• Nenhum resultado encontrado

#Não temas! Caminha com Jesus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "#Não temas! Caminha com Jesus"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

05 de março

CASA DE ORAÇÃO

Bom dia! Hoje temos um desafio muito especial. Estamos na terceira semana do tempo forte da Quaresma. E para começar trazemos um pedacinho do filme em que Jesus se mostra um pouco revoltado com o que estão a fazer com a Casa de Deus no seu tempo. Vamos ver:

Texto / Vídeo

https://youtu.be/BSUEpQdYBds

Reflexão

Isto passa-se nos dias antes do povo judeu celebrar a Páscoa judaica (que não tem o mesmo significado que a nossa Páscoa cristã). Os judeus tinham de oferecer animais para serem sacrificados no templo ou oferecer um par de pombas e outras coisas. Davam ofertas em moedas de cobre, e para isso tinham de trocar nas bancas.

Então nos dias antes da festa da Páscoa, muitos comerciantes enchiam o Templo de muitas bancadas de venda e troca de moeda.

Jesus quando chega… faz o que faz e recorda: ESTA É UMA CASA DE ORAÇÃO NÃO UM MERCADO. E expulsa aquela gente toda.

De facto a casa de Deus não é para se fazer comércio, para se vender e comprar coisas. Vamos lá para rezar. Então o desafio desta semana é valorizar a casa de Deus (capela, Igreja)como espaço para a oração/ adoração. Ali não se vai para brincar.

Oração

Pai Nosso… Nossa Senhora Auxiliadora…. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

(2)

O7 de março

DE PASSAGEM

Bom dia! Esperamos que esteja tudo a correr bem. Começamos o nosso dia com uma pequenina história que depois nos quer ajudar a arrumar algumas coisas que estão a fazer peso na nossa vida.

Texto

O jovem viajante ao passar viu um mosteiro e resolveu pedir abrigo. Foi então recebido por um velho monge que lhe ofereceu abrigo e alimentação. Ao entrar nos seus aposentos reparou na simplicidade e, sobretudo, na total ausência de mobílias - só se viam livros e velas. Curioso, o viajante perguntou:

- Meu velho, desculpe-me a pergunta, mas onde estão as suas coisas, a sua mobília?

- E onde estão as tuas? – perguntou rapidamente o experiente monge.

O jovem olhou surpreso para o velho e respondeu: - As minhas?! Mas eu estou aqui só de passagem! - E eu também, meu jovem! – respondeu o velho monge de modo sereno.

Reflexão

Neste tempo da Quaresma, este conto ajuda-nos a pensar no que é verdadeiramente importante! Hoje, vamos apelar à tua imaginação:

 Imagina que irias viajar algum tempo de mochila às costas. Que coisas absolutamente necessárias levarias?

 O que é que não levarias para não dificultar a caminhada?

 Agora vamos dar um salto para a nossa vida: Pensa nas coisas que no teu dia-a-dia se tornaram pesadas e tens de carregar! Mentira, palavras feias, preguiça, excluir colegas, desobediência… alguma destas se transformou em peso e nem te apercebeste? O que desejarias deixar para trás?

(alguma reflexão com os alunos ajudando-os a perceber o que são estes pesos e como nos deixam tristes e nos tiram a paz)

Oração

(3)

06 de março

SÍRIA: HISTÓRIA CONTADA ATRAVÉS DE “SELFIES”

Bom dia!

Hoje trazemos uma história de um adolescente na Síria, país em confrontos militares e onde estão a morrer muitas crianças e muitas pessoas que precisam de cuidados médicos e de ser assistidos.

Texto

Um adolescente na Síria está a partilhar vídeos e fotografias para contar a história da guerra civil síria: um conflito de sete anos que já conta com a morte de pelo menos 400 mil pessoas e deslocou milhões.

Muhammad Najem, de 15 anos, documenta a destruição no leste de Ghouta, perto de Damasco, onde ataques aéreos mataram 560 pessoas durante nove dias no final de fevereiro, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Muhammad começou a tweetar sobre a guerra em dezembro, partilhando imagens de ataques com mísseis e imagens de crianças que sofreram ferimentos com bombardeamentos. A captação de imagens de Muhammad sobre a região devastada pela guerra inclui fotos dele a estudar à luz de velas, num esforço para continuar a estudar enquanto a guerra se desencadeia.

Muhammad partilha fotos da sua escola destruída e recentemente publicou uma foto em que está a comprar madeira madeira com uma camisola do Bart Simpson: Eu sou como qualquer criança em al-Ghouta. Em vez de ir à escola, vou comprar um pouco de madeira para minha mãe cozinhar o almoço. Espero que a guerra termine e todos possamos voltar para a escola.

Na segunda-feira, Muhammad chamou a América para ajudar: Nós somos pessoas de Ghouta Oriental no país da Síria. Vivemos aqui sob cerco , disse ele, enquanto estava de pé diante de pilhas de entulho num vídeo postado no Twitter. O mundo esqueceu-se de nós. Estão a observar-nos morrer de fome e de bombardeamento. Vejam esta destruição... Vivemos hoje no século XXI. Ajuda-nos e não sejas como o resto do mundo.

Oração

Hoje, recordamos esteas crianças e famílias que ainda sobrevivem. Façamos um minuto de silêncio como pediu o Papa há uns dias atrás.

Pai Nosso… Nossa Senhora Auxiliadora…. Rogai por nós. Em nome do Pai e do

(4)

08 de março

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Bom dia! Hoje recordamos com muito carinho todas as mulheres. Há muitos anos atrás a mulher não era

muito valorizada sendo tratada de modo diferente. Por isso, nasceu este dia. Partilhamos convosco um pequeno filme para ajudar a agradecer a grande mulher que nos deu a vida.

Texto/ Vídeo

https://youtu.be/8-_ktsPs7Qg

Reflexão

A rapariga, a mulher é dom de Deus. Tem características muito próprias que precisam ser valorizadas. Nem em todos os países a situação da mulher é igual. Por vezes ela é vista de um modo diferente levando a que existam diferenças entre homens e mulheres em locais de trabalho, por exemplo.

Mas a mulher é tão capaz como o homem.

Hoje, entregamos a Nossa Senhora, Mulher de coragem e de paz, todas as mulheres, mas sobretudo aquela que nos deu a vida e pensa em nós.

Oração

(5)

09 de março

O ESCULTOR

Bom dia! Este é o tempo de pensarmos no imenso amor que Deus tem por cada um de nós. Nós somos obras-primas, obras de arte amadas e desejadas por Deus. Libertemo-nos de tudo o que em nós não agrada ao nosso Deus.

Texto

Um escultor famoso veio viver para a cidade. Com o martelo e o cinzel, começou a trabalhar no mármore. Uma criança, ao passar por ali a caminho da escola, espreitou pela porta aberta e perguntou:

- O que é que o senhor está a fazer?

- Estou a tirar deste bloco de mármore o que está a mais. Lá dentro está escondida uma coisa muito bela. - E o que é que tem lá dentro?

- Mais tarde saberás. Se quiseres saber, passa por aqui no mês de abril.

A criança agradeceu e continuou o seu caminho. O tempo foi passando, mas não se esqueceu do escultor. Chegou o tempo da Páscoa. A criança bateu à porta do estúdio e entrou. Disse ao escultor:

- Vim ver essa coisa muito bela que estava escondida no bloco de mármore. - Olha para esta escultura. Gostas?

- Sim, é muito bonita. Fica bem na minha casa. O escultor explicou uma vez mais:

- Foi preciso muito trabalho para tirar da pedra o que estava a mais. (Pedrosa Ferreira, Boa Noite, p. 30) Reflexão

 Em preparação para a Páscoa, não deixemos que seja mais uma Páscoa sem sentido. Façamos algo diferente: valorizemos a oração, sejamos mais amigos, ajudemos a que todos estejam bem e se sintam felizes, acolhamos todos nas brincadeiras, pensemos que o colega, o adulto que está ao meu lado todos os dias é um dom de Deus, e o que faço com esse dom? Destruo? Magoo com palavras, com gestos?

 Peçamos a Jesus e a Maria que nos dê um coração bom, que nos ajude a sermos bons uns para os outros.

Oração: Pai Nosso, Avé- Maria… Nossa Senhora Auxiliadora…. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

(6)

Bom fim de semana!

Escuta!

Referências

Documentos relacionados

Assim, sob a égide das discussões literárias em torno da linguagem, estão os artigos A essência nômade da palavra roseana: uma incursão pelo espaço literário de Ave,

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

O empregador é obrigado a fornecer atestados de afastamento e salários ao empregado demitido, no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho. a) nos casos de aposentadoria

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

produtos e equipamentos não usuais, porém já fornecidos para o início de suas atividades. Outros equipamentos fornecidos como veiculos e máquinas instaladas tem vida

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of