• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº. 006/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº. 006/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº. 006/2013

EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

A Secretaria de Cooperação Institucional (SCI), a Pró-Reitoria de Graduação e a Coordenação Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, abrem inscrições para o processo de seleção de estudantes de graduação, interessados em participar do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na modalidade Graduação Sanduiche.

1. DA PARTICIPAÇÃO

1.1. O Processo de inscrição ao qual se refere este Edital, tem a finalidade de homologar as candidaturas de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UNIFEI, junto ao Programa CsF, não tendo nenhuma implicação em sua seleção final, feita pelo Programa CsF.

1.2. A lista dos cursos elegíveis encontra-se nos editais publicados no Portal

www.cienciasemfronteiras.gov.br.

1.3. Os cursos da UNIFEI contemplados são: Ciência da Computação; Ciências Atmosféricas; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia da Mobilidade; Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Energia; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia de Saúde e Segurança; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Hídrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Mecânica Aeronáutica; Engenharia Química, Física Bacharelado; Matemática Bacharelado, Química Bacharelado e Sistemas de Informação.

1.4. As chamadas contempladas pelo Programa CsF são:

a) No 157 Alemanha , No 172 Austrália(ATN), No 167, Austrália (Go8), No 166 Áustria, No 175 Bélgica (CIUF), No 176 Bélgica (VLUHR), No 171 Canadá (Caldo), No 168 Canadá (CBIE), No 163 China, No 169 Coréia do Sul, No 178 Espanha, No 156 Estados Unidos, No 173 Finlândia, No 158 França, No 177 Holanda, No 164 Hungria, No 162 Irlanda, No 159 Itália, No 165 Japão, No 161 Noruega, No 174 Nova Zelândia, No 170 Reino Unido e No 160 Suécia.

1.5. Não poderão se inscrever nesta chamada, os alunos:

que já foram contemplados em programas de mobilidade, pelos órgãos de financiamento CAPES ou CNPq.

que não cursaram um semestre letivo na UNIFEI, após seu retorno de processo de mobilidade acadêmica internacional que tenha participado, sem financiamento oficial. que já se encontram afastados em intercâmbio, seja qual for a natureza;

que foram selecionados no processo seletivo de Mobilidade Acadêmica BRAFITEC, com saída prevista para o 2° semestre de 2014 (2/2014) a menos que retirem oficialmente sua candidatura;

com saída para Mobilidade Acadêmica, consolidada no segundo semestre/2014 com previsão de permanência de um ano;

que estão com a matrícula trancada na UNIFEI.

que, somado o tempo em mobilidade, não tiver tempo hábil para conclusão do curso.

2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Além dos requisitos para participação no Programa Ciência sem Fronteiras especificadas no edital das Chamadas listadas no item 3, os alunos deverão considerar os seguintes requisitos para sua homologação pela UNIFEI:

(2)

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho

2.1.Ter sido aprovado em todas as disciplinas do primeiro e segundo período do curso, na época da homologação.

2.2. Ter integralizado no mínimo 40% do curso, na época da viagem, para a chamada da Noruega/161.

2.3. Ter integralizado no mínimo 60% do curso, na época da viagem, para a chamada da Suécia/160.

2.4.Estar matriculado, na época da inscrição, até no oitavo período, nos cursos com duração mínima de 5 anos, com no máximo duas dependências, exceto para o primeiro e segundo período. O aluno que tiver aproveitamento de estudos (*) deverá ter a análise diferenciada de dependência em disciplina. Neste caso, o aluno deverá apresentar recurso ao coordenador.

2.5.Estar matriculado, na época da inscrição, até no sétimo período para os cursos com duração inferior a 5 anos, com no máximo duas dependências, exceto para o primeiro e segundo período. O aluno que tiver aproveitamento de estudos (*) deverá ter a análise diferenciada de dependência em disciplina. Neste caso, o aluno deverá apresentar recurso ao coordenador.

(*) Aproveitamento de estudos: quando o aluno solicita análise de disciplinas cursadas anteriormente (em outra instituição, em outro curso ou em período anterior ao novo ingresso na UNIFEI), ganha as disciplinas requeridas e é enquadrado em período maior que o primeiro.

A verificação dos itens acima e seus casos excepcionais, serão avaliados pelo coordenador do curso.

2.6. Ter o coeficiente de desempenho acadêmico geral maior ou igual a 60. 3. DOS PROCEDIMENTOS E PRAZOS PARA INSCRIÇÃO

3.1. O candidato deverá realizar sua inscrição online, no período de 01 de novembro a 17 de novembro de 2013. As inscrições deverão ser feitas no Portal Acadêmico, seguindo o Menu: Graduação – Alunos - Mobilidade - Processo Seletivo.

3.2. Antes ou após sua inscrição no link da UNIFEI, o candidato deverá se inscrever no Programa CsF, no site www.cienciasemfronteiras.gov.br, até o dia 29 de novembro de 2013.

3.3.

É obrigatória a inscrição tanto no site do Programa CsF como no Portal Acadêmico da

UNIFEI.

4. DA HOMOLOGAÇÃO

Considere os seguintes requisitos para a Homologação:

4.1. A homologação será feita pelos coordenadores de curso em conjunto com o coordenador institucional do programa CsF.

Prazo para a publicação da homologação antes da análise de recursos, pela UNIFEI.

De 25/11/2013 a 27/11/2013

4.2. A homologação das candidaturas junto ao Programa CsF somente acontecerá se o candidato estiver inscrito nos dois processos (CsF e UNIFEI) e atender os critérios estabelecidos nas respectivas chamadas públicas do Programa CsF e neste Edital.

(3)

5. DOS RECURSOS

5.1. O candidato não classificado que desejar interpor recurso deverá: a) Alunos do Campus de Itabira:

Protocolar o anexo I deste edital para o coordenador do seu curso, no período de 28 de novembro a 16 de dezembro de 2013. Este Anexo deverá ser entregue na Secretaria de Extensão, Sala 206 ou enviado para o e-mail martinellymartins@unifei.edu.br até às 17h do dia 16 de dezembro de 2013.

b) Alunos do Campus de Itajubá:

Protocolar o anexo I deste edital para o coordenador do seu curso, no período de 28 de novembro a 16 de dezembro de 2013. Este Anexo deverá ser entregue na Secretaria de Cooperação Institucional ou enviado para o e-mail aci@unifei.edu.br até às 17h do dia 16 de dezembro de 2013.

5.2. Não será aceito recurso fora do prazo, nem pedido de revisão de recurso já indeferido anteriormente. 5.3. O candidato que entrar com recurso deverá fazer sua justificativa de forma clara, consistente e objetiva. 5.4. O resultado da homologação após análise dos recursos será publicado até o dia 19 de dezembro de

2013, no site: http://unifei.edu.br/ciencia-sem-fronteiras-resultados.

6. IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS

6.1. A permanência do aluno será custeada pela CAPES ou CNPq, pelo período de até 12 (doze) meses para realização de estudos acadêmicos. A permanência poderá ser estendida por até 6 (seis) meses, caso haja necessidade de curso de aperfeiçoamento linguístico. Parte deste período poderá ser dedicada a estágio profissional e/ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa quando disponível, a critério da CAPES ou CNPq.

7. COMPROMISSOS DO BOLSISTA CONTEMPLADO

7.1. Providenciar com recursos próprios, e em tempo hábil, a emissão do passaporte, exames de proficiência e a obtenção do visto.

7.2. Providenciar a tradução juramentada de seus históricos.

7.3. Manter a Secretaria de Cooperação Institucional informada de toda e qualquer comunicação recebida relativa à sua seleção e classificação nas etapas posteriores.

7.4. Apresentar os documentos abaixo relacionados, após a divulgação dos resultados pelo Programa CsF.

a) Comprovante de aceite da instituição de destino.

b) Formulário de Mobilidade Internacional (Anexo II), contendo a lista das disciplinas a serem cursadas e/ou estágio a ser realizado.

A documentação acima (a e b) deverá ser entregue:

a) No campus de Itabira: Secretaria de Extensão, sala 206 ou pelo e-mail: martinellymartins@unifei.edu.br. b) No campus de Itajubá: Secretaria de Cooperação Institucional ou pelo e-mail: aci@unifei.edu.br.

(4)

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho

7.5. Enviar o plano de estudos devidamente assinado para o coordenador de seu curso no prazo de 30 dias, a contar do início das atividades acadêmicas no exterior. A ausência deste plano colocará o bolsista em situação irregular perante o Programa, passível de suspensão, cancelamento de bolsa e devolução dos recursos concedidos. A CAPES ou CNPq poderá requisitar o plano de estudo ao bolsista ou ao Coordenador Institucional do Programa na IES brasileira a qualquer momento, a partir do início das atividades. O plano de estudo, cujo modelo ficará disponível no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras, é o documento que define as disciplinas e respectivas cargas horárias a serem cursadas pelo bolsista em cada período acadêmico e deverá ser mantido sob sua guarda durante toda a vigência da bolsa.

7.6. Dedicar-se às atividades acadêmicas e de estágio previstas e apresentar desempenho satisfatório durante a vigência da bolsa. O candidato deverá cumprir 60% da carga horária prevista no plano de estudos. O não cumprimento das atividades ou a apresentação de desempenho insatisfatório será passível de devolução do investimento feito pela CAPES e/ou CNPq em sua formação.

7.7. Elaborar relatórios parciais de atividades a cada seis meses durante o período em que estiver no exterior (ANEXO III).

7.8. Apresentar um relatório técnico, ao coordenador de seu curso, das atividades desenvolvidas durante o intercâmbio. Tal relatório deverá ser apresentado no prazo máximo até 30 dias, após o retorno ao Brasil.

8. DESISTÊNCIA DA BOLSA

8.1. O aluno que desistir da candidatura por motivos pessoais em qualquer etapa da seleção, após sua candidatura ter sido homologada pela UNIFEI não poderá candidatar-se novamente por dois semestres. Será considerada justificativa por escrito em prazo a ser determinado, apresentada na Secretaria de Cooperação Institucional (SCI), em eventual nova candidatura.

8.2. O bolsista deverá ressarcir a CAPES e/ou o CNPq todo o investimento feito em sua formação, na eventualidade de ocorrência de desistência do curso após a implementação da bolsa, salvo em caso fortuito ou força maior, desde que previamente solicitado e aprovado pela CAPES e/ou pelo CNPq; ou na anulação do ato de concessão, por ação ou omissão dolosa ou culposa do bolsista (Item 9.4. Edital do Programa CsF).

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. A Secretaria de Cooperação Institucional não é responsável pela tradução de documentos e não os fornecerá. Esta etapa será de responsabilidade exclusiva dos candidatos.

9.2. Os anexos deste edital encontram-se também publicados na página da Secretaria de Cooperação Institucional: http://www.unifei.edu.br/ciencia-sem-fronteiras-requerimentos.

9.3. A seleção final será realizada pelo comitê do Programa Ciência sem Fronteiras junto a CAPES e ao CNPq, que também escolherá a universidade de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e dentro da oferta de vagas estabelecidas pelas instituições que aderirem ao programa. Os resultados serão divulgados de acordo com os calendários das chamadas públicas.

9.4. A CAPES e o CNPq poderão, em função de aspectos formais e normas existentes nas legislações brasileiras e dos países participantes e a seu único e exclusivo critério, alterar ou encerrar esta chamada independentemente do calendário estabelecido.

(5)

9.5. A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao Formulário de Inscrições, deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente via Portal do Programa Ciência sem Fronteiras – Fale Conosco (http://www.capes.gov.br/faleconosco), escolhendo a opção “Ciência sem Fronteiras” e posteriormente “Bolsas no Exterior” /Problemas Formulários Ciência sem Fronteiras ou pelo telefone 0800616161, opção 0 e subopção 1, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h00 às 20h00, horário oficial de Brasília /DF.

9.6. Casos omissos a esse edital serão julgados pela Secretaria de Cooperação Institucional. 10. Calendário das Atividades

Período Atividade

31 de outubro de 2013. Lançamento do edital complementar da UNIFEI n°.

006.

De 01 de novembro a 17 de novembro de 2013. Inscrição dos candidatos no Portal Acadêmico:

Menu: Graduação – Alunos - Mobilidade - Processo Seletivo.

De 25 de novembro a 27 de novembro de 2013. Publicação do primeiro resultado no site:

http://unifei.edu.br/ciencia-sem-fronteiras-resultados.

Até 29 de novembro de 2013. Inscrição dos candidatos no Portal do Programa

Ciência sem Fronteiras.

De 28 de novembro a 16 de dezembro de 2013. Período para o candidato entrar com recurso.

Até 19 de dezembro de 2013. Publicação do resultado final, no site:

http://unifei.edu.br/ciencia-sem-fronteiras-resultados.

Até 23 de dezembro de 2013. Prazo para homologação das instituições no portal

do Programa Ciência sem Fronteiras.

Itajubá, 31 de outubro de 2013.

Prof. Maurílio Pereira Coutinho Márcia Cristina Grilo de Souza Balestrassi Secretário de Cooperação Institucional Coordenadora Institucional do Programa CsF

(6)

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho

Anexos

Procedimentos para preenchimento:

Anexo I – Solicitação de Recurso

Alunos do campus de Itabira: Este anexo poderá ser entregue na Secretaria de Extensão, Sala 206 ou enviado para o e-mail martinellymartins@unifei.edu.br.

Alunos do campus de Itajubá: Este anexo poderá ser entregue na Secretaria de Cooperação Institucional ou enviado para o e-mail aci@unifei.edu.br.

Anexo II – Mobilidade Internacional

10.1. Antes de preencher este formulário, verifique se existe acordo aprovado pelo CEPEAd entre a UNIFEI e a universidade de destino para o Programa de Duplo Diploma. Havendo acordo, o aluno deverá solicitar inscrição no Programa de Dupla Diplomação de acordo com a norma da UNIFEI.

10.2. Antes do período da matrícula, o aluno deverá enviar este formulário para o e-mail do seu coordenador de curso, solicitando o parecer.

10.3. O coordenador encaminhará este formulário à PRG. O mesmo será assinado e devolvido para o e-mail do aluno.

10.4. No ato da matrícula, o aluno deverá inserir no Portal Acadêmico este formulário assinado, a carta de aceite da instituição de destino e o plano de estudo.

Anexo III - Relatório de Estudo Parcial

1) Este formulário deverá ser, obrigatoriamente, enviado para o coordenador do curso, com cópia para aci@unifei.edu.br

2) Os Alunos do curso de Engenharia Mecânica (campus Itajubá), poderão enviar este formulário para

(7)

ANEXO I

SOLICITAÇÃO DE RECURSO

Nome:

CPF: E-mail:

Nº Matrícula: Curso: Período:

Telefone Fixo: Telefone Celular:

País:

Justificativa:

Itajubá, ___ de _____________ de 20__.

_______________________________________________

(8)

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho

ANEXO II

Mobilidade Internacional

Instruções Gerais:

1- É obrigatório que exista acordo, aprovado pelo CEPEAd, entre a UNIFEI e a universidade de destino para Programa de Duplo Diploma.

2- O aluno deve enviar este formulário, por correio eletrônico, ao coordenador de curso para seu parecer antes do período de matricula.

3- O coordenador encaminhará este formulário à PRG. O mesmo será assinado e devolvido para o aluno no correio eletrônico indicado no formulário.

4- No ato da matrícula, o aluno deverá inserir no Portal Acadêmico este formulário assinado pelo Coordenador do Curso e pela Pró-Reitoria.

MATRÍCULA REFENTE AO ( ) Primeiro ( ) Segundo SEMESTRE DE ... (ano)

Aluno: Campus:

Curso UNIFEI: Número de matrícula: Período:

Correio Eletrônico: Coeficiete de Desempenho (Geral):

Universidade de destino: País:

Assinale com um “x” o tipo de Programa/Convênio: ( ) Duplo diploma

Período máximo: 24 meses

( ) Convênio firmado pela UNIFEI

Período máximo: 12 meses

( ) Programa Ciência sem Fronteiras

Período máximo: 12 meses

Período do Afastamento

Início: Término (programação inicial):

Se houve Prorrogação, nova data de retorno:

Atividades acadêmicas a serem desenvolvidas na instituição de destino no presente semestre 01 02 03 04 05 06 07

Data:

Assinatura:

PARECER DO COORDENADOR

Data:

Assinatura:

PARECER DA PRG

Data:

Assinatura:

(9)

ANEXO III

RELATÓRIO DE ESTUDO PARCIAL

Nome:

E-mail:

Universidade de Destino:

País: Relatório: 1º 2º Prorrogação

O relatório deve obedecer a seguinte estrutura:

1. Atividades desenvolvidas (cursos, estágios, pesquisas ou projetos).

2. Desempenho nas atividades desenvolvidas (aprovações ou certificados).

3. Expectativas para o próximo semestre (disciplinas a serem cursadas, estágio ou pesquisa).

4. Cronograma ajustado.

Itajubá, ___ de _____________ de 20__.

_______________________________________________

Referências

Documentos relacionados

VI. Ter se inscrito no processo seletivo interno de sua IES. É dever do candidato buscar informação junto à sua universidade a respeito da existência deste

6.2.1 A pré-seleção das candidaturas homologadas será ́ realizada pela CAPES, de acordo com a Portaria Interministerial nº1, de 09 de janeiro de 2013 e critérios abaixo,

Matemática Aplicada Com Habilitação em Ciências Biológicas Matemática Aplicada Com Habilitação em Controle e Automação Matemática Aplicada Com Habilitação em

Matemática Aplicada e Computacional Com Habilitação em Análise Aplicada Matemática Aplicada e Computacional Com Habilitação em Ciências Biológicas Matemática Aplicada

Matemática Aplicada Com Habilitação em Ciências Biológicas Matemática Aplicada Com Habilitação em Controle e Automação Matemática Aplicada Com Habilitação em

Matemática Aplicada Com Habilitação em Ciências Biológicas Matemática Aplicada Com Habilitação em Controle e Automação Matemática Aplicada Com Habilitação em

Matemática Aplicada Com Habilitação em Ciências Biológicas Matemática Aplicada Com Habilitação em Controle e Automação Matemática Aplicada Com Habilitação em

Além do controle, é visto como benefício à exigência de melhoria contínua do sistema, exigido pela certificação. “O sistema não pode ser estático. A norma exige que sempre