• Nenhum resultado encontrado

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Faces da Resistência. 14 a 16 de abril de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMINÁRIO INTERNACIONAL Faces da Resistência. 14 a 16 de abril de 2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Faces da Resistência 14 a 16 de abril de 2015

Memorial de Medicina de Pernambuco Rua Amauri de Medeiros, 206 - Derby, Recife.

Porto Digital

Jump Brasil - R. Capitão Lima, 420, Santo Amaro, Recife.

PROGRAMAÇÃO

1º. Dia – Terça, 14 de abril 19h- 19h15

Abertura da Mostra Design e Resistência.

Exposição das peças de Design de movimentos sociais. Curadoria: Chico Ludermir. Local: Área interna do Memorial de Medicina de Pernambuco

Boas vindas: representantes das instituições promotoras 19h15 – 22h

Mesa 1: Cidade e Resistência

Coordenação: Cristiano Borba (Fundaj)

Expositores: Alexandre Freitas (UFPE: PPGE), Cristina Gouvêa (Direitos Urbanos, #OcupeEstelita), Raquel Rolnik (USP: FAU).

Local: Auditório do Memorial de Medicina de Pernambuco – 1º. Andar. *Entrada livre.

(2)

2 14h – 17h

Oficina: Audiovisual e Resistência.

Roda de conversa, a partir da produção audiovisual do Movimento Ocupe Estelita, com realizadores, críticos e pesquisadores de audiovisual.

Coordenação: Pedro Severien (CANNE/Fundaj, #OcupeEstelita).

Participação: Ernesto de Carvalho (Vídeo nas Aldeias, #OcupeEstelita), Marcelo Pedroso (Doutorando PPGCOM, #Ocupe Estelita), Felipe Peres Calheiros (NRTVU-UFPE), Cristina Teixeira (UFPE/ PPGCOM), Alexandre Figueirôa (UNICAP), Cynthia Falcão (CANNE, MMP/Fundaj). Local: Jump Brasil - R. Capitão Lima, 420, Santo Amaro

*Vagas limitadas. Participação condicionada à inscrição e seleção. Link para pedido de inscrição: http://goo.gl/forms/9RpEV6Ho1N

19h – 22h

Mesa 2: Arte e Resistência

Coordenação: Nina Velasco (UFPE: PPGCOM)

Expositores: Paulo Marcondes (UFPE: PPGS), Helena Chávez Mac Gregor (Universidade Autônoma Nacional do México), Moacir dos Anjos (Fundaj).

Local: Auditório do Memorial de Medicina de Pernambuco – 1º. Andar. *Entrada livre.

3º. Dia – Quinta, 16 de abril 19h – 22h

Mesa 3: Mídia e Resistência

Coordenação: Maria Eduarda da Mota Rocha (UFPE: PPGS)

Expositores: Jean-Baptiste Comby (Paris II – Panthéon-Assas), Ivana Bentes (UFRJ, Minc). Local: Auditório do Memorial de Medicina de Pernambuco – 1º. Andar.

*Entrada livre.

A partir das 22 horas

Na Rua. Confraternização entre os participantes, com a presença de DJs convidados. Local: Estacionamento do Prédio da Fundaj – Derby.

*Entrada livre.

SOBRE OS PARTICIPANTES

Alexandre Figueirôa

É jornalista, crítico de cinema e teatro, professor da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Coordena a especialização em Estudos Cinematográficos da UNICAP. Possui doutorado em Études Cinématographiques et Audiovisuels pela Universidade Paris III (Sorbonne-Nouvelle). Alexandre Freitas

(3)

3 É professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE, é integrante da rede Coque Vive e do Núcleo Irmãos Menores de Francisco de Assis (Neimfa-Coque). É doutor em Sociologia e desenvolve pesquisas em torno das pedagogias sociais minoritárias, das abordagens anti-utilitaristas, dos estudos subalternos.

Chico Ludermir

É jornalista, fotógrafo e artista multimídia. Integra as redes Coque Vive e Coque (R)Existe, participa do movimento #OcupeEstelita.

Cristiano Borba

É arquiteto, urbanista e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. É analista em Ciência e Tecnologia na Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundaj, atuando no presente como Chefe da Divisão de Planejamento Físico da instituição. Desenvolve pesquisas nos campos de projeto e teoria da Arquitetura e do Urbanismo e nas suas interfaces com a cultura urbana contemporânea.

Cristina Gouvêa

É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu em São Paulo. É integrante do grupo organizador do Museu da Beira da Linha do Coque, do Grupo Direitos Urbanos/Recife e do Movimento #OcupeEstelita. Também colabora com exposições e projetos de arte.

Cristina Teixeira

É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Sua atuação e pesquisas concentram-se sobre temas o discurso das mídias e o documentário. Atua também em projetos nacionais de formação de professores e mídias na educação.

Cynthia Falcão

É documentarista e radialista com aperfeiçoamento em gestão cultural e experiência em política e formação audiovisual. É coordenadora de formação do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE) na Fundaj e coordenadora da Massangana Multimídia Produções/ CANNE da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundaj.

Ernesto de Carvalho

É documentarista, antropólogo e fotógrafo, membro do Vídeo nas Aldeias, onde tem coordenado oficinas de formação e edição de vídeo, e filmado documentários participativos em diversas comunidades indígenas. É diretor de fotografia do premiado “O Mestre e o Divino” (2013), de Tiago Campos. Formou-se em Antropologia na UnB, fez mestrado em Antropologia na UFPE e, atualmente, cursa o doutorado no Departamento de Antropologia da New York University (NYU). Integra o coletivo de produção audiovisual do movimento #OcupeEstelita.

Felipe Peres Calheiros

Documentarista e fotógrafo, mestre em políticas e estratégias de comunicação para o desenvolvimento local. Integra o Núcleo de Televisão e Rádio da UFPE. Dirigiu Até onde a vista alcança (2008), ACERCADACANA (2010), entre outros, e participa do www.vurto.com.br.

Helena Chávez Mac Gregor

É curadora e pesquisadora do Instituto de Investigações Estéticas da Universidad Nacional Autónoma de México. Foi curadora acadêmica do MUAC (2009-2013). Entre seus artigos recentes

(4)

4 estão “Políticas de la aparición: estética y política”, “Apropósito de Cercanías, una lectura sobre la representación” e “The Revolution Will Not be Televised”.

Ivana Bentes

É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRJ e Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. É curadora de arte e mídia, cinema e audiovisual. Tem pesquisas nas áreas de estéticas da comunicação e produção de imagens no capitalismo periférico.

Jean-Baptiste Comby

É sociólogo, professor e pesquisador da Universidade Paris II/Panthéon-Assas, vinculado ao Instituto Francês de Imprensa (IFP). Entre seus interesses de pesquisa estão as representações e cobertura midiáticas, sobretudo nos temas relacionados ao meio ambiente e à ecologia. Suas reflexões apoiam-se, sobretudo, no pensamento do teórico francês Pierre Bourdieu.

Marcelo Pedroso

É jornalista, cineasta e doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Integrante da Símio Filmes, dirigiu vários curtas, o média-metragem Balsa (2009) e os longas-metragens Brasil S/A (2014), Pacific (2009) e KFZ-1348 (2008, parceria com Gabriel Mascaro, entre outros). Já ministrou oficinas de audiovisual para instituições como o Vídeo nas Aldeias, CANNE e Fundação Roberto Marinho. Também já lecionou a disciplina de documentário em universidades pernambucanas. Integra também o coletivo de produção audiovisual do movimento #OcupeEstelita. Maria Eduarda da Mota Rocha

É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPE. Foi professora visitante na Universidade Paris II/Panthéon-Assas (2014). Foi ganhadora do Prêmio Jabuti (terceira colocação), com o livro “A nova retórica do Capital: publicidade brasileira em tempos neoliberais (Edusp, 2010). Sua atuação e pesquisas envolvem temas relacionados às áreas da Sociologia da Cultura, da Comunicação e do Consumo, especialmente aqueles ligados à mídia e democracia. Moacir dos Anjos

É pesquisador e curador de arte da Fundaj e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. Foi Diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (2001-2006) e Pesquisador Visitante no grupo de pesquisa TrAIN - Transnational Art, Identity and Nation, na University of the Arts, em Londres (2008-2009). Foi curador da 29a Bienal de São Paulo (2010). Sua atuação e pesquisa concentram-se nos seguintes temas: arte brasileira, arte e política, cultura contemporânea e globalização.

Nina Velasco

É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Sua atuação e pesquisas concentram-se nas áreas de comunicação e cultura visual, sobretudo, nos temas relacionados à arte e tecnologia, tecnologia da comunicação, fotografia e cinema.

Paulo Marcondes

É professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPE e tutor do PET de Ciências Sociais. Sua atuação e pesquisas concentram-se, sobretudo, nas áreas de sociologia da arte e da cultura: arte e política, cinema e política, cinema em contextos periféricos, arte contemporânea, entre outros.

(5)

5 É coordenador pedagógico do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE) e mestre em realização audiovisual pela Universidade de Bristol na Inglaterra. É roteirista e diretor, com trabalhos selecionados em dezenas de festivais nacionais e internacionais como Clermont-Ferrand, Havana, Cartagena, Rio, Kiev, Brasília e Tiradentes. Integra o coletivo de produção audiovisual do movimento #OcupeEstelita.

Raquel Rolnik

É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi Secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007). Foi relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2008-2014). É autora de livros e artigos sobre questões urbanas.

Referências

Documentos relacionados

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

a) há um continuum de padrões de liderança dado pelo grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados. c) para tarefas rotineiras

Apresentamos estudo sobre o comportamento acústico das Igrejas do século XIX de Porto Alegre, RS, Brasil: Igreja Nossa Senhora das Dores (1832); Igreja Nossa Senhora da Conceição

As referências devem ser indicadas, obrigatoriamente, ao longo do texto entre chaves [1] e descritas no final do artigo, citando: nomes dos autores (podem ser abreviados;

6.1 Os membros discentes pertencentes à comissão organizadora da IX STMA deverão participar ativamente das reuniões, colaborar com a divulgação do evento,

O Curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental da FATEC/SP por intermédio de seu Departamento torna público o presente edital e convida os alunos de graduação do

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro

parScipação em aSvidades culturais das pessoas com deficiência Xsica, visual, audiSva, intelectual e das pessoas com Transtorno do Espectro AuSsta?. •   RefleSr os processos