• Nenhum resultado encontrado

Universidade. Estácio de Sá. Licenciaturas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade. Estácio de Sá. Licenciaturas"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Universidade

Estácio de Sá

(2)

A Estácio

Hoje reconhecida como a maior instituição particu-lar de ensino superior do país, a Universidade Estácio

de Sá iniciou suas atividades em 1970, como Faculdades

Integradas. Atualmente, dispõe de 39 campi no Estado do

Rio de Janeiro e também está presente nos Estados de São

Paulo (Ourinhos), Minas Gerais (Belo Horizonte e Juiz de

Fora), Espírito Santo (Vitória e Vila Velha), Santa Catarina

(Florianópolis) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande),

abrangendo uma comunidade de mais de 170 mil pessoas,

entre alunos, professores e colaboradores.

Nessa trajetória, merece menção o caráter pioneiro

e progressista da Instituição, comprovado em dezenas de

realizações inovadoras em seus 36 anos de existência.

Dentre essas iniciativas, pode-se destacar a criação do

Instituto Politécnico Universitário, o primeiro centro

de formação para o trabalho do país, no qual, em até dois

anos e meio, o aluno pode obter o diploma de nível superior

em áreas profissionais não contempladas pela graduação

tradicional.

Para proporcionar oportunidades de estágio, treina-mento e emprego para seus alunos, a Estácio conta com a

Diretoria de Estágios e Empregos (Direm) – setor que

mantém mais de 16 mil empresas cadastradas e que, em

2006, até o mês de junho, ofereceu 10.136 vagas de em-prego e encaminhou para estágio mais de 52 mil alunos.

Convidamos você a conhecer a Universidade Estácio

de Sá, pessoalmente ou através do site www.estacio.br.

Certamente ficará surpreendido com o que ela possui para

lhe oferecer.

(3)

LIcEncIAtUrAS

• ciências Biológicas

• Filosofia

• Educação Física

• Geografia

• História

• Letras

• Matemática

• Pedagogia

• Química

• teologia

Conheça também os cursos das áreas de

Artes, Design e Moda • Comunicação

Gestão e Negócios • Humanas • Indústria

Informática e Telecomunicações • Saúde

Turismo, Hotelaria e Gastronomia

(4)

cIÊncIAS BIOLÓGIcAS

Graduação em 3 anos (Licenciatura)

Graduação em 4 anos (Bacharelado)

Em 4 anos, o aluno pode habilitar-se nas duas graduações.

Profissão

O biólogo bacharel é um profissional que faz pesquisa básica e aplicada na área de saúde, planeja gestão para o meio ambiente e procura en-tender a biologia dos organismos e funcionamento dos ecossistemas com o objetivo de encontrar soluções para o problema da conservação da biodiversidade e buscar caminhos para o desenvolvimento das questões da biotecnologia, genética, parasitologia e biologia molecular. Tão importante quanto este é o trabalho de educação em Ciências e Biologia, no qual atua o biólogo licenciado. Diferenciais • Modernos laboratórios para aulas práticas. • Saídas de campo a áreas naturais. • Integração com unidades de conservação ambiental e com institutos de saúde. Mercado de trabalho O bacharel encontra oportunidades de trabalho em instituições como Ibama, Feema, IEF, Secretarias de Meio Ambiente estaduais e municipais, jardins zoológicos, jardins botânicos, hospitais, laboratórios de pesquisa genética e biotecnológica, laboratórios de análises clínicas e laboratórios farmacêuticos, universidades, empresas privadas, ONGs ambientais e voltadas para a saúde humana. O licenciado atua nos ensinos fundamental e médio, em escolas públicas e privadas.

(5)

FILOSOFIA

Graduação em 3 anos

Profissão

Nascida na Grécia em VII a.C, a Filosofia tem importante papel em nossa sociedade, motivo pelo qual, a partir de 2007, será disciplina obrigatória nas escolas de ensino médio em todo o país, aumentando considera-velmente a demanda por profissionais de ensino na área.

A Filosofia reflete sobre o mundo, o homem e tudo que diz respeito a eles, ou seja, a sociedade, a ciência, a violência, a arte, a vida, a morte, as relações entre os homens e do homem consigo mesmo, a religião, etc.

Diferencial

• O curso da Estácio, além de formar profissionais para ministrar aulas em escolas, quer formar um ser humano integral, capaz de discutir os problemas do homem de hoje com os olhos postos na razão e com as ferramentas da Filosofia, mãe das ciências.

Mercado de trabalho

(6)

EDUcAÇÃO FÍSIcA

Graduação em 3 anos (Licenciatura)

Graduação em 4 anos (Bacharelado)

Profissão

O licenciado nessa carreira é o profissional qualificado para atuar no campo da educação física escolar, nos ensinos fundamental e médio. Ele pode, ainda, formular, realizar e avaliar projetos educativos. Já o bacha-rel desenvolve ações relacionadas à orientação de atividades físicas, à coordenação técnica de esportes, ao desenvolvimento de programas de lazer e à realização de pesquisas científicas focadas no movimento corporal humano. Diferenciais • Atualmente, o maior curso do país e o segundo maior do mundo em número de alunos. Na avaliação do Enade, foi considerado o melhor do Estado do Rio de Janeiro. • Premiado por 4 anos consecutivos (2003, 2004, 2005 e 2006) como o curso de maior produção científica no Congresso da Fiep.

• Único curso com disponibilidade para pesquisas teórico-práticas e científicas em laboratórios modernamente equipados, com tecnologia e infra-estrutura em diferentes áreas de investigação.

• Oportunidade de convívio com profissionais que são referência nacional em suas áreas de atuação.

(7)

• Participação científico-social em projetos de extensão e pesquisa que reforçam a responsabilidade do profissional de Educação Física com a sociedade em seus diferentes níveis.

Mercado de trabalho

Escolas municipais, estaduais, federais e particulares, universidades, secretarias de governo, ministérios; hotéis de lazer, clubes, acampamen-tos, academias de ginástica, escolas de esportes; ONGs, associações comunitárias, sindicatos.

(8)

GEOGrAFIA

Graduação em 3 anos

Profissão

A geografia é o espaço de discussão dos problemas contemporâneos. O espaço econômico, o meio ambiente, as relações internacionais, a integração entre os países, o desenvolvimento brasileiro, o crescimento demográfico, o caos urbano e a produção agrícola são alguns dos temas que compõem o universo da geografia ensinada nas escolas. Cresce, em todo o mundo, a consciência de que é necessário investir na educação como estratégia para alcançar o desenvolvimento e o bem-estar.

Diferencial

• Curso novo – a Estácio oferece o curso de licenciatura em Geografia com o objetivo de formar um professor habilitado a lecionar essa dis-ciplina fundamental na formação de nossos futuros cidadãos.

Mercado de trabalho

Instituições de ensino públicas e particulares (ensino fundamental, médio e faculdades).

(9)

Profissão

História é o campo do conhecimento que estuda o passado humano sob o aspecto da economia, sociedade, cultura, idéias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, bus-cando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana, fundamentando sua pesquisa em fontes diversas (até mesmo contraditórias). Pesquisar documentos como manuscritos, im-pressos, gravações, filmes documentais, objetos e fotos é a base de suas atividades. Pode trabalhar com arqueólogos, antropólogos, sociólogos e outros profissionais que estudam o homem ou a sociedade.

Diferencial

• O curso da Estácio valoriza o resgate da história local e regional, colocando entre as disciplinas dois períodos de História da África, quatro períodos de História do Brasil e três períodos de História do Rio de Janeiro, destacando um viés regional na formação da nossa nacionalidade. Mercado de trabalho Instituições de ensino públicas e particulares (ensino fundamental, mé-dio e faculdades); empresas privadas, órgãos públicos e instituições de apoio à cultura, principalmente na área de preservação do patrimônio histórico, ONGs e turismo (turismo histórico); mercado editorial, na elaboração de livros didáticos e paradidáticos e na colaboração em publicações e revistas especializadas; produção teatral, de cinema e televisão, na área de pesquisa.

HIStÓrIA

(10)

Profissão

O profissional de Letras domina a norma culta da língua portuguesa, instru-mento preferencial de cultura, de comunicação e de exercício da cidadania. Para tanto, capacita-se a entender suas variações, que vão das diferenças regionais a outros níveis, como o coloquial, o popular, o técnico etc. O curso de Letras da Estácio capacita os alunos para o ensino da língua por-tuguesa, inglesa e espanhola e respectivas literaturas, além de qualificá-los para as funções de redator, revisor, tradutor, agente literário etc. Diferenciais • Conceito MB nas três instâncias avaliadas pelo MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações. • O ensino dá especial atenção a textos fundamentais das línguas ensi-nadas – dos clássicos aos contemporâneos. Mercado de trabalho

O licenciado em Letras atua como professor, crítico literário, pesquisador, resenhista, tradutor, agente literário e revisor de textos, dentre outras atividades. No cinema e na TV, como roteirista, redator e entrevistador. Na área empresarial, como produtor de discursos e consultor para as diversas modalidades da linguagem.

LEtrAS

Graduação em 3 anos

(Português/Espanhol, Português/

Inglês e Português/Literaturas)

(11)

MAtEMÁtIcA

Graduação em 3 anos e meio

Profissão

O profissional de Matemática tem habilitação em consonância com as atuais prioridades tecnológico-educacionais e direcionada para a atuação no ensino formal e informal em diferentes segmentos, além de ter o compromisso, como docente, de exercer a cidadania.

Diferenciais

• O curso da Estácio tem um perfil que engloba conhecimentos matemáticos, pedagógicos e de informática. • Os alunos do curso de licenciatura em Matemática obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), colocando a Estácio em primeiro lugar dentre todas as universidades públicas e privadas do Brasil. • Todos os alunos formados pelo curso até agora já estão no mercado de trabalho: alguns passaram em concursos públicos, entre os 20 primeiros aprovados; outros foram aceitos no mestrado (com CR acima de 8) e dão aulas na graduação da Estácio e no Cefet. Mercado de trabalho

Escolas públicas e privadas, no ensino fundamental, ensino médio e educação profissional; organizações não-governamentais (ONGs), trabalhando a matemática no ensino informal; cursos de formação de professores do ensino normal e cursos normais superiores. Além disso, pode exercer a função de pesquisador, desenvolver projetos na área de ensino de matemática para empresas públicas e privadas e participar de concursos para instituições de ensino públicas (SME, SEE, Cefet, Senai, Senac) e para instituições privadas.

(12)

Profissão

A Pedagogia é a área do saber que investiga os fundamentos e as reali-dades educacionais, visando nortear ações voltadas para a formação e o aperfeiçoamento do homem e da sociedade.

O campo de ação da Pedagogia é amplo, exigindo de seus profissionais qualificação adequada para atender às demandas socioeducativas inerentes à carreira, seja em estabelecimentos de ensino ou em em-presas e instituições de caráter social. Diferenciais • Em atendimento às diretrizes curriculares instituídas pelo Conselho Nacional de Educação, a Universidade Estácio de Sá já oferece seu curso de licenciatura em Pedagogia com projeto pedagógico inteira-mente reformulado.

• Na avaliação do MEC, o curso obteve conceito MB em seu projeto pedagógico.

PEDAGOGIA

(13)

Mercado de trabalho Na área das organizações escolares: instituições educacionais de dife- rentes níveis e modalidades de ensino, como escolas de educação in-fantil, ensino fundamental e ensino médio, no exercício da docência e na condução dos processos de gestão pedagógica e de administração escolar. Na área das organizações não-escolares: em ambiências educativas de instituições empresariais e de organismos públicos ou privados e em or-ganizações do terceiro setor (ONGs e demais organizações da sociedade civil), em especial nos setores ligados às atividades de planejamento, coordenação, avaliação e gestão de projetos educacionais.

(14)

QUÍMIcA

Graduação em 3 anos

Profissão

O profissional de Química está habilitado a ministrar aulas nos ensinos fundamental e médio e em programas de educação continuada e pes-quisa. Exerce também diversas atividades ligadas à indústria, além de aplicar seus conhecimentos em áreas como estudos ambientais e con-trole da poluição, controle da qualidade de matérias-primas e produto, produção de novos compostos e materiais, conservação e preservação de alimentos. Diferencial

• Laboratórios de química e física equipados com todo o instrumental necessário para as aulas práticas.

Mercado de trabalho

Escolas públicas e privadas; Secretarias de Educação; universidades e centros de pesquisa; órgãos de ciência, tecnologia e meio ambiente; empresas de consultorias educacionais e cooperativas de ensino.

(15)

tEOLOGIA

Graduação em 3 anos

Profissão

O profissional graduado em Teologia é um cientista da religião, ou seja, alguém capaz de enxergar o mundo e o homem através de seu caráter histórico, social e antropológico.

Diferenciais

• O curso da Estácio prioriza a formação cristã.

• Ao reunir pessoas de diferentes denominações cristãs e credos, o curso pretende ser um espaço de reflexão sobre o homem e a religião, levando ao estudo científico do fenômeno religioso e suas diferenças.

Mercado de trabalho

Ensino de Teologia nas escolas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada; atuação pastoral em igrejas e demais templos religiosos.

(16)

www.estacio.br

Referências

Documentos relacionados

chamam-se Linhas de escoamento. No escoamento estacionário estas linhas mantêm-se ao longo do tempo. Linhas de corrente são linhas cuja tangente, em cada um dos seus pontos, tem

Ferihegy a kísérteties kúrián kívül rendelkezik egy fantom repü­ lőgéppel is. A gép a történelem egy darabkája, hiszen a vasfüggöny lebontása előtti években

Para tanto procura, a princípio, definir o viés de estudo dessas relações a partir de pressupostos teóricos relacionados à intermidialidade, um campo de pesquisa,

O gerenciamento de vídeo e de segurança será realizado através do sistema XProtect da Milestone, com monitoramento de entrada, verificação de vídeo, visualizador de mapa

Clicando sobre os algarismos disponibilizados em “Troca de andar” o movimento é “x” unidades para cima ou para baixo, onde os valores negativos indicam movimento

A fim de realizarmos uma necessária comparação com a Coleção Teresa Cristina – e agora já direcionando nosso olhar para as temáticas principais –, cabe ressaltar que grande

05 BEATRIZ DOS SANTOS DO NASCIMENTO 06 CARLOS DANIEL DE LIMA RIBEIRO 07 BEATRIZ FERREIRA DE CASTRO 08 LEILA VIEIRA DO ESPÍRITO SANTO 09 LILIANE VIEIRA DO ESPÍRITO SANTO 10

Foram levantadas e analisadas publicações com temas que abordavam logística reversa, materiais recicláveis pós-consumo, organização coletiva dos catadores de resíduos,