• Nenhum resultado encontrado

The implementation of Observatório de Ideias da UEG Information Management in Education and Training

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "The implementation of Observatório de Ideias da UEG Information Management in Education and Training"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

The implementation of “Observatório de Ideias da UEG – Information Management in Education and Training”

Carla Conti de Freitas (Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Brasil) –

carlacontif@gmail.com

Armando Malheiro da Silva (Universidade do Porto, Porto, Portugal) –

armando.malheiro@gmail.com

This paper aims to present a research carried out in a post-doctoral internship in information management related to education and teachers’ training. It discusses the implementation of an Observatory in order to organize and provide information about activities such as scientific events, courses and researches conducted at the UEG that can meet the demands of other studies and research. For this, we developed a qualitative study from the activities that generate information and systematized them in an institutional portal. The final product presented was a result of a research and a space for dissemination and expansion of information built in this area of expertise. Key-words: information management – education – training

1. Introdução

A implantação do Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação foi motivada pela necessidade de organizar e disponibilizar as informações sobre as atividades como eventos, curso e pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Goiás (UEG) que possam atender às demandas de outros estudos e pesquisas na área de educação e formação. Observatório é entendido, conforme Sakata (2013: 9), como “um espaço de pesquisa de processos e aplicações e de geração de conhecimento e/ou informação” e é também “um gênero de laboratório que reúne, verifica e sintetiza dados e depoimentos, informações e fórum de discussão” (Amar, 2011 apud Sakata, 2013: 9).

Nesse sentido, o objetivo do Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação é apresentar à comunidade científica a produção de conhecimento da UEG, e possibilitar a realização de outras pesquisas a partir da socialização das informações e do relacionamento entre os pesquisadores de diferentes instituições. Podem-se considerar os seguintes desdobramentos desse objetivo: (a) registrar, analisar e divulgar as atividades de pesquisa, extensão e ensino, relacionadas às áreas de atuação da UEG como a formação de professores e profissionais da educação; (b) registrar a história de eventos científicos realizados e promovidos pela UEG e analisar o papel dos eventos na criação e na difusão do conhecimento produzido na universidade e nas parcerias estabelecidas a partir de seus pesquisadores; (c) divulgar as publicações acadêmico-científicas dos grupos de pesquisa vinculados aos pesquisadores da UEG.

A implantação do Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação se justifica pela importância que se tem hoje de divulgar e difundir o conhecimento produzido na UEG uma vez que isso possibilita a realização de outras pesquisas a partir do relacionamento entre os pesquisadores da universidade e de diferentes instituições, motivando o desenvolvimento de regiões de aprendizagem (Boekema, 2000).

Desta forma, a implantação do Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação ampara-se teoricamente em estudos sobre gestão da informação (Silva, 2006, 2009, 2013), destacando seu aspecto “transversal e

(2)

interdisciplinar” (Silva, 2013) e ressalta a importância do conhecimento produzido na região (Boekema, 2000, 2007; Klin, 2001). As regiões são pontos chave para a criação do conhecimento e aprendizagem, pois são coletoras e repositoras de conhecimento e ideias e oferece um ambiente ou infraestrutura que facilitam o fluxo de conhecimento, ideias e aprendizagem (Freitas & Rovere, 2012). Além disso, explora a cooperação e a interação entre diferentes instituições e indivíduos como condição para geração de novos conhecimentos e de inovação nas áreas de educação e formação.

Para possibilitar o relacionamento com outras instituições e promover a interação e cooperação entre professores e pesquisadores, o Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação disponibiliza as informações em um portal na internet cujo endereço é www.observatorio.ueg.br.

2. Metodologia

A implantação do Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação surgiu do desenvolvimento da ideia de criar um canal de comunicação que possibilitasse divulgar e difundir o conhecimento criado na UEG, em áreas relacionadas às atividades dos cursos oferecidos, estabelecendo uma condição de relacionamento entre os pesquisadores e socializando as informações para que novas pesquisas pudessem ser realizadas. A implantação deste Observatório é fruto do projeto de Estágio Pós Doutoral na Faculdade de Letras, Departamento de Jornalismo e Ciências da Computação, da Universidade do Porto de onde se destacam dois aspectos. Primeiro, concretiza uma parceria entre pesquisadores a partir da disponibilização das informações oriundas de trabalhos já realizados e, segundo, estabelece uma condição formal de cooperação entre as instituições para a realização de pesquisas futuras.

Para compor o Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação foram consideradas três atividades que resumem as ações de produção e difusão de conhecimento: os eventos científicos, os cursos de pós-graduação e as publicações científicas, realizadas no Campus Inhumas da UEG. As informações são organizadas e disponibilizadas em um sítio institucional cujo endereço é

www.observatorio.ueg.br com a seguinte estrutura e design (Figura 1).

FIGURA 1 – APRESENTAÇÃO DO PORTAL DO OBSERVATÓRIO DE IDEIAS

(3)

Fonte: www.observatorio.ueg.br

Para a implantação do Observatório, realizou-se uma investigação que se preocupou com o aprofundamento da compreensão de um grupo social ou de uma organização, o que caracteriza uma abordagem qualitativa, capaz de incorporar a questão do significado e da intencionalidade. Neste sentido, o Observatório é o produto e ao mesmo tempo o objeto de estudo cuja construção se dá a partir de diversos instrumentos ou técnicas de pesquisa como documentos, entrevistas e observação direta, considerando que “ao decidir pela utilização de documentos em um estudo, deve-se sempre vê-los como meios de comunicação” (Flick, 2009: 230). Desta forma, a pesquisa que levou a implantação do Observatório envolveu quatro etapas.

A primeira etapa constituiu-se da seleção dos eventos científicos, cursos e publicações que comporiam o Observatório. Quanto aos eventos científicos, foram considerados quatro eventos: 1) ENFOPLE – Encontro sobre Formação de Professores de Línguas Estrangeiras; 2) SIMPEL – Simpósio de Pratica de Ensino de Línguas; 3) SI – Semana de Integração, promovidos e realizados no Câmpus Inhumas da UEG, e 4) CIEGESI – Congresso Internacional de Estratégia em Gestão, Educação e Sistema de Informação, do Câmpus de Educação à Distância da UEG. Dos cursos de pós-graduação, considerou-se um curso de especialização existente, Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, e um de mestrado a ser proposto sobre Gestão da Informação em Educação, sendo que ambos se relacionam e caracterizam a temática. As publicações selecionadas envolvem revista científica e livros editados por professores do Câmpus Inhumas, que serão descritos a seguir.

A segunda etapa caracterizou-se pela coleta e o registro das informações sobre as atividades selecionadas. Para isso, foram considerados os registros existentes e os relatos dos participantes de cada evento, curso ou publicação.

A terceira etapa concretizou-se na criação do sítio do Observatório e a sua composição a partir das informações obtidas nas etapas anteriores e a quarta etapa constitui-se da análise do papel das atividades na criação e na difusão do conhecimento produzido na universidade e nas parcerias estabelecidas a partir de seus pesquisadores.

(4)

O Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação disponibiliza informações sobre os eventos realizados pela UEG, Câmpus Inhumas e em parceria com outras instituições, destacando a sua relevância na criação e na divulgação do conhecimento. Serão descritas a seguir as atividades consideradas para a implantação do referido Observatório.

3.1. Eventos Científicos 3.1.1 O ENFOPLE

O ENFOPLE se realiza anualmente e em 2014 foi realizada a décima edição. Este evento caracteriza-se como um espaço para a divulgação dos estudos e das pesquisas realizadas na área de formação de professores por docentes da UEG e de outras instituições do Brasil e do exterior.

Dada a relevância do evento para a instituição e para o processo de formação de professores de línguas estrangeiras da região, torna-se relevante um estudo sobre a trajetória desse evento na universidade, considerando as suas características desde a criação, as mudanças que ele apresentou nesse processo e as suas contribuições para a região. A partir das informações dos participantes de cada edição, propõe-se a construir a memória dessa atividade e analisar sua contribuição para o processo de formação de professores.

FIGURA 2 – ENFOPLE

Fonte: www.observatorio.ueg.br

3.1.2 SIMPEL

O Simpósio de Prática de Ensino de Línguas é realizado anualmente e apresenta os resultados das atividades de estágio realizadas nas escolas-campo pelos alunos formandos do curso de Letras. As apresentações são destinadas aos alunos do curso de Letras e professores da educação básica da região, proporcionando um momento de divulgação e socialização dos conhecimentos.

(5)

Fonte: www.observatorio.ueg.br

3.1.3 Semana de Integração

A Semana de Integração é realizada anualmente, congrega as atividades de pesquisa dos cursos de Letras e de Pedagogia e promove a discussão sobre as pesquisas em andamento nos dois cursos, possibilitando uma discussão interdisciplinar.

FIGURA 4 – SEMANA DE INTEGRAÇÃO

Fonte: www.observatorio.ueg.br 3.1.4 CIEGESI

(6)

O CIEGESI tem como objetivo divulgar as atividades do grupo de pesquisa denominado EGESI e promover o intercâmbio entre os pesquisadores das duas instituições: da UEG e da Universidade do Porto.

(7)

FIGURA 5 - CIEGESI

FONTE: www.observatorio.ueg.br

3.2 Cursos de Pós-Graduação

O Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação apresenta dois cursos, sendo um de Pós Graduação Lato Sensu, Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação; e um Stricto Sensu em Gestão da Informação, em construção.

3.3 As publicações científicas

O Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação disponibiliza as produções científicas relacionadas às atividades que o compõem como os documentos relacionados aos eventos: anais e livros. Foram consideradas as publicações dos grupos de pesquisas e pesquisadores vinculados à UEG, desde que de acordo com o seu escopo inicial. Entre as publicações citam-se: Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI, disponível no Portal de Periódicos Científicos da UEG www.revista.ueg.br/index.php/revelli), Anais dos eventos, disponível no Portal de Anais de Eventos (www.anais.ueg.br) e a Coletânea Luso-Brasileira composta por cinco volumes publicados no período de 2010 a 2014.

4 – Conclusões

A implantação do Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e Formação permite a reflexão sobre a relação entre as atividades da universidade, motivando outros estudos bem como a relevância dos eventos e das publicações científicas para a construção e difusão do conhecimento na área de educação.

A médio e longo prazo, a disseminação das informações das pesquisas por meio do portal do Observatório de Ideias da UEG – Gestão da Informação em Educação e

(8)

Formação poderá gerar novas pesquisas e publicações, além de contribuir e fortalecer o conhecimento na região.

As etapas descritas aqui se referem a implantação do Observatório e o caráter interdisciplinar e contínuo desse recurso garantirá a ampliação e divulgação das informações.

5 – Referências bibliográficas

BOEKEMA, Frans; MORGAN, Kevin; BAKKERS, Silvia; RULTEN, Roel. (2000) Knowledge, innovation and economic growth: the theory and practice of learning region. Edward Elgar Publishing USA.

FLICK, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

FREITAS, Carla C. (2008) Sustentabilidade no ensino superior: uma prática transdisciplinar na formação de professores. Goiânia: Kelps.

FREITAS, Carla C.; ROVERE, Renata L. (2012). Anais do I Seminário Sobre Políticas Públicas e Aspectos das Mudanças Institucionais no Brasil e em Goiás. Anápolis: UEG. KLIN, J. J. (2001). A cidade-região: regionalismo e reestruturação no grande ABC paulista. Rio de Janeiro: DP&A.

SAKATA, M. C. G.; SILVA, A. M.; RICCIO, E. L.; COPABIANCO, L. (2013) Construção do Observatório da USP CONTECSI: Análise da dinâmica científica e impacto nacional e internacional de um congresso acadêmico. São Paulo: Prisma.

RUTTEN, Roel; BOEKEMA, Frans. (2007). The learning region: foundations, state of the art, future. Edward Elgar Publishing: Cheltenham, UK.

SILVA, Armando M. (2006). A informação: da compreensão do fenômeno e construção do objeto científico. Porto/Portugal: Edições Afrontamento.

________________. (2009). A Gestão da informação na perspectiva da pesquisa em ciência da informação: retorno a um tema estratégico. In Governança Estratégica, Redes de Negócios e Meio Ambiente: fundamentos e aplicações. Coleção Luso-brasileira II. Anápolis: Editora da Universidade Estadual de Goiás.

________________. (2013). A gestão da informação como área transversal e interdisciplinar: Diferentes perspectivas e a importância estratégica da tipologia informacional. In Gestão da Informação, Inovação e Logística. Coleção Luso-brasileira IV. Goiânia: SENAI/FATESG.

Referências

Documentos relacionados

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Internal sac armature (Fig. 5) consisting of two basal spine-shaped straight sclerites, 2.8 times as long as wide (Fig. 5a) or as in figure 5A; two long, laminar and median