• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal de São Carlos. Pró-Reitoria de Pesquisa. Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal de São Carlos. Pró-Reitoria de Pesquisa. Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

Universidade Federal de São Carlos

Pró-Reitoria de Pesquisa

Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica

Relatório PUIC

Título do Projeto de Pesquisa:

Banco de Sementes do Solo de uma Área de Sub-Bosque de Eucalipto

Nome do Aluno:

Bruno Flório Lessi (Email: mgodks@gmail.com)

Nome do Curso de Graduação:

Licenciatura em Ciências Biológicas

Nome do Orientador:

Maria Inês Salgueiro Lima (Email: ines@ufscar.br)

Departamento/Centro:

Departamento de Botânica (DB)

São Carlos / 2011

(2)

2

Resumo do Plano de Trabalho

Os objetivos previstos no nosso plano de trabalho foram: verificar a capacidade de auto-regeneração de uma área nativa de cerrado ocupada por um cultivo comercial de eucalipto, através do banco de sementes do solo; comparar as emergências de plântulas a partir de amostras de solo retiradas do local de estudo e levadas para casa de vegetação com aquelas que surgirem no próprio ambiente, após o corte dos eucaliptos. Para tanto serão realizadas coletas de campo numa área de 200 x 200 m subdividida em parcelas de 10x10m, onde serão sorteadas 50 parcelas de 10x 10 m para a coleta de dados das emergências em campo. Destas, serão sorteadas 30 parcelas de 50 x 50 cm, localizadas no centro das parcelas maiores, para amostragem do solo para o estudo de banco de sementes. As amostras de solo para o estudo do banco de sementes serão coletadas, separando-se a manta orgânica (serrapilheira) do solo. Com o auxílio de uma pá as amostras retiradas serão colocadas em sacos plásticos de cor preta, de modo a reduzir a influência da luminosidade, sendo identificados e transportados ao viveiro. As amostras serão colocadas em bandejas perfuradas de plástico de 26 cm x 36cm, com 4cm de profundidade, que serão identificadas e dispostas em bancadas sombreadas a 34% de interceptação de luz), em delineamento totalmente casualizado. As estruturas serão totalmente cobertas para impedir a entrada de sementes. Para monitorar a eventual entrada de propágulos externos serão colocadas três bandejas contendo areia esterilizada. A irrigação será realizada na periodicidade necessária para manter o solo úmido Para a contagem e identificação das plântulas emergidas das espécies presentes no banco de sementes, será utilizado o método de germinação e as avaliações serão feitas em intervalos de 15 dias, durante dez meses. Posteriormente, os dados sobre as emergências, encontradas no banco de sementes do solo, serão comparados com aquelas emergidas em campo. Para esta comparação, um mês após o corte dos eucaliptos será feito um levantamento das espécies nativas e exóticas no campo.

Introdução

O Brasil vem passando por uma notável crise ambiental, onde todas as atenções estão voltadas para a conservação de áreas florestais remanescentes, pois, cada vez mais fica evidente a relação destas com o clima, precipitação, preservação dos solos entre outros. Além da conservação dos fragmentos ainda existentes, é preciso pensar na regeneração de áreas degradadas, principalmente no Estado de São Paulo, onde a agricultura, silvicultura e pecuária são muito intensas.

As empresas que trabalham com silvicultura de eucalipto, em particular, têm interesse em atender ao código florestal e também às exigências da ISO 14001:2004, que normalizam o gerenciamento ambiental de forma a atingir três dimensões do desenvolvimento sustentável: a social, a econômica e a ambiental. O Código Florestalestabelece para o Estado de São Paulo a manutenção de áreas de reserva de Cerrado de no mínimo 20%, além das áreas de preservação permanente (APPs) (Costa & Araújo, 2002). Para esta adequação é necessário adotar técnicas de regeneração florestal em áreas de Eucalipto após seu corte. Estudos sobre a regeneração e acompanhamento dessas áreas ocupadas por eucalipto já vem sendo feitos há algum tempo (Sousa Filho et al. 2007; Kronka et al. 2005; Sartori et al., 2002), sinal de que

(3)

3

varias áreas estão sendo regeneradas e ao mesmo tempo sendo objeto de estudo para aperfeiçoar técnicas de manejo, sendo que estes devem levar em conta as especificidades da área que se deseja regenerar.

O fato de inexistir cobertura arbórea nativa em uma propriedade não elimina a necessidade de o proprietário instaurar a Reserva legal (RL) e as APPS. Nesses casos, é necessário promover a recuperação, em cada ano de pelo menos trinta avos da área total da referida reserva. Essa recomposição deverá ser, preferencialmente, com espécies nativas. A International Paper, uma empresa de produção de celulose e papel, possui diversas propriedades no Brasil. Uma delas está localizada no município de Brotas (SP) e alguns fragmentos no seu interior, ocupados por plantios comerciais de eucalipto estão sendo transformados em área de reserva e são eles o objeto do nosso trabalho.

A regeneração de áreas degradadas ou perturbadas é uma grande saída para a conservação do meio ambiente e das matas nativas principalmente onde existem poucos remanescentes como é o caso do estado de São Paulo. Segundo Martins (2010) uma área degradada é aquela que sofreu fortes impactos ambientais e assim perdeu sua capacidade de resiliência (área que perdeu sua capacidade de se recuperar sozinha em termos de matéria orgânica de solo, nutrientes, biomassa, banco de sementes etc) e uma área perturbada seria aquela que sofreu um distúrbio natural ou antrópico, mas, mesmo assim ainda mantém seu poder de resiliência.

Existem varias maneiras de se regenerar uma área degradada ou perturbada, levando em conta que uma área não foi totalmente degradada ou foi apenas perturbada e ainda possui certo grau de resiliência, uma técnica possível de ser utilizada é a regeneração natural. Essa prática se resume em deixar a vegetação a vegetação nativa rebrotar ou se regenerar a partir de sementes existentes no banco do solo, sem qualquer intervenção (Hoffman. 1998). Neste caso, diversas espécies colonizam a área, e modificam suas condições ecológicas até atingir graus cada vez mais estáveis (Martins, 2010). Segundo REIS & KAGEYAMA (2003) apud SOUZA FILHO et al. (2007)., Martins 2010 e Sousa Filho et al. 2007 a regeneração natural tem diversas vantagens, como o baixo custo, a possibilidade de existir muitas interações animal-planta, além de possibilitar sucessões ecológicas secundárias levando ao enriquecimento do ecossistema. Para essa técnica ter sucesso, a presença de matas remanescentes no entorno e de um banco de sementes são imprescindíveis, além da rebrota de indivíduos ainda vivos após o distúrbio (Martins, 2010). A velocidade de regeneração, em áreas com histórico de plantio de Eucalipto, dependerá de quanto tempo esta área vem sendo cultivada, quais as técnicas de plantio utilizadas (subsolagem, plantio direto), a existência ou não de plantas invasoras na época do plantio, o potencial regenerativo do banco de sementes do solo, o declive do terreno, entre outros fatores.

A regeneração natural pode ser utilizada em áreas degradadas ou perturbadas, principalmente em grandes propriedades, devido ao seu baixo custo. Para avaliar a eficácia desta técnica alguns estudos utilizam o banco de sementes para conhecer o potencial dessa regeneração natural e estes estudos vêm obtendo bons resultados (Araújo et al., 2001; Oliveira, 2007; Rodriguês et al., 2010). Os remanescentes de mata nativa no entorno do fragmento em regeneração também desempenham um importante papel na formação e na manutenção deste banco durante a regeneração e formação de uma mata fechada (Rodrigues at al., 2004 e Araujo et al., 2005). Segundo Baider et al. (1999), os diásporos contidos no

(4)

4

banco do solo são muito importantes para a regeneração de uma floresta. O banco de sementes influenciará diretamente na dinâmica das populações da mata em regeneração, a qual será decisiva para futuro dessa regeneração, uma vez que esta dependerá em parte das sementes existentes nesse banco de sementes do solo. O maior número de sementes viáveis se encontra na camada superior do solo, principalmente nos primeiros cinco centímetros.

A literatura mostra alguns trabalhos desenvolvidos em Minas Gerais e Santa Catarina (Rodriguês et al., 2010; Braga et al., 2008; Coldato et al., 1996), onde resultados positivos foram obtidos com o estudo do banco de sementes em áreas degradadas de uma Mata Atlântica. Neste caso o banco de sementes juntamente com a chuva de sementes é considerado como grande indicador para esse tipo de regeneração. No entanto, para o Cerrado não existem muitos trabalhos com essa perspectiva(Barreira et al.; Oliveira, 2007.) Além disso o conhecimento do potencial regenerativo do banco de sementes também pode ser importante para embasar estudos de transposição de solos com serapilheira para áreas a serem regeneradas formando assim ilhas de floresta que com o passar do tempo reconstituirão a mata original (Reis et al. 2003.).

Nesse projeto foi avaliado um fragmento anteriormente ocupado por cerrado, onde foi feito um plantio de eucalipto que sofreu um corte raso. Nesta área, foi investigada a capacidade de regeneração natural da vegetação via banco de sementes no solo em uma área com uma cultura de eucalipto de seis anos, com base nas seguintes questões: Espécies invasoras de culturas são predominantes nesse banco?; Existem no banco de sementes do solo diásporos de espécies de Cerrado? Como se dará a regeneração natural após o corte raso dos eucaliptos?

Objetivos

 Verificar a capacidade de auto-regeneração de uma área nativa de cerrado ocupada por um cultivo comercial de eucalipto, através do banco de sementes do solo.

 Comparar as emergências de plântulas e rebrotas a partir de amostras de solo retiradas do local de estudo e levadas para casa de vegetação com aquelas que surgirem no próprio ambiente, após o corte dos eucaliptos.

Materiais e métodos

Área de estudo

Este estudo foi realizado em um fragmento anteriormente ocupado por cerrado, onde foi cultivado eucalipto durante seis anos localizado em uma área da empresa International Paper produtora de celulose e papel no município de Brotas (SP). Dentro deste fragmento (22°11'50.39"S; 48° 6'5.88"O) foi marcada uma parcela de 200 x 200 m.

Amostra do banco de sementes

As coletas de campo foram realizadas na área de 200 x 200 m subdividida em parcelas de 10x10m, onde serão sorteadas 50 parcelas de 10x 10 m para a coleta de dados da vegetação existente no

(5)

5

sub-bosque. Para a amostragem de solo serão sorteadas 40 parcelas, onde será coletado o solo dentro de uma parcela de 50 x 50 cm, localizadas no centro das parcelas maiores. O solo para o estudo de banco de sementes será coletado dentro dessa parcela de 50 x 50 cm ate a profundidade de 5 cm no solo.

As amostras de solo para o estudo do banco de sementes foram coletadas, separando-se a manta orgânica (serrapilheira) do solo. As amostras foram retiradas, colocadas em sacos plásticos de cor preta, de modo a reduzir a influência da luminosidade. Para a contagem e identificação das plântulas emergidas das espécies presentes no banco de sementes, foi utilizado o método de germinação (Gross 1990). As amostras foram colocadas em bandejas plásticas perfuradas de 26 cm x 36 cm, com 4cm de profundidade, dispostas em bancadas (sombreadas a 34% de interceptação de luz em um viveiro), em delineamento totalmente casualizado. Para monitorar a eventual entrada de propágulos externos foram colocadas três bandejas contendo areia esterilizada. A irrigação foi realizada na periodicidade necessária para manter o solo úmido (Adaptado de Costalonga et al. 2006).

A contagem e identificação dos indivíduos foram feitas em intervalos de 15 dias, durante dez meses. Quando a identificação imediata não foi possível, o exemplar foi replantado em saco de polietileno contendo substrato constituído de terra de cerrado e esterco e mantido até a sua identificação.

Para o acompanhamento do processo regenerativo da etapa pós corte, foi montado um experimento de campo com a instalação de uma parcela de 20.625 m² (125 x 165 m), onde foram alocadas sistematicamente 25 sub-parcelas de 300 m² (25 m x 12 m), com bordadura de 10m entre elas. Um mês após o corte dos eucaliptos foram identificadas em campo as espécies nativas de cerrado, quando não foi possível a identificação no local, foram coletadas e herborizadas amostras dessas espécies e realizada a identificação em laboratório.

Resultados e Discussão

Emergiram das amostras do banco de sementes 31 espécies (Tabela 1), das quais apenas cinco eram espécies nativas de Cerrado. As demais eram invasoras de culturas. As espécies nativas: Myrcia

tomentosa, Psidium laruotteanum, Miconia albicans, Miconia ligustroides, Miconia rubiginosa são todas

espécies pioneiras e arbustivo-arbóreas. Com relação à sua distribuição na área, foi observado que as espécies de Cerrado se concentram na porção sudoeste do fragmento que era bem próximo a um remanescente de Cerrado da fazenda. Por outro lado, as invasoras puderam ser encontradas nas bandejas com amostras recolhidas em parcelas espalhadas por todo o fragmento. Destas, entre as mais frequentes no banco de sementes estão Brachiaria decumbens (29 emergências) e Kyllinga brevifolia (34) (Figura 1), que foram encontradas com uma maior concentração na parte Sudoeste do fragmento onde ocorriam clareiras da floresta de eucalipto, provavelmente por não tolerarem áreas sombreadas. Outras espécies com maior destaque foram: Spermacoce latifolia (211), Banbusa sp. (24), Cyperus flavus (33), Conyza

canadensis (61) (Figura 1), que são espécies invasoras encontradas por toda a área do fragmento

(6)

6

A presença de espécies nativas no banco de sementes do fragmento de eucalipto, mesmo com poucos indivíduos mostra que, pelo menos em parte, a regeneração natural da área, pode se dar a partir de sementes. As espécies invasoras, encontradas em maior número, também serão importantes durante os processos de sucessão ecológica porque contribuem para a proteção do solo.

Tabela 1. Espécies emergentes nas amostras do banco de sementes do solo

Espécie Família No. de indivíduos

Ocorrências no Solo

Ocorrências na Serrapilheira

Phyllanthus tenellus Roxb. Phyllanthaceae 21 1 20

Phyllanthus sp. Phyllanthaceae 20 16 4

Phyllanthus niruri L. Phyllanthaceae 13 7 6

Spermacoce latifolia Aubl. Rubiaceaea 211 104 107

Richardia grandiflora Rubiaceaea 7 7 0

Crepis japonica (L.) Benth Asteraceae 5 1 4

Emilia coccinea (Sims) G. Don Asteraceae 1 0 1

Emilia Fosbergii Nicolson Asteraceae 3 3 0

Erechtites hieraciifolius (L.) Raf. Asteraceae 2 0 2

Erechtites valerianifolius (Link ex Spreng.) DC. Asteraceae 1 0 1

Aster squamatus Asteraceae 1 0 1

Chaptalia integerrima (Vell) Brukart Asteraceae 1 0 1

Conyza canadensis (L.) Cronquist Asteraceae 61 15 46

Cyperus flavusVar. Umbellato flavus Cyperaceae 33 30 3

Cyperus diffusus Cyperaceae 7 5 2

Kyllinga brevifolia Rttb. Cyperaceae 34 34 0

Kyllinga odorata Vahl. Cyperaceae 4 4 0

Brachiaria decumbens Stapf Poaceae 29 29 0

Digitaria ciliaris (Retz.) Koeler Poaceae 3 2 1

Cardamine bonariensis Pers. Brassicaceae 12 0 12

Solanum AmericanumMill. Solanaceae 3 3 0

Croton glandulosus L. Euphorbiaceae 5 4 1

Indeterminada 1 Lamiaceae 3 3 0

Indeterminada 2 Urticaceae 7 0 7

Indeterminada 3 Poaceae 24 12 12

Myrcia tomentosa Myrtaceae 1 0 1

Psidium larouteano Myrtaceae 1 1 0

Miconia albicans Melastomataceae 3 3 0

Miconia legustroides Melastomataceae 1 0 1

Miconia Rubiginosa Melastomataceae 2 2 0

Total de espécies 31

Total de famílias 13

Total emergências na serrapilheira 233

Total de emergências no Solo 287

(7)

7

Figura 1. Espécies com maior número de indivíduos emergentes do banco de sementes

No banco de sementes foram encontradas 31 espécies totalizando 520 indivíduos (Figura 1). Dentre estas, cinco são nativas do Cerrado e as outras 26 são plantas infestantes de culturas (Tab.1). Após o corte foram encontradas rebrotas de 76 espécies e 634 indivíduos em uma área de dois hectares. Das cinco espécies do Cerrado germinadas a partir do banco, apenas uma não estava entre as rebrotas e as outras quatro apareceram com pequeno número de indivíduos. Dentre as espécies invasoras que ocupavam maior área no campo destacamos três: Spermacoce latifolia Aubl., Brachiaria decumbens Stapf e Croton glandulosus L (Tab. 2) foram coincidentes com o banco de sementes. Além disso,

Richardia brasiliensis Gomes foi encontrada no campo em grande quantidade, mas não emergiu do banco

de sementes.

Tabela 2. Número de indivíduos de espécies nativas de cerrado encontradas no banco de sementes e no campo

Espécies No.Indivíduos no banco No.Indivíduos no campo

Miconia albicans 3 20

Myrcia tomentosa 1 6

Psidium laroueteana 1 4

Miconia rubiginosa 2 1

(8)

8

Tabela 3. Principais espécies invasoras encontradas no banco de sementes e no campo e seus respectivos números de indivíduos e média de cobertura

Espécies Ind. Banco Campo (Media de % de cobertura)

Spermacoce latifolia Aubl. 211 16,92

Brachiaria decumbens Stapf. 29 48,28

Croton glandulosus L. 5 1,48

Richardia brasiliensis Gomes 0 11,56

Tabela 4. Espécies emergentes nas parcelas amostradas em campo

Família Espécie Nome popular Nº Ind.

Anacardiaceae Anacardium humile Cajuzinho do cerrado 6

Anacardiaceae Tapirira guianensis Peito de pombo 9

Annonaceae Annona coriacea Marolo 9

Annonaceae Duguetia furfuraceae 7

Annonaceae Xylopia aromatica Pimenta de macaco 40

Apocynaceae Peschiera fuchsiaefolia Leiteirinha 65

Araliaceae Schefflera vinosa 15

Aristolochiaceae Aristolochia esperanzae Jarrinha 3

Bignoniaceae Anemopaegma arvense 1

Bignoniaceae Memora peregrina 6

Bombacaceae Eriotheca gracilipes Paineira do cerrado 5

Bombacaceae Pseudobombax 1

Bromeliaceae Bromelia antiacantha 1

Caesalpiniaceae Bauhinia holophylla 5

Caesalpiniaceae Bauhinia rufa pata de vaca 1

Caesalpiniaceae Copaifera langsdorffii copaiba 15

Caesalpiniaceae Hymenaea martiana jatobá 1

Caryocaraceae Caryocar brasiliense Pequi 1

Cecropiaceae Cecropia sp Embaúba 1

Clethraceae Clethra scabra Vassourão (invasora) 3

Cunnoniaceae Cf. Lamanonia ternata 3

Ebenaceae Diospyros hispida 10

Euphorbiaceae Croton urucurana Sangra d'água 21

Fabaceae Acosmium dasycarpum 3

Fabaceae Acosmium subelegans 6

Fabaceae Andira humilis Cinzeiro 6

Fabaceae Dalbergia miscolobium 1

Fabaceae Machaerium acutifolim 4

Fabaceae Machaerium brasiliense 3

Fabaceae Stryphnodendron polyphyllum Barbatimão 2

Lauraceae Ocotea pulchela 11

Leguminosa Machaerium acutifolium 1

Leguminosa Machaerium brasiliense 1

Malpighiaceae Banisteriopsis stellaris 5

(9)

9

Malvaceae Luehea divaricata Açoita cavalo 4

Malvaceae Luehea grandiflora 2

Malvaceae Sida sp. Malvisco (invasora) 1

Melastomataceae Miconia albicans 20

Melastomataceae Miconia rubiginosa 1

Menispermaceae Cissampelos ovalifolia 1

Mimosaceae Anadenanthera falcata Angico 15

Mimosaceae Cf. Mimosa hirsutissima 1

Myristicaceae Virola sebifera 17

Myrtaceae Campomanesia adamantium 7

Myrtaceae Campomanesia pubescens 3

Myrtaceae Eugenia dysenterica Cagaita 4

Myrtaceae Eugenia hiemalis 1

Myrtaceae Eugenia punicifolia Cerejinha 1

Myrtaceae Myrcia bella 8

Myrtaceae Myrcia guianensis 1

Myrtaceae Myrcia lingua 19

Myrtaceae Myrcia multiflora 1

Myrtaceae Myrcia tomentosa 6

Myrtaceae Psidium australe 13

Myrtaceae Psidium cinereum 15

Myrtaceae Psidium laroutteanum 4

Ochnaceae Ouratea spectabilis 2

Papilionoideae Dalbergia miscolobium 14

Proteaceae Roupala montana 11

Rubiaceae Coussarea hydrageaefolia 41

Rubiaceae Foramea multiflora 1

Rubiaceae Palicourea marcgravii 12

Rubiaceae Rudgea viburnoides 59

Rutaceae Zantoxyllum rhoifolium Mamica de porca 1

Sapindaceae Cupania ternivalvis 1

Sapotaceae Pradosia brevipes 1

Solanaceae Solanum americanum 15

Solanaceae Solanum lycocarpum 3

Solanaceae Solanum sp. Fumo Bravo (invasora) 1

Verbenaceae Aegiphila lhotszkyana Tamanqueira 29

Verbenaceae Lippia lasiocalycina Cambará (invasora) 4

Verbenaceae Ucuuba 1

Vitaceae Cissus sp. 2

Vochysiaceae Qualea grandiflora 15

Vochysiaceae Qualea multiflora 2

Total de famílias 36 Total de espécies 76 Total de indivíduos 634

(10)

10

Os dados do banco de sementes nos indicam que as espécies de plantas infestantes, como a

Brachiaria poderão interferir na regeneração do cerrado, tendo em vista a alta porcentagem de média de

cobertura encontrada nas parcelas (Tabela 3). A grande diferença encontrada entre o número de espécies encontradas no banco de solo e no campo, no início da regeneração (Tabela 4), se deve principalmente à existência de rebrota dos indivíduos remanescentes da antiga vegetação nativa que permaneceu com os seus sistemas subterrâneos vivos, devido ao tipo de plantio utilizado para o eucalipto, denominado “plantio direto”, que dispensa a subsolagem e preserva os caules e xilopódios existentes entre as linhas de plantio.

Após o corte do eucalipto a área estudada foi coberta rapidamente pelas principais plantas infestantes de culturas encontradas no banco de sementes.

Bibliografia

ARAUJO, M. M. et al., Densidade e composição florística do banco de sementes do solo de florestas sucessionais na região do Baixo Rio Guamá, Amazônia Oriental. Scientia Forestalis n. 59, p. 115-130, jun. 2001.

BARREIRA, S. et al. Estudo da estrutura da regeneração natural e da vegetação adulta de um cerrado senso stricto para fins de manejo florestal. Scientia Forestalis n. 61, p. 64-78, jun. 2002.

BRAGA, A. J. T. et al. Composição do banco de sementes de uma floresta semidecidual secundária considerando o seu potencial de uso para recuperação ambiental. Revista Árvore, v.32, n.6, p.1089-1098, 2008.

BAIDER, C. et al. O Banco de semntes de um trecho de floresta Atlantica Montana (São Paulo, Brasil). Revista Brasileira de Biologia., 56(2): 319328. 1999

COLDATO, S. L. et al. Estudo da Regeneração Natra, Banco de Sementes e Chuva de Sementes na Reserva Genética Florestal de Caçador, SC. Ciência Florestal, v.6, n.1, 1996.

COSTA, R. G. & ARAÚJO, M. Planejando o uso da atividade rural – I Reserva legal e áreas de preservação permanente. Caderno de meio ambiente no. 8. Jornal Agora. Itabuna. Abril de 2002.

COSTALONGA, S.R., REIS, G. G. DOS, REIS, M. DAS G. F., SILVA, A. F. DA., BORGES, E.E. DE L.E, GUIMARÃES, F.P. Florística do banco de sementes do solo em áreas contíguas de pastagem degradada, plantio de eucalipto e floresta em Paula Cândido, M.G. Floresta. 36 (2) 239-250. 2006.

(11)

11

GROSS, K. L. A comparation of methods for stimulating seed numbers in the soil. Journal of Ecology. 78: 1079-1093. 1990.

HOFFMANN, W. A. 1998. Post-burn reproduction of woody plants in a neotropical savanna: the relative importance of sexual and vegetative reproduction. Journal of Applied Ecology 35: 422-433.

KRONKA F. J. N. et al., Monitoramento da vegetação natural e do reflorestamento no Estado de São Paulo. Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Goiânia, Brasil, 16-21 abril 2005, INPE, p. 1569-1576.

OLIVEIRA, S. F., Comparação do banco de sementes do solo de três fitofisionomias do bioma cerrado em áreas perturbadas. Dissertação de mestrado, Faculdade de tecnologia, Universidade de Brasília, 2007

REIS, A.; BECHARA, F. C., ESPINDOLA, M. B.; VIEIRA, N. K. & SOZA, L. L. de. Restaraçãode áreas egradadas: a ncleação como base para incrementar os processos sucessionais. Natureza & Conservação. 2003. 1(1): 28-36

RODRIGUÊS, B. D. et al. Avaliaçao do Potencial da Transposição da Serrapilheira e do banco de sementes do solo Para Restauração Florestal em Áreas Degradadas. R. Árvore, Viçosa-MG, v.34, n.1, p.65-73, 2010.

SOUZA FILHO, P. C. DE, BECHARA. F. C., CAMPOS FILHO, E. M. & BARRETTO, K. D. Regeneração Natural após Diferentes Níveis de Perturbação em Sub-Bosque de Eucalyptus sp. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 5, supl. 1, p. 96-98, jul. 2007

SARTORI M. S. et al., Regeneração da vegetação arbórea nativa no sub-bosque de um povoamento de

Eucalyptus saligna Smith. Localizado no Estado de São Paulo. SCIENTIA FORESTALIS n. 62, p.

86-103, dez. 2002.

Divulgação do trabalho e publicação em anais

Este trabalho foi apresentado na forma de painel durante o “X Congresso de Ecologia do Brasil” no período de 16 à 22 de setembro de 2011 no Hotel Guanabara em São Lourenço – MG. Resumo publicado em anais encontrado no endereço: http://www.sebecologia.org.br/xceb/resumos/717.pdf

Auto-avaliação do Aluno

Este projeto foi muito importante para minha vida, superou minhas expectativas, e me direcionou para um objetivo que é continuar com atividades relacionadas, como projetos de reflorestamento, aprender cada vez mais sobre esse assunto, assim como conhecer varias técnicas e procurar sempre o

(12)

12

aperfeiçoamento. Após a conclusão desse trabalho descobri que gostaria muito de seguir na vida acadêmica ou trabalhar em conjunto com as universidades em projetos de reflorestamento.

Esse projeto me despertou o interesse no assunto e no trabalho fora da universidade, me instigou a participar de eventos e a descobrir um universo totalmente novo sobre o tema e acho que não poderia ser melhor, me dediquei ao máximo e mesmo assim gostaria de ter me envolvido muito mais.

Futuro do Aluno

Concluiu o curso no fim do ano de 2011 e pretende ingressar na pós-graduação, estando no momento na fase de prestar exames.

Avaliação da Orientadora

O aluno Bruno Flório Lessi se empenhou muito durante o período de desenvolvimento deste projeto, mostrando-se sempre disposto a realizar os trabalhos tanto em casa de vegetação como em campo, dedicando-se também ao trabalho de levantamento bibliográfico e de leituras dos artigos científicos.

Os resultados já foram apresentados no trabalho de Ecologia e o estudante deverá continuar realizando um aprofundamento deste trabalho, acompanhando até o final de 2012 o processo de regeneração da área estudada, o que nos permitirá colher dados adicionais para a publicação de um trabalho científico.

Bruno Flório Lessi

Profa. Dra. Maria Inês Salgueiro Lima

Departamento de Botânica - UFSCar

Referências

Documentos relacionados

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento