• Nenhum resultado encontrado

LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH Monique Santos Santana. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS HUB Maria Márcia Carneiro de Oliveira Carvalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH Monique Santos Santana. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS HUB Maria Márcia Carneiro de Oliveira Carvalho"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Sumário

APRESENTAÇÃO ... 9

LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH ... 11

Monique Santos Santana

LEGISLAÇÃO DO SUS ... 21

Silvana Lima Vieira

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – HUB ... 37

Maria Márcia Carneiro de Oliveira Carvalho

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO) – HUB... 51

Deybson Borba de Almeida

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – UFTM ... 63

Carlos Eduardo Verdiano

e Letícia Alves Fernandes

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – HUUFMA ... 81

Márcia Maria Carneiro Oliveira

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – HUUFPI ... 95

Virginia Crispina de Oliveira Gomes

LÍNGUA PORTUGUESA ... 109

Leonardo Campos e Paula Barbosa

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO ... 131

Davi Monteiro Alves de Queiroz

(2)

Conhecimentos

Específicos – HUB

Maria Márcia Carneiro de Oliveira Carvalho

.

01

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) A pena de cassação do direito

ao exercício profissional é de competência do Conselho Federal de Enfermagem, conforme o disposto no art. 18, da Lei n° 5.905/73. As pena-lidades, referentes à advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional, também são responsabilidade do Conselho Re-gional de Enfermagem, sendo registradas no prontuário do profissional de Enfermagem. Leia as afirmativas abaixo e assinale a Alternativa que corresponde à resposta correta. Para a gra-duação da penalidade e respectiva imposição consideram-se:

I. A maior ou menor gravidade da infração. II. As circunstâncias agravantes e atenuantes da

infração.

III. O dano causado e suas consequências. IV. Os antecedentes do infrator.

V. O local da infração, sendo que as unidades críticas, como Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro são consideradas as de maior gravidade. Estão corretas as afirmativas. a) I,II,III e IV.

b) II,III e V. c) III, IV e V. d) I, II, III, IV e V.

|COMENTÁRIOS|.Grau de dificuldade: DIFÍCIL 

Alternativa A: VERDADEIRA. Para penalidade, a

maior ou menor gravidade da infração, deve ser aplicável de acordo com as Art. 18 – Aos

infra-tores do Código de Deontologia de Enfermagem poderão ser aplicadas as seguintes penas: advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional. As circunstâncias agra-vantes e atenuantes da infração estão relacio-nadas ao dano causado e suas consequências e os antecedentes do infrator.

Alternativa B: FALSA. II e III estão corretas. Porém

V está errada, pois para graduação de penali-dade, não se aplica o pronto socorro, pois não é considerado uma unidade critica. Portanto o local da infração, sendo que as unidades críticas, como Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro são consideradas as de maior gravidade, não está verdadeiro.

Alternativa C: FALSA. III e IV são verdadeiros.

Porém V está errada.

Alternativa D: FALSA. I, II, III e IV são verdadeiros.

Porém V está errada.

.

02

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) O Técnico de Enfermagem exerce

atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de Enfermagem. Considerando as atividades exercidas pelo técnico de enferma-gem, não é permitido a esse profissional: a) Participar da programação da assistência de

Enfermagem.

b) Executar ações assistenciais de Enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro.

(3)

38

Maria Márcia Carneiro de Oliveira Carvalho

c) Participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar. d) Liderar a equipe de saúde.

|COMENTÁRIOS|.Grau de dificuldade: FÁCIL

Alternativa A: FALSA. No art. 12da lei 7.498, de 25

de junho de 1986, do código de ética dos profis-sionais de enfermagem, o técnico de enfermagem exerce atividades cabendo-lhe especialmente a participação da programação da assistência de enfermagem.

Alternativa B: FALSA. No art. 12- pois no art. 12 da

lei 7.498, de 25 de junho de 1986, do código de ética dos profissionais de enfermagem, o técnico de enfermagem executa ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do enfermeiro.

Alternativa C: FALSA. No art. 12- pois no art. 12

da lei 7.498, de 25 de junho de 1986, do código de ética dos profissionais de enfermagem, o técnico de enfermagem participa da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.

Alternativa D-VERDADEIRA- O técnico de

enfer-magem pelo art.12 da lei 7.498, de 25 de junho de 1986, ele tem que participar da equipe da saúde e não liderar.

.

03

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) O centro cirúrgico é uma unidade

hospitalar considerada crítica do ponto de vista clínico, tecnológico e principalmente microbioló-gico. Dessa forma, os profissionais que atuam nessas unidades, em particular os profissionais de enfermagem, devem ter todo cuidado para garantir menor risco possível de contaminação. Correlacione as colunas abaixo, enumerando-as de cima para baixo, e a seguir assinale a Alter-nativa correta. (1) Assepsia (2) Antissepsia (3) Desinfecção (4) Esterilização a) 1,3,4,2. b) 4,3,2,1. c) 4,2,3,1. d) 3,1,2,4.

( ) Processo de destruição de todas as formas de vida de microorganismo, inclusive os patogênicos e esporulados patogênicos, com exceção dos esporulados.

( ) Compreende todas as medidas de controle da disseminação da infecção, pela destruição dos microrganismos

( ) Conjunto de técnicas com o objetivo de reduzir a microbiota sobre determinadas estruturas orgânicas, geralmente pele e mucosa.

( ) Conjunto de técnicas que têm como objetivo evitar a presença de microrganismos em locais que não os contêm.

|COMENTÁRIOS|.Grau de dificuldade: FÁCIL

Alternativa A: FALSA. Assepsia não é processo

de destruição de todas as formas de vida de microorganismo, inclusive os patogênicos e esporulados. Esterilização não é um Conjunto de técnicas com o objetivo de reduzir a micro-biota sobre determinadas estruturas orgânicas, geralmente pele e mucosa. Antissepsia não é um conjunto de técnicas que têm como objetivo evitar a presença de microrganismos em locais que não os contêm.

Alternativa B: VERDADEIRA. 4- Esterilização-

consiste na destruição de todas as formas de vida do micro-organismo, inclusive os patogê-nicos e esporulado. 3- Desinfecção- compreende todas as medidas de controle da disseminação da infecção, pela destruição de micro-organismos patogênicos, com exceção dos esporulados. 2- Antissepsia- é o conjunto de técnicas que tem como objetivo reduzir a microbiota sobre deter-minadas estruturas orgânicas, geralmente pele e mucosas. 1- Assepsia- conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um ser meio inerte, isento de micro-organismo.

Alternativa C: FALSA. Antissepsia não compreende

todas as medidas de controle da disseminação da infecção, pela destruição dos microrganismos patogênicos, com exceção dos esporulados. Desinfecção não é um conjunto de técnicas com o objetivo de reduzir a microbiota sobre deter-minadas estruturas orgânicas, geralmente pele e mucosa.

(4)

Alternativa D: FALSA. Desinfecção não é o

processo de destruição de todas as formas de vida de microrganismo, inclusive os patogênicos e esporulados. Assepsia não compreende todas as medidas de controle da disseminação da infecção, pela destruição dos microrganismos patogênicos, com exceção dos esporulados. Esterilização não é Conjunto de técnicas que têm como objetivo evitar a presença de microrga-nismos em locais que não os contêm.

.

04

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) O reconhecimento dos riscos

am-bientais é uma etapa fundamental do proces-so que servirá de base para decisões quanto às ações de prevenção, eliminação ou contro-le desses riscos. Reconhecer o risco significa identificar, no ambiente de trabalho, fatores ou situações com potencial de danos à saúde do trabalhador ou, em outras palavras, se existe a possibilidade deste dano. Assinale a Alternativa que representa o significado do símbolo abaixo.

a) Risco biológico. b) Risco de radiação. c) Risco de queimadura. d) Risco químico.

|COMENTÁRIOS|.

Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO 

Alternativa A: VERDADEIRA. RISCO BIOLOGICO-A

probabilidade de exposição ocupacional e agentes biológicos como os micro-organismo, geneticamente modificados ou não, as culturas das células, os parasitas, as toxinas e os príons.

Alternativa B: FALSA. RISCO DE RADIAÇÃO – É toda

energia que se propaga em forma de onda através do espaço. Neste conceito de radiação, se inclui a luz visível, a infravermelha, a ultravio-leta, as ondas de rádio e televisão, o infra-som, o ultra-som, a eletricidade e os raios X.

Alternativa C: FALSA. RISCO DE QUEIMADURA. É toda

situação em que a pessoa foi acometida de lesão tecidual.

Alternativa D: FALSA. RISCO QUÍMICO- compreende

a exposição por meio de diversas vias (diges-tivas, respiratória, mucosa, parenteral e cutânea) e agentes químicos, substancias compostas ou produtos químicos em suas diversas formas de apresentação: líquidos, sólidos vapor, poeira, neblina, gasosa e fumo.

.

05

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) Infecção é o processo de invasão,

instalação e crescimento de microrganismos pa-togênicos nos tecidos do corpo. Considerando que há produtos de maior ou menor risco de infecção, correlacione as colunas abaixo, enume-rando-as de cima para baixo, e a seguir assinale a Alternativa correta.

(1) Artigo Crítico (2) Artigo Semicrítico (3) Artigo não crítico a) 1,2,3.

b) 3,2,1. c) 3,1,2. d) 2,3,1.

|COMENTÁRIOS|.Grau de dificuldade: FÁCIL

Alternativa A: VERDADEIRA. Os produtos de maior

ou menor risco de infecção são correlacionados diretamente em artigo crítico; semicrítico e não crítico.

Artigos críticos: são chamados dessa forma devido ao alto risco de aquisição de infecção. São artigos introduzidos diretamente em tecidos humanos considerados estéreis.

Artigos semicríticos: são artigos que entram em contato com a mucosa e pele não- intacta, não necessariamente penetram na superfície. Artigos não críticos: são os artigos que entram em contato direto com o paciente, porém com pele íntegra. Geralmente implicam em baixo índice de contaminação e infecção.

Alternativa B: FALSA. Porque o artigo não crítico

não é considerado de maior risco de infecção.

Alternativa C: FALSA. Porque o artigo semicrítico

não é considerado de menor risco de infecção.

Alternativa D: FALSA. Porque o artigo semicrítico

(5)

40

Maria Márcia Carneiro de Oliveira Carvalho

.

06

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) O tratamento cirúrgico ocorre

fun-damentalmente em três fases interdependen-tes, sendo a fase pré-operatória, fase transope-ratória (ou periopetransope-ratória) e o pós-operatório. Considerando a atuação da enfermagem nas 3 fases, correlacione as colunas abaixo, enume-rando-as de cima para baixo, e a seguir assinale a Alternativa correta. (1) pré-operatório (2) transoperatório (3) pós-operatório a) 3,2,1. b) 2,3,1. c) 1,2,3. d) 3,1,2. |COMENTÁRIOS|.

Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO 

Alternativa A: FALSA. Das 3 fases

interdepen-dentes, o período pós-operatório corresponde a 3ª fase e não a 1ª fase, como descrito em questão.

Alternativa B: FALSA. Porque o período

transope-ratório corresponde a 2ª fase e não a 1ª fase, como descrito em questão.

Alternativa C: VERDADEIRA. As 3 fases

interdepen-dentes do tratamento cirúrgico são: pré-opera-tório, transoperatória e pós-operatória. A fase pré-operatória inicia-se no momento em que houve a decisão por parte do anestesista para realizar a cirurgia até a transferência do paciente para a sala de cirurgia, ou sala de operação(S.O). A fase transoperatória inicia-se quando o paciente é recebido no centro cirúrgico, na sala de cirurgia, até sua entrada na sala de recupe-ração pós-Anestésica. ( S.R.P.A). A fase pós-ope-ratória inicia-se quando o paciente é recebido na S.R.P.A, até a avaliação de acompanhamento no hospital.

AlternativaD: FALSA. Porque o período

pós-opera-tório corresponde a 3ª fase e não e 1ª fase, como descrito em questão.

.

07

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) Considerando o Código de Ética

dos Profissionais de Enfermagem, Art. 12, que deve ser assegurada à pessoa, família e coletivi-dade assistência de Enfermagem livre de danos

decorrentes de imperícia, negligência ou impru-dência. Desta maneira, uma atitude em que o profissional atua com precipitação, inconside-ração, com afoiteza, sem cautelas, não usando de seus poderes inibidores, ele está incorrendo em: a) Imprudência. b) Imperícia. c) Negligência. d) Homicídio culposo. |COMENTÁRIOS|.Grau de dificuldade: FÁCIL

Alternativa A: VERDADEIRA. Pois agir com

preci-pitação, inconsideração, com afoiteza, sem cautelas, não usando de seus poderes inibidores, está sendo imprudente. Imprudência é definida como um ato de agir perigosamente com falta de moderação ou precaução.

Alternativa B: FALSA. Pois a imperícia é definida

como falta de experiência de conhecimentos científicos e de habilidades práticas necessárias ao exercício de sua profissão, ou seja, ser inábil.

Alternativa C: FALSA. Pois a negligência é definida

como falta de atenção ou cuidado com a inobser-vância dos deveres e obrigações do profissional.

Alternativa D: FALSA. Homicídio culposo ocorre

quando uma pessoa mata outra, mas sem que tivesse esta intenção, nem tendo assumido riscos que levassem à morte da outra.

.

08

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) As Doenças Sexualmente

Transmis-síveis (DSTs) estão entre os maiores problemas de saúde pública. Considerando o controle das DSTs, leia as afirmativas abaixo e assinale a Al-ternativa que corresponde à resposta correta. I. Evidências revelam que não há correlação

entre a difusão das DSTs convencionais e a transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), tendo sido descoberto que as DSTs não aumentam o risco de transmissão do HIV por via sexual.

II. O diagnóstico e tratamento das DSTs em fase inicial podem evitar graves complicações e sequelas, incluindo infertilidade, perda fetal, gravidez ectópica, morte prematura, infec-ções em recém-nascidos e lactentes.

(6)

III. As ações devem estar direcionadas à cons-cientização da população quanto à necessi-dade do uso de preservativos em todas as relações sexuais e atividades íntimas. IV. As ações devem estar direcionadas

exclusiva-mente às populações em risco como traba-lhadores sexuais de ambos os sexos, adoles-centes e prisioneiros.

a) Apenas as frases II e IV estão corretas. b) Apenas as frases I, II e III estão corretas. c) I,II,III e IV estão corretas.

d) Apenas as frases I e III estão corretas.

|COMENTÁRIOS|.Grau de dificuldade: DIFÍCIL 

A Alternativa I e IV são falsas, não encontrei nenhuma das Alternativas como verdadeiras para questão.

.

09

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) Em relação à limpeza em sala

ci-rúrgica, leia as afirmativas abaixo e assinale a Alternativa que corresponde à resposta correta. I. A frequência da limpeza concorrente para

cirurgias não contaminadas deve ser sempre diária e a limpeza terminal pelo menos uma vez por semana.

II. Atualmente, com a utilização das precauções--padrão, acredita-se que todos os pacientes devem ser considerados contaminados e consequentemente todas as cirurgias conta-minadas. Desta forma, a limpeza deve ser realizada de forma semelhante e criteriosa em todas as cirurgias.

III. A limpeza concorrente deve ser realizada sempre no termino de cada cirurgia e a limpeza terminal no termino das cirurgias do dia.

IV. A maioria das contaminações são transmi-tidas por via aérea, portanto devem ser tomadas medidas de precaução diretamente com o ambiente como utilização de forma-lização nas salas por período de 24 horas antes das cirurgias.

a) Apenas as frases I e IV estão corretas. b) Apenas as frases II e III estão corretas. c) Apenas a frase I está correta.

d) Apenas a frase II está correta.

|COMENTÁRIOS|.Grau de dificuldade: DIFÍCIL 

Alternativa A: FALSA. Pois a maioria das

conta-minações não são transmitidas por via aérea. A limpeza terminal é uma limpeza mais completa incluindo pisos, paredes e equipamentos móveis (leitos, macas e colchões), janelas , portas varandas grade ar-condicionado, luminárias, teto.

Alternativa B: VERDADEIRA. Pois a utilização de

precaução padrão deve existir em todas as cirur-gias. A limpeza concorrente deve ser realizada sempre no término de cada cirurgia e a limpeza terminal no término das cirurgias do dia.

Alternativa C: FALSA. A limpeza concorrente

é realizada diariamente, inclui pisos, sanitá-rios, superfície horizontais de equipamentos e móveis, esvaziamento e troca de lixo e roupas, arrumação em geral. Em condições pode e deve ser realizada mais de uma vez ao dia, como em salas de operação e centros cirúrgicos, não deve ser diária para cirurgias não contaminadas, deve ser ao término de cada procedimento.

Alternativa D: FALSA. A fase III também está

correta e não apenas a fase II.

.

10

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) Considerando o manuseio de

ma-terial esterilizado, assinale a Alternativa correta. a) Para abertura de pacote acondicionado em campo, deve- se posicioná-lo tocando na parte externa do campo, de modo que, ao abri-lo, inicie pela extremidade oposta ao manipulador.

b) Trabalhar em ambiente limpo, calmo, seco e com ventilação excessiva para evitar a conta-minação do material.

c) Após aberto, porém não utilizado, o pacote pode ser considerado estéril e armazenado, novamente, como material esterilizado. d) O invólucro da seringa descartável deve ser

aberto no local indicado pelo fabricante, isto é, pelo lado oposto do êmbolo.

|COMENTÁRIOS|.Grau de dificuldade: DIFÍCIL 

(7)

42

Maria Márcia Carneiro de Oliveira Carvalho

Alternativa A: VERDADEIRA. Para abertura de

pacote acondicionado em campo, deve- se posi-cioná-lo tocando na parte externa do campo, de modo que, ao abri-lo, inicie pela extremidade oposta ao manipulador.

Alternativa B: FALSA. Trabalhar em ambiente

limpo, calmo, seco e com ventilação excessiva para evitar a contaminação do material, não se aplica ao manuseio de material esterilizado para controle de contaminação do material.

Alternativa C: FALSA. O material após aberto,

mesmo não sendo utilizado, considera-se conta-minado, não sendo possível o seu armazena-mento como esterilizado.

Alternativa D: FALSA. O lado oposto do embolo é

o bico da seringa, a mesma não deve ser aberta por esse lado, devido risco de contaminação. O invólucro deve ser com abertura pelo lado do êmbolo.

.

11

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) A equipe auxiliar que desenvolve

atividades na área de esterilização, deve ter conhecimento sobre o funcionamento das auto-claves e cuidados como material antes e após a esterilização. Em relação às recomendações básicas para montagem das cargas em autocla-ve a vapor, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a Alternativa que contém a sequência correta.

( ) Ocupar, no máximo, 50% da capacidade da câmara para favorecer a boa utilização da capacidade da autoclave e proporcionar espaço livre para a circulação do vapor na câmara.

( ) Espaçar, no mínimo, 6cm (centímetros) entre os pacotes para permitir que o vapor alcance todas as faces do pacote.

( ) Não sobrepor materiais de modo a compac-tá-los, para permitir que o vapor alcance todas as faces dos pacotes.

( ) Não posicionar os pacotes encostados nas paredes internas da câmara, pois essa conduta evita que as laterais encostadas nas paredes não tenham contato com o vapor. a) V,F,F,F.

b) V,V,V,V.

c) F,F,V,V. d) F,VF,V.

|COMENTÁRIOS|.Grau de dificuldade: DIFÍCIL 

Alternativa A: FALSA. Utilizar apenas 80% da

capacidade da câmara do equipamento, e não 50% como descrito em questão. Verdadeiro que dentro da autoclave não sobrepor materiais de modo a compactá-los, para permitir que o vapor alcance todas as faces dos pacotes e que não deve posicionar os pacotes encostados nas paredes internas da câmara, pois essa conduta evita que as laterais encostadas nas paredes não tenham contato com o vapor.

Alternativa B: FALSA. Não é verdadeiro que

ocupar, no máximo, 50% da capacidade da câmara para favorecer a boa utilização da capa-cidade da autoclave e proporcionar espaço livre para a circulação do vapor na câmara. O espaço de 6 cm entre os pacotes, não é específico, pois vai depender do tamanho de cada pacote.

Alternativa C: VERDADEIRA. Deve-se utilizar apenas

80% da capacidade da câmara do equipamento, e não 50% como descrito em questão. O espaço de 6 cm entre os pacotes, não é específico, pois vai depender do tamanho de cada pacote.

Alternativa D: FALSA. O espaço de 6 cm entre os

pacotes, não é específico, pois vai depender do tamanho de cada pacote. E verdadeiro não sobrepor materiais de modo a compactá-los, para permitir que o vapor alcance todas as faces dos pacotes.

.

12

.

(TÉCNICO EM ENFERMAGEM/HUB/2013/ IBFC) Considerando que as infecções

hospitalares constituem risco significativo à saú-de dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do Estado, do Muni-cípio e de cada hospital, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a Alternativa que contém a sequência correta.

( ) A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.

Referências

Documentos relacionados

Após a introdução, no primeiro capítulo tratamos a estrutura dramatúrgica de Bertolt Brecht, discutindo questões a respeito do teatro épico, do gestus, do

Nota: Pelo menos 30 minutos antes da lavagem, aqueça a solução de lavado 1 para 71°C (+/-1ºC).Com um termômetro calibrado confira a temperatura dentro do coplin. •

Para que a pulsão enquanto real se coloque como fora, como o que não cola é preciso que suas apresentações se inscrevam fixadas pelo Recalque, instaurando um dentro x fora,

Disse que os danos materiais requeridos pelo autor, qual seja, a restituição da integralidade do valor pago pela passagem não merece prosperar pois o trecho não cumprido foi

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Por mais que isso tenha proporcionado a gerações de pesquisadores o ensejo para louvar a profundidade dos estudos de Nietzsche sobre o filósofo holandês, de há muito se tem

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos