• Nenhum resultado encontrado

Introdução. O Granth Sahib

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução. O Granth Sahib"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Introdução

O Sikhismo foi fundado no do século XV por Sri Guru Nanak Dev, o primeiro dos Gurus nascidos em Talwandi (hoje Nankana Sahib), em Seikhpura, no distrito de Lahore, no Pasquistão. Ele não fez uma tentativa de erguer uma nova religião. Ele tentou uma unidade religiosa que abraça-se tanto os Hindus como os Maometanos ou muçulmanos. Ele insistiu na adoração do Deus uno, o Criador e o Supremo Controlador, o qual é tudo, e além de quem qualquer pensamento da existência individual é somente Maya. Guru Nanak tentou o seu melhor plano para unir Hindus e os Muçulmanos, numa única linguagem de amor a Deus, e serviço ao homem. As principais doutrinas do Sikhismo são a união ou unidade de Deus e da irmandade do homem.

Um Sikhi é admitido para o privilégio da comunidade onde ele recebe o Pahul (batismo). Quando ele é batizado, ele passa a adotar os cinco Kakas: o “Kes”, (não cortar o cabelo), o “Kachh”, (barba curta ), o “Kara” (bracelete de ferro), o “Kirpan” (adaga de aço), e o “Kangha” (pequeno pente usado no cabelo).

Os Sikhis dividem-se dentro de muitas sub-seitas, a saber: Udasis, Nirmalas e os Akalis. Os Udasis são uma ordem ascética de Nanakshahi Sikhs. Os Nirmalas são celibatários. Eles também são uma ordem de ascetas dos Nanakshahis. Os Akalis são os mais fanáticos de toda a seita Sikh; eles vestem uma roupa de tom azulado, e um turbante negro.

O Granth Sahib

O Granth Sahib é a escritura sagrada dos Sikhs. Guru Nanak inventou a linguagem Gurumukhi, o que é uma corrutela do Hindi. Ele contém um alfabeto com 53 letras. Todo o Gran Sahib estão na lingagem Gurumukti. As escrituras sagradas ou o Santo Granths são duas. Uma foi compilada pelo quinto Guru, ou Guru Arjun Dev. O outro é uma coleção de uma miscelânea de hinos do décimo Guru, ou Guru Govinda Singh, e traduções de livros em sânscrito sob as ordens de Guru Govind Singh. Uma parte do Granth contém um abstrato do Ramayana, e do Srimad Bhagavata.

Princípios fundamentais do Sikhismo

(2)

ii) Rendição implícita a vontade de Deus; iii) A prática da retidão e da honra;

iv) Fraternidade de Deus e irmandade do homem; v) Não adorar senão a Deus;

vi) Trabalhar na boa fé é uma obrigação imposta por Deus; abandonando o medo por um mau resultado, bem como a esperança de um bom resultado.

Japji (cinco estágios)

Japji é a grande oração da manhã para os Sikhs. Ela é a mais sagrada coleção de hinos para Guru Nanak. Ela é a pedra fundamental na qual a escritura Sikhs, o Sagrado Guru Nanak, foi construída. Os hinos foram arranjados na atual forma pelo quinto Guru, Sri Guru Arjun Deva. Ele contém o Mula-mantra, 38 Pauris ou passos ou degraus, e um Shloka, o qual forma o epílogo ou conclusão.

O Gran Sahib, a escritura principal dos Sikhs, inicia com o Japji. O resto do Granth Sahib é uma exposição da doutrina filosófica e dos ensinamentos contidos no Japji. Ele mostra o caminho para alcançar a Deus. Sohila é repetido no melhor tempo. No Japji Guru Nanak é dada uma lúcida, lacônica, e bela descrição dos estágios através dos quais a alma individual deve passar, com a finalidade de alcançar a paz eterna.

Há cinco estágios ou Khandas, a saber: 1) Dharam Khand, 2) Gian Khand, 3) Shanran Khand, 4) Karam Khand, e 5) Such Khanda.

O Mulamantra, ou sagrada oração dos Sikhs, afirma que neste reino final há apenas Deus. Seu nome é Verdade. Ele é o Criador. A pessoa fica livre do medo e da inimizade. Está além do tempo. Deus é imortal, não nascido, sem forma e auto-existente. Ele pode ser realizado pela graça do Guru. Deus existe antes do começo do mundo. Ele existe antes do início das eras ou Yuga. Ele existe agora, diz Nanak, e existirá para sempre. Estes são conteúdos essenciais dos Upanishdas ou Vedanta para os Hindus.

(3)

As metas do Sikhismo

A meta do Sikhismo repousa em Moksha, o qual é realizado na união com Deus, descrita como amor como o Supremo amado, e resultando na auto-transcendência, perda do egoísmo,

bem-aventurança eterna ou Ananda. O Sikh está imerso em Deus, assimilado, identificado com Ele. A união com Deus é a concretização da individualidade, na qual as pessoas, livres de todas as limitações, tornam-se co-abrangentes, e co-operantes e co-presente com Deus. No Sikhismo, Moksha significa realização dentro do amor de Deus. O homem não é Deus, mas está representado na unidade, na mística consciência, com Ele. Deus é um Senhor Pessoa, e o Criador.

Caminho da realização

Para levar o homem a sua meta ou Moksha, os seguidores do Sikhismo realizam Japa e cânticos de hinos devocionais. Através do canto dos Santos Nomes do Senhor, Sat Nam, a alma limpa-se das suas impurezas. O ego e dominado, e o vaguear da mente é acalmado. Esta atitude conduz ao silêncio da superconsciência. Deste estágio, entra-se na luz divina, e assim alcança-se o estado de bem-aventurança divina. Uma vez que esta meta elevada é alcançada, o devoto deve dedicar a sua consciência para o bem dos outros. A elevada meta pode ser realizada apenas pela graça de Deus, e isto é obtido exclusivamente por seguir o Satguru (nos dias de hoje, um santo ou Sant, uma vez que não há Gurus vivendo, pelos ditos de Govinda Singh, o décimo e último dos Gurus Sikhis), e pela repetição dos Santos Nomes do Senhor, guiador pelo Adi Granth, a escritura e base repositória da autoridade espiritual. Para os Sikhs, não há uma imagem para ser adorada, ou símbolo para a Divindade, mas muitos deles

freqüentam vários templos Hindus e Muçulmanos, porque não são pessoas sectárias.

O sikhismo hoje

(4)

Índia, concentrados, em sua maioria, no estado do Panjabi.

Existem numerosas comunidades sikhs no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Canadá. Também são uma minoria importante na Malásia e Cingapura.

A forma literária da língua punjabi, escrita no alfabeto gurmukhi, está muito ligada à religião sikh. De facto, os falantes de panjabi hindus ou muçulmanos utilizam geralmente o hindi e o urdu, respectivamente, como línguas escritas. São principalmente os sikhs quem escreve em panjabi.

Após as eleições indianas de 2004, o Dr. Manmohan Singh tornou-se o primeiro sikh que ocupa o posto de Primeiro Ministro da Índia. É também o primeiro não hindu a ocupar o cargo.

Crenças dos Sikhs

1. Eu creio em Deus como o Uno Soberano, o onipotente, imortal e Criador pessoal, um Ser além do tempo, que é chamado de Sat Nam, e Seu nome é Verdade.

2. Eu creio que o homem cultiva a espiritualidade pelo vivenciar da veracidade; servindo abnegadamente, e pela repetição do Santo Nome e das orações de Guru Nanak, Japaji.

3. Eu creio que a salvação repousa no entendimento da Verdade divina, e que o caminho seguro esta na fé, no amor, na pureza e na devoção a Deus.

4. Eu creio o que está escrito, na autoridade ética do Adi Granth, como sendo uma desvelação de Deus.

(5)

5. Eu creio que para conhecer Deus é essencial o Guru como guia que, em si mesmo

absorvido em amor ao verdadeiro, está apto para despertar a alma na verdade da sua própria natureza divina.

6. Eu creio na linhagem dos dez Gurus: Guru Nanak, Guru Angad, Guru Ram Das, Guru Arjun, Guru Har Govinda, Guru Har Raí, Guru Har Krishnam, Guru Tegh Bahadur, e Guru Govinda Singh, todos eles são meus mestres.

7. Eu creio que o mundo é Maya, uma vã e transitória ilusão; apenas Deus é verdade, quando todos morrem.

8. Eu creio no adotar do último nome “singh”, significando “leão”, e “coragem”, e nos cinco símbolos: 1) roupas brancas (pureza), 2) espada (bravura), 3) bracelete de ferro (moralidade), barba e cabelos sem corte (renúncia), e pente (limpeza).

9. Eu creio no caminho natural e sustento oposição ao jejum, peregrinação, castas, idolatria, celibato e asceticismo.

Cerimônias e Festivais

Nam Karan - Nomeação de uma criança

Assim como a mãe e a criança são capazes de viajar, a família visita o Gurdwara. Lá eles recitam hinos alegre do Guru Granth Sahib para comemorar o nascimento do novo filho. Karah Prashad (pudim sagrado) é preparado pela família. Amrit (água doce) também é preparado e dado à criança, bem como a mãe. O nome é escolhido pegando o Hukam, o granthi

(6)

Amrit Sanskar - Batismo

Esta é a cerimônia sagrada para a iniciação na irmandade Khalsa. Deve ser tomado somente por aqueles que estão totalmente maduras o bastante para perceber o compromisso

necessário e a importância. O iniciante pode ser um homem ou mulher, de qualquer casta ou religião anterior. Geralmente eles são encorajados a começar a se comportar, agir e olhar como um Sikh antes de procurar o batismo. O batismo é feito em um lugar calmo, longe de distrações, onde Sri Guru Granth Sahib foi instalado. O iniciante é necessário lavar os cabelos, cobrir a cabeça, vestir roupas limpas e fazer os 5K’s, antes de se apresentar aos 6 Sikhs amritdhari (aqueles que já são batizados). Cinco amritdhari Sikhs irá realizar a cerimônia, enquanto se lê Sri Guru Granth Sahib. Os fundamentos do Sikhismo são explicados ao

iniciante e este é seguido por Ardas e é pego para fazer o Hukam (abertura de Sri Guru Granth Sahib para uma página aleatória e leitura de um hino). Amrit (água doce açúcar) é preparado em uma tigela de aço e misturado com uma kirpan pelos cinco amados enquanto Japuji, Jaap, Ten Sawayyas, Bainti Chaupai e seis versos de Anand Sahib são recitados. Isso é seguido por Ardas e o iniciante bebe o amrit cinco vezes nas mãos em concha e exclamando Waheguru Ji Ka Khalsa, Waheguru Ji Ki Fateh (O puro pertence a Deus, a vitória de Deus). Amrit é então aspergido sobre o cabelo e os olhos do iniciante e qualquer sobra é bebido por todos os

presentes. Isto é seguido de uma explicação do código de conduta e disciplina necessária para uma Khalsa. O Khalsa é obrigatorio a vestir a 5K’s que são:

1) Kesh: Cabelo longo sem cortar

2) Khanga: Um pequeno pente de cabelo feito de madeira 3) Kara: Um bracelete de metal

4) Kacha: Uma roupa intima de algodão

5) Kirpan: Em sua origem, era uma espada cerimonial, mas agora é apenas uma pequena adaga. Ele simboliza o poder e a liberdade de espírito, auto-respeito, a luta constante do bem e da moral sobre a injustiça. O Kirpan nunca deve ser usado para atacar, mas pode ser usado para auto-defesa ou para proteger a terceiros

E o Khalsa também é obrigatorio abster-se de:

(7)

1) corte de cabelo,

2) comer carne halal muçulmano,

3) conviver com uma pessoa que não sejam o cônjuge e 4) utilizar substancias toxicas, como o tabaco.

Outras violações do código de conduta também são explicadas antes por Ardas é novamente repetida. Isto é seguido por pegar o Hukam e comendo pudim de Karah (pudim sagrado) de uma tigela comum. Se uma pessoa não tem um nome Sikh, tomam um novo nome neste momento.

  

Cerimônia Funeral

No Sikhismo a morte é considerada um processo natural e a vontade de Deus. Quaisquer manifestações públicas de luto no funeral, tais como choro ou chorando alto são

desencorajados. A cremação é o método preferencial de eliminação, caso não é possível qualquer outro método, como a inumação ou submersão no mar são aceitáveis. Culto dos mortos com lápides, etc não é recomendado, porque o corpo é considerado só a casca, a alma da pessoa é a sua verdadeira essência. O corpo é geralmente banhados e vestidos por

familiares e levado para a cremação. Há hinos que são recitados induzindo a sensação de desprendimento e são recitados pela congregação. Como o corpo está sendo cremado, Kirtan Sohila a oração noturna é recitado e Ardas é oferecido. As cinzas são eliminadas por imersão no rio mais próximo. A não leitura contínua de todo o Sri Guru Granth Sahib é realizado e programado para terminar no décimo dia. Isto pode ser realizado em casa ou no Gurdwara. A conclusão desta cerimónia marca o fim do período de luto.

Caminho Akhand

Este é o sem parar ao fim da leitura de Sri Guru Granth Sahib, que é realizado para comemorar qualquer ocasião alegre ou em momentos de dificuldades, tais como nascimento, casamento, morte, mudar para uma casa nova, e Gurpurbs. A leitura sem parar leva aproximadamente 48 horas e é realizado a familiares, profissionais ou leitores na presença da família. A leitura deve ser clara e correta para que ele possa ser compreendido por todos os ouvintes. Após a

conclusão da leitura de Bhog e a cerimônia realizar-se, o Hukam é tomado e aberto em qualquer página para ler o hino da página. Karah Parshad (pudim sagrado) também é distribuído a todos os presentes.

(8)

escondendo nas selvas. Realizar o Caminho Akhand como um ritual cego é altamente desrespeitoso para o Sri Guru Granth Sahib e contrária aos ensinamentos dos Gurus.

Gurpurbs

Importantes aniversários associados à vida dos Gurus são referidos como Gurpurbs. Estes são geralmente marcados com a gurdwaras Akand Caminho (capa a capa contínua de leitura de Sri Guru Granth Sahib), concluindo no dia específico. Há também kirtan (recitação musical dos hinos do Sri Guru Granth Sahib), bem como katha (palestras sobre Sikhismo). Alguns locais também têm kirtan Nagar, onde há uma procissão com o Sri Guru Granth Sahib liderado por 5 Sikhs realização Nishan Sahibs (a bandeira Sikh).

Entre as celebrações maiores Gurpurb são:

 Primeira instalação de Sri Guru Granth Sahib, no Templo de Ouro pelo Guru Arjan Dev  Nascimento do Guru Nanak (tradicionalmente celebrado em Novembro)

 Nascimento do Guru Gobind Singh  Martírio de Guru Arjan Dev

 Martírio de Guru Tegh Bahadur

 O Martírio de Sahibzadas (os filhos do Guru Gobind Singh)

Vaisakhi

Guru Amar Das é a primeira festa institucionalizada como um dos dias especiais, quando todos os sikhs se reúnem para receber as bênçãos de Gurus Goindwal em 1567. Em 1699, Guru Gobind Singh reuniu milhares de pessoas em Anandpur Sahib e fundou a ordem Khalsa batizando 5 Sikhs corajosos que estavam dispostos a dar sua vida para o Guru. Os Cinco Amados por sua vez, batizado Guru Gobind Singh Khalsa na fraternidade. Neste dia, comemorado em todo 13 de abril é considerado o aniversário da ordem Khalsa. Sikhs gurdwaras visitam feiras e desfiles são realizados. Muitos Sikhs escolhem a ser batizado na fraternidade Khalsa neste dia, bem como as embalagens do posto bandeira Nishan Sahib, no

(9)

máximo, gurdwaras são alterados em Vaisakhi.

Nota: Vaisakhi não é o Ano Novo Sikh. Vaisakhi ocorre no segundo mês do calendário Sikh. O Ano Novo é Sikh em Chet um acordo com o calendário Sikh, que ocorre em 14 de março a cada ano.

Bandi Chhor Divasi  

Em Bandi Chhor Divas 1619 o Templo de Ouro foi iluminada com muitas luzes para receber em casa e comemorar o lançamento do Guru Hargobind de prisão em Fort Gwalior. Os Sikhs continuaram esta celebração anual com as lâmpadas acesas gurdwaras fora e doces distribuídos a todos. O maior encontro acontece no Templo Dourado, que é iluminada com milhares de luzes.

Maghi

Sikhs gurdwaras visitam e ouvem kirtan neste dia para comemorar o martírio dos Quarentas Imortais. O maior encontro acontece no Muktsar uma feira anual onde é realizada. Ela ocorre no primeiro dia de Maghar Sangrant, cerca de 14 de janeiro. Quarenta seguidores do Guru Gobind Singh, que anteriormente tinha abandonado, lutou bravamente contra a hegemonia de forças do exército mongol e foram martirizados aqui. Guru Gobind Singh pessoalmente

abençoou como tendo alcançado mukti (liberação) e cremados em Muktsar.

Hola Mohalla

Um festival anual de milhares de pessoas detidas em Anandpur Sahib. Ela foi criada pelo Guru Gobind Singh em conjunto de Sikhs para exercícios militares e simulações de batalhas no dia seguinte o festival indiano de Holi. As simulações de batalhas foram acompanhados por música

(10)

com um grande desfile encabeçado pelo sahibs Nishan do gurdwaras na região. Hola Mohalla é realizada em torno de 17 de março.

Sangrand

Este é o momento em que o Sol passa de um signo do zodíaco para a próxima, é o início do novo mês no calendário indiano. O início do novo mês é anunciado no gurdwaras pela leitura de partes do Maha Bara, a canção dos 12 meses, pelo Guru Arjan Dev (pág. 133) ou às vezes por Bara Maha Guru Nanak Dev (pág. 1107). Este dia marca apenas o início do novo mês e não é tratada como sendo maior ou melhor do que qualquer outro dia.

Bilbiografia:

http://www.sikhs.org/ Acesso: 23 de Julho, 2010.

http://www.gita.ddns.com.br/religioes/sikhismo.php Acesso: 23 de Julho, 2010.

http://www.gita.ddns.com.br/religioes2/sikhismo2.php Acesso: 23 de Julho, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Em atendimento ao objetivo neste estudo, a saber, analisar como se manifestam as CDs dos DEs PRI e VEP, além daquelas contidas na literatura para o conceito- chave “ventilação”

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Pode acontecer que outros já fizeram a mesma operação, com a mesma maneira de fazer, ou já viram em outro lugar, mas verão que estou fazendo e fotografando da minha maneira, e

I have the honour to state that, in accordance with arrangements between the Shell International Petroleum Company Limited (acting on its own behalf and also on behalf of

E os específicos foram: verificar as reações dos clientes diante do diagnóstico de insuficiência renal crônica e da necessidade de realizar hemodiálise; identificar as

O Anexo I deste documento contém o projeto de um Memorando de Entendimento (ME) a ser firmado entre a Organização Internacional do Café (OIC) e a Plataforma Global do

Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade