• Nenhum resultado encontrado

Jacira Helena do Valle Pereira Assis 1. Letícia Casagrande Oliveira 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jacira Helena do Valle Pereira Assis 1. Letícia Casagrande Oliveira 2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços

AS NOVAS FORMAS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR PARTICULAR E O MERCADO ESCOLAR EM CAMPO GRANDE/MS: A RENOVAÇÃO DE UMA ANTIGA

PRÁTICA DOCENTE EM BUSCA DA PERMANÊNCIA COMO FORMA DE ESTRATÉGIA FAMILIAR NO ENFRENTAMENTO DE DIFICULDADES ESCOLARES

Jacira Helena do Valle Pereira Assis1 Letícia Casagrande Oliveira2 Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos durante a realização de uma pesquisa realizada para a escrita de uma dissertação de mestrado. Um dos objetivos da pesquisa era o de identificar de que forma os professores particulares renovam suas formas de trabalho para garantir um espaço no mercado escolar. A metodologia da pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico para identificar produções científicas que tinham como objeto de estudo o professor particular. Posteriormente, foram realizadas buscas na internet com a intenção de identificar as formas de divulgação do trabalho do professor particular. Como resultado dessa busca foram analisados quatro sites que ofereciam o serviço do professor particular de forma diferente da forma mais tradicional. A contratação do professor particular é entendida como uma estratégia familiar que busca combater as dificuldades escolares que seus filhos enfrentam. As análises foram analisadas a partir da teoria de Pierre Bourdieu e seus interlocutores. A partir das análises dos sites foi possível identificar quais as estratégias de marketing utilizadas para chamar a atenção de pais e estudantes que buscam por esse serviço, bem como perceber quais são as características desse trabalho que os sites mais valorizam. Ao realizarmos uma retrospectiva histórica do trabalho do professor particular notamos que desde seu princípio se caracteriza como uma estratégia com maior possibilidade de concretização para aqueles que pertencem as classes com maiores acúmulos de capital econômico.

Palavras-chave: Professor Particular; Mercado Escolar; Escolarização

Abstract: This paper presents part of the results of a master’s thesis that investigated, among other questions, how private teachers renew their practices of work as a way to ensure space inside the education market. Research’s methodology consisted of a literature review to identify relevant scientific production that had private teachers as subject of study, followed by internet research as a way to identify what mechanisms private teachers use in order to advertise their work. Four websites that offered the private teacher’s services in an unconventional manner were analyzed. Hiring a private teacher is understood as a strategy families adopt in order to deal with academic difficulties their children face. Pierre Bourdieu’s framework, together with his interlocutors, is used as a theoretical basis for analysis. It was possible to identify which advertisement strategies were used to get parents’ attention, as well as which characteristics of this work websites most value. A historical retrospective of the private teacher’s work indicates that, since its beginning, it is characterized as a strategy that is more accessible to upper class individuals.

Keywords: Private teachers; Education Market; Scholarization.

1Professora do PPGEdu/UFMS/CCHS. Email: jacira.dou@terra.com.br. 2Doutoranda em Educação pela UFMS. Email: le.ticiah@hotmail.com

(2)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços 1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo identificar de que forma o professor particular busca se manter no mercado escolar como uma alternativa para as famílias que desenvolvem estratégias de combate as dificuldades escolares enfrentadas por seus filhos. Diante das diversas possibilidades que o mercado escolar apresenta, os professores particulares podem ser entendidos como uma das mais antigas.

Segundo Bourdieu as estratégias são definidas como ações que “[…] os agentes sociais desenvolvem na conduta comum de sua existência.” (BOURDIEU, 2008, p. 693). O professor particular é compreendido como uma estratégia realizada pelos pais, pois é a partir de um investimento realizado por eles que os estudantes terão a possibilidade de contar com esse novo agente em suas trajetórias escolares. As diferentes estratégias se concretizam e são planejadas de acordo com os diferentes volumes de capitais que as famílias acumulam.

De acordo com a teoria de Bourdieu, não é apenas o acumulo de capitail econômico que determinará os rumos das trajetórias dos agentes. De acordo com o autor “[...] as diferentes espécies de capital [...] são, ao mesmo tempo, instrumentos de poder e pretextos de luta pelo poder.” (BOURDIEU, 2007, p. 296). É preciso levar em consideração também os capitais culturais e sociais. Quanto maior é o volume de capitais, mais possibilidades de investimento no mercado escolar. Assim, é preciso levar em conta que as trajetórias escolares são marcadas pela influência de elementos que nem sempre se encontram na escola. Montagner (2007, p. 257) identifica que "[...] a origem social é um holofote poderoso na elucidação dessas trajetórias, pois o habitus primário, devido ao ambiente familiar, é uma primeira e profunda impressão social sobre o indivíduo.”.

Buscamos a partir dessa pesquisa, identificar de que forma a contratação de professores particulares se consolida como uma estratégia eficiente para as famílias que buscam contribuir para que seus filhos tenham uma trajetória escolar de sucesso. Para isso, realizamos análises em sites especializados no oferecimento desse serviço, buscando compreender que tipo de elementos são utilizados como estratégia para conquistar pais e estudantes.

2. METODOLOGIA

Para realizar a pesquisa apresentada nesse artigo, inicialmente elaboramos uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados da Scientific Electronic Library Online – SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. O objetivo da pesquisa bibliográfica era o de identificar produções científicas que tivessem como objeto o trabalho de professores particulares.

Posteriormente foram realizadas análises em 4 sites especializados em oferecer o serviço do professor particular. Dois desses sites são de franquias que atendem alunos proporcionando ao público que as procuram os serviços de reforço e acompanhamento escolar. Os outros dois sites analisados, possibilitam que pais e estudantes contratem o serviço do professor particular de forma online.

A opção pela análise dos sites como parte da metodologia da pesquisa se deu por considerarmos que

[…] os sites escolares apresentaram-se como um campo de investigação com potencial para delinear, com maior precisão, as singularidades institucionais, assim como avaliar de que forma os recursos tecnológicos são utilizados para mediar a relação entre as famílias e as escolas. (BRANDÃO; WALDHELM; FELIPE, 2008, p. 2).

Essas análises tinham como objetivos identificar as estratégias de marketing utilizadas pelos sites para chamar a atenção de quem buscava pelos serviços, bem como, identificar os pontos

(3)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços positivos da contratação dos professores ressaltados pelos sites e identificar a opinião de pais e estudantes deixadas em espaços de comentários.

3. DISCUSSÕES

A etapa da pesquisa bibliográfica possibilitou identificar que são poucas as produções científicas que tem como seu objeto de pesquisa o professor particular. Ao realizarmos as buscas nos bancos de dados os descritores utilizados nos apresentavam poucos resultados que estivessem de acordo com o objetivo de nossa pesquisa.

Um dos motivos da falta de trabalhos dedicados ao contexto de aulas particulares pode ser o fato de predominarem aulas em grupos, em nossa realidade brasileira. Além disso, outro fator a ser considerado é a aparente similaridade entre aulas particulares e em grupos, o que dispensaria a necessidade de estudos no contexto específico de aulas particulares. (ORTALE, 1995, p. 5).

Consideramos em nossa pesquisa, que o contexto das aulas particulares apresentam muitas especificidades quando comparado ao que acontece em aulas em grupos ofertadas pelas escolas. Durante as aulas particulares, professores e estudantes compartilham de experiências mais próximas, visto que o professor dedica-se ao atendimento de somente um estudante, assim o trabalho é centrado nas dificuldades que aquele estudante apresenta, ao contrário das salas de aula das escolas em que o professor deve dividir seu tempo e atenção entre todos os estudantes.

Um dos trabalhos encontrados no levantamento bibliográfico possibilitou a identificação da origem das aulas particulares no Brasil.

[...] a origem das aulas particulares, no Brasil, data dos oitocentos e surge como uma prática das elites, vinda diretamente a partir da influência europeia. Ela era uma forma de demarcação de posições sociais. As elites introduziam a educação em casa como uma forma de prestígio social. Os filhos das famílias mais abastadas tinham os seus tutores em casa, para que os seus descendentes tivessem uma formação mais ampla, que contemplasse diferentes áreas como: música, literatura, artes e oratória. (CASTRO, 2013, p. 29).

Observamos que as aulas particulares possuem como uma de suas características originais o atendimento a alunos pertencentes a grupos sociais da elite. Conforme dito anteriormente, as estratégias serão concretizadas a partir do acumulo de capitais que o agente dispõe, assim temos que “[...] a combinação das diferentes formas de capital define a alta sociedade, fixa seus limites e tendo sido transmitida, garante a permanência da presença das famílias nesse nível social.” (PIÇON; PIÇON-CHARLOT; 2002, p. 11).

Um dos aspectos identificados durante o levantamento bibliográfico foi o de que esse professor é entendido como forma de combater as dificuldades escolares enfrentadas pelos estudantes. De acordo com a pesquisa elaborada por Tatit (2014)

Quando se trata de uma dificuldade de aprendizagem, ou seja, daquilo que se refere especificamente ao âmbito dos conteúdos pedagógicos, a estrutura escolar ajuda (ao menos em tese) a “dar conta” de alguma forma; é comum que as escolas contem com sistemas de recuperação paralela, reforços ou aulas em pequenos grupos no contra-turno [...]. No caso de crianças de nível econômico mais alto, frequentemente lança-se mão também de aulas particulares. (TATIT, 2013, p. 30, grifo nosso).

(4)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços Assim como o que foi identificado na origem das aulas particulares, atualmente também constata-se que as aulas particulares estão relacionadas a uma possibilidade mais concreta para as frações de classe com maior acúmulo de capital econômico. O levantamento bibliográfico também possibilitou que identificássemos que as aulas particulares colocam-se como uma alternativa para os professores que buscam um complemento de sua renda.

Muitos dos professores/tutores [...] buscam uma forma de complementação de renda, como os salários não representam valor suficiente para que eles mantenham determinada qualidade de vida, acabam complementando o horário regular de aula, com as aulas particulares. Ainda, muitos alunos universitários, que não possuem estabilidade financeira, optam pela tutoria como maneira de adquirir alguma renda. Ou, muitos estudantes recentemente licenciados, encontram nas aulas particulares um espaço de aquisição de experiência, enquanto ainda não estão inseridos no mercado de trabalho. (CASTRO, 2013, p. 38).

O interesse dos professores pelo trabalho docente de forma particular possibilita uma complementação de renda, bem como a oportunidade de adquirir experiência como docente. Assim, identificamos que as aulas particulares não apresentam benefícios somente para os alunos, o que pode justificar que essa prática se mantenha por tanto tempo no mercado escolar.

A partir da análise dos sites foi possível compreender as formas que os professores particulares colocam-se como uma alternativa no mercado paraescolar, atualmente. Analisamos os sites das franquias “Smartz School”3 e “Tutores”4. Os sites que oferecem o serviço de professor de forma online foram da empresa “Professores de Plantão”5 e do marketplace6 “Profes”7. Com a

análise dos sites espera-se conhecer as instituições, pois em geral

[…] os sites das escolas apresentam um conjunto de informações que podem oferecer elementos preciosos para o entendimento diferencial de como os estabelecimentos de ensino constroem sua imagem de qualidade para atrair o público. (BRANDÃO; WALDHELM; FELIPE, 2008, p. 4).

A partir da análise desses quatro sites, foi possível notar uma ênfase no atendimento individual oferecido aos alunos. No caso do site da franquia Tutores, é possível encontrar um espaço que define que a instituição busca “[…] realizar uma educação multidisciplinar de excelência, valorizando a individualidade e as potencialidades dos educandos.” (TUTORES8

, 2015). A franquia Smartz ao apresentar seus programas de ensino destaca a questão da individualidade.

Levar em consideração as necessidades de cada pessoa na hora de ensinar e incluir

as lições de forma natural no cotidiano são alguns dos pontos que fazem do curso de Matemática da Smartz a metodologia certa de aprender com qualidade. Crianças a partir dos 6 anos de idade, adolescentes e adultos são selecionados para o estágio correspondente ao seu conhecimento por meio de um teste diagnóstico. A partir daí, é feito um estudo minucioso para adequar o aluno ao estágio inicial do mesmo e o

3 Disponível em: <http://www.smartz.com.br/>. Acesso em: 2 abr. 2015.

4

Disponível em: <http://www.tutores.com.br/campogrande-santafe/index.asp>. Acesso em: 3 abr. 2015. 5 Disponível em: <http://www.professoresdeplantao.com.br/>. Acesso em: 25 abr. 2015.

6Marketplace é uma nova modalidade de comércio online na qual, dentro de um único site, várias empresas podem vender seus produtos sem arcar com custos de um e-commerce, também chamado de shopping online ou e-shopping. Disponível em: <http://www.ronaldodiniz.com.br/web/o-que-e-marketplace-a-nova-opcao-deshopping-online.html>. Acesso em: 25 abr. 2015.

7 Disponível em: <https://br.portalprofes.com/info/sobre/>. Acesso em: 25 abr. 2015.

8 Disponível em: <http://www.tutores.com.br/campogrande-santafe/tutores-reforco-escolar.asp#conteudo>. Acesso em: 3 abr 2015.

(5)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços conteúdo que é baseado no currículo programático das escolas do Brasil, vai se transformando em lições, que evoluem segundo o ritmo de cada aluno. (SMARTZ9, 2015, grifo nosso).

Assim como o caso dos sites das franquias, os sites que oferecem o serviço online de professores particulares, a individualidade do atendimento também é um ponto destacado nos sites. Os dois sites apresentam vídeos explicativos sobre a forma como o serviço é oferecido, e em ambos é possível identificar que o atendimento individual é utilizado como estratégia para chamar a atenção de quem busca pelo serviço.

A individualidade é entendida e apresentada como uma vantagem, pois com esse tipo de atendimento é possível que o professor dedique-se integralmente ao que o estudante apresenta como dificuldade. A atenção será toda destinada a somente um aluno, enquanto que nas aulas convencionais os professores precisam atender vários ao mesmo tempo.

A partir da análise dos sites não foi possível realizar uma maior investigação sobre as expectativas dos pais e estudantes sobre esse serviço, pois dos quatro sites analisados, somente nos sites das franquias é possível visualizar os comentários deixados por pais e estudantes que utilizam esses serviços.

Os relatos deixados pelos pais enfatizam que as franquias são uma possibilidade de garantir que os filhos tenham acompanhamento escolar com profissionais qualificados. É possível notar também que a falta de tempo é uma das principais justificativas utilizadas pelos pais para explicar as razões que os impossibilitam de realizar um acompanhamento da trajetória escolar de seus filhos. As dificuldades escolares dos filhos, são percebidas pelos pais nos momentos de acompanhamento da vida escolar dos estudantes. Esse acompanhamento pode acontecer “[...] nos momentos de cobranças sobre o dever de casa, sobre a manutenção do material didático [...]” (SCHWEDER, 2009, p.69).

Quando os pais são impossibilitados de realizar esse tipo de acompanhamento os estudantes podem se sentir desamparados, a possibilidade da contratação do professor particular serve como um amparo aos estudantes, e como forma de tranquilizar os pais que podem ficar com o sentimento de que não estão cumprindo com suas obrigações quando não realizam o acompanhamento. As aulas particulares são entendidas como “[...] uma possibilidade de superação das dificuldades de aprendizagem ou, até mesmo, buscam um atendimento mais personalizado.” (CASTRO, 2013, p. 166).

Nos depoimentos deixados pelos estudantes no site de uma das franquias, nota-se que o atendimento individual também é algo valorizado pelos estudantes ao falarem sobre os professores particulares “[…] aos jovens que estão com dificuldades em alguma matéria no colégio, sugiro que procure tutoria. Muitas vezes, em sala de aula estamos em um ambiente cheio de amigos e colegas, e acabamos ficando com vergonha de fazer perguntas.” (TUTORES10

, 2015).

Foi possível identificar que a maioria dos comentários deixados nesses sites não é dos estudantes, mas sim dos pais. O que demonstra um interesse dos pais em participar das discussões sobre as formas como esses serviços são oferecidos. Os comentários deixados pelos pais tornam-se uma propaganda gratuita para esses sites.

4. CONSIDERAÇÕES

A partir de um levantamento bibliográfico realizado com a intenção de identificar produções

9 Disponível em: <http://www.smartz.com.br/programas/matematica>. Acesso em: 2 abr. 2015.

10 Disponível em: <http://www.tutores.com.br/campogrande-santafe/depoimentos.asp#conteudo>. Acesso em: 25 abr. 2015.

(6)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços científicas que tivessem como objeto de estudo professores particulares, foi possível identificar uma lacuna nas produções da área da educação sobre o tema. Existem poucas produções que propõe uma discussão aprofundada sobre o trabalho desenvolvido por professores que atendem seus alunos de forma particular.

Em sístese, é possível constatar a partir das análises realizadas nos sites citados anteriormente que as aulas particulares estão ganhando um caráter institucionalizado. Espaços específicos e especializados no oferecimento de aulas particulares são uma alternativa apresentada pelo mercado escolar, bem como a possibilidade de adquirir e participar de aulas online, onde o estudante não precisa sair de casa para encontrar o professor.

A individualidade no antendimento é o ponto mais valorizado pelos sites analisados. Segundo as instituições que serviram como fonte de análise, a individualidade no atendimento é a principal vantagem que o professor particular oferece. Como o professor atenderá somente um aluno por aula, a atenção do profissional estará voltada somente para as necessidades específicas do estudante que está atendendo. Além disso, não os estudantes não correm o risco de deixar de tirar dúvidas por ter vergonha de fazer perguntas na frente dos colegas.

As aulas online são entendidas como uma forma que os professores particulares encontraram para se adequar ao movimento de modernização em que a sociedade se encontram constantemente. A partir desses sites o encontro entre professores e estudantes é facilitado.

Os pais identificam que o professor particular serve como garantia de que seus filhos não se sentirão desemparados quando se depararem com dificuldades em suas trajetórias escolares. A falta de tempo é um dos principais fatores apresentados pelos pais como um impedimento para que eles mesmos realizem o acompanhamento escolar, dessa forma, o professor particular torna-se uma alternativa segura.

5. REFERÊNCIAS

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: critica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007

BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: BOURDIEU, PIERRE. et al. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRANDÃO, Zaia; WALDHELM, Andrea Paula de Souza; FELIPE, Luiza Helena Lamego. Sites escolares: uma nova estratégia na construção da imagem de excelência das instituições de ensino?

Boletim Soced, Rio de Janeiro, n. 5, 2008. Disponível em: <http://migre.me/qAg1n> Acesso em:

01/07/2015.

CASTRO, Nadia Studzinski Estima de. Investigação sobre as formas de preparação para o

ingresso no ensino superior: uma educação na sombra ou um sombra na educação?. 2013. 186 f.

Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, PUCRS. Porto Alegre. 2013.

MONTAGNER, Miguel Ângelo. Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdieusiana.

Sociologias, Porto Alegre, n. 17. p. 240-264. jan./jun. 2007.

ORTALE, Fernanda Landucci. O caráter perguntador do professor de língua estrangeira e a

construção de identidades sociais em contexto de interação didática características de aulas particulares. 1995. 14 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

1995.

(7)

VI Seminário Internacional AMÉRICA PLATINA (VI SIAP) e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços ricos na França. In: ALMEIDA, Ana Maria F.; NOGUEIRA, Maria Alice. (Org.). A escolarização

das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 11-28.

SCHWEDER, Schirley Sandra. Rendimento escolar das crianças das camadas populares: um

estudo a partir dos modos de controle familiar. 2009. 87 f. Dissertação (Mestrado). Universidade

Regional de Blumenau – FURB, Blumenau. 2009.

TATIT, Diana Ribeiro. Aluno “difícil”: por quê? Para quem? : um olhar para a educação

contemporânea a partir da relação professor-aluno. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Não havia espaço para dúvidas ele tinha um nariz muito virado para cima, muito mais parecido com um focinho do que com um nariz real; também os olhos estavam a ficar extremamente

Apesar de terem sido observadas características únicas, não encontradas em nenhuma outra lagosta, como a presença de uma quilha dorsal mediana, uma quilha em cada margem do

Os resultados deste estudo apontaram o conhecimen- to e a atuação do enfermeiro como fundamentais na AH, já que ele assume posições estratégicas nas instituições de saúde e

Devemos, por isso, usar os recursos naturais de forma consciente e sábia, preservando-a para uma boa qualidade de vida, tanto para a presente quanto para as futuras gerações, enquanto