• Nenhum resultado encontrado

Este é o Islam. Muhammad El-Maghraby. Preparação: Bassam Attarras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Este é o Islam. Muhammad El-Maghraby. Preparação: Bassam Attarras"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Este é o Islam

Muhammad El-Maghraby Preparação: Bassam Attarras

(2)

Em nome de Deus, o Misericordioso, o Misericordiador

As crenças islâmica

 Crença na existência de um só Deus. Não há outra divindade além de Deus, o Único, o Uno. Cremos em Seus belos nomes e atributos. A divindade e a perfeição absoluta pertencem somente a Ele. Deus está isento de qualquer defeito, Exaltado seja de ser comparado a qualquer semelhante dentre as criaturas. Ele criou tudo, a Ele pertencem os assuntos, ninguém deve ser obedecido além d’Ele, Glorificado seja, a Ele adoramos e amamos.

 Crença em Mohammad, o Mensageiro de Deus (S). Cremos em suas palavras e em nos atos dele. A ele obedecemos e o temos como exemplo. Ele é o derradeiro dos profetas, pois não haverá profeta algum depois dele. A sua legislação substitui todas as legislações anteriores.

(3)

 Crença na profecia. Os profetas são mensageiros de Deus para a humanidade, desde Adão (AS) até Mohammad (que Deus os abençoe e lhes dê paz). Os mais afamados são Noé, Abraão, Moisés, Jesus e Mohammad (que Deus os abençoe e lhes dê paz). Eles foram enviados para transmitir o monotéismo (a crença), a lei (o lícito e o ilícito), e serem o exemplo para a elevação de toda a humanidade. São a nata das criaturas, infalíveis de cometerem pecados e vilezas. São os líderes cujas palavras e atos constituem para que foram enviados, a segunda fonte de legislação, após a inspiração divina (o Livro revelado). As palavras e os atos do profeta Mohammad (S) são denominados Sunna (tradições e costumes e, os que seguem são abençoados por Deus).

 Crença nos livros. Deus revelou a seus profetas livros, entre os quais citamos: a Tora, o Evangelho e o Alcorão. Todos os livros, com exceção do Alcorão, foram perdidos ou adulterados, ou pelo passar do tempo, ou cópias e

(4)

traduções, com alterações nos textos (na pronúncia e no significado). O Alcorão Sagrado é o único livro que foi registrado por escrito, e está sendo transmitido pelos muçulmanos desde os tempos do Mensageiro de Deus, Mohammad (S) até os nossos dias atuais. Está garantida a sua origem com a sua retenção nas mentes e através da sua escrita e impressão. Ele representa constituição dos muçulmanos, a fonte primeira de legislação e, nenhum livro está acima dele. A sunna fornece explicação para muitos assuntos. O Alcorão representa um milagre eterno no seu estilo, no seu significado, nas suas narrativas, nas várias indicações científicas a respeito dos assuntos humanos, cósmicos, suas legislações e notícias. Ao lê-lo, descobrimos a verdade sobre todos os assuntos da vida e sentimos tranquilidade: “Não é, acaso, certo, que a recordação de Deus sossegam os corações?” (Alcorão Sagrado. 13:28).

(5)

 Crença nos anjos. São criaturas desconhecidas feitas de luz. Foram-lhes designadas tarefas que dizem respeito ao cosmos, ao ser humano, à revelação (como a transmissão da revelação para os profetas e os mensageiros) Eles não desobedecem a Deus em tudo que lhes é ordenado e fazem o que lhes é determinado. Deus os engrandeceu e não são descritos na sua natureza como machos ou fêmeas.

 Crença na vida futura. Após a vida terrena começa a outra vida. Por mais tempo que o ser humano viva, ele irá morrer. A vida futura (desconhecida) começa com o falecimento, passando pela ressurreição (o renascimento final) e se prolongará desde o ingresso do ser humano no Paraíso ou no inferno até a eternidade, de acordo com as suas escolhas às crenças e aos atos na vida terrena.

(6)

Os rituais islâmicos

 A sabedoria na criação do ser humano é o seu exame quanto à sua adoração a Deus, o Altíssimo: “Não criei os gênios e os humanos senão para adorarem-Me.” A adoração, no Islam, significa a submissão total a Deus, Glorificado e Exaltado seja e somente a Ele. Devemos obedecê-Lo totalmente e amá-Lo acima de tudo. O obedecê-Lo é representado à obediência aos Seus Mandamentos, evitando-se em desobedecê-lo, construindo a terra e instituindo a lei nela. Com o conhecimento correto de Deus, com a aplicação de Suas leis e a prática de todos os rituais, realizam-se os interesse do ser humano, evitando a maior parte de malefícios e corrupções, conservando a sua natureza humana do desvio, purificando-se e se elevando até os mais altos graus. O conhecimento aqui teve uma ampla importância. A primeira palavra a ser revelada por Deus foi: “Lê”. Da mesma forma, o último versículo a ser revelado indicou a complementação da legislação, com

(7)

todas as suas regras e detalhe: ”Hoje, Completei a religião para vós, Tenho-vos agraciado generosamente e vos Aponto o Islam por religião” (Alcorão Sagrado, 5:3).

 A oração ou salat, em árabe, é praticada na alvorada, ao meio dia, à tarde, no crepúsculo e à noite. Precede-se com a ablução ou o banho. É composta de unidades para se estar em contato com Deus. Nela se recorda de Deus e se pede o que se necessita.

 O jejum ou siam, em árabe, é a abstenção da comida, da bebida e das relações sexuais, desde a alvorada até o por do sol, durante um mês por ano (o mês do Ramadan) com a intenção de se aproximar de Deus.

 O tributo ou zakat, em árabe, é uma forma de culto econômico de 2,5% que deve ser pago ao pobre pelo rico, que possui o equivalente a 85g de ouro (R$2.400,00), se permanecerem um ano lunar

(8)

em sua posse e estejam além das suas necessidades básicas. Representa uma solidariedade social e um treinamento para o indivíduo em gastar e doar e para insuflar o amor e a amizade entre todas as classes sociais.

 A peregrinação ou hajj, em árabe, é um rito representado pela viagem da vida que nos vincula ao berço da revelação. A pessoa visita os locais sagrados, troca conhecimentos com outros muçulmanos (uma espécie de congresso internacional) durante o qual se cumpre os rituais da peregrinação. A adoração não se restringe a esses quatro pilares, uma vez que toda prática do bem leva a Deus, mas a adoração no sentido geral. O procurar o conhecimento, a pesquisa e a descoberta constituem em adoração. O evitar a prática do mal é adoração. O servir à sociedade é adoração. A fé é formada por mais de setecentas partes, a mais importante é o monoteísmo e a mais simples é remover do caminho o que pode causar aos outros.

(9)

As relações no Islam

 O homem é social por natureza e não conhece tudo que o beneficia ou prejudica. Por isso, a legislação islâmica abrange um código de relacionamento com os outros. Ela estabeleceu os direitos e os deveres em todos os contratos e transações como as de casamentos, de compras e vendas, de locações, de sociedades e assim por diante.

A conduta moral no Islam

 A moral e a ética que devem adornar o ser humano em sua conduta consigo mesmo e com os outros foram estabelecidas pela legislação islâmica. Elas orientam para as boas e advertem sobre as más práticas. A veracidade, a confiança, a lealdade, o trabalho, o empenho, a justiça são virtudes exigidas. A mentira, a traição, a fraude, a conspiração, a injustiça, são vícios contra os quais a legislação advertiu. Está no Alcorão Sagrado:

(10)

“Deus ordena a justiça, a prática do bem, o auxílio aos parentes e veda a obscenidade, o ilícito e a injustiça. Ele vos exorta a que mediteis” (Alcorão Sagrado, 16:90).

As organizações no Islam

 A religião islâmica é abrangente quanto a todas as atividades da vida. Ela é diferente das outras organizações e legislações. Ela possui uma independência completa, como é estabelecido pela Enciclopédia da Jurisprudência Islâmica. A jurisprudência islâmica é uma herança canônica, inigualável. Ela está baseada na justiça dos direitos e eleva o homem ais mais altos pontos da benevolência. A legislação islâmica possui características particulares em todas as suas organizações, seja organização social, econômica, administrativa, política, educacional, militar. Todas essas organizações possuem suas peculiaridades, regras e seus detalhes. Isso confirma o princípio de que o Islam é uma religião

(11)

tanto para o indivíduo, como para o Estado, para a comunidade, como para a pessoa, para a adoração individual, como para as leis sociais e as relações internacionais.

O lícito e o ilícito no Islam

 O círculo do lícito no Islam é muito amplo. Deus permitiu as coisas boas (o benéfico e não prejudicial) e proibiu as coisas ruins (o imoral e prejudicial). As coisas ilícitas são poucas e entre as comidas proibidas estão: a carne de porco, a carniça, a carne de aves de rapina e a carne das feras. Entre as bebidas proibidas estão: as inebriantes, como o álcool, por exemplo, e o sangue. As drogas entorpecentes também são proibidas e, as drogas usadas como remédios, devem ser analisadas para que se comprove que nada há de ilícito, na composição dela e, que estejam de acordo com o conceito lícito ou halal, em árabe.

(12)

As características do Islam  A origem divina

É uma religião revelada por Deus, o Altíssimo: ”É a revelação do Prudente, do Laudável” (Alcorão Sagrado, 41:42).

 A abrangência

É uma religião que abrange todos os aspectos da vida e cuida do ser humano em todos os detalhes.  A validade

Ela vale para todos os tempos e todos os lugares.  A universalidade

Ela não pertence a uma raça, cor, grupo, classe ou país. É de toda a humanidade, sem imposição, nem obrigação.

 O centralismo

Sem fanatismo nem extremismos. Ela abrange tanto o mundo atual como o futuro, preocupa-se com o espírito e o corpo proibindo a debilitação e o celibato, fonte de legislação para o indivíduo e a sociedade. É a religião que está em harmonia com a natureza fácil e tranquila do ser humano.

(13)

 O intelecto e o ideal

É uma religião que torna a procura do conhecimento uma obrigação para todos os muçulmanos e muçulmanas. Considera isso uma das mais elevadas adorações e aproximações de Deus. É dever de toda a comunidade islâmica procurar o ápice do conhecimento benéfico (legal religioso e cósmico experimental). Não encontramos nada no Islam que contrarie a mente sã e o conhecimento aceito. Nele você encontra as respostas certas para as grandes perguntas que deixam perplexa a humanidade a humanidade e a mente não consegue sozinha responder. Da mesma forma, a intelectualidade significa que ela trata com os sentidos e é considerada entre o que a mente e a indução conseguem alcançar. Ela não admite que a mente possa imiscuir-se nas questões do desconhecido porque não tem capacidade para isso.

(14)

O pecado na ótica do Islam

O ser humano é uma criatura falível, que foi criada livre de pecados. Ele não arca com o pecado alheio. Ele é capaz, possui livre arbítrio, podendo praticar tanto o bem como o mal. Deus teve misericórdia dele mostrando-lhe os dois caminhos. Se for sensato na sua escolha, conhecer o ato e seu veredito e então praticar o bem, Deus lhe concederá recompensa na outra vida e a felicidade na vida terrena. Se praticar o mal, ele merecerá a censura e o castigo. Se cometer um erro contra Deus, depois arrepender-se e pedir perdão imediatamente, não necessitará confessar a um ser humano, nem de intermediário, nem precisará oferecer sacrifício. Se o erro for contra um ser humano, ele deve, além do arrependimento, devolver o direito a seu dono. Deus gosta da pessoa arrependida e perdoa os seus pecados, trocando os seus maus atos em bons atos. Se o ser humano se apresentar com pecados do tamanho da Terra, e então se arrepender com sinceridade

(15)

diante de Deus. Ele aceitará seu arrependimento e lhe concederá indulgência e satisfação do tamanho da Terra. Na prática de alguns crimes são aplicadas penas terrenas que os juízes muçulmanos determinam. É uma educação para os criminosos e para os outros, uma satisfação ao agredido e uma proteção para toda a sociedade.

O Estado islâmico

O mundo testemunhou, durante um longo período, o prevalecimento do Estado islâmico, liderado por seres humanos, alguns justos e outros injustos. Deus o fortaleceu quando aplicou a Ler d’Ele e o enfraqueceu quando se desviou da Sua orientação e método. O estabelecimento do Estado islâmico é uma questão humana muito importante e uma obrigação divina grandiosa, porque a legislação islâmica necessita de um Estado para ser aplicada no indivíduo e na sociedade. Os mais importantes objetivos desse Estado são o empenho na divulgação do mesmo, a sua proteção contra os

(16)

corruptores, o esclarecimento das más interpretações a respeito do ser humano, do cosmos e da vida. Tudo isso não pode ser conseguido a não ser por intermédio de um Estado que se preocupa em proteger os interesses humanos em governá-los através do Islam, protegê-los e se empenhar em enriquecê-los e torná-los felizes, castigando o errado e recompensando o certo. Certamente, a Terra não se beneficiará na multiplicidade étnica e cultural que nela se encontram a não ser à sombra do Islam, porque é o Estado da justiça e irá certamente prevalecer com anuência de Deus. Todas as crises que ele vive atualmente, com a falência das instituições, a presença das grandes potências e a instabilidade da humanidade não são mais do que dores passageiras do nascimento, com a anuência de Deus, do Estado islâmico prometido.

(17)

Más interpretações a respeito do Islam Não se deixe levar pela opinião de pessoas sem vivência e conhecimento verdadeiro sobre o Islam, que só sabem dizer mal sobre o verdadeiro caminho dos muçulmanos. Consulte sempre uma entidade islâmica para saber a verdade.

Como se tornar muçulmano

O Islam não lhe tira nada que é benéfico. Tudo que lhe pertence continua seu. Ele acrescentará conhecimento e respostas que você não possui e não encontra em outro lugar. Você só tem de expressar com sinceridade a crença na unicidade de Deus dizendo: Presto testemunho que não há outra divindade além de Deus e presto testemunho que Mohammad é o mensageiro de Deus.

Deus, Exaltado seja, diz:”Dize-lhes: Ó adeptos do Livro, vinde, para chegarmos a um termo comum, entre nós e vós. Comprometamo-nos,

(18)

formalmente a não adorarmos senão a Deus, a não lhe atribuirmos parceiros.” (Alcorão Sagrado, 3:64).

Este é um pequeno resumo a respeito da religião do Islam. Se você deseja mais informações procure a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil.

(19)

Lista de Livros Gratis em Portugues

www.fambras.org.br

Cópia Gratuita do Nobre Alcorão na

Língua Portuguesa

www.gratisquran.com/br

OBS: Nós esperamos que após o termino da

leitura os nossos livros, voce repasse eles

adiante para outras pessoas para que assim

seja distribuído o beneficío em todos os

lugares.

(20)

Lista de Mesquitas e Instituições Islâmicas

no Brasil

Federação das Associações Muçulmanas do Brasil

Rua Tejupá, 188 – Jabaquara – CPC 04350-020 – São Paulo SP – Brasil Tel: 00-55-11-5035-0810 Fax: 00-55-11-5031-6586 Email: info@fambras.org.br www.fambras.org.br Mesquita Brasil

Av. do Estado, 5382 – Cambuci

CEP: 01516-000 - São Paulo – SP – Brasil Tel: (005511) 3208-3726 Email: alurubat@uol.com.br

Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil

Rua Barão de Ladário, 922 – Pari – São Paulo SP – CEP: 03010-000 – Brasil

Tel: (005511) 3311-6734

Email: Ligaislamica@ligaislamica.org.br www.ligaislamica.org.br

(21)

Mesquita Abu Bakr

Rua Henrique Alves dos Santos, 161, Jardim das Américas, Caixa Postal 242 - CEP: 09725-530 - São Bernardo do Campo - SP

Tel: (11) 4122-2400 Fax: (11) 4332 2090 portal@islambr.com.br

www.islambr.com.br

Mesquita de Santo Amaro

(Federação das Entidades Muçulmanas do Brasil) Av. Yarvant Kissijkian, 106 Santo Amaro CEP: 9657-000 - São Paulo - SP

Tel: (11)5563-8917 / 5031-0810 Fax: (11) 5563-8917

Mesquita de Santos

Sociedade Beneficente Islâmica do Litoral Paulista

Av. Afonso Pena, 309, Litoral, CEP: 11020-001 - Santos – SP Tel: 13-32725726

islamica@uol.com.br

Mesquita de Mogi das Cruzes

Sociedade Beneficente Islâmica de Mogi das Cruzes Av. Francisco Ferreira Lopes, 1304, CEP: 08735-200 Mogi das Cruzes – SP

Tel: 4799-9244

Mesquita Muçulmana de Barretos

União Beneficiente Muçulmanos de Barretos

(22)

Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro

Rua Gomes Freire, 176 - sala 205 - Centro Rio de Janeiro - CEP 20231-000

Tel: (021) 2224-1079 sbmrjbr@yahoo.com www.sbmrj.org.br

Instituto Latino - Americano de Estudos Islamicos

Rue Saadeddine Ali Wardeni, 26 - Jd. Guapore, Maringa - Parana –

Brasil - CEP 87. 060 -250 Tel: 55 44 3024 - 0020

contato@academiaislamica.org.br

www.academiaislamica.org.br

Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu

Rua Meca S/N - Jardim Central

CEP: 85864-410 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil Tel: (045) 3573-1126

www.islam.com.br

Centro Cultural Islâmico Da Bahia

centroislamicodabahia@hotmail.com

Tel: (71) 3241-1337 (71) 3326-9607

Centro Islâmico Do Recife

Tel: (81) 3423-1393 (81) 3491-3495

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo primeiro: As empresas que compõe a categoria e, que entre o período de 1º de maio de 2018 e 30 de setembro de 2019, não concederam/repassaram nenhum reajuste salarial aos

Este artigo propõe a utilização de um modelo computacional, implementado no Software Arena®, como recurso auxiliar no ensino de sistemas de bombeamento de água por

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo conhecer a diversidade das espécies da avifauna que habitam as áreas da propriedade do sítio