• Nenhum resultado encontrado

OAB/Uberaba fatura geral dos JAM 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OAB/Uberaba fatura geral dos JAM 2016"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

OAB/Uberaba fatura título

geral dos JAM 2016

OAB/Uberaba conquistou, pela oitava vez, o primeiro lugar na competição geral dos Jogos dos Advogados Mineiros. A décima quinta edição do JAM aconteceu entre os dias 18 e 22 de outubro, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.

O evento, realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA Vanguarda), com o apoio da OAB/MG, contou com modalidades de futebol de campo (masculino), futebol society (masculino), futebol de salão (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), peteca (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), handebol (feminino), tênis de mesa e ainda competição de xadrez, truco, sinuca e dança de salão.

(2)

A delegação de Uberaba reuniu 80 pessoas, entre técnicos e atletas, que conquistaram o ouro no Atletismo Masculino (corrida e salto), Atletismo Feminino (salto), Handball Feminino, Vôlei Feminino, Tênis de Mesa Masculino e Feminino e Futsal masculino.

A intenção do JAM é a integração d a c l a s s e e m a t i v i d a d e s esportivas, culturais e sociais. O evento é anual e nesta edição 1 7 0 0 p e s s o a s e s t i v e r a m envolvidas, entre advogados e estagiários de todo estado.

O presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, parabenizou o sucesso da delegação e disse que segue o apoio para os atletas e Comissão de Esportes que mostraram determinação, espírito esportivo e garra. “Não foram poupados esforços para garantir material esportivo, transportes e treinadores. Apesar das dificuldades enfrentadas, nossa equipe foi capaz de lutar e vencer com dignidade. Seguiremos apoiando o esporte, pois é o caminho mais curto para integração entre pessoas e de estímulo a hábitos saudáveis para mente e corpo”, finalizou o presidente da 14ª Subseção.

(3)

Fabi

torce

por

final

brasileira

Antes da coletiva de lançamento do Sul-Americano de Clubes, a j o g a d o r a F a b i , d o R i o d e J a n e i r o , c o n v e r s o u c o m a reportagem do UP/REPLAY e disse q u e t o r c e p o r u m a f i n a l brasileira, entre Rio e Praia C l u b e ( s e r i a a r e e d i ç ã o d a última Superliga). Mas, para isso, ela pensa em um passo de cada vez.

“É uma competição curta e qualquer vacilo pode prejudicar os times na busca por essa vaga. Os outros times sul-americanos

(4)

são teoricamente de um nível mais baixo, mas se reforçam para essas competições. No time do Peru (San Martín), com quem a gente fez a final no ano passado, jogam juntos há algum tempo, tem a Leyva, jogadora jovem da seleção peruana, que dá muito trabalho. Gostaria de ver uma final brasileira, mas para que isso aconteça temos que jogar concentrados e entender que todos os times estão em busca da mesma vaga”, explana a líbero.

A bicampeã olímpica quer o quarto título do Sul-americano – ela conquistou o torneio continental com o Rio em 2013, 2015 e 2016. “É uma competição muito importante, por ser um título internacional e por garantir vaga no Mundial, um campeonato que todos os clubes gostariam de participar. Agora, pausa na Superliga e foco total no Sul-americano essa semana em Uberaba”.

Fabi conta com o apoio da torcida uberabense nos jogos. “No ano passado, em La Plata, a torcida argentina fazia muito barulho, mas torcia contra. Na final torceram para o time do Peru, obviamente. Agora estamos no Brasil, em casa, como o Praia não está na nossa chave, esperamos o apoio da torcida, será um diferencial pra gente”, finaliza.

(5)

Uberabenses campeões nos

Jogos dos Contabilistas de

Minas Gerais

A cidade de Uberaba foi bem representada nos Jogos dos Contabilistas, realizados em Belo Horizonte. Jean Pontelli, d e 3 1 a n o s , q u e é t é c n i c o contábil e estudante de Ciências Contábeis, foi campeão na prova de atletismo, na corrida rústica de 3km. E com direito a quebra de recorde, com o tempo de 11

(6)

minutos e 21 segundos.

Os Jogos da EICON (Encontro de Integração dos Contabilistas) só podem ser disputado por profissionais ou estudante da área da contabilidade. “Quero agradecer ao Sindicont de Uberaba, ao Mauro e ao Marquinho, e também meus parceiros Prime Fit e Personal Run”, declara Jean, entusiasmado com o título inédito para a cidade. O atleta comenta que sua preferência é correr provas de três e cinco quilômetros.

Uberaba teve outras conquistas. No vôlei de praia, a dupla formada pelo próprio Jean Pontelli e Diego de Paula foi campeã, com seis vitórias em seis partidas. No futsal, a equipe da cidade ainda foi vice-campeã.

(7)

medalhas de ouro nos Jogos

Paralímpicos Universitários

A uberabense Larissa Araújo Rios Galan, de 21 anos, conquistou d u a s m e d a l h a s d e o u r o n a p r i m e i r a e d i ç ã o d o s J o g o s Paralímpicos Universitários do Brasil, realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no

Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A atleta venceu no arremesso de peso classe F42, com a marca de 5,24m, e foi no lançamento de dardo F42, com recorde brasileiro de 14,68m.

Larissa foi a única representante de Uberaba, com a camisa da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), da qual é atleta desde que tinha 15 anos. Ela participou dos Jogos depois que seu técnico, Douglas Edgar, a incentivou a jogar, após ver a notícia sobre a competição no site da CPB. A uberabense, que cursa o 2º período de Psicologia, na Universidade de Uberaba, correspondia a todos os pré-requisitos que as regras do comitê estabelecia para competir. Inclusive

A atleta da Adefu comenta sobre a principal dificuldade nos Jogos. “Como foi a primeira e d i ç ã o , e u n ã o c o n h e c i a o s competidores que estariam na minha classe (F42). Fiquei um pouco apreensiva, mas eu fui

muito bem acolhida pelos árbitros e por todos da comissão técnica. Fiquei mais tranquila e depois que fiz o arremesso no aquecimento, que foi muito bom, deu mais tranquilidade”, afirma.

(8)

Larissa tem um currículo esportivo bastante extenso com disputas nacionais, como as Paralimpíadas Escolares em 2010, quando ganhou sua primeira medalha de ouro, em arremesso de peso (pelota). Disputou também o Regional Loterias Caixa, com atletas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, ganhando vários ouros; e os Jogos do Interior de Minas, com ouro no vôlei sentado.

Sem patrocínio, a atleta contou com o apoio da família, amigos, da CPB e Adefu. Ela faz questão de agradecer a pessoas que sempre estão do seu lado, como o técnico Douglas Edgar, o fisioterapeuta Guilherme Henrique Bento de Almeida, que a acompanha a muito tempo, e a todo o apoio da Adefu nos treinamentos.

Os Jogos Paralímpicos Universitários aconteceram nos dias 9 e 10, com atletas a partir de 17 anos, matriculados em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e com alguma deficiência física, intelectual ou visual. Participaram 154 atletas de todo o Brasil, 107 homens e 47 mulheres, disputando cinco modalidades: atletismo, bocha, judô, natação e tênis de mesa.

(9)

Zagueiro destaque do Módulo B

renova com Coelho

Destaque na Segundona do Amador do ano passado, quando defendeu o Santa Marta e foi eleito para a Seleção REPLAY do Módulo B, o zagueiro Felipe renovou com o time tricolor. O jogador conta q u e r e c e b e u p r o p o s t a s d e Bonsucesso e Fabrício, equipes que disputam o Módulo A, mas, mesmo assim, preferiu continuar no Coelho.

“Não é questão financeira que vai me fazer ir ou não para um time. São as amizades e um grupo onde me sinta bem. Não são

(10)

todos os jogos que eu posso ir, por questão de trabalho. O Santa Marta me chamou muito a atenção no ano passado, pois são pessoas do bem, humildes, de bom coração”, ressalta o defensor.

Em 2016, faltou um gol para conseguir o acesso para a elite do Amador. Agora, Felipe espera que a história seja diferente. “Acho que faltou um pouco de sorte, nosso elenco estava focado, com excelentes jogadores, tivemos um grande apoio dos torcedores e da comissão técnica, mas infelizmente dentro do campo não conseguimos. Se Deus quiser esse ano iremos conseguir esse tão sonhado objetivo”.

Felipe esteve presente na Seleção REPLAY nos últimos três anos. Em 2014, foi eleito pelo Peirópolis, no Módulo B, quando o time foi campeão da Segundona; em 2015, pelo Fabrício, no Módulo A; e em 2016 de novo no B, pelo Santa Marta.

Mais reforços

O Coelho vai mesmo montando um time forte. No fim de semana, o clube anunciou o “homem-gol” que procurava, o atacante Obina. A equipe tricolor também acertou a vinda do goleiro Maicon, ex-Koreia; do volante Carlinho, ex-Corinthians (da Seleção

REPLAY do Módulo B do ano passado, quando o Timão foi

vice-campeão e conseguiu o acesso); e o retorno do experiente meia Guilherme. O lateral Éder e o meia Dieguinho negociam e podem ser outros reforços.

(11)

REPLAY e Uberaba Popular

entregam leite arrecadado em

Feijoada Solidária

Futebol, karatê e solidariedade. Com essa combinação, quatro instituições de Uberaba vão r e c e b e r d o a ç õ e s d e l e i t e arrecadado em campanhas sociais. Nesta quinta-feira (15), o

U b e r a b a P o p u l a r e o J o r n a l REPLAY entregaram ao campeão de

karatê Reginaldo Damião, que promove campanha de arrecadação

de leite, mais de 300 litros que foram coletados na última terça, na Feijoada Solidária da Seleção REPLAY.

(12)

Na festa em que são premiados os destaques do futebol amador, o ingresso simbólico é a doação de caixinhas de leite. Esse ano, o evento contou com a parceria do UP. A cada ano, o total recolhido é repassado a uma entidade assistencial da cidade. Nessa edição, o REPLAY entregou todo o leite ao karateca Reginaldo Damião, cuja campanha está em sua quinta edição em 2016.

Dono de inúmeros troféus e medalhas, Damião tem também o dom de ajudar. Além da campanha do leite, que promove na época do Natal, o atleta faz ações do tipo também na Páscoa e no Dia das Crianças. Sempre sem ganhar nada em troca. Ele não conta com o apoio de empresários, por exemplo. As doações são apenas de amigos e de quem se interessar em ajudar respondendo as postagens nas redes sociais. O sensei conta com a ajuda de sua equipe para recolher as contribuições. No ano passado, foram arrecadados cerca de

1.200 litros de leite. Dessa vez, a iniciativa teve o apoio do

UP e do REPLAY, que na verdade apenas repassaram o leite doado

na Feijoada Solidária.

A entrega às instituições beneficiadas será no próximo dia 20. Quem quiser, pode doar até o dia 17, bastando entrar em contato com Reginaldo Damião no Facebook. Esse ano, as entidades que receberão o leite são o Sanatório Espírita, o Lar da Caridade (Hospital do Pênfigo/Fogo Selvagem), o Lar de Idosos Inez Maria de Jesus e a Casa de Idosos Cantinho da Paz.

(13)

De carrasco a reforço:

artilheiro vai pro Bonsucesso

Campeão, artilheiro e craque da

Seleção REPLAY no Amador Módulo

A de 2016, o atacante Serginho já sabe onde vai jogar esse ano. O l é p i d o j o g a d o r d e i x a o Peirópolis para vestir a camisa do Bonsucesso em 2017. O próprio Serginho confirmou o acerto ao

UP/REPLAY, em primeira mão.

“Estava negociando com uma equipe da Segunda Divisão, mas o Bonsucesso fez uma proposta irrecusável. As expectativas são as melhores possíveis, é um time de tradição na cidade, de muito respeito, com uma base muito forte”, declara o melhor jogador do último Amadorão.

(14)

inclusive fazendo gol na final contra o clube que defenderá nessa temporada. Aliás, o atleta marcou gols nas quartas-de-final, nas semifinais e na decisão contra o Bonsuça. Artilheiro do campeonato, ele fez quase metade dos gols do Dinossauro na campanha, marcando 23 dos 50 tentos do time tricolor. O desempenho levou os leitores a consagrarem Serginho como o craque da Seleção REPLAY do Amador.

Por sinal, a dupla de ataque da Seleção REPLAY foi formada por Serginho e Juninho Ratinho, do BAC. Dupla que agora será realidade. “Um dos fatores que me fizeram ir pro Bonsucesso, além de ter alguns amigos lá, é poder dividir o ataque com o Ratinho, que é um excelente jogador. Pode ter certeza que vamos dar trabalho, a promessa é de muitos gols aos torcedores do Bonsucesso”, afirma o artilheiro.

Ataque de 53 gols

O Bonsucesso terá os três maiores goleadores do último Amadorão. Além de Serginho, o clube vermelho contratou o vice-artilheiro da edição passada, Klebinho, que marcou 16 gols pelo Fabrício, que parou nas quartas-de-final.

O terceiro maior goleador do Módulo A de 2016 foi Ratinho, autor de 14 gols. Ou seja, o trio anotou nada menos que 53 gols na última temporada.

O Bonsuça vem se reforçando não só no ataque. O Tourão do Parque anunciou também a vinda dos volantes João Pedro e Jonathan Andrade.

(15)

Uberaba sedia Liga Triângulo

de Handebol e conquista

título no feminino

(16)

U b e raba sediou no sábado a primeira etapa da Liga Triângulo de Handebol, recebendo equipes de dez cidades: Araguari, Araxá, Frutal, Itapagipe, Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Prata, Uberaba e Uberlândia. No total, foram 12 times participantes na categoria adulto (masculino e feminino), quatro no junior masculino e cinco no juvenil feminino, em uma “maratona” de jogos no clube do Sesi e no Cemea Boa Vista, onde a disputa foi até a noite.

O coordenador da competição, o professor uberabense Karel Avelar, explica que são quatro etapas, com o vencedor de cada uma se classificando para a fase final, definindo então o campeão do Triângulo. “A Liga é um campeonato organizado pelos técnicos do Triângulo, para proporcionar um maior volume de jogos e melhorar o nível técnico das equipes”, afirma Karel, que é o treinador do naipe masculino de Uberaba.

No feminino, com o técnico Renato Bezerra, o time do Sesi-Uberaba foi campeão na categoria juvenil. No junior masculino,

(17)

o vencedor da etapa foi Frutal.

No adulto, o Omegah, de Araxá, ficou com o título no masculino e no feminino, sendo que Uberaba ficou com o vice no masculino, abrindo mão de jogar a final, por causa do horário – já eram 23h. “Já era tarde, os atletas tinham feito cinco jogos porque também jogaram o Junior, achamos melhor não realizar a final, com Araxá sagrando campeão. Meu adulto sempre classifica e agora vamos buscar na próxima etapa”, comenta Karel.

A próxima etapa da Liga acontece em maio, em Frutal; a terceira é em julho, em Patos; a quarta em Araguari, em setembro; e a fase final ocorre em novembro, em Uberlândia. O handebol de Uberaba tem um calendário cheio esse ano. Além das próximas etapas da Liga Triângulo, tem o Mineiro (abril a novembro), os Jogos do Interior de Minas – JIMI (junho a outubro), os Jogos Escolares – JEMG (junho a agosto) e, para o time masculino adulto, a Liga Nacional, de junho a novembro.

(18)

Juve

conquista

acesso;

segunda vaga fica entre Costa

Teles e Boca

O Juventude conquistou o acesso ao Módulo B do Amador. Neste domingo, na quarta e penúltima rodada do hexagonal do Módulo C, o Juve goleou o Flamengo, chegou a 12 pontos e se garantiu matematicamente na Segundona de 2017.

Em manhã de goleadas, Costa Teles e Boca Junior venceram e vão para a última rodada sonhando com a segunda vaga. O Costa Teles, com 10 pontos, só depende dele mesmo. O Boca, com 7, tem que ganhar e torcer por tropeço do concorrente.

(19)

No Antônio Próspero, casa do Juventude nessa Terceirona, a equipe tricolor garantiu o acesso com goleada de 4 a 2 em cima do Flamengo.

O time dos Faquinelli abriu 2 a 0 no primeiro tempo, gols de Lucas Baguim e Jonathan. Na segunda etapa, Victor, de pênalti, descontou. Juninho, em linda finalização, fez 3 a 1. De pênalti, o artilheiro Jonathan guardou mais um. E também de pênalti, Weverton diminuiu. O Juve ainda perdeu um punhado de chances.

No Valdirão, o Costa Teles derrotou o PSG por 3 x 0, com dois de Jadilson no primeiro tempo e um de Zé Vitor na etapa final. Também por 3 x 0, o Boca ganhou do Capelinha no Zé do Tiro, com um gol de Severino e dois de Ezequiel.

A classificação

O Juventude soma 12 pontos e já tem presença garantida no Módulo B e na final do C. Com 10 pontos, o Costa Teles enfrenta justamente o Juve na última rodada, precisando apenas de um empate para subir. O Boca, com 7 pontos, tem que ganhar do Parque São Geraldo, torcer por derrota do Costa Teles e ainda levar a melhor no saldo (o CT hoje tem saldo de sete gols, e o Boca, de dois).

Flamengo (3), PSG e Capelinha (1 ponto cada) só cumprem tabela na próxima rodada.

Comemoração

O técnico do Juventude, Giovanne Faquinelli, celebra o acesso antecipado, que coroou o planejamento para a disputa do Módulo C e foi o primeiro passo de um projeto a longo prazo.

“Montamos o time pensando no acesso, vim formando o time com uma molecada que veio da base comigo e o objetivo foi alcançado. Se Deus quiser vamos chegar à Primeira Divisão”, declara.

(20)

“colocar os meninos para brincar”, dando oportunidade para os reservas. “Quem entrar vai com a mesma garra dos que vêm jogando. Vamos descansar, mas visando a final. O acesso para o Juventude é importante, mas para o treinador o importante é o título”.

(21)
(22)

Renê Mug e a falta

O Uberaba Sport perdeu um ídolo d o p a s s a d o : o e x - j o g a d o r e técnico Renê Pinto, o Renê Mug. Vítima de um câncer de próstata, ele faleceu no último sábado (1).

(23)

Renê Mug jogou no Colorado na década de 1960 e 1970, e depois de pendurar as chuteiras, foi também treinador no USC.

A imagem que ilustra essa página foi publicada pelo Facebook do Uberaba Sport Club. Segundo a postagem, Mug, em 161 partidas, marcou 42 gols.

Uma passagem interessante é narrada pelo jornalista Luiz Gonzaga de Oliveira, autor do livro “Causos de Nenê Mamá”, e que vale a pena ser contada aqui na série especial dos 100 anos do USC. Gonzaga relata que, em 1972, em um jogo contra a URT, em Patos de Minas, lá pelos 35 minutos do segundo tempo, falta a favor do Uberaba. Toinzinho se prepara para bater, quando Renê chegou gritando para o garoto:

– Sai de lado, juvenil. Deixa que essa eu encaixo.

Não deu outra. Mug bateu e fez o gol da vitória do Colorado, de acordo com o texto. Depois da comemoração com os outros jogadores, o goleador falou para um assustado Toinzinho:

– Venha cá, garoto. Dê-me um abraço. A partir do próximo jogo, o cobrador oficial de faltas vai ser você.

Segundo a crônica, Mug era “dono de um pique fulminante, uma vocação indômita para o gol, (…) sempre um ídolo”. Ainda conforme o texto, dizer que Mug era um craque, é exagero. Lutador, sim. Batalhador, melhor ainda. “Largo para fazer gols”.

Além dos gols, como jogador, Renê era lembrado pela pessoa fora de campo, sempre levando alegria por onde passava.

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

O desenvolvimento experimental consistiu na determinação dos hormônios naturais estrona (E1), 17β-estradiol (E2), estriol (E3), do hormônio sintético 17α-etinilestradiol

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor