• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS DOIS VIZINHOS CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CÂMPUS DOIS VIZINHOS

CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA

RAFAEL VIDO DE ALENCAR

COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

DOIS VIZINHOS 2013

(2)

RAFAEL VIDO DE ALENCAR

COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS

Relatório de estágio, do curso de Bacharelado em Zootecnia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, como requisito parcial para conclusão da disciplina de Estágio Obrigatório.

Orientador: Prof. Marco Antonio Possenti, Dr. Eng.

DOIS VIZINHOS 2013

(3)

TERMO DE APROVAÇÃO

RAFAEL VIDO DE ALENCAR

COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS

Relatório Final de Estágio Supervisionado aprovado como requisito parcial para obtenção do Título de Zootecnista da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos, pela seguinte Banca Examinadora:

____________________________________________ Prof. Marco Antonio Possenti, Dr. Eng.

Orientador do Estágio

____________________________________________ Prof. Katia Atoji, Msc.

Primeiro Membro

(4)

DEDICAÇÃO

Primeiramente agradeço a Deus por minha existência, e todas as conquistas realizadas, pois sem ele nada seria.

Agradeço aos meus pais pela confiança depositada, e as horas de dedicação para minha formação.

A minha irmã, por ser uma pessoa especial em minha vida.

Aos meus familiares, pela união nas horas de felicidades e tristeza, família em primeiro lugar sempre!

Aos professores da UTFPR, que com grande entusiasmo me forneceram todo o conhecimento para minha formação.

(5)

“Sucesso é conseguir o que você quer e felicidade é gostar do que você conseguiu."

(6)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ... ………..……….7

1. INTRODUÇÃO ... 8

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA ... 9

3. COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS/ASSISTÊNCIA TÉCNICA ... 9

3.1 MANEJO DE BOVINOS DE LEITE/INSUMOS GERAIS ... 10

3.2 BOVINOCULTURA DE CORTE/INSUMOS GERAIS... 12

3.3 PRODUÇÕES AGRÍCOLAS/INSUMOS GERAIS ... 12

3.4 MANEJO DE AVIÁRIOS/INSUMOS GERAIS ... 13

3.5 EQUINOS, OVINOS E CAPRINOS/INSUMOS GERAIS ... 13

3.6.FEIRA DO AGRONEGÓCIO GAIO ... 14

4. DIAGNÓSTICOS DAS PROPRIEDADES ... 15

5. ANÁLISE CRITICA DAS FACILIDADES E DIFICULDADES ENCONTRADAS ... 15

6. ÁREA DE IDENTIFICAÇAO COM O CURSO ... 16

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS...16

8. RECOMENDAÇÕES PARA ESTÁGIOS NA ÁREA ... 16

(7)

7

APRESENTAÇÃO

 Nome do Estagiário: Rafael Vido De Alencar  Registro Acadêmico: 1069047

 Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná  Curso: Bacharelado em Zootecnia

 Período: 9o

 Título: Comercialização de insumos agropecuários no município de Dois Vizinhos

 Local de realização do estágio: Agropecuária Dois Vizinhos Ltda.  Inicio do Estágio: 19/11/2012

 Término do Estágio: 04/02/2013  Duração total do estágio: 360 horas

(8)

8

1. INTRODUÇÃO

O estágio curricular obrigatório tem por finalidade, afinar os conhecimentos adquiridos na faculdade, com a experiência e aplicação do conhecimento técnico ao campo, com intuito de capacitar o aluno para o mercado de trabalho.

As práticas desenvolvidas no estágio obrigatório foram realizadas na Agropecuária Dois Vizinhos LTDA, nome jurídico da empresa, Gaio agronegócio, nome comercial, e em diversas propriedades de clientes da empresa, a fim de transmitir e aprimorar conhecimento técnico para os produtores. A palavra agropecuária significa estudo da teoria e da prática da agricultura e da pecuária em suas relações recíprocas. Isto demonstra a importância das lojas denominadas agropecuárias, com seu papel fundamental para o crescimento e sustentabilidade das propriedades em seu município. Papel esse, que leva o objetivo não só apenas de venda, mas também à assistência técnica prestada, com novas tecnologias que são levadas ao campo com uma maior facilidade.

A disponibilidade de produtos para qualquer atividade, a melhor aplicação dos produtos com suas especificações corretas, e um bom atendimento aos produtores, são objetivos de lojas agrícolas e de pecuária, que visam melhorar a qualidade de vida de produtores e municípios, visando sempre o crescimento de ambos.

O agronegócio em 2011, segundo o CEPEA-USP (Centro de estudos avançados em economia aplicada) teve um aumento superior ao atingido pelo PIB (Produto Interno Bruto) nacional, isto resulta num crescimento anual superior a 5%. Em outros anos, como 2009 e 2010 ocorreu um crescimento em torno de 7,4%, resultando num crescimento trienal acumulado de 13,51% (CNA, 2011).

No município de Dois vizinhos, existem cerca de dez agropecuárias, contando com as cooperativas, este dado mostra a dimensão de agricultores e pecuaristas, presentes neste município, assim ressaltando a agricultura familiar presente no sudoeste paranaense.

Com esses dados constata-se um fortalecimento do segmento agropecuário, não apenas familiar, mas também da agricultura migrante de áreas não exploradas, com interesse de baixar custos de produção. Estas novas áreas exploradas encontram-se nas regiões norte e centro-oeste do país.

(9)

9

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

As atividades do estágio foram realizadas em diversos locais, sendo o principal a Agropecuária Dois Vizinhos LTDA (Gaio), a qual foi fundada em 2 de abril de 1994. Atualmente a empresa conta com seis lojas, localizadas nos municípios de Chopinzinho, Salto do Lontra, Verê, Franscisco Beltrão, São Jorge D´Oeste e Dois Vizinhos. A empresa conta também, com duas cerealistas (secagem e armazenamento dos grãos), localizadas nas cidades de Dois Vizinhos e Chopinzinho.

A empresa destaca-se pela variedade de produtos a disposição dos produtores, e em diveros tipos de atividades, desde a parte de medicamentos para os animais, principalmente aves, bovinos, equinos, ovinos e suínos (animais zootécnicos), até a parte agrícola. São realizados a comercialização de sementes de milho e soja melhorados, e diponibilizados ao produtor, juntamente com o acopanhamento técnico para as demais atividades exercidas no campo.

O estágio também foi realizado em diversas propriedades, sobretudo as atendidas pela loja do município de Dois Vizinhos. As propriedades acompanhadas pertencem aos municípios de Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu. As visitas aos produtores objetivavam a assistência técnica ao produtor e a comercialização de produtos agropecuários.

3. COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

As atividades do estágio iniciaram-se dentro da agropecuária de Dois Vizinhos, primeiramente com o reconhecimento dos produtos para a cormecialização dos mesmos no campo, com o intuito de orientar o produtor sobre sua função de maneira clara e instrutiva. A partir do reconhecimento estabelecido foi realizada a prática de vendas à nível de balcão diretamente com o cliente. Assim, vendendo medicamentos veterinários e, praticamente, todos os insumos utilizados, tanto para os animais zootécnicos como rações e sal mineral, e da parte agrícola, como sementes e fertilizantes. Todas as vendas realizadas no tocante a utilização de receituários atenderam a legislação pertinente. As visitas técnicas na Agropecuária Gaio são feitas periodicamente, conforme a disponibilidade dos produtores e agendamento de visitas técnicas.

(10)

10

Foram realizados treinamentos de empresas renomadas, afim de passar o conteúdo prático e teórico, dos produtos a serem comercializados, para uma melhor instrução e uma melhor adequação no campo perante aos produtores. Ex: Ouro Fino, Syngenta, Agroceres, Nideira, Agrária, entre outras.

Foto 1- Balcão de negócio da empresa Gaio no município de Dois Vizinhos Fonte: Rafael Vido de Alencar

3.1 MANEJO DE BOVINOS DE LEITE/ INSUMOS GERAIS

Em algumas propriedades foi realizado o manejo alimentar de vacas de leiteiras, com a utilização de métodos de balanceamento de ração, com exemplo o quadrado de Person, sendo feito separadamente o balanceamento de vaca, de acordo com a produção diária, com objetivo de minimizar a utilização da ração, tendo em vista que é um produto de custo elevado, influenciando na rentabilidade familiar. A utilização desta técnica, juntamente com o manejo e sanidade corretos, evita desperdícios na produção. A nutrição correta pode evitar distúrbios metabólicos e, consequentemente, diminui gastos desnecessários para o produtor com medicamentos, utilizando esta renda para aprimorar estruturas de sua propriedade.

Foi enfatizada a importância de hábitos de higiene, como pré-dipping, e pós-dipping, que impede a entrada de patógenos ambientais na glândula mamária, com a utilização de soluções, antes e depois da ordenha. Este procedimento minimiza problemas como a Mastite e Contagem de Célula Somática, sendo de extrema importância para uma melhor qualidade de leite. Nas propriedades também foi realizado

(11)

11

manejo de sanidade animal de vacas leiteiras através de testes para a detecção de mastite. O CMT® (Califórnia Mastite Teste) é um procedimento com o qual é possível, consegue detectar a presença de mastite sub-clínica (mastite assintomática). Utilizando um bastidor conhecido como raquete, o reagente é misturado ao leite, e o resultado é observado pela densidade do produto, assim visualizando através da densidade as células somáticas inflamatórias no leite.

Foto 2- Raquete utilizada para a detecção de mastite sub-clínica. Fonte : Rafael Vido de Alencar

Na mastite subclínica, a vaca não apresenta sinais clínicos, porém causam queda na produção e na qualidade do leite, ocasionando prejuízos ao produtor. O CMT® deve ser realizado frequentemente em vacas lactantes para diagnóstico rápido, assim podendo iniciar o tratamento preventivo/curativo para as vacas, de uma forma a minimizar problemas com doenças e suas consequências, principalmente o descarte de leite por uso de antibióticos. Uma alternativa utilizada, são os produtos homeopáticos, e manejo de sanidade com a vaca (limpeza do úbere), e limpeza dos locais utilizados (ordenhadeiras, salas de ordenha), e uma ordem de ordenha, que o objetivo principal é evitar a passagem de mastite de vaca para vaca, através do sistema de ordenha (teteiras).

(12)

12

3.2 BOVINOCULTURA DE CORTE E INSUMOS GERAIS

As visitas técnicas nas propriedades de gado de corte tinham como objetivo de

organizar calendários de manejo alimentar, reprodutivo e de sanidade, consequentemente, foi realizado a oferta de produtos da empresa para os proprietários, como sal mineral, rações, hormônios para a sincronização de cio, vacinas para a castração imunológica, entre outros.

Dentre as atividades realizadas, destaca-se o manejo rotacional de pastagens com a adubação correta, análise dos cochos e o seu dimensionamento correto, vermifugação e o calendário anual de vacinas (febre aftosa, brucelose, carbúnculo).

Foto 3- Bachiaria híbrida Mulatto II na propriedade de gado de corte em Dois Vizinhos. Fonte: Rafael Vido de Alencar

3.3 PRODUÇÕES AGRÍCOLAS E INSUMOS GERAIS

Durante o período de estágio, foram realizadas visitas técnicas em diversas lavouras agrícolas, onde o plantio era principalmente, de milho, soja, feijão e trigo. As visitas tinham como objetivo vistoriar a qualidade do produto que havia sido plantado e identificar possíveis pragas, como ferrugem, lagarta, falta de nutrientes entre outros, para realizar manobras de correção com a utilização de herbicidas, inseticidas, fungicidas e se necessário, fertilizantes para contribuir, para uma melhor produtividade da lavoura por hectare. O conhecimento de rotação de culturas, transmitido aos

(13)

13

produtores, teve como objetivo principal, um melhor aproveitamento dos nutrientes do solo para a necessidade de cada planta.

Também foi realizada a análise periodicamente a fim de identificar o teor de umidade, para o melhor momento a ser feito a colheita, tanto de grãos, como do milho para a silagem.

Foto 4- Colheita da soja em Dois Vizinhos. Fonte: Rafael Vido de Alencar

3.4 MANEJO DE AVIÁRIOS E INSUMOS GERAIS

As visitas técnicas em aviários tinham como finalidade transmitir informações para facilitar o manejo dos produtores sem interferir na rentabilidade do lote e sugerir produtos, como complexos vitamínicos, eletrólitos, promotores de crescimento, entre outros. Apesar das visitas feitas, os aviários não obtiveram um maior foco, devido à quantidade muito superior de avicultores, serem integrados a uma empresa de comercialização dos subprodutos. Ex: BRF foods, integradora, que fornece praticamente todos os insumos utilizados na atividade, com um preço acessível aos seus integradores.

3.5 EQUINOS, OVINOS E CAPRINOS/INSUMOS GERAIS

Cabanhas de equinos e pequenos ruminantes foram visitadas para realização de manejo sanitário, alimentar, e reprodutivo. Para os pequenos ruminantes foram feitas aplicação de anti-helmínticos, tendo em vista que esses animais têm uma maior

(14)

14

sensibilidade aos parasitas intestinais. Nos equinos foram feitas a aplicação do antiparasitário em pasta. O mais utilizado foi o Ivermectina a 1%. O manejo nutricional também foi feito através de adequação de ração para cada fase de vida dos animais e fornecimento de aditivos, se necessários. Orientações sobre o local para armazenamento de rações, vacinas, sal mineral, medicamentos entre outros, também foram feitos.

Foto 5- Cabanha de equinos no município de Dois Vizinhos. Fonte: Rafael Vido de Alencar

3.6 FEIRA DE AGRONEGÓCIO

Nos dias 14 e 15 de janeiro de 2013 ocorreu a feira agropecuária Enteg, realizada pela agropecuária proponente do estágio. Diversas fábricas de insumos e produtos agrícolas apresentam aos produtores, as novas tecnologias para o campo, principalmente, para auxílio, e a diminuição de tempo de serviço e assim, gerando um maior aumento da qualidade do plantio. Foram apresentadas linhas de produtos agrícolas e da linha pecuária, que variaram de sementes de culturas, fertilizante, ordenhadeiras, até maquinas agrícolas. As novas tecnologias foram explicadas aos produtores através de funcionários que estavam presentes no evento. O contato direto com produtor facilitou o entendimento dos produtos oferecidos, que foram aplicados no campo demonstrativo presente na feira e, consequentemente, esse contato criou um vínculo com novos possíveis clientes.

(15)

15 Foto 6- Imagem aérea do Enteg.

Fonte- www.Gaioagronegócio.com.br (Endereço eletrônico)

4. DIAGNÓSTICO DAS PROPRIEDADES

As propriedades visitadas variaram de pequeno, médio e grande portes. Muitas destas propriedades são administradas pela família, e outras por empregados contratados.

Os diagnósticos eram feitos a partir de agendamentos por telefone ou por contato direto na empresa. Ao chegar nas propriedades, eram realizados os primeiros contatos sobre as produções e logo, eram realizadas as vistorias das instalações, das culturas, do plantel, entre outros. A partir das análises feitas, eram realizadas anotações para os produtores, como iriam conduzir suas atividades, bem como, os insumos a serem utilizados, até ser feita uma nova visita.

5. ANÁLISE CRÍTICA DAS FACILIDADES E DIFICULDADES

ENCONTRADAS

Dentre as facilidades encontradas destacam-se o convívio com as pessoas da empresa, que apresentaram grande paciência, mas sobretudo, o diálogo com os produtores nas propriedades, que se apresentaram-se muito receptivos e interessados.

As dificuldades encontradas foram a falta de experiência com vendas e pouco conhecimento sobre os produtos vendidos, pois há uma grande variedade de insumos na empresa, resultando num tempo escasso para se ter conhecimento sobre todos eles.

(16)

16

Foram encontradas também, em algumas propriedades, a dificuldade de alguns produtores não concordarem com as informações técnicas prestadas para o auxílio de sua produção, por ser uma pessoa jovem, que para os produtores, não apresenta ter credibilidade seguida de experiência, assim as dificuldades foram superadas, através de desafios criados aos produtores, que por ver aceitavam os desafios impostos, com inteção de aumentar os lucros da produção.

6. ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO COM O CURSO

O curso de zootecnia é muito abrangente, pois aborda vários aspectos da cadeia produtiva da pecuária e da parte agrícola. As agropecuárias tornam-se importante pelo fato de abordar no campo diversas áreas de atuação, como a utilização das teorias aprendidas em salas de aulas, em práticas desenvolvidas no campo, etc. Com esse objetivo de abordar mais de uma área de atuação durante o estágio, as agropecuárias se identificam com a zootecnia e os cursos do ramo agrário.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir do encerramento do período de estágio obrigatório, pode-se concluir que as agropecuárias do município de Dois Vizinhos possuem um papel importante para o desenvolvimento e sustentação das propriedades produtoras, pois os insumos agrícolas e pecuários são o fator chave para a produção segura. Ou seja, para parte agrícola as sementes de culturas e para produtos pecuários, as rações, sal mineral, medicamentos, entre outros. Novas tecnologias chegam ao município com uma maior facilidade e a assistência técnica prestada pelas empresas, geram um auxilio a mais na produção, assim minimizando as perdas ocorridas e garantindo um maior sucesso na produção por propriedade, criando um laço entre os produtores e as empresas.

Dentro das agropecuárias é importante o profissional zootecnista estar presente, pois o auxílio técnico prestado aos produtores corretamente em cada tipo de atividade favorecem ambas as partes que contribuem para o crescimento.

8. RECOMENDAÇÕES PARA ESTÁGIO NA ÁREA

É importante ao graduando, um currículo cheio de estágios, não pelo fato do currículo, e sim devido ao contato direto do aluno ou formando, com a prática exercida

(17)

17

diretamente no campo e nas mais diversas áreas de atuação, pois o profissional mais completo terá mais oportunidade de campos de atuação, com a experiência de um profissional formado de conhecimentos técnicos e práticos. Portanto, as agropecuárias do Brasil se mostram um caminho alternativo para quem quer atuar nos mais diversos campos de atuação pela variedade de função que podem exercer.

REFERÊNCIAS

CEPEA. Centro de estudos avançados em economia aplicada. PIB do agronegócio. 2011. Disponível em :< http://cepea.esalq.usp.br/pib/>. Acessado em 13/03/2013.

CNA. Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil. Indicadores no canal do

produtor. Disponível em:<http://canaldoprodutor.com.br/biblioteca/indicadores>. Acessado em 13/03/2013.

Referências

Documentos relacionados

A partir dos resultados obtidos neste estudo pode-se afirmar que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria do Carmo Araújo Souto tem como meta a formação

Essa pesquisa se justifica por evidenciar as principais práticas para ocorrência da pneumonia associada à ventilação mecânica, assim como estabelecer protocolos de

Como em todos os casos, os trechos um e dois foram estatisticamente iguais para altura da chama e intensidade da linha de fogo, as análises foram feitas comparando-se

Número de folhas (NF), altura da parte aérea (APA), área foliar (AF), biomassa seca da parte aérea (BSPA) e teor relativo de clorofila (TRC) de mudas de beterraba em função

Na primeira parte serão realizadas aulas expositivas que abordarão o processo de modernização em curso entre o final do século XVIII e a atualidade e seus diálogos com

A face de cima encontra-se toscamente alisada; à direita, há uma espécie de debrum inferior, para eventual encaixe; tanto a face inferior como a esquerda têm fractura muito

Exporta portas para cozinha, através de um amigo que atua no mercado de madeira para a Argentina.. A empresa de móveis do caso 2 apresenta, em sua maioria, as etapas do

Para abrir la puerta del aparato cuando está funcionando el inicio diferido: 1.. Pulse la tecla para poner el