• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE GRUPO GRUPO ESCOTEIRO DO AR HERCÍLIO LUZ - 22/SC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE GRUPO GRUPO ESCOTEIRO DO AR HERCÍLIO LUZ - 22/SC"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GRUPO ESCOTEIRO DO AR HERCÍLIO LUZ - 22/SC

Fundado em 01.08.1957. Reconhecido de Utilidade Pública Municipal pelo Decreto 6454/04. Filiado a UEB - União dos Escoteiros do Brasil, órgão máximo do escotismo brasileiro pelo Decreto 8828/46 e entidade reconhecida de utilidade pública federal pelo Decreto 3297/17.

R

EGULAMENTO

DE

G

RUPO

Elaboração: 07.03.1996. Revisão 01: 23.07.1997. Revisão 02: 25.08. 2001. Última Revisão: 30.04.2006.

(2)

CAPÍTULO I DAS NORMAS GERAIS

Art. 1o - O Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz - GEAHL, fundado em 1o de agosto de

1957 é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópico e comunitário, destinado à prática da educação não formal, sob a forma do Escotismo no nível local, com sede, foro e domicílio na rua Presidente Coutinho, nº 603, cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, filiado à União dos Escoteiros do Brasil.

Art. 2o - O presente Regulamento de Grupo contém procedimentos para o funcionamento do GEAHL e destina-se a complementar o Estatuto da UEB e do Grupo, o POR - Princípios Organização e Regras e demais normas e regulamentos de caráter nacional e regional da UEB, na esfera grupal.

¶ Único – O Regulamento de Grupo poderá ser revisado e atualizado por solicitação da Diretoria de Grupo, Conselho de Escotistas e Conselho Fiscal, em separado ou em conjunto, mas a aprovação, à exceção de alterações que envolvam ônus financeiro, se dará através de Comissão composta por 3 (três) membros eleitos em cada um dos três órgãos, com 2/3 da totalidade de votos favoráveis, sendo obrigatória a presença da totalidade dos integrantes da comissão.

CAPÍTULO II DA ASSEMBLÉIADE GRUPO

Art. 3o - A Assembléia de Grupo é o órgão normativo e deliberativo do Grupo Escoteiro, e suas decisões são soberanas. As suas competências, composição, forma de deliberação, editais e prazos estão contidos respectivamente, nos Art. 7°, 8°, 9° e 10, do Estatuto do GEAHL.

Art. 4o - A Assembléia de Grupo estará apta a deliberar se:

a) em primeira convocação, com a presença da maioria simples de seus membros. Não havendo "quorum" necessário, a Assembléia de Grupo, após transcorridos 30 (trinta) minutos da primeira convocação, fica constituída para deliberar, em segunda convocação, com qualquer número de membros presentes;

b) eleger dentre seus membros, a cada reunião, seu Presidente e Secretário(a);

c) o processo de votação será por aclamação, nominal ou secreto, por maioria de votos;

d) ao Diretor Presidente de Grupo caberá o uso do voto de desempate; e) os membros da Assembléia de Grupo que quiserem usar da palavra durante os trabalhos e diante de cada tema abordado, deverão solicitá-la ao Presidente da Sessão. O Presidente, no momento que julgar oportuno, poderá dar direito à palavra, podendo intervir, se julgar necessário.

Art. 5o - Todas as decisões da Assembléia de Grupo serão lavradas em atas, que serão assinadas pelo Presidente da Assembléia e pelo Secretário(a) da mesma.

¶ 1o - Em reuniões em que ocorrer eleição para Diretoria de Grupo, as atas devem ser assinadas pelo Diretor Presidente eleito e pelo seu antecessor.

¶ 2o - O livro de presença será documento integrante e complementar das atas das reuniões da Assembléia de Grupo.

Art. 6o - A ordem dos trabalhos será a que estiver relacionada na Ordem do Dia do Edital de Convocação, podendo ser alterada, a critério da Assembléia por proposta apresentada, ao Presidente antes do início da sessão de trabalho.

¶ Único - O primeiro assunto a ser tratado em todas as Assembléias de Grupo, é a leitura e aprovação da ata da assembléia anterior do GEAHL.

Art. 7° - Toda ata de Assembléia de Grupo deve ser fixada em mural do GEAHL, no prazo de 15 dias após a realização da reunião.

(3)

CAPÍTULO III DA DIRETORIA DE GRUPO

Art. 8° - A Diretoria de Grupo é o órgão executivo do GEAHL, com mandato de 2 (dois) anos, sendo que 3 (três) de seus membros são eleitos na Assembléia de Grupo.

Art. 9° - A Diretoria de Grupo tem a seguinte formação:

a) membros eleitos:

o Diretor Presidente

o Diretor Financeiro

o Diretor Administrativo

b) membros nomeados por ela própria:

A Diretoria pode vir a ser integrada por outros membros, nomeados por ela própria, com atribuições definidas, de caráter temporário ou enquanto durar o seu mandato.

¶ Único - O Conselho de Escotistas deve ser ouvido para sugerir nomes de candidatos para ser Diretor Técnico e/ou Diretor Técnico Adjunto

Art. 10 - As responsabilidades da Diretoria de Grupo estão descritas no Art. 12 do Estatudo do GEAHL.

Art. 11 - Atribuições específicas e de competência de cada membro da Diretoria de Grupo:

a. Diretor Presidente:

 assegurar a continuidade e o desenvolvimento do GEAHL.  representar legalmente o GEAHL.

 atuar como agente de contato junto a instituições públicas, privadas ou pessoas físicas, em qualquer circunstância, de acordo com a legislação vigente.

 convocar e presidir as reuniões de Diretoria, pelo menos uma vez pormês.  aprovar a inscrição e participação de membros do GEAHL em atividades escoteiras.

 Coordenar o planejamento e a avaliação anual do grupo. b. Diretor Financeiro:

 gerenciar os recursos financeiros discriminando as fontes de obtenção (mensalidades, doações, campanhas financeiras, etc.).

 elaborar balancetes bimestrais e balanço anual;  elaborar o orçamento anual do GEAHL;

 buscar e propor à Diretoria de Grupo alternativas mais rentáveis para a aplicação dos valores excedentes do grupo.

 realizar e/ou orientar e supervisionar a aquisição de bens de consumo e duráveis;

c. Diretor Administrativo:

 registrar o Grupo, anualmente, perante à UEB, efetivando, inclusive, os registros complementares durante o ano;

 realizar e/ou orientar e supervisionar a execução das atividades administrativas do Grupo;

 receber, expedir, protocolar e distribuir a documentação destinada às Seções, Assembléia e Diretoria de Grupo, dando-lhe suporte administrativo;

 registrar e arquivar as atas de Assembléias de Grupo e de reuniões da Diretoria de Grupo, do Conselho de Escotistas, de Dirigentes e Escotistas e da Diretoria de Grupo, Conselho de Escotistas e Conselho Fiscal de Grupo;

 criar e manter arquivos e fichários técnicos-administrativos;  manter estoque de materiais de uso do GEAHL;

 realizar e/ou orientar e supervisionar a aquisição de bens de consumo e duráveis;

 controlar e manter organizado o almoxarifado geral.  zelar pela manutenção dos bens móveis e imóveis.

(4)

 dirigir e orientar as atividades técnicas do GEAHL, exercendo a supervisão geral sobre a aplicação do Método escoteiro pelas seções;

 ser o facilitador para a integração harmoniosa entre as Seções do Grupo;  convocar e presidir reuniões do Conselho de Escotistas;

 ser o vínculo de integração entre Escotistas e Dirigentes de Grupo;

 verificar junto aos órgãos competentes a veracidade dos dados informados pelos novos candidatos a escotistas no GEAHL;

 Coordenar a avaliação técnica mensal das Seções do GEAHL.

 Receber e decidir sobre as autorizações de atividades de cada seção no aspecto técnico.

 Propor a nomeação e/ou exoneração de escotistas para junto à diretoria.  Representar ou indicar representantes do grupo em temas técnicos junto ao setor escoteiro.

 Participar de promessas sempre que possível.

 Participar sempre que possível, da passagem de membros juvenis entre os ramos.

CAPÍTULO IV DA COMISSÃO FISCAL DO GRUPO

Art. 12 - As atribuições da Comissão Fiscal de Grupo estão contidas nos Art. 13 e a4 do estatuto do GEAHL.

CAPÍTULO V DA GESTÃO FINANCEIRA

Art. 13 - O Grupo cobrará mensalmente, de seus associados, através de débito em conta de energia elétrica, mensalidade para manutenção do seu patrimônio, formação dos seus Escotistas e Dirigentes, execução das atividades regulares e pagamento da taxa de registro anual na UEB.

¶ Único - Membros juvenis, sob responsabilidade legal de escotistas e membros da diretoria, terão desconto de 50% (cinqüênta por cento) no valor da mensalidade. Art. 14 - As taxas referentes ao pagamento de atividades grupais (bivaques, acantonamentos, acampamentos, excursões, etc.), devem ser cobradas pelo Diretor Financeiro, ou pessoa(s) por ele designada(s).

Art. 15 - As Seções deverão prestar contas aos pais, dos valores cobrados para realizar atividades de Seção e entregar cópia do demonstrativo ao Diretor Financeiro. Havendo superávit o mesmo deve ser devolvido aos pais ou ao caixa do Grupo.

Art. 16 - Os Escotistas e Dirigentes do GEAHL estão isentos de pagamento de taxas, mensalidades ou quaisquer outras despesas quando do exercício de suas funções pelo Grupo, nas seguintes condições:

a) as despesas com registro anual na UEB, de cursos de formação e de atividades para membros adultos devem ser pagas com recursos do Grupo.

b) as despesas relativas a transporte, alimentação e inscrição, em atividades que envolvam membros juvenis devem ser rateadas entre os mesmos.

Art. 17 - O Grupo cobrará dos novos associados taxa de inscrição para ingresso no GEAHL, por membro juvenil, o equivalente a 3 (três) vezes o valor de uma mensalidade. A partir do terceiro filho, da mesma família, a taxa de inscrição passará a ser de 2 (duas) vezes o valor de uma mensalidade.

Art. 18 - As receitas e despesas serão classificadas como: ordinárias, extraordinárias e extraorçamentárias.

Art. 19 - Constituem-se receitas do Grupo: a) contribuições de sócios;

b) resultado de movimento financeiro;

c) contribuições de pessoas físicas e/ou jurídicas; d) resultado de campanhas financeiras;

(5)

e) subvenções; f) receitas diversas.

Art. 20 - Todo Sócio Contribuinte tem por obrigação participar e colaborar com as campanhas financeiras organizadas pela Diretoria de Grupo.

CAPÍTULO VI DO PATRIMÔNIO

Art. 21 - Constituem-se patrimônio do GEAHL, os bens móveis e imóveis cedidos ou adquiridos em doação ou através de compra, por qualquer órgão ou membro do Grupo no exercício de suas funções.

Art. 22 - Os membros que danificarem bens constantes do patrimônio do GEAHL, por imprudência ou mau uso, deverão providenciar a indenização do dano ou a reposição do bem.

Art. 23 - O GEAHL deverá manter relação do seu patrimônio catalogado, que deverá ser inspecionado semestralmente pela Diretoria de Grupo ou representante por ela designado.

CAPÍTULO VII

DA SELEÇÃOE ADMISSÃODE MEMBROS JUVENIS

Art. 24 - Todo e qualquer membro juvenil pode entrar no processo seletivo para ingressar no GEAHL. Para tanto, deve preencher a ficha de inscrição e obter a assinatura de seus pais ou responsáveis legais dando-lhes, com isso, ciência do assunto.

Art. 25 - Na ficha de inscrição devem constar os deveres dos associados contribuintes, quais sejam:

a) participação ativa nas reuniões da Assembléia de Grupo, das Comissões a que pertencer por eleição ou convite e dos Conselhos de Pais;

b) participar da manutenção do Grupo pelo pagamento das mensalidades, cotas fixadas para atividades e pela colaboração efetiva nas atividades ou campanhas financeiras do Grupo.

Art. 26 - Caso o número de candidatos superar o número de vagas existentes, serão observados os seguintes critérios, na seguinte ordem crescente de preferência:

a) ter pais ou responsáveis atuando como Escotista ou Dirigente do Grupo;

b) ter irmão(ã) como membro do Grupo;

c) vir transferido de outro grupo escoteiro, acompanhado de carta de recomendação e ficha modelo 120 (ou equivalente);

d) data do preenchimento da ficha de inscrição mais antiga; e) sorteio.

CAPÍTULO VIII

DA SELEÇÃOE ADMISSÃODE ESCOTISTAS

Art. 27 – Ao ingressar o adulto voluntário preenche e assina a Ficha de Cadastro Individual.

Art. 28 – O adulto voluntário, originário de outro grupo escoteiro, antes de iniciar a atuar, participa de entrevista com a Diretoria do GEAHL, preenche e assina a Ficha de Cadastro Individual, apresenta sua Ficha Modelo 121 e aguarda a sua avaliação técnico comportamental emitida pela Diretoria do antigo grupo, solicitada pela Diretoria do GEAHL através de correspondência específica.

Art. 29 - Os Escotistas devem ser pessoas de caráter bem formado, ter vocação para educar, que venham voluntariamente prestar serviços à juventude e à comunidade, dentro do Movimento Escoteiro, por acreditarem na eficácia do Método Escoteiro e sem visar qualquer forma de vantagens indiretas ou de recompensa pecuniária.

(6)

Art. 30 - O adulto voluntário de ingresso ao Grupo deve fazer estágio na Seção do Grupo, indicada pelo Diretor Presidente/Técnico, num período de 3 (três) a 6 (meses), sendo constantemente auxiliado e avaliado pelo Chefe da Seção.

Art. 31 - Antes de completar 6 (seis) meses de estágio, ouvido o Assessor de Formação Pessaol, emitirá parecer à Diretoria de Grupo sobre a nomeação ou não do Escotista em estágio.

CAPÍTULO IX DAS PENALIDADES

Art. 32 - O desligamento ou a exclusão de membro juvenil do GEAHL dar-se-á por decisão da Roca de Conselho, Conselho de Clã ou Conselho de Chefes (dependendo do ramo em que atue), aprovada pela Diretoria de Grupo, submetendo-se às penalidades a seguir:

a) advertência oral; b) advertência escrita;

c) suspensão por um período de até 12 (doze) meses; e d) exoneração involuntária ou cassação.

¶ Único - São casos exclusivos de exoneração involuntária ou cassação:

a) faltar três atividades ou reuniões consecutivas, sem justificativa, caracterizando abandono;

b) atrasar por três meses o pagamento da(s) mensalidade(s); c) falta moral grave.

Art. 33 - São casos de penalidades:

a) usar de linguagem ou atitudes impróprias a um membro do Movimento Escoteiro;

b) deixar de observar seus deveres de sócio (não comparecer às reuniões que for convocado e atrasar o pagamento de mensalidade);

c) por indisciplina, mostra de falta de espírito escoteiro ou declarações falsas na admissão do Grupo.

CAPÍTULO X

DO CONSELHODE CHEFESDO GRUPO

Art. 34 - O Conselho de Escotistas destina-se a elaborar o programa anual de Grupo, avaliar o desempenho das Seções e dos Escotistas, estudar os problemas de desenvolvimento e progresso do Grupo, tratar de assuntos relativos à orientação e formação dos membros juvenis nas suas passagens pelas várias Seções.

Art. 35 - O Conselho de Escotistas é convocado e dirigido pelo Diretor Técnico do Grupo, Diretor Técnico Adjunto ou, extraordinariamente, por Escotista por eles indicado, com periodicidade mensal.

Art. 36 - O Conselho de Chefes emite parecer à Diretoria de Grupo sobre nomeação e exoneração de Escotistas.

CAPÍTULO XI DO TRAJE ESCOTEIRO

Art. 37 - O traje escoteiro deve atender a imperativos de praticidade, adequabilidade, economia e tradições do GEAHL. Para todos os membros do GEAHL, independente da função que desempenham, do Ramo em que atuam ou de quaisquer outras considerações, o traje escoteiro é o seguinte:

a) Cobertura - boné tipo “jockey”, azul marinho, com seis frisos de cordão amarelo e distintivo do Ramo para o Ramo Lobinho (uso obrigaatório).

b) Camisa – azul mescla, com dois bolsos macheados e com tampas, para ambos os sexos, colarinho esporte ou social, sem passadeiras nos ombros, as mangas poderão ser curtas ou compridas;

c) Camiseta de Atividade – azul royal, com o símbolo do GEAHL estampado na parte frontal e na parte posterior o nome do grupo;

d) Calça comprida/Bermuda ou Saia - tipo “blue-jeans”; e) Cinto - de motivo escoteiro, opcional;

(7)

f) Meias – de qualquer natureza;

g) Calçado - fechado, de qualquer natureza.

h) Lenço – triangular em cor azul royal, com catetos medindo 60 a 75 cm, contento em um dos vértices um triângulo amarelo. De uso obrigatório nas cerimônias e reuniões formais.

i) Arganel – conforme previsto no POR.

CAPÍTULO XII DAS NORMAS GERAIS

Art. 38 - O símbolo do GEAHL está representado abaixo, na sua forma, cores e dimensões por módulo, devendo ser utilizado na bandeira do Grupo, camiseta de atividades, documentos, circulares e informativos.

CAPÍTULO XII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 39 - O presente Regulamento de Grupo fundamenta-se nos Estatutos do GEAHL e da UEB, no POR e demais normas e Regulamentos de caráter nacional e regional.

¶ Único - Qualquer alteração ocorrida nos citados documentos implicará na correspondente adaptação automática do presente Regulamento.

Art. 40o - Quando se tratar de assunto não descrito por este Regulamento, prevalecerá, por equivalência ou analogia, as determinações contidas nos documentos a que se refere o Art. 34, se não existir esta possibilidade deve-se utilizar o bom senso orientado pelos princípios contidos na Lei e Promessa Escoteira.

_________________________

Carlos Roberto Picolli

Diretor Administrativo

____________________________

Olavo Oliveira

Diretor Financeiro

Nadir Antonio Mussio

(8)

Versão original:

Escotistas: Maria Angélica Schwarzer, Maria de Fátima Machado e Silva, Miguel Carvalho, Roberto Murilo Coutinho, Valmir da Silva.

Editada pela escotista Yara Queiroz Gonçalves Revisão Atual:

Dirigentes: Nadir Antonio Mussio, Olavo Oliveira e Roberto Murlo Coutinho Escotistas: Amaro Koneski Filho, Leonardo Woiciek Neto e Miguel Carvalho Conselheiros: Jaci Nelci Palma, José Carlos Bento e Mário César Gomes

Referências

Documentos relacionados

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Foi realizada uma aplicação específica do Balanço Social Abrangente, ferramenta para a determinação analítica da performance social de uma entidade a partir de indicadores

No momento de análise dos dados, percebi que neste tema poderia ter questionado os alunos visando uma melhor percepção da questão no que se refere a amizade (mesmo

N'um império, como o do Brasil, onde a natureza pródiga ofterece diariamente, em todos os seus três reinos, ao homem, para suas necessidades, para suas enfermidades, para

Percebe-se que a escola tem grande importância para a interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por parte dos alunos e também dos

Outra questão abordada na literatura é o papel da osteotomia sagital bilateral dos ramos mandi- bulares na estabilidade da maxila após o avanço. Não há consenso se esta

Rua Esmeralda, 430 – Faixa Nova – Camobi -97110-767 – Santa Maria – RS Fone/FAX: (55) 3217 0625..