alguns trabalhos que talvez não devessem estar incluídas na nossa análise – por não podermos neste momento nos aprofundar na busca e leitura dos trabalhos na íntegra –, mas que se apresentaram no resultado da pesquisa na base de dados.

Após o levantamento desses dados no Banco de Teses passamos para a análise dessa produção acadêmica. Ela consistiu em três etapas: um olhar sobre a produção anual e seu crescimento recente; a análise por áreas de conhecimento dos cursos de pós-graduação em que estão inseridas as pesquisas; e por último nos debruçamos sobre a tipologia dos objetos pesquisados.

Através da observação da produção anual de trabalhos sobre a temática da contracultura podemos perceber um grande aumento no número de pesquisas sobre o tema. Nos dois primeiros anos abordados pelo Banco de Teses não se encontram pesquisas; somente em 1989 aparecem as primeiras. Até 1998 o número de trabalhos oscila de nenhum à no máximo três por ano. É a partir do ano de 1999 que podemos observar um

(3)

aumento considerável e contínuo com uma pequena queda em 2004. Os dois últimos anos da análise (2005 e 2006) apresentaram um total de doze investigações cada um.

0 0 2 1 1 0 1 3 0 4 5 8 8 8 3 12 12 0 1 3 198 7 198 8 198 9 199 0 199 1 199 2 199 3 199 4 199 5 199 6 199 7 199 8 199 9 200 0 200 1 200 2 200 3 200 4 200 5 200 6

Gráfico 1: Produção anual de teses e dissertações sobre o tema da contracultura (1987-2006).

Uma das razões desse crescimento consiste no próprio aumento do número de programas de pós-graduação na última década no Brasil. Segundo informações disponíveis no banco de dados DataCapes 4, instrumento da avaliação dos programas de pós-graduação, acessíveis no sítio da Capes, o número de cursos praticamente dobrou. Subiu de 1.209 em 1996 para 2.410 no ano de 2007. Entretanto, este fato não explica por inteiro a ampliação das pesquisas sobre a contracultura. Enquanto o número de cursos dobra, o de defesas que versam sobre a temática quadruplica. É possível que o distanciamento temporal do tema, que apesar de estar muito presente na nossa vida cotidiana – às vezes imperceptivelmente – tem suas origens na década de 1950 e 1960, esteja provocando essa ampliação. Tal distanciamento das origens e a sua atual presença nas várias esferas de nossas vidas podem ser uma das razões desse aumento.

Em relação às áreas de conhecimento dos cursos de pós-graduação e as instituições onde foram realizadas as pesquisas há uma grande variedade: 17 áreas de conhecimento em 32 universidades diferentes. A área que concentra os cursos de Letras, Lingüística e Literatura possui o maior número de trabalhos: 21 (29%). Essa vantagem pode ser explicada pela própria predominância, como veremos a seguir, de objetos de pesquisa ligados ao universo artístico e literário. Em seguida aparece com 14 trabalhos (19%) a área que reúne os cursos de Ciências Sociais, Sociologia e Antropologia. Em

(4)

terceiro a área da História com 10 trabalhos (14%), acompanhado da Comunicação com 09 pesquisas (13%). O restante dos trabalhos apresenta-se disperso com na seguinte configuração: Educação (com 03); Administração, Artes e Ciência da Motricidade (com 02); Design, Direito, Enfermagem, Filosofia, Música, Psicologia Social, Saúde Coletiva, Serviço Social e Teatro (com 01).

Mesmo as universidades que mais produziram pesquisas de pós-graduação sobre a temática da contracultura apresentam a dispersão relacionada às áreas de conhecimento. Os pós-graduandos da USP produziram 13 trabalhos em 05 áreas diferentes, sendo quatro na Comunicação. Na UFRJ houveram 09 defesas sobre o tema distribuídos em 06 áreas. Aparecem com 05 trabalhos cada, a UFSC (todos na Letras) e a SP, e com 04 a PUC-RJ e a UNESP/Assis (todos na História). As outras 32 defesas foram realizadas em 26 universidades diferentes espalhadas pelo país.

ÁREA No DE TRABALHOS PORCENTAGEM

Letras/Lingüística/Literatura 21 29% Ciências Sociais/Sociologia/Antropologia 14 19% História 10 14% Comunicação 9 13% Educação 3 4% Outros 15 21%

Tabela 1: Produção por área de conhecimento de teses e dissertações sobre o tema da contracultura (1986-2006).

O terceiro ponto da nossa análise consistiu na observação da tipologia dos objetos pesquisados. Para realizar esse procedimento foi necessária a criação de categorias para a análise. Desta forma, a partir dos resumos formulamos cinco tipologias de objetos: artístico/literário; religiosidade; sociedade; imprensa alternativa e pensadores. É necessário lembrar a dificuldade para construí-las, pois, em diversos trabalhos as temáticas se entrecruzam, podendo ser encaixados em mais de uma categoria. Cada uma delas é constituída de pelo menos três pesquisas, assim, os temas que não se enquadrassem em nenhuma das tipologias foram alocadas na categoria outros.

O campo artístico e literário apresenta-se como o mais pronunciado, abarcando nada menos que 62% da produção acadêmica sobre a contracultura. Englobamos nele 44 trabalhos, todos apresentando objetos ligados a manifestações artísticas ou literárias da contracultura, seja no teatro, na poesia, na música, nas artes plásticas ou nas suas

(5)

inter-relações. Acreditamos que a maior incidência de pesquisas nesta área seja fruto de sua maior visibilidade. Não que tenha sido necessariamente o espaço no qual a contracultura tenha tido maior impacto, mas sim onde as suas manifestações estão mais evidentes e por ser um de seus principais meios de expressão. Não é sem razão que a Tropicália seja um dos principais ícones da contracultura no país.

A esfera da religiosidade é o segundo tipo de objeto mais pesquisado com oito trabalhos, onze por cento das pesquisas. Mesmo assim, está bem atrás em quantidade da categoria anterior. Esse número representa o impacto que a contracultura teve pensamento espiritual dos brasileiros. A crítica ao conservadorismo do cristianismo ocidental refletiu-se na busca de práticas espirituais vindas do oriente – como o movimento Hare Krishna –, xamanistas ou indígenas – como o Santo Daime –, assim como reformulações do próprio cristianismo. As práticas new age caracterizam-se como o surgimento de uma nova espiritualidade.

Na categoria que denominamos de sociedade foram incorporadas investigações que continham objetos sociológicos que não se ligavam diretamente as duas categorias anteriores (artístico e literário, e religiosidade). Na realidade, diversas pesquisas enquadradas nos dois grupos precedentes poderiam estar presentes aqui, mas decidimos dar prioridade, nesses casos, às características mais evidentes nos temas. Das seis defesas aqui presentes, três realizam uma leitura mais ampla da contracultura em relação à sociedade. As demais versaram sobre o movimento punk, o movimento ambientalista, e contracultura e relações familiares.

OBJETOS No DE TRABALHOS PORCENTAGEM

Artístico/literário 44 62% Religiosidade 8 11% Sociedade 6 8% Pensadores 3 4% Imprensa Alternativa 3 4% Outros 8 11%

Tabela 2: Produção por tipologia dos objetos de pesquisa de teses e dissertações sobre o tema da contracultura (1986-2006).

Na categoria pensadores estão presentes estudos sobre três filósofos cujos pensamentos relacionam-se a contracultura: Herbert Marcuse, um de seus principais fundamentadores; Cornelius Castoriadis que participou do movimento; e Friedrich

(6)

Nietzsche e suas críticas à tradição e à cultura. Em imprensa alternativa foram enquadradas três pesquisas sobre esta mídia underground.

Houveram, porém, uma série de trabalhos que não foram possíveis de serem enquadrados nas categorias por nós estabelecidas. Esses trabalhos versam sobre assuntos diversos como a medicina alternativa, as práticas corporais no campo da educação física, a educação ambiental, valores organizacionais e significações culturais em empresas de tecnologia e na enfermagem, e o acesso à justiça.

Podemos perceber nos dados analisados acima, além da forte concentração da produção acadêmica em torno de objetos que tratam do universo artístico e literário, a pluralidade presente nos estudos, abarcando várias esferas da nossa vida cotidiana. Entendemos que tal pluralidade deve-se ao impacto que a contracultura teve nos diversos espaços da sociedade contemporânea, não se limitando à esfera artístico-cultural. Corrobora para este entendimento a igual pulverização das áreas de conhecimento que têm apresentado estudos sobre a contracultura. Espalhados por áreas aparentemente improváveis, estas pesquisas revelam o próprio caráter multifacetário e fragmentário deste fenômeno e desses movimentos que surgiram na década de 1960 e seu impacto no pensamento e nas práticas sociais. Por essas razões compreendemos que para o entendimento da sociedade atual é imprescindível o estudo do fenômeno da contracultura.

Referências

Documentos relacionados

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Quanto à composição química dos dois materiais mais utilizados na função de biomaterial, o titânio comercialmente puro e a liga Ti-6Al-4V, a Tabela 5